A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (16), a sétima Sessão Ordinária do ano legislativo. Os trabalhos foram abertos com a participação da Sra Jocirlei Aparecida Guilherme, presidente da Associação Douradown, na Tribuna Livre, que discorreu sobre a Trissomia do 21 no município e a importância da conscientização da sociedade. Na pauta de votação, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 197/2025, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), que dispõe sobre a valorização dos protetores de animais abandonados no município. Segundo a proposta, protocolada em novembro passado, “o Poder Executivo poderá adotar medidas que priorizem o atendimento aos protetores de animais devidamente cadastrados, nos programas e ações ofertados pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal e pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, com vistas a facilitar o atendimento emergencial de primeiros socorros, a avaliação clínica e laboratorial, a vacinação e a esterilização dos animais sob sua responsabilidade, na forma da lei e observada a disponibilidade orçamentária”. O texto segue agora para sanção do prefeito Marçal Filho. Os vereadores aprovaram também o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2026 que altera o dispositivo que disciplina a composição da Mesa Diretora da Câmara de Dourados para incluir o cargo de Segundo Vice-Presidente. Segundo o texto “esta Emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua promulgação, produzindo efeitos a partir da eleição da Mesa Diretora subsequente à sua aprovação”. Atualmente, a Mesa é composta pela presidente Liandra Brambilla (PSDB), o vice Inspetor Cabral (PSD), o secretário Rogério Yuri (PSDB) e o segundo secretário Márcio Pudim (PSDB), com mandato até o fim de 2026, quando deve acontecer uma nova eleição para o biênio 2027/28. Os vereadores presentes ainda analisaram o pedido de denúncia contra a vereadora Isa Marcondes (Republicanos), protocolada pela Sra Irionetti Fátima Ferreira. Segundo texto lido em plenário, contendo 67 páginas, a parlamentar teria divulgado informações falsas e inverídicas, disseminação de ódio, atentatórias à honra e à imagem da denunciante e sua empresa, extrapolando a competência fiscalizatória com conduta sensacionalista, desrespeitando o Regimento Interno. O pedido foi aprovado por dez votos a quatro. Em seguida foi instaurada a Comissão Processante e, por sorteio, foram designados os vereadores Sargento Prates (PL) como presidente, Inspetor Cabral (PSD) como relator e Márcio Pudim (PSDB) como membro.
1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas na Reserva de Dourados
A Prefeitura de Dourados realizou no domingo (15) a 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas, ocorrida na Reserva Indígena de Dourados, evento que marcou um momento leve e divertido para a comunidade. A iniciativa aconteceu na Aldeia Jaguapiru e foi promovida pela prefeitura, por meio da Coordenação de Políticas Públicas dos Assuntos Indígenas (Ceaid), em parceria com a psicóloga indígena Barbara Marques. A caminhada teve como objetivo destacar o mês de março como um símbolo de resistência, valorização e fortalecimento das mulheres, em especial as indígenas, destacando a importância do protagonismo feminino dentro das comunidades tradicionais. A ação buscou unir esporte, saúde, conscientização e mobilização social, promovendo um momento coletivo de integração entre mulheres, jovens, famílias e apoiadores da comunidade. O evento teve concentração às 5h30 na rotatória central da aldeia, com saída às 6h, percorrendo aproximadamente 3 quilômetros até a sede da liderança. Ao final do trajeto, os participantes foram recepcionados com café da manhã comunitário, som, brindes e em uma atividade que contou com toda a infraestrutura necessária garantida pela organização para um momento acolhedor. A caminhada também contou com a participação dos corredores amadores da RID (Reserva Indígena de Dourados), que se uniram à mobilização e contribuíram para fortalecer o caráter coletivo e esportivo da atividade, incentivando a prática de exercícios físicos e a integração entre diferentes grupos da comunidade. A realização da caminhada também contou com o apoio institucional da gestão municipal. O prefeito Marçal Filho tem reforçado o compromisso da administração pública com as pautas dos povos indígenas, reconhecendo a importância histórica, cultural e social das comunidades que compõem a Reserva Indígena de Dourados. A gestão municipal tem buscado fortalecer políticas públicas voltadas à valorização dos povos originários, apoiando ações que promovam cidadania, inclusão social, saúde, educação e respeito à diversidade cultural. A coordenadora da Ceaid, Sandra Rossati Medina, destacou que a realização da caminhada representa um momento importante para dar visibilidade às mulheres indígenas e para fortalecer a presença do poder público nas pautas relacionadas aos povos originários. “Esse evento tem um significado muito importante, pois representa união das mulheres indígenas e a valorização da sua luta por direitos, respeito e igualdade, além de demonstrar que a Prefeitura de Dourados está se voltando cada vez mais para os povos indígenas e trabalhando para fortalecer políticas públicas que atendam às necessidades das comunidades”, citou. A 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas marca um importante momento de mobilização social, união e visibilidade, consolidando-se como um símbolo de resistência e fortalecimento das mulheres indígenas da região.
Audiência pública sobre adesão ao Programa Protege
A Prefeitura de Dourados realiza uma audiência pública para apresentar e discutir a adesão do município ao Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – Protege. A iniciativa, por determinação do prefeito Marçal Filho, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção às mulheres e meninas vítimas de violência, por meio da integração entre políticas públicas municipais e estaduais. Em julho do ano passado, a gestão criou a Patrulha Maria da Penha – através da Guarda Municipal, que em menos de oito meses, atendeu mais de mil ocorrências em Dourados. Diante do aumento significativo de casos de violações da Lei Maria da Penha na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, a audiência vai apresentar os principais eixos do programa estadual, que incluem a prevenção da violência, o fortalecimento da rede de atendimento, a ampliação de políticas de proteção e acolhimento, a garantia de direitos e acesso à justiça e a promoção de ações educativas e de conscientização. A adesão de Dourados ao Programa Protege, permitirá que o município passe a integrar oficialmente a política estadual de enfrentamento à violência, além de possibilitar a construção de um Plano Municipal de Metas, com atuação intersetorial entre as áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça, bem como o monitoramento das ações de prevenção e proteção. De acordo com Ana Caroline Lopes Prates, Coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres, a audiência pública também tem como finalidade ouvir instituições que compõem a rede de proteção e construir coletivamente o Plano Municipal de Metas de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas. Entre os participantes confirmados estão a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Manuela Bailosa Nicodemos, a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Ariana Gomes Albé e, representando a Assistência Social e o Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Dourados – Viva Mulher, Kelly Wengrat. A audiência acontece nesta terça-feira, dia 17, no plenário da Câmara Municipal de Dourados a partir das 19h, é aberta à participação da sociedade civil e integra as ações do município voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção, prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em Dourados.
Dourados abre inscrições para 2ª Corrida da Páscoa com novidades para crianças e atletas PCD
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), abre nesta segunda-feira (16) as inscrições para a 2ª Corrida da Páscoa, que será realizada no dia 5 de abril de 2026, em frente ao Parque Antenor Martins. A prova integra a programação da Festa da Páscoa, que acontece de 3 a 5 de abril com diversas atrações no local. A competição vai reunir atletas profissionais, corredores amadores e famílias em uma manhã dedicada ao esporte, à saúde e à integração social. A edição deste ano traz novidades, com a inclusão da Corrida Kids e da categoria para Pessoas com Deficiência (PCD), ampliando a participação da comunidade e reforçando o incentivo à prática esportiva, uma das diretrizes da gestão do prefeito Marçal Filho.No dia da prova, a programação prevê a largada da Corrida Kids às 6h40 e da prova adulta às 7h, com concentração dos participantes a partir das 6h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma online: https://www.kmaisclube.com.br/eventos/2-corrida-da-pascoa-dourados-ms/KrzOgyGEKubKtzF7Pdsl. Na prova principal da categoria adulta, o percurso será de 5 quilômetros. Já nas modalidades infantil e PCD, os trajetos serão adaptados, garantindo segurança e participação inclusiva. A proposta é incentivar a prática esportiva em diferentes faixas etárias e condições físicas. Para o prefeito Marçal Filho, iniciativas como a Corrida da Páscoa reforçam o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade de vida e com o fortalecimento do esporte no município.“Eventos como esse incentivam hábitos saudáveis e fortalecem o esporte em nossa cidade. A Corrida da Páscoa, assim como a própria festa, é uma oportunidade de integrar as famílias e a comunidade em momentos que promovem saúde e bem-estar”, destacou. A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, ressalta que o evento foi planejado para envolver pessoas de todas as idades e também atrair participantes de municípios da região. “É um evento que une esporte, saúde e também um momento de reflexão e celebração. Trouxemos novidades importantes, como a Corrida Kids e a categoria PCD, ampliando a participação e fortalecendo a prática de atividade física entre moradores da cidade e da região”, afirmou. As vagas são limitadas, sendo 200 para a corrida adulta e 30 para a Corrida Kids. Por isso, a organização orienta que os interessados façam a inscrição com antecedência para garantir participação.Os atletas inscritos receberão kit com número de peito, chip de cronometragem e camiseta oficial do evento, assegurando a organização e o controle de tempo durante a prova. O regulamento completo pode ser consultado na plataforma de inscrição. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer logo após a conclusão das provas. Apesar das inscrições serem gratuitas, a Funed solicita que durante a retirada do kit, cada atleta faça a doação de duas caixas de bombons, itens que serão destinados às crianças participantes de projetos esportivos da instituição.
