A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Polícia Judiciária do 125º Distrito Policial da Capital, deflagrou a Operação Carga Pesada com o apoio da DRACCO – Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, para o cumprimento de mandados de prisão temporária, busca e apreensão em território sul-mato-grossense. Em Campo Grande/MS, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, resultando na prisão de um dos alvos. Durante as diligências, dez aparelhos celulares foram apreendidos, além de um cofre, sendo ainda duas pessoas conduzidas à delegacia para esclarecimentos, ouvidas e liberadas em seguida. A ação contou com a mobilização de mais de 20 policiais civis, integrando equipes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As diligências fazem parte da repressão a uma organização criminosa especializada em roubos de caminhões, delitos esses marcados pela restrição da liberdade das vítimas, os quais vinham sendo investigados pelo 125º DP da Capital Paulista. O modus operandi do grupo consistia em atrair motoristas por meio de plataformas online de frete, simulando negociações legítimas, e, no momento do encontro, submetê-los a cárcere privado, enquanto os caminhões eram subtraídos. Além de Campo Grande, os mandados foram cumpridos em Guarulhos/SP, onde foi preso um dos principais executores – responsável por abordar os motoristas e mantê-los em cativeiro –, e também em Itapema/SC, cidade onde residia o líder da organização criminosa. Nesta última, a equipe policial apreendeu diversos bens de alto valor, como relógios da marca Rolex, um carro de luxo, uma motocicleta de alta cilindrada e determinou-se ainda o sequestro de um helicóptero Robinson R44 – modelo Raven II, avaliado em cerca de R$ 3 milhões de reais, configurando indícios de enriquecimento ilícito decorrente das ações criminosas. As investigações revelaram que, após os roubos, os caminhões eram levados a países vizinhos, sendo utilizados para o transporte de cigarros ilegais e entorpecentes, especialmente cocaína. A droga era proveniente de facção criminosa de atuação nacional, demonstrando o vínculo direto da quadrilha com o tráfico internacional e o crime organizado. A organização criminosa foi identificada em diversos casos de roubo com restrição de liberdade, e parte de seus integrantes já havia sido presa anteriormente pelos mesmos crimes, evidenciando a continuidade delitiva e alto grau de periculosidade. A operação representa um duro golpe no crime organizado atuante no setor de transporte de cargas, destacando a eficiência investigativa da Polícia Civil do Estado de São Paulo e a fundamental cooperação da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, reafirmando o compromisso institucional com o combate qualificado ao crime organizado. O prejuízo estimado causado às vítimas ultrapassa R$ 50 milhões de reais, valor que motivou o aprofundamento das investigações e a deflagração da presente operação.
MPMS deflagra a Operação “Auditus” contra desvio de R$ 3 milhões na saúde
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), em investigação conjunta da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nioaque e do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta terça-feira (1/7), a Operação “Auditus”, tendo como objetivo o cumprimento de 10 (dez) mandados de busca e apreensão nos Municípios de Nioaque, Bonito e Jardim. A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça e pelo GECOC, identificou a ocorrência de fraudes em licitações que tiveram como objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços de especialidade médica por meio de consultas, realização de exames e procedimentos médicos, bem como na execução dos respectivos contratos, sendo estimado um potencial dano de mais de três milhões de reais, entre os anos de 2019 e 2024. “Auditus”, termo que dá nome à operação, traduz-se do latim como ‘audição’, e decorre das fraudes consistentes em cobranças indevidas de inúmeros exames, dentre eles os exames de triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) que não eram de fato realizados.
