O governador Eduardo Riedel participou nesta segunda-feira (23) da cerimônia de posse da nova diretoria da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Durante o evento reafirmou o apoio à instituição na produção de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento da pecuária. Ainda lembrou que o Estado promove uma série de programas de incentivos para impulsionar diversas cadeias produtivas. “Temos uma grande missão pela frente que é pensar nos modelos de incentivos, em todas as cadeias produtivas do Estado. Mato Grosso do Sul talvez seja o estado que mais aplique recursos buscando eficiência competitiva, seja no suíno, frango, agricultura, leite, peixe, com o único objetivo de deixar o produtor mais eficiente. Ainda com a meta de sermos carbono neutro em 2030”, afirmou. Riedel também citou que Mato Grosso do Sul está bem posicionado nas principais agendas globais, tendo a Embrapa como parceria importante neste processo, que a pesquisa e desenvolvimento colaboram para tomada de decisões. “Existem hoje três agendas globais que dizem respeito diretamente a nós, que a transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade. Mato Grosso do Sul está posicionado no coração delas. Ele vem se colocando estrategicamente neste lugar que somos competitivos, atraindo capital privado para gerar oportunidades as pessoas, com emprego e renda”, completou. Inovação A cerimônia de transmissão de cargo da nova chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Mariana de Aragão Pereira, traz uma inovação e marco para a instituição e para a pesquisa agropecuária no país, já que ela é a primeira mulher a assumir a chefia da unidade em mais de 50 anos. A pesquisadora Mariana de Aragão Pereira assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2026, após processo de seleção, para um mandato de dois anos, renovável por igual período. A Embrapa Gado de Corte, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), se tornou referência nacional no desenvolvimento de tecnologias para a pecuária brasileira, completando 50 anos de história em 2025. “Este também é um momento simbólico, pela primeira vez uma mulher assume a liderança dessa unidade. Recebo esse fato não como uma conquista individual, mas como um sinal da evolução da própria instituição que se fortalece sempre quando traz essa diversidade. Precisamos desta oportunidade para mostrar também que temos muito para contribuir. Assumo esse desafio com profunda gratidão e com um grande senso de responsabilidade”, descreveu a nova presidente. O governador fez questão de prestigiar a posse da nova diretoria e enaltecer a importância da instituição para o desenvolvimento do Estado. “A contribuição da Embrapa é histórica, ela é a base na formação da competitividade da pecuária de corte em nosso Estado e no Brasil. Estando na vanguarda do conhecimento, trabalhando em rede com as universidades, empresas, tendo várias ações de produtividade que transformam o futuro da nossa atividade econômica. Então reiteramos neste evento o nosso compromisso com a instituição”. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Inspetor Cabral solicita informações sobre contrato de manejo da arborização urbana
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou, durante a sétima sessão ordinária, requerimento solicitando informações detalhadas sobre o contrato vigente para execução dos serviços de manejo da arborização urbana no município. No documento, o parlamentar requer o envio de relatório completo de fiscalização do contrato, com descrição das atividades executadas, medições realizadas e acompanhamento técnico. Também solicita informações específicas sobre as árvores em tratamento fitossanitário, incluindo espécies, localização e critérios técnicos adotados. Em relação às árvores suprimidas, pede dados como espécie, porte, localização e justificativas técnicas para a remoção. O requerimento ainda abrange informações sobre o plantio de novas mudas, contemplando as espécies utilizadas, os locais de plantio, os critérios de escolha e os procedimentos adotados para garantir o desenvolvimento saudável das árvores. Além disso, o vereador solicita cópia integral do contrato firmado com a empresa responsável pelos serviços, acompanhada de relatório financeiro detalhado com medições, pagamentos realizados e valores já executados. Segundo o vereador, a iniciativa tem como objetivo reforçar a transparência e o controle na aplicação dos recursos públicos em um contrato de grande relevância para o município. O documento destaca que os serviços incluem ações complexas, como supressão de árvores de diferentes portes, destoca, trituração de resíduos vegetais, plantio de aproximadamente mil mudas conforme o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), além de procedimentos técnicos especializados como tomografia sônica e tratamento fitossanitário. O parlamentar ressalta que, devido ao impacto ambiental, urbano e financeiro do contrato, é fundamental o acompanhamento contínuo por parte do Poder Legislativo, garantindo que os critérios técnicos sejam rigorosamente observados, que haja recomposição adequada da cobertura arbórea e que os serviços sejam executados com base em parâmetros científicos. O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao diretor do Instituto do Meio Ambiente (IMAM), Fábio Luís da Silva.
