A pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a Justiça determinou o afastamento cautelar de duas servidoras da Câmara Municipal de Paranaíba por 180 dias. A solicitação foi feita em ação na qual elas são acusadas de se apossar de R$ 190,9 mil em dinheiro público, por meio de fraudes que incluem falsificação de assinatura. A decisão recente, fundamentada em denúncia de crimes contra a administração pública, também proíbe o acesso das investigadas às dependências da Casa de Leis e aos sistemas informatizados. Foi vedado, ademais, qualquer contato com agentes públicos ou testemunhas vinculadas ao processo. Na peça de acusação, a 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba aponta que as servidoras utilizaram seus cargos para falsificar requerimentos de aumento salarial, decisões administrativas e portarias entre 2022 e 2023. “As servidoras, que antes auferiam como salário base o importe de R$ 3.095,17, passaram a receber R$ 9.285,51, de fevereiro/2022 até fevereiro/2023, havendo a suspensão dos pagamentos em março/2023, em decorrência do processo de sindicância instaurado”, informou a petição que abriu o processo. Durante 13 meses, portanto, as servidoras auferiram a vantagem indevida de R$ 6.190,34, totalizando R$ 80.474,42 para cada uma, somando mais de R$ 160 mil de prejuízo aos cofres públicos apenas neste item. Fazendo as contas, as fraudes aumentaram o salário das envolvidas em 200%. Mais valores irregulares Além do desvio compartilhado, o MPMS atribuiu a uma das funcionárias a falsificação de um ofício com a assinatura do então presidente da Câmara. Ela também é acusada de manipular o sistema para a conversão irregular de férias, gerando um prejuízo de mais R$ 30.027,54. As duas quantias levam ao valor de R$ 190.976,38. Os pagamentos irregulares foram suspensos após a abertura de uma sindicância interna. A partir da ação penal movida pelo MPMS, o magistrado ordenou que a Presidência da Câmara instaure um processo administrativo disciplinar para apurar as condutas no âmbito interno. Durante o afastamento, as mulheres seguirão recebendo o salário-base, conforme determinou a Justiça. O processo segue o rito previsto e agora aguarda a defesa prévia das rés, no prazo de 15 dias a partir da notificação. O sigilo dos autos foi retirado para garantir a transparência sobre a apuração de malversação da coisa pública.
Rogério Yuri apresenta indicações focadas em infraestrutura e segurança nos bairros
O vereador Rogério Yuri (PSDB) participou na última terça-feira (3) da primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados e apresentou uma série de indicações estratégicas, com foco na melhoria da infraestrutura urbana de diversos bairros e distritos do município. As propostas refletem uma escuta ativa das demandas populares e uma visão técnica para o desenvolvimento da cidade, unindo a expertise de sua formação como arquiteto urbanista à sensibilidade para questões sociais. Atendendo a pedidos dos moradores do distrito de Itahum, Rogério Yuri solicitou um mutirão de poda de árvores nos passeios públicos, com objetivo de melhorar a eficiência da iluminação, proteger a rede elétrica e otimizar a acessibilidade nas calçadas. Na mesma indicação, o vereador pleiteia a instalação de rede elétrica e iluminação pública nas dependências do cemitério local, proporcionando circulação segura de cidadãos e servidores, assegurando que sepultamentos e visitas ocorram sem riscos, especialmente em horários de baixa luminosidade. Para o Izidro Pedrozo, Yuri solicitou a instalação de um quebra-molas na rua Mozart Calheiros, uma das principais vias do bairro, entre as ruas Alvicio Martins Viana e Bilardo da Silva Neto. A iniciativa surge de reiteradas reclamações de comerciantes e transeuntes sobre a velocidade excessiva de veículos e a lombada é vista como uma medida para proteger pedestres, especialmente crianças e idosos, que utilizam a localidade diariamente. No Parque Alvorada, o foco é a infraestrutura e o vereador solicitou pavimentação asfáltica e sistema de drenagem de águas pluviais em um trecho de 250 metros da rua João Demaman Filho que encontra-se em estado precário, causando transtornos como poeira em dias secos e intransitabilidade em períodos chuvosos, com águas invadindo residências. Como medida paliativa, Yuri pleiteia a compactação e aplicação de “fresa de asfalto”, ou, no mínimo, patrolamento e cascalhamento, para minimizar os impactos aos moradores. Por fim, o