Liandra da Saúde solicita patrolamento e cascalhamento para ruas do bairro Bonanza
Durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou solicitação à Secretaria Municipal de Obras, pedindo o patrolamento e cascalhamento das ruas do bairro Bonanza, com atenção especial à Rua Pastor Rubens Francisco Carneiro, uma das mais afetadas pelas más condições de tráfego. Segundo a parlamentar, o pedido atende a uma demanda urgente da comunidade local, que vem enfrentando sérias dificuldades de locomoção em razão das precárias condições da via. “A situação da Rua Pastor Rubens Francisco Carneiro, é crítica. São inúmeros buracos, trechos com acúmulo de água e lama, e isso tem causado danos aos veículos e colocado em risco a segurança dos moradores”, destacou a vereadora.Além dos prejuízos materiais, a precariedade das vias compromete o trânsito de pedestres, o acesso a serviços essenciais e o transporte de moradores, principalmente em períodos chuvosos, quando o tráfego se torna ainda mais difícil. Liandra reforçou que a manutenção das vias não pavimentadas é uma questão de qualidade de vida para a população, especialmente com os bairros mais afastados. “Essa é uma reivindicação legítima dos moradores, que não podem continuar convivendo com essas condições. A comunidade do Bonanza merece atenção e ações imediatas, pedimos à Prefeitura de Dourados, que o bairro entre na programação de manutenção das vias”, finalizou.
Prefeitura empossa novos profissionais da saúde e assistência social
Cerimônia com 35 servidores de diversas especialidades teve presença do prefeito Marçal Filho que destacou investimentos e defendeu atendimento humanizado à população A Prefeitura de Dourados deu posse nesta terça-feira (1º) a mais 35 profissionais das áreas da saúde e assistência social. A cerimônia de recepção aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, na rua Coronel Ponciano, e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, que deu as boas-vindas aos novos servidores e reforçou a importância do cuidado com as pessoas no serviço público. Entre os empossados estão nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de odontologia, educadores físicos, enfermeiros e fonoaudiólogos. Durante a cerimônia, Marçal destacou o papel vital dos profissionais da saúde e assistência no acolhimento e atenção à comunidade. “A população deposita confiança em vocês”, alertou. “Por isso, mais do que conhecimento técnico, é fundamental o atendimento humanizado, olhar para as pessoas e pacientes com empatia e sensibilidade”, reforçou. “O cuidado começa no acolhimento”, completou o prefeito. O prefeito também informou que a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), responsável pela UPA e pelo Hospital da Vida, vem sendo estruturada para oferecer atendimento mais eficiente às pessoas. Além disso, unidades básicas de saúde do município estão sendo equipadas com aparelhos adquiridos por meio de recursos próprios da prefeitura, emendas dos deputados estaduais da bancada de Dourados e apoio do Governo do Estado. A secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, ressaltou que os profissionais passarão por capacitações nos próximos dias. Eles vão receber orientações sobre os sistemas utilizados na rede municipal, regulação e, principalmente, práticas de atendimento acolhedor aos pacientes. A posse faz parte do processo seletivo realizado pela prefeitura para reforçar o quadro da saúde pública. Na segunda-feira, 36 médicos já haviam tomado posse. Nesta quarta-feira (2), encerra o chamamento com novos profissionais da enfermagem, completando a sequência de nomeações promovidas pela gestão municipal.
Polícia Civil apreende grande quantidade de cloridrato de cocaína em entreposto na Capital
Na tarde desta segunda-feira (30) a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR, em resultado de investigação e inteligência, fechou um entreposto localizado em Campo Grande, onde havia grande quantidade de cocaína sendo preparada em um compartimento oculto para serem transportadas para outro estado. Os policiais civis apreenderam cerca de 400 quilos de cloridrato de cocaína. Quatro pessoas foram presas em flagrante, além de dois veículos. A DENAR irá conceder uma Coletiva de Imprensa às 11h30 desta terça-feira (1º/7), na sede da Especializada, para fornecer mais informações sobre a ação que já considerada uma das maiores apreensões deste ano no Estado.
