Identificado como Anderson Gonzales Pavão, de 42 anos, o homem executado com três tiros na madrugada desta terça-feira (01), na Rua São Francisco, no Jardim Itália, em Dourados. Anderson era conhecido no meio policial por possuir diversas passagens, entre elas, a de tentativa de feminicídio contra a própria mãe, ocorrida em novembro de 2021. Naquele ano, ele foi preso por policiais militares e agentes do SIG (Setor de Investigações Gerais) depois de ter esfaqueado a genitora após chegar em casa e ela não ter feito comida para ele. Depois da sua detenção, o indivíduo chegou a ser transferido para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), onde cumpriu a pena. A execução Anderson caminhava pelo Bairro Jardim Itália, quando homens em motos o abordaram e efetuaram os disparos que a atingiram cabeça e costas do ex-presidiário. Ele ainda correu e já baleado, invadiu o quintal de uma residência, onde caiu e morreu. Ambulância do município e a PM (Polícia Militar) foram acionadas e quando chegaram encontraram o homem já morto. Anderson Gonzales Pavão estava com calça jeans, moletom branco e vermelho, e com várias tatuagens pelo corpo. Ele não portava nenhum tipo de documento e o corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Dourados. Além da Polícia Miliar, a Civil e a Perícia Técnica também estiveram no local.
PRF apreende 1,7 tonelada de maconha em Campo Grande
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.737 Kg de maconha, nesta segunda-feira (30), em Campo Grande (MS). Durante fiscalizações na BR-060, os policiais abordaram dois veículos, um VW/Gol e um Jeep/Cherokee. Questionados sobre a viagem, os dois condutores confessaram que transportavam maconha, um passageiro também viajava no Jeep. De acordo com os condutores, os automóveis foram recebidos em Maracaju (MS) e seriam entregues em Campo Grande. Foram apreendidos 1.672 Kg de maconha e 65 Kg de skunk. Os presos foram encaminhados à Cepol e a droga para a Denar em Campo Grande (MS).
MSGás investirá R$ 160 milhões em gasoduto até Inocência; ramal terá 125 km de extensão
A Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás) concluiu o projeto de construção de um novo ramal de gás natural para abastecer a futura fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. O contrato de fornecimento firmado com a gigante chilena da celulose prevê o suprimento por 20 anos, a partir de 2027, com previsão de receita de R$ 1,2 bilhão. Com investimento estimado em R$ 160 milhões, o gasoduto terá extensão de 125 km, ligando a estação de compressão de Três Lagoas até a planta industrial, em Inocência. Na esteira do contrato com a Arauco, a MSGás também avalia a viabilidade econômica do fornecimento de GNV para o transporte pesado, viabilizando seu plano de interiorização do gás natural no Estado. A licitação para aquisição dos tubos de aço carbono foi publicada na segunda-feira (30) no Diário Oficial do Estado. As empresas fornecedoras poderão apresentar suas propostas até o dia 14 de julho. A CEO da companhia, Cristiane Schmidt, destaca a parceria como um marco para o setor energético sul-mato-grossense. “A MSGás está preparada para atender à crescente demanda energética do setor florestal. Esta é a segunda parceria estratégica firmada no Vale da Celulose, somando-se à parceria com a Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Estamos avançando no plano de interiorização do gás natural, com foco também na expansão do GNV para o transporte de carga com os corredores sustentáveis”. De acordo com o diretor Técnico e Comercial da MSGás, Fabricio Marti, o contrato representa uma aliança estratégica de longo prazo, pois trata-se de um projeto com investimentos significativos em infraestrutura e capital. “Reafirmamos nosso compromisso de entregar soluções de alto valor agregado para nossos clientes. A nova fábrica reforça a posição do Estado como polo de desenvolvimento sustentável e inovação industrial, consolidando o Mato Grosso do Sul como o Vale da Celulose”. Segundo o cronograma, as obras do gasoduto devem começar em maio de 2026, seguindo o traçado das rodovias MS-320 e MS-377, a partir da estação localizada na BR-158, em Três Lagoas. O projeto também abre possibilidades para expansão da rede nas regiões de Água Clara, Aparecida do Taboado e Inocência, onde será o ponto de entrega. Atualmente, a MSGás atende mais de 24 mil clientes com uma malha de 530 km de rede de gás canalizado, fornecendo para os segmentos residencial, comercial, industrial, de cogeração e postos de GNV em Campo Grande e Três Lagoas. Comunicação MSGás
Penitenciária de Dourados conclui reforma de área destinada a acolhimento de familiares de detentos
Com o objetivo de tornar mais humano e acolhedor o ambiente destinado aos familiares de pessoas privadas de liberdade, foi realizada a reforma completa do espaço destinado ao acolhimento dos visitantes da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A iniciativa contou com o apoio da 1ª Vara Criminal da comarca. A obra, viabilizada com recursos próprios, é parte de um esforço da gestão em reforçar os princípios de respeito, cuidado e dignidade dentro do sistema prisional. Segundo o diretor da penitenciária, Elias Costa Gomes, o projeto é uma forma de proporcionar maior tranquilidade a essas pessoas, o que impacta diretamente no ambiente dentro do cárcere e no processo de ressocialização. Há também bancos de concreto distribuídos sob cobertura e pontos de água e energia elétrica, o que facilita a permanência de visitantes que, muitas vezes, precisam montar barracas e passar a noite no local, especialmente aqueles que chegam de municípios ou estados distantes. A visitante I.B.E., que viaja semanalmente de Aral Moreira para visitar um familiar na penitenciária, celebrou as mudanças. “Agora temos mais dignidade. Muitas vezes chego na noite anterior para garantir a visita, e esse espaço faz toda a diferença”, agradeceu. A reforma é um avanço importante dentro da política de humanização da pena e está em consonância com o Programa Pena Justa.
