Números do Boletim da Semana Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, divulgados no dia 25 de março, apontam que a Febre Chikungunya já está presente em 37 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Como os números foram divulgados na semana passada é muito provável que o próximo boletim apresente novos municípios com casos confirmados da doença. “Esse retrato mostra que a epidemia diagnosticada em Dourados pode se alastrar pelo restante do Estado caso não ocorra uma mobilização ainda maior das autoridades em saúde e endemias, bem como a participação mais efetiva da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Até o dia 25 de março, além de Dourados já existiam casos confirmados da chikungunya nos municípios de Fátima do Sul, Jardim, Sete quedas, Bonito, Aquidauana, Vicentina, Guia Lopes da Laguna, Rio Brilhante, Corumbá, Nioaque, Itaporã, Maracaju, Três Lagoas, Amambai, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Anastácio, Douradina, Costa Rica, Miranda, Jatei, Angélica, Sidrolândia, Caarapó, Novo Horizonte do Sul, Cassilândia, Chapadão do Sul , Água Clara, Mundo Novo, Batayporã, Rochedo, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Coronel Sapucaia e Nova Alvorada do Sul. Além de Dourados, com 5 mortes confirmadas até o momento, todas elas de pacientes indígenas, também foram confirmados óbitos nos municípios de Jardim e Bonito. O Painel de Arboviroses, divulgado semanalmente pelo Ministério da Saúde, revela que em Mato Grosso do Sul os homens são maioria entre os infectados e representam 57% dos casos, contra 43% entre as mulheres. Essa realidade é diferente do cenário nacional, onde as mulheres respondem por 58% dos casos da doença, enquanto os homens somam 42%. A faixa etária mais afetada está entre 20 e 49 anos, com destaque para pessoas de 20 a 29 anos e de 40 a 49 anos. O Ministério da Saúde ressalta que a chikungunya é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O vírus foi introduzido nas Américas em 2013, quando provocou epidemias em diversos países. Os sintomas costumam ser mais intensos e duradouros que o da dengue, sobretudo as febres salta e dores articulares marcantes, que são características da doença, podendo persistir por mais de 15 dias. Em mais da metade dos casos, as dores nas articulações podem se tornar crônicas e durar anos. A doença também pode provocar complicações cardiovasculares, renais, dermatológicas e neurológicas, incluindo encefalite, mielite, síndrome de Guillain-Barré e outras condições graves. Em casos mais severos, pode haver necessidade de internação e risco de morte. Diante de sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico para diagnóstico adequado.
Comunidade escolar aciona vereador, e Cabral leva demandas urgentes da educação à Câmara
O vereador Inspetor Cabral (PSD) levou à tribuna, durante a 9ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (30), duas importantes demandas da área da educação, ambas apresentadas após ser acionado diretamente por comunidades escolares do município. As situações envolvem a Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, no distrito do Panambi, e a Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, no Jardim Clímax. No primeiro caso, Cabral esteve pessoalmente na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa para ouvir pais, responsáveis e membros da comunidade. A principal preocupação apresentada diz respeito à possibilidade de junção das turmas do 8º e 9º anos em regime multisseriado. De acordo com os relatos recebidos, a medida pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem, especialmente por se tratar das séries finais do ensino fundamental, que exigem organização pedagógica específica, conteúdos próprios de cada etapa e acompanhamento adequado dos alunos. Diante disso, o vereador registrou a manifestação da comunidade, que solicita a revisão da proposta, a manutenção das turmas separadas e, sobretudo, a abertura de diálogo entre pais, professores, direção escolar e Secretaria Municipal de Educação. “Nosso papel é ouvir quem está na ponta, quem vive o dia a dia das escolas. A educação precisa ser tratada como prioridade, e qualquer decisão deve considerar, principalmente, o impacto direto na formação dos alunos”, destacou o parlamentar. Cabral informou ainda que encaminhará a demanda ao Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Educação, para que o caso seja analisado com atenção. Já em relação à Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, o vereador apresentou requerimento solicitando informações e providências urgentes quanto à instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, além de esclarecimentos sobre problemas estruturais na rede elétrica da unidade. Entre os pontos levantados no requerimento, o vereador solicita informações sobre as medidas adotadas para amenizar o calor excessivo nas salas de aula, diante das altas temperaturas registradas em Dourados; a existência de planejamento ou cronograma para instalação de ar-condicionado, com indicação de prazos e recursos; e a situação da rede elétrica da escola, incluindo a capacidade de suportar os equipamentos e a realização de eventuais adequações técnicas. Além disso, o parlamentar requer a discriminação dos recursos públicos já destinados à unidade escolar para melhorias estruturais, especialmente na área de climatização e infraestrutura elétrica, bem como a adoção de medidas emergenciais para garantir condições mínimas de conforto térmico a alunos e profissionais da educação enquanto não houver solução definitiva. O requerimento tem como base um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas de pais e responsáveis, que relatam as condições precárias enfrentadas pelos estudantes, com salas de aula extremamente quentes, o que compromete o ambiente de aprendizagem e pode trazer riscos à saúde, especialmente de crianças. “Estamos falando de um ambiente que precisa ser digno, seguro e adequado para o desenvolvimento educacional. É dever do Poder Público garantir essas condições”, reforçou Cabral.
Dourados fica entre as 50 cidades mais arborizadas do Brasil em avaliação internacional
Dourados conquistou reconhecimento internacional ao ser certificada como uma das cidades mais arborizadas do país pelo programa Arbor Day Foundation, por meio da iniciativa Tree Cities of the World. O município figura entre as 51 cidades brasileiras que receberam o título em 2025, destacando-se pelas políticas públicas voltadas à arborização urbana e à preservação ambiental. “Ao receber esse notícia reafirmei a convicção que nossa gestão está no caminho certo, cuidando da saúde das árvores, fazendo podas preventivas, plantando mudas que se comunicam com a realidade da nossa cidade”, comemorou o prefeito Marçal Filho. A candidatura de Dourados foi submetida no dia 31 de janeiro de 2026 e teve sua aplicação aprovada oficialmente, garantindo ao município o selo internacional que reconhece cidades comprometidas com o planejamento, manejo e expansão de suas florestas urbanas. Ao todo, as 51 cidades brasileiras reconhecidas somam 1.437.680 árvores plantadas e impactam diretamente mais de 39,6 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas beneficiadas pelas políticas de arborização. O reconhecimento é resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo município na valorização do meio ambiente, com apoio da administração municipal. A conquista reforça o compromisso da gestão com ações sustentáveis e com a construção de uma cidade mais verde, saudável e preparada para o futuro. O prefeito Marçal Filho destacou que o reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. “Esse título demonstra que estamos no caminho certo, investindo em qualidade de vida, planejamento urbano e respeito ao meio ambiente. Cuidar das árvores é cuidar das pessoas e do futuro da nossa cidade”, afirmou. Já o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados, arquiteto Fábio Luís da Silva, ressaltou que a certificação é resultado de um trabalho técnico contínuo, baseado em planejamento, legislação específica e ações permanentes de plantio e manutenção. “Essa conquista é fruto de uma política pública estruturada, que envolve equipes técnicas, servidores comprometidos e o apoio incondicional da administração do prefeito Marçal Filho”, enfatiza. Entre os municípios brasileiros que também receberam o título estão Aracaju, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Goiânia, Gramado, João Pessoa, Limeira, Maceió, Niterói, Paranaguá, Ponta Grossa, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina, entre outros. A certificação internacional destaca critérios como planejamento e gestão da arborização urbana, legislação específica, investimentos contínuos e celebração de conquistas voltadas ao plantio e manutenção de árvores. Com o novo título, Dourados fortalece sua imagem como cidade sustentável e reafirma o compromisso de continuar ampliando a arborização, tornando os espaços urbanos mais sombreados, agradáveis e ambientalmente equilibrados.
Segurança viária e reforma de escola motivam indicações de Zé Teixeira
O deputado estadual Zé Teixeira (PL), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou, nesta terça-feira (31), um conjunto de indicações que priorizam a segurança viária e o fortalecimento do ensino público nos distritos de Itahum, em Dourados, e Culturama, em Fátima do Sul. As propostas, encaminhadas ao Governo do Estado, buscam solucionar problemas estruturais que afetam diretamente o cotidiano das famílias rurais e o desenvolvimento econômico destas regiões. No Distrito de Itahum, a principal frente de atuação do parlamentar é a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto sobre o Córrego Taquaral (MS-468) e o Rio São João. A medida atende a um alerta de lideranças comunitárias sobre o desgaste avançado das atuais travessias, que apresentam sustentação fragilizada e utilizam contenções improvisadas. A precariedade das estruturas coloca em risco o transporte escolar e o escoamento da produção de grãos, uma vez que o peso da carga excede a capacidade suportada pela estrutura deteriorada. Ainda em Itahum, o deputado solicitou melhorias para a Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja. Com quase cinco décadas de história e uma comunidade escolar composta majoritariamente por alunos da zona rural, a unidade necessita da instalação de um laboratório via programa “Mais Ciência na Escola”, além da resinagem do piso e adequação de salas para os servidores administrativos. Para Zé Teixeira, investir no ambiente de trabalho e estudo é o caminho para garantir qualidade no aprendizado e valorização profissional. Já para o Distrito de Culturama, a reivindicação trazida pelo vereador Michel do Ceará é pela revitalização completa de 28 quilômetros da rodovia MS-147, no trecho entre os trevos da BR-376 e da MS-276. O pedido, que reitera solicitações anteriores do Legislativo Municipal de Fátima do Sul, inclui a implantação de acostamento em toda a via. A falta de manutenção no segmento tem elevado o risco de acidentes e dificultado o tráfego de veículos pesados, impactando a logística regional.
Procon divulga pesquisa de preços da Páscoa 2026 e aponta variações superiores a 200%
A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), divulgou a pesquisa de preços dos principais produtos consumidos durante a Semana Santa e a Páscoa. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de março de 2026 e analisou valores de chocolates, peixes e itens complementares em supermercados e estabelecimentos comerciais da cidade. Na categoria chocolates, foram pesquisados 55 tipos de produtos em 12 estabelecimentos. A maior variação de preço foi registrada na caixa de bombons sortidos 220g, encontrada por R$ 11,49 no menor valor e R$ 18,99 no maior, uma diferença de 72,95%. A caixa de bombons sortidos (especialidades) 220g também apresentou variação expressiva, com diferença de 66,86% — sendo comercializada entre R$ 11,98 e R$ 19,99. Além disso, 29 ovos de Páscoa pesquisados registraram diferença superior a 25% entre o menor e o maior preço. PEIXES E COMPLEMENTOS Na pesquisa de peixes e outros produtos típicos da Semana Santa, foram avaliados 27 itens em 13 estabelecimentos. O maior percentual de variação foi constatado no peixe tipo bacalhau, com diferença de 210,16% entre o menor e o maior preço. O bacalhau (porto) 1kg apresentou variação de 73,38%, enquanto o bacalhau fresco 1kg registrou diferença de 91,14%. Já a sardinha congelada (800g a 1kg) teve variação de 126,57%. Entre os complementos, a maior diferença foi observada na azeitona verde 200g, com variação de 216,97% entre os estabelecimentos pesquisados. Ao todo, seis produtos da categoria peixes apresentaram diferença superior a 50%, enquanto, nos complementos, dez itens ultrapassaram essa margem de variação. Em comparação com a pesquisa realizada em abril de 2025, os chocolates tiveram aumento médio de 1,35%, considerando a média entre o menor e o maior preço encontrados. Já os peixes registraram aumento médio de 13,38%. Nos complementos, a elevação foi de 0,26%. O Procon orienta os consumidores a pesquisarem preços antes de realizar as compras, além de verificarem atentamente a qualidade e a conservação dos produtos. É fundamental conferir informações como prazo de validade, composição e peso líquido indicados nas embalagens. Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones (67) 2222-1536 ou 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou registrar manifestação pelo link: https://cidadao.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Veja pesquisa completa: PESQUISA DE PÁSCOA CHOCOLATES 2026Baixar
Ação conjunta entre DOF e PM apreendem quase 30 quilos de cocaína que seguiam para Goiás
Uma ação conjunta entre policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e da Polícia Militar de Camapuã resultou na apreensão de 27,1 quilos de cocaína, que eram transportados em uma caminhonete Toyota Hilux, neste sábado (28), na BR-060. Um homem de 52 anos e uma mulher de 48 anos foram presos em flagrante. Os policiais do DOF receberam informações de que um casal estaria transportando cocaína em uma caminhonete, com destino ao Estado de Goiás. Após a denúncia, equipes do DOF, com apoio de policiais do 2º Pelotão da PM de Camapuã, iniciaram diligências na região e localizaram o veículo na rodovia. Durante vistoria minuciosa, os policiais localizaram 26 tabletes de cocaína, que estavam escondidos no estepe da caminhonete. Questionado, o motorista afirmou que pegou os entorpecentes em Campo Grande e os levaria até Goiânia (GO), onde receberia R$ 5 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foi encaminhado, juntamente com os autores, à Delegacia da Polícia Civil de Camapuã.
Brasil encara Croácia nesta terça, em Orlando
A Seleção Brasileira terá o amistoso desta terça-feira (31) com a Croácia como seu último desafio antes de o técnico Carlo Ancelotti anunciar os 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo em 18 de maio. Às 21h (de Brasília), a Amarelinha enfrenta os adversários do Leste Europeu no Camping World Stadium, em Orlando, com transmissão na TV Globo, SporTV, GE TV e no Globoplay. Na partida, os jogadores brasileiros vestirão pela primeira vez a nova camisa amarela da Seleção. Após encarar a França na última quinta (26), o Brasil mira uma vitória para encerrar esta primeira Data FIFA de 2026 com um resultado positivo. Em relação ao duelo contra os franceses, Marquinhos está à disposição depois de se recuperar de dores no quadril, enquanto Vitor Reis, convocado há poucos dias, também integra o grupo. Lesionados, Wesley e Raphinha foram desconvocados. Terceiros colocados na última Copa do Mundo e atualmente na 11ª posição do Ranking Mundial Masculino da FIFA, os croatas chegam confiantes para o jogo após o triunfo por 2 a 1 sobre a Colômbia, de virada. Entre os croatas selecionados pelo treinador Zlatko Dalić, está o meio-campista Luka Modrić. Ao lado de Carlo Ancelotti e dos brasileiros Casemiro, Vinicius Jr., Rodrygo e Éder Militão, o camisa 10 colecionou títulos pelo Real Madrid e se tornou um dos grandes jogadores merengues da história. “Modrić pode fazer todas as posições no campo porque é um meia completo. É um dos melhores jogadores que treinei, um profissional espetacular. Modrić é único. No mercado mundial não tem um jogador como Modrić”, disse o técnico italiano sobre o atleta de 40 anos, que disputou 195 partidas pela Croácia e marcou 28 gols. Retrospecto de confrontos Brasil e Croácia já estiveram frente a frente em seis oportunidades, com três vitórias brasileiras e três empates. A Seleção marcou nove gols e sofreu quatro. Veja o histórico: 1) 22/05/1996 – Brasil 1 x 1 Croácia – Estádio Vivaldo Lima, em Manaus – Sávio – Amistoso; 2) 17/08/2005 – Brasil 1 x 1 Croácia – Poljud Stadium, em Split – Ricardinho – Amistoso; 3) 13/06/2006 – Brasil 1 x 0 Croácia – Estádio Olímpico de Berlim – Kaká – Fase de grupos da Copa do Mundo; 4) 12/06/2014 – Brasil 3 x 1 Croácia – Neo Química Arena, em São Paulo – Neymar (2) e Oscar – Fase de grupos da Copa do Mundo; 5) 03/06/2018 – Brasil 2 x 0 Croácia – Anfield, em Liverpool – Neymar e Roberto Firmino – Amistoso; 6) 09/12/2022 – Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia – Estádio da Cidade da Educação, em Doha – Neymar – Quartas de final da Copa do Mundo. Arbitragem A arbitragem de Brasil x Croácia será estadunidense e composta pelos seguintes profissionais: Armando Villareal (árbitro central); Ryan Graves e Kali Smith (árbitros assistentes); Victor Rivas (quarto árbitro); e Michael Radchuk (VAR).
Abril Verde mobiliza Mato Grosso do Sul para enfrentar acidentes de trânsito relacionados ao trabalho
Como parte da Campanha Abril Verde 2026: “Juntos pela redução de mortes e agravos relacionados ao trabalho em Mato Grosso do Sul”, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realizará no dia 7 de abril de 2026, a partir das 7h30, em Campo Grande, o seminário “Acidentes no Trânsito Relacionados ao Trabalho: Vigilância, Prevenção e Proteção da Vida do Trabalhador e da Trabalhadora”. O evento acontecerá no auditório do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Sebastião Taveira, 268, no bairro São Francisco, e deverá reunir cerca de 150 participantes, entre gestores, profissionais de saúde, representantes de instituições públicas e privadas, representantes dos trabalhadores, controle social, além de trabalhadores do setor de transporte e logística. Acidentes de trânsito: um desafio crescente para a saúde do trabalhador Os acidentes de trânsito relacionados ao trabalho representam uma das principais causas de adoecimento, incapacidades e mortes entre trabalhadores que utilizam as vias urbanas e rodovias como ambiente de trabalho. Dados do CEREST Estadual (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) apontam que cerca de 40% dos acidentes de trabalho identificados por meio de monitoramento da mídia estão relacionados ao trânsito, evidenciando a magnitude do problema em Mato Grosso do Sul. Motoristas, motociclistas, entregadores, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo estão entre os mais expostos, enfrentando fatores como jornadas prolongadas, pressão por produtividade, fadiga e condições inadequadas de trabalho. Integração entre instituições e estratégias de prevenção A programação do seminário contará com palestras, apresentação de dados epidemiológicos, painéis temáticos e debates intersetoriais, reunindo áreas como saúde, trânsito, transporte e segurança pública, além da participação de representantes dos trabalhadores e do controle social. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, reforça a importância de ampliar o debate. “Os acidentes de trânsito relacionados ao trabalho são uma realidade que muitas vezes passa despercebida. Precisamos trazer esse tema para o centro das discussões, especialmente diante de um cenário de crescimento econômico, expansão logística e novas formas de trabalho”, afirma. Novo cenário amplia exposição aos riscos O avanço da Rota Bioceânica, aliado ao processo de urbanização, ao crescimento do turismo e ao aumento de trabalhadores por aplicativo, como motoristas e entregadores, tende a intensificar a exposição aos riscos no trânsito. Nesse contexto, a Gerente de Comunicação e Informação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Bel Silva, destaca a necessidade de ampliar a visibilidade do tema. “Nosso principal objetivo é dar a maior divulgação possível. Muitos acidentes de trânsito são, na verdade, acidentes de trabalho. Com esse novo cenário, essa realidade tende a crescer, e precisamos fortalecer as ações de prevenção”, pontua. Ela também ressalta a importância do diálogo com a sociedade. “Queremos que esse debate chegue ao maior número de pessoas possível. E estamos sempre disponíveis para aprofundar o tema e contribuir com informações”, completa. Construção coletiva de soluções O seminário integra a agenda da RENASTT (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) e terá como foco fortalecer a atuação interinstitucional na identificação, notificação e prevenção dos acidentes. Entre os objetivos estão o mapeamento de instituições envolvidas, a análise dos impactos desses eventos na saúde dos trabalhadores e a construção de propostas para aprimorar as estratégias de vigilância e prevenção no Estado. Inscrições: www.saude.ms.gov.br (Menu → Informativos → Eventos) André Lima, Comunicação SES
Câmara de Dourados aprova Código Municipal para Pessoas com Deficiência
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, durante a 9ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 233/2025, que institui o Código Municipal de Leis para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A proposta, aprovada em segunda discussão e votação, consolida e amplia direitos ao reunir normas que visam garantir acessibilidade, inclusão social e melhor qualidade de vida. “Este projeto representa um avanço significativo para Dourados, pois organiza a legislação existente e fortalece a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo mais dignidade, respeito e igualdade de oportunidades”, destacou o vereador Sergio Nogueira (PP). Ainda em segunda votação, os parlamentares analisaram o Projeto de Lei nº 242/2025, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que estabelece regras para a manipulação, exposição e comercialização de produtos farmacêuticos magistrais exclusivos em farmácias de manipulação no município. O espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo presidente do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Sebastião Gabriel Costa Ferreira, que apresentou as ações e metas do órgão para 2026. Durante sua fala, o presidente destacou que o plano de ação do Conselho está estruturado em quatro pilares: fortalecimento da participação juvenil, ampliação das oportunidades de capacitação, aproximação da juventude com o poder público e incentivo ao protagonismo jovem. “Para este ano, organizamos um calendário de iniciativas que dialogam diretamente com as demandas da juventude douradense. Entre as primeiras ações, destacamos a campanha do Primeiro Emprego, em alusão ao Dia do Jovem Trabalhador — iniciativa construída em parceria com a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), ainda em 2022, e a campanha ‘Meu Primeiro Título’, que busca incentivar jovens de 16 e 17 anos a participarem do processo democrático”, explicou. Ao final, Sebastião agradeceu o espaço concedido pelo Legislativo e reforçou a importância do apoio dos vereadores. “Agradeço à Câmara Municipal pela oportunidade de apresentar nosso trabalho e reforçar o pedido de parceria aos parlamentares, para que possamos continuar avançando nas políticas públicas voltadas à juventude de Dourados”, concluiu. Em primeira discussão e votação, foram apreciados projetos voltados ao desenvolvimento urbano, cidadania e saúde pública. Entre eles, o Projeto de Lei nº 036/2026, do Poder Executivo, que institui o programa “Nossa Dourados”, com foco na manutenção e revitalização de espaços públicos; o Projeto de Lei nº 043/2026, de autoria do vereador Dill do Povo (União), que cria o Dia Municipal da Inclusão Digital; e o Projeto de Lei nº 045/2026, também do Executivo, que prevê incentivo à denúncia de infrações relacionadas ao controle de doenças e às políticas ambientais no município. Também foram analisadas propostas sobre denominação de via pública e abertura de crédito especial, ampliando a capacidade de investimento da administração municipal. Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram projetos de decreto legislativo que concedem homenagens a personalidades e instituições pelos relevantes serviços prestados à sociedade, além da criação do “Prêmio Destaque em Saúde Mental”, iniciativa do vereador Franklin Schmalz (PT), que busca reconhecer ações e profissionais que atuam na área no município.








