Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.254 novas empresas no primeiro mês de 2026, conforme dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), divulgados hoje (9). O resultado representa o segundo maior número de registros já contabilizados para o mês de janeiro, reforçando a constância do ambiente favorável aos negócios no Estado. O setor de serviços liderou o ranking, com 982 empresas abertas, o que corresponde a 78,31% do total. Na sequência aparece o comércio, com 244 novos empreendimentos (19,4%), enquanto a indústria respondeu por 28 empresas, representando 2,23% das aberturas no período. Entre as atividades econômicas que mais se destacaram estão as atividades médicas ambulatoriais, holdings e instituições não financeiras e os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, evidenciando a diversificação da base produtiva e o fortalecimento do setor terciário. No ranking dos municípios, Campo Grande concentrou o maior número de novas empresas, com 546 registros em janeiro. Em seguida aparecem Dourados (120), Três Lagoas (45), Corumbá (28) e Naviraí (20). De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado. “Em janeiro de 2026, a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul contabilizou 1.254 novos registros de empresas, representando o segundo maior número de aberturas no período. Com este resultado, espera-se que o crescimento econômico e o desenvolvimento do Estado impulsionem, em 2026, um novo recorde de abertura de empresas”, destacou. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, analisou os dados. “Nós tivemos dois movimentos importantes. Nessa questão da abertura a gente vê claramente uma concentração na área de serviço que é decorrente novamente da expansão do próprio processo econômico. Por um outro lado nós tivemos também avanço na questão de fusões e holdings em função da alteração da regra de tributação do ganho de capital. Então nós tivemos uma grande abertura de novas empresas de holdings voltada decorrente da própria mudança na realização”, ressaltou. Verruck avaliou ainda que o resultado mostra uma continuidade do processo de abertura de empresas no Estado, que vem batendo recordes sucessivos. “Isso acontece por conta do aumento do nível de atividade econômica. Os números refletem o ambiente econômico favorável e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. O Estado vem consolidando um cenário de confiança para quem quer investir e empreender. Esses resultados demonstram que MS oferece segurança jurídica, agilidade nos processos e um conjunto de ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável”, concluiu. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em Mato Grosso do Sul
De janeiro a dezembro de 2025, o serviço de Telediagnóstico em Eletrocardiograma registrou 965 alertas, sendo 878 clínicos e 43 técnicos, que demandaram resposta imediata das equipes de saúde. Entre os principais achados clínicos estiveram fibrilação atrial com alta resposta ventricular e suspeitas de infarto agudo do miocárdio, condições em que a rapidez na tomada de decisão é determinante para evitar agravamentos e reduzir o risco de morte. Nos casos classificados como urgentes, o Núcleo Telessaúde MS atuou de forma integrada com a oferta nacional do HC_UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais), mantendo contato direto com os municípios para orientar condutas e garantir encaminhamentos oportunos dentro da rede assistencial. Para a superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Márcia Tomasi, o serviço representa um avanço importante na organização da rede de atenção. “O Tele-ECG leva o apoio especializado até o local onde o paciente está, encurtando o tempo entre o exame, o diagnóstico e a decisão clínica, especialmente em situações de emergência”, afirma. Tempo como fator decisivo no atendimento No enfrentamento das doenças cardiovasculares, o tempo é um fator crucial. O Tele-ECG permite que o exame seja realizado na própria unidade de saúde do município e transmitido, via internet, para análise de cardiologistas, com laudos emitidos 24 horas por dia, sete dias por semana. Em situações como suspeita de infarto, arritmias graves ou crises hipertensivas, o resultado é disponibilizado em poucos minutos, orientando a conduta clínica ainda no primeiro atendimento. Essa agilidade reduz atrasos no diagnóstico, evita