A Justiça acolheu o pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, e determinou que o Município de Campo Grande apresente um Plano Técnico Emergencial para conter as erosões e garantir a trafegabilidade da Estrada NS-08, no bairro Chácara dos Poderes. A decisão foi divulgada no Diário da Justiça nesta terça-feira (20). A ação popular foi proposta por uma moradora do bairro em novembro de 2025 contra o Município de Campo Grande e a concessionária de limpeza urbana da cidade. A peça denuncia o colapso estrutural da Estrada NS-08 na região da Chácara dos Poderes. A autora alega que a omissão administrativa prolongada transformou a via pública em um cenário de alto risco, afetando o patrimônio público, o meio ambiente e a segurança da coletividade. Entre os problemas encontrados na via estão: a degradação do solo, crateras profundas, erosões em avanço e trechos que se tornam lamaçais intransitáveis; isolamento e insegurança, com dificuldade de acesso de serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas policiais; interrupção da coleta de lixo, já que os caminhões compactadores não conseguem transitar no local, o que levou a concessionária a suspender o serviço; e falha nas obras de drenagem, que estariam piorando a situação. Com a finalidade de garantir a proteção do interesse público e do meio ambiente, o MPMS manifestou-se pelo prosseguimento da ação e pelo deferimento da tutela de urgência. O objetivo é que sejam adotadas medidas imediatas, eficazes e tecnicamente orientadas, aptas a conter o avanço da degradação da via pública. A Promotoria de Justiça também apontou que já existe cumprimento de sentença contra o Município pela mesma problemática na região, o que reforça a tese de omissão prolongada e inércia estatal. A 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos reconheceu a precariedade da estrada e a necessidade de mitigar riscos, determinando que o Município apresente, em até 30 dias, um Plano Técnico Emergencial contendo: Diagnóstico preliminar e medidas de contenção;Cronograma detalhado de execução e responsáveis técnicos;Ações para preservar a trafegabilidade mínima e conter a degradação. Foi fixada multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento das determinações. Além disso, a Justiça determinou a citação da concessionária para que se manifeste sobre as falhas no serviço, uma vez que ainda não é possível definir se a interrupção ocorre por culpa da empresa ou apenas pelas condições da via. A ação seguirá para a fase de instrução, na qual o MPMS e a Justiça já sinalizaram a necessidade de perícia técnica em engenharia e urbanismo para avaliar a real extensão dos danos e a eficácia das medidas adotadas pela Prefeitura de Campo Grande.
Gaeco/MPMS e 1ª Promotoria de Justiça de Terenos deflagram 2 operações simultâneas para combater fraudes em licitações
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPMS) e da 1ª Promotoria de Justiça de Terenos, deflagrou, na manhã de ontem, duas operações simultâneas, denominadas Operação “Collusion” e Operação “Simulatum”, para cumprimento de 6 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão. Collusion: 6 mandados de prisão e 23 de busca e apreensãoSimulatum: 7 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas em Terenos, Campo Grande e Rio Negro. A operação “Collusion” investiga organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública, em especial fraudes a licitações e contratos públicos, bem como crimes correlatos, mediante conluio entre os investigados para a obtenção de contratos relacionados a materiais e serviços gráficos firmados com o Município e a Câmara Municipal de Terenos, desde o ano de 2021. De outro giro, a operação “Simulatum” apura a existência de organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública, mediante fraude em contratos de publicidade e locação de equipamentos de som firmados com a Câmara Municipal de Terenos, também desde o ano de 2021. Os trabalhos executados na data de ontem contaram com apoio operacional do Batalhão de Choque da Polícia Militar. A expressão em inglês “Collusion”, que significa “conluio”, remete à ideia de acordos ilícitos realizados entre os investigados com o objetivo de fraudar contratos públicos. Já o nome “Simulatum”, que no latim, quer dizer “simulado”, refere-se à forma de atuação dos investigados, os quais simulavam competição entre si com o objetivo de praticar os crimes em questão.
Policiais civis prendem homem que vendia medicamento para emagrecimento contrabandeado
Nesta quarta (21), após o recebimento de diversas denúncias anônimas e informações acerca possível comercialização irregular de medicamento de origem estrangeira no município de Brasilândia, a Polícia Civil realizou diligências para apurar a veracidade. Durante monitoramento e campana, os policiais civis confirmaras as informações, abordando o suspeito J.A.S. (42), motorista de ambulância, no momento em que conduzia uma motocicleta Honda Biz. No interior do compartimento do veículo, foram localizadas ampolas e seringas já preenchidas, todas contendo o medicamento Tirzepatida T.G., de procedência paraguaia, cuja importação e revenda são proibidas no Brasil. O suspeito confessou informalmente que adquiria o produto no exterior e o revendia em território nacional, sem qualquer autorização dos órgãos sanitários competentes. Ressalta-se que as seringas estavam previamente preparadas, sem controle sanitário ou procedência, o que representa grave risco à saúde pública. Diante dos fatos, J.A.S. foi preso em flagrante e conduzido à unidade policial, sendo autuado, em tese, pelo crime de contrabando (art. 334-A do Código Penal – pena – 2 a 5 anos), permanecendo à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima e contribuem diretamente para a proteção da sociedade.
