O governador Eduardo Riedel apresentou nesta terça-feira (31) o projeto de modernização do futebol de Mato Grosso do Sul. Para resgatar esta paixão serão desenvolvidos três pilares: infraestrutura, formação e governança. A principal ação será a recuperação no Estádio Morenão, com obras emergenciais que permitam a retomada das atividades em 2027. Este é apenas o ponto de largada para um futuro promissor deste “palco histórico”. Durante evento realizado no auditório da Governadoria, o Estado e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) assinaram o termo de cedência do estádio, que vai possibilitar os investimentos de R$ 16,7 milhões no Morenão até 2028, em obras emergências de segurança estrutural (rampas e escadas de acesso), instalações elétricas e adequações às normas de vigentes contra incêndio e pânico. Símbolo de glórias do futebol sul-mato-grossense, esta transformação será um verdadeiro legado à população. Ainda neste ano estão previstas intervenções para restabelecer a segurança e o funcionamento básico, preparando a casa do futebol de MS para abrigar as futuras competições no ano que vem. “Momento extremamente relevante para o Estado. Hoje aconteceu aqui a transferência do Morenão ao Estado. Depois vamos fazer as obras e ações que somos responsáveis, com investimento diretos no estádio em curto prazo para viabilizar o uso e a volta do equipamento”, afirmou o governador. O Governo contará com apoio da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) para manutenção do gramado, vestiários e pista de atletismo, sistema de irrigação e possibilidade de captação de recursos junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Após a reestruturação completa e estudos de viabilidade, o objetivo é que o Morenão siga para concessão à iniciativa privada até 2028, dando um grande salto rumo ao futuro. “Depois em outro momento temos até 2028 para fazer a concessão do Morenão, com projeto de viabilidade e estudo do que será feito, determinando o que a empresa que assumir terá que realizar e investir no estádio por um período de 35 anos, podendo explorar com futebol, eventos, atrações culturais, tudo que o equipamento oferecer”, completou Riedel. Inaugurado em 1971, o Morenão já foi um dos principais estádios do Centro-Oeste, com capacidade superior a 40 mil torcedores. Ao longo das décadas, recebeu partidas importantes do futebol nacional. Esta parceria com a UFMS vai permitir que o Estado administre os 84 mil m² correspondentes ao estádio e estacionamentos. O início de um processo de transformação. “Esta cessão significa retornar para aquele lugar onde as pessoas lembram dos jogos que assistiram com os pais e avós. Celebramos hoje a coragem, seriedade e responsabilidade dos gestores que decidiram pensar no coletivo e no futuro. A estrutura do estádio será revitalizada e devolvida à população em toda a sua magnitude”, descreveu a reitora da UFMS, Camila Ítavo. O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, adiantou que o plano para o Morenão foi definido em três etapas. “A primeira é a assinatura da cessão do estádio pelo Governo do Estado. Depois as obras que vão possibilitar o retorno das atividades no ano que vem. Na etapa final o estudo de viabilidade e concessão do estádio”, descreveu o secretário. Formação e apoio O apoio ao futebol sul-mato-grossense foi consistente nos últimos anos pelo Estado. Do período de 2022 até 2025 chegou a R$ 9,47 milhões. Foi uma evolução significativa a cada ano. Em 2022 estava em R$ 1,44 milhão e no ano passado alcançou R$ 3,73 (milhões), um crescimento de 158%. Um dos pilares do Estado é a formação de base, que é essencial para fortalecer o futebol estadual. Entre as ações está a estruturação das categorias de base, com foco em segurança, transporte, arbitragem e criação de oportunidades reais para jovens talentos locais. Somente nesta área o investimento foi de R$ 4,1 milhões (2022 – 2025) Formação de novos talentos. O objetivo não é o protagonismo imediato, mas criar as estruturas adequadas da base, para sucesso a longo prazo, com uma visão estratégica e organização, construindo um futuro possível e sustentável no esporte. Já nas atividades profissionais o investimento chegou a R$ 4,5 milhões aos times masculinos entre 2022 e 2025. O apoio também chegou ao futebol feminino, com R$ 816 mil para estruturação de equipes e fortalecimento das competições (2023 a 2025). Futebol moderno Seguindo uma tendência nacional e mundial do esporte, a parte da governança e o estímulo do Estado para os clubes aderirem às SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) também fazem parte deste plano audacioso de alavancar esta paixão regional. Este novo modelo moderno de gestão garante segurança jurídica para atrair investimentos privados, formando clubes-empresas, que possam fortalecer o esporte mais popular do país. O foco é reorganizar para que Mato Grosso do Sul volte a ser competitivo, com grandes times e um palco preparado para o espetáculo. Esta modernização cria novas oportunidades e fortalece a economia regional.