a progressão do quadro clínico e contribui para a diminuição de complicações e internações prolongadas. Expansão e alcance no interior do Estado Ao longo de 2025, o Tele-ECG implantou 19 novos pontos de atendimento em seis municípios: Nioaque, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado e Rio Verde de Mato Grosso. A ampliação reforça o acesso ao diagnóstico cardiológico em regiões mais distantes dos grandes centros, reduzindo desigualdades no atendimento. Desde o início da oferta do serviço, em novembro de 2021, Mato Grosso do Sul contabiliza 60 municípios atendidos, 132 pontos de telediagnóstico implantados e um total de 178.757 exames realizados em todo o Estado. Saúde digital como estratégia de cuidado Para a coordenadora de Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, o Tele-ECG é um exemplo de como a tecnologia pode fortalecer o cuidado e integrar a rede de saúde. “A saúde digital permite conectar profissionais, qualificar o atendimento e levar serviços especializados a regiões onde eles não estariam disponíveis de forma presencial. O Tele-ECG mostra como a tecnologia, quando bem estruturada, salva tempo, recursos e vidas”, destaca. Mais resolutividade e menos deslocamentos Além de acelerar o diagnóstico, o Tele-ECG contribui para reduzir deslocamentos desnecessários de pacientes, filas de espera e custos com transporte para centros de referência. A ferramenta fortalece a resolutividade da Atenção Primária, amplia a autonomia dos municípios e melhora a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde. A SES reforça que a ampliação da Telessaúde integra a estratégia de modernização da rede pública e de enfrentamento das doenças cardiovasculares, que seguem como a principal causa de mortalidade no Brasil. André Lima, Comunicação SES
Hospital Regional de Dourados registra índices de satisfação de pacientes superiores a 95%
O HRD (Hospital Regional de Dourados) encerrou o último quadrimestre de 2025 com resultados expressivos no indicador de Satisfação do Usuário. No período, os índices de satisfação variaram entre 95,96% e 99,61%, números que posicionam a unidade em um patamar de excelência assistencial. Os dados refletem a avaliação positiva dos usuários em relação à qualidade do atendimento, ao acolhimento das equipes e à organização dos serviços prestados. Para Célia Bento da Silva, mãe da paciente Rebeca Soares, de 8 anos, o atendimento recebido foi um diferencial. “Desde que cheguei ao hospital, eu e minha filha fomos muito bem atendidas. A equipe é atenciosa, explica tudo com calma e nos faz sentir seguras e acolhidas. Mesmo em um ambiente hospitalar, a gente percebe o cuidado e o respeito em cada detalhe”, contou a mãe. Diretora Geral do HRD, Andréia Alcântara explica que os resultados reforçam o compromisso da instituição com a qualidade e a humanização do cuidado. “Manter índices de satisfação tão elevados em um período de implantação demonstra o comprometimento das nossas equipes com um atendimento humanizado, seguro e acolhedor. Esses resultados mostram que o hospital está sendo estruturado com foco nas pessoas, na qualidade da assistência e na experiência do paciente desde o primeiro momento”, destaca a diretora. Espaço de escuta e acolhimento O resultado ganha ainda mais relevância por ter sido alcançado durante a fase de implantação do hospital. Vale lembrar que a Ouvidoria tem um papel fundamental nesse processo, atuando como um canal direto de escuta, acolhimento e diálogo com os usuários e seus familiares. Por meio das manifestações registradas, entre elogios, sugestões e apontamentos, o serviço contribui para o monitoramento contínuo da qualidade assistencial e para o aprimoramento dos fluxos internos, fortalecendo a transparência e a participação do cidadão na construção de um atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado. O Hospital Regional de Dourados segue avançando na consolidação de seus serviços, com foco na ampliação do acesso, na qualificação contínua da assistência e na manutenção de altos padrões de qualidade e segurança para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Comunicação SES*com informações do HRD