vereador solicitou, em caráter de urgência, a manutenção das vias não pavimentadas do bairro Chácaras Trevo, com serviços de patrolamento e cascalhamento, especialmente na rua Rio Brilhante. A via, localizada aos fundos da empresa Donana, está degradada pelas chuvas, causando transtornos significativos aos moradores e empresários que transitam diariamente pelo local. Além da manutenção imediata, a indicação reitera a necessidade de viabilização de recursos financeiros para a tão esperada pavimentação asfáltica do bairro, “um direito dos moradores e um fator crucial para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, define Yuri. Mandato Participativo e Técnico As indicações do vereador Rogério Yuri na primeira sessão de 2026 reforçam seu compromisso com um mandato reconhecidamente participativo, onde a voz da população é o ponto de partida para a ação legislativa. Sua formação confere uma perspectiva técnica valiosa às suas propostas, garantindo que as soluções apresentadas sejam não apenas urgentes, mas também estruturalmente sólidas e alinhadas com um planejamento urbano eficiente, transformando demandas em melhorias tangíveis para Dourados.
Maior presídio do interior de MS avança em obras que elevam padrão de segurança e organização
A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), uma das maiores e mais estratégicas unidades do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, passa por um amplo processo de modernização estrutural e fortalecimento da segurança, com intervenções que impactam diretamente a rotina operacional, a dignidade das pessoas privadas de liberdade e as condições de trabalho dos policiais penais. Com área construída superior a 12.850 metros quadrados, a PED exerce papel central na política de custódia e disciplina do estado. A unidade vem recebendo ações contínuas de manutenção, adequações estruturais e melhorias de segurança, alinhadas às diretrizes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Entre as principais intervenções já executadas, destaca-se a reforma da Portaria Principal, que proporcionou melhor organização e controle do fluxo de entrada de pessoas, elevando os padrões de segurança e eficiência no acesso à unidade. No campo da segurança interna, foi implantado o chamado “corredor de contenção”, estrutura de cerca de 120 metros que reorganizou a circulação de internos entre os pavilhões e os setores de atendimento, como saúde, escola, trabalho, cantina e manutenção. Diariamente, mais de 400 internos se deslocam pela unidade, agora exclusivamente pelo interior desse corredor e sob procedimento de algemação durante os deslocamentos, o que representa um avanço significativo no controle e na redução de riscos operacionais. Segundo o diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, policial penal Elias Gomes, as melhorias refletem um planejamento estratégico voltado à segurança pública. “Estamos falando de uma unidade de grande porte e alta complexidade. Cada obra executada aqui fortalece o controle interno, melhora as condições de trabalho dos policiais penais e assegura mais dignidade no cumprimento da pena, com reflexos diretos na segurança da sociedade”, destacou. Mais estrutura e maior controle Na área tecnológica, a sala de videoconferência passou por reforma completa, com a construção de novas celas de espera, eliminando um deslocamento anterior de cerca de 50 metros entre os espaços, o que otimizou tempo, aumentou a segurança e a eficiência dos procedimentos. A unidade também adotou a uniformização total da massa carcerária, medida que impacta diretamente na segurança e na salubridade, evitando acúmulo de roupas nas celas e facilitando o controle visual. Os uniformes são confeccionados na própria unidade, com mão de obra dos internos. Uma importante obra que está prevista é a reforma total do Raio 2 da unidade, com processo licitatório a ser lançado este ano pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Como medida complementar de segurança, o Raio já recebeu recentemente, por parte da Agepen, telamento nas ventanas, dificultando o lançamento de materiais ilícitos. Uma melhoria significativa, concretizada, foi a estruturação da subportaria do presídio, que funciona especialmente nos dias de visita, quando há grande fluxo de pessoas. O espaço permite a distribuição organizada de senhas, ordenando o acesso e potencializando o controle de segurança.Setor de audiências virtuais. Outras obras incluem a