Contribuinte em débito já pode aderir ao Refis 2025 com descontos de até 100% em juros e multas
O programa é voltado à regularização de débitos vencidos, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, desde que não sejam oriundos de infrações de trânsito, indenizações ao município, débitos contratuais ou impostos retidos na fonte O contribuinte em débito com a Prefeitura de Dourados já pode aderir ao Refis 2025 – “Ajude a cuidar com Amor e construir com trabalho”, programa de regularização fiscal que oferece a oportunidade de quitar dívidas tributárias e não tributárias com o município, com descontos que variam de 30% a 100% nos juros e multas de mora, conforme o prazo e a forma de pagamento escolhida.O Refis 2025 é uma forma de melhorar a arrecadação da Prefeitura de Dourados. “Números da Secretaria Municipal de Fazenda revelam que na comparação com o primeiro semestre do ano passado, a arrecadação neste primeiro semestre sofreu uma redução acentuada, exigindo muita criatividade da equipe econômica e rigor nos gastos para fazer frente às despesas correntes”, explica o prefeito Marçal Filho. “É preciso ressaltar que a delicada situação da economia nacional, com o arrocho do governo federal, levou todos os entes federados perderam arrecadação neste ano”, completa o prefeito.O programa é voltado à regularização de débitos vencidos, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, desde que não sejam oriundos de infrações de trânsito, indenizações ao município, débitos contratuais ou impostos retidos na fonte. “Essa é uma oportunidade para o contribuinte ficar em dia com o município e contribuir com o desenvolvimento de Dourados, mesmo porque todo recurso arrecadado com o Refis voltará ao cidadão em forma de serviços e obras”, enfatiza o prefeito.Marçal Filho ressalta que o Refis 2025 não prejudica o bom pagador, pelo contrário. “Quem paga em dia tem direito a descontos importantes do valor total do tributo e quem aderir ao Refis terá descontos apenas sobre juros e multas, com o valor original sendo cobrado integralmente”, explica. “Não existe desconto no valor do imposto lançado, mas nas multas e juros que incidem sobre o atraso pelo pagamento na data do vencimento”, ressalta o prefeito.O Refis 2025 oferece remissão total (100%) dos juros e multas de mora para quem quitar a dívida à vista até o fim de julho. Os descontos vão diminuindo gradualmente conforme o mês de pagamento, chegando a 60% em outubro. Já os pagamentos parcelados podem obter remissão entre 30% e 50% dos encargos, com parcelamentos de até 10 vezes, ou 24 parcelas no caso de dívidas superiores a R$ 100 mil.Os contribuintes poderão aderir ao programa por meio de termo de acordo assinado pessoalmente ou por representante legal, com entrada mínima de 10% do valor da dívida ou 15% para dívidas acima de R$ 100 mil. O valor mínimo das parcelas é de R$ 100 para pessoas físicas e R$ 250 para jurídicas. Nos casos em que houver ação judicial em andamento, a adesão implicará na suspensão da execução fiscal durante o período de parcelamento.A lei ainda prevê que a adesão ao programa implica na confissão irretratável da dívida e na renúncia a eventuais impugnações judiciais e administrativas por parte do devedor. Também determina que fraudes tributárias impedem o acesso ao Refis.INCENTIVO À ADIMPLÊNCIACom o Refis 2025, o município busca incentivar a adimplência, aumentar a arrecadação e reduzir o volume de execuções fiscais, facilitando a regularização para quem quer quitar suas pendências com o município. A Secretaria Municipal da Fazenda e a Procuradoria Geral do Município serão responsáveis por disciplinar os procedimentos e regulamentações complementares para aplicação da lei.A iniciativa reforça a política fiscal da atual gestão, que, segundo Marçal Filho, busca “garantir justiça tributária e fortalecer o equilíbrio fiscal do município, ao mesmo tempo em que oferece condições reais para que os contribuintes regularizem sua situação e possam contribuir com o desenvolvimento de Dourados.”
