Pantanal Tech MS se consolida como vitrine do agro sustentável, fomento tecnológico e economia criativa Mais cedo, o governador visitou algumas vitrines tecnológicas, entre elas, a área experimental de irrigação do GEPI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Irrigação) e ficou impressionado com o alto de conhecimento e estudo em técnicas de irrigação sustentável para aumentar a produção de alimentos com qualidade enquanto preserva o solo e a água, garantindo colheitas rentáveis mesmo em períodos menos favoráveis, ampliando as oportunidades de renda para o produtor. “Eu cheguei aqui mais cedo hoje justamente para ir visitar os campos de pesquisa onde diferentes tecnologias são geradas. Imagina que está sendo testado aqui na UEMS um produto desenvolvido pela turma vencedora do Prêmio de Inovação do ano passado. E este é o papel do Estado, fomentar a pesquisa”, acrescentou. Até domingo (29), os visitantes podem conhecer as vitrines “Marco Legal do Carbono”, sistemas de “Pecuária Pantaneira de Baixo Impacto”, o “Meliponário UEMS”, inovações em “Controle Biológico”, “Tecnologia para Nutrição de Culturas”, o projeto “Capim Forte” com biotecnologia da Pantabio, “Sistemas de Integração Pecuária-Floresta”, e avanços em “Manejo e Conservação do Solo e da Água”, entre outras. Ainda na cerimônia de abertura, o Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) anunciaram um investimento de quase R$ 40 milhões em três institutos nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) com sede em instituições sul-mato-grossenses. Para o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, o Pantanal Tech é o grande encontro da produção sustentável do bioma. “São os atores que trabalham com a produção sustentável do Pantanal, então esse é o grande objetivo, onde nós vamos ter aqui palestras, vamos ter feiras, vamos ter agricultura familiar, pecuária, agricultura, economia criativa, shows, muita interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica e os produtores, com o único objetivo de produzir de forma sustentável no Pantanal”, garantiu. Ao longo dos dias, a Arena Paxixi e outros espaços recebem uma série de conferências e mesas redondas com especialistas renomados. Temas como “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”, “Tecnologia Plataforma FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Tecnologia para Produção Sustentável”, “Manejo de Áreas Úmidas”, “Inovações em Genética e Reprodução Animal”, “Políticas Públicas para a Sustentabilidade” e o promissor “Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais” são aprofundados, oferecendo insights e caminhos para o desenvolvimento regional. Fomento A abertura ainda teve outros momentos marcantes como o lançamento do 2º Desafio de Inovação Pantanal Tech MS, fruto da parceriaentre a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Sebrae e Fundect, e que visa fomentar soluções inovadoras nas áreas de biodiversidade, bioeconomia, agronegócio e turismo sustentável, valorizando o conhecimento científico, a criatividade e o empreendedorismo como motores da transformação social e econômica do Estado. A solenidade ainda contou homenagens a personalidades pantaneiras e apresentações da Banda de Fuzileiros Navais e do Projeto Social de Porto Murtinho, com crianças tocando harpa, entre outras atrações. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Governo de MS discute novas tecnologias e modelos para impulsionar produção de milho
Para contribuir e impulsionar a produção do milho no Estado, o governador Eduardo Riedel participou nesta quinta-feira (26) do lançamento do Programa de Incremento de Produtividade do milho de Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu na Fazenda Boa Vista. Organizado pela empresa Corteva Agriscience, o evento é voltado para produtores e autoridades em Ponta Porã. O objetivo é apresentar uma resposta concreta para melhorar a produtividade no Estado, demonstrando, por meio de tecnologias de ponta e da implantação de campos-modelo, como práticas de manejo avançadas podem impulsionar a produção e a rentabilidade das lavouras, explorando o potencial da região. “É o momento de trazer competitividade na nossa lavoura. O Estado está presente para trabalhar e facilitar a vida de quem produz. Unindo esforços para gerar os resultados que precisamos. O Estado está em crescimento e tem a nossa produção como base. A própria industrialização vem do agro”, afirmou o governador. Riedel destacou a importância de iniciativas que buscam trazer o que há de mais moderno a produção. “Desenvolvimento e prosperidade com ciência e conhecimento, baseada em tecnologia e pesquisa. Assim criamos novas oportunidades”, completou. O evento conta com a parceria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) e da Aprosoja/MS. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, e o Mato Grosso do Sul ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros na produção do grão, respondendo por 10% do total nacional. De acordo com dados da Aprosoja/MS e da Famasul, na segunda safra 2023/2024, o Estado registrou uma produtividade média de 67 sacas por hectare, reflexo, principalmente pela questão hídrica, que afetou mais de 90% dos municípios sul-mato-grossenses. Para senadora Tereza Cristina os investimentos em tecnologia de ponta, de forma segura devem ser o foco dos produtores neste ano. “Brasil tem a melhor agricultura do mundo, e este sistema tecnológico dá certo e aumenta a produtividade. Os produtores estão sempre inovando e buscando alternativas de sucesso”. Os diretores da Corteva destacaram que das 28 unidades da empresa, 10 são dedicadas para pesquisa. “Lançando um programa baseado em Mato Grosso do Sul. Sabemos dos desafios dos produtores do Estado e sempre ressaltamos que não existe fórmula mágica, mas uma junção de várias tecnologias, que serão fundamentais para aumentar a produtividade”, ponderou o diretor Anelcindo Souza. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Operação da segurança pública de MS apreende 475 kg de cocaína no Dia Internacional contra as Drogas
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul apreendeu, na manhã desta quinta-feira (26), 475 kgde cocaína e duas armas de fogo durante operação deflagrada na cidade de Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai. Batizada de Beijo de Judas, a ação foi coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Deflagrada em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado neste 26 de junho, a operação teve como objetivo intensificar o combate ao tráfico na região sul do Estado. A ação é resultado de investigações conduzidas pela Polícia Civil e contou com o apoio da Polícia Militar e da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo, que empregou um helicóptero no patrulhamento aéreo. Além da cocaína, foram apreendidos um revólver calibre .357 com numeração raspada e 20 munições, uma pistola calibre .40, dois veículos, sendo um Citroën C3 e uma motocicleta Yamaha Fazer 250 cilindradas, além de R$ 8.500 em espécie. Parte da cocaína foi encontrada acondicionada em caixas de papelão; o restante estava escondido em diferentes cômodos da casa, como atrás de sofá e embaixo da cama. Durante a operação três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse de arma de uso restrito e associação ao tráfico. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos possuem ligações com uma facção criminosa com atuação em todo o país e são investigados por envolvimento em dois homicídios ocorridos neste ano no município. Um dos crimes vitimou um homem de 24 anos, executado com 13 disparos em maio; o outro, um homem de 31 anos, foi morto com um tiro de fuzil no último domingo (23). A Operação Beijo de Judas mobilizou cerca de 40 policiais, alguns deles do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados e de Naviraí e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). Avaliada em mais de R$ 25 milhões, a droga apreendida nesta quinta-feira é a maior apreensão realizada pela Polícia Civil neste ano. Com esta ação, o total de cocaína apreendido em Mato Grosso do Sul em 2025 chega a 7,6 toneladas. Já o volume de drogas apreendidas em todo o estado, considerando também maconha e outras substâncias, ultrapassa 244 toneladas neste ano. Localizado no extremo sul do Estado, o município de Mundo Novo faz na fronteira com o Paraguai, mais especificamente com a cidade de Salto del Guairá. A área, considerada corredor para o tráfico, tem sido constantemente alvo de operações policiais de repressão ao tráfico internacional. Beijo de Judas O nome da operação remete à traição de Judas Iscariotes, que denunciou Jesus com um beijo. A escolha está ligada a um dos investigados, que teria se aproximado de uma das vítimas como artifício para executá-la. Joelma Belchior, Comunicação Sejusp
Defesa Civil investiga explosão e tremor ocorridos em Dourados
A Defesa Civil de Dourados foi para a zona rural do município conversar com moradores na tentativa de descobrir o que motivou a explosão e tremor ocorridos por volta das 17h desta quarta-feira (25/6). A averiguação aconteceu nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, nas proximidades de Itaporã e na região de uma pedreira às margens da MS-162. Conforme noticiado anteriormente, moradores relataram que ouviram “barulho diferente”, mas não souberam identificar a origem. No site do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) consta que foram registrados tremor no dia 22 em Ouro Preto do Oeste (RO) e, no dia 23, em Prudente de Morais (MG). O fato registrado em Dourados foi relatado por uma pessoa anônima ao Centro de Sismologia. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que não recebeu nenhum alerta relacionado ao caso. Explosão em várias regiões Moradores relataram ter ouvido um estrondo semelhante a explosão em várias regiões da cidade como Jardim Caramuru, Parque Alvorada, nas proximidades do Trevo da Bandeira e Residencial Bonanza.