reforma completa da área destinada aos visitantes, com adequação de banheiros, pintura, instalação de bebedouros, além da implantação de bancos sob cobertura e pontos de água e energia elétrica, tornando o ambiente mais humano e acolhedor para familiares que, muitas vezes, chegam de municípios ou estados distantes. A PED também ganhou uma nova sala de espera para visitantes e advogados, anexa à Portaria Principal. O espaço, com cerca de 43,5 metros quadrados, é climatizado, acessível e seguro. A obra foi executada com recursos próprios da penitenciária e contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que contribuiu com a doação de mobiliário, computadores, televisão e aparelhos de ar-condicionado. No reforço à segurança perimetral, foi instalado telamento para impedir a entrada de ilícitos por meio de drones. Também foram executadas intervenções estruturais como impermeabilização da cobertura da casa de força, substituição das coberturas do Raio I e da área administrativa, além da troca completa da instalação elétrica do Pavilhão 1. Visando a valorização dos servidores, foi construído um estacionamento coberto para motocicletas e está em fase final a construção de uma nova cozinha para os policiais penais. Aparelhamento policial Paralelamente às obras físicas, a Agepen investe no reaparelhamento da unidade. No ano passado, a PED recebeu espingardas calibre 12 com munições de elastômero, pistolas Taurus TS9 calibre 9mm, coletes balísticos e uma viatura com blindagem parcial nível III-A, equipada com compartimento-cela e vidros de segurança, ampliando a proteção e a eficiência nas escoltas e no transporte de custodiados. O presídio também conta com modernos equipamentos tecnológicos, com raio-x corporal, para inspeção de visitantes, e de bagagens, para vistoria de objetos que adentram o local. A unidade possui um moderno sistema de videomonitoramento, com ampla cobertura dos espaços e câmeras de alta resolução, além de telas que facilitam a visualização pelos policiais penais.
Em contato direto com a população, prefeito percorre bairros e vistoria serviços públicos
Depois de cumprir duas agendas com servidores da rede municipal de ensino, logo nas primeiras horas do expediente matinal, o prefeito Marçal Filho percorreu alguns bairros da região sul da cidade para acompanhar serviços da prefeitura, como roçadas, podas e reparos em vias públicas. Em todas essas agendas, o prefeito interagiu com os trabalhadores, conversou com moradores e ouviu reivindicações. Antes da maratona pelos bairros, o prefeito fez o plantio de uma muda de ipê, na Rua Pedro L. de Farias, em frente à Secretaria Municipal de Educação. No Recanto do Bosque, Marçal acompanhou trabalho de roçada em rotatória e a limpeza completa da pracinha localizada na Rua Eva Oliveira Silvério. Ali, o prefeito lamentou a subtração de alguns equipamentos, como as traves da quadra de esportes e cabos da rede de energia, e determinou reparos e a revitalização completa do espaço. “Estamos cuidando da manutenção de várias praças, embora a prioridade, hoje, são as escolas e os postos de saúde para a roçada de matagal”, comentou, reforçando o pedido para que a população ajude a administração a cuidar da cidade. O prefeito também acompanhou poda de árvores e roçada no Jardim Novo Horizonte e no Altos do Indaiá, onde, também, vistoriou a construção de um nova boca-de-dragão, já em fase final, na segunda pista da Avenida Indaiá. A obra faz parte de um conjunto de intervenções estruturais da Prefeitura de Dourados para resolver de forma definitiva os problemas de drenagem e infiltração registrados há anos no local. A primeira pista já recebeu a mesma estrutura, concluída em novembro. A moradora Maria de Lourdes Simião da Silva, 79 anos, aproveitou a presença do prefeito para agradecer pela intervenção naquela movimentada via. “Quero agradecer pelo que tem feito. Estou acompanhando e estou gostando”, disse ela, observando que “agora está melhor, a grade não faz mais barulho quando passa um carro”. Ela também contou que foi testemunha da queda de um motociclista no local por conta da falta de manutenção. Já o eletricista Márcio André cumprimentou o prefeito pela gestão, elogiou as várias frentes de obras e serviços que, segundo ele, “estão mudando a cara de Dourados”. O morador comemorou o anúncio da retomada da obra do Centro de Educação Infantil do Parque do Lago e aproveitou para encaminhar sugestões ao chefe do executivo municipal.
