Uma nova etapa de incentivo ao empreendedorismo em Mato Grosso do Sul foi lançado na última sexta-feira (27) em Campo Grande: o programa Centelha 3. A partir de agora, a iniciativa segue com uma agenda de encontros no interior do Estado, com o objetivo de angariar novos participantes. Durante o evento, autoridades destacaram a importância da ampliação da meta de propostas submetidas para mil inscritos. O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Su), Cristiano Carvalho, reforçou o impacto dessa estratégia. “Quanto maior o número de ideias submetidas, maior será o impacto do programa e as oportunidades geradas. Esperamos que todos se tornem multiplicadores dessa iniciativa, contribuindo para ampliar tanto o número de inscrições quanto a qualidade dos projetos apresentados. Todos os parceiros estão à disposição para apoiar na construção das propostas”, explicou. O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna, destacou o papel do programa na conexão entre pesquisa e mercado. “O objetivo é impulsionar projetos desenvolvidos nas universidades, como teses e pesquisas que, após anos de estudo, precisam de apoio para chegar ao mercado. O Centelha contribui para transformar essas ideias em negócios, incentivando o empreendedorismo entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e aproximando a produção científica das demandas da sociedade”, afirmou. A cerimônia reuniu representantes de instituições de ensino, governo e parceiros do ecossistema de inovação. Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; a gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Thais de Lourdes Macieira; o diretor do Sebrae MS, Cláudio Mendonça; e a diretora de Educação Profissional do Senac, Jordana Duenha. A reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e presidente do Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul), Camila Ítavo, destacou o papel das universidades na formação de um ambiente favorável à inovação. “Nossas instituições celebram o investimento em ciência e tecnologia e reconhecem a importância da base tecnológica gerada nas universidades. Temos atuado na formação com foco em empreendedorismo e inovação, conectando os cursos às demandas contemporâneas. Estamos à disposição para contribuir com o fortalecimento desse ecossistema”, disse. O evento também contou com a apresentação de cases de sucesso das edições anteriores do programa, evidenciando os resultados alcançados por startups apoiadas pelo Centelha 1 e 2. Para a gerente da Finep, Thais de Lourdes Macieira, a iniciativa tem impacto direto na criação de novos negócios inovadores. “O Programa Centelha é motivo de orgulho para todos nós. Sabemos da quantidade de startups que surgiram a partir dessa iniciativa e do potencial que existe nos estados. Para empreendedores, professores e multiplicadores, essa é uma oportunidade única. Tenho certeza de que será um divisor de águas para muitas ideias e negócios.” Representando a Fundação Certi, o consultor de negócios Vinícius Vilvert ressaltou o potencial do Estado para alcançar a meta de inscrições. “A estrutura que vimos, tanto na Fundect quanto nas universidades, demonstra que há condições reais de atingir a meta estabelecida. Existe um ambiente favorável para que os empreendedores desenvolvam seus projetos e avancem no processo de inovação.” Além das apresentações institucionais, o lançamento incluiu um painel de tira-dúvidas e de apresentação detalhada do programa, voltado aos interessados em submeter propostas. A atividade buscou orientar sobre as etapas do edital e ampliar o acesso às informações. Centelha 3 O Programa Centelha 3 prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, além de até R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026, por meio do Sigfundect. Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. A execução do programa em Mato Grosso do Sul é realizada pela Fundect, vinculada ao Governo do Estado através da Semadesc, em parceria com Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), que atuarão também nos encontros previstos no interior do Estado. Comunicação Fundect
Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios
Você já se perguntou como o dinheiro da saúde pública é aplicado e quem é responsável por cada etapa do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)? A resposta passa por um modelo chamado gestão tripartite, no qual União, estados e municípios compartilham responsabilidades no financiamento e na execução das ações de saúde. No SUS, esse modelo permite organizar desde a vacinação e consultas básicas até atendimentos hospitalares de alta complexidade, garantindo que os recursos cheguem aos serviços utilizados pela população. Gestão tripartite: como funciona O financiamento da saúde pública no Brasil é dividido entre três níveis de governo:• União, responsável por repasses nacionais e políticas estratégicas;• Estados, que coordenam a rede regional de saúde e apoiam os municípios;• Municípios, responsáveis pela execução direta da maior parte dos serviços, como atendimento nas unidades de saúde. Esse modelo permite que os recursos sejam distribuídos de forma organizada entre as diferentes etapas do atendimento. Como o recurso chega aos municípios Grande parte do financiamento da saúde funciona por meio de transferências chamadas de “fundo a fundo”. Nesse modelo, o recurso sai do Fundo Nacional de Saúde e é transferido para os fundos estaduais e municipais, que utilizam os valores para custear serviços, programas e ações de saúde. Na prática, isso significa que o Governo do Estado exerce papel central na organização e distribuição dos recursos, coordenando a rede regional de saúde e garantindo o apoio necessário para a execução dos atendimentos no SUS. “O financiamento da saúde é compartilhado, mas ele só se concretiza de fato quando chega na ponta, no atendimento à população. Por isso, é fundamental essa articulação entre União, Estado e municípios, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e cheguem onde as pessoas mais precisam”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões. Onde os recursos são aplicados Os recursos públicos financiam diferentes áreas da rede de saúde, entre elas:• atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)• serviços de urgência e emergência• consultas, exames e cirurgias• programas de vacinação e prevenção• custeio de hospitais e unidades especializadas Também são utilizados para aquisição de medicamentos, equipamentos, manutenção das unidades e pagamento de profissionais de saúde. Investimento em saúde no Estado Dados do RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior) mostram que, em 2025, Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 2,95 bilhões em ações e serviços públicos de saúde, considerando diferentes fontes de financiamento. Somente com recursos próprios do Estado, foram R$ 2,39 bilhões investidos na área, valor que corresponde a 12,26% da receita estadual, percentual acima do mínimo constitucional exigido. “Esse investimento é essencial para manter a rede funcionando e ampliar o acesso da população aos serviços. O Estado tem atuado de forma contínua para fortalecer a assistência e apoiar os municípios em todas as regiões”, reforça o secretário Maurício Simões. Quem executa os serviços Embora o financiamento seja compartilhado entre os três níveis de governo, a maior parte dos atendimentos é realizada pelos municípios, especialmente na Atenção Primária. Cabe ao Estado organizar a rede regional de saúde, apoiar os municípios e garantir serviços de média e alta complexidade, como hospitais regionais, transplantes, centros especializados e programas estratégicos. Uma rede integrada O modelo tripartite permite que o SUS funcione como uma rede integrada, onde cada esfera de governo assume responsabilidades específicas. Essa estrutura garante que a população tenha acesso a diferentes níveis de atendimento, desde a unidade básica de saúde até hospitais especializados, dentro de um sistema público que atende milhões de brasileiros todos os dias. “O Estado tem um papel central na organização da rede de saúde, articulando os serviços e ampliando o acesso da população. Esse trabalho é essencial para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento em todas as regiões”, finaliza o secretário. André Lima, Comunicação SES
Para frear a chikungunya: Governo de MS abre leitos, articula vacina e atua em territórios indígenas
O Governo de Mato Grosso do Sul intensifica, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) o enfrentamento às Arboviroses, com chikungunya, dengue e Zika, com ações integradas nas áreas de assistência, vigilância, diagnóstico, controle vetorial e articulação institucional. Diante do aumento de casos de chikungunya, com destaque para a região da Grande Dourados, o Estado amplia a resposta para garantir atendimento e conter a transmissão. Dentre as ações em execução está o reforço da assistência com abertura de 15 leitos em Dourados; articulação junto ao Ministério da Saúde para a estratégia de vacinação contra a chikungunya, incluindo a preparação das equipes; a intensificação da vigilância com monitoramento diário; o fortalecimento do diagnóstico laboratorial; apoio aos municípios no controle vetorial, incluindo o envio de equipamentos; atuação prioritária em territórios indígenas e integração entre órgãos estaduais, federais e municipais. Confira o detalhamento dessas medidas: Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a resposta do Estado está baseada na integração entre assistência e vigilância. “Estamos atuando de forma coordenada, com monitoramento diário, apoio aos municípios e ampliação da capacidade de atendimento. É uma resposta estruturada para reduzir a transmissão e garantir cuidado adequado à população”, afirmou. Equipes de campo atuando em território indígena Em Dourados, desde o início do aumento de casos de chikungunya, a atuação do Estado foi iniciada ainda nas primeiras respostas ao cenário, com a presença da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, no município para alinhamento direto das estratégias com as equipes locais. Na sequência, o Governo do Estado enviou equipes técnicas para reforçar o trabalho em campo, apoiando as ações de vigilância e controle vetorial. Esse trabalho inclui o acompanhamento dos agentes de saúde e de combate às endemias nas atividades de busca ativa por focos do mosquito, identificação de criadouros e orientação à população, além da intensificação das medidas de bloqueio. Paralelamente, foram adotadas ações estruturadas de assistência, com abertura de leitos e oferta de medicamentos, suporte diagnóstico pelo Lacen, monitoramento diário por meio da Sala de Situação — com evolução para o COE — e envio de equipamentos como bombas costais e UBV pesado (fumacê). Nos territórios indígenas, as equipes atuam de forma contínua, com instalação de EDLs, capacitação de AISAN e ACE e articulação entre SES, SESAI, CGARB, DSEI e SMS, garantindo uma resposta integrada e adaptada às especificidades locais. Danúbia Burema, Comunicação SES
Câmara de Dourados homenageia liderança indígena com o Prêmio Marta Guarani 2026
A Câmara Municipal de Dourados realiza, neste dia 31 de março, às 19h, a tradicional “Noite de Homenagens”, ocasião em que será entregue o Prêmio Marta Guarani 2026 à indígena Micheli Alves Machado, da Aldeia Bororó, na Reserva Indígena de Dourados (RID). Micheli é reconhecida por sua atuação nas áreas comunitária, educacional e cultural, com destaque para a defesa dos direitos dos povos indígenas. Desde a juventude, participa da organização social de sua comunidade, tendo integrado a Associação de Jovens Indígenas (AJI) e representado acadêmicos indígenas no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Também atuou como vice-presidente da Amigo do Índio (AMI). Atualmente, exerce papel relevante como intérprete de língua guarani e entrevistadora forense junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), contribuindo para o acesso à justiça e o respeito às especificidades culturais. Coordena ainda o Coletivo Miss e Mister RID, iniciativa voltada ao fortalecimento da identidade e do protagonismo da juventude indígena. Na área acadêmica, é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com atuação voltada à educação indígena e à valorização da língua e da cultura guarani e kaiowá. Para a presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereadora Liandra da Saúde, o prêmio representa o reconhecimento de trajetórias que transformam realidades e fortalecem a diversidade cultural do município. “A história da Micheli representa a força, a resistência e o protagonismo das mulheres indígenas. É uma trajetória que inspira e que reafirma o compromisso da Câmara de Dourados com a valorização da educação, da cultura e dos direitos dos povos originários. Este reconhecimento é mais do que merecido”, destacou a presidente. Durante a solenidade, outras mulheres também serão homenageadas com moções de reconhecimento, conforme indicação da comissão organizadora. As indicadas são: Lusmária da Silva Oliveira, Alessandra Paim Berti, Eliselle Lopes Ribeiro de Assis Franco, Daniely Heloise Toledo, Adma Cristhina Salles de Oliveira, Katiany Jacinto de Oliveira, Kelly Cristina Wengrat Lopes e Jussara Marques Lopes. A “Noite de Homenagens” integra o calendário institucional da Câmara de Dourados e tem como objetivo valorizar personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento social, cultural e humano do município.
Governo mantém benefícios que garantem segurança e estimulam desenvolvimento econômico
Para fortalecer o ambiente de negócios, estimular investimentos e promover o desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado formalizou incentivos fiscais às empresas que atuam no território estadual. Com foco no equilíbrio dos gastos públicos, priorizando investimentos em infraestrutura e áreas sociais, além da desoneração das cadeias produtivas do Estado, a política fiscal vigente vai manter a alíquota modal de ICMS em 17%, a menor do país, e incentivar a regularização fiscal voluntária. O governador Eduardo Riedel se reuniu com representantes do setor produtivo, nesta segunda-feira (30), para anunciar 77 benefícios tributários. “O Mato Grosso do Sul é um Estado que respeita o empresariado. Renovamos os incentivos para todos que recebem, no início da gestão e agora até o fim do ano. No caso dos bares e restaurantes, a origem foi a pandemia. É importante essa manutenção, pois talvez seja um dos segmentos que mais empregue e cresça”, afirmou Riedel. A política fiscal do Estado foi adotada no período da pandemia e desde então passou a ser diretriz econômica de governo, voltada ao fortalecimento da base produtiva, promoção de crescimento e arrecadação sustentável para fomentar o desenvolvimento econômico, aumentar a competitividade das empresas e gerar emprego e renda à população. As desonerações transformam e institucionalizam um patamar inédito de carga fiscal reduzida como política permanente de Estado. Com a menor alíquota de ICMS entre as unidades federativas (17%), o MS cresceu quatro vezes mais do que a média nacional, atraindo investimentos bilionários, ao mesmo tempo que lidera o patamar da expansão da indústria de transformação no Brasil e ainda ocupa o 2° lugar no crescimento do agro. O secretário Jaime Verruck (Semadesc) explica que a decisão considera a perspectiva em curso, de alto crescimento do estado – acima da média brasileira –, com recorde de investimento privado, avanço da industrialização do agro e pleno emprego. “Mato Grosso do Sul cresce quatro vezes a média nacional, decorrente do investimento público e privado, por ter um ambiente competitivo, com alíquota do ICMS mantida em 17%, enquanto a maioria dos estados aumentou. O Governo do Estado leva em conta a lógica de crescimento e desenvolvimento, entendendo que a política tributária é fundamental para a manutenção das atividades econômicas”, afirmou Verruck. Os decretos vão estar vigentes até 31 de dezembro de 2026, garantindo ao empresariado a estabilidade necessária para planejar investimentos. “Eu sempre estarei ao lado de quem faz a roda da economia girar acreditando que o emprego e a renda são os melhores programas sociais que existem, junto com a educação e políticas públicas adequadas, que pega a pessoa que não acessou o emprego e a renda e traga ela para dentro desse processo” Os benefícios fiscais alcançam 12 setores econômicos distintos — da saúde ao agronegócio, do transporte à energia renovável —, demonstrando compromisso transversal do Governo com o desenvolvimento, em uma política estruturada e abrangente. Os incentivos ao agronegócio, à indústria alimentícia, ao setor de biocombustíveis e às operações portuárias do Rio Paraguai refletem e fortalecem as vocações econômicas naturais do Mato Grosso do Sul. Com ativos diferenciados, a equação de governança se compõe de impostos reduzidos, com resultado direto na contenção e transformação de gasto público em investimento – consolidação do ambiente de negócios para atrair também investimentos privados, alta geração de empregos, expansão da renda média, culminando na redução drástica da pobreza extrema e liderança no ranking nacional de mobilidade social. “A redução tributária significa uma redução de receita prevista, e por outro lado temos a questão da qualidade do gasto público, um rigor orçamentário, de planejamento, que permite que a gente consiga fazer uma política de fiscal adequada. O nosso objetivo é estimular a atividade econômica, corrigir a desigualdade, que é fundamental, promover setores estratégicos e, no final, gerar o desenvolvimento econômico. A manutenção da redução da carga tributária contribui para a continuidade da atividade econômica”, disse Verruck. Para os empresários de diferentes segmentos, os benefícios fiscais contribuem para a continuidade do crescimento econômico, juntamente com a geração de emprego e renda para a população. “Essa medida do Governo do Estado tem o propósito de fortalecer os pequenos negócios, sejam eles do setor rural, indústria, comércio e serviços. Mato Grosso do Sul tem apresentado um desempenho econômico expressivo com crescimento acima da média brasileira, impulsionado pela implementação da Rota Bioceânica e pela atração de grandes investimentos. Soma-se a isso um conjunto de fatores, como a menor alíquota modal do ICMS no país, atualmente em 17%, além de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento do Estado”, afirmou o Maurício Saito, presidente do conselho deliberativo do Sebrae/MS. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Segunda edição da Corrida da Mulher reforça atuação social da Câmara de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados fechou as ações alusivas ao Mês da Mulher com a realização, neste domingo (29), da segunda edição da Corrida e Caminhada da Procuradoria da Mulher. O evento esportivo teve 200 inscrições abertas exclusivas para o público feminino, o dobro da edição do ano passado, preenchidas em menos de dez minutos. Além disso, outras dezenas de mulheres que não conseguiram efetivar a inscrição, percorreram o circuito de cinco quilômetros que teve início e final em frente à Casa de Leis, na avenida Marcelino Pires. O sucesso foi comemorado pela presidente da casa, Liandra da Saúde (PSDB), que fez o circuito de caminhada com três quilômetros, e já projeta ampliação das vagas na próxima edição. “Para nós da Câmara de Dourados é com muita alegria que vemos a participação de tantas mulheres empoderadas. Foram abertas 200 inscrições que foram preenchidas rapidamente, o que nos faz acreditar que ano que vem teremos que ampliar essa participação. É um evento que reforça a importância da mulher na sociedade e estou muito feliz com isso”, disse. De acordo com a vereadora Karla Gomes (Podemos), que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara de Dourados, a Corrida da Mulher é uma oportunidade de mostrar a instituição como um local de acolhimento. “A Procuradoria da Mulher realiza essa corrida com muito carinho para as mulheres conhecerem esse espaço que temos para acolhimento, instrução e aproximar a comunidade da Casa, que é do Povo. Além disso, é importante salientar que a corrida é também uma ação social importante, já que a inscrição foi um pacote de absorvente que vamos distribuir para mulheres em situação de vulnerabilidade”, explica. Além de Liandra e Karla, os vereadores Cemar Arnal (PP) e Elias Ishy (PT) também marcaram presença durante a prova. Atletas Entre as participantes, a fotógrafa Sandra Alencar, 40 anos, que pratica a corrida há cerca de um ano, além da atividade física, a interação com outras mulheres é importante. “É muito bom participar de uma prova apenas para mulheres, é uma incentivando a outra, é muito gostoso isso. Esse tipo de corrida nos une e nos dá força”, afirma a atleta, que completou a prova com pouco mais de 40 minutos. O primeiro lugar na categoria geral, a técnica de enfermagem Clebiana Maria Pereira fez valer a experiência de quem pratica o esporte há mais de dez anos e completou a prova em 20 minutos e 47 segundos. “Muito bom participar de um evento assim, além da prática esportiva, estamos incentivando outras pessoas. Esse mês de março simboliza muito para nós mulheres, principalmente na luta contra a misoginia, a violência física e psicológica. Participarmos juntas, nos une”, completa. Depois de Clebiana, completaram o pódio Rayane Martines de Souza, Betina dos Santos, Nayara Rolim de Oliveira e Ellen Oliveira, todas chegando na casa dos 22 minutos, entre 20 e 30 segundos.
Bioparque Pantanal lança edital para 4ª edição do Clube de Ciências e abre inscrições para escolas de MS
O Bioparque Pantanal lançou o edital para a quarta edição do Clube de Ciências, iniciativa que tem como objetivo incentivar a produção e a iniciação científica entre estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares de todo Mato Grosso do Sul. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas exclusivamente on-line. Acesso o edital aqui. Nesta edição, o programa apresenta uma novidade importante: três modalidades de ingresso, ampliando as oportunidades de participação e permitindo maior alinhamento com as realidades das escolas, estudantes e comunidades envolvidas. As categorias disponíveis são: “Continuidade de projetos ou nova proposta de escolas parceiras”, com quatro vagas; “Participação em projetos institucionais do Bioparque Pantanal”, com duas vagas; e “Ingresso Regular”, com dez vagas. A modalidade de continuidade ou nova proposta é voltada às escolas que participaram da edição anterior, em 2025, e busca fortalecer a parceria institucional entre o Bioparque e a escola. Já a participação em projetos institucionais permitirá que estudantes integrem iniciativas previamente estruturadas pelo Bioparque Pantanal, com duas temáticas disponíveis: “Inovação, Tecnologia, conservação, bioprospecção e bioeconomia” e “Sociedade, Turismo, cultura, ambiente e desenvolvimento local”. O ingresso regular é voltado às novas escolas interessadas em submeter projetos inéditos. Os projetos deverão ser elaborados por grupos de três a cinco estudantes e com a supervisão de professores-orientadores, respeitando os critérios estabelecidos no edital para cada modalidade. As propostas serão submetidas por meio de formulário eletrônico (Forms) e passarão por seleção do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA). “O Clube de Ciências é uma ferramenta essencial para despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e pela ciência desde cedo. Ao promover a iniciação científica, estamos formando cidadãos mais críticos, conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta. O Bioparque Pantanal vai além de um espaço de contemplação: é um ambiente de produção de conhecimento, de troca de saberes e de popularização da ciência. Investir nesses estudantes é investir na conservação dos nossos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, destaca a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. Com duração de seis meses, os projetos selecionados deverão resultar na apresentação de um produto final, refletindo a pesquisa desenvolvida pelos participantes. A iniciativa valoriza propostas que abordem temas como sustentabilidade ambiental, questões sociais, práticas educacionais inovadoras, desenvolvimento e inovação. O objetivo é contribuir para a compreensão e a conservação dos ecossistemas sul-mato-grossenses, a partir da vivência e do contexto do Bioparque Pantanal. Para a coordenadora do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal, Thuany Valadares, além de despertar o interesse na produção científica, o projeto transforma os estudantes. “Ao longo do desenvolvimento do Clube de Ciências, conseguimos observar uma transformação muito significativa nos estudantes. Eles não apenas ampliam seus conhecimentos científicos, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais fundamentais, como autonomia, liderança e trabalho em equipe. Muitas vezes, o estudante chega tímido, sem se posicionar ou questionar, e ao longo do processo passa a argumentar, investigar e se expressar com mais segurança. A iniciação científica tem esse papel essencial de despertar o pensamento crítico e o protagonismo juvenil, aproximando esses jovens do universo da pesquisa”, destaca. Eduardo Coutinho, Bioparque Pantanal
Secretaria de Agricultura solta 3 toneladas de peixes no Parque Antenor Martins para 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), realizou a soltura de 3 toneladas de peixes no Parque Antenor Martins, na manhã desta segunda-feira (30), como parte da preparação para a 2ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 4 e 5 de abril. O prefeito Marçal Filho acompanhou a ação e destacou a expectativa para o evento. “Será uma grande festa para as famílias, com pesca liberada de forma gratuita, garantindo pescado fresco na mesa e, claro, muita diversão”, afirmou. Entre as espécies inseridas no lago estão pacu, tambaqui e curimba. Além da ação no Parque Antenor Martins, a Prefeitura de Dourados também fará a soltura de 1 tonelada de peixes em lagos da Reserva Indígena, sendo 500 quilos na Aldeia Bororó e 500 quilos na Aldeia Jaguapiru. “É uma inovação que trouxemos para que as famílias residentes na Reserva também tenham acesso a esse momento na própria comunidade, sem a necessidade de deslocamento”, ressaltou o prefeito. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin, enfatizou que a iniciativa também fortalece a piscicultura local, uma vez que os peixes são adquiridos de produtores douradenses. Ele destacou ainda que haverá comercialização de pescados durante o evento. “É um momento que aquece a piscicultura local”, ressaltou. “Os peixes distribuídos são de produtores do município e a comercialização durante a festa também contribui nesse sentido, sendo uma alternativa para quem prefere adquirir o produto”, explicou. A pesca para pessoas com deficiência e idosos acontece no dia 2 de abril, quinta-feira, das 7h30 às 17h. Já para o público em geral acontece a partir do dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa, no mesmo horário. Cada pessoa poderá utilizar apenas uma vara de pesca e demais regras serão divulgadas pela organização durante essa semana. Durante os três dias de evento, Dourados contará com uma programação diversificada e voltada para toda a família. A abertura oficial acontece na sexta-feira (3), com atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático pensado especialmente para encantar as crianças. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. A comercialização de pescado fresco no evento têm início já nesta terça-feira (31) e segue até o dia 5, das 9h às 17h. A agenda esportiva terá início já no dia 2 de abril, com torneios de futsal nas categorias de base, além de competições de vôlei de praia e beach tênis. Um dos destaques será a 2ª Corrida da Páscoa, no domingo (5), com percursos voltados para o público infantil e adulto. Expositores dos mais diversos segmentos estarão no local, além de food trucks, oportunizando diversas experiências gastronômicas aos participantes. No Sábado de Aleluia, o público poderá prestigiar o show do cantor Loubet, um dos principais nomes da música sertaneja da atualidade. A programação cultural contará ainda com outros artistas reconhecidos, que serão anunciados em breve pela organização. Encerrando a festa, no domingo, haverá sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a 2ª Festa da Páscoa contará com estrutura preparada para receber moradores e visitantes de toda a região, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário municipal.
Prefeitura leva recapeamento ao Flórida II e melhora acesso ao Parque Antenor Martins
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira (30) o recapeamento da rua Pedro Celestino Varela, localizada no Jardim Flórida II, uma das principais vias de acesso ao Parque Antenor Martins. A intervenção busca melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o trecho. O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou que a recuperação da malha asfáltica ocorre de forma gradativa, conforme a disponibilidade de recursos, diante do grande número de ruas deterioradas no município. O Flórida II, um dos bairros mais antigos da cidade, enfrenta há décadas problemas estruturais no asfalto. Até então, as ações eram pontuais, como tapa-buracos, que não resolviam de forma definitiva a situação. “Temos uma malha asfáltica bastante deteriorada e isso não é novidade para ninguém que mora em Dourados. Estamos recuperando as ruas de forma escalonada”, afirmou o prefeito. Moradores da região destacaram a diferença na qualidade da obra. Eduardo Gonçalves, que vive no bairro há 40 anos, afirmou que a via não recebia um serviço completo há pelo menos três décadas. “Isso é inédito pra gente. Está sendo um trabalho de qualidade, parece uma nova rua”, disse. Outro morador, José da Silva Filho, também avaliou positivamente a intervenção e destacou a necessidade de ampliação das obras no bairro. “O bairro precisa de recuperação e esse serviço está sendo bem feito. A gente vê que os trabalhos estão avançando pela cidade”, comentou. Além do Flórida II, a prefeitura já executou recapeamentos em regiões como Grande Água Boa e Jardim Santo André, e recentemente o prefeito Marçal Filho anunciou novas frentes de trabalho no BNH 4º Plano. O cronograma seguirá contemplando outros bairros, priorizando áreas com maior desgaste e onde as condições já não permitem apenas manutenção paliativa.








