Nesta quarta-feira (25/6), a Polícia Federal apreendeu 4kg de cocaína no durante fiscalização de rotina, no Aeroporto de Corumbá/MS. Na ação, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal da região onde ficará à disposição da Justiça para os procedimentos cabíveis.
Evite prejuízos: mais de 16 mil pessoas já foram indicados como principal condutor em MS este ano
Você empresta ou deixa seu carro com outra pessoa com frequência? Se essa pessoa cometer uma infração e não for oficialmente indicada como condutor, dentro do prazo, os pontos vão direto para a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e podem até levar à suspensão do seu direito de dirigir por períodos de 2 meses a 2 anos, dependendo da infração cometida e se houve reincidência. A Lei do Principal Condutor (13.495/2017) garante que as multas e pontos sejam atribuídos diretamente ao condutor que cometeu a infração. Em Mato Grosso do Sul, o número de proprietários que indicaram quem realmente dirige o veículo aumentou de forma expressiva nos últimos anos. Em 2023, foram 7.873 registros. No ano seguinte, o número saltou para 21.618, um aumento de quase 175%. Agora, em 2025, apenas no primeiro semestre, já são 16.078 indicações, superando todo o volume registrado em 2023. Se o ritmo for mantido, o ano pode fechar com mais de 32 mil registros, estabelecendo um novo recorde. A indicação de principal condutor é um recurso oficial oferecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) que permite registrar quem de fato utiliza o veículo no dia a dia. “Esse mecanismo garante que, em caso de infrações captadas por radar ou outros meios eletrônicos, os pontos sejam lançados na CNH do condutor indicado, e não do proprietário do veículo”, explica o Diretor de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira dos Santos. No entanto, isso não se aplica a situações de abordagem direta, como em casos de embriaguez, falta de CNH ou recusa à identificação do condutor. Também não se aplica quando há divergência de dados pessoais, o condutor não é habilitado para a categoria correspondente ao veículo, ou estiver com a CNH suspensa ou cassada. Não indicar o principal condutor pode trazer consequências sérias para o proprietário do veículo: ele pode ter a CNH suspensa ou até cassada sem ter cometido a infração, além de ter dificuldades para recorrer ou corrigir a pontuação. Por isso, a indicação é uma forma eficaz de proteger a habilitação, garantir mais justiça na aplicação das penalidades e manter o controle sobre a pontuação da CNH. Como fazer a indicação O procedimento é simples e digital. Tanto o proprietário quanto o condutor precisam ter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) instalado. Dentro da aba “Veículos”, o proprietário seleciona o carro e informa o CPF da pessoa que será indicada. Essa pessoa recebe uma notificação no próprio celular e precisa aceitar. Após a confirmação, o vínculo é registrado no sistema nacional. É importante lembrar que a indicação do principal condutor não transfere obrigações legais como débitos ou licenciamento em atraso, mas garante que as infrações sejam atribuídas corretamente. Evite dores de cabeça. Se outra pessoa dirigir o seu veículo com frequência, regularize a indicação na CDT e mantenha sua habilitação protegida. O Detran-MS reforça que a indicação do principal condutor é uma medida de responsabilidade e transparência no trânsito. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Inteligência Artificial vai acelerar análise de processos de abertura e alteração de empresas em MS
Um recurso tecnológico avançado será utilizado pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) na análise dos processos de abertura, fechamento e alterações contratuais de empresas: a Inteligência Artificial. Dessa forma, a Jucems dá um passo a mais na revolução digital que transformou completamente a rotina de trabalho e os trâmites processuais do órgão, conferindo celeridade, segurança, facilidade e amplo acesso aos usuários. O uso da Inteligência Artificial para análise dos processos foi apresentado ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, durante a reunião do Conselho de Administração da Jucems, realizada na tarde de terça-feira (24). Este era o principal item da pauta, que teve ainda outros assuntos para deliberação dos conselheiros. Como titular da secretaria à qual a Jucems é vinculada, Jaime Verruck também preside seu Conselho Administrativo. “É mais um instrumento que busca exatamente a segurança jurídica, agilidade e eficiência