Câmara aprova projeto que amplia atuação das farmácias de manipulação em Dourados
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (23), durante a 8ª sessão ordinária de 2026, o Projeto de Lei nº 242/2025, que atualiza as regras para o funcionamento das farmácias de manipulação no município. A nova legislação estabelece diretrizes para a venda de produtos manipulados, que até então enfrentavam restrições quanto à exposição e comercialização, mesmo quando não havia exigência de prescrição médica. A norma busca padronizar procedimentos e garantir o cumprimento das exigências sanitárias previstas para o setor. De autoria do vereador Elias Ishy (PT), a proposta autoriza esses estabelecimentos a preparar, expor e comercializar produtos farmacêuticos magistrais isentos de prescrição médica, desde que atendam integralmente às normas sanitárias vigentes. Pelo texto aprovado em primeira votação, as farmácias com manipulação poderão disponibilizar ao público produtos magistrais sem necessidade de receita, respeitando critérios técnicos relacionados à qualidade, rotulagem, prazo de validade e controle sanitário. Entre os itens que poderão ser manipulados e comercializados estão produtos para embelezamento, perfumes e aromatizadores de ambiente, produtos de higiene pessoal, fitoterápicos isentos de prescrição, chás, suplementos alimentares, florais, homeopatias e preparações à base de mel, própolis e geleia real — desde que adquiridas com selos de inspeção como SIF, SIE ou SIM — além de outras preparações autorizadas pela autoridade sanitária competente. O projeto também estabelece regras claras para os processos de manipulação, armazenamento, exposição e comercialização desses produtos. A responsabilidade do farmacêutico técnico é reforçada, assegurando que cada item disponibilizado ao consumidor tenha controle de qualidade adequado e rastreabilidade. A expectativa é de que a nova regulamentação traga impactos positivos para consumidores, farmácias e profissionais da área, ao ampliar o acesso a produtos de pronta entrega, sem abrir mão do rigor sanitário exigido pela legislação. O projeto segue agora para segunda votação e, se aprovado novamente, será encaminhado para sanção do Executivo Municipal. Projetos em 1ª votação Além do projeto que estabelece novas diretrizes para a venda de produtos manipulados, os vereadores de Dourados também aprovaram o Projeto de Lei nº 233/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que institui o Código Municipal de Leis para Pessoas com Deficiência e mobilidade reduzida. Projetos em única votação Em única discussão e votação, a Câmara de Dourados apreciou o Projeto de Decreto Legislativo nº 011/2026, de autoria da vereadora Ana Paula, que concede o Diploma de Jubileu de Porcelana ao Grilo’s Restaurante, alusivo aos 20 anos de sua fundação. Também foram aprovados três Projetos de Decreto Legislativo de autoria do vereador Sargento Prates (PL), que concedem o Diploma de Honra ao Mérito aos suboficiais Flavia Souza da Silva e Carlos Henrique de Lima dos Santos, e ao coronel Aparecido Correia, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados à população. Além disso, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 003/2026, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivo da Resolução nº 121/2012 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Dourados), instituindo o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora e atribuindo-lhe competências regimentais. Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 004/2026, que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Dourados, criando a Comissão Permanente dos Direitos da Mulher.