Aumento na oferta barateia cebola e pimentão verde, mas frio eleva preço das frutas
A primeira semana de julho começa com queda nos preços de algumas hortaliças na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), com destaque para a cebola nacional. O saco de 20 kg do produto está custando, em média, R$ 50, valor 9% menor que na semana anterior. Já a cenoura (R$ 45 o saco de 20 kg) e o pimentão verde (R$ 55 o saco de 10/12 kg) também estão mais baratos nas Centrais. Por outro lado, o frio segue influenciando o aumento nos preços de algumas frutas. O mamão Havaí teve o maior aumento: 11,11%. A caixa de 10 kg passou de R$ 90 para R$ 100. As baixas temperaturas também refletiram no aumento da banana nanica (R$ 80,00 a caixa de 20 kg) e até do pepino comum (R$ 80 a caixa de 23 kg). Confira o boletim de preços da Ceasa/MS*preços de 30 de junho a 5 de julho Comunicação Ceasa-MS
Caminhão Baú com mais de 1,5 tonelada de droga foi apreendido em Maracaju
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam neste sábado (28), em Maracaju, um caminhão baú M. Benz LAK 1314 com 1,5 tonelada de droga. Na ação, uma mulher de 41 anos, e dois homens, um de 42 e outro de 90 anos foram presos. Os militares realizavam policiamento na MS-164, próximo ao distrito de Vista Alegre, quando abordaram o veículo suspeito. No interior do baú do caminhão, foram encontrados 1.558 quilos de maconha. Os autores informaram aos policiais que receberiam a quantia de R$ 3 mil para levar o caminhão com o entorpecente de Ponta Porã até a cidade de Campo Grande. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo, a droga e autores, na Delegacia de Polícia Civil em Maracaju. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 3,4 milhões.
Policiais apreendem drogas em tanque de combustível de veículo em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta sexta-feira (27), em Dourados, um veículo Ford Fiesta com drogas no tanque de combustível. Na ação, um homem de 26 anos foi preso. Os militares faziam patrulhamento na BR-463, perímetro urbano do município, quando abordaram o veículo suspeito. No interior do tanque de combustível do automóvel foram encontrados 12,5 quilos de haxixe marroquino. O autor informou aos policiais que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até Campo Grande, e receberia R$ 6 mil reais pela ação criminosa. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o autor, entorpecente e veículo, na DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 900 mil.
Policiais apreendem veículo carregado de cigarros em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta sexta-feira (27), em Dourados, um veículo GM Cobalt carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação, um homem de 66 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-162, próximo ao Anel Viário Norte do município, quando visualizaram o veículo suspeito. Momento em que foi dada ordem de parada, a qual não foi respeitada pelo condutor que empreendeu fuga. Durante acompanhamento, após alguns quilômetros, o condutor do Cobalt foi abordado e detido pelos policiais. No interior do veículo foram encontrados dois mil pacotes de cigarro de origem estrangeira. O autor informou aos policiais que receberia R$ 500 para levar os cigarros de Pedro Juan Caballero (PY) até Cruzaltina. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo, material apreendido e autor, na Delegacia da Polícia Federal em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 140 mil.
PF, Receita Federal e PM/MS apreendem 25 mil litros de éter etílico em carreta na fronteira
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, apreendeu uma carreta carregada com aproximadamente 25 mil litros de insumo químico utilizado na produção de cocaína. A ação foi resultado do cruzamento de informações de inteligência que indicaram a circulação do carregamento. O veículo foi abordado no município de Corumbá/MS, transportando 500 bombonas, cada uma contendo 50 litros de éter etílico. Os vasilhames apresentavam rótulos ideologicamente falsos, confirmando as suspeitas iniciais de desvio e uso ilícito. De acordo com análises realizadas com base em apreensões anteriores e nos métodos de processamento clandestino da droga, a quantidade interceptada seria suficiente para produzir ao menos 25 toneladas de cocaína pura, ou cerca de 75 toneladas do entorpecente misturado a outras substâncias para distribuição no varejo. O motorista foi conduzido à sede da Polícia Federal em Corumbá/MS para os procedimentos legais. Nos últimos quatro anos, a Polícia Federal, em cooperação com a Receita Federal e forças de segurança locais, vem monitorando rotinas de exportação de produtos químicos para a Bolívia, com especial atenção aos precursores frequentemente desviados para a produção de drogas.