Mutirões do Novo RG ampliam acesso à identidade em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul segue garantindo o direito à identidade e à cidadania e tem ganhado novos caminhos com as ações de emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) que integram a política estadual de identificação civil, coordenada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e executada pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira. As ações compõem a estrutura do Contrato de Gestão entre a Sejusp e o Governo do Estado e estão alinhadas à diretriz estratégica de um governo inclusivo. Somente em 2025, o Instituto de Identificação realizou mais de 130 ações itinerantes em diferentes regiões do Estado, com a emissão de mais de 10 mil documentos em mutirões que atenderam populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, comunidades rurais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para quem atua diretamente nos mutirões, o contato com as comunidades dá sentido ao trabalho técnico. “No mutirão, o atendimento é intenso, mas também muito próximo das pessoas. A gente escuta, entende a realidade de cada lugar e organiza o atendimento para que ninguém fique sem o documento”, relata a perita papiloscopista Ana Lacerda, que participa com frequência das ações itinerantes. Os atendimentos são organizados conforme a demanda apresentada pelos municípios e envolvem o deslocamento de equipes de peritos papiloscopistas para a coleta biométrica e a orientação da população sobre o novo modelo do documento. Em muitas localidades, as ações ocorrem de forma integrada a outros órgãos estaduais, municipais e federais, reunindo diferentes serviços públicos em um mesmo espaço. “Quando ampliamos a emissão da identidade, ampliamos também o acesso do cidadão a políticas públicas essenciais”, afirma Daniel Ferreira Freitas, diretor do Instituto de Identificação. Além da atuação itinerante, a política de identificação civil no Estado se sustenta em uma estrutura permanente de atendimento, que garante a continuidade do serviço em todo o território sul-mato-grossense. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 93 postos de identificação em funcionamento. Somente em 2025, foram confeccionadas 342.170 Carteiras de Identidade Nacional. Desde janeiro de 2024, início da emissão do novo modelo, o total chega a 651.247 documentos. O Instituto de Identificação também realiza ações pontuais voltadas a pessoas com dificuldade de locomoção, diretamente em residências, hospitais ou instituições de acolhimento, mediante solicitação ao posto de identificação mais próximo.Durante uma dessas ações, o perito papiloscopista Rodrigo Rosa, de Nova Andradina, destacou que “servir à população é mais do que um dever: é um compromisso humano. A experiência de ter sido criado pela minha avó me fez compreender as dificuldades que muitos idosos enfrentam no acesso aos serviços públicos”. A emissão da CIN contempla ainda pessoas com deficiência. Desde a implantação do novo modelo, já foram emitidas 3.931 carteiras com o símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras 5.469 para pessoas com diferentes tipos de deficiência, assegurando reconhecimento e prioridade no acesso a serviços. O atendimento ocorre também em contextos institucionais específicos, como o sistema prisional, com estimativa de cerca de 1.000 emissões ao longo de 2025, contribuindo para a regularização documental e a atualização de dados civis. Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS
Detran-MS orienta sobre renovação automática da CNH para Bom Condutor e como solicitar a versão impressa
A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é uma realidade para muitos condutores de Mato Grosso do Sul. O procedimento é realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e resulta na emissão da CNH em formato digital, disponível no aplicativo CNH do Brasil. De acordo com dados da Senatran, até o dia 3 de fevereiro, cerca de 8 mil CNHs de diversas categorias foram renovadas automaticamente no Estado. No mesmo período, aproximadamente 2,3 mil CNHs definitivas também foram emitidas de forma automática em Mato Grosso do Sul, o que demonstra a ampliação do uso dos serviços digitais no processo de habilitação. É importante destacar que a renovação automática é realizada pela Senatran com base nas informações dos condutores registradas nos sistemas estaduais, integrados nacionalmente por meio do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). O Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) não interfere na liberação nem na execução desse processo, que acontece diretamente no sistema nacional. Quando o motorista atende aos critérios estabelecidos, o documento é renovado automaticamente e emitido na versão digital. Na prática, isso significa que muitos condutores já estão com a CNH válida e regularizada sem precisar iniciar qualquer solicitação. A consulta pode ser feita de forma simples pelo aplicativo CNH do Brasil, permitindo que o cidadão confira a situação do documento antes de procurar atendimento ou realizar pagamentos. O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, orienta o cidadão que teve o benefício da renovação automática, está com o documento digital e ainda assim faz questão do documento impresso. “Quando houver a opção pelo documento físico, o Detran está preparado para orientar e atender o cidadão sobre a solicitação da segunda via”, explica. O motorista que fizer questão de ter a CNH na versão impressa deve solicitar a emissão do documento junto ao Detran-MS. Nesse caso, é necessário pedir a segunda via da CNH e realizar o pagamento da taxa correspondente à impressão do documento. No Meu Painel, dentro do Portal de Serviços Meu Detran, acesse na aba Habilitação, e escolha a opção 2ª Via CNH. Atualmente, conforme as regras vigentes no Detran-MS, a solicitação da segunda via pode ser feita pelo Portal de Serviços Meu Detran ou presencialmente em uma agência. O cidadão que optar por imprimir e receber a versão impressa da CNH no seu endereço terá que pagar uma guia no valor de R$ 202,91 (UFERMS FEV/2026). O Detran-MS informa ainda que está realizando uma revisão geral das taxas previstas na Lei Estadual nº 4.282, de 14 de dezembro de 2012, que estabelece a tabela de serviços do órgão. Eventuais mudanças poderão ocorrer no futuro, mas, no momento, esse é o valor vigente para a emissão do documento físico. A renovação automática da CNH não se aplica a todos os condutores. Não têm direito ao benefício motoristas com 70 anos ou mais, condutores com a CNH vencida há mais de 30 dias, aqueles que tiveram a validade do documento reduzida por questões de saúde e quem cometeu infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Para ter acesso à renovação automática, também é necessário estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores. Quem não se enquadra nesses critérios deve procurar o Detran-MS para realizar a renovação pelos meios tradicionais. Antes de iniciar qualquer solicitação ou efetuar pagamentos, a orientação é que o condutor consulte o aplicativo CNH do Brasil para verificar se a CNH já foi renovada automaticamente. A informação correta é o melhor caminho para evitar transtornos e garantir mais tranquilidade no uso dos serviços de habilitação. Outro ponto de atenção para solicitar a emissão da CNH impressa, é verificar se o endereço para entrega do documento está atualizado. Essa atualização também pode ser feita no Portal de Serviços, na área de Habilitação, acessando Serviços de Habilitação e selecionando a opção Alterar endereço do condutor. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Bolsa Atleta de MS
Nesta segunda-feira (9) a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, abriu o processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Os auxílios financeiros variam de R$ 523 a R$ 7,3 mil, conforme a categoria. Ao todo, são 15 categorias de benefício destinadas a atletas, paratletas e treinadores. As inscrições para atletas têm início nesta segunda-feira. Já para os técnicos iniciam 12 de março. Os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico contemplam 13 categorias de benefício para atletas e duas para técnicos, todas com vigência de 12 meses, com o objetivo de garantir condições mínimas de preparação e participação em competições de alto nível. Entre as categorias atendidas estão: estudantil, universitária, máster, nacional, nacional paralímpica, nacional surdolímpico, pódio complementar, pódio complementar paralímpico, pódio complementar surdolímpico, internacional, pré-olímpico, paralímpico e surdolímpico, olímpico, paralímpico e surdolímpico, atleta-guia, assistente e similar, técnico 1 e técnico 2. As inscrições dos atletas têm início nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa (www.bolsa.fundesporte.ms.gov.br), com encerramento em 11 de março. Já os treinadores poderão se candidatar no período de 12 a 23 de março. O processo seletivo também prevê uma etapa de entrevistas com os participantes inscritos. A avaliação dos candidatos será baseada nos resultados alcançados em competições disputadas em 2025, com pontuação atribuída conforme o nível e a relevância dos campeonatos. Para se inscrever e participar de todas as etapas, você pode consultar o manual do Bolsa Atleta e Técnico e conferir todas as informações: clique para acessar. Acesse também o edital completo com as informações: clique para acessar. Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Com estrutura adequada, Mato Grosso do Sul inicia ano letivo para 180 mil alunos em 352 escolas da rede estadual