Ação rápida da Polícia interrompe ação de violência: vítima seria queimada viva
Ação da integrada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Bataguassu resultou na prisão em flagrante de um homem por crimes graves praticados no contexto de violência doméstica no município. A vítima relatou que vinha sofrendo agressões físicas e psicológicas, motivadas por ciúmes e potencializadas pelo uso de bebida alcoólica e substâncias entorpecentes por parte do agressor. Em um dos episódios mais graves, a mulher foi enforcada enquanto estava deitada, além de ter sido atingida por socos na região do tórax, sofrendo intenso abalo emocional. O agressor também passou a proferir ofensas verbais constantes, bem como a reter indevidamente o telefone celular da vítima, impedindo sua comunicação. Em ato de extrema violência simbólica e intimidação, o autor ateou fogo em peças íntimas da vítima em via pública, utilizando bebida alcoólica como combustível. Mesmo após os fatos iniciais, o investigado retornou ao local de trabalho da vítima, um bordel, onde passou a ameaçá-la de morte, afirmando que iria incendiá-la, o que elevou significativamente o risco à integridade física e à vida da ofendida. Diante da gravidade da situação e da iminência de um desfecho trágico, equipes da DAM e do SIG iniciaram diligências imediatas, localizando o agressor ainda em contexto de reiteração criminosa. O homem foi preso em flagrante, conduzido à delegacia e autuado pelos crimes praticados no âmbito da Lei Maria da Penha, sendo adotadas todas as medidas legais cabíveis, inclusive a representação por medidas cautelares mais severas, visando garantir a segurança da vítima e a ordem pública. A Polícia Civil reforça que atua de forma firme, técnica e contínua no enfrentamento à violência doméstica, destacando a importância da denúncia e da atuação especializada para romper ciclos de violência e salvar vidas.
Comissão técnica da Seleção Brasileira faz giro pela Europa
A temporada 2026 começou a pleno vapor para o Departamento de Seleções da CBF. Visando à melhor preparação para a Copa do Mundo, integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira estão em continente europeu para acompanhar jogos e atletas, com o foco voltado para a próxima convocação de Carlo Ancelotti, em março. O período de monitoramento é compreendido entre 17 de janeiro e 2 de fevereiro. Estão no serviço de análises técnicas e físicas o coordenador técnico, Juan Santos, os auxiliares Francesco Mauri, Paul Clement e Luigi Vito Lasala, os analistas de desempenho Simone Montanaro, Thomaz Koerich, Bruno Baquete, o coordenador de preparação física Cristiano Nunes, o preparador físico Mino Fulco e o fisiologista Guilherme Passos. Eles acompanharão in loco partidas das principais ligas nacionais e da Champions League e realizarão visitas a clubes, centros de treinamentos e atletas, visando intercâmbio de informações e uma maior aproximação com os atletas e as comissões técnicas dos clubes europeus, dentro dos critérios adotados pelo departamento de seleções. Para o coordenador geral de seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano, o acompanhamento segue o planejamento traçado desde o início: “é de suma importância que tenhamos esse acompanhamento, tanto em relação aos atletas quanto às estruturas dos clubes, à preparação física, à parte tática. É diferente quando nossos profissionais veem de perto e conversam com as comissões técnicas. Essa integração é fundamental para que tenhamos pleno conhecimento de tudo que for útil na preparação da seleção. As visitas servem também para estreitar cada vez mais o relacionamento da CBF com os clubes que têm jogadores convocados”. Em fevereiro, a agenda de visitas está programada para o acompanhamento das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e a Supercopa Rei Superbet 2026, com a presença do técnico Carlo Ancelotti e demais integrantes do departamento de seleções.
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Para este ano, o valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%. O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. A legislação determina a recomposição anual do valor. A norma define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização. A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%. As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb, bem como de complementações da União. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional. A Medida Provisória será publicada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (22).
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes, tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso proibidos pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) nesta quarta-feira (21). Esses produtos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”. Segundo a agência, esses medicamentos são produzidos por empresas desconhecidas e são vendidos – em perfis no Instagram – “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”. A Anvisa diz também em seu comunicado que, por serem irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que por isso essas canetas emagrecedoras não podem ser usadas “em nenhuma hipótese”. A resolução sobre a proibição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta.