Policiais apreendem veículo com quase 330 quilos de drogas que seguiam para o Paraná
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (24), em Eldorado, 329 quilos de maconha que eram transportada em um VW Gol, de cor cinza. Na ação, um homem de 21 anos foi preso. Os militares faziam policiamento na BR-163, área rural do município, quando visualizaram o veículo suspeito, momento em que foi dada ordem de parada. Ao abordar o condutor, foi possível ver tabletes de maconha em cima do banco traseiro do automóvel, e sentir o forte odor do entorpecente. Em vistoria no interior do Gol, foram encontrados diversos tabletes de maconha, totalizando 329 quilos. Questionado, o homem afirmou que pegou o carro com os entorpecentes na cidade de Sete Quedas e levaria até Maringá (PR), onde receberia R$ 7 mil pelo transporte. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 680 mil foram encaminhados, juntamente com o autor, à Delegacia da Polícia Civil de Eldorado.
Policiais apreendem pasta base de cocaína em estepe de carreta com destino a São Paulo
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam nesta quarta-feira (25), em Anaurilândia, um homem de 40 anos, com pasta base de cocaína escondida no estepe de uma carreta Scania R440. Os militares realizavam bloqueio na MS-480, próximo ao Posto Fiscal Ofaié, quando abordaram o motorista da carreta, acoplada a um semirreboque. Durante entrevista, o condutor da carreta começou a apresentar nervosismo exacerbado ao responder perguntas simples, o que gerou fundadas suspeitas de haver algo ilícito no veículo. Feita busca no caminhão, os policiais perceberam a diferença de peso entre os estepes. Questionado se transportava algum ilícito no pneu, que estava mais pesado que o outro, admitiu que em um dos estepes tinha pasta base de cocaína. Após abrir o pneu, os policiais localizaram diversos tabletes de pasta base de cocaína, que totalizaram 60 quilos do entorpecente. Indagado, alegou que pegou a droga em Ponta Porã e que levaria até Diadema (SP), onde receberia R$ 150 mil pelo transporte. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o autor, carreta e semirreboque, na Delegacia da Polícia Civil, em Anaurilândia. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 3,5 milhões.
Veículo roubado no Rio de Janeiro é recuperado em Laguna Carapã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quarta-feira (25), em Laguna Carapã, um veículo Jeep Renegade com registro de roubo no Rio de Janeiro. Na ação, um homem de 34 anos foi preso. Os militares realizavam patrulhamento na MS-380, área rural do município, quando abordaram o automóvel. Ao checar as placas e agregados do veículo, constatou-se registro de roubo em Julho de 2024 na cidade de Itaborai (RJ). Questionado, o condutor informou que pegou o carro com um desconhecido em Palhoça (SC) e receberia mil reais para deixá-lo em Ponta Porã. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o autor e o veículo, na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Veículo roubado em São Paulo é recuperado em Ponta Porã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta terça-feira (24), em Ponta Porã, um veículo Nissan Kicks com registro de roubo em São Paulo. Na ação, um homem de 23 anos foi preso. Os militares realizavam patrulhamento na Br-463, Trevo de Lagunita, quando abordaram o automóvel. Solicitado a documentação do veículo e o motivo da viagem, o condutor começou a apresentar conversas desencontradas. Ao checar as placas e agregados do veículo, constatou-se registro de roubo no dia 22 de junho deste ano na cidade de São Paulo (SP). Questionado, informou que pegou o carro com um desconhecido e receberia dois mil reais para deixá-lo em Ponta Porã. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o autor e o veículo, na Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.
Mulher que seguia com drogas em ônibus para São Paulo é presa em Ponta Porã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na madrugada desta terça-feira (24), uma mulher de 37 anos por tráfico de drogas em Ponta Porã. Ela seguia com skunk e maconha em ônibus para São Paulo. Os militares realizavam um bloqueio entre a MS-164 e MS-270, Trevo do Copo Sujo, quando deram a ordem de parada ao condutor de um ônibus de passageiros. Durante vistoria no compartimento de bagagens, os policiais localizaram 14,5 quilos de skunk e 6,3 quilos de maconha que estavam na mala da passageira. Questionada sobre o ilícito, a mulher disse que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até Mirassol (SP) para comercializar. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com a autora e o entorpecente, na Delegacia da Polícia Civil em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 160 mil.