O ano letivo da REE (Rede Estadual de Ensino) teve início nesta segunda-feira (9) em todo o Mato Grosso do Sul. E no primeiro dia de aula, o governador Eduardo Riedel visitou a Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Mais de 180 mil estudantes retornaram às salas de aula em 352 unidades escolares, em todos os municípios do Estado. “A rede está completamente preparada para este ano letivo, com toda a sua complexidade. O aluno tem acesso a refeição, e na escola integral são três. O ensino é de qualidade, com material moderno, laboratório, equipamentos, profissionais capacitados e motivados. E isso é fundamental para o nosso desenvolvimento”, disse o governador. Em 2023, a unidade escolar que atende 350 alunos do ensino fundamental e médio, passou por uma reforma geral, o que contribuiu para a melhoria da rotina dos estudantes e profissionais da educação que atuam no local. “Em torno de 70% das escolas estão reformadas. Isso é um processo que não para. A gente, esse ano, tem uma previsão de reformar mais 30 escolas. E não é só pintar ou arrumar, é uma reforma estrutural e ainda de elétrica, hidráulica, nas salas, laboratórios, refeitório, com novos equipamentos, é muito grande”, explicou Riedel. Com a retomada das aulas, as unidades escolares de todo Estado estão preparadas para receber os estudantes em ambientes organizados, seguros e voltados à aprendizagem. Desde o ano passado, a REE ampliou o atendimento aos alunos do ensino fundamental I – 4° e 5° anos – para auxiliar os municípios a ampliarem a oferta de vagas aos alunos da educação infantil e séries iniciais. “É um trabalho conjunto com os municípios, para poder abrir a vaga também para os anos iniciais, numa situação de déficit nos municípios. É uma maneira da gente apoiar esses municípios, otimizando a nossa rede. Essa é uma ação muito importante para a nossa educação”, afirmou o governador. Outra ação importante que começa este ano, é a oferta de uma refeição extra aos alunos da área rural. “Na escola de tempo integral são três refeições. E para o aluno da zona rural, além dessas três refeições ou uma refeição, depende se é a escola integral ou parcial, eles vão receber uma refeição adicional. O aluno se desloca muito cedo da sua moradia, a gente entendeu que era necessário complementar com mais uma alimentação”, disse o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Matrícula Ainda é possível ingressar na REE por meio do processo conhecido como “autodesignação”. A etapa permanece aberta durante o ano todo, e permite que pais/responsáveis preencham os dados e realizem as matrículas nas unidades com vagas disponíveis, conforme sistema da Central de Matrículas. Em caso de eventuais dúvidas, o número para atendimento é 0800-647-0028 (telefone fixo) ou 3314-1212 (telefone celular). Para o atendimento presencial, em Campo Grande, a Central de Matrículas fica na Rua Joaquim Murtinho, 2612. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para o atendimento presencial nas demais regiões do Estado, os interessados também podem procurar pela unidade escolar da Rede Estadual de Ensino mais próxima. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Dourados x Operário, jogo que marca abertura da transmissão de jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) fechou uma parceria com o Portal Lance! para a transmissão dos jogos da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026. Além das transmissões ao vivo, o Portal Lance! fará uma cobertura editorial ampla da competição, com reportagens, destaques e conteúdos exclusivos, garantindo visibilidade e mídia nacional ao campeonato estadual. As partidas serão exibidas ao vivo pelo canal oficial do veículo no YouTube. Ao todo, serão transmitidos nove jogos até as semifinais, com a exibição de um confronto por rodada. O jogo que marca a abertura das transmissões será o clássico entre Dourados AC e Operário FC, que acontece neste domingo, dia 8 de janeiro, às 15h30, no Estádio Douradão. O Diretor de Marketing da FFMS, Endrigo Zotelli, destaca que a parceria com o Lance! é um avanço significativo para o futebol sul-mato-grossense, uma vez que coloca o campeonato estadual em evidência no cenário nacional. “Esta parceria muda o perfil do nosso campeonato. A FFMS vem trabalhando para que o futebol de Mato Grosso do Sul evolua e ganhe cada vez mais visibilidade. Com parceiros fortes, garantimos uma premiação de R$ 70 mil para o campeão e de R$ 30 mil para o vice-campeão deste ano, além da distribuição de R$ 10 mil para cada clube no dia do lançamento da competição, totalizando outros R$ 100 mil. No total, a Federação distribuiu R$ 200 mil em premiações, valor destinado integralmente aos clubes”, destacou Zotelli. Para Fernando David, gerente da LanceTV!, a transmissão do Campeonato Sul-Mato-Grossense é um passo estratégico que consolida o novo momento do canal. “O Lance! possui um DNA nacional e uma audiência consolidada em todo o país; usar essa força para dar vitrine a clubes tão tradicionais do nosso futebol é uma missão que assumimos com entusiasmo. Queremos potencializar a visibilidade dessas equipes, entregando o futebol do MS para o Brasil inteiro e reforçando o nosso posicionamento como um player protagonista e inovador no mercado de transmissões esportivas”. O presidente da FFMS, Estevão Petrallás, reforçou que o futebol do estado ganha projeção com a parceria. Segundo ele, a vitrine nacional oferecida pelo Portal Lance! beneficia diretamente os clubes e seus parceiros comerciais, que terão suas marcas expostas em uniformes para um público muito maior. “Esta é uma parceria fundamental. A FFMS vem trabalhando muito para que nosso futebol entre em um novo patamar. Com as transmissões e a cobertura nacional do Portal Lance!, ganhamos projeção em todo o país e nossos clubes passam a ter mais visibilidade. O empresário local que acreditou no campeonato e patrocinou o clube de sua cidade vai ver sua marca ser exibida para todo o Brasil por meio do YouTube do Portal Lance!”, comemora Estevão. A parceria entre a TV FFMS e o Portal Lance! respeita o contrato assinado com a TV Morena, que manterá exclusividade na transmissão de um jogo por rodada além das finais do campeonato, que serão transmitidos em TV aberta. Como assistir: Para acompanhar as partidas, basta acessar o canal do Portal Lance! no YouTube: youtube.com/@lance
SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025
O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o país, maior número registrado em um ano. O resultado foi celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira (6). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Salvador, destacaram que o número está relacionado às políticas públicas. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente. Padilha avaliou que o resultado deve ser celebrado também em função da parceria do governo federal com os estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora tem especialistas e atenderam pacientes do SUS. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos. “Acontece que, por conta da nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, isso estimula os estados, os municípios, os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde. Atenção básica Padilha, em entrevista à imprensa, disse que o SUS é o sistema público de saúde que mais faz cirurgia. No país todo, a previsão é distribuir um total de 150 combos cirúrgicos com foco na assistência hospitalar e outros 10 mil combos para unidades básicas de Saúde, aumentando a resolutividade da Atenção Primária no SUS. Na Bahia, o governo federal fez a entrega de 1.030 combos de equipamentos para ampliar o atendimento no estado nas unidades básicas de saúde. Foram entregues aparelhos como câmara fria para vacinas, balança digital e laser terapêutico para o tratamento de feridas e reabilitação, entre outros para a realização de exames na atenção primária. “As prefeituras receberam também 575 mil kits de telessaúde, uma revolução no SUS. Estamos entregando, também, mais 107 ambulâncias do Samu, e agora a Bahia tem 100% de atendimento do SUS”, disse Padilha. Agência Brasil








