Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (19), em Maracaju, 207 pneus para caminhão que eram transportados em uma carreta bitrem Scania. Na ação, dois homens, de 47 e 51 anos de idade, foram presos. Os militares realizavam bloqueio na MS-164, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Durante entrevista, o motorista e o passageiro, que são irmãos, apresentaram versões desencontradas sobre o motivo da viagem. Em vistoria nos dois semirreboques atrelados à carreta, os policiais localizaram os pneus de origem estrangeira. Questionados, os homens afirmaram que pegaram a carga na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e a levariam até o município de Alto Taquari, no Estado de Mato Grosso. Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Secretaria de Agricultura Familiar lança edital para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e do Empreendedor Familiar Rural, divulgou o Edital de Chamada Pública nº 004/2025 para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa tem como objetivo garantir alimentação saudável e de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino e de forma simultânea fortalece a produção local e regional.Os interessados deverão apresentar a documentação de habilitação e o projeto de venda no dia 10 de fevereiro de 2026, às 10h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Pedro Leite de Farias, nº 3.805, Parque dos Jequitibás. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município nº 6.550, divulgado nesta terça-feira (20), e também está disponível no portal oficial da Prefeitura de Dourados. Podem participar da chamada pública fornecedores individuais, grupos informais ou grupos formais da agricultura familiar, conforme as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A contratação contempla a aquisição de diversos gêneros alimentícios especificados no Anexo I do edital, entre os quais estão abóbora, banana, beterraba, cenoura, mamão, melancia, pepino, rúcula, salsinha, tomate, entre outros que irão abastecer escolas e centros de educação infantil da rede municipal, de acordo com a demanda do Departamento de Nutrição Escolar. O contrato terá vigência a partir da data de assinatura até o final do exercício financeiro de 2026, podendo ser prorrogado conforme prevê a Lei Federal nº 14.133/2021. Os recursos utilizados são provenientes de transferências do FNDE destinadas ao PNAE. Contratação contempla a aquisição de diversos gêneros alimentícios para alimentar alunos da Reme- Crédito: Assecom A seleção das propostas seguirá critérios técnicos estabelecidos no edital, priorizando fornecedores locais e regionais, respeitando a legislação vigente. O cronograma prevê a divulgação do resultado preliminar no dia 12 de fevereiro, período de recursos entre os dias 13 e 20 de fevereiro e a assinatura dos contratos a partir de 5 de março de 2026. O edital completo pode ser observado no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br ou clique aqui e seja direcionado ao documento. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (67) 2222-1613.Por meio de ações como esta, a Prefeitura de Dourados reafirma o compromisso com a segurança alimentar dos estudantes e com o fortalecimento da agricultura familiar.
Rogério Yuri acompanha governador em exercício e reforça parceria por obras de saneamento em Dourados
O vereador Rogério Yuri (PSDB) acompanhou, durante o final de semana, a agenda oficial do governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, em Dourados. Ao lado do prefeito Marçal Filho (PSDB), o governador visitou as instalações da Sanesul no município, onde inspecionou os serviços em execução e o andamento das obras de ampliação do sistema de saneamento básico. A agenda contou ainda com a presença do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, além de diretores da empresa. Com experiência na área de projetos da Sanesul, onde atuou no início de sua carreira, Rogério Yuri destacou os avanços expressivos alcançados em Dourados, resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Hoje conseguimos atingir cerca de 90% de tratamento de esgoto em Dourados. Isso é algo imensurável no cenário nacional. Poucas cidades do país avançaram tanto quanto Mato Grosso do Sul e Dourados, levando rede de esgoto e água de qualidade para a população”, afirmou o vereador. Ao falar sobre a continuidade das obras necessárias para a universalização do saneamento básico, Rogério Yuri pediu compreensão da população diante dos transtornos temporários causados pelas intervenções nos bairros e distritos. “É inevitável cortar o asfalto. Em dias de chuva, vira barro; em dias de sol, poeira. Mas precisamos pensar no futuro. Essas obras são fundamentais para garantir o tratamento de esgoto em toda a cidade”, ressaltou. O parlamentar também destacou os impactos positivos do saneamento básico na saúde pública. “Para cada R$ 1 investido em saneamento, economizam-se R$ 4 em despesas com saúde pública. É um investimento que reflete diretamente na qualidade de vida da população”, enfatizou. Rogério Yuri finalizou reafirmando seu compromisso com a fiscalização das obras e a cobrança por serviços de qualidade, em sintonia com as gestões municipal e estadual. “Vamos continuar cobrando para que as obras sejam bem executadas, para que a população seja atendida e para que possamos avançar na saúde pública, reduzindo os problemas nos postos de saúde e hospitais. Esse é o compromisso do nosso mandato”, concluiu.