Rede Municipal de Ensino vai entregar uniformes e kits escolares no primeiro dia de aula da Rede Municipal
A Prefeitura de Dourados vai entregar o uniforme escolar já no primeiro dia de aula para os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). De forma inédita na história do município, o uniforme será entregue juntamente ao kit escolar na próxima segunda-feira. Nesta quinta-feira (5), o prefeito Marçal Filho acompanhou a distribuição dos uniformes para as escolas municipais e Centros deEducação Infantil. No almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Marçal Filho e o secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, conferiram a chegada das caixas de camisetas, já na versão mais moderna, em tom de azul claro, lançada pela gestão no ano passado. “Essa camiseta maravilhosa que nós compramos com muito carinho, com muito amor para que todas as crianças tenham seu uniforme, sua identificação, ampliem o orgulho pela escola onde estudam, já vai ser entregue no primeiro dia de aula, junto com o kit”, enfatizou o prefeito. “Isso é uma grande novidade aqui no município, que em anos anteriores entregava tudo bem depois que as aulas tinham começado”, apontou. Já a partir desta quinta-feira (05), os uniformes passam a ser entregues nas 85 unidades da Reme, entre escolas e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim). A iniciativa foi celebrada pelo secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva. “A Educação em Dourados, com a liderança do prefeito Marçal, está fazendo história e, assim como no ano passado os kits já serão entregues no primeiro dia de aula e agora com uniforme ”, apontou Nilson. O diretor da Escola Municipal Frei Eucário, Inácio Cabreira Dias, disse que a ação é de grande importância e será um diferencial especialmente para as famílias mais carentes. “Temos famílias que tem mais de uma criança na escola e não tem muitas condições financeiras, então, certamente essa iniciativa é muito importante para essas crianças e adolescentes e vem para agregar qualidade e incentivar a Educação”, pontuou. A preparação para o ano letivo de 2026 começou com bastante antecedência e já em dezembro, os kits escolares haviam sido entregues no almoxarifado da Semed, tudo visando uma volta às aulas que proporcione comodidade, tranquilidade e mais equilíbrio para as famílias douradenses. Além destas ações, a prefeitura trabalha de forma constante para valorizar os profissionais do meio e, logo na semana que vem já deve encaminhar a pauta do reajuste salarial dos docentes para a Câmara Municipal de Educação. Vale destacar ainda que o prefeito Marçal Filho tem conduzido reformas importantes nas unidades escolares, como a da escola Avani Cargnelutti Fehlauer, que transformará totalmente o ambiente escolar, na região do grande Flórida. Durante toda essa semana a Secretaria de Serviços Urbanos está nas unidades para garantir limpeza e roçada.Troca de caixa d’água também foi realizada em algumas escolas e, as ações seguem visando as necessidades específicas de cada local.A Prefeitura de Dourados vai entregar o uniforme escolar já no primeiro dia de aula para os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). De forma inédita na história do município, o uniforme será entregue juntamente ao kit escolar na próxima segunda-feira. Nesta quinta-feira (5), o prefeito Marçal Filho acompanhou a distribuição dos uniformes para as escolas municipais e Centros deEducação Infantil. No almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Marçal Filho e o secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, conferiram a chegada das caixas de camisetas, já na versão mais moderna, em tom de azul claro, lançada pela gestão no ano passado. “Essa camiseta maravilhosa que nós compramos com muito carinho, com muito amor para que todas as crianças tenham seu uniforme, sua identificação, ampliem o orgulho pela escola onde estudam, já vai ser entregue no primeiro dia de aula, junto com o kit”, enfatizou o prefeito. “Isso é uma grande novidade aqui no município, que em anos anteriores entregava tudo bem depois que as aulas tinham começado”, apontou. Já a partir desta quinta-feira (05), os uniformes passam a ser entregues nas 85 unidades da Reme, entre escolas e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim). A iniciativa foi celebrada pelo secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva. “A Educação em Dourados, com a liderança do prefeito Marçal, está fazendo história e, assim como no ano passado os kits já serão entregues no primeiro dia de aula e agora com uniforme ”, apontou Nilson. O diretor da Escola Municipal Frei Eucário, Inácio Cabreira Dias, disse que a ação é de grande importância e será um diferencial especialmente para as famílias mais carentes. “Temos famílias que tem mais de uma criança na escola e não tem muitas condições financeiras, então, certamente essa iniciativa é muito importante para essas crianças e adolescentes e vem para agregar qualidade e incentivar a Educação”, pontuou. A preparação para o ano letivo de 2026 começou com bastante antecedência e já em dezembro, os kits escolares haviam sido entregues no almoxarifado da Semed, tudo visando uma volta às aulas que proporcione comodidade, tranquilidade e mais equilíbrio para as famílias douradenses. Além destas ações, a prefeitura trabalha de forma constante para valorizar os profissionais do meio e, logo na semana que vem já deve encaminhar a pauta do reajuste salarial dos docentes para a Câmara Municipal de Educação. Vale destacar ainda que o prefeito Marçal Filho tem conduzido reformas importantes nas unidades escolares, como a da escola Avani Cargnelutti Fehlauer, que transformará totalmente o ambiente escolar, na região do grande Flórida. Durante toda essa semana a Secretaria de Serviços Urbanos está nas unidades para garantir limpeza e roçada.Troca de caixa d’água também foi realizada em algumas escolas e, as ações seguem visando as necessidades específicas de cada local.
Barbosinha comemora construção de seis novas escolas indígenas em MS
Seguindo o propósito de garantir estrutura adequada e respeito à identidade cultural das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, o Governo de MS irá construir mais seis escolas em quatro aldeias do Estado. Serão beneficiadas as comunidades Bororó e Jaguapiru, em Dourados, Tey Kuê (Caarapó), Pirajuí (Paranhos) e ainda as aldeias Limão Verde e Ipeque, em Aquidauana. O recurso é do governo federal, por meio do PAC Indígena, e resultado de articulação conjunta entre o Governo de MS e o deputado federal Geraldo Resende. As obras foram lançadas em julho de 2025 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e confirmadas na semana passada por meio de portaria do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento. A liberação dos recursos também contou com atuação importante do Governo de MS, seja na definição das demandas, adaptação das plantas arquitetônicas e articulação junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, vinculada ao MEC. A execução das obras também ficará a cargo do Governo de MS, considerando a expertise na construção de escolas indígenas e urbanas. Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o investimento reforça o compromisso da gestão estadual com o avanço da educação, além do respeito à identidade cultural das comunidades. “Serão duas novas escolas nas aldeias de Dourados e mais quatro em outras regiões do Estado. Nosso foco é levar para as aldeias equipamentos adequados e educação de qualidade, preparando nossos jovens indígenas para o futuro”, afirmou. Barbosinha também destacou a articulação da bancada federal, por intermédio do deputado federal Geraldo Resende, e da Secretaria de Estado de Educação, sob a liderança do secretário Hélio Daher. “Quando se trabalha junto e com propósito, o resultado é sempre muito positivo. Educação é prioridade e seguimos investindo para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades em Mato Grosso do Sul”, completou. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, também comemora os investimentos e o salto na educação que chega a todo o Mato Grosso do Sul. Hoje, o Estado conta com 37 unidades de atendimento da Educação Escolar Indígena, entre elas um Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas, escolas e extensões. Juntas, estas unidades atendem mais de quatro mil estudantes – além de outros dois mil alunos distribuídos nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino. “A Educação Escolar Indígena tem como compromisso a preservação e fortalecimento da identidade, línguas e tradições destas comunidades, garantindo o direito à educação de qualidade para os povos indígenas de MS. Estas unidades ofertam uma matriz curricular específica, primando pela valorização da língua materna e dos saberes locais”, garante. PAC Indígena Em todo o país, a estrutura das novas escolas seguirá o modelo Proinfância, com investimentos unitários que variam de R$ 4,3 milhões a R$ 6 milhões. Ao todo, serão construídas 117 unidades em comunidades indígenas e outras 48 em territórios quilombolas. A estrutura das escolas também pode variar de cinco a oito salas de aula, além de biblioteca, sala de múltiplo uso, cozinha, lavanderia, lactário, sala de amamentação, fraldários e áreas de recreação. Cada uma terá capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos, ou 94 em período integral, com estrutura completa e adaptada à realidade local.
Zé Teixeira reivindica investimentos para fortalecer educação em Dourados
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma série de indicações que devem aprimorar a infraestrutura e o suporte pedagógico de importantes unidades de ensino em Dourados. Para o parlamentar, o investimento em educação é fundamental para mudar o futuro das novas gerações, garantindo que o aprendizado ocorra em ambientes modernos, seguros e acolhedores. Entre as prioridades está a Escola Municipal Rotary Dr. Nelson de Araújo. Fundada em 1967, a unidade carrega décadas de história, mas também as marcas do tempo em sua estrutura física. Atualmente, a escola enfrenta um entrave burocrático: embora seja gerida pela Rede Municipal desde 2019, o prédio permanece sob propriedade do Estado, o que impede a prefeitura de realizar reformas estruturais. Diante disso, Zé Teixeira acionou o Governo do Estado solicitando intervenções urgentes, que incluem a reforma da cozinha, o isolamento térmico do pátio para reduzir as altas temperaturas e, principalmente, a readequação de banheiros para garantir acessibilidade a cadeirantes. A preocupação com o bem-estar térmico e a modernização tecnológica também motivou o parlamentar a buscar apoio junto à bancada federal de Mato Grosso do Sul. Zé Teixeira solicitou a destinação de recursos para a aquisição de aparelhos de ar-condicionado, computadores e notebooks para a Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, que atende cerca de 620 estudantes. A iniciativa deve oferecer condições dignas de trabalho aos professores e um ambiente de estudo mais produtivo. Complementando o pacote de melhorias para o município, o deputado também intercedeu pela Escola Municipal Neil Fioravanti, o CAIC, que atende aproximadamente 1.400 alunos. O foco, neste caso, é a revitalização da biblioteca da unidade. O deputado Zé Teixeira solicitou recursos federais para a aquisição de novo mobiliário, visando transformar o local em um espaço mais atrativo e ergonômico. “O sucesso do processo de aprendizagem depende de uma estrutura que ofereça segurança e dignidade. Seja na reforma de um prédio histórico ou na modernização de uma biblioteca, nosso objetivo é garantir que o aluno de Dourados tenha as melhores oportunidades de desenvolvimento”, afirmou o parlamentar.