na abertura de empresas no Estado. Nós analisamos a viabilidade e aprovamos. A ideia é de que façamos o lançamento no Congresso da Fenaju (Federação Nacional das Juntas Comerciais) que acontecerá em setembro, em Mato Grosso do Sul”, disse Verruck. Apontamentos A Inteligência Artificial será utilizada, num primeiro momento, na análise da documentação fornecida pelo empresário ou seu contador, no processo de alteração contratual da empresa. Dados que podem estar divergentes nos formulários, em relação aos documentos fornecidos, ou mesmo inconsistências legais de enquadramento, são detectados pela IA e um aviso de ‘apontamento’ é informado ao usuário, que tem a opção de fazer a correção ou prosseguir com o trâmite. Se prosseguir e, ainda assim, a IA insistir na inconsistência dos dados, o processo terá que ser analisado por um auditor para ser finalizado. Esse sistema já é utilizado pela Junta Comercial e Industrial do Rio Grande do Sul e está sendo testado no banco de dados da Jucems. Os ajustes necessários para adaptar a IA à realidade de Mato Grosso do Sul está em processamento para que o recurso seja disponibilizado ao público em outubro deste ano, conforme disse o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha. “É um recurso desenvolvido pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul, disponibilizado dentro do convênio RedeSim Conectada, que envolve nove Juntas Comerciais em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que fez toda transformação digital de nossa Junta e que agora avança trazendo ainda mais modernidade e celeridade nos processos digitais já implantados”, disse Rocha. Recordes Com o processo de digitalização e simplificação dos serviços, a Jucems tem batido recordes seguidos no número de abertura de empresas. Relatório apresentado na reunião mostrou que, desde o início do ano e até 18 de junho, já tinham sido constituídas 6.507 empresas no Estado. No mesmo período do ano passado foram abertas 5.727 empresas em Mato Grosso do Sul. Durante todos os meses desse ano o número de registros supera a casa do milhar. Em janeiro foram abertas 1.298 empresas, em fevereiro 1.251, em março 1.201, em abril 1.118 e em maio, 1.003. Até o dia 18 de junho já somavam 636 novos registros, o que indica que o total do mês também vai superar o milhar. Outro assunto da pauta foi uma portaria da Receita Federal que, na visão do presidente da Jucems, representa um retrocesso no ritmo de celeridade e simplificação que a RedeSim vem conferindo nos processos das juntas comerciais e industriais. No trâmite atual, o CNPJ da empresa é emitido junto com o registro e a Receita quer que esse procedimento seja feito à parte, através do sistema do próprio órgão, o que pode gerar demora na conclusão do processo. O secretário Jaime Verruck demonstrou preocupação com a exigência da Receita e sugeriu que o assunto seja discutido na próxima reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, para que o órgão possa se posicionar e propor ao Conselho Nacional uma gestão junto ao Ministério da Fazenda e à direção da Receita Federal no sentido de rever essa decisão. Mesma providência deve ser feita quando da realização do Congresso da Fenaju, em setembro próximo. João Prestes, Comunicação Semadesc
Com frutas e hortaliças direto do campo, Ceasa tem papel crucial na saúde dos sul-mato-grossenses
Ao garantir o abastecimento do comércio e dos lares de Mato Grosso do Sul com os hortigranjeiros produzidos nos quatro cantos do país, a Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) desempenha um papel crucial na alimentação dos sul-mato-grossenses, fornecendo o que há de melhor em frutas, verduras e legumes. Uma dieta rica nesses alimentos traz inúmeros benefícios para a saúde, conforme explica a nutricionista Maria Tainara Soares Carneiro Vitorino. “Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes (FLV) é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois fornece uma variedade de vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e fitoquímicos que atuam em diversos processos vitais”, comenta Maria Tainara. Entre os principais micronutrientes fornecidos, destacam-se: Conforme a nutricionista, as fibras alimentares: Os minerais também são cruciais para o bom funcionamento do organismo: “Por isso, o consumo regular desses alimentos está associado à prevenção e ao controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemias”, completa a nutricionista. Como ter uma dieta equilibrada na correria do dia a dia Maria Tainara ressalta que, mesmo com a correria do dia a dia, é possível manter uma dieta equilibrada, adotando hábitos simples. “Com pequenas estratégias e um pouco de planejamento, é possível inserir frutas, verduras e legumes na rotina de forma prática e saborosa”, comenta. Entre as orientações da especialista, estão: Outra dica preciosa é o consumo frequente de sucos naturais feitos na hora, sem adição de açúcar e, sempre que possível, com polpa ou bagaço, preservando as fibras. Queda na comercialização de frutas e hortaliças Apesar desses inúmeros benefícios, o consumo de frutas, verduras e legumes cai a cada ano, apontam estudos. O consumo de frutas e hortaliças registrou queda especialmente entre 2015 e 2023, segundo o estudo “Consumo de frutas e hortaliças entre adultos brasileiros: tendências de 2008 a 2023”, publicado em fevereiro de 2025 na revista Cadernos de Saúde Pública, por pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de cinco porções diárias de frutas e hortaliças em pelo menos cinco dias da semana, mas apenas 22,5% da população adulta brasileira segue essa recomendação. Esse fenômeno também tem reflexo na Ceasa/MS. A instituição registrou queda no volume de hortigranjeiros comercializados nos três primeiros meses de 2025. Entre janeiro e março, foram comercializadas 52.394.020 toneladas de produtos — volume 2,07% inferior ao do mesmo período do ano passado, quando 53.502.415 quilos foram vendidos. A retração foi ainda mais acentuada no caso das frutas e hortaliças importadas. Enquanto em 2024, 533.832 quilos desses produtos vieram do exterior no primeiro trimestre, em 2025 o total caiu para 221.804 quilos — uma queda de 58,45%. Outro estudo do Nupen/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) revelou que, entre 2008 e 2018, o consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil cresceu, em média, 5,5%. A pandemia de Covid-19 também teve efeitos negativos sobre a alimentação da população, impulsionando o consumo de alimentos com altos teores de gorduras e conservantes. Em 2019, 80,6% dos entrevistados afirmaram consumir hortaliças. Em 2021, esse número caiu para 75,8%. No caso das frutas, a queda foi de 67,8% para 61,3%, conforme levantamento de cientistas da USP e da UFMG. Por outro lado, nesse mesmo período, cresceu a ingestão de refrigerantes, biscoitos recheados, embutidos, margarinas, molhos industrializados e refeições prontas (como macarrão instantâneo, sopas de pacote ou pratos congelados). Risco do consumo de ultraprocessados A nutricionista chama a atenção para o risco do consumo exagerado desses produtos. “Os principais riscos são: ganho de peso e obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, comprometimento da microbiota intestinal”, comenta Maria Tainara. A nutricionista explica que os alimentos ultraprocessados são produtos industriais elaborados principalmente a partir de substâncias extraídas de alimentos, como óleos, gorduras, açúcares, amido e proteínas, além de ingredientes derivados, como gorduras hidrogenadas e amido modificado. Muitos componentes são sintetizados em laboratório a partir de matérias-primas como petróleo e carvão, como corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e diversos aditivos que conferem propriedades sensoriais atrativas aos produtos. As técnicas de fabricação envolvem processos como extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou cozimento. Diante desse cenário, a nutricionista revela uma dica de ouro, que vai ao encontro da missão da Ceasa/MS de oferecer sempre produtos frescos e de qualidade. “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias, em vez de alimentos ultraprocessados. Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados. Não troque a ‘comida feita na hora’ (caldos, sopas, saladas, molhos, arroz com feijão, macarronadas, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas) por produtos que dispensam preparação culinária (como sopas de pacote, macarrão instantâneo, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios e embutidos, maioneses e molhos industrializados, misturas prontas para tortas)”, conclui Maria. Comunicação Ceasa
Liandra da Saúde solicita melhorias para UBS do bairro Altos do Indaiá
