A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) decidiu pelo encerramento do contrato com a empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação LTDA (EXP), que administra o estacionamento rotativo pago na área urbana. O termo de contrato de encerramento de contrato está publicado no Diário Oficial nº 6.561, desta quarta-feira (04). Com a definição, o Contrato de Concessão n. 001/2016/DL/PMD, Processo de Licitação 500/2015/DL/PMD, encerra-se mediante o decurso do prazo contratado, datado em 02 de fevereiro de 2026. A diretora da Agetran Rosana Fátima Ramos Gonçalves cita que a definição se dá após inúmeras tratativas com a empresa concessionária a fim de buscar uma melhor prestação de serviço, as quais foram inválidas. Diante disso, a determinação do prefeito Marçal Filho foi de não renovar o contrato e elaborar uma nova licitação para seleção de outra empresa para assumir o serviço, que esteja apta a atender as demandas locais, sobretudo, com respeito aos usuários do estacionamento rotativo. “Diante de reclamações da população com o serviço, em especial por problemas no aplicativo, falta de monitores para atendimento nas ruas e falta de tag para ‘abastecer’, o prefeito Marçal Filho orientou que a Agetran elabore um novo certame e selecione a empresa que irá atender a contento a demanda dos cidadãos douradenses e de toda a população da região que utiliza o serviço”, explicou Rosana Gonçalves. O sistema da EXP já está sendo desmontado na área central, durante esta semana. A recomendação para a população é que mantenha a organização ao estacionar e siga respeitando as vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência. “Essas vagas regulamentadas pela legislação seguirão passando pela fiscalização da Agência Municipal de Trânsito e os motoristas que estiverem estacionados irregularmente, sem o devido credenciamento, poderão ser multados”, alerta. A diretora da Agetran, Rosana Fátima Ramos Gonçalves cita que em relação aos usuários que ainda tinham créditos para usar, via aplicativo, haverá uma definição que será divulgada posteriormente para que esses não sejam lesados. “Será definida uma forma para que essas pessoas não percam os valores já adquiridos para uso em estacionamento, o que será posteriormente divulgado pela prefeitura”, destaca. Com os encaminhamentos para aperfeiçoar o serviço de estacionamento pago em Dourados, a Prefeitura reforça o compromisso de melhorar a mobilidade urbana e garantir que as adequações sejam feitas para a aquisição de um novo sistema, mais eficiente, transparente e alinhado às necessidades dos usuários.
Policiais apreendem mais de 300 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (4), em Sidrolândia, 301 quilos de maconha que eram transportados em um veículo Peugeot 207. Na ação, ninguém foi preso. Os policiais faziam bloqueio na BR-060 quando o condutor do Peugeot, ao perceber a presença do DOF, retornou bruscamente na pista. Durante acompanhamento, o motorista abandonou o veículo próximo a uma plantação de soja e fugiu a pé. Diligências foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 770 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Sidrolândia.
Zé Teixeira solicita dados de atendimentos no Hospital Regional de Dourados
Com o objetivo de monitorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, o deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quarta-feira (4), um requerimento de informações direcionado ao Governo do Estado. No documento, encaminhado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o parlamentar solicita dados detalhados sobre a produtividade do Hospital Regional de Dourados (HRD) Olga Castoldi Parizotto desde a sua inauguração. O foco da iniciativa é avaliar o impacto real da unidade na rede pública após a abertura da Policlínica e a implementação do serviço de internação e cirurgias via Sistema CORE. O parlamentar busca um diagnóstico preciso que inclui o número total de consultas médicas, exames diagnósticos realizados e o fluxo de internações hospitalares registradas a partir de 20 de dezembro de 2025, data em que o hospital passou a operar com regulação estadual. Transparência – Para o deputado, o acompanhamento técnico é fundamental para garantir que o investimento de R$ 90 milhões realizado pelo Estado se converta em agilidade no atendimento. Entre os pontos centrais do requerimento está a estratificação dos pacientes por município de origem, o que permitirá analisar como o HRD está cumprindo seu papel de polo assistencial para municípios da Grande Dourados e Cone Sul. Ao solicitar a discriminação das cirurgias por especialidade médica e a origem dos pacientes atendidos, Zé Teixeira reforça a necessidade de um sistema robusto que reduza o deslocamento de moradores do interior para a Capital. “As informações são essenciais para subsidiarmos nossa atividade fiscalizatória e, acima de tudo, para avaliarmos a capacidade operacional desta unidade, que é um marco na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul”, pontua o parlamentar no texto do requerimento. Inaugurado com 100 leitos operacionais, incluindo UTIs adulta e pediátrica, o Hospital Regional de Dourados tem o desafio estratégico de desafogar o Hospital da Vida e a UPA de Dourados. O plano de expansão prevê atingir 192 leitos até o fim de 2026, com a ativação de serviços complexos como a hemodinâmica.
Policiais prendem dois homens transportando arma de fogo
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na tarde de terça-feira (3), dois homens de 48 e 63 anos por porte ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu em Jardim. A equipe realizava policiamento na cidade quando abordou um Fiat Siena de cor preta. O condutor informou que vinha de Bela Vista e que logo atrás seguia um caminhão Volvo, de sua propriedade, conduzido por um funcionário. Durante entrevista com os envolvidos, ambos apresentaram contradições sobre o motivo da viagem. Em vistoria no caminhão, os policiais localizaram, sob o banco do motorista, uma carabina Puma calibre .38 sem a documentação legal. Questionados, os homens confessaram que foram até a fronteira buscar a arma. O proprietário do caminhão exercia a função de “batedor”, seguindo à frente para monitorar a presença de fiscalização policial, enquanto o funcionário transportava o armamento. Os autores, juntamente com a arma apreendida, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jardim.
DOF apreende carro com cigarros contrabandeados em Itaporã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de terça-feira (3), um veículo Ford Ka carregado com 750 pacotes de cigarros de origem estrangeira. A ação ocorreu na rodovia MS-270, na zona rural de Itaporã. Os policiais realizavam patrulhamento na rodovia, quando visualizaram o automóvel de cor preta abandonado às margens da via. Durante a vistoria no interior do veículo, os militares localizaram diversas caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Foram realizadas buscas nas proximidades, porém nenhum suspeito foi localizado. O veículo e a mercadoria, avaliados em aproximadamente R$ 60 mil, foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.
Aprovado Projeto de Lei sobre normalização de imóveis populares
A proposta do Executivo, apresentada por meio do Projeto de Lei 298/2025, busca incentivar a regularização contratual de imóveis populares em situações de falecimento do titular. Pelo texto, caso existam parcelas em atraso até a data da comunicação do óbito, os sucessores terão 60 dias para quitar o débito, à vista ou mediante parcelamento em até 60 meses. A medida pretende facilitar a continuidade dos contratos habitacionais e garantir segurança jurídica às famílias beneficiadas. Plenário em atividade durante votação dos três projetos pautados Ainda em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 280/2025, do deputado Jamilson Name (PSDB), que inclui a Expogenética MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Realizado anualmente em Campo Grande entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, o evento reúne atividades voltadas ao melhoramento genético e ao fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária. Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 223/2025, apresentado pelo deputado Neno Razuk (PL), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação OSC MS Cultural, sediada na Capital. A entidade desenvolve ações nas áreas de cultura, educação cidadã e inclusão social, ampliando seu alcance com o reconhecimento oficial.
Deputado apela por regulamentação de lei que garante acesso aos remédios à base de canabidiol
O assunto abordado na tribuna pelo deputado e 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Pedro Kemp (PT), durante a sessão desta quarta-feira (4), foi a regulamentação da Lei 6317/2024, de sua autoria. “Apresentei no pequeno expediente uma indicação ao secretário de Estado de Saúde [SES], Maurício Simões, reiterando solicitação já feita sobre a regulamentação de lei já sancionada em vigor há quinze meses e até agora a SES, responsável por regulamentar essa lei, não o fez. Hoje a gente sabe que o canabidiol tem trazido uma série de benefícios para essas pessoas, e porque não garantir o acesso dos pacientes a esse medicamento, de forma gratuita, na rede pública”, explicou. “Quero aqui dizer que muitos pacientes que necessitam do remédio, do canabidiol, mas que não tem condições financeiras de adquirir o medicamento, muitas vezes importado, muito caro, que essas pessoas estão sendo impedidas de terem acesso a esse tratamento que hoje, comprovadamente, traz alívio as dores e sofrimento de muitos pacientes que tem fibromialgia, fazem tratamento do câncer, pacientes que tem convulsões, aqueles que tem transtorno do espectro autista (TEA). Muitos estão tendo o direito negado pelo Estado de Mato Grosso do Sul do acesso a esse medicamento”, destalhou Pedro Kemp. Kemp destacou que aqui em Mato Grosso do Sul há pacientes que utilizam o canabidiol graças ao trabalho da Associação Divina Flor. “A entidade planta a Cannabis Sativa e extrai o óleo que origina o canabidiol e dispensa esse medicamento às pessoas de baixa renda que não tem condições de adquirir o importar esse produto. Quero então aqui fazer um apelo ao Governo do Estado porque não vejo razão e motivo para que esse medicamento não esteja na rede pública de saúde, temos o exemplo do Estado de São Paulo, em que foi aprovado e já está regulamentado”, informou. O parlamentar destacou as últimas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a regulamentação da produção canabidiol em território brasileiro. “A Anvisa já publicou uma série de resoluções regulamentado a produção de cannabis com fins medicinais no Brasil e o marco regulatório para fabricação e importação de produtos de cannabis. A Anvisa dá um passo importante para garantir o acesso a este medicamento e é importante também ressaltar que até outro dia havia uma proibição do plantio, da produção deste medicamento e hoje, com estas regulamentações, está sendo garantido que este produto possa ser pesquisado, produzido, dispensado às pessoas que, de alguma forma vão se beneficiar, nas enfermidades que possuem, no sofrimento que tem”, concluiu o deputado Pedro Kemp.
Londres Machado e Pedrossian Neto são reconduzidos à liderança do Governo na ALEMS
O deputado Londres Machado (PP) foi novamente escolhido pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) para exercer a posição de líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O ofício foi recebido e lido na sessão desta quarta-feira (4), informando também a recondução de Pedro Pedrossian Neto (PSD) ao posto de vice-líder. Ambos exercem a função desde 2023, no início da 12ª Legislatura. Liderança política desde 1971, no então Mato Grosso uno, Londres Machado foi deputado constituinte em Mato Grosso do Sul, em 1979. Reconhecido como um líder nato e generoso por colegas, está em seu 13º mandato e já ocupou a presidência da ALEMS sete vezes. Saiba mais nesta matéria especial. Ao seu lado está Pedrossian Neto, exercendo o quarto ano de seu primeiro mandato. Formado em Ciências Econômicas, mestre em Economia, coordenou a Economia Internacional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foi secretário-adjunto na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) da Prefeitura de Campo Grande, onde também atuou como secretário de Finanças e Planejamento antes de disputar a eleição de 2022. Londres Machado e Pedrossian Neto são encarregados de coordenar as ações do Governo e encaminhar votações aos deputados da situação na Casa de Leis, além de desempenharem papel estratégico para a aprovação de propostas de interesse do Estado. As indicações serão publicadas no Diário Oficial da ALEMS.
Inspetor Cabral defende respeito institucional e mais diálogo na primeira sessão do ano
Durante a 1ª Sessão Ordinária de 2026 da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta terça-feira (3), o vereador Inspetor Cabral (PSD), vice-presidente da Casa, fez um pronunciamento firme ao destacar a importância do trabalho legislativo e defender o respeito institucional entre os poderes. Em sua fala, o parlamentar reafirmou que seu mandato segue pautado pela escuta da população, fiscalização e cobrança por soluções concretas. Inspetor Cabral ressaltou que a função do vereador vai além de apresentar propostas e requerimentos, sendo também dever do parlamentar acompanhar de perto as demandas da comunidade e cobrar respostas do poder público. “O vereador é a ponte entre o povo e o Executivo. Nós somos procurados diariamente por moradores que esperam retorno e providências”, pontuou. No discurso, o vereador também chamou atenção para uma dificuldade enfrentada ao longo do primeiro ano de mandato, a falta de diálogo e retorno por parte de alguns setores da administração municipal. Segundo Inspetor Cabral, há secretarias que não atendem vereadores, não respondem ofícios e não dão andamento a solicitações oficiais encaminhadas pela Câmara. “Quando um secretário não atende um vereador, ele não está deixando de atender o vereador. Ele está deixando de atender a população”, afirmou. O vice-presidente destacou ainda que, mesmo com cobranças constantes, requerimentos, indicações e fiscalizações, muitas ações acabam travadas pela ausência de resposta e acesso às informações necessárias. Para ele, essa situação tem alimentado críticas injustas de que os vereadores não estariam trabalhando, quando, na prática, o problema está na falta de retorno institucional. Inspetor Cabral reforçou que o Legislativo não pode ser impedido de exercer seu papel por questões pessoais. Segundo ele, a população não pode pagar o preço por decisões tomadas com base em ego e vaidade, que acabam dificultando o diálogo e travando o andamento de demandas urgentes. “A nossa voz não pode ser calada. Nós estamos fazendo nossa parte, mas precisamos ser ouvidos e respeitados”, declarou. Ao encerrar, o vereador pediu que o segundo ano de mandato seja marcado por mais diálogo, cooperação e resultados, destacando a esperança de que 2026 seja um ano de avanços e respostas efetivas para a população douradense. “Dourados precisa de trabalho, respeito e solução. É por isso que eu sigo firme, cobrando e representando quem me confiou esse mandato”, finalizou.