Nova iluminação de LED avança em Dourados e moradores comemoram “noite que virou dia”
A Prefeitura de Dourados segue avançando com o processo de modernização da rede de iluminação pública no município, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio pelas modernas lâmpadas de LED com novas luminárias. Os trabalhos completaram 10 dias na última sexta-feira (13) e estão concentrados na região dos bairros Dioclécio Artuzzi e Harrison de Figueiredo, os primeiros a receber atenção integral da nova empresa contratada pela o processo de substituição de toda rede de ilumunação pública de Dourados. A substituição das antigas lâmpadas amarelas por luminárias de LED tem mudado o cenário das ruas e sido comemorada pelos moradores, que relatam melhora significativa na iluminação e na sensação de segurança. Em muitos pontos, a percepção é de que “a noite virou dia. A modernização é resultado do trabalho intenso da Prefeitura de Dourados para contratação de uma nova empresa responsável pela gestão da iluminação pública no município, já que o contrato anterior foi encerrado no final de 2024, antes da posse do prefeito Marçal Filho. A comerciante Juliana Ferreira Soares, que possui uma lanchonete na Rua João Góes, no Dioclécio Artuzi, uma das principais vias do bairro e por onde começou a instalação das novas luminárias, afirma que a mudança já trouxe benefícios para quem trabalha e circula pela região. “Parece dia. Melhorou a segurança para mim, para os clientes e para quem mora aqui no bairro. E está ficando ainda melhor porque está avançando para outras ruas”, comentou. Ivonete diz que iluminação traz segurança para os netos que estudam no período da noite Moradora antiga do bairro Harrison de Figueiredo, Ivonete Alves vive na Rua Severino Porto, antiga H1, a primeira via do loteamento. Ela conta que antes muitos moradores precisavam instalar refletores nas próprias casas para compensar a iluminação pública insuficiente. “Agora melhorou muito, está muito bom mesmo. Eu tenho netos que estudam à noite e isso traz mais tranquilidade para a gente”, afirmou. O eletricista Fábio Xavier, também morador do bairro, disse que chegou a instalar duas luminárias na frente da residência para reforçar a iluminação da rua. “Antes a lâmpada amarela era muito fraca. Agora a gente já vê as crianças brincarem na rua à noite. Vai ficar melhor ainda quando expandir para todo o bairro e para a cidade”, avaliou. Fábio Xavier diz que iluminação oportunizou até crianças brincarem no período noturno para fora de casa EXPANSÃO DA MODERNIZAÇÃO As lâmpadas de LED oferecem maior luminosidade, menor consumo de energia e maior durabilidade em comparação com as antigas lâmpadas de vapor. A escolha de iniciar o trabalho nos bairros Dioclécio Artuzzi e Harrison de Figueiredo ocorreu devido ao grande número de luminárias queimadas registrado na região. Após a conclusão nessas áreas, os serviços devem avançar para bairros vizinhos como Greenville, Jardim Guaicurus, Esplanada e Vival dos Ipês. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, o contrato prevê a substituição total das lâmpadas antigas por tecnologia LED em toda a cidade. “O contrato prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED e, após a conclusão das trocas, a empresa terá que cumprir a cláusula de garantia de cinco anos. Durante esse período, todas as trocas de lâmpadas queimadas serão de responsabilidade da contratada, sem custo para o município”, explicou. Lâmpadas de Led estão sendo colocadas, neste momento, nas principais ruas do Harrison e Dioclécio Artuzi Desde o início da atual gestão do prefeito Marçal Filho, em janeiro de 2025, o serviço de Disk Lâmpada recebeu cerca de 10.500 pedidos de manutenção na rede de iluminação pública. Desse total, pouco mais de 6.500 já foram atendidos, com a substituição de lâmpadas de mercúrio por unidades de LED. Segundo o secretário, no primeiro ano da gestão a prioridade foi atender regiões com maior circulação de pessoas, devido à limitação de recursos humanos e materiais. Agora, a meta é avançar para todos os bairros do município, substituindo 100% das lâmpadas antigas. O prefeito Marçal Filho determinou que a empresa responsável pela execução do serviço atue com rapidez, atendendo tanto as substituições programadas quanto as demandas encaminhadas pela população. “Queremos uma pronta resposta ao cidadão, que paga mensalmente a Taxa de Manutenção do Sistema de Iluminação Pública na conta de energia e não pode ficar privado de um serviço tão importante para a segurança”, destacou o prefeito. A expectativa da administração municipal é que, nos próximos meses, toda a rede de iluminação pública de Dourados esteja modernizada com tecnologia LED.