Marçal destaca força do setor empresarial na posse da nova diretoria da Aced
Everaldo Leite Dias assume presidência da associação pelos próximos três anos; solenidade reuniu autoridades políticas e representantes do setor produtivo de Dourados O prefeito de Dourados, Marçal Filho, participou na noite desta segunda-feira (30) da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). O empresário Everaldo Leite Dias assumiu a presidência da entidade no lugar de Paulo Roberto Campione, para um mandato que vai até 2028. O evento foi realizado no auditório da Aced e contou com a presença de lideranças políticas, empresários e convidados.Durante seu discurso de despedida, Campione afirmou sair com a sensação de dever cumprido, destacando o fortalecimento do associativismo e o papel da Aced, que neste ano celebra 80 anos de história, no crescimento econômico e político de Dourados.Eleito no dia 20 de maio, Everaldo Leite assume com a missão de fortalecer o comércio local diante de desafios como a concorrência com o mercado digital e a escassez de mão de obra qualificada. Com 45 anos de atuação no setor, ele propõe dar continuidade aos projetos da entidade, como o Programa Despertar para o Trabalho. “O comerciante douradense pode esperar de mim um presidente parceiro do setor e defensor da liberdade econômica”, enfatizou. “Nossa diretoria está unida e empenhada no desenvolvimento do comércio e da nossa Dourados” declarou.Em seu pronunciamento, o prefeito Marçal Filho elogiou a gestão de Campione e desejou sucesso à nova diretoria. Ele destacou a trajetória de Everaldo à frente do tradicional estabelecimento Pão Dourado, que, segundo ele, se tornou um espaço de debate sobre os principais temas da cidade. “Everaldo é meu amigo de longa data”, afirmou. “A Aced acompanhou e continua acompanhando todo o desenvolvimento de Dourados”, destacou o prefeito. “É uma entidade fundamental para o nosso progresso”, concluiu.Marçal também falou sobre os avanços da gestão municipal. Disse que encontrou a prefeitura em uma realidade defasada, com pouca digitalização e processos burocráticos, e que está trabalhando para modernizar os serviços. “Estamos implantando atendimento humanizado, serviços online e enfrentando desafios que há anos afetam o setor produtivo”, ressaltou o prefeito. “Dourados não pode ser apenas a segunda maior cidade do Estado, precisa ser a melhor”, enfatizou.O prefeito citou ainda a retomada dos voos comerciais, em setembro, como um impulso para a economia local, e destacou a união da classe política como fator determinante para as conquistas da cidade.Estiveram presentes na solenidade o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os deputados estaduais Neno Razuk, Renato Câmara e Zé Teixeira, além da presidente da Câmara Municipal, vereadora Liandra Brambilla, e demais vereadores da Câmara Municipal, além de empresários e convidados.Nova diretoria executiva da Aced (2025-2028):Diretoria Executiva: Conselho Fiscal: Conselho Consultivo:
Elias Ishy visita UTR na Capital e busca avanço da reciclagem em Dourados
Com o objetivo de buscar referências e alternativas para ampliar o sistema de coleta e reaproveitamento de resíduos sólidos em Dourados, o vereador Elias Ishy (PT) esteve em Campo Grande na última semana, onde visitou a Unidade de Triagem de Resíduos, localizada no Parque do Lageado. A visita foi guiada por Daniel Arguello Obelar, integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que apresentou toda a estrutura da unidade. A UTR conta com galpões amplos, esteiras, estações de trabalho, máquinas de prensa, empilhadeiras, refeitório, banheiros e outras instalações que garantem condições dignas aos trabalhadores. Para o vereador, Dourados precisa avançar significativamente no que diz respeito à política municipal de reciclagem. “Apesar de muitos moradores estarem dispostos a separar o lixo, é necessário ter um sistema estruturado que atue na educação ambiental, coleta seletiva eficiente, transporte adequado e uma unidade para o destino final dos recicláveis”, destacou Ishy. Atualmente, o município conta com a atuação da Associação dos Agentes Ecológicos – Agecold, mas, segundo o parlamentar, ainda falta um plano efetivo de reciclagem que envolva desde a conscientização da população até o suporte técnico e estrutural necessário aos trabalhadores do setor. Ishy lembrou ainda que Dourados foi pioneira no estado ao implantar um aterro sanitário em 2004, que chegou a ser referência em Mato Grosso do Sul. No entanto, ele avalia que, desde então, pouco se avançou em políticas voltadas à reciclagem. “Conhecer experiências como a de Campo Grande e de cidades como Curitiba e Florianópolis, que tem como meta reciclar 90% dos resíduos até 2030, nos inspira e aponta caminhos. Precisamos transformar essa realidade em Dourados, com políticas públicas consistentes e integradas”, concluiu o vereador, que também preside a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal.
Homem morre ao capotar carro em rodovia da fronteira de MS
Erasmo Benitez, de 29 anos, morreu em um grave acidente ocorrido nesta segunda-feira (30), no anel viário de Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai. Segundo informações divulgadas até o momento, o homem perdeu o controle do veículo que dirigia e capotou. Ele estava sozinho no carro e morreu ainda no local. Equipes da PM (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência e isolar a área. Erasmo era uma pessoa bastante conhecida na região no meio esportivo local. As causas do acidente ainda serão investigadas.