Fiscalização garante melhorias no transporte entre Itaporã e Dourados após cobrança de Zé Teixeira
A precariedade do transporte intermunicipal de passageiros entre Itaporã e Dourados será solucionada por meio de fiscalização e planejamento estratégico da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS). A medida responde diretamente à cobrança apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira em fevereiro deste ano, que relatou graves falhas na prestação do serviço, incluindo quebras frequentes de veículos, superlotação e atrasos que comprometem a segurança e a rotina de trabalhadores e estudantes da região. A gravidade do cenário, levada ao parlamentar pelos vereadores de Itaporã, motivou uma indicação de urgência enviada no mês passado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e à presidência da AGEMS. Zé Teixeira enfatizou que a substituição da frota ou o reforço no número de ônibus nos horários de pico são providências inadiáveis para garantir dignidade aos usuários. Segundo o deputado, o estado atual dos veículos impõe desconforto e risco de acidentes, afetando diretamente a qualidade de vida de quem depende do trajeto diário entre as duas cidades. Em resposta à intervenção parlamentar, o presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis, confirmou que as medidas legais já foram tomadas para regularizar o serviço. A agência utilizará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como instrumento jurídico para alinhar as empresas responsáveis a adequarem o transporte à legislação vigente dentro de um prazo estabelecido. Caso as melhorias na manutenção e no cumprimento de horários não sejam efetivadas, a autarquia aplicará as sanções previstas em lei, atuando de forma técnica para restabelecer a ordem no sistema viário. Além disso, a reestruturação da linha Itaporã-Dourados será integrada ao novo Plano Diretor de Transportes de Mato Grosso do Sul, atualmente em fase de elaboração. De acordo com a diretora de Transportes da AGEMS, Caroline Tomanquevez, o plano utiliza ciência de dados e o suporte de especialistas em mobilidade para redesenhar o sistema em todo o Estado. A ferramenta estratégica permitirá que as demandas pontuais de Itaporã e Dourados sejam resolvidas de forma definitiva, assegurando que o crescimento da demanda de passageiros seja acompanhado por investimentos em infraestrutura e eficiência operacional. Com informações da AGEMS.
PGR dá parecer favorável à prisão domiciliar de Bolsonaro
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (23), parecer favorável à prisão domiciliar humanitária do ex-presidente Jair Bolsonaro, por motivos de saúde. O documento será avaliado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal de Bolsonaro no STF. “Ao ver da Procuradoria-Geral da República, está positivada a necessidade da prisão domiciliar, ensejadora dos cuidados indispensáveis ao monitoramento, em tempo integral, do estado de saúde do ex-presidente, que se acha, comprovadamente, sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”, escreveu Gonet. Bolsonaro foi condenado pelo Supremo a 27 anos e três meses de prisão por cinco crimes praticados contra a democracia. Ele foi considerado culpado por liderar uma organização criminosa armada que tentou um golpe de Estado. Com 71 anos, o ex-presidente cumpre pena na Papudinha, como é conhecida uma ala de celas especiais dentro do 19ª Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Em 13 de março, Bolsonaro passou mal em sua cela e foi levado às pressas para atendimento hospitalar. Ao chegar ao hospital, Bolsonaro foi internado em Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), com sudorese, calafrios e baixa oxigenação. Ele foi depois diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa. Ele segue internado no hospital DF Star, em Brasília. Após a internação, a defesa voltou a pedir a prisão domiciliar de Bolsonaro, alegando sobretudo o risco de morte do ex-presidente por algum mal súbito, havendo a necessidade de monitoramento constante do estado de saúde. Na última sexta (20), o ministro Alexandre de Moraes pediu a manifestação da PGR sobre o novo pedido. Agência Brasil
EUA suspendem ataques a usinas
