A Prefeitura de Dourados premiou nesta sexta-feira (27) as escolas vencedoras do concurso de quadrilhas da 46ª edição da Festa Junina, realizada entre os dias 14 e 16 deste mês no Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com apoio de diversas secretarias e parceiros, o evento foi considerado um sucesso de público, organização e impacto cultural, superando as expectativas da administração municipal. Além de shows nacionais e regionais, apresentações culturais, feira de artesanato, comidas típicas e parque de diversões, a festa contou com a participação das escolas da rede municipal e estadual no tradicional concurso de quadrilhas juninas. As apresentações foram marcadas pela criatividade em danças e trajes típicos, entusiasmo e envolvimento das equipes escolares. A estrutura do evento, com decoração temática, segurança reforçada e transporte gratuito, também foi amplamente elogiada pelos visitantes ao longo dos três dias de programação. Na etapa da educação infantil, o primeiro lugar ficou com o Ceim Zeli da Silva Ramos, sob a responsabilidade da professora Priscila Carvalho da Silva. O segundo lugar foi para o Ceim Recanto da Criança, coordenado pelas professoras Rosângela e Leila, e o terceiro lugar ficou com o Ceim Katia Marques Barbosa, com a professora Tânia Margarete Gavilan Bispo. Entre as escolas do ensino fundamental I, a campeã foi a Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, com o professor André. Em segundo lugar, ficou a Escola Municipal Sócrates Câmara, com as professoras Roseni e Irenilde, seguida pela Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer, representada pela professora Marystella Gleice dos Santos Aragão. Já no ensino fundamental II, o primeiro lugar foi conquistado pela Escola Estadual Floriana Lopes, com o professor Mateus Franco. Em segundo, ficou a Escola Municipal Prefeito Rui Gomes, sob coordenação da professora Aline Nolasco, e em terceiro lugar, a Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, com a professora Maristela. Durante a entrega das premiações, o prefeito Marçal Filho destacou o envolvimento da comunidade escolar e agradeceu o empenho dos profissionais da educação, alunos e familiares. “Quero agradecer o empenho de cada escola e a participação das famílias, crianças e professores”, enfatizou. “Foi esse envolvimento que deu vida ao nosso evento e fez com que ele fosse tão elogiado por onde passamos”, comentou. “Nossa intenção é repetir e ampliar essa celebração no próximo ano”, afirmou. A cerimônia de premiação contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, do secretário-adjunto de Educação, José Vicente Tardivo, e da secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Mello.
Rastreamento inteligente: CISV localiza carro roubado e colabora com prisão de foragido
A tecnologia aliada à integração entre instituições tem mostrado resultados positivos em Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (25), uma ação conjunta entre o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) do Detran-MS, o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil, por meio da Polícia Científica de Ponta Porã, resultou na recuperação de um veículo roubado em Americana (SP) e na prisão do condutor, que tinha mandado de prisão em aberto. O crime aconteceu no dia 3 de junho, e o veículo foi recuperado 22 dias depois, após entrar no território sul-mato-grossense no dia 6 de junho. Desde então, passou a ser monitorado pelo CISV, que identificou indícios de clonagem de placas. De acordo com Ruben Ajala, gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, os agentes acompanharam o veículo até o momento da abordagem realizada pelo 4° Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul de Ponta Porã. “Com apoio do 4° BPM e da Polícia Científica de Ponta Porã, foi possível interceptar o veículo. Após checagem dos sinais identificadores, ficou constatada a adulteração no chassi e no motor. O condutor ainda utilizava uma adesivagem falsa de uma empresa de Curitiba (PR), numa tentativa de camuflar os crimes e escapar da fiscalização”, explica Ajala. Inteligência viária a serviço da segurança Inaugurado em maio de 2024, o CISV é uma iniciativa do Detran-MS voltada ao monitoramento de veículos nas rodovias estaduais e vias urbanas dos municípios parceiros. O centro tem contribuído significativamente com as forças de segurança do estado de Mato Grosso do Sul no combate à clonagem, furto e roubo de veículos, além de apoiar ações contra o tráfico de drogas. Desde março de 2025, o CISV passou a operar de forma integrada à plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o que ampliou seu alcance para veículos com ocorrências registradas em qualquer estado do Brasil. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Inspetor Cabral acompanha entrega de novos equipamentos em UBSs de Dourados
O vereador Inspetor Cabral (PSD) acompanhou, nesta sexta-feira (27), o prefeito Marçal Filho em duas agendas com a presença do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. As visitas ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Parque das Nações II e Jóquei Clube, onde foram entregues novos equipamentos destinados a melhorar a estrutura de atendimento à população. Entre os itens entregues estão televisores, ventiladores, bebedouros, longarinas, máquinas de lavar e outros aparelhos que visam garantir mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. Durante as visitas, o vereador destacou a importância de investir na infraestrutura da saúde básica. “Fortalecer a estrutura das nossas UBSs é essencial. Isso melhora o atendimento para a população e também valoriza o trabalho dos nossos servidores. Estamos acompanhando de perto para garantir que esses avanços cheguem a todos os bairros”, afirmou Inspetor Cabral. A administração municipal informou que outras unidades de saúde do município também receberão os novos equipamentos, como parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços de saúde em Dourados.