Secretaria de Educação reúne cerca de 200 agentes educacionais para fortalecer a Educação Infantil
Aproximadamente 200 agentes educacionais que atuarão na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram, nesta quinta-feira (5), de uma formação promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A capacitação integra o cronograma de ações preparatórias para o início do ano letivo, que começa na próxima segunda-feira, dia 9, e teve como foco o fortalecimento do acolhimento e da qualidade do atendimento às crianças nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims). A programação contou com palestra da psicóloga Heloisa Bortolotto da Silva, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia, que abordou o tema “A infância é um chão que a gente pisa a vida inteira – Como você se reconhece na educação infantil”. A reflexão destacou a importância das experiências vividas na primeira infância e o papel essencial dos profissionais da educação na formação emocional, social e cognitiva das crianças. Durante o encontro, o prefeito Marçal Filho ressaltou a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido pelos educadores. Ele enfatizou que os profissionais cuidam do que as famílias têm de mais precioso, que são seus filhos, e reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da estrutura educacional. O prefeito enumerou os avanços na Educação nesses pouco mais de 13 meses de gestão. “Estamos reformando escolas, estamos construindo salas de aula, estamos melhorando as estruturas das instituições de ensino, estamos retomando obras que ficam paradas há pelo menos uma década”, destacou. “Essa administração vai terminar todas as obras que outros começaram e não conseguiam terminar”, disse, destacando que a meta é fazer de Dourados não apenas a segunda maior cidade do Estado, mas a melhor em qualidade de vida e serviços públicos. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, também acompanhou a formação e reforçou a importância da preparação das equipes para garantir um retorno organizado, acolhedor e alinhado às necessidades dos estudantes. Ele pontuou que a programação foi elaborada com base no aprimoramento contínuo dos profissionais da Reme, com formações segmentadas e alinhadas às necessidades de cada função. “São iniciativas definidas pelo prefeito Marçal Filho, com capacitações específicas para cada profissional, projetando um início de ano letivo bem preparado e com foco na excelência do atendimento à comunidade escolar”, destacou. As capacitações seguem até esta sexta-feira (6), com a realização do 1º Encontro do Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA), na sala de reuniões da Semed, ministrado pelas palestrantes Francisca Cristaldo Rivas e Izabel Cristina Dias. Na mesma data, também será realizada reunião administrativa com diretores escolares e coordenadores dos Ceims, às 7h30, na Escola Clarice Bastos Rosa. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação de qualidade, centrada no cuidado, na formação continuada dos profissionais e no desenvolvimento integral das crianças da Rede Municipal de Ensino.
Ministério da Saúde realiza solenidade para anunciar a Policlínica de Dourados
A Superintendência do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal, a solenidade que marcará o anúncio oficial da construção da Policlínica Regional de Dourados. O projeto foi viabilizado pela Prefeitura de Dourados junto ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento, batizado de PAC Saúde. Com a iniciativa, o município dá mais um passo importante no fortalecimento da rede pública de saúde, com a construção de uma policlínica médica que vai substituir os serviços de consultas com especialistas que hoje é oferecido no Posto de Atendimento Médico (PAM). Serão investidos R$ 22.629.351,08 no projeto, sendo R$ 5.629.257,08 em recursos próprios da Prefeitura de Dourados e outros R$ 17.000.010,00 em recursos do Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A proposta estava parada no Ministério da Saúde e foi resgatada pela atual gestão ainda no primeiro semestre do ano passado. Com isso, Dourados está entre os 55 municípios brasileiros contemplados pelo governo federal para a implantação desse tipo de unidade de saúde. O aviso de homologação e adjudicação da Concorrência Eletrônica nº 012/2025 foi publicado pela Prefeitura de Dourados na semana passada, no Diário Oficial. A empresa vencedora do certame foi a Trento Soluções em Construções Ltda., responsável pela execução do projeto. A nova policlínica vai ampliar o acesso da população a atendimentos