Corrida dos Poderes levará circuito de treinões a quatro cidades do interior de Mato Grosso do Sul
Lançada no domingo (29), a 4ª edição da Corrida dos Poderes contará com quatro treinões pelo interior do Estado. O primeiro será realizado em Ponta Porã, seguido por Corumbá, Três Lagoas e, por fim, Costa Rica. A Corrida dos Poderes 2026 está marcada para o dia 7 de novembro, em Campo Grande. Os vencedores dos treinões garantem vaga na etapa final da prova, na capital. Um dos destaques das últimas edições tem sido os treinões, ideais para quem deseja entrar no clima esportivo e se preparar para a prova oficial. O primeiro treinão da edição de 2026 acontecerá no dia 25 de abril, em Ponta Porã. N a sequência, Corumbá receberá a atividade no dia 16 de maio. O terceiro treinão será realizado em Três Lagoas, no dia 20 de junho, e o último ocorrerá em Costa Rica, no dia 11 de julho. No evento de lançamento, a largada ocorreu às 17h, com a caminhada de 3 km e a corrida de 5 km. Na ocasião, também foi lançada a campanha “Seu Abraço Aquece”, uma iniciativa de arrecadação de roupas destinada a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio. Durante coletiva de imprensa, o governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou que o número de participantes da Corrida dos Poderes tem crescido a cada edição, demonstrando o fortalecimento do evento e o interesse cada vez maior da população pela prática esportiva. “São iniciativas que já são consolidadas, tanto a corrida que ganhou uma dimensão grande e não é só mais dos poderes, é da sociedade sul-mato-grossense, chegando a praticamente 5 mil inscritos, corredores. Acho que representa bem não só uma mensagem para o esporte, mas o uso do espaço do Parque dos Poderes, que tem sido cada vez maior procurado pela população. E a campanha do agasalho que é uma iniciativa também que vem ano após ano ganhando uma atração muito grande, mais de 100 mil peças ano passado, sempre com esse olhar atento, carinhoso, com quem mais precisa. De um cobertor, de um abraço, de um agasalho aí na época do inverno que chega rápido”, destacou. O número de participantes na Corrida dos Poderes tem aumentado de forma significativa a cada edição. Em 2025, foram 4.200 inscritos, número superior aos 3.500 participantes de 2024, representando um aumento de cerca de 20% em relação à segunda edição. A Corrida dos Poderes é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). A primeira-dama do Estado e idealizadora da Corrida dos Poderes, Mônica Riedel, ressaltou a importância dos treinões que têm sido realizados como forma de incentivar a prática esportiva e preparar os participantes para a prova principal. “Estamos fazendo o lançamento hoje em Campo Grande, o primeiro treinão aqui em Campo Grande, depois iniciamos os outros treinões que serão feitos no interior, porque faz muito sentido você levar para o servidor do interior também a corrida. Então fazemos os treinões, são quatro cidades, e logo depois a gente já está pronto para começar as inscrições da corrida que será no final do ano”. Ela também comentou sobre como a corrida tem contribuído para a mudança de hábitos entre os participantes, incentivando a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. “Eu tenho muito orgulho do servidor do Mato Grosso do Sul, porque realmente ele aderiu a ideia né, estão participando tem depoimentos excelentes de pessoas que realmente transformaram a sua vida, com hábitos saudáveis. E, além de tudo, não só dele, mas como dos colegas também, porque um vai influenciando o outro. E, além de tudo, com a família também. Porque hoje a gente tem corrida kids, as pessoas vêm com a família, as pessoas vêm pra uma festa. Então a gente não exclui ninguém, é pra todo mundo participar. Eu tenho certeza que desde o lançamento já é uma festa”. “O circuito de treinões no interior está sendo lançado mais cedo, permitindo que os participantes já tenham acesso à agenda completa. Quem participar das quatro edições garante vaga na prova de Campo Grande. O evento continua contemplando todos os públicos, incluindo adultos, idosos, crianças e os servidores. A proposta de inclusão também segue fortalecida, com apoio do grupo Pernas Solidárias. Além de tudo, com os treinões a iniciativa incentiva também o turismo nas cidades do interior”, frisou o secretário da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda. Durante a cerimônia de lançamento, cinco servidores foram homenageados com troféus. A homenagem foi destinada àqueles que transformaram suas vidas por meio da prática esportiva incentivada pela Corrida dos Poderes, evento realizado desde 2023. A programação foi encerrada com show gratuito de Guga Borba e banda, além de espaço kids dedicado às crianças e sorteio de brindes para os participantes.
Dia D aplica mais de 46 mil doses contra a gripe em MS, com dados ainda parciais
O Dia D Nacional de Vacinação contra a Influenza mobilizou Mato Grosso do Sul no último sábado (28) e resultou na aplicação de 46.139 doses em todo o estado, conforme levantamento parcial da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Como nem todos os municípios enviaram os dados no prazo, o total de pessoas imunizadas é ainda maior do que o registrado até o momento. Dos 79 municípios, 73 responderam ao levantamento. Não enviaram informações: Alcinópolis, Figueirão, Jateí, Jardim, Terenos e Fátima do Sul, o que reforça que o alcance da mobilização foi superior ao contabilizado até o momento. Em Campo Grande, foram aplicadas 5.997 doses entre sábado e domingo. Alta adesão entre públicos prioritários Do total registrado no estado: A mobilização teve como foco os públicos mais vulneráveis, com maior risco de complicações pela influenza. Secretário destaca cobertura e ampliação do acesso O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que Mato Grosso do Sul mantém um histórico positivo de vacinação e reforçou o compromisso de ampliar ainda mais o alcance da campanha: “Mato Grosso do Sul já se destaca desde a pandemia como um estado com boas coberturas vacinais, e queremos manter esse padrão. Nosso desafio é seguir ampliando o acesso, garantindo que a vacina chegue a todos, inclusive às pessoas que vivem em áreas mais distantes”. Ele também ressaltou a importância da estratégia de descentralização: “O papel da vacinação é exatamente esse: levar a dose até onde a população está. Temos vacina disponível e estrutura organizada. Agora, é fundamental que os públicos prioritários procurem os pontos de vacinação”. Sobre a ampliação da campanha, o secretário explicou: “Neste momento, a vacinação segue direcionada aos grupos prioritários. A ampliação para o público em geral vai depender do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, conforme o avanço da campanha”. Planejamento antecipado fortalece início da campanha A coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger, destacou que o planejamento prévio permitiu uma mobilização estruturada em todo o estado: “Estamos em um cenário em que a vacinação é fundamental, principalmente para os grupos mais vulneráveis. Por isso, reforçamos o chamado para que essas pessoas procurem os pontos de vacinação o quanto antes”. Segundo ela, o trabalho integrado com os municípios possibilitou antecipar estratégias e ampliar o acesso desde o início, incluindo ações voltadas a públicos específicos, como trabalhadores da saúde e cuidadores. A SES também mantém estratégias complementares, como vacinação extramuros e uso de vacimóveis. Vacinação antecipada garante proteção no momento certo A campanha foi iniciada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, antes do período de maior circulação do vírus, previsto para as próximas semanas. O diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Éder Gatti, reforçou: “Agora é o momento de vacinar. Precisamos proteger os grupos prioritários antes do aumento dos casos”. Ele também destacou a eficácia da imunização: “A vacina é segura e protege contra formas graves da doença, reduzindo internações e mortes”. Monitoramento reforça importância da prevenção O acompanhamento nacional aponta aumento na circulação de vírus respiratórios neste período do ano, cenário já esperado para a sazonalidade. Até meados de março, foram registrados casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no país, com a influenza entre os principais vírus identificados. A vacinação segue como a principal estratégia para reduzir complicações, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. População reconhece importância da vacina Entre os vacinados, a percepção é de proteção e responsabilidade coletiva. Nina Estella, 66 anos: “Vacina não é brincadeira, saúde também não. Eu me sinto bem protegida”. Maria José Cardoso, 66 anos: “É muito importante cuidar da saúde. Eu sempre me vacino desde a Covid”. Maria Bezerra, 88 anos: “Tem gente que não quer tomar, mas tem que vacinar. Vacina salva vida”. Herta de Moura, 90 anos: “Toda vacina tem que ser aproveitada, eu me vacino todo ano. A vacina é uma bênção, todo mundo devia tomar”. Proteção começa cedo e alcança novas gerações A gestante Pâmela Lino reforçou o cuidado durante a gravidez: “Tudo que eu puder fazer, eu faço por mim e pelo meu filho. Vacina é cuidado”. Campanha segue até 30 de maio A vacinação contra a influenza continua em todo o estado até o dia 30 de maio, com doses gratuitas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A recomendação é que o público prioritário procure a unidade mais próxima o quanto antes, garantindo proteção antes do período de maior circulação do vírus.
Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça
Medicamentos vendidos no Brasil podem ter o preço reajustado em até 3,81% a partir desta terça-feira (31), conforme estabelecido em resolução publicada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O texto prevê três níveis máximos de reajuste aplicáveis a diferentes grupos de medicamentos, conforme a competitividade de cada categoria: Algumas categorias não se encaixam nesses critérios, como fitoterápicos, homeopáticos e determinados medicamentos isentos de prescrição com alta concorrência no mercado, que possuem regras específicas dentro do sistema de regulação de preços. Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que o reajuste médio permitido por lei ficará em até 2,47%, o menor dos últimos 20 anos e abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses, de 3,81%. “A redução consecutiva do índice desde 2023 é fruto da política de combate à inflação e reforça a importância da regulação para proteger o consumidor de preços abusivos. Nos anos anteriores, houve um aumento expressivo do percentual, ultrapassando 10%.” A Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos. “Na prática, fabricantes e farmácias podem aplicar reajustes inferiores ou até manter os preços atuais, dependendo das condições do setor e do nível de concorrência entre as empresas”. “A regulação econômica dos medicamentos no Brasil garante a proteção do consumidor e, ao mesmo tempo, busca a sustentabilidade do setor para a continuidade do fornecimento de medicamentos no país.” Entenda O reajuste dos preços de medicamentos é feito uma vez ao ano e segue uma fórmula regulatória que parte da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e desconta o ganho de produtividade da indústria. A Cmed é o órgão federal responsável pela regulação econômica do mercado farmacêutico no Brasil e estabelece critérios para a fixação e o reajuste dos preços de medicamentos, com o objetivo de estimular a concorrência e garantir o acesso da população aos produtos. A câmara de regulação é composta pelo Ministério da Saúde, pela Casa Civil e pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Anvisa, por sua vez, exerce a função de secretaria executiva, fornecendo suporte técnico às decisões. Agência Brasil
Sala Lilás: Mato Grosso do Sul chega a 62 unidades e fecha março com uma entrega por semana
Mato Grosso do Sul segue reforçando a rede de proteção à mulher com a inauguração de quatro salas lilases somente no mês de março, em um ritmo de uma entrega por semana. As novas unidades foram implantadas nos municípios de Cassilândia, Caracol, Rochedo e Corguinho, ampliando o acesso ao atendimento especializado e humanizado às mulheres em situação de violência, especialmente no interior do Estado. A sequência de inaugurações ao longo do mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, evidencia o avanço contínuo da política pública, que tem como foco a interiorização dos serviços e a garantia de acolhimento qualificado, com escuta protegida e ambiente adequado para evitar a revitimização. As Salas Lilases são estruturadas dentro das unidades da Polícia Civil e funcionam como espaços exclusivos para o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além das entregas realizadas em março, o município de Figueirão também avançou nas tratativas para a implantação de uma unidade, e há previsão de mais cinco espaços a serem entregues nos próximos meses, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras na ampliação da rede de proteção. Somente em 2026, cinco espaços dedicados às mulheres foram inaugurados no interior do Estado. Desde o início da gestão do governador Eduardo Riedel, em 2023, já são 37 salas inauguradas, consolidando o compromisso com políticas públicas voltadas à proteção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A Assessora Especializada de Projetos da Polícia Civil, delegada Elaine Benicasa, destaca que a implantação das Salas Lilases está alinhada à política do Governo do Estado de ampliar o atendimento especializado e humanizado às mulheres em todo o território sul-mato-grossense. Segundo ela, a criação de um espaço exclusivo dentro das unidades da Polícia Civil, com escuta qualificada e acolhimento adequado, contribui diretamente para que mais mulheres procurem os serviços. “O simples fato de haver um ambiente separado, mais acolhedor e humanizado, já faz diferença. Esse acolhimento é fundamental para que a mulher se sinta segura para romper o ciclo de violência e a Polícia Civil, como integrante dessa rede, contribui de forma efetiva ao levar esse modelo de atendimento a cada município, ampliando o acesso e fortalecendo a proteção às mulheres”, conclui. A iniciativa está alinhada a um dos 14 objetivos estabelecidos no planejamento estratégico organizacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atualizado em 2025, com metas a serem alcançadas até 2030. Além disso, a implantação dos espaços também está prevista no contrato de gestão pasta para o ano de 2026. “A entrega de uma Sala Lilás por semana ao longo de março demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer, de forma concreta, a rede de proteção às mulheres. Estamos levando um atendimento mais humanizado e qualificado para o interior, garantindo que as vítimas encontrem acolhimento adequado e seguro em todas as regiões. Esse avanço só é possível graças à integração entre as forças de segurança e as parcerias com os municípios”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva. Com as novas entregas, o Estado chega a 62 Salas Lilases implantadas, avançando na meta de cobertura em todos os municípios e reafirmando o compromisso com a promoção de um atendimento mais humano, acessível e eficaz. Comunicação Sejusp
PRF apreende 227 Kg de maconha em Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 227 quilos de maconha, neste domingo (29), em Ivinhema (MS). Em fiscalizações na BR-376, os policiais deram ordem de parada ao condutor de um GM/Onix, o motorista não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o condutor foi abordado e detido. O homem transportava vários tabletes de maconha. Ele disse ter pego o ilícito em Itaquiraí (MS) e a entregaria em São José dos Campos (SP). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ivinhema.
Gaeco deflagra operação “Mão Dupla” contra corrupção em prefeitura
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em atenção à delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, deflagrou na manhã de hoje, dia 31/03, a segunda fase da Operação Pretense, denominada Mão Dupla, para cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de medidas cautelares diversas (proibição de acesso às dependências da Administração Pública de Coronel Sapucaia, proibição de contato com outros investigados e monitoração eletrônica), 2 mandados de busca pessoal e 2 mandados de suspensão do exercício de função pública nas cidades de Coronel Sapucaia, Amambai, Ponta Porã e Caarapó, todos determinados pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS). Na primeira fase da Operação Pretense, deflagrada em 18/12/2024, foram cumpridos mandados de busca e apreensão envolvendo a Prefeitura e núcleo de empresas pertencentes a grupo familiar de Coronel Sapucaia. Em seguimento, a investigação aponta agora a prática de crimes de fraude a processos licitatórios e contratos deles decorrentes, peculato-desvio, corrupção passiva e pagamento irregular em contratos públicos, envolvendo agentes políticos, secretários, servidores e empresários com atuação no Município de Coronel Sapucaia. De novo, grupo empresarial é alvo dos promotores. A A. D. M. Construtora (CNPJ 22.316.305/0001-40) foi contratada em 2024 para construir o novo hospital da cidade, que iria substituir o atual Hospital Municipal Aparício Vidal Garcia. O Governo do Estado repassou R$ 9,1 milhões para a obra. Ao todo, a empresa faturou mais de R$ 15 milhões em contratos desde 2020. O contrato referente ao hospital foi assinado em junho de 2022 e venceu em junho de 2025 sem que a construção tenha sido concluída. Atualmente, a A. D. M. tem apenas um contrato vigente com a prefeitura. Trata-se da reforma da Escola Municipal Fernando de Souza Romanini, por R$ 1,3 milhão. Há um ano, o município autorizou a renovação do termo por mais 12 meses, até junho de 2026, e a atualização do valor para R$ 2 milhões. O nome dado à operação faz referência ao bordão utilizado por agente político, frequentemente utilizado nas tratativas para as contratações públicas ilegais: “Você me ajuda que eu te ajudo”.