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou, durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (23), indicações à Prefeitura de Dourados com o objetivo de fortalecer os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Dra. Helena Yoshie Moribe, localizada no bairro Altos do Indaiá. O pedido contempla três frentes essenciais: a reforma estrutural da unidade, a aquisição de um veículo oficial e a convocação dos aprovados no concurso público para agentes comunitários de saúde. Segundo a parlamentar, a unidade de saúde enfrenta sérios desafios que comprometem a qualidade dos serviços prestados à comunidade. “Recebemos diversas demandas da população e dos próprios profissionais que atuam na unidade. É urgente garantir melhores condições de trabalho e atendimento”, afirmou. Liandra destaca que a unidade precisa de reforma imediata, especialmente em áreas como cobertura, pintura, sistema hidráulico e adequação dos espaços de atendimento. “A estrutura apresenta sinais de desgaste que prejudicam o acolhimento e a segurança de pacientes e servidores. É necessário que o município intervenha o quanto antes”, reforçou. A solicitação de um veículo exclusivo para a unidade visa ampliar a mobilidade da equipe para visitas domiciliares, atendimentos em áreas mais afastadas e transporte de materiais. “Hoje, a ausência de um transporte adequado limita a atuação da equipe, que muitas vezes precisa improvisar para cumprir sua missão”, relatou a vereadora. Liandra também defendeu a imediata chamada dos agentes comunitários de saúde aprovados em concurso. Para ela, a presença desses profissionais é estratégica na prevenção de doenças, no acompanhamento familiar e na promoção da saúde. “É uma categoria essencial e que precisa ser valorizada com a efetiva ocupação dos cargos disponíveis. A população do Altos do Indaiá precisa ser atendida por equipes completas”, conclui.
Prefeitura mantém operação tapa-buracos em várias regiões de Dourados
As máquinas não param! Em ritmo acelerado, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) mantém a operação tapa-buracos simultaneamente em várias regiões de Dourados. Na gelada manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Marçal Filho vistoriou os serviços em execução nas regiões dos bairros Jardim Guanabara e Vila Ubiratan. O prefeito chegou cedo, com uma garrafa térmica e copos descartáveis, serviu café para os trabalhadores que realizam os serviços nas ruas dos dois populosos bairros da cidade. “Estamos aqui para acompanhar o trabalho e compartilhar com vocês um cafezinho”, enfatizou. “É muito bom para esquentar esta manhã fria”, continuou o prefeito. “Vocês estão trabalhando e merecem um cafezinho!”, completou Marçal, que aproveitou também pra conversar com moradores e ouvir deles suas opiniões e sugestões. Morador da Rua Epifânio Ribeiro da Silva, no Jardim Guanabara, o vigia Clodoaldo de Souza, 55 anos, deu “nota 10” para a gestão. “Há muito tempo Dourados precisava de um prefeito assim, que cuida da cidade, que está presente nas vilas”, opinou. O morador José Carlos Soares, 67, foi na mesma linha: “Estão de parabéns o prefeito e sua equipe”, enfatizou. “A gente vê trabalho por toda parte”, ressaltou o aposentado. Na Vila Ubiratan, Valdemir Anjolin, 64, que mantém um comércio na Rua Álvaro Brandão, comparou os serviços de tapa-buracos de antes com os de hoje. “Em outros tempos, a equipe passava por aqui e apenas jogava massa no buraco, o serviço durava dois, três meses apenas”, lembrou. “Hoje não, a gente percebe que é um serviço de qualidade, que não vai se desfazer em pouco tempo”, mencionou. Para o prefeito de Dourados “é muito importante ouvir a população, saber sua opinião sobre o trabalho que estamos realizando. São eles que vão apontar se é preciso e onde devemos melhorar.” Marçal observou que a situação das ruas é resultado da malha asfáltica antiga da cidade, daí a necessidade do trabalho diário de recuperação das vias. “O asfalto de Dourados é muito velho, está todo deteriorado”, observou o prefeito. “Aos poucos vamos arrumando e melhorando, lembrando que estamos há menos de seis meses no governo”, ressaltou. “Seguimos em várias frentes, avançando um pouco a cada dia, melhorando a vida das pessoas e deixando nossa cidade mais bonita e segura”, salientou o prefeito. Ele explica que além de garantir segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam por essas vias, os trabalhos também evitam o desperdício de recursos públicos já que são mais resistentes. Ao contrário do que era feito em gestões anteriores, hoje o método aplicado vai além da simples cobertura dos buracos. Em locais com grande número de imperfeições, a equipe realiza ranhuras no asfalto antigo, aproveita o que ainda está em boas condições, faz a limpeza completa da área e, só então, aplica a nova massa asfáltica. “É um trabalho bem feito, que terá durabilidade”, garante o prefeito.
