A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, realizou nesta segunda-feira (23) mais uma pesquisa de preços de combustíveis no município. O levantamento contemplou 40 estabelecimentos, entre postos localizados na cidade e nos distritos, com o objetivo de comparar os valores do etanol, diesel comum, diesel S10, gasolina comum e gasolina aditivada. De acordo com a pesquisa, o menor preço encontrado para a gasolina comum foi de R$ 6,39. Já o etanol apresentou menor valor de R$ 3,99. No caso do diesel comum, o menor preço registrado foi de R$ 6,89, enquanto o diesel S10 teve valor mínimo de R$ 6,98. A variação de preços entre os estabelecimentos também chamou atenção. Na gasolina comum, a diferença entre o menor (R$ 6,39) e o maior preço (R$ 6,99) foi de 9,39%. O etanol apresentou a maior variação, com diferença de 25,06% entre o menor valor (R$ 3,99) e o maior (R$ 4,99). No diesel comum, a variação foi de 8,71%, com preços entre R$ 6,89 e R$ 7,49. Já o diesel S10 teve diferença de 13,04%, variando de R$ 6,98 a R$ 7,89. Em relação ao preço médio, a gasolina comum em março de 2026 está cotada a R$ 6,70, enquanto em fevereiro o valor médio era de R$ 6,37 — um aumento de 5,18%. O etanol também apresentou alta, passando de R$ 4,45 em fevereiro para R$ 4,61 em março, elevação de 3,59%. O diesel comum registrou aumento mais expressivo, com preço médio atual de R$ 7,20, ante R$ 6,16 no mês anterior, representando alta de 16,88%. O diesel S10 também apresentou elevação significativa, passando de R$ 6,25 em fevereiro para R$ 7,30 em março, aumento de 16,80%. O levantamento aponta ainda que o menor preço encontrado para a gasolina comum (R$ 6,39) é R$ 0,31 inferior ao preço médio praticado (R$ 6,70) e R$ 0,60 mais barato que o maior valor identificado na pesquisa (R$ 6,99). O Procon orienta que os consumidores podem exigir a realização do teste para verificar o teor de álcool presente na gasolina, procedimento que deve ser feito pelo próprio funcionário do posto, na presença do cliente. Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações — inclusive sobre eventual elevação injustificada de preços — o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (67) 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou registrar manifestação através do link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Segundo o procurador municipal e chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva, o monitoramento contínuo dos preços é uma ferramenta importante para garantir transparência e fortalecer o direito de escolha do consumidor. Veja a pesquisa completa:
Zé Teixeira reivindica melhorias em estradas de Bonito e ruas da Capital
O escoamento da produção rural em Bonito e a segurança no trânsito urbano de Campo Grande motivaram novas frentes de trabalho do deputado estadual Zé Teixeira. Durante a sessão desta terça-feira (24), o parlamentar formalizou pedidos de intervenção urgente em vias que apresentam condições críticas de trafegabilidade, afetando diretamente o cotidiano de trabalhadores, estudantes e comerciantes. Em Bonito, o foco é a recuperação de uma estrada vicinal estratégica com 25 quilômetros de extensão, situada nas proximidades da Fazenda Cheogo, com acesso pela MS-382. A região, que integra a Reserva Indígena Kadiwéu, enfrenta sérios gargalos logísticos. Segundo o parlamentar, a precariedade do solo tem dificultado o transporte escolar e o transporte da produção agropecuária, situação que se agrava nos períodos de chuva. A indicação atende a um pedido do vereador André Luiz, que reportou a urgência de serviços de patrolamento e cascalhamento para garantir o direito de ir e vir da comunidade local. Simultaneamente, o deputado direcionou esforços para a infraestrutura da Capital. A Rua Inácio de Souza, no Jardim São Lourenço, foi objeto de uma indicação enviada à Prefeitura de Campo Grande. A via é um elo fundamental entre as ruas Marquês de Lavradio e Cayová, servindo de acesso a grandes eixos como a Avenida Ministro João Arinos e a Avenida Eduardo Elias Zahran. O parlamentar ressalta que o estado atual do asfalto, tomado por buracos, coloca em risco a segurança dos condutores e prejudica o comércio da região. Ao fundamentar as solicitações, Zé Teixeira enfatiza que a manutenção da infraestrutura não é apenas uma questão estética, mas um fator determinante para a economia e para a qualidade de vida. “A atuação do Poder Público precisa ser ágil para assegurar a mobilidade segura e evitar que empresas fechem as portas por falta de condições básicas de acesso”, pontuou o deputado. As indicações agora seguem para a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e para o gabinete da prefeita Adriane Lopes. Solução – Em resposta à cobrança do deputado Zé Teixeira, a Energisa confirmou o início de estudos técnicos para resolver as recorrentes interrupções no fornecimento de energia em Laguna Carapã. A precariedade do serviço, denunciada pelo parlamentar e pela vereadora Mari Pezzarico, tem impactado a economia local. O setor agropecuário acumula prejuízos com a perda de produção de leite, interrupção da irrigação e falhas no armazenamento de grãos — atividades essenciais que dependem de uma rede elétrica estável. O cronograma de melhorias exigido pelo parlamentar inclui a modernização da infraestrutura e o reforço da capacidade da rede. Segundo a concessionária, o plano de ação prevê inspeções periódicas, substituição de equipamentos e manutenção preventiva. A meta é identificar e eliminar os pontos críticos que hoje comprometem a segurança energética e o desenvolvimento do município.
Chefe da Otan diz que grupo de 22 países se prepara para reabrir Estreito de Ormuz, fechado pelo Irã
Um grupo de 22 países composto por membros da Otan e aliados do Oriente Médio, da Ásia e da Oceania está preparando uma “iniciativa” para reabrir o Estreito de Ormuz e “assegurar” a navegação segura e livre de navios, segundo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O Estreito de Ormuz, por onde passam 20% do petróleo mundial, está fechado pelo Irã desde o início da guerra, no dia 28 de fevereiro. “Desde quinta-feira, um grupo de 22 países está se unindo para garantir que o Estreito de Ormuz seja livre e reaberto o mais rápido possível. (…) O que precisamos fazer é trabalhar juntos”, afirmou Rutte em entrevistas à mídia dos EUA no domingo (22). O chefe da Otan revelou apenas alguns dos países que participarão da investida, veja mais abaixo. No entanto, o secretário-geral da Otan não deixou explícito como essa abertura do Estreito de Ormuz aconteceria na prática, isso porque a presença militar de outros países além dos EUA e do Irã na região aumenta o risco de um alastramento ainda maior da guerra. Em entrevistas às TVs norte-americanas “Fox News” e “CBS”, Rutte se limitou a dizer que os países estão em sintonia para “atender ao chamado” de Trump e “implementar a visão” do presidente norte-americano para garantir a reabertura do estreito o mais rápido possível. Segundo Rutte, autoridades militares desses 22 países estão planejando de forma coordenada a investida. Ele não citou todos os países que integram o grupo, porém ele é composto em sua maioria por aliados da Otan. Veja abaixo os integrantes do grupo que conhecemos até o momento: A fala de Rutte ocorre em meio a críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aliados da Otan por responderem de forma negativa ao pedido de navios militares para ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz. A questão foi mais um ponto de atrito da já desgastada relaçentre Washington e a União Europeia nos últimos dias em meio à guerra no Oriente Médio. Foto: Arte/g1 G1
Mendonça acata recurso e ordena que Alcolumbre prorrogue CPMI do INSS
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Mesa Diretora e a Presidência do Congresso Nacional prorroguem o funcionamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. A decisão liminar, tomada no Mandado de Segurança (MS) 40799, fixa prazo de 48 horas para que sejam adotadas as providências para receber e processar o requerimento de prorrogação dos trabalhos. O MS foi apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e pelos deputados federais Alfredo Gaspar (União-AL) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Eles alegam que a Mesa Diretora do Congresso se omitiu ao não processar o pedido de extensão dos trabalhos por mais 120 dias, protocolado em 19 de dezembro de 2025. Sem a prorrogação, a CPMI deveria encerrar os trabalhos em 28 de março. O relator considerou que a omissão em ler o requerimento viola o direito das minorias parlamentares, previsto na Constituição Federal. De acordo com o ministro, uma vez preenchidos os requisitos constitucionais, o recebimento e a leitura do requerimento são atos vinculados, sem possibilidade de juízo político discricionário sobre a conveniência da prorrogação. Mendonça salientou que, como não há vedação expressa no Regimento do Congresso, aplica-se subsidiariamente o Regimento do Senado, que prevê a prorrogação automática mediante requerimento de um terço dos parlamentares. A liminar estabelece que o não cumprimento da determinação no prazo de 48 horas será interpretado como aceitação tácita do pedido, autorizando a Presidência da própria CPMI a prorrogar os trabalhos. O prazo da prorrogação, segundo a decisão, será definido pela minoria parlamentar, respeitado o limite máximo da legislatura, conforme prevê o Regimento do Senado. O ministro também determinou a notificação da Mesa Diretora e da Presidência do Congresso Nacional para prestarem informações em 10 dias. A decisão, que já está valendo, será submetida a referendo da Segunda Turma do STF em sessão virtual. Leia a íntegra da decisão.
