Com o objetivo de fortalecer a formação de base de estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) realiza nos dias 5 e 6 de julho, das 7h às 17h, a competição da modalidade de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, na faixa etária de 15 a 17 anos. As competições acontecerão no Parque Ayrton Senna. Ao todo, cerca de 460 pessoas participam entre atletas, técnicos e dirigentes. O evento reúne estudantes de 15 a 17 anos, representantes de 31 municípios sul-mato-grossenses. O evento tem caráter seletivo para a etapa nacional, os Jogos da Juventude realizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), promovendo não apenas o espírito competitivo, mas também a inclusão de jovens atletas de diferentes regiões do estado. A competição já se consolidou como referência em nível estadual e cresce a cada edição. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o momento é de grande importância para o fortalecimento do esporte escolar e para a descoberta de novos talentos. “Estamos muito felizes com o crescimento do atletismo em nosso estado. Para que esse avanço continue, precisamos organizar competições cada vez mais bem estruturadas e acessíveis a todos os municípios e temos feito isso.” Segundo a diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, Karina Quaini, a modalidade tem ganhado cada vez mais força, e os atletas vêm se destacando em nível nacional. “O atletismo funciona como seletiva para a fase nacional. Além dos campeões, atletas que atingem os índices exigidos também podem ser convocados, o que permite que até segundos ou terceiros colocados avancem, dependendo da prova. A modalidade está crescendo rapidamente no estado: o número de participantes subiu de cerca de 300, no ano passado, para quase 460 este ano, estabelecendo um recorde. Mesmo sem pistas oficiais, os municípios têm desenvolvido o atletismo com os recursos disponíveis, formando muitos atletas e garantindo uma representação estadual de destaque no cenário nacional”, destacou Karina. As competições ocorrerão no Parque Ayrton Senna, localizado na Rua Jornalista Valdir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho, em Campo Grande. Os atletas começarão a ser recebidos no dia 4 de julho, a partir das 19h. A entrega da premiação será realizada no dia 6 de julho (domingo), a partir das 18h, no SINPOL-MS, localizado na Rua Teodoro Carvalho, 225 – Conjunto José Abraão. Para mais informações, acesse:Informativo Atletismo – Jogos Escolares da Juventude de MS (15 a 17 anos) Bel Manvailer, Comunicação Setesc
PRF apreende 35 Kg de maconha “ICE” no Mato Grosso do Sul
APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 35,5 Kg da maconha conhecida como “ICE”, nesta quinta-feira (3), em Bataguassu (MS). A apreensão ocorreu na BR-267, durante fiscalizações de rotina. Os policiais abordaram um Chevrolet/Prisma e notaram que o condutor apresentou nervosismo durante a fiscalização. Os policiais ficaram desconfiados e realizaram uma busca minuciosa no veículo, quando encontraram várias embalagens de maconha escondidas dentro da carroceria do automóvel. A droga é de um tipo conhecido como “ICE”, sendo mais forte do que a maconha comum. O motorista não deu informações sobre origem ou destino do ilícito, ele foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Bataguassu (MS), juntamente com a droga.