Prefeitura antecipa salários de 9.338 servidores
Os 9.338 servidores da Prefeitura de Dourados acordaram nesta sexta-feira (27) com os salários do mês de junho na conta, repetindo o que já havia ocorrido nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio quando o município antecipou o pagamento. O depósito da folha bruta de R$ 72.219.390,30, que acrescida dos encargos patronais de R$ 9.932.914,38, chega a R$ 82.152.304,70, acontece 11 dias antes do 5º dia útil de julho. “A exemplo dos meses anteriores, não foi fácil depositar os salários dentro do mês de referência, sobretudo porque nosso município sente na pele o que está acontecendo hoje em todo o Brasil com a queda na arrecadação e o aumento das despesas correntes”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. A secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, apresentou a situação da arrecadação municipal aos demais secretários durante reunião com todo primeiro escalão na tarde de quinta-feira (26) revelando um quadro preocupante com a queda acentuada na arrecadação nos últimos meses em comparação com o mesmo período do ano passado. “A situação não está nada confortável, mas nossa equipe provisiona cada dia um pouco para quando chegar no final do mês os recursos estarem garantidos para o pagamento dos servidores”, ressalta. Já o prefeito Marçal Filho enfatiza que o pagamento do salário dos servidores dentro do mês de referência é prioridade para a atual gestão e que a equipe manterá todos os esforços para seguir assim durante todo o governo. “Pagar o salário de quem trabalha não é favor, mas sim obrigação”, destaca. “Nossa expectativa é que o servidor sentindo-se valorizado preste serviços cada vez melhores ao contribuinte”, finaliza. Dos R$ 72.219.390,30 depositados hoje, exatos R$ 9.868.146,07 foram para os salários dos servidores vinculados diretamente à Prefeitura de Dourados. O total da folha foi completado com R$ 642.139,03 para os salários da Agência Municipal de Trânsito (Agetran); R$ 118.087,31 para os salários da Agência Municipal de Habitação (Agehab); R$ 8.846.867,50 para os salários da Secretaria Municipal de Educação, além de R$ 22.693.401,16 para pagar os trabalhadores vinculados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e R$ 213.366,30 para os salários da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Também foram depositados R$ 473.244,16 para o pagamento dos salários dos servidores do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam); R$ 1.454.010,34 para os salários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de R$ 230.191,06 para a rubrica RP da Secretaria de Assistência Social, e, por fim, R$ 18.041.819,82 para o pagamento dos salários dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). O pagamento dos salários da Procuradoria-Geral do Município (PGM) consumiu R$ 1.410.231,24, enquanto a folha da Guarda Municipal de Dourados (GMD) ficou com R$ 2.320.036,70. A folha da Secretaria Municipal de Governo (Segov) foi de R$ 304.653,52 e da Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Assecom) foi de R$ 103.749,03. A folha da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) ficou em R$ 1.509.634,58 e da Secretaria Municipal de Administração (Semad) foi de R$ 1.350.462,32. A folha de pagamento do mês de junho da Secretaria Municipal de Obras Pública (Semop) ficou em R$ 489.900,47 e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi de R$ 738.531,57. Já a folha da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) ficou em R$ 258.849,92, enquanto da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) foi de R$ 708.528,54. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) teve uma folha de R$ 106.369,73, a Controladoria-Geral do Município ficou com uma folha salarial de R$ 211.124,64 e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação (Semdes) teve uma folha de R$ 125.882,75.
Dill do Povo solicita extensão da rede de iluminação no Jardim Vitória
O vereador Dill do Povo (União Brasil) encaminhou indicação à Prefeitura de Dourados e à concessionária Energisa pedindo a implantação urgente da extensão da rede de iluminação pública no bairro Jardim Vitória, especialmente em trechos críticos e sem cobertura adequada de luz. Segundo Dill, a medida visa atender trechos específicos com ausência de iluminação pública, como em trechos das ruas Paranhos, Dr. João Pessoa e Henrique Cyrillo de Melo. “Os moradores dessas regiões têm relatado com frequência que, mesmo pagando a taxa de iluminação pública, não recebem o benefício. A escuridão aumenta a insegurança e favorece ações criminosas. Já houve registros de arrombamentos de residências e tentativas de assalto, o que torna a situação ainda mais grave”, alertou. O vereador também agradeceu antecipadamente pela atenção ao pedido, reforçando a importância de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. “Estamos confiantes no olhar sensível das autoridades para resolver esse problema que afeta tantas famílias. O Jardim Vitória merece respeito e atenção do Poder Público”, completou. A indicação foi direcionada ao prefeito Marçal Filho, ao secretário de Governo João Alcantara Filho, ao secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Araújo, além de representantes da Energisa, como Marcelo Vinhaes Monteiro (diretor-presidente), Paulo Roberto dos Santos (diretor técnico e comercial), Dian Cleiton de Brito (coordenador de grandes clientes e poder público) e Ivaldo da Conceição (supervisor geral).
MS registra 6.523 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 13.760 casos prováveis de Dengue, sendo 6.523 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 25ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (27). Segundo o documento, 15 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Ribas do Rio Pardo, Taquarussu, Caracol, Cassilândia, Aquidauana, Bonito, Nioaque, Camapuã, Coronel Sapucaia, Sonora, Chapadão do Sul, Itaquiraí, Bela Vista, Bataguassu, Corumbá, Jardim, Anastácio, Naviraí, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Coxim, Rio Brilhante, Amambai, Maracaju, Dourados e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda e Aparecida do Taboado. Entre as vítimas, 5 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 12.816 casos prováveis, sendo 4.886 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 53 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia e Glória de Dourados. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 25- 2025 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 25 – 2025 Kamilla Ratier, Comunicação SES
PRF apreende 943 Kg de maconha em Campo Grande
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 943 Kg de maconha, nesta quinta-feira (26), em Campo Grande (MS). Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando tentaram abordar um GM/Astra. O condutor não parou e iniciou fuga, seguindo em alta velocidade até o perímetro urbano do município. Após colidir com o meio fio, o condutor abandonou o veículo e tentou fugir a pé, mas foi alcançado e detido. No carro a equipe encontrou grande quantidade de maconha. O homem não deu informações sobre origem ou destino da droga, a equipe também descobriu que ele possuía um mandado de prisão para cumprimento, expedido em Naviraí (MS).
Policiais apreendem veículo com drogas em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (26), em Dourados, um veículo Renault Megane com drogas. Na ação, um homem de 62 anos foi preso. Os militares realizavam um patrulhamento pela região quando foram informados sobre um veículo com entorpecentes que estaria transitando no Parque Alvorada. Em diligências pela região, o veículo foi encontrado e em seu interior estavam armazenados 260 quilos de maconha e 43 de skunk. O autor informou aos policiais que recebeu mil reais pela ação criminosa. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o autor, entorpecentes e veículo, na DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 972 mil.
Protocolo inédito padroniza acesso à Telessaúde e inaugura nova fase da saúde digital em MS
Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul passa a contar com um protocolo técnico oficial que normatiza o acesso a atendimentos especializados por meio da Telessaúde. Publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o documento estabelece critérios clínicos, operacionais e éticos para a solicitação de teleconsultas, teleinterconsultas e teleconsultorias, destinado aos profissionais da Atenção Primária no uso das ferramentas digitais do SUS (Sistema Único de Saúde). A Resolução SES/MS nº 389, de 11 de junho de 2025, institui o Protocolo de Acesso aos Teleatendimentos do Núcleo de Telessaúde da Superintendência de Saúde Digital. O documento detalha, por especialidade, os requisitos obrigatórios para solicitação de atendimento remoto, como exames prévios, formulários padronizados e critérios de elegibilidade. A superintendente de Saúde Digital, Márcia Tomasi, destaca que o protocolo é uma ferramenta de gestão e cuidado. “Ele orienta os profissionais sobre como acessar os serviços do núcleo e dos projetos parceiros, com clareza e responsabilidade técnica”, afirma. Entre as especialidades já contempladas estão dermatologia, neurologia (adulto e pediátrica), psiquiatria, pediatria, reumatologia, endocrinologia, geriatria, hematologia, nefrologia, nutrição, obstetrícia de alto risco, odontologia (estomatologia), ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e psicologia. Outras, como cardiologia e infectologia, estão em fase de finalização de seus protocolos específicos e serão incluídas nas próximas atualizações. O protocolo auxilia também na telerregulação do acesso às especialidades promovendo a equidade nos agendamentos. Além disso, permite identificar casos não elegíveis para teleatendimento e assim orientar os municípios o melhor modelo de atendimento para o paciente. A superintendente reforça que o protocolo será permanentemente atualizado para acompanhar a evolução da rede. “A revisão periódica não serve apenas para ajustes técnicos, mas também para incorporar novas especialidades que estão estruturando seus próprios protocolos. É um processo contínuo de qualificação da assistência”, pontua Márcia Tomasi. Ela acrescenta: “Nosso objetivo é garantir que cada nova oferta de atendimento remoto tenha critérios bem definidos, alinhados às necessidades da Atenção Primária e às diretrizes do SUS Digital”, finaliza. O documento completo está disponível no site oficial da SES e pode ser acessado clicando aqui. Danúbia Burema, Comunicação SES








