A 2ª edição da Festa da Páscoa em Dourados chega ao fim neste domingo (5) com uma programação especial voltada para toda a família. O quarto e último dia do evento, realizado no Parque Antenor Martins, consolida o sucesso da iniciativa ao reunir a população em atividades que integram lazer, cultura, esporte e entretenimento. Ao longo do dia, a pesca liberada no lago segue como uma das atrações mais procuradas pelo público. A ação tem atraído apaixonados pela atividade, que já garantiram exemplares de espécies como pacu, tambaqui e curimba. Para reforçar a experiência, a prefeitura realizou a soltura de três toneladas de peixes no local. A programação da tarde ganha destaque a partir das 16h, com a entrega de ovos de Páscoa para as crianças, marcada pela presença dos tradicionais coelhos, criando um ambiente lúdico e especial para o público infantil. No mesmo horário, diversas atrações passam a funcionar, incluindo recreação, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho, espaço temático voltado às crianças. Outro ponto forte é a presença da Van da Cultura, que oferece atividades interativas, experiências com realidade virtual e intervenções circenses. O evento também conta com praça de alimentação e expositores de diferentes segmentos, ampliando as opções para os visitantes. A partir do fim da tarde, a música toma conta do palco principal. Às 17h30, a banda Sotaque Campeiro abre a programação musical com chamamé e ritmos regionais. Na sequência, às 19h, Marcos Marin e Banda NHS apresentam sucessos do pop rock internacional. O encerramento fica por conta do Grupo SomStyllo, que sobe ao palco às 20h30 com um repertório animado de pagode. Com grande adesão popular, a Festa da Páscoa se consolida como um dos principais eventos do calendário cultural de Dourados, reunindo milhares de pessoas e oferecendo momentos de lazer e integração para toda a comunidade.
Com público recorde, Marçal abre 2ª Festa da Páscoa e destaca parcerias por Dourados
Mais de 15 mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Municipal, prestigiaram a noite de abertura oficial da 2ª Festa da Páscoa de Dourados, que aconteceu neste sábado, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida e teve como principal atração o show do sertanejo Loubet. O evento, que foi criada na atual gestão para ser a festa da família douradense, fez jus ao nome diante do grande número de pais e mães que passaram pelo Parque Antenor Martins, aproveitando todas as atrações gratuitas que estão sendo oferecidas pela Prefeitura de Dourados. Ao falar para o público, na solenidade de abertura, o prefeito fez questão de chamar ao palco o deputado federal Rodolfo Nogueira, a quem classificou como o deputado de Dourados e agradeceu pelo volume de emendas que o parlamentar encaminhou para o município desde o início da atual gestão. “O Rodolfo é o deputado federal que mais trabalha pela nossa cidade e tem sido um grande parceiro da Administração nesse processo de reconstrução de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. O deputado aproveitou o gancho e foi enfático ao discursar: “Sou o único deputado federal que mora em Dourados, que nasceu em Dourados e que está trabalhando muito para ajudar o prefeito Marçal Filho a reconstruir nossa cidade”, afirmou. “Dourados não tinha prefeito, estava totalmente abandonada, mas agora a cidade tem um grande prefeito, que trabalha muito para resgatar a auto estima da nossa gente e para recolocar o município no lugar de protagonista em todo Mato Grosso do Sul”, completou o deputado. Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Sargento Prates foi no mesmo caminho e destacou o trabalho que o Executivo Municipal está realizando. “O prefeito Marçal Filho está tirando do papel projetos e obras que estavam engavetados há anos e não eram realizados, prejudicando toda população que ficava privada de obras importantes em setores estratégicos com a saúde e a educação”, observou. “A Câmara de Vereadores tem sido parceira da atual gestão nessa missão de reconstruir nossa Dourados e, como diz o prefeito, não fazer dela apenas a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, mas a melhor cidade para se viver em todo o Estado”, completou Sargento Prates. O prefeito Marçal Filho destacou a importância da relação institucional, respeitosa e republicana entre os Poderes Executivo e Legislativo de Dourados, afirmando que a Câmara de Vereadores tem um papel fundamental nas transformações que estão sendo feitas no município. “Ninguém faz nada sozinho e na gestão pública menos ainda, de forma que é preciso destacar essa parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Dourados para que possamos construir uma cidade cada