Yuri homenageia maior complexo de cultura afro de Mato Grosso do Sul
Em Sessão Solene na noite de terça-feira (24), o vereador Rogério Yuri (PSDB) homenageou o Complexo Cultural Templo Girassol, o maior espaço dedicado à cultura afro-brasileira de Mato Grosso do Sul e um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com a entrega do Diploma de Jubileu de Cristal pelos 15 anos de existência da instituição. Fundado em 8 de agosto de 2009, em Dourados, o templo é uma referência nacional pela sua atuação na preservação da memória afro, combate à intolerância religiosa e promoção da educação, arte e inclusão social. Segundo o parlamentar, a iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da cultura negra e suas expressões. “O Templo Girassol é muito mais do que um espaço religioso ou cultural. Ele é um símbolo de resistência, um farol de sabedoria ancestral que ilumina gerações com conhecimento, arte e espiritualidade. Homenagear o Templo é reconhecer a importância das vozes que por tanto tempo foram silenciadas”, declarou o vereador Yuri. Idealizado e dirigido por Willian Girassol, o Complexo abriga o maior Museu de Orixás a céu aberto do Centro-Oeste e um dos maiores do país. São mais de 90 esculturas monumentais, com cerca de três metros de altura, que representam os orixás e guias das religiões de matriz africana, acompanhadas de placas informativas sobre seus significados, símbolos e origens. “Cada obra é um ato de resistência e de educação. Estamos aqui para mostrar que nossa história importa, que nossa fé é digna de respeito e que a cultura negra tem muito a ensinar”, afirmou Willian, emocionado com a homenagem. Além do museu a céu aberto, o espaço também abriga o Museu de Antiguidades – Acervo Willian Girassol, com mais de 3 mil peças históricas raras, incluindo o piano “Brasil” dos anos 1950, a máquina de fumaça do cineasta Mazzaropi, uma caixa registradora de 1879 e objetos sacros em ouro e prata. O Templo também mantém uma agrofloresta comunitária e realiza ações sociais, como a distribuição semanal de alimentos a famílias em vulnerabilidade e visitas educativas gratuitas para escolas, universidades e instituições. “A cultura precisa tocar as pessoas. Aqui, elas aprendem com os olhos, com o coração e com a alma”, completou Willian. O Complexo Cultural Templo Girassol se consolida, como um dos maiores patrimônios vivos de Dourados e do Estado. E nas palavras do vereador Yuri, essa é uma história que precisa ser contada e respeitada: “Se queremos um futuro mais justo e igual, precisamos começar reconhecendo quem nos trouxe até aqui. O Templo Girassol é parte fundamental dessa construção. Meu respeito e minha eterna gratidão”.
Artigo – Chegou a hora: um novo Hospital da Vida para Dourados
Dourados é uma cidade que pulsa forte no coração do Mato Grosso do Sul. Somos a maior cidade do interior do estado, polo regional, com vocação agrícola, universitária e econômica consolidada. Mas quando olhamos para o nosso sistema público de saúde, nos deparamos com uma verdade dura: o nosso Hospital da Vida não tem mais condições de suportar a crescente demanda da nossa população. Estamos, há anos, empurrando com a barriga uma estrutura remendada, improvisada, saturada. Basta um surto de gripe um pouco mais agressivo e o sistema entra em colapso. A conta não fecha. Os leitos não comportam. O prédio não responde mais. O atendimento que deveria ser digno vira resistência heroica de profissionais que trabalham com o mínimo, muitas vezes no limite do impossível. Dourados não pode ser refém do sistema privado de saúde. Não podemos aceitar que a cidade cresça em população, em arrecadação, em visibilidade nacional, mas continue presa a um hospital municipal do passado. É vergonhoso que, em pleno 2025, nenhum prefeito tenha enfrentado a missão de construir um novo hospital municipal à altura da necessidade de nossa gente. Por quê? A resposta está em algo que precisamos escancarar: o medo de sonhar grande e a presença silenciosa de interesses pequenos. Projetos arrojados, como a construção de um novo Hospital da Vida, exigem