Polícia Civil prende dois por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação em Dourados
Nesta quarta-feira (2), a equipe de investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira – DEFRON deu sequência a uma série de diligências visando apurar a atividade do que ficou conhecida como “Narcomuambeiros”: indivíduos que se valem do subterfúgio de transportar produtos de contrabando e descaminho para transportar drogas. Os policiais civis equipe identificaram que um barracão, localizado no Jardim Santa Maria, em Dourados, que estaria sendo utilizado para preparação um veículo, tipo câmera fria, para transporte dos produtos. Apurou-se, ainda, que o veículo estaria sendo abastecido de produtos ilícitos por um veículo tipo Ônix, cor branca, modelo hatch, o qual estaria vindo de residências localizadas em Vila Vargas. Em diligências no local, apurou-se que, de fato, havia um veículo tipo câmera fria no barracão que se havia notícias de estar sendo utilizado para o delito. Por este motivo foi realizada diligência no local, onde se confirmou a existência de produtos ilícitos em compartimentos ocultos do veículo. Posteriormente os policiais identificaram o veículo utilizado pelo grupo criminoso para transporte dos entorpecentes e produtos ilícitos, um veículo Ônix, cor branca, tipo hatch, que estava no interior de uma residência de onde exalava um forte odor de entorpecente tipo maconha. Foi feito ingresso no local, apreendendo-se vultosa quantia de maconha (469kg) e skunk (22kg), produtos eletrônicos, cabelo de origem desconhecida e outros produtos ilícitos, na posse de dois indivíduos. Analisado o veículo Ônix, foi possível identificar que o mesmo se trata de produto de roubo/furto. Por esse motivo, J.V.B.C. (25) e C.D.R.P. (19) foram presos em flagrante pelo delito de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
MPMS apura riscos ambientais causados por chorume em aterro sanitário de Dourados
Uma denúncia envolvendo o descarte irregular do lixiviado, popularmente conhecido como chorume, levou a 11ª Promotoria de Justiça de Dourados a abrir um inquérito civil para apurar supostas irregularidades no tratamento do lixiviado (chorume) proveniente do aterro sanitário do munícipio. A ação decorre de uma notícia de fato registrada a partir de reclamações do Instituto Ciências Aplicadas, Tecnologia e Inovação (Plenus), que levantou preocupações e apontou falhas no tratamento do resíduo proveniente da decomposição dos resíduos sólidos no município. A denúncia aponta que o tratamento do chorume, um resíduo altamente tóxico, não estaria sendo realizado de forma adequada, colocando em risco o meio ambiente e a saúde da população local. O MPMS reforça a necessidade de apuração aprofundada, uma vez que o manejo deficiente do chorume representa uma ameaça grave ao equilíbrio ambiental e à saúde da população. Por isso, como parte das diligências, foi solicitado ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informações sobre licenças, condicionantes e ações de fiscalização, aguardando resposta até o momento. A demora na obtenção de dados técnicos impede a plena instrução do procedimento, reforçando a importância da investigação civil. De acordo com o Promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior, o gerenciamento inadequado do chorume pode resultar na contaminação de solos, lençóis freáticos e corpos d’água, além de representar uma ameaça à saúde pública. Por isso, a instauração do inquérito visa colher depoimentos, documentos e informações técnicas que possam esclarecer a real situação do efluente e o cumprimento das legislações ambientais, além de buscar medidas para evitar danos futuros.
Referência nacional: com obras, investimentos e tecnologia, MS vai universalizar serviço de esgoto até 2028
Mato Grosso do Sul será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar a coleta e tratamento de esgoto. Esta conquista será atingida até 2028, e o segredo desse sucesso são grandes investimentos em obras, tecnologia de ponta e sistemas modernos que vão melhorar a qualidade de vida do sul-mato-grossense, levando saneamento básico para dentro da casa das pessoas, evitando uma série de doenças. Esse esforço concentrado do Governo do Estado conta com a contribuição efetiva de uma PPP (Parceria Público-privada) que começou a valer em 2021. Esta visão de futuro permitiu que grandes investimentos privados pudessem alavancar o setor e dessem o suporte que apenas o Estado, sozinho, não teria condições de suprir. Em junho deste ano a cobertura de esgoto chegou a 70% da área urbana do Estado. Para chegar a universalização é preciso alcançar o patamar de 90%, que deve ser alcançado em 2028. Isto leva em conta as ligações de esgoto gerais e não o