Projeto para construção de 160 apartamentos no Izidro Pedroso é retomado em Dourados
A Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado vão retomar o projeto para a construção de 160 apartamentos no conjunto habitacional Izidro Pedroso. A iniciativa envolve a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul e a Agência Municipal de Habitação de Dourados, em parceria com o Governo Federal. Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Marçal Filho vistoriou a área onde será implantado o empreendimento, acompanhado da diretora-presidente da Agehab-MS, Maria do Carmo Avesani Lopez, e do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Dourados, Eder Felipe Souza. A área pertence ao Governo do Estado. O projeto prevê a construção de 10 blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 160 unidades, além de espaço livre destinado à recreação. Cada apartamento terá 50,25 m², com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e circulação interna. A modalidade habitacional atende famílias com renda mensal até R$ 4.685,00. Segundo Maria do Carmo, será mantida a lista de pré-selecionados elaborada em 2022, com a devida atualização cadastral. “Vamos manter a lista, mas agora precisamos conferir se essas famílias ainda se enquadram dentro dos critérios do programa”, explicou. Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho comemorou a retomada do projeto, que já deveria ter sido executado e concluído, mas acabou paralisado. “Estamos resgatando um projeto importante para a cidade”, enfatizou. “A atual administração quer mudar essa realidade”, afirmou. “Hoje já temos 198 casas em construção nos bairros Grenville e Cidade Jardim, além de projetos encaminhados à Caixa Econômica Federal para requerer a aprovação de 1.100 novas unidades habitacionais em Dourados”, destacou o prefeito. O condomínio no Izidro Pedroso manterá o nome definido há quatro anos: Erny Vieira da Rocha. De acordo com Maria do Carmo, toda a documentação necessária para a liberação dos recursos já foi encaminhada à Caixa Econômica Federal. A expectativa é que, após a conclusão dos trâmites burocráticos, as obras tenham início no segundo semestre deste ano. “Nós ainda vamos começar este ano”, anunciou. “O prazo agora é aprovar os projetos na Caixa para que possamos iniciar a obra e fazer a contratação com as famílias”, afirmou a presidente da Agehab-MS. O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Eder Felipe, reforçou que a equipe está à disposição para esclarecer dúvidas tanto dos pré-selecionados quanto da população em geral. Ele destacou a importância de manter o cadastro habitacional sempre atualizado para participar de futuros programas. O prefeito explicou ainda que, embora a lista de pré-selecionados seja mantida, poderá haver novo chamamento caso alguma família não atenda mais aos critérios exigidos. “Existe cadastro de reserva, e se necessário vamos convocar novas famílias”, disse. “Queremos um grande programa habitacional para Dourados, realizando o sonho da casa própria de centenas de famílias”, afirmou Marçal Filho, que agradeceu a parceria da presidente da Agehab-MS e do governador Eduardo Riedel.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação trabalha na estruturação do turismo de pesca no município de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes), iniciou um trabalho estratégico para estruturar o turismo de pesca no município, com foco no aproveitamento sustentável do potencial existente nas áreas rurais, especialmente às margens do rio Dourados. A iniciativa inclui mapeamento técnico e visitas in loco a regiões com vocação turística já identificada. De acordo com o secretário titular da Semdes, Antonio Freire, durante as visitas técnicas, foi constatado um grande potencial para o turismo de pesca embarcada, com destaque para ranchos localizados ao longo do rio Dourados. Ele revela que esses espaços já oferecem serviços como hospedagem, alimentação e estrutura adequada para eventos, “o que fortalece a viabilidade da atividade turística organizada”. De acordo com o levantamento realizado, a demanda por esse tipo de turismo é diversificada, atraindo visitantes de vários estados brasileiros e até do exterior, interessados na pesca esportiva e na experiência integrada à natureza local. Técnicos da Semdes apuraram que a demandas têm origem em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e de países como o Paraguai e Alemanha, entre outros. Com base nesse diagnóstico, o município está em busca de apoio do Governo do Estado para a validação oficial desses atrativos, etapa considerada fundamental para consolidar o turismo de pesca como produto estruturado e reconhecido. Nesta terça-feira (20), o secretário Antonio Freire se reuniu com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, para oficializar o pedido de apoio ao projeto. Também participaram Rejane Delvalle Morinigo e Aparecido Justiniano, técnicos do setor de turismo da Pasta. Freire explicou aos presidente da Fundtur-MS que o objetivo final do trabalho é a criação de uma rota turística organizada, permitindo que, futuramente, o produto turístico seja comercializado por operadoras e agências de turismo. “A proposta também prevê a divulgação do roteiro em eventos do setor e nos canais oficiais de comunicação, fortalecendo a imagem de Dourados como destino turístico e fomentando o desenvolvimento econômico local”, enfatiza o secretário douradense. VOOS DIÁRIOS Durante a audiência na Fundtur, Antônio Freire pediu apoio do Estado na busca de novas companhias aéreas para a viabilização de novos voos em Dourados, o que, além de suprir a demanda do município e região, somaria como mais um incentivo ao turismo de eventos. O secretário de Desenvolvimento Econômico lembrou que o Aeroporto Francisco de Matos Pereira está atendendo com voos comerciais da empresa Latam Airlines, três vezes na semana, com destino a São Paulo/Guarulhos e que, a partir de abril desse ano, passará a contar com voos diários, “contemplando uma luta do prefeito Marçal Filho, que também vê no turismo de pesca um potencial indutor do desenvolvimento de Dourados e região”.