vez melhor para todos”, ressaltou o prefeito. Ao chamar para o palco os vereadores Dill do Povo, Iza Marcondes, Daniel Júnior e Sargento Prates, bem como o deputado Rodolfo Nogueira e a vice-prefeita Gianni Nogueira, o prefeito Marçal Filho fez questão de chamar também a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo Dourado e o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, responsáveis pela organização da 2ª Festa da Páscoa. “Eles (Gisella e Bruno) trabalharam muito para que tudo o parque ficasse lindo como está e em nome deles homenageio todo meu secretariado, que estão ao meu lado nessa missão de governar nossa cidade”, completou Marçal Filho. Antes de encerrar o discurso de abertura, o prefeito também falou sobre os demais agentes envolvidos na realização da Festa da Páscoa. “Quero agradecer a todos os servidores que trabalharam de forma voluntária na organização dessa festa linda desta para nossa cidade e quero agradecer, em especial, a Deus por ter proporcionado um tempo sem chuvas para que as famílias pudessem desfrutar desses dias de lazer e festa”, afirmou. O prefeito também falou do momento delicado que a Dourados está vivendo na saúde pública. “Por fim, quero fazer um alerta importante: vamos cuidar da nossa cidade. Estamos vivendo uma epidemia de Chikungunya e precisamos que todas as forças estejam unidas no combate ao mosquito Aedes aegipty, recolhendo lixo dos quintais, acabando com os pontos de água parada no interior das suas casas e procurando os postos de saúde em caso de sintomas dessa grave doença”, orientou. “Juntos, seguiremos cuidando com amor e construindo com trabalho”, finalizou Marçal Filho.
Recreação infantil impulsiona público e reforça caráter familiar da Festa da Páscoa em Dourados
A programação de recreação infantil é um dos destaques da 2ª Festa da Páscoa em Dourados, realizada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. Nem mesmo a garoa registrada no fim da tarde de Sexta-Feira Santa (03) afastou o público, que compareceu em grande número e manteve o clima de alegria e integração familiar. Estruturado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o evento tem atraído milhares de pessoas desde a abertura, consolidando-se como uma das principais atrações no feriado da Semana Santa no município. O evento oferece uma ampla variedade de atividades, como pintura facial, moldes com massinha, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho — espaço temático, lúdico e decorado, que tem encantado crianças e adultos. Outro ponto bastante procurado é a Van da Cultura, que leva ao público experiências interativas, com realidade virtual e, ainda, intervenções circenses, ampliando o acesso à cultura e ao entretenimento. A novidade deste ano, o passeio de mini-trem, também tem sido um dos atrativos mais disputados pelas famílias, contribuindo para tornar o ambiente ainda mais acolhedor. A estrutura do evento inclui ainda praça de alimentação e expositores de diversos segmentos, fortalecendo o comércio local e oferecendo mais comodidade aos visitantes. Para quem participa, a experiência tem sido positiva. A agente de apoio educacional Valéria Caires, de 34 anos, que visitou a festa pela primeira vez acompanhada dos filhos, destacou a organização e a diversidade de atrações. “Superou todas as minhas expectativas. O parque ficou lindo, com muitas opções para as crianças de todas as idades e, o mais importante, um espaço seguro e familiar”, afirmou. A venezuelana Luzia Venegas, de 28 anos, também esteve no local com as filhas e ressaltou a proposta do evento. “Vale muito a pena participar todos os dias. Durante o dia aproveitamos as atividades com as crianças e à noite voltamos para curtir os shows. Está tudo muito bonito e bem organizado”, disse. O depoimento reforça o caráter inclusivo e acessível da festa, que tem conseguido reunir diferentes públicos em um mesmo espaço. Além da recreação infantil, a Festa da Páscoa segue com outras atrações ao longo do fim de semana. A pesca no lago do parque continua liberada ao público geral neste domingo (05), das 7h30 às 17h, sendo um dos momentos mais aguardados por moradores e visitantes. No domingo de Páscoa, a programação contará com o sorteio de ovos de chocolate, uma das ações mais esperadas pelas crianças. A entrega de pulseiras para participação começa a partir das 14h. Com entrada gratuita e estrutura preparada para receber a população, a 2ª Festa da Páscoa segue até domingo, promovendo lazer, cultura, esporte e integração social. A expectativa da organização é de que o público continue expressivo nos próximos dias, reforçando o sucesso do evento e seu papel como espaço de convivência e valorização da comunidade local.
Definidos os campeões do Beach Tennis e do Vôlei de Praia da 2ª Festa da Páscoa
O Beach Tennis e o Vôlei de Praia 4×4 misto movimentaram neste sábado (4) a 2ª Festa da Páscoa que acontece Parque Antenor Martins, com disputas acirradas decididas ponto a ponto. Superação, suor, emoção, choro pela derrota e êxtase nas vitórias marcaram o dia, elementos que fazem parte do esporte, mas que também reforçam o espírito de confraternização por meio da prática esportiva. O prefeito Marçal Filho participou da solenidade de entrega de premiação aos vencedores, acompanhado da equipe da Funed, sob liderança da diretora-presidente Sandra Giselly Amaral, além da coordenadora de Esportes Rafaela Vilella, do diretor de Esportes Luiz Olmedo e demais integrantes da fundação.No Beach Tennis, a 4ª colocação ficou com Kadu e Ariane. Em 3º lugar, Luciano e Rebeca; na 2ª posição, a dupla Riovan e Shirlei; e o título ficou com Gleidson Martins e Yasmim Casadias. Já no Vôlei de Praia 4×4 misto, o 4º lugar foi para a equipe Aldeia Kauas B. Em 3º, ficou a ADMT. O vice-campeonato foi conquistado pela equipe Billi, formada por Ronald, Isabelli, Gustavo e Bruna. O título ficou com o time Originals, composto por Vitória, Henrique, Thiago e Marjori. As premiações foram entregues pelas professoras Rafaela, Juliana e Vandineia, diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, e o prefeito Marçal Filho. Além dos troféus, as equipes receberam brindes e frutas. Profissionais da Funed também realizaram a entrega de kits para os atletas que participarão da 2ª Corrida da Páscoa, que será realizada neste domingo, com categorias Kids e Adulto. Encerrando a programação deste sábado, das 18h30 às 21h, aconteceu o torneio de futsal nas categorias de base, envolvendo equipes do sub-12 ao sub-15, ampliando ainda mais a participação de jovens atletas na 2ª Festa da Páscoa.