Imam inicia plantio de 280 mudas de ipês na Coronel Ponciano
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente (Imam), deu início nesta terça-feira (20) ao plantio de 280 árvores de ipês, das espécies roxo, amarelo e branco, ao longo da Avenida Coronel Ponciano. A ação tem como objetivo recompor a arborização retirada quando do início das obras de duplicação da via, um das principais artérias da cidade. Paralelo ao plantio dos ipês no canteiro central da Coronel Ponciano, o prefeito Marçal Filho fez o plantio de duas mudas de Jequitibás na área de gramado em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM). Todas as espécies plantadas são produção do Viveiro de Mudas Municipal e serão plantadas ao longo da via, até o trevo da BR-163. “Nós estamos plantando aqui um Jequitibás. Na verdade. É o Parque Jequitibás, o bairro que fica ao fundo da Prefeitura”, comentou o prefeito, reforçando que o plantio de mudas de ipês em toda a extensão revitalizada na Coronel Ponciano, repara a supressão de todas as árvores da via quando da duplicação. Marçal enfatizou que a ideia é fazer de Dourados uma cidade cada vez mais bonita. “Vamos plantar ipês roxo e amarelo”, anunciou. “Imaginem como vai ficar linda essa Coronel Ponciano quando chegar a época de florescerem”, mencionou o prefeito. “Vai ficar uma maravilha!”. Participaram da ação, o responsável pelo Viveiro Municipal, Antonio Casarotto, o diretor da Guarda Municipal Jamil Matos e os secretários Fabio Luis (Imam) e Bruno Pontin (Agricultura Familiar). PLANO DE ARBORIZAÇÃO A Prefeitura de Dourados iniciou neste mês de janeiro uma nova etapa do Plano Municipal de Arborização, com a intensificação do replantio e do plantio de árvores em áreas urbanas. A ação tem como objetivo recompor a vegetação após a supressão de aproximadamente 400 árvores que estavam condenadas por risco de queda, doenças ou danos estruturais. Grande parte dessas remoções já foi concluída e o replantio começou pela região central da cidade. Desde setembro do ano passado, a administração municipal vem realizando a retirada gradativa de árvores condenadas na região central. Como contrapartida ambiental pela Prefeitura de Dourados, está previsto o plantio de cerca de 800 novas mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal, administrado pelo Imam. Em recente visita ao Viveiro, o prefeito destacou a importância da arborização para a qualidade de vida em Dourados e ressaltou o papel estratégico do Viveiro Municipal nesse processo. “Arborizar a cidade é investir em saúde, em meio ambiente e em qualidade de vida”, enfatizou. “As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e tornam os espaços urbanos mais humanos”, prosseguiu. “O Viveiro Municipal é fundamental para que esse trabalho seja feito com planejamento, responsabilidade ambiental e participação da comunidade”, completou Marçal Filho.
Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS
Com o aumento expressivo do transporte irregular de medicamentos utilizados no tratamento da obesidade e do sobrepeso nas rodovias estaduais, as forças de segurança vinculadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) têm intensificado, nos últimos meses, as apreensões desse tipo de produto, popularmente conhecido como “caneta emagrecedora”. As mercadorias, em sua maioria oriundas do Paraguai, são frequentemente interceptadas durante ações de fiscalização na região de fronteira por equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv). Levantamento da Sejusp aponta que, desde 2025, já foram apreendidas mais de 3 mil caixas desse tipo de produto, cada uma contendo, em média, quatro unidades do medicamento. Somente na primeira quinzena de 2026, 189 caixas foram retiradas de circulação nas rodovias estaduais, evidenciando a continuidade e a intensidade dessa modalidade criminosa. O comandante do DOF, Tenente-Coronel Wilmar Fernandes, explica que as apreensões das canetas emagrecedoras ocorrem, em sua maioria, durante ações de combate a crimes transfronteiriços, especialmente contrabando e descaminho. Segundo ele, os produtos ilegais costumam ser transportados junto a outras mercadorias, como eletrônicos, perfumes e cigarros, na tentativa de burlar a fiscalização. “Essas canetas têm sido encontradas em meio a cargas de descaminho e contrabando. Por se tratar de um produto que não possui autorização de importação pelos órgãos reguladores do país, a entrada é considerada crime de contrabando. Conforme previsto em lei, o responsável é autuado, o material é apreendido e encaminhado à Polícia Federal e, posteriormente, à Receita Federal, para os procedimentos legais”, detalhou o comandante. Uma das ocorrências que chamaram a atenção nesta primeira quinzena de 2026 foi registrada durante uma abordagem realizada por equipes do BPMRv na rodovia MS-386, em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã, quando os policiais localizaram os produtos ocultos no compartimento do estepe de um veículo. O comandante do BPMRv, Tenente-Coronel Vinícius de Souza