TSE retoma julgamento que pode levar à inelegibilidade de Castro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (24), às 19h, o julgamento do processo que pode condenar o ex- governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, à inelegibilidade, por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022. Ontem, o governador renunciou ao mandato e anunciou que é pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro. A saída ocorreu em função do prazo eleitoral para desincompatibilização. Pela regra, Castro precisava deixar o governo estadual seis meses antes das eleições para se candidatar a outro cargo. Com a saída, o pedido para cassar o mandato de Castro perdeu efeito. Contudo, Claudio Castro ainda pode ser condenado à inelegibilidade e ficar impedido de disputar o pleito deste ano. Julgamento O julgamento foi suspenso, no dia 10 deste mês, por um pedido de vista feito pelo ministro Nunes Marques. Até o momento, o placar da votação está em 2 votos a 0 pela cassação de Castro. Faltam cinco votos. Os votos também condenam o ex-vice-governador Thiago Pampolha, Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de governo. Recurso O Ministério Público Eleitoral (MPE) e coligação do ex-deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pretendem reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio de 2024, rejeitou a cassação do mandato e absolveu o governador e os outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) O MPE afirmou que Castro obteve vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de projetos sociais para enviar recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio. De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões. Defesa Antes da suspensão do julgamento, o advogado Fernando Neves, representante de Castro, disse que o governador apenas sancionou uma lei da Assembleia Legislativa e um decreto para regulamentar a atuação da Ceperj e não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades. Agência Brasil
Dourados prepara Campanha do Agasalho com meta de ampliar atendimento a famílias
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza no dia 10 de abril, às 9h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2026. Com o lema “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, a iniciativa busca superar os resultados do ano anterior e ampliar o número de famílias atendidas no município. A campanha conta com o engajamento crescente de empresas, instituições e da comunidade, fortalecendo a rede de solidariedade em Dourados. A primeira-dama Patrícia Leite é madrinha da ação e tem atuado ativamente desde a primeira edição, mobilizando parceiros e incentivando a participação da população. “A iniciativa da prefeitura para levar calor e alento às famílias em situação de vulnerabilidade é um dos direcionamentos do prefeito Marçal Filho, que conduz a gestão com foco no cuidado com as pessoas”, destacou. Nos próximos dias, serão disponibilizados diversos pontos de coleta em empresas e instituições parceiras, onde a população poderá doar agasalhos, cobertores, calçados e outros itens de inverno em bom estado. Assim como na edição de 2025, a distribuição será realizada por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mediante organização por senhas, garantindo que as doações cheguem a quem mais precisa e permitindo que as pessoas escolham as peças de forma igualitária. Na edição anterior, a campanha arrecadou e distribuiu mais de 12 mil peças, beneficiando cerca de 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Para 2026, a meta é ampliar esses números e alcançar ainda mais pessoas. A Campanha do Agasalho já conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Aced, Shopping Avenida Center, Supermercado Chama, Condomínio Maxwell, Unigran, Influx Escola de Inglês, Auto Escola Liderança, TV Rit, Senai, Supermercados Abevê, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Médica, Embrapa, Fórum, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Câmara Municipal de Dourados (CMD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Previd, Única Academia, Studio Corpo Fitness, Mamutus Crossfit, Batata e Cia, LSV Odontologia, Matra Tratores, Corpal, Farmácia Brasil Popular (Canaã III), Segunda Sem Lei (Amigos do Pagode), Residencial Euro Garden, Supermercado Amigão, Universidade Federal da Grande Dourados (Medicina), Hospital Universitário, Igreja Comunidade Evangélica Aprisco, Igreja Profética Atalaia, Comunidade Batista Ministério em Células, Conemang, Comercial Mariano, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato Rural de Dourados, além de órgãos da administração municipal. A Prefeitura reforça o convite para que toda a população participe da campanha, contribuindo com doações e ajudando a aquecer o inverno de quem mais precisa. Um ponto a ser observado é que os itens podem ser novos ou podem já ter sido usados, desde que estejam em bom estado de conservação e limpos. Quem quiser antecipar a doação, pode entrar em contato via: 2222-1802 ou 67 – 9 9256-5208.