especializados, contribuindo para a redução de filas, fortalecimento da atenção secundária e melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos em Dourados. As policlínicas que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2023–2026) são unidades de atenção especializada à saúde, com abrangência regional, implantadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas unidades ofertarão consultas presenciais e teleconsultas em diversas especialidades, além de serviços de diagnóstico e terapias em nível ambulatorial, contribuindo para a ampliação da resolutividade, do cuidado integrado em saúde e do atendimento em ato único. A nova estrutura deverá se integrar à rede regional de atenção à saúde, atuando de forma complementar e contínua ao trabalho desenvolvido pela Atenção Primária em Saúde, fortalecendo o atendimento especializado e garantindo mais qualidade e agilidade nos serviços prestados à população de Dourados e região. O prefeito Marçal Filho destaca a contrapartida de R$ 5.629.257,08, com recursos próprios do município, reafirma o compromisso da atual gestão com a prestação de serviço de qualidade à população. “A garantia de uma saúde pública de qualidade, gratuita é um compromisso do nosso governo, ou seja, com responsabilidade social cuidando das pessoas, destinando investimentos na construção de locais para o atendimento humanizado e acolhedor”, enfatizou o prefeito. “Essa é mais uma conquista para a saúde, beneficiando diretamente a população”, completou Marçal Filho. CONCEITO DE POLICLÍNICA A Policlínica que integra o novo Programa de Aceleração de Crescimento é unidade de atenção especializada à saúde, abrangência regional, implantada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando desde atividades de consultas in loco e tele consultas de diferentes especialidades aos serviços de diagnósticos e terapias em nível ambulatorial como ofertas para a ampliação da resolução e cuidado integrado em saúde e em ato único como continuidade e complementaridade do cuidado da Atenção Primária em Saúde. A arquitetura dos serviços existentes segue o modo tradicional de funcionamento e se organizam por blocos de atividades, sendo eles, de consultas, de exames, de procedimentos, de recepção e acolhimento e de apoios. Desta forma, o espaço físico se compõe por áreas de consultórios, de exames, de procedimentos, com fluxos separados e que se cruzam quando da necessidade da realização de mais de um atendimento no interior do serviço, por exemplo, de consultas e exames, de consultas e procedimentos, entre outros. Essa lógica de organização tradicional da atenção especializada no SUS, há tempos convive com ações fragmentadas, que acarretam respostas clínicas de baixa resolução e eficiência, tempo prolongado e peregrinação dos usuários entre serviços. Além dos absenteísmos pelas entradas e reentradas no sistema de saúde e das perdas de resolução devido à demora para o fechamento de um ciclo diagnóstico, que culmina em custos mais elevados, inclusive pela não intervenção em tempo oportuno. Principais linhas de cuidados que deverão ser previstas para a composição dos núcleos de cuidado integrado: Atenção integral à Saúde da Mulher; Atenção Integral à Saúde do Homem; Atenção Integral à Saúde da Criança; Atenção Integral às Condições Crônicas não transmissíveis (linhas de cuidado do AVC – acidente vascular cerebral; do infarto agudo do miocárdio – IAM e da insuficiência cardíaca no adulto, do Diabetes Mellitus, da doença renal crônica, da dor torácica, das doenças metabólicas e obesidade); Atenção Integral às vítimas de violência (mulher, criança, idoso e LGBT); Atenção Integral à Saúde Mental. Eixo transversal aos cuidados dos diversos núcleos; Cuidados Ortopédicos; Cuidados em Otorrinolaringologia e Reabilitação. Os setores especializados da Policlínica Regional serão coordenados pelo Núcleo de Acolhimento, recepção e espera; Núcleo de Cuidados às Condições Crônicas não Transmissíveis; Núcleo de Cuidados às Feridas complexas, Pé Diabético e Estomias; Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher; Núcleo de Cuidado Integral à Saúde Homem; Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Criança; Núcleo de Reabilitação Estimulação Precoce; Núcleo de Cuidados de Otorrinolaringologia; Núcleo de Cuidados Ortopédicos; Núcleo de Diagnóstico e Terapias; Núcleo de Cuidados, apoio à atenção integral à vítima de violência; Núcleo de Cuidado com a Saúde do Trabalhador e Núcleo de Gestão, Saúde Digital, Regulação Interna, Inteligência Sanitária, Ensino, Pesquisa e Administração.