percentual de cada cidade. A expectativa do Governo é fechar 2026 com 85,6%% de cobertura e, em 2031, chegar aos incríveis 98%. “O saneamento básico era uma deficiência do Estado no passado, mas agora vamos chegar a universalização em breve. Seremos um dos primeiros do Brasil a conquistar este patamar. Construímos este caminho com uma série de ações corajosas e decisões importantes, como a realização da PPP na área de esgoto, que está em vigor desde 2021. Vamos bater a meta bem antes do que prevê o Marco Regulatório. Isto significa saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, afirmou o governador Eduardo Riedel. Este cenário coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda do saneamento básico brasileiro, já que o Marco Regulatório Nacional estipula que todos os estados devem universalizar a água (99%) e esgoto (90%) até 2033. Assim, o Estado vai bater essa marca cinco anos antes. Somente nos últimos quatros anos, foram implantados 553 quilômetros de rede coletora de esgoto em 52 municípios e um distrito, alcançando mais de 1 milhão de pessoas – são mais de R$ 450 milhões investidos. As obras serão feitas nas 68 cidades do Estado que têm a cobertura da Sanesul. Um dos exemplos é a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Dourados, inaugurada em janeiro deste ano e que é símbolo de tecnologia e modernidade. A ETE Laranja Doce atende 25% da demanda de Dourados. Mais nova e moderna, tem capacidade para tratar 80 litros de esgoto por segundo. Totalmente automatizada, ostenta o patamar de 97,5% de eficiência no tratamento. Com tecnologia de ponta, possui um sistema monitorado por computadores, com manobras feitas de forma remota, dispondo de operadores apenas para limpeza e aplicações de químicos. “O material dela é mais duradouro, toda estrutura é de aço inoxidável e aço vitrificado, diferente das antigas [estações] que eram feitas com concreto, que com o tempo dava muita manutenção. Eficiente, moderna e tecnológica, a unidade roda 24 horas por dia, toda monitorada. Quem ganha é a população e o meio ambiente”, explicou Douglas Cunha, supervisor regional da Ambiental MS Pantanal, empresa parceira na PPP do esgoto. Estes grandes investimentos refletem na vida das pessoas. A douradense Sarita Ribeira da Silva mora no bairro Água Boa. A rede de esgoto chegou na frente da sua casa faz um ano e meio. Ela inclusive já fez a sua ligação e tem consciência dos benefícios e vantagens que ganhou. “Saneamento básico é muito importante principalmente para saúde, é o começo de tudo. Além disso, a rede de esgoto traz uma valorização grande no meu imóvel. Todo mundo aqui no bairro ficou feliz, porque não querem mais fossas sépticas. Sou nascida aqui em Dourados, morei em São Paulo e voltei para cidade. É muita satisfação saber que o Estado está rumo à universalização do esgoto”. Conquista e valorização As grandes conquistas do Estado no saneamento não ficaram apenas nos grandes centros, mas chegaram também na fronteira. Em Ponta Porã a rede de esgoto já está universalizada, com 98% de cobertura. Um exemplo para o Estado e Brasil. Isto é fruto de uma série de obras, que vão desde implantação de redes coletoras e elevatórias, até as ligações domiciliares. Muitas inclusive já foram finalizadas. Morador do bairro Vila dos Professores, Sebastião Neris Prada contou que a chegada do esgoto era um pedido antigo e que todos se surpreenderam quando esta nova realidade bateu em suas portas. Obras em Ponta Porã “Nosso bairro é novo, tem 13 anos. Faz tempo que a gente cobrava a implantação da rede. Agora fomos contemplados, isto facilita a vida de todos. Com a fossa a cada 40 dias tinha de esvaziar ela. Agora não precisa, está ajudando bastante a comunidade. Na época da obra tem aqueles transtornos, mas depois ficam os benefícios”. Sebastião conhece as vantagens na área de saúde, mas ficou impressionado com a parte econômica, pois sua residência foi valorizada. “A valorização do imóvel também é um ponto importante, por exemplo os novos residenciais já exigem iluminação, asfalto e esgoto. Se alguém quiser vender ou comercializar a casa, faz diferença. Sempre pedem informações sobre esta questão”. Obra de elevatória A cidade inclusive continua com várias obras em andamento. Uma delas é na Rua dos Flores, no bairro Jardim Independência. Lá a rede de esgoto está sendo implantada. Desde que começaram os trabalhos, Luiz Falcão acompanha a obra que está na frente da sua residência. Como um “fiscal do povo” presta atenção nos detalhes, ansioso para ver esta nova realidade na sua vizinhança. “Uma obra importante, eu sei que o esgoto melhora nossa condição de vida. Sabemos que interfere na nossa saúde, além de valorizar o imóvel. Moro aqui nesta casa há 40 anos. Aqui é um bairro antigo, tranquilo e bom para se morar. Só faltava chegar o esgoto. Quando se tem obra sempre tem quem reclama, mas quando termina tem a melhora, até porque já sofremos muito com fossa”, conta Falcão. Célio Poveda, gerente regional da Sanesul, conta que as obras e este percentual alto (cobertura) em Ponta
Atletas de Dourados conquistam bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Cadete
Dois atletas de Dourados brilharam no Campeonato Brasileiro de Judô, classe Cadete, disputado no último fim de semana (28 e 29) em Salvador (BA), ao conquistarem medalhas de bronze. A competição reuniu 471 judocas de todo o país, entre eles 25 atletas de Mato Grosso do Sul, representando seis escolas estaduais. O destaque douradense veio do Clube Judô Sakurá, que enviou oito atletas à competição: Diogo Kenzo Ura, Érico Iamamoto Shuch Schants, Pedro Henrique Limper, Gabriel Arruda da Silva, Vitória dos Santos Martini, Mirella Santos de Souza, Evelyn de Alencar Gomes e Mariana Pieta Giachini. Mariana Piveta Giachini, considerada uma das grandes promessas do judô feminino sul-mato-grossense, conquistou o bronze na categoria até 70 kg. Já Gabriel Arruda da Silva também garantiu a medalha de bronze na categoria acima de 90 kg, também representando o clube douradense. O técnico da equipe, Jorge Henrique Perazolo Yamakawa, celebrou o resultado como um marco para o clube. “Foi um feito histórico. Fomos o clube do Estado que mais levou atletas ao campeonato nacional. Isso mostra que estamos desenvolvendo o judô de forma séria e consistente”, afirmou. “Obtivemos duas medalhas de bronze com Gabriel e Mariana. Parabéns aos atletas, isso é fruto de muita dedicação e empenho. Agora é corrigir os erros, treinar mais e voltar ainda mais fortes no próximo ano”, completou o técnico, que também agradeceu o apoio dos pais. “Sem o incentivo deles, seus filhos não estariam em Salvador disputando esse campeonato.” A conquista reforça o protagonismo de Dourados no cenário estadual e nacional do judô de base, impulsionando o desenvolvimento da modalidade entre jovens atletas da cidade.
Bicampeã brasileira de Kickboxing destaca apoio da Funed
A atleta douradense Cristiane Ávila esteve na Prefeitura de Dourados na manhã desta quinta-feira (03) para agradecer pessoalmente ao prefeito Marçal Filho pelo apoio da administração municipal que viabilizou sua participação no 34º Campeonato Brasileiro de Kickboxing. O encontro também celebrou as conquistas recentes da lutadora, que trouxe para a cidade uma medalha de ouro e uma de prata, se consolidando como uma das maiores referências do esporte em Mato Grosso do Sul. Única representante de Dourados contemplada no programa Bolsa Atleta da Fundesporte na modalidade Kickboxing, Cris reforçou seu compromisso com o alto rendimento e com a inspiração de novos atletas. No campeonato nacional, realizado entre os dias 18 e 22 de junho, em Brasília, a atleta protagonizou lutas emocionantes e entrou para a história como a única mulher faixa preta do estado a conquistar os títulos de bicampeã brasileira, com vitórias em 2023 e 2025. Durante a visita, o prefeito Marçal Filho destacou o orgulho que é para Dourados ter uma atleta com o desempenho e a dedicação de Cris Ávila. “Ela representa nossa cidade com garra e excelência. É um exemplo para os jovens e um motivo de orgulho para todos os douradenses”, afirmou. Cris também agradeceu à diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Gisely Assunção, que, pela primeira vez, garantiu apoio financeiro da Prefeitura para sua participação em um campeonato nacional. “Essa conquista não é só minha”, enfatizou. “Ela é resultado de muitas mãos que acreditam no esporte como transformação”, destacou. “Sou grata por cada passo e sigo mostrando aos meus alunos que com foco, disciplina e apoio, a gente vai longe”, completou a atleta. O desempenho de Cris no Brasileiro de 2025 foi marcante. Após duas finais acirradas, ela virou o placar nos segundos finais do último round, garantindo o título de campeã brasileira na modalidade Kick Light e o vice-campeonato no Light Contact. Seu currículo impressiona: tricampeã estadual, bicampeã da Copa MS, bicampeã do Fighters Tournament, bicampeã do Campeonato Brasileiro Centro-Oeste, campeã da Panamerican Cup, além de medalhas de prata e bronze na Copa Brasil e bronze no Pan-Americano. A assinatura do Bolsa Atleta da Fundesporte, realizada em 1º de julho, representa um reforço essencial para a continuidade de sua carreira. “Mais do que um incentivo financeiro, é a valorização do nosso esforço. Isso mostra que o poder público acredita em nós”, completou Cris. Agora, ela se prepara para representar o Brasil no Mundial de Kickboxing 2025 em Abu Dhabi, o maior evento da modalidade.
Inspetor Cabral cobra retirada de cartazes irregulares em postes e semáforos de Dourados
Durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (30), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou uma indicação solicitando a realização de uma ação conjunta de fiscalização para a retirada de cartazes irregulares fixados em postes de energia e estruturas de semáforos em diversos pontos da área urbana de Dourados. O parlamentar chama atenção para a grande quantidade de anúncios com mensagens como “compra-se ouro”, “aulas de violão”, “búzios e tarô”, entre outros, colados de forma irregular em espaços públicos. Além de configurar poluição visual e contrariar a legislação municipal, inclusive como crime ambiental, esses materiais comprometem a estética da cidade e podem gerar riscos à segurança no trânsito. Em um dos pontos da cidade, na Avenida Presidente Vargas com a Weimar Gonçalves Torres, foi constatado que um cartaz chegou a obstruir parcialmente a visão do semáforo, o que evidencia a urgência da intervenção. A recomendação é que o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), com apoio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e da Secretaria de Governo, promova a retirada imediata dos cartazes, adotando ainda medidas para coibir a reincidência, como a notificação e responsabilização dos anunciantes. “A ocupação irregular desses espaços públicos, além de ser ilegal, compromete a imagem da cidade, prejudica a paisagem urbana e desrespeita os princípios de ordenamento e uso adequado do espaço público. Nosso objetivo também é contribuir para uma cidade mais bonita, limpa e organizada”, destacou o vereador. A indicação foi encaminhada ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, e ao secretário de Planejamento, Fábio Luis da Silva.
Iluminação de LED chega ao BNH 4º Plano e modernização avança em Dourados
A Prefeitura de Dourados segue avançando com o plano de modernização da iluminação pública e, nesta semana, iniciou a instalação de luminárias de LED na região do bairro BNH 4º Plano. O prefeito Marçal Filho e o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, acompanharam os trabalhos nesta quinta-feira (3). Em breve, um dos habitacionais mais antigos de Dourados contará com a mesma iluminação pública instalada nas principais avenidas e ruas de grande tráfego de pessoas e veículos. Marçal Filho destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Dourados. “Ainda estamos muito distante do ideal, mesmo porque a licitação para contratação da empresa que atuará na iluminação pública está em andamento, mas não estamos medindo esforços para colocar as equipes da prefeitura na rua, mesmo sob frio intenso, para modernizar a iluminação”, enfatizou o prefeito. A ação iniciada no BNH 4º Plano faz parte de um cronograma iniciado em maio que já passou pelos bairros Jardim Flórida I e II, região universitária (Unigran, Anhanguera e Faculdade de Direito da UFGD), Vila Popular, Avenida Guaicurus (acesso ao aeroporto), Praça do Zé Tabela e Ciclovia da Coronel Ponciano. Em todos esses locais, a população já desfruta de uma iluminação pública moderna, toda com LED, que deixam as vias muito mais seguras. Com um aditivo firmado junto à empresa SPE Iluminação Dourados, estão previstas a implantação de 3,5 mil luminárias de LED nas próximas semanas. Segundo Ângelo Gomes, cerca de 2,5 mil já foram instaladas e estão em funcionamento. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos avaliam as localidades de maior fluxo de pessoas no período noturno para instalar o novo sistema de iluminação pública, seja substituindo as lâmpadas de mercúrio por LEDs ou instalando modernas luminárias. As equipes de eletricistas atuam de segunda a sábado. À noite, identificam pontos com problemas e, durante o dia, realizam a manutenção. Em muitos casos, os serviços envolvem mais do que a simples troca de lâmpadas queimadas. Fiações cortadas, especialmente em postes com infraestrutura compartilhada com operadoras de internet e telecomunicações, são causas recorrentes dos apagões. As próximas etapas da substituição de lâmpadas estão previstas para vias centrais e comerciais, como as ruas Benjamin Constant, João Vicente Ferreira, Dos Missionários, Melvin Jones, Joaquim Alves Taveira, Quintino Bocaiúva e Firmino Vieira de Mattos, além de outros trechos nos bairros. O objetivo da gestão municipal é substituir 100% das lâmpadas antigas (amarelas) por tecnologia LED até o final do mandato. “Nosso objetivo é garantir mais segurança, economia e eficiência para a população”, afirmou Marçal Filho. “A cidade está ganhando cara nova”, enfatizou. “Ações como mutirões de limpeza, troca de lâmpadas e organização da fiação estão entre nossas prioridades na área de serviços urbanos”, finalizou o prefeito.