Privatização da BR prejudica consumidor em momento de crise
Especialistas e entidades do setor de petróleo apontam que os aumentos abusivos nos preços dos combustíveis pelas distribuidoras – em São Paulo, há relatos de postos vendendo o litro de gasolina a R$ 9 – não se devem apenas à instabilidade no cenário internacional. Para analistas, a privatização da BR Distribuidora eliminou o controle estratégico do Estado sobre a cadeia de fornecimento, deixando o mercado à mercê de reajustes abusivos que ignoram os valores praticados nas refinarias. Sem a estrutura verticalizada que ia “do poço ao posto”, o Brasil perdeu a ferramenta institucional necessária para frear a especulação em momentos de crise, avaliam especialistas. O alerta da venda de gasolina a R$ 9 “mesmo sem reajustes equivalentes nas refinarias” partiu de Ticiana Alvares, diretora técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Segundo nota publicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), postos em São Paulo estão elevando preços de forma desproporcional, mesmo sem aumentos por parte da Petrobras. Para a FUP, o conflito no Oriente Médio — intensificado no final de fevereiro — tem servido de pretexto para que distribuidoras e revendedoras apliquem margens de lucro excessivas. “As distribuidoras e revendedoras aumentaram os preços dos combustíveis. [O valor] chega na bomba para o consumidor final com acréscimo em torno de 40%”, calcula o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em entrevista. Política de preços diferenciada Segundo Bacelar, a majoração de preços – que prejudica os consumidores e pode impactar na inflação – ocorre porque foram privatizadas as subsidiárias da Petrobras que atuavam na distribuição de combustíveis (BR Distribuidora e a Liquigás). “Nós tínhamos uma Petrobras que era bem mais integrada e verticalizada do que é hoje. Era a antiga empresa do poço ao posto,” afirmou o sindicalista. “Uma companhia petrolífera que faz exploração e produção de petróleo, e também transporte, refino, distribuição e comercialização dos derivados desse petróleo, consegue praticar política de preços diferenciada”, compara Bacelar – favorável à verticalização na Petrobras de todas etapas de fornecimento de petróleo. A análise é compartilhada pela academia. Para Geraldo de Souza Ferreira, professor de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a retirada de uma empresa pública de um setor tão vital retira do Estado suas “ferramentas institucionais” de intervenção. “Quando se retira uma empresa pública de determinado setor da cadeia produtiva, o Estado deixa de ter ferramentas institucionais para fazer algum tipo de intervenção.” Para Souza Ferreira, a atuação estatal no setor de petróleo é estratégica. “O petróleo e seus derivados são importantes para segurança energética do país e para manutenção de várias outras atividades. Esses produtos são fundamentais para a sociedade. Então, tem que ter um certo nível de controle.” O especialista ainda assinala que “uma empresa pública é orientada por sua função social. Já as empresas privadas são orientadas para o lucro, para o retorno financeiro.” Na última quarta-feira (11), a empresa Vibra Energia S.A que comprou a BR Distribuidora anunciou lucro líquido de R$ 679 milhões em 2024. “Nossos resultados financeiros e operacionais comprovam a robustez e a capacidade de execução da companhia. Tivemos crescimento consistente de margens a cada trimestre do ano”, destacou Ernesto Pousada, CEO da Vibra, em comunicado da empresa. Sem consulta ao Congresso A Petrobras perdeu o controle da BR Distribuidora em julho de 2019, quando iniciou a privatização da antiga subsidiária. A privatização total foi concluída dois anos depois. Naquele período, sob o governo do então presidente Jair Bolsonaro, a diretoria da Petrobras defendia que a empresa deveria focar na produção e exploração de óleo e gás, e abrir mão da distribuição de combustível. A venda das empresas subsidiárias da Petrobras foi feita sem consulta ao Congresso Nacional, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5624. Conforme decisão da Corte, em caráter liminar de junho de 2019, “a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação”, mas “a exigência de autorização legislativa, todavia, não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas. Nesse caso, a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no Artigo 37 da