Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul identificou variação de até 11,14% no litro do etanol comum comercializado em uma mesma região de Campo Grande. O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital. No Anhanduizinho, abastecer com etanol na modalidade crédito representou desembolsar valores entre R$ 4,04 e R$ 4,49 o litro do combustível, uma diferença de 11,14% entre os cinco postos pesquisados na região. O Imbirussu apresentou a segunda maior variação de preços, de 10,94%. O litro da gasolina no crédito oscilou entre R$ 5,85 e R$ 6,49. Por outro lado, constatou-se ser possível obter uma economia de até R$ 32 por abastecimento, ao colocar 50 litros do combustível no posto que pratica o menor preço. A região Central apresentou baixa oscilação de preços em comparação às demais áreas pesquisadas. Nesse recorte, a gasolina paga no cartão de crédito registrou variação de 1,67%, enquanto o GNV manteve comportamento estável, com variação de 1,11% na modalidade à vista. Comparativo mensal Na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro, o maior aumento registrado foi no etanol à vista na região do Segredo (7,20%). Já o diesel S10 à vista apresentou redução de 1,51% na região da Lagoa. O levantamento analisou os valores de cinco tipos de combustíveis não aditivados: gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV (Gás Natural Veicular), considerando os pagamentos à vista e no cartão de crédito. Todos os produtos estão sujeitos a variações e disponibilidade, em virtude da demanda. Orientações Para garantir a segurança e a economia dos consumidores, o Procon Mato Grosso do Sul recomenda que o abastecimento seja realizado, preferencialmente, no início da manhã ou à noite, para evitar perdas por evaporação do produto. É necessário atentar-se à presença do selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nos postos, às diferenças de preço e optar por promoções que sejam ofertadas no seu trajeto habitual. Desconfie, ainda, de valores muito abaixo da média praticada pelo mercado e evite trafegar com o tanque na reserva, para não forçar o motor e prejudicar o sistema de alimentação do veículo. Serviço Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Fevereiro:https://tinyurl.com/2m7ek5ej Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Comparativo Janeiro – Fevereiro:https://tinyurl.com/yck65cpd Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, em Campo Grande, o I Seminário de Saúde Mental da Macro Centro: Tecendo Redes de Cuidado, Trabalho e Liberdade. O encontro reuniu profissionais, gestores, usuários, estudantes e pesquisadores, com o objetivo de fortalecer a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) por meio de formação técnica, troca de experiências e articulação regional. O evento foi organizado pela SES, em parceria com o LAPS/Fiocruz (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) e com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Participaram representantes dos 29 municípios da Macrorregião Centro, além de convidados de outros estados e instituições nacionais e internacionais. Fortalecimento da rede e qualificação do cuidado O seminário teve como foco o fortalecimento da RAPS na macrorregião, com ênfase no cuidado territorializado, no atendimento às urgências e emergências em saúde mental, na atuação da Atenção Primária, nas PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) e em estratégias de geração de renda e economia solidária como instrumentos de inclusão e autonomia. A programação também buscou alinhar diretrizes técnicas entre gestores e equipes, divulgar práticas exitosas desenvolvidas nos territórios e contribuir para a formação permanente de profissionais e futuros trabalhadores da área. Abertura e participação institucional A abertura contou com apresentação cultural do Coral do CAPS, “Canto Livre”, formado por usuários do CAPS Vila Almeida, de Campo Grande, mesa solene com representantes da SES, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e de instituições de pesquisa, além de atividades de PICS e da Feira de Economia Solidária, com exposição de iniciativas desenvolvidas por serviços e usuários da rede. Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o encontro ampliou a integração entre serviços e municípios. “Estamos investindo na qualificação das equipes e na organização da rede para garantir atendimento humanizado e em liberdade. O seminário ampliou o diálogo técnico e fortaleceu as ações nos territórios”, afirmou. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de articulação entre os diferentes níveis de atenção. “A saúde mental precisa estar conectada com toda a rede. A aproximação entre atenção primária, serviços especializados e parceiros institucionais gera respostas mais eficazes para a população”, disse. A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, ressaltou o valor da troca de experiências entre os municípios.“O encontro promove alinhamento técnico e compartilhamento de práticas que ajudam a qualificar o cuidado e o manejo das situações de crise”, pontuou. A coordenadora técnica Arielle dos Reis enfatizou o protagonismo dos usuários.“Discutimos cuidado em liberdade, inclusão produtiva e economia solidária como parte da reabilitação psicossocial e da construção de projetos de vida”, explicou. Reforma psiquiátrica e economia solidária Durante a programação, o fundador e presidente de honra da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental), Paulo Amarante, contextualizou os avanços da reforma psiquiátrica no país e os reflexos das políticas de inclusão produtiva. “O Brasil fechou cerca de 70 mil vagas em hospitais psiquiátricos de longa permanência e implantou milhares de serviços comunitários, como CAPS e residências terapêuticas, além de projetos de arte, cultura, trabalho e economia solidária. Em Mato Grosso do Sul, vemos esse processo se fortalecer por meio de cooperação e apoio às iniciativas locais, com experiências consolidadas sendo ampliadas e novas ações surgindo”, destacou. A abertura também incluiu conferência sobre o impacto da economia solidária na reforma psiquiátrica e o lançamento de publicações técnicas na área. A presidente da ABRASME e coordenadora do projeto Laps Fiocruz em parceria com a OPAS, desenvolvido no Mato Grosso do Sul, Ana Paula Guljor, destacou que o seminário marca o avanço de ações estruturadas de inclusão produtiva no Estado. Este seminário celebra a finalização das atividades de fortalecimento da economia solidária em saúde mental no Estado. “Desenvolvemos um curso de formação com 72 inscritos e ofertamos tutoria opcional para elaboração de projetos de intervenção nos municípios com 20 participantes. Também mapeamos 95 iniciativas de economia solidária em 27 serviços do estado. Três municípios, onde o projeto esteve presente: Campo Grande, Dourados e Ponta Porã foram contemplados em edital do Ministério da Saúde com bolsas para fortalecer essas experiências. O seminário consolida esse ciclo, compartilha metodologias e amplia a capacidade de multiplicação das práticas de protagonismo de usuários e familiares pela geração de renda e trabalho nos territórios”, afirmou. A consultora da OPAS, Cristina Hoffman, ressaltou que o seminário é resultado direto da cooperação técnica com o Estado e reforça estratégias de inclusão produtiva na saúde mental. “A economia solidária e o cooperativismo fortalecem a cidadania, geram renda e ampliam a autonomia de pessoas em sofrimento mental, que muitas vezes enfrentam estigma e exclusão. Ao apoiar cooperativas sociais e projetos nos territórios, unimos desenvolvimento social e econômico com base na solidariedade, na autogestão e na democracia”, afirmou. Ela acrescentou que a iniciativa também foi desenvolvida em parceria com o LAPS, da Fiocruz, por meio de termo de cooperação com o Estado. Público e abrangência O seminário foi voltado a profissionais da saúde mental de Campo Grande e da macrorregião, trabalhadores dos CAPS, dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), programas de residência, usuários da rede e estudantes de Psicologia e de outras áreas da saúde. Também participaram parceiros institucionais e representantes do Conselho Regional de Psicologia. Eixos debatidos na programação Ao longo dos três dias, a programação abordou: O encerramento reuniu organizadores e parceiros para a síntese técnica dos debates e encaminhamentos para fortalecimento da rede regional. André Lima, Comunicação SES
Operação Carnaval Seguro: Agems reforça fiscalização no transporte, com inteligência de dados e articulação institucional
Nas primeiras horas de sexta-feira (13), quando muitos foliões já começaram a se deslocar para cidades com tradicionais festejos de Carnaval e outros colocaram o pé na estrada para aproveitar o feriado prolongado, a Agência Estadual de Regulação (Agems) iniciava a Operação Carnaval Seguro, intensificando a fiscalização no transporte rodoviário de passageiros em Mato Grosso do Sul. A ação marca a consolidação de um modelo de fiscalização baseado em inteligência de dados, uso de tecnologia e articulação com outras instituições de segurança, estaduais e federais. A parceria fortalece a estrutura de equipamentos, compartilhamento de sistemas de informação e de monitoramento, e presença conjunta nas estradas. “Essa é uma época de muito movimento de viajantes, então, reforçamos nossa fiscalização. O cidadão sabe que pode contar com a AGEMS para garantir que os transportadores cumpram todas as normas de segurança e qualidade, e para tirar de circulação quem insiste em oferecer transporte clandestino”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. A operação abrange oito rotas estratégicas, além da presença ativa nos principais terminais rodoviários. Conta com equipes estruturadas, fiscalização integrada e uso de ferramentas tecnológicas que permitem análises mais precisas, atuação preventiva e tomadas de decisão em tempo real. O trabalho está alinhado a um conjunto de parcerias institucionais que vêm sendo consolidadas pela Agência, ampliando o alcance e a efetividade das ações. A abertura dos trabalhos, em trecho da BR-262 no anel viário de Campo Grande, teve o apoio de helicóptero da Polícia Militar, consolidação do uso de drones e sistemas de comunicação nas viaturas, que se tornaram equipamentos indispensáveis, e com novos tablets entregues aos fiscais nesta semana, fruto de parceria com a Receita Federal. “Nós ampliamos a fiscalização inteligente, o monitoramento estratégico e a integração com as policias Federal, Civil, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária e ANTT, dentro de uma lógica de cooperação permanente entre os órgãos”, reforça a coordenadora de fiscalização, Aline Melo. “E para que isso seja eficiente, contamos também com o próprio usuário, que deve ficar atento em não utilizar transporte clandestino, porque isso é um risco à segurança e até à vida”. Ao longo de todo o período carnavalesco, policiais da Assessoria Militar da AGEMS atuarão em conjunto com agentes da Câmara Técnica de Fiscalização. “A presença da nossa unidade fortalece a segurança tanto da equipe, quanto do cidadão que viaja”, explica o chefe da Assessoria, coronel Waldir Acosta. “Como policiais militares, ao fazer uma abordagem, a verificação é ampla, e assim conseguimos coibir qualquer infração ou ação criminosa além daquelas identificadas nas regras da regulação do transporte de passageiros. Gizele Oliveira, Comunicação Agems
Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Entre o brilho das fantasias e o ritmo dos blocos, há uma pauta que não pode sair do foco: a prevenção. Com as festividades do Carnaval, período marcado pelo aumento da circulação de pessoas e das interações sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) intensificou a distribuição de insumos e a oferta de testagem para fortalecer as estratégias de enfrentamento às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em todo o estado. Para este Carnaval, foram distribuídos 1.379.200 preservativos externos — 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex —, além de 123.299 preservativos internos e 97.100 unidades de gel lubrificante. A iniciativa, coordenada pela gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, tem como foco garantir acesso facilitado aos métodos de proteção e fortalecer a rede de cuidado nos municípios. A estratégia inclui, ainda, o reforço na testagem rápida. A SES distribuiu 14.325 testes rápidos de HIV (T1), 1.375 testes confirmatórios (T2), 15.200 testes de sífilis, 10.475 testes de hepatite B, 12.300 testes de hepatite C e 1.100 autotestes de HIV, ampliando a capacidade de diagnóstico oportuno durante o período. Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, o Carnaval é também um momento estratégico para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde. “O uso do preservativo continua sendo a principal forma de prevenção das ISTs e deve estar presente em todas as relações sexuais. Quando garantimos a distribuição adequada e fortalecemos a testagem, ampliamos a autonomia das pessoas para que vivenciem esse período com responsabilidade e segurança”, afirma. Além dos preservativos e da testagem, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza estratégias complementares de prevenção ao HIV. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade e reduz significativamente o risco de infecção pelo vírus. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, como relação sexual desprotegida. A SES reforça que a PEP está disponível gratuitamente na rede pública de saúde e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha tido exposição de risco. Em caso de dúvida ou situação de vulnerabilidade, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação, realização de testes e início das medidas indicadas. A ampliação do acesso a insumos, à informação qualificada e ao diagnóstico integra as estratégias permanentes do Estado para reduzir a transmissão das ISTs, fortalecer o cuidado integral e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde — durante o Carnaval e ao longo de todo o ano. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Com Operário, CBF divulga formato e datas da renovada Copa Verde
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (12), regulamento e tabela básica para a disputa da 13ª edição da Copa Verde, torneio regional que passa a ter novo formato a partir desta edição e será a maior até agora, com 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo. Campeão estadual em 2025, o Operário FC é o representante de Mato Grosso do Sul na competição, que começa em 25 de março e tem final prevista para 7 de junho. Os participantes vão disputar a Copa Norte, com 12 clubes, e a Copa Centro-Oeste, com os demais 12 clubes. Os campeões de cada uma destas garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027 e decidem a Copa Verde. Serão 70 partidas em dez datas, com pelo menos seis jogos para 12 clubes, máximo de dez jogos para os finalistas. Formato A renovada Copa Verde está dividida em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes serão divididos em quatro grupos de seis clubes, compostos por sorteio, sendo dois da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste. Os times se enfrentam dentro da chave em turno único e os dois melhores avançam para semifinal, que será disputada em jogo único. Os classificados disputam o título em jogos de ida e volta. Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste disputam o título da Copa Verde e jogos de ida e volta.
MPMS firma parceria com escola indígena para fortalecer a educação inclusiva e garantir mais oportunidades às crianças da Aldeia Bororó em Dourados
Quando a educação acolhe, transforma. E é com esse espírito que a 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, por intermédio do Promotor de Justiça João Linhares Júnior, e a Escola Indígena Lacu’í Roque Isnard iniciam uma parceria que promete fortalecer o aprendizado, garantir mais qualidade, inclusão e dignidade das crianças do pré ao 4º ano da Aldeia Bororó. A iniciativa integra o projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, que busca promover ambientes escolares mais completos e acolhedores. Resultados da parceria A parceria já começou a gerar melhorias na infraestrutura da escola, como a construção de uma quadra de areia, instalação de calçada para duas mesas de pingue-pongue, além da aquisição de redes e bolas para práticas de futebol, vôlei e demais esportes. Equipamentos como som e datashow também foram disponibilizados, permitindo que reuniões e atividades pedagógicas ocorram de forma mais dinâmica e organizada. O diretor da escola, Elias Moreira, comemorou o apoio. “Agradeço a parceria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por intermédio do Promotor de Justiça. Fico feliz em ver que nossas crianças, que mais precisam, agora terão esse apoio, essas melhorias e cuidados. Quem ganha são elas, que podem passar a pensar em um futuro mais digno e cheio de oportunidades”, declarou. Para o Promotor de Justiça João Linhares, a iniciativa representa um passo importante na construção de cidadania: “Com esse projeto, vamos cada vez mais melhorar e transformar positivamente o futuro dessas crianças, oferecendo oportunidades e condições para que cresçam em um ambiente de aprendizado completo e inclusivo”. Projeto Educação Digna, Inclusiva e Feliz O projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, criado em 2021 pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior, tem como finalidade oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e que promova cidadania, respeito à diversidade e convivência democrática. A iniciativa é voltada para fortalecer a educação em comunidades indígenas e vulneráveis, promovendo não apenas a infraestrutura adequada, mas também o desenvolvimento integral das crianças, com foco em cidadania, esportes, cultura e inclusão social. Com a parceria, a expectativa é que cerca de 140 alunos da escola se beneficiem diretamente das melhorias e das ações pedagógicas ampliadas.
PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas e de armas em Dourados
Nesta sexta-feira (13/2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rota Cega, com o objetivo de combater os crimes de tráfico transnacional de drogas e de tráfico internacional de armas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária no município de Dourados/MS. A investigação desenvolveu-se a partir da apreensão de 4,5 toneladas de maconha e de um fuzil, em abril de 2025, em Três Lagoas/MS. Com o aprofundamento das diligências, foram identificadas outras duas pessoas envolvidas. Durante a ação, foram apreendidos celulares dos investigados, que serão periciados e analisados pela Policial Federal em Três Lagoas/MS.
Nomeado relator do caso Master, Mendonça se reúne com delegados da PF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou uma reunião, na tarde desta sexta-feira (13), com delegados da Polícia Federal (PF) que estão à frente das investigações envolvendo o Banco Master. Mendonça pretende tomar conhecimento sobre o andamento das investigações após se tornar relator do inquérito que apura as fraudes no banco, que foi liquidado pelo Banco Central. A escolha de André Mendonça para comandar as investigações foi feita nesta quinta-feira (12) após Dias Toffoli pedir para deixar a relatoria do caso. A decisão foi tomada durante reunião na qual os ministros da Corte foram informados de que há menções a Toffoli em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, que teve o aparelho apreendido durante busca e apreensão. Ao pedir para deixar o caso, Toffoli não foi considerado suspeito para relatar o processo, e as decisões já tomadas foram preservadas. A partir de agora, os próximos passos da investigação serão comandados por Mendonça, também relator do inquérito que trata dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Articulação de Zé Teixeira garante R$ 200 mil para fortalecer saúde de Caracol
A parceria entre o Legislativo Estadual e Federal assegurou um novo e importante investimento para a qualidade de vida em Caracol. Por meio de uma gestão conjunta, o deputado estadual Zé Teixeira articulou junto ao deputado federal Rodolfo Nogueira a destinação de R$ 200 mil para o custeio da saúde municipal. Este investimento chega para dar suporte à rede pública, permitindo que a prefeitura direcione os valores para as áreas de maior necessidade, garantindo que o atendimento ao cidadão não sofra interrupções e mantenha o padrão de excelência que tornou a cidade uma referência regional. Ao unir forças para garantir que o dinheiro chegue a quem mais precisa, Zé Teixeira e Rodolfo Nogueira permitem que Caracol avance na modernização de seus serviços. Atualmente, o município oferece serviços que vão além do básico, contando com mais de 16 médicos, telemedicina avançada e atendimento odontológico em período noturno. A chegada deste novo aporte financeiro assegura a continuidade de projetos essenciais, como a farmácia com horário estendido e a oferta de exames modernos, consolidando um sistema de saúde que prioriza a dignidade e o atendimento humanizado para cada morador.