Foragido por crime sexual contra menor no MS é capturado na Bahia
As Polícias Civis do Mato Grosso do Sul e da Bahia, por meio da DEPCA-Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Núcleo Operacional da DIRPIN Leste efetuaram, na tarde desta segunda-feira (23), o cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor do nacional J.A.O.F., no município de Feira de Santana/BA. A ordem judicial foi expedida pela Vara Especializada em Crimes contra a Criança e ao Adolescente da Comarca de Campo Grande, em razão da prática, em tese, do crime de violação sexual mediante fraude, previsto no art. 215, §1º, do Código Penal. De acordo com as investigações, o indivíduo é suspeito de praticar crime de natureza sexual contra adolescente, sendo considerado foragido da Justiça até o momento de sua localização. Após diligências investigativas e trabalho de inteligência da DEPCA, as equipes da DIRPIN Leste conseguiram êxito em localizar o investigado, efetuando sua captura no bairro Muchila, em Feira de Santana. No momento da prisão, foi apreendido um aparelho celular em posse do conduzido, o qual será submetido à análise, podendo contribuir para o aprofundamento das investigações e eventual identificação de outras circunstâncias relacionadas ao fato. O custodiado foi conduzido à unidade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário, devendo ser posteriormente encaminhado ao sistema prisional. De acordo com Anne Karine Sanches Trevizan Duarte – Delegada de Polícia Titular da DEPCA, “a ação evidencia a integração entre unidades da Polícia Civil e reforça o compromisso institucional no combate a crimes graves, especialmente aqueles que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, garantindo a efetividade da Justiça e a proteção das vítimas”.
Seleção Brasileira inicia preparação para amistosos com França e Croácia
A Seleção Brasileira realizou nesta segunda-feira (23) o primeiro treino no CT ESPN WWSC, em Orlando, e iniciou a preparação para os amistosos com França e Croácia, nesta Data FIFA de março. Ao todo, 15 atletas participaram da atividade inicial. Léo Pereira, Rayan, Gabriel Sara e Igor Thiago, Andrey Santos, Bento, Bremer, Casemiro, o volante Danilo, Fabinho, Ibañez, Matheus Cunha, João Pedro, Ederson e Marquinhos foram à campo, enquanto Rayan treinou separado. Em relação à lista anunciada pelo técnico Carlo Ancelotti, houve três alterações: lesionados, Alisson e Alex Sandro foram substituídos por Hugo Souza e Kaiki, respectivamente; já Gabriel Magalhães também foi cortado por lesão. Nos últimos compromissos antes da convocação final para a Copa do Mundo, o Brasil enfrentará a França na quinta-feira (26), em Boston, e a Croácia, no dia 31, em Orlando. Confira os convocados: GOLEIROS Bento – Al-Nassr (SAU) Hugo Souza – Corinthians Ederson – Fenerbahçe (TUR) DEFENSORES Kaiki – Cruzeiro Bremer – Juventus (ITA) Danilo – Flamengo Douglas Santos – Zenit (RUS) Ibañez – Al-Ahli (SAU) Léo Pereira – Flamengo Marquinhos – PSG (FRA) Wesley – Roma (ITA) MEIO-CAMPISTAS Andrey Santos – Chelsea (ING) Casemiro – Manchester United (ING) Danilo – Botafogo Fabinho – Al-Ittihad (SAU) Gabriel Sara – Galatasaray (TUR) ATACANTES Endrick – Lyon (FRA) Gabriel Martinelli – Arsenal (FRA) Igor Thiago – Brentford (ING) João Pedro – Chelsea (ING) Luiz Henrique – Zenit (RUS) Matheus Cunha – Manchester United (ING) Raphinha – Barcelona (ESP) Rayan – Bournemouth (ING) Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
Sorteio da Copa do Brasil define confrontos da 5ª fase
A CBF sorteou os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil masculina na tarde desta segunda-feira (23), na sede da entidade, no Rio, e definiu a ordem do mando de campo de cada um dos 16 grupos. A próxima fase será realizada com jogos de ida e volta – será assim até a semifinal. A data-base dos jogos de ida é 22 de abril e a dos jogos de volta é dia 13 de maio. A quinta fase contará com 32 clubes: os 20 da Série A do Brasileirão e os 12 classificados da quarta fase. A edição da Copa do Brasil de 2026 bateu recorde de equipes participantes: 126 ao todo. No sorteio, os 32 times foram divididos em dois potes. No pote A, ficaram os 16 mais bem pontuados no ranking nacional da CBF. Os demais integraram o porte B. Confira abaixo os confrontos. À esquerda, em negrito, os que vão ter o mando de campo na primeira partida: Atlético-MG x Ceará Goiás x Cruzeiro Athletico-PR x Atlético-GO Flamengo x Vitória Grêmio x Confiança Paysandu x Vasco Fortaleza x CRB Bahia x Remo Botafogo x Chapecoense Red Bull Bragantino x Mirassol Barra-SC x Corinthians Operário-PR x Fluminense Palmeiras x Jacuipense Athletic-MG x Internacional Santos x Coritiba São Paulo x Juventude