Almeida, destaca que, diante do aumento desse tipo de crime, o batalhão tem reforçado a presença ostensiva e as fiscalizações nas rodovias estaduais, especialmente nos trechos próximos à fronteira. Segundo ele, as ações seguem voltadas tanto à segurança viária quanto ao enfrentamento aos crimes transfronteiriços, o que tem permitido a identificação e a interceptação do transporte irregular de medicamentos. “Temos percebido que os responsáveis adotam estratégias cada vez mais sofisticadas para tentar ocultar as mercadorias, utilizando compartimentos escondidos e até o estepe dos veículos. Ainda assim, a rotina operacional, a observação atenta durante as abordagens e a experiência das equipes possibilitam a localização desses produtos e a retirada deles de circulação”, afirmou. O secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, reforça que o enfrentamento ao transporte ilegal de canetas emagrecedoras integra uma estratégia mais ampla de combate aos crimes transfronteiriços no Estado. “As forças de segurança de Mato Grosso do Sul estão atentas a essa nova dinâmica criminosa e atuam de forma integrada para coibir a entrada de produtos ilegais no território estadual. Além de configurar crime, esse tipo de mercadoria representa risco direto à saúde da população quando utilizado sem prescrição médica, o que torna ainda mais necessária a intensificação das ações de fiscalização, especialmente nas regiões de fronteira e nos principais corredores rodoviários”, destacou. Joilson Francelino, Sejusp
Prefeitura capacita servidores para adoção de sistema “Papel Zero” em pagamentos
A Prefeitura de Dourados está realizando treinamento técnico de servidores para a implantação do modelo “Papel Zero” no âmbito da Secretaria Municipal de Fazenda, sobretudo no sistema destinado à tramitação e ao armazenamento eletrônico de documentos vinculados à execução orçamentária da despesa pública no município de Dourados. “Essa capacitação atende determinação do prefeito Marçal Filho de buscar economicidade na gestão pública e, ao mesmo tempo, agilizar as respostas às demandas do cidadão”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda. O treinamento foi supervisionado pelo servidor Milton Cassuci Tavares, responsável pelo Núcleo de Modernização da Administração Fazendária da Secretaria Municipal de Fazenda. “Participaram da capacitação servidores dos setores financeiros de todas as Secretarias Municipais, já que este setor de faturamento será impactado neste primeiro momento e, na sequência, os demais setores também acabarão adotando o sistema ‘Papel Zero’ na gestão do prefeito Marçal Filho”, ressalta Suelen Nunes. Nesta primeira fase, o sistema “Papel Zero” será utilizado para a gestão integral dos processos de despesa pública em meio digital, abrangendo solicitações de empenho, liquidação e pagamento, bem como o armazenamento de todos os documentos que compõem esses processos, como comunicações internas, certidões negativas, contratos, termos aditivos, apostilamentos, notas fiscais, ordens bancárias eletrônicas (OBN), notas de empenho, liquidação e pagamento. O novo sistema é uma solução disponibilizada em ambiente web que é responsável pela hospedagem, segurança da informação, proteção do banco de dados, rotinas de backup e atualizações automáticas, não exigindo investimentos adicionais em infraestrutura de tecnologia da informação por parte do município. A implantação do sistema “Papel Zero” tem como objetivo a eliminação do uso de papel no ciclo da despesa pública, reduzindo custos com impressão, digitalização, arquivamento físico e locação de espaços para armazenamento de processos, além de otimizar a rotina dos servidores e diminuir a necessidade de mão de obra destinada exclusivamente à organização de processos físicos. O sistema também promove maior integração entre os setores financeiros das secretarias e a tesouraria municipal, melhora a comunicação interna, reduz retrabalho, amplia a transparência administrativa e facilita auditorias e o controle das despesas públicas. “A implantação do ‘Papel Zero’ integra o conjunto de ações voltadas à transformação digital da Secretaria Municipal de Fazenda”, enfatiza Suelen Nunes. “A iniciativa é mais um passo importante no processo de modernização da gestão pública, assim como já ocorreu com a implantação do IPTU Digital”, continua. “São iniciativas que reduzem custos, aumentam a eficiência administrativa, fortalecem a sustentabilidade e melhoram a prestação dos serviços públicos”, destacou Suelen Nunes. A secretária ressalta ainda que a adoção de soluções digitais permite maior racionalização dos recursos públicos, a redução do uso de papel e a melhoria dos fluxos internos, garantindo mais agilidade, segurança e transparência nos processos administrativos e financeiros do município. “O novo sistema permitirá que a equipe da Secretaria Municipal de Fazenda concentre suas atividades nas funções estratégicas de gestão financeira, orçamentária e tributária”, finaliza a secretária Suelen Nunes Venâncio.
Secretaria de Fazenda alerta que sistema da Receita Federal atrasa emissão de Notas Fiscais
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Fazenda, alerta que, em decorrência da migração do modelo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica para o novo Sistema Nacional de Nota Fiscal, ocorreram impactos operacionais no início do processo de integração entre os sistemas. “Estamos recebendo reclamações de empresas que encontram dificuldades em emitir Notas Fiscais, mas é preciso informar que a culpa por essa instabilidade não é da Prefeitura de Dourados e sim da Receita Federal do Brasil que implantou o novo sistema nacional por exigência da entrada em vigor da Reforma Tributária, sem considerar as particularidades estaduais e municipais”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Saúde. Segundo ela, é comum instabilidade em mudanças estruturais de grande porte na área de tecnologia e a implantação do novo ambiente nacional (ADN) apresentou desafios técnicos relevantes, especialmente nos primeiros dias do ano, quando foram registradas instabilidades que afetaram temporariamente o funcionamento do sistema. “Nos primeiros cinco dias do ano, o ambiente nacional apresentou instabilidade significativa, o que resultou no represamento de notas fiscais, que permaneceram pendentes de integração e processamento”, ressaltou Suelen Nune. Ainda de acordo com a secretária municipal de Fazenda, esse cenário ocasionou atrasos e transtornos temporários aos contribuintes e aos setores que dependem da regularização desses documentos. “Essas notas que ficaram represadas já foram processadas e validadas junto ao ADN, mas, ainda assim, alguns setores estão encontrando dificuldades para validar suas notas e finalizar seus faturamentos”, explica Suelen Nunes. A Secretaria Municipal de Fazenda identificou que desde o dia 6 de janeiro até o último dia 14 houve estabilidade no sistema de emissão de notas fiscais junto ao município, tendo um total de 21.295 DPS enviadas e 18.617 DPS validadas junto ao ADN. “Entre o dia 14 e o final da manhã do dia 15 houve grande instabilidade no sistema causando rejeição de todas as declarações de prestação de serviço (DPS) enviadas”, ressalta a secretária. “A prefeitura trabalhou prontamente junto a fornecedora do sistema analisando e informando de todas as incidências de erros que estavam causando rejeições das DPS junto ao ADN, tendo sido a situação já superada”, completa. Os técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda identificaram, ainda, que entre o dia 1 de janeiro e o dia 19 foram emitidas e validadas 31.854 direto pelo sistema fly e-notas (web), número superior ao de notas emitidas pelo direto pelo sistema fly e-notas (web) no mesmo período do ano de 2025. “Porém a integração DPS por Web Service pelos sistemas próprios dos prestadores de serviços encontra-se em fase de adequações, o que acaba atrasando uma certa quantidade de validação de notas fiscais”, observa Suelen Nunes. De acordo com a secretária municipal de Fazenda, atualmente, observa-se uma evolução positiva no ambiente nacional, com maior estabilidade e com a maior parte das notas fiscais sendo processadas e integradas com sucesso. “As pendências e dificuldades na emissão das DPS estão sendo levantadas e tratadas diariamente junto ao fornecedor do sistema, buscando soluções para que todo setor produtivo possa ser atendido da melhor forma possível neste momento de migração para o sistema nacional”, finaliza Suelen Nunes Venâncio.
Zé Teixeira revela apreensão do setor produtivo para ano de 2026
Enquanto as projeções nacionais indicam recordes de safra, a realidade da porteira para dentro revela uma história diferente, marcada pela cautela e pela apreensão. Quem faz o alerta é o deputado estadual Zé Teixeira, reconhecido como o principal representante da classe produtora no Parlamento sul-mato-grossense. Ao analisar o cenário para 2026, Zé Teixeira desenha um panorama que exige o fortalecimento do produtor rural. Para o parlamentar, que carrega em seus mandatos a marca da defesa intransigente do direito de propriedade, o ano que se aproxima trará custos de produção ainda elevados somados a uma instabilidade jurídica que volta a assombrar regiões produtivas do Estado, como a Grande Dourados e o Cone Sul. O primeiro ponto de atenção levantado pelo deputado é econômico. Acompanhando relatórios de entidades como a CNA, o deputado destaca que o produtor está descapitalizado. “O cidadão comum ouve falar em safra recorde e acha que tudo está muito bem no campo. É um engano. Para 2026, o nosso desafio é sobreviver com margens de lucro apertadas. O custo para plantar e criar continua altíssimo, os juros dificultam o crédito e o preço da saca ou da arroba não acompanhou essa subida. Não adianta batermos recordes de produtividade se a conta não fechar no final. Tem muito produtor pagando para trabalhar e isso é insustentável”. Na questão fundiária, o cenário também é preocupante. Com a indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Temporal se arrastando para 2026, o deputado teme um novo ciclo de invasões, incentivadas pela impunidade e pela morosidade federal. Conhecedor profundo da realidade de regiões como Dourados e Caarapó, Zé Teixeira reforça que o Legislativo precisa atuar como um escudo, cobrando ações enérgicas de segurança pública, já que a solução definitiva em Brasília parece distante. “Nós não podemos aceitar que, em pleno 2026, Mato Grosso do Sul ainda viva sob a lei do medo. A indefinição do Marco Temporal em Brasília virou combustível para invasões aqui no Estado. Como representante do setor, minha posição sempre foi clara: não existe diálogo com a terra invadida. O direito de propriedade é cláusula pétrea da Constituição. O produtor que acorda cedo, gera emprego e coloca comida na mesa não pode ficar refém de movimentos políticos fantasiados de causa social. Aqui no Estado nós vamos continuar cobrando tolerância zero com a ilegalidade”, afirma. A preocupação de Zé Teixeira reflete décadas de atuação. Desde seus primeiros mandatos, o deputado se consolidou como o porta voz do setor produtivo sul-mato-grossense dentro da Assembleia. Para 2026, ele garante que continuará atento contra projetos e ações que prejudiquem o setor e ameacem a segurança no campo. “O agro não para. Trabalhamos todos os dias. A defesa do setor também não pode parar. Seja na briga por pontes e melhores estradas para escoar a safra ou na tribuna contra as invasões, o produtor sabe que aqui tem um parceiro de todas as horas”, finaliza o deputado.
Semsur retoma revitalização das quadras poliesportivas do Parque Antenor Martins
A Prefeitura de Dourados deu sequência, nesta terça-feira (20), às melhorias nas quadras poliesportivas do Parque Antenor Martins, localizado na região do Grande Flórida. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Os trabalhos haviam sido iniciados em novembro, com a pintura do piso das quadras, mas precisaram ser interrompidos devido ao período de chuvas intensas. Com a melhora das condições climáticas, as equipes retomaram os serviços, concentrando agora a intervenção nas paredes e nos acabamentos finais do espaço esportivo. O prefeito Marçal Filho acompanhou a retomada das atividades e participou diretamente da pintura ao lado da primeira-dama Patrícia Leite e dos servidores da Semsur. Durante a ação, ele destacou o cuidado das equipes e a importância da manutenção contínua dos espaços públicos voltados ao esporte e ao lazer. “Cuidar da cidade significa cuidar também dos nossos parques e praças, proporcionando bem-estar e comodidade às pessoas que frequentam esses locais”, observou o prefeito. As quadras do parque são utilizadas diariamente para diversas modalidades, como futsal, basquete e handebol, além de aulas funcionais e atividades como Hit Dance. A revitalização amplia a funcionalidade do local e contribui para oferecer um ambiente mais agradável tanto para atletas quanto para famílias que frequentam o parque. Conhecido popularmente como Parque do Lago, o Antenor Martins é um dos principais pontos de convivência de Dourados e recebe ações permanentes da administração municipal. No ano passado, a prefeitura também concluiu a revitalização da pista de caminhada e mantém serviços regulares de jardinagem e conservação, reforçando o compromisso com a preservação e valorização do espaço. A diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Giselly Amaral, ressalta que esse cuidado com os locais de prática de esportes atende determinação do prefeito Marçal Filho. “A gestão municipal se preocupa em oferecer aos nossos desportistas uma estrutura bem cuidada para que eles possam praticar esporte em ambiente seguro e com infraestrutura”, ressalta.