coragem, visão de futuro e ruptura com as zonas de conforto político. E, infelizmente, nem todos estão dispostos a pagar o preço de fazer o que é necessário. Por isso, ergui uma bandeira e criei a FRENVIDA – Frente Parlamentar pela Construção do Novo Hospital da Vida. Ao meu lado, caminham com firmeza os vereadores Franklin (PT), Ana Paula Benites (Republicanos) e Laudir Munaretto (MDB). Juntos, formamos um grupo de trabalho com uma única meta: tirar do papel o projeto de um novo hospital municipal para Dourados. Iniciamos uma agenda de reuniões estratégicas, ouvindo técnicos, instituições, lideranças e a população. Vamos organizar dados, construir propostas e apresentar à sociedade douradense um caminho viável, transparente e mobilizador. Não aceitaremos mais que decisões tão urgentes fiquem escondidas em gavetas ou em projetos que ninguém tem coragem de anunciar. Esse artigo é o primeiro de uma série de dez textos. Quero compartilhar com você, cidadão douradense, cada passo dessa caminhada. Porque o novo hospital da nossa cidade não será apenas uma obra de concreto, mas um símbolo de esperança, dignidade, coragem e vida. Está na hora de transformar o incômodo em ação. E quem está no poder e foge desse debate, está escolhendo o lado errado da história.A nossa gente merece mais. E nós não vamos recuar. Marcelo Mourão (PL).Vereador e presidente da FRENVIDA – Frente Parlamentar pela construção do novo prédio do Hospital da Vida de Dourados.
Prefeitura avança com instalação de luminárias de LED nas principais vias
A Prefeitura de Dourados segue com o plano de modernização da iluminação pública com a instalação de luminárias de LED em locais estratégicos da cidade. O serviço, iniciado no começo de maio, já foi concluído nos bairros Jardim Flórida I e II e está com 90% das obras executadas na região de acesso às universidades, como Unigran, Anhanguera e Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados, a Fadir/UFGD. Para viabilizar a continuidade da ação, a administração municipal firmou um aditivo com a empresa SPE Iluminação Dourados, que prevê a implantação de 3,5 mil luminárias de LED nas próximas semanas. De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, cerca de 900 luminárias já estão instaladas e em operação, reduzindo o consumo de energia elétrica e, principalmente, transformando a iluminação em vias públicas. As melhorias já alcançaram a Vila Popular, Avenida Guaicurus (acesso ao aeroporto), Praça do Zé Tabela, Ciclovia da Coronel Ponciano, além das principais vias de acesso às instituições de ensino superior. Também estão previstas substituições em vias centrais e comerciais, como as ruas Benjamin Constant, João Vicente Ferreira, Dos Missionários, Melvin Jones, Joaquim Alves Taveira, Quintino Bocaiúva, Firmino Vieira de Mattos, além de outros trechos em bairros da cidade. Segundo Ângelo, a iluminação está sendo implantada de forma pontual neste momento, devido a ausência de contrato deixada pela gestão anterior, que não renovou o acordo com a prestadora no final de 2024. Por isso, a atual administração precisou elaborar um novo projeto emergencial e, paralelamente, iniciou o processo licitatório para contratação definitiva de uma empresa que assumirá os serviços de forma permanente, tanto na cidade quanto nos distritos. O projeto já se encontra em análise na Procuradoria Geral do Município. Ao assinar o aditivo, o prefeito Marçal Filho reafirmou o compromisso de universalizar a iluminação de LED até o fim de sua gestão, substituindo 100% das lâmpadas antigas (amarelas). “Nosso objetivo é garantir mais segurança, economia e eficiência para a população”, declarou o secretário-adjunto de Serviços Urbanos. O engenheiro eletricista da prefeitura, Neilton José Barbosa, destacou as vantagens do sistema LED, como maior durabilidade, menor custo de manutenção e economia de energia. Segundo ele, as ruas ficarão melhor iluminadas, o que contribui para a segurança de pedestres e motorista, e com garantia de cinco anos, as luminárias exigem menos manutenção, agilizando o atendimento à população.