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que mandou suspender os ataques à infraestrutura energética do Irã por cinco dias. Acrescentou que conversas “muito boas e produtivas” teriam ocorrido com o governo iraniano “a respeito de uma resolução completa e total das hostilidades no Oriente Médio”. “Com base no teor e no tom dessas conversas aprofundadas, detalhadas e construtivas, que continuarão ao longo da semana, instruí o Departamento de Guerra a adiar todos e quaisquer ataques militares contra usinas de energia e infraestrutura energética iranianas por um período de cinco dias, sujeito ao sucesso das reuniões e discussões em andamento”, informou o presidente estadunidense em rede social. Uma fonte iraniana informou à agência estatal de notícias Press TV, do Irã, que não houve contato – direto ou indireto – com Trump, acrescentando que o presidente dos EUA teria recuado após ser avisado de que o Irã retaliaria com ataques a usinas de energia de toda a Ásia Ocidental. No último sábado (21), Trump deu um ultimato para o Irã abrir o Estreito de Ormuz em até 48 horas, caso contrário, os EUA atacariam “suas diversas usinas elétricas, começando pela maior”. Isso apesar de ataques à infraestrutura civil serem proibidos pelo direito internacional. As redes elétricas são consideradas infraestrutura civil. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã emitiu comunicado nesse domingo (22) destacando que, até agora, os EUA e Israel atacaram cinco instalações de infraestrutura hídrica, incluindo a usina de dessalinização da Ilha de Qeshm. “Vocês atacaram nossos hospitais. Nós não revidamos. Vocês atacaram nossos centros de assistência. Não revidamos. Atacaram nossas escolas. Não revidamos”, diz o informe. Por outro lado, a Guarda Revolucionário do Irã, braço das Forças Armadas iranianas, afirmou que, caso os EUA ataquem a cadeia de suprimentos de eletricidade, também atacará a cadeia de suprimentos de eletricidade norte-americana. A Guarda iraniana destacou que todas as empresas de energia na região que possuem acionistas dos EUA seriam destruídas. “As centrais elétricas dos países da região que abrigam bases americanas serão alvos legítimos para nós”. “Estamos determinados a responder a todas as ameaças no mesmo nível que criaria dissuasão no equilíbrio, e cumpriremos essa missão. Os Estados Unidos não conhecem nossas capacidades; eles as testemunharão no campo de batalha”, completou a IRGC. Agência Brasil
Assembleia Legislativa faz audiência pública quarta-feira para discutir o fornecimento de energia no Estado
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima quarta-feira (25), audiência pública para debater as necessidades de investimento e distribuição e fornecimento de energia elétrica que vem apresentando desde oscilações até curtos apagões em diferentes regiões do Estado. A audiência propsta pelo deputado Pedro Caravina (PSDB) deve reunir especialistas, representantes do da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), União das Câmaras, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Procon, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério de Minas e Energia, Semadesc, Assuleite (Associação dos Produtores de Leite). Também está confirmada a participação de técnicos das concessionárias Energisa e Elektro. As principais queixas envolvem a demora na realização de manutenções, especialmente em casos de interrupções no fornecimento provocadas por eventos climáticos ou outros fatores. De acordo com o parlamentar, essas falhas têm causado prejuízos a comerciantes, pequenos produtores e à população em geral, que muitas vezes fica sem energia por períodos prolongados. As oscilações no fornecimento de energia têm gerado prejuízos diretos a produtores de leite e derivados, além de impactar a cadeia de engorda de frangos e suínos. Muitos produtores têm sido obrigados a investir na compra de geradores de energia como forma de mitigar perdas e garantir a continuidade da produção. “A audiência pública será um espaço de diálogo entre a população, representantes políticos e os envolvidos no setor elétrico, com o objetivo de discutir soluções e avaliar possíveis medidas para enfrentar o problema”, comenta Caravina. Durante a audiência também será possível apresentar propostas e as empresas concessionárias terão oportunidade de detalhar seus projetos, investimentos e ações em andamento para melhorar o serviço.
PF atua na segurança de autoridades durante sessão especial da COP15 em Campo Grande
A Polícia Federal atua na segurança de autoridades durante a sessão especial da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), realizada neste domingo (22/3), em Campo Grande/MS. As ações foram planejadas e executadas com foco na proteção de delegações estrangeiras, de representantes de organismos internacionais e demais autoridades participantes, garantindo a normalidade da programação oficial e a preservação da ordem pública. O dispositivo de segurança contou com a mobilização de equipes especializadas da Polícia Federal, com atuação integrada nos deslocamentos das autoridades, nos espaços destinados às reuniões e demais pontos estratégicos. Entre as medidas adotadas, estão procedimentos de segurança aproximada, inspeções técnicas preventivas e acompanhamento contínuo das áreas vinculadas à programação oficial. A atuação da Polícia Federal faz parte do planejamento operacional estruturado para a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), em coordenação com os demais órgãos de segurança envolvidos. As ações contribuíram para a mitigação de riscos, para o fortalecimento da capacidade de resposta a eventuais intercorrências e para a manutenção de elevados níveis de proteção às autoridades, às delegações estrangeiras e aos participantes do evento.
Dourados chega a 648 casos de chikungunya e autoridades intensificam alerta
Dourados enfrenta um cenário preocupante com o avanço da chikungunya. De acordo com o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira (23), o município já contabiliza 648 casos confirmados da doença, além de 1.426 notificações no total e outros 576 exames ainda aguardando resultado. Até o momento, quatro mortes foram registradas, todas na Reserva Indígena. Diante da situação, autoridades de saúde reforçam o pedido para que a população participe ativamente do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A principal orientação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, já que os ovos do mosquito podem permanecer viáveis por até um ano, aguardando apenas condições favoráveis para eclodir. No último sábado (21), representantes das esferas municipal, estadual e federal se reuniram com a imprensa para solicitar apoio na ampliação de conscientização da população. Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, uma força-tarefa já está em andamento, com ações iniciadas na Reserva Indígena, onde houve crescimento expressivo de casos e que agora se expandem para os bairros da cidade. O reforço nas ações inclui a chegada, ainda nesta semana, de uma nova estratégia do Ministério da Saúde: as Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs). Segundo o diretor da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stábeli, os dispositivos atuam de forma inteligente no controle do mosquito. “O instrumento atrai as fêmeas do Aedes aegypti para colocar ovos e, ao pousar, elas se contaminam com o larvicida. Depois, ao visitarem outros criadouros, acabam levando o produto e impedindo o desenvolvimento das larvas”, explicou. Stábeli também reforçou que o combate depende diretamente da colaboração da população. “Se olhar 10 minutos por semana a sua residência, consegue eliminar o vetor. Se tem mosquito na nossa casa, o foco está na nossa casa. Precisamos de uma grande mobilização para olhar os quintais”, alertou. Os bairros Jardim dos Estados, Novo Horizonte e a região do Jóquei Clube estão entre os locais com maior incidência de focos na cidade, além das aldeias Jaguapiru e Bororó, onde o avanço da doença é mais preocupante. Considerado uma das maiores referências no país sobre a doença, o infectologista Rivaldo Venâncio também esteve em Dourados e chamou atenção para a gravidade da chikungunya, especialmente em comparação com outras arboviroses. “A pessoa com dengue vai uma ou duas vezes à unidade de saúde. Já quem tem chikungunya pode ir cinco, oito, até dez vezes. Isso gera uma sobrecarga enorme no sistema”, destacou. Ele ainda alertou para grupos mais vulneráveis. “Pessoas com problemas articulares, idosos ou com doenças como diabetes, hipertensão ou doenças autoimunes podem desenvolver formas mais graves da doença”, explicou. Além das ações emergenciais, o avanço da doença em Dourados levou o Governo do Estado a intensificar a articulação para inclusão de Mato Grosso do Sul na estratégia nacional de vacinação contra a chikungunya. O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, anunciou que o pedido foi fundamentado no cenário crítico do município. A vacina já foi aprovada pela Anvisa e está em fase de monitoramento em condições reais de uso. No entanto, ainda não há definição sobre quando as doses chegarão ao Estado.