Parque Antenor Martins abre comércio de peixes e reforça expectativa para Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), iniciou na manhã desta terça-feira (31) a venda de pescado no Parque Antenor Martins. A ação já integra a programação da 2ª Festa da Páscoa, que começa no dia 2 de abril e segue até o dia 5, reunindo atrações culturais, esportivas e gastronômicas para toda a população. Mesmo antes do início oficial, o espaço já começa a movimentar moradores e visitantes ao longo da semana. A comercialização de pescado acontece diariamente, das 9h às 17h, na área da Academia da Saúde, com acesso pela Rua Antônio Emílio de Figueiredo. Estão disponíveis espécies como pacu e tilápia, vendidas por quilo, com opções de diferentes tamanhos, garantindo variedade e qualidade ao consumidor. De acordo com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a expectativa é atender com excelência a demanda durante o período. “Estamos prontos para atender a população de Dourados e toda a região com pescado de primeira qualidade. Todo o processo segue as normas exigidas e contou com a parceria da UFGD, que acompanhou desde o abate até a comercialização”, destacou. Para os produtores locais, o evento representa oportunidade de fortalecimento da atividade e geração de renda. O piscicultor e expositor Osmair Aparecido Santos ressaltou o suporte recebido durante a organização. “Acreditamos muito nesse evento, é um momento importante para os piscicultores locais. A expectativa é de boas vendas e tivemos um suporte fundamental, com acompanhamento da universidade, o que trouxe ainda mais segurança e qualidade ao nosso produto. Esse apoio da administração municipal fez toda a diferença”, afirmou. Participando pela segunda vez, o piscicultor Nilson Martins Flores também projeta resultados positivos, impulsionados pelas condições climáticas favoráveis. “A previsão é de tempo firme, o que deve atrair mais público. Nossa expectativa é comercializar cerca de 2 mil quilos de pescado pela associação, e acreditamos que será um grande sucesso”, pontuou. A Festa da Páscoa contará com uma programação diversificada. A pesca no lago estará liberada ao público entre os dias 2 e 5 de abril, sendo que, no dia 2, a atividade será exclusiva para idosos e pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acesso ao lazer. Na sexta-feira (3) a festa terá atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, além da distribuição de pipoca e algodão doce. Um dos destaques será a “Toca do Coelho”, espaço temático voltado especialmente ao público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. No esporte, a agenda começa já no dia 2 de abril, com torneios de futsal nas categorias de base, além de competições de vôlei de praia e beach tênis. A 2ª Corrida da Páscoa, no domingo (5), promete movimentar atletas de todas as idades, com percursos para público infantil e adulto. O evento contará também com expositores de diversos segmentos e praça de alimentação com food trucks, proporcionando uma ampla experiência gastronômica. No Sábado de Aleluia, o cantor Loubet sobe ao palco como uma das principais atrações musicais, e outros artistas serão anunciados em breve. Encerrando a programação, no domingo, haverá sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar da celebração. As regras de participação serão divulgadas pela organização nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias e estrutura preparada para receber o público com conforto e segurança, a 2ª Festa da Páscoa consolida-se como um dos principais eventos do calendário municipal, promovendo lazer, cultura e incentivo à economia local.