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral. O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Primeiro título De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição. Janela Eleitoral Terminou nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato. Desincompatibilização Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções. A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais. Agência Brasil
2ª Festa da Páscoa terá artistas locais e Loubet neste sábado
A 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, levará ao público uma programação musical diversificada, reunindo diferentes estilos e proporcionando momentos de celebração, lazer e cultura para toda a família. Durante os três dias de evento, artistas sobem ao palco para animar douradenses e visitantes da região, consolidando a festa como um dos principais eventos do calendário municipal. Neste sábado (04),a animação estará garantida e deve reunir milhares no ‘coração’ do grande Flórida. O DJ Junio Silveira retorna ao palco e, na sequência, o Grupo Segunda Sem Lei apresenta a Roda de Samba 360º. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet promete levantar o público com sucessos como “Made in Roça” e “Muié, Chapéu e Botina”. Já no domingo (05), último dia da festa, a programação musical segue eclética, com apresentações do Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, trazendo clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, com pagodes já consagrados. Embora a abertura oficial ocorra neste sábado, as atividades da Festa da Páscoa já começaram. A venda de pescado teve início na terça-feira (31) e segue até o último dia do evento, das 9h às 19h. A pesca no lago do parque foi liberada para idosos e pessoas com deficiência na quinta-feira (02) e, na sexta-feira (03), para o público em geral, com continuidade nos demais dias. Além das atrações musicais, o evento está contando com uma programação diversificada voltada para toda a família, inclui atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático especialmente preparado para o público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. O público também poderá aproveitar a presença de expositores de diversos segmentos e uma ampla praça de alimentação com food trucks, garantindo experiências gastronômicas variadas. Encerrando a programação, no domingo, haverá o sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a Festa da Páscoa reafirma seu papel como um evento que une tradição, cultura e entretenimento, fortalecendo o convívio comunitário e valorizando os espaços públicos de Dourados.
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem encenações até domingo
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém terá encenações até o próximo domingo (5). A peça, que conta os últimos momentos da história de Jesus Cristo, é encenada em uma cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. A Semana Santa, especialmente a Sexta-feira da Paixão, é marcada por manifestações de fé e tradição em todo o país. No caso do evento em Pernambuco, são 57 anos de história e tradição que já atraíram quase 3 milhões de pessoas. As apresentações estão ocorrendo desde o dia 28 de março e, neste ano, homenageiam o legado do idealizador, Plínio Pacheco. Nos palcos, a encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a ascensão de Jesus aos céus. Um elenco de 450 pessoas participa da produção, entre atores locais, figurantes e rostos conhecidos que interpretam os personagens principais. Neste ano, o ator Dudu Azevedo está no papel de Jesus; Beth Goulart é Maria; Marcelo Serrado interpreta Pilatos; e Carlo Porto vive Hedores. A apresentação impressiona pelos efeitos especiais e ganha novidades a cada temporada. Nesta edição, segundo o coordenador-geral do espetáculo, Robson Pacheco, o ponto alto é o momento em que Jesus sobe aos céus. “A cena da ascensão que está encantando a todos que já vieram e que estão vindo à Paixão de Cristo, o Jesus subindo aos céus e desaparecendo entre as nuvens, está dando assim muita emoção ao espetáculo e as pessoas estão extasiadas pela beleza cênica”, disse Pacheco, em entrevista à Empresa Pernambuco de Comunicação. Agência Brasil
Chikungunya: ministro classifica como crítica situação em Dourados
O novo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, classificou como crítico o cenário de Dourados (MS), município que está em situação de emergência devido aos casos de chikungunya. “Quando se trata de saúde, de vidas humanas, a responsabilidade é global. Não estamos aqui para dizer que a responsabilidade era do município, do governo estadual ou do governo federal. Estamos aqui para reconhecer esta situação crítica. Portanto, não temos uma posição negacionista e vamos enfrentá-la”, disse Terena, ao visitar o município nesta sexta-feira (3). Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, desde janeiro até o início de abril, o número de casos confirmados da doença no estado chegava a 1.764, incluindo 37 gestantes. Havia também 1.893 casos em análise. Com 759 registros, em números absolutos, Dourados concentra a maior quantidade de casos prováveis de chikungunya no estado. Embora a situação atinja toda a população, tem tido maior impacto sobre as comunidades indígenas. Dos sete óbitos registrados em todo estado, cinco ocorreram na Reserva Indígena de Dourados. Entre estas os mortos, dois tinham menos de quatro meses de vida. Os outros dois óbitos no estado foram registrados nas cidades de Bonito e Jardim. Combate ao vetor O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu em 30 de março a situação de emergência na cidade, que a prefeitura decretou dias antes, em 27 de março. O avanço da chikungunya em Dourados motivou o governo federal a anunciar, nesta semana, mais uma série de medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, interromper o ciclo de transmissão da doença e aperfeiçoar o atendimento aos pacientes. A situação é mais grave na reserva indígena local, onde cinco pessoas já morreram, incluindo dois bebês. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena do estado (DSEI-MS) emitiu um alerta epidemiológico apontando o aumento dos casos na cidade. Após isto, agentes da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) foram deslocados para se incorporarem à força-tarefa composta por servidores da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde. Além de mobilizar profissionais, na última quinta-feira (2), o governo federal destinou cerca de R$ 3,1 milhões em recursos públicos para Dourados. Do total, R$ 1,3 milhão serão destinados a ações de socorro e assistência humanitária, como apoio direto à população. Mais R$ 974,1 mil vão custear iniciativas como limpeza urbana, remoção de resíduos e destinação em aterro sanitário licenciado. Os R$ 855,3 mil restantes financiarão outras ações de vigilância, assistência e controle da chikungunya na cidade. Contratações Eloy Terena afirmou que os recursos liberados pelos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde “já estão nas contas dos governos estaduais e municipais”, responsáveis por utilizá-los para contratar, em caráter emergencial, os bens e serviços necessários. Representante do Ministério da Saúde na comitiva que acompanhou o ministro, Daniel Ramos destacou que, além das demais medidas, a pasta vai contratar, provisoriamente, e capacitar, 50 agentes de combate a endemias-20 dos quais começarão a trabalhar neste sábado (4). Junto com 40 militares disponibilizados pelo Ministério da Defesa, os agentes se somarão ao atendimento à população e ao combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. “A assistência é uma das partes importantes e a gente vai entrar com ações contundentes de controle vetorial para reduzir esta pressão nos serviços [de saúde]”, garantiu Ramos. Já a representante da Força Nacional do SUS, Juliana Lima, explicou que, embora as equipes de saúde estejam atuando diariamente nas aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena Dourados, é difícil dizer se houve uma melhora da situação nas últimas semanas. “O cenário está muito dinâmico. Ele vem se mostrando, dia após dia, com um perfil epidemiológico diferenciado. Então, a gente não está conseguindo ainda afirmar se há uma diminuição ou um aumento [do número de casos] nesta ou naquela aldeia. Mas fazemos o monitoramento, os registros, diariamente e, com isso, conseguimos sinalizar para a vigilância onde eles devem priorizar os atendimentos dos casos agudos.” Lixo Destacando a condição “sui generis” [diferenciada] da Reserva Indígena Dourados, “que foi englobada pelo município de Dourados”, estando, hoje, cercada pela crescente área urbana, Terena cobrou, da prefeitura, mais atenção à coleta do lixo nas aldeias indígenas, de forma a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Temos que aperfeiçoar a questão dos resíduos sólidos, do lixo. É preciso atender de igual forma não só o contexto urbano, como as comunidades indígenas”, disse o ministro, que pretende se reunir com representantes dos governos municipal e estadual e discutir projetos estruturais “para que possamos chegar a estas comunidades indígenas com projetos com vistas a melhorar a coleta de lixo” nas comunidades indígenas.
Flamengo é atropelado pelo Bragantino fora de casa
O RB Bragantino venceu o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (2), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O Massa Bruta dominou o Rubro-Negro e encerrou uma sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O gols da partida foram marcados por Pitta, Gabriel e Lucas Barbosa. O primeiro tempo foi dominado pelo Bragantino, que marcou dois belos gols e impôs ritmo ao jogo. Logo aos 16 minutos, Capixaba lançou a bola nas costas da defesa do Flamengo. Isidro Pitta apareceu com inteligência, dominou e tocou com categoria por cima de Rossi, abrindo o placar. Aos 38, em cobrança curta de escanteio, a bola chegou a Gabriel na intermediária. O volante ajeitou o corpo e soltou uma pancada de perna direita de fora da área, acertando o cantinho do gol. Rossi apenas pulou para aparecer na foto. