Com foco na inclusão, o governador Eduardo Riedel participou neste sábado (14) da abertura do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, em Ponta Porã. Um dos maiores do país. O evento ocorre entre os dias 14 e 15 de março, com a participação de especialistas, estudiosos sobre o tema, para realização de grandes debates. “Estamos aqui em um dos maiores eventos de conhecimento de Mato Grosso do Sul. No aprendizado da vida, buscamos criar um Estado de prosperidade, mas que não deixe ninguém para trás. Desta maneira faremos uma transformação social e cultural, abraçando a todos, trazendo conhecimento, informação e inclusão”, afirmou o governador. Riedel citou que o Estado promove uma série de ações para contribuir com melhores condições as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Na Rede Estadual buscamos sempre a capacitação dos professores e também construímos uma estrutura de inclusão e acolhimento. Temos, por exemplo, o Bioparque que tem um trabalho de destaque neste sentido. Ainda fizemos o decreto garantindo repasses de verbas permanentes para instituição parceiras que atuam em diversos públicos, completou. A terceira edição do “Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026” terá 18 palestrantes, que são referência em ciência, práticaclínica, educação, inclusão e vivência no autismo. A expectativa é de um públicoestimado em 1.700 participantes. Idealizadora do evento, Chayene Marques Georges do Amaral, contou que o projeto nasceu dentro da sua casa, com sua filha Ayla, que hoje tem sete anos de idade. “A Ayla nos ensinou que a vida pede informações e conhecimento. Ela transformou nossa vida em uma benção. Que após o evento as mães possam voltar para casa com mais esperança e sonhando com um futuro melhor”. Chayene agradeceu o apoio do Governo do Estado para realização do congresso. “Estamos aqui na cereja do bolo, com muita informação e capacitação de qualidade. Agradecer ao governador pelo apoio a todo projeto. Ele abraçou esta causa com respeito e acolhimento”. As palestras abordarão o autismo a partir de diferentes perspectivas técnicas ecientíficas. Entre os destaques da programação estão Paulo Liberalesso, Talita Pazeto e Thiago Lopes. A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, participará de um painel sobre Políticas Públicas juntamente com a primeira-dama estadual, Mônica Riedel e a secretaria municipal de Governo de Ponta Porã, Paula Campos, além de outros especialistas de relevância nacional e internacional, reconhecidos como refências no campo do autismo. As edições anteriores consolidaram o Congresso como um dos principais eventos do país na promoção do conhecimento, da conscientização e do fortalecimento da inclusão, as duas edições obtiveram 1.500 participantes. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
No Dia Mundial do Rim, HRMS promove ação de conscientização e alerta para cuidados com a saúde renal
Na quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu uma ação de conscientização voltada à prevenção das doenças renais. A iniciativa inclui aferição de pressão arterial, distribuição de água e entrega de materiais informativos sobre a doença renal crônica, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos hábitos de vida saudáveis. A mobilização integra a campanha nacional coordenada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), que neste ano traz o tema “Cuidar de Pessoas e proteger o planeta”. A proposta chama atenção para a relação entre saúde renal e meio ambiente, destacando que fatores como calor extremo, poluição e escassez de água podem aumentar o risco de doenças renais. Segundo a médica nefrologista Lívia Maria de Souza, a prevenção é fundamental para evitar complicações mais graves. “É importante que as pessoas cuidem de seus rins. A prevenção é importante para diminuir as complicações e proporcionar melhor tratamento aos pacientes que apresentarem a doença. Um exame simples de urina e a dosagem de creatinina já ajudam a identificar precocemente possíveis alterações, principalmente em pacientes que têm diabetes, hipertensão arterial ou apresentam alguma alteração na urina, como coloração, volume ou até mesmo urina espumosa”, explica. A especialista ressalta que fatores ambientais, como disponibilidade de água potável e de qualidade e calor intenso, também têm impacto direto na saúde renal. Trabalhadores expostos a altas temperaturas, por exemplo, estão mais suscetíveis à desidratação, o que pode desencadear ou agravar problemas nos rins. “Pacientes que trabalham na zona rural ou em ambientes muito quentes podem sofrer desidratação, o que pode levar à insuficiência renal ou à descompensação de uma doença renal crônica já existente. Por isso, a hidratação adequada é essencial, principalmente para quem está exposto a essas condições”, orienta. Quando a doença renal está estabelecida, há opções de tratamento disponíveis. “Hoje temos terapias como hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal”, completa a médica. Atendimento especializado no HRMS O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferece atendimento ambulatorial com médicos nefrologistas, mediante encaminhamento pela regulação. A unidade também realiza sessões de hemodiálise, com cerca de 600 procedimentos por mês. Além disso, o hospital disponibiliza o tratamento por diálise peritoneal, sendo atualmente o único serviço pelo SUS em Campo Grande a oferecer essa modalidade. Nesse tipo de terapia, o paciente realiza o tratamento em casa e comparece ao hospital apenas uma vez por mês para acompanhamento, com consulta médica e realização de exames. Durante o tratamento, os pacientes também recebem visitas mensais da equipe de enfermagem. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Novo Leilão do Detran-MS oferece boas oportunidades para motociclistas, com 127 motos para circulação
Nesta sexta-feira (13/03), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou a quinta remessa de 2026, de Editais de Leilão de veículos que podem voltar a circulação e sucatas. Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 164 lotes, sendo 127 motocicletas, com lances que variam de mil a cinco mil reais. Como a YAMAHA/YS150 FAZER SED 2024/2025 que tem valor aproximado de 16.700 reais, segundo a tabela FIPE, e está no certame com lance inicial de 4.187 reais. Entre os 37 automóveis que podem voltar a circular, um FIAT/SIENA FIRE FLEX 2008/2009 tem lance inicial de 6.065 reais. O certame, que é totalmente digital, abre na próxima segunda-feira (16) e vai até dia 30 de março 2026, pelo portal www.marcaleiloes.com.br, que disponibiliza fotos dos lotes e o edital completo, com as informações sobre os veículos e regras de participação. No portal é possível conferir os valores de cada lote, assim como as fotos dos leilões de Sucata Aproveitável, com 72 lotes de veículos, sendo 66 motocicletas e 59 automóveis; e o Leilão de Inservíveis, com um lote único 22.270 kg de material ferroso. Para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da Pátio da AUTOTRAN, que fica na Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, Bairro Rita Vieira, nos dias 19, 20 e 21 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os editais dos leilões também estão disponíveis no Portal do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira (13), entre as páginas 179 e 198. Clique aqui para acessar. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Parque Tecnológico vai gerar empregos e abrir novas oportunidades na fronteira
Com foco na geração de empregos, inclusão e fomento a tecnologia, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (13) da inauguração do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) e do Centro Internacional de Inovação e Empreendedorismo (CeimPP). Estes espaços foram criados para reunir ciência, inovação e negócios, incentivando a troca de experiências entre empresas, pesquisadores e empreendedores. A proposta ali é fortalecer a chamada ‘indústria do conhecimento’, com o uso de tecnologia e inovação nos setores industrial, agrícola e de serviços já presentes na região. O parque possui 1,6 mil metros quadrados e foi construído na linha internacional de fronteira. Ele deve receber projetos e programas voltados à inclusão social, geração de emprego e renda, além de iniciativas de desenvolvimento tecnológico. O Governo do Estado apoiou e contribuiu com a estruturação e operação do novo ecossistema, destinando R$ 1,7 milhão, por meio de convênio entre a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Ponta Porã. “Este equipamento é nosso, de Mato Grosso do Sul, de Ponta Porã, Pedro Juan e Paraguai. Para viabilizar este grande projeto teve união de todas as partes, que trabalham juntos pelo Estado”, disse o governador. Riedel ponderou que o parque vai promover transformação social e desenvolvimento. “Inovação e tecnologia em parceria com o setor privado. O Estado sempre vai fomentar iniciativas inovadoras como esta”, completou. Já o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, ressalta que a obra é fruto de grandes parcerias e de uma soma de esforços. “Um espaço de encontros entre conhecimento e inovação, cultura e desenvolvimento. Plantamos uma das maiores sementes para o futuro”, ressaltou o prefeito Eduardo Campos. Para viabilizar o empreendimento ainda tem recursos do governo federal e emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul. “Uma obra que projeta Mato Grosso do Sul para o futuro. Uma união e junção de autoridades públicas em torno do projeto. Ainda com a visão ampla de desenvolvimento do nosso governador. O futuro está na educação, ciência, tecnologia e inovação. Estamos avançando e MS está na vanguarda”, garantiu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Durante a visita ao complexo, o governador conheceu todas as dependências e projetos desenvolvidos no local. A cerimônia oficial de inauguração marca a consolidação de um novo espaço voltado à pesquisa, inovação, empreendedorismo e cooperação tecnológica, conectando universidades, empresas, startups e centros de pesquisa. A expectativa é que o PTIn e o CEIMPP impulsionem projetos de tecnologia, desenvolvimento de startups e novas oportunidades de negócios, fortalecendo o ambiente de inovação e a atração de investimentos para Mato Grosso do Sul. Com localização estratégica na faixa de fronteira com o Paraguai, o novo complexo nasce com a proposta de se tornar um polo de inovação internacional, ampliando a integração entre conhecimento, tecnologia e desenvolvimento econômico regional. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Programa ‘Envelhecer é Legal’ ganha plano de metas para fortalecer políticas para a pessoa idosa
Com o objetivo de orientar a implementação de ações voltadas à promoção do envelhecimento digno e ao enfrentamento ao idadismo em Mato Grosso do Sul, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), publicou nessa sexta-feira (13), a Resolução “N” SEC nº 05, que divulga o Plano Estadual de Metas do Programa “Envelhecer é Legal”. O plano estabelece diretrizes estratégicas para orientar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa no Estado. A iniciativa está alinhada à Política Nacional do Idoso, ao Estatuto da Pessoa Idosa e à Política Estadual do Idoso, além de outras legislações que tratam da garantia de direitos dessa população. Estruturado em quatro pilares estratégicos: governança e institucionalidade do envelhecimento digno; educação para direitos e enfrentamento ao idadismo; convivência, participação e protagonismo da pessoa idosa e conhecimento, monitoramento e inovação na política de envelhecimento, o plano busca fortalecer a articulação entre Estado, municípios, sociedade civil e demais instituições. Entre as ações previstas estão a formalização da adesão dos municípios ao programa, a criação da Rede Estadual de Enfrentamento ao Idadismo, a instituição do Selo “Município Amigo da Pessoa Idosa”, campanhas de conscientização como o Junho Prata, capacitações para agentes públicos e profissionais, além do fortalecimento de espaços de convivência e participação social da pessoa idosa. De acordo com a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, a iniciativa representa um avanço na consolidação de uma política pública estruturada e integrada para a valorização da pessoa idosa. “O plano organiza as ações do programa e fortalece a cooperação entre Estado e municípios, garantindo que as políticas de promoção do envelhecimento digno cheguem de forma mais efetiva aos territórios”, destaca. A SEC será responsável por coordenar o acompanhamento, a sistematização das informações e a avaliação periódica das metas estabelecidas, garantindo transparência e aprimoramento contínuo das ações. “Os municípios interessados devem procurar a Secretaria de Estado da Cidadania por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e manifestar formalmente seu interesse de adesão. A partir disso, o Estado oferecerá apoio técnico para orientar a elaboração do decreto municipal de adesão e do plano de metas local, respeitando a realidade e as prioridades de cada território”, explica Larissa Diniz Paraguassu, Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas. A implementação do plano poderá envolver parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e organizações da sociedade civil, reforçando o compromisso do Estado com a construção de uma sociedade que respeite e valorize todas as gerações. Para visualizar a publicação na íntegra, clique aqui. Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadaia
Governo de MS avança no controle e fiscalização de fraudes e reforça canal de denúncia
Após instauração de processo administrativo contra servidora suspeita de fraudar cartões do programa Mais Social, o Governo do Estado, por intermédio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), já encaminhou procedimento ao MP-MS (Ministério Público Estadual) e destaca que mantém um canal contínuo de transparência do programa, que integra compliance da secretaria para controle das políticas públicas da pasta. “Mantemos um controle rígido dos nossos programas sociais e uma atuação firme contra todo tipo de inconsistência, seja no uso indevido do cartão, seja no desvio de recursos. O objetivo do Mais Social é atender famílias em situação de vulnerabilidade que carecem desse dinheiro para cuidados básicos e é com esse foco que trabalhamos”, disse a titular da Sead, Patrícia Cozzolino. A Polícia Civil já foi acionada e iniciou diligências de investigação para apuração de desvios. A Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos também mantém um rígido controle da utilização dos cartões em todos os 79 municípios do Estado. A titular da pasta explica que, diante da análise de dados operacionais do programa, foram identificadas situações que indicaram possíveis irregularidades na retirada e utilização de cartões de beneficiários de primeira via, especialmente considerando o local de uso do benefício e divergências em registros cadastrais. O caso também foi encaminhado pela Sead ao Ministério Público. Os cartões em que foram encontradas inconsistências no uso já foram bloqueados de forma preventiva, evitando assim qualquer desvio de finalidade. É por meio de programas de transferência de renda, como o Mais Social, que Mato Grosso do Sul apresenta índices cada vez mais positivos de redução da desigualdade social, ao adotar uma política pública eficaz e focada na erradicação da pobreza extrema. O trabalho realizado pela Secretaria consiste também em contínuas verificações quanto ao uso dos cartões por seus beneficiários, famílias em situação de vulnerabilidade que recebem auxílio mensal de R$ 450. O governo realizou, também, uma série de bloqueios em benefícios utilizados indevidamente, com a identificação de compras irregulares de itens como bebidas alcóolicas, pagamento de jogos online, plataformas de streaming de vídeo e até pagamento de pernoite em motel. Comunicação Governo de MS
Articulação de Zé Teixeira e Nelsinho Trad garante R$ 2,41 milhões para Caarapó
O município de Caarapó terá um incremento de R$ 2,41 milhões em recursos federais neste primeiro semestre de 2026, destinados a áreas prioritárias como saúde, educação e mobilidade urbana. O anúncio foi confirmado nesta quarta-feira (11), em reunião entre o senador Nelsinho Trad, a prefeita Lurdes Portugal e o deputado estadual Zé Teixeira, com a presença de vereadores. O montante é resultado de um fluxo de trabalho iniciado ainda em 2024, quando as demandas locais foram mapeadas e transformadas em projetos técnicos pela administração municipal com o apoio da bancada parlamentar. Do total anunciado, R$ 1 milhão será aplicado diretamente no recapeamento asfáltico da Vila Jary. A obra visa solucionar problemas históricos de tráfego e drenagem no bairro, melhorando a segurança e a fluidez do trânsito para os moradores. Paralelamente, a educação municipal recebe R$ 1 milhão para a modernização tecnológica das salas de aula. O investimento viabiliza a aquisição de lousas digitais, contemplando uma indicação encaminhada pelo deputado Zé Teixeira à Bancada Federal, com o objetivo de alinhar o ensino público de Caarapó às novas ferramentas pedagógicas. No setor da saúde, os recursos somam R$ 410 mil, divididos entre o custeio da rede municipal e a reforma do Hospital Beneficente São Mateus. A unidade, que é referência no atendimento local, receberá R$ 200 mil para melhorias estruturais, uma reivindicação que Zé Teixeira tem defendido desde 2023. Segundo o parlamentar, o retorno ao município para anunciar esses valores é a etapa final de um processo de escuta ativa junto à prefeitura e aos vereadores. “Acompanhei o senador Nelsinho para entregar esses investimentos que garantem mais desenvolvimento e qualidade de vida para Caarapó”, pontuou o deputado. A eficiência na liberação dos valores também foi atribuída à qualidade técnica da gestão municipal. Durante o encontro, destacou-se que os projetos de Caarapó apresentaram conformidade integral em 2025, o que acelerou os repasses federais. Somados aos valores enviados no ano anterior, o município já contabiliza mais de R$ 4,4 milhões em emendas viabilizadas por esta parceria política nos últimos dois anos. Além das frentes atuais, o trabalho parlamentar de Zé Teixeira na região segue com pleitos para a reforma do Ginásio de Esportes, investimentos em infraestrutura para a APAE local e renovação da frota do Conselho Tutelar e secretarias municipais.
Reforma do Teatro Municipal avança e prefeito vistoria obras em Dourados
O prefeito Marçal Filho vistoriou nesta sexta-feira (13) as obras de revitalização completa do Teatro Municipal de Dourados, um dos principais espaços culturais do município. A reforma teve início na primeira semana de fevereiro e a previsão é de que o novo teatro seja entregue à população até o fim deste ano. Durante a vistoria, o prefeito percorreu toda a estrutura do prédio, desde o térreo, onde está localizada a arena do teatro, até o piso superior, que abriga salas administrativas, camarins e espaços destinados à cenografia. Marçal também inspecionou o telhado da edificação. De acordo com avaliação do prefeito, a obra avança em ritmo satisfatório e está seguindo o cronograma estabelecido no projeto. “A obra está bem adiantada, já estão revitalizando a estrutura metálica para receber um novo telhado”, destacou Marçal Filho. Atualmente, praticamente toda a parte interna foi removida, restando apenas a estrutura principal do prédio, formada por vigas, paredes e estruturas metálicas. O objetivo é reconstruir completamente o espaço cultural. “Não será apenas uma reforma, vamos entregar para a população um novo teatro, mais aconchegante, moderno, seguro, com total acessibilidade e nos padrões dos grandes teatros brasileiros”, afirmou o prefeito. A reconstrução do teatro está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e contará com investimento de R$ 9.297.000,00. Os recursos são provenientes da própria Prefeitura de Dourados, por meio de financiamento que será pago com receitas próprias do município, além de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira ao Orçamento Geral da União. O prazo estimado para conclusão da obra é de aproximadamente 10 meses. Inaugurado em 1998, o Teatro Municipal sofreu ao longo dos anos diversos danos estruturais que comprometeram seu funcionamento e impediram a realização de apresentações culturais. “Essa reforma é muito aguardada pelos douradenses e vamos acompanhar cada etapa para que tudo seja feito de forma criteriosa, para que em breve a população volte a desfrutar deste importantíssimo ponto da cultura douradense”, ressaltou Marçal Filho. MODERNIZAÇÃO COMPLETA O projeto prevê uma transformação estrutural e tecnológica em todo o prédio. Todas as esquadrias, portas, corrimãos e guarda-corpos serão substituídos, garantindo acessibilidade total e adequação às exigências do Corpo de Bombeiros. As poltronas também serão totalmente renovadas e contarão com assentos especiais destinados a pessoas obesas e cadeirantes. O piso da plateia deixará de ser carpete e passará a ser revestido com piso vinílico. A reforma inclui ainda a substituição completa da instalação elétrica, da iluminação, da fiação e a implantação de um novo sistema de ar-condicionado, garantindo mais conforto e segurança ao público. A área cenográfica também passará por modernização. O palco será totalmente reconstruído e receberá novos sistemas de cenário, urdimento e caixa cênica. Parte dessas estruturas será substituída por elementos metálicos para garantir maior durabilidade e segurança. Além disso, as passarelas superiores serão adequadas às normas de segurança e prevenção de incêndio e pânico. O projeto contempla ainda a modernização completa da iluminação cênica, do sistema de sonorização e dos equipamentos de imagem, incluindo mesa de som, mesa de vídeo e canhão seguidor, permitindo a realização de espetáculos de diferentes portes e elevando o Teatro Municipal a um novo padrão técnico e artístico. “Tenho certeza que as pessoas ficarão encantadas com o projeto que vamos entregar, transformando nosso teatro em mais um cartão postal da nossa Dourados”, concluiu o prefeito.
Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro
Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques formaram maioria nesta sexta-feira (13) para manter a prisão preventiva do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, instituição que foi liquidada pelo Banco Central por falta de dinheiro em caixa para honrar seus compromissos. A partir das 11h desta sexta, a Segunda Turma do Supremo começou a votar se mantém a prisão de Vorcaro, em sessão virtual. Resta apenas o voto do ministro Gilmar Mendes, que têm até a próxima sexta (20) para votar. Preso na terceira fase da Operação Compliance Zero em 4 de março, Vorcaro foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília. Mendonça, atual relator do caso no Supremo, autorizou a medida após receber da Polícia Federal indícios de que Vorcaro mantinha uma estrutura particular para monitoramento e intimidação de pessoas que via como inimigas de seus interesses. O ministro Dias Toffoli, que também integra a Segunda Turma e foi o primeiro relator do caso no Supremo, declarou-se suspeito para julgar os processos relativos ao banco, por motivo de foro íntimo. O movimento de Toffoli se deu em razão de polêmicas oriundas de negócios passados de uma empresa de sua família e um fundo ligado ao Master. Decisões controversas no caso também desgastaram o ministro na condução do processo. A PF chegou a produzir um relatório sobre os pontos de contato entre Toffoli e Vorcaro, mas o documento acabou sendo descartado pelo Supremo, que viu nele um movimento ilegal de investigação de um ministro do Supremo sem autorização judicial. Voto Em seu voto, Mendonça não se ateve apenas a reproduzir a liminar em que autorizou a prisão de Vorcaro, mas também buscou rebater argumento apresentados pela defesa do banqueiro após a medida. O relator afastou, por exemplo, o argumento de que um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp de Vorcaro, chamado A Turma, fosse apenas um “mero grupo” do qual o banqueiro fazia parte. “Trata-se, sim, de organização composta por conjunto de indivíduos coordenados pelos investigados Phillipe Mourão (agora falecido) e Marilson Roseno, sob a liderança e comando inequívoco de Daniel Bueno Vorcaro, responsável por dar ordens diretas ao grupo”, escreveu o ministro. Mendonça destacou ainda a “natureza violenta” dos integrantes do grupo, apontando para indícios colhidos pela PF de ameaças concretas a indivíduos. O ministro classificou os integrantes de A Turma como “milicianos” e deu como exemplo uma ameaça de morte feita a um ex-funcionário de Vorcaro. Na mesma decisão em que mandou prender Vorcaro, Mendonça também determinou a prisão de Phillipe Mourão, conhecido como Sicário, e Marilson Roseno, apontados como coordenadores da milícia pessoal do banqueiro. Mourão atentou contra a própria vida pouco após ser preso. Ele foi atendido e levado para um hospital, mas não resistiu. Agência Brasil