Prefeitura solta 1 tonelada de peixes nas lagoas da Reserva Indígena
A Prefeitura de Dourados realizou uma ação inédita na história do município ao soltar 1 tonelada de peixes nos lagos da Reserva Indígena para possibilitar a pesca pelos moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru na Semana Santa. Coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, a soltura nos dois lagos aconteceu no mesmo dia em que o lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, recebeu 3 toneladas de peixes para a pesca que será liberada durante a 2ª Festa da Páscoa, que começa nesta quinta-feira (2) e se estende até o domingo (5). A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com a atenção integral às famílias que residem nas aldeias de Dourados. “Sabemos que muitas famílias que residem nas aldeias indígenas não teriam a oportunidade de se deslocar até o Parque Antenor Martins, então decidimos levar o peixe aos lagos mais próximas delas”, explicou o prefeito Marçal Filho. “Todo esse peixe foi adquirido de piscicultores locais, de forma que além de atender os moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, também valorizamos a produção municipal, agregando valor ao produto final e gerando renda”, completa Marçal Filho. Foram duas remessas de 500 quilos de peixes da espécie tambaqui, totalizando uma significativa iniciativa de apoio alimentar e valorização cultural neste período de Semana Santa. A ação representa, de forma concreta, o respeito e o compromisso da atual gestão com a comunidade indígena. “Pela primeira vez na história do município, a Reserva Indígena recebeu o mesmo cuidado dispensado à área urbana, sendo incluída de maneira plena nas ações da Semana Santa”, ressaltou Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar e coordenador da ação. “A iniciativa também fortalece a realização da Festa da Páscoa na Reserva, promovida em parceria com a Prefeitura de Dourados”, completa o secretário. Na Aldeia Bororó, o cacique Reinaldo Arévolo destacou a importância da ação inédita da Prefeitura de Dourados. “Quero agradecer ao nosso prefeito Marçal Filho por esse momento histórico”, enfatizou. “A nossa comunidade está em festa. Nunca tivemos esse cuidado como estamos tendo agora”, continuou. “Isso mostra o respeito e o amor pela nossa Aldeia Bororó”, finalizou. A expectativa é de grande participação da comunidade, especialmente dos pescadores da Reserva Indígena, que terão a oportunidade de pescar, reunir suas famílias e vivenciar um momento de confraternização, espiritualidade e celebração, resgatando valores comunitários tão importantes neste tempo pascal. Já na Aldeia Jaguapiru, a soltura dos peixes ocorreu na Lagoa do Pastor Odair, falecido há três semanas, vítima de chikungunya. O momento foi marcado por forte emoção, pois, segundo familiares e lideranças, esse era um sonho do Pastor Odair, que agora se concretiza, simbolizando não apenas uma ação pública, mas também um gesto de sensibilidade e respeito à memória de quem tanto contribuiu com a comunidade. O vice-cacique Jacir também expressou sua gratidão à ação realizada pela Prefeitura de Dourados. “Somos muito gratos ao prefeito Marçal Filho, que tem demonstrado, com ações concretas, o cuidado com as famílias da nossa Reserva Indígena”, ressaltou. “Isso faz toda a diferença na vida do nosso povo”, completou o vice-cacique. O coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Calado, acompanhou de perto a ação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e falou sobre a importância dessa iniciativa inédita. “Toda comunidade está grata ao prefeito Marçal Filho que, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, acolheu de primeira mão essa ideia que apresentamos”, ressaltou. “Essa ação demonstra que Dourados vive um novo tempo, um tempo de cuidado, de amor pelos cidadãos e de construção efetiva de políticas públicas inclusivas”, prosseguiu Luiz Carlos Calado. “É um trabalho que revela dedicação, sensibilidade e compromisso com todos, especialmente com aqueles que historicamente mais precisam da presença do poder público”, finalizou.