Constituição, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.” Corte de tributos e pagamento de subvenções Para conter aumento no preço dos combustíveis, o governo zerou as alíquotas de Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) sobre o diesel, e reduzindo o preço em cerca de R$ 0,32 por litro e editou a Medida Provisória nº 1.340 que autoriza a concessão de mais R$ 0,32 por litro como subvenção econômica para a comercialização de óleo diesel. No total, são R$ 0,64 por litro cobrados a menos para diminuir o impacto no bolso do consumidor da variação do preço do petróleo no mercado. O preço do diesel é formado pelo custo do produto junto à Petrobras (45,5% do preço médio na bomba do posto); tributo estadual (19%); custo de distribuição e revenda (17,2%); adição de biodiesel (13%). O peso da tributação da PIS/Cofins era de 5,2%. Tendo em perspectiva o comportamento do mercado internacional de petróleo, o governo federal criou uma sala de monitoramento para acompanhar as condições do de comercialização de combustíveis fora e dentro do Brasil. Na quinta-feira (12), o governo federal se reuniu com as empresas distribuidoras de combustível que sugeriram que a Petrobras amplie a importação de diesel para garantir abastecimento e estabilidade de preços no país. Agência Brasil
Congresso Internacional sobre Autismo discute inclusão e acolhimento na fronteira
Com foco na inclusão, o governador Eduardo Riedel participou neste sábado (14) da abertura do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, em Ponta Porã. Um dos maiores do país. O evento ocorre entre os dias 14 e 15 de março, com a participação de especialistas, estudiosos sobre o tema, para realização de grandes debates. “Estamos aqui em um dos maiores eventos de conhecimento de Mato Grosso do Sul. No aprendizado da vida, buscamos criar um Estado de prosperidade, mas que não deixe ninguém para trás. Desta maneira faremos uma transformação social e cultural, abraçando a todos, trazendo conhecimento, informação e inclusão”, afirmou o governador. Riedel citou que o Estado promove uma série de ações para contribuir com melhores condições as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Na Rede Estadual buscamos sempre a capacitação dos professores e também construímos uma estrutura de inclusão e acolhimento. Temos, por exemplo, o Bioparque que tem um trabalho de destaque neste sentido. Ainda fizemos o decreto garantindo repasses de verbas permanentes para instituição parceiras que atuam em diversos públicos, completou. A terceira edição do “Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026” terá 18 palestrantes, que são referência em ciência, práticaclínica, educação, inclusão e vivência no autismo. A expectativa é de um públicoestimado em 1.700 participantes. Idealizadora do evento, Chayene Marques Georges do Amaral, contou que o projeto nasceu dentro da sua casa, com sua filha Ayla, que hoje tem sete anos de idade. “A Ayla nos ensinou que a vida pede informações e conhecimento. Ela transformou nossa vida em uma benção. Que após o evento as mães possam voltar para casa com mais esperança e sonhando com um futuro melhor”. Chayene agradeceu o apoio do Governo do Estado para realização do congresso. “Estamos aqui na cereja do bolo, com muita informação e capacitação de qualidade. Agradecer ao governador pelo apoio a todo projeto. Ele abraçou esta causa com respeito e acolhimento”. As palestras abordarão o autismo a partir de diferentes perspectivas técnicas ecientíficas. Entre os destaques da programação estão Paulo Liberalesso, Talita Pazeto e Thiago Lopes. A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, participará de um painel sobre Políticas Públicas juntamente com a primeira-dama estadual, Mônica Riedel e a secretaria municipal de Governo de Ponta Porã, Paula Campos, além de outros especialistas de relevância nacional e internacional, reconhecidos como refências no campo do autismo. As edições anteriores consolidaram o Congresso como um dos principais eventos do país na promoção do conhecimento, da conscientização e do fortalecimento da inclusão, as duas edições obtiveram 1.500 participantes. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
No Dia Mundial do Rim, HRMS promove ação de conscientização e alerta para cuidados com a saúde renal
Na quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu uma ação de conscientização voltada à prevenção das doenças renais. A iniciativa inclui aferição de pressão arterial, distribuição de água e entrega de materiais informativos sobre a doença renal crônica, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos hábitos de vida saudáveis. A mobilização integra a campanha nacional coordenada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), que neste ano traz o tema “Cuidar de Pessoas e proteger o planeta”. A proposta chama atenção para a relação entre saúde renal e meio ambiente, destacando que fatores como calor extremo, poluição e escassez de água podem aumentar o risco de doenças renais. Segundo a médica nefrologista Lívia Maria de Souza, a prevenção é fundamental para evitar complicações mais graves. “É importante que as pessoas cuidem de seus rins. A prevenção é importante para diminuir as complicações e proporcionar melhor tratamento aos pacientes que apresentarem a doença. Um exame simples de urina e a dosagem de creatinina já ajudam a identificar precocemente possíveis alterações, principalmente em pacientes que têm diabetes, hipertensão arterial ou apresentam alguma alteração na urina, como coloração, volume ou até mesmo urina espumosa”, explica. A especialista ressalta que fatores ambientais, como disponibilidade de água potável e de qualidade e calor intenso, também têm impacto direto na saúde renal. Trabalhadores expostos a altas temperaturas, por exemplo, estão mais suscetíveis à desidratação, o que pode desencadear ou agravar problemas nos rins. “Pacientes que trabalham na zona rural ou em ambientes muito quentes podem sofrer desidratação, o que pode levar à insuficiência renal ou à descompensação de uma doença renal crônica já existente. Por isso, a hidratação adequada é essencial, principalmente para quem está exposto a essas condições”, orienta. Quando a doença renal está estabelecida, há opções de tratamento disponíveis. “Hoje temos terapias como hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal”, completa a médica. Atendimento especializado no HRMS O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferece atendimento ambulatorial com médicos nefrologistas, mediante encaminhamento pela regulação. A unidade também realiza sessões de hemodiálise, com cerca de 600 procedimentos por mês. Além disso, o hospital disponibiliza o tratamento por diálise peritoneal, sendo atualmente o único serviço pelo SUS em Campo Grande a oferecer essa modalidade. Nesse tipo de terapia, o paciente realiza o tratamento em casa e comparece ao hospital apenas uma vez por mês para acompanhamento, com consulta médica e realização de exames. Durante o tratamento, os pacientes também recebem visitas mensais da equipe de enfermagem. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Novo Leilão do Detran-MS oferece boas oportunidades para motociclistas, com 127 motos para circulação
Nesta sexta-feira (13/03), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou a quinta remessa de 2026, de Editais de Leilão de veículos que podem voltar a circulação e sucatas. Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 164 lotes, sendo 127 motocicletas, com lances que variam de mil a cinco mil reais. Como a YAMAHA/YS150 FAZER SED 2024/2025 que tem valor aproximado de 16.700 reais, segundo a tabela FIPE, e está no certame com lance inicial de 4.187 reais. Entre os 37 automóveis que podem voltar a circular, um FIAT/SIENA FIRE FLEX 2008/2009 tem lance inicial de 6.065 reais. O certame, que é totalmente digital, abre na próxima segunda-feira (16) e vai até dia 30 de março 2026, pelo portal www.marcaleiloes.com.br, que disponibiliza fotos dos lotes e o edital completo, com as informações sobre os veículos e regras de participação. No portal é possível conferir os valores de cada lote, assim como as fotos dos leilões de Sucata Aproveitável, com 72 lotes de veículos, sendo 66 motocicletas e 59 automóveis; e o Leilão de Inservíveis, com um lote único 22.270 kg de material ferroso. Para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da Pátio da AUTOTRAN, que fica na Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, Bairro Rita Vieira, nos dias 19, 20 e 21 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os editais dos leilões também estão disponíveis no Portal do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira (13), entre as páginas 179 e 198. Clique aqui para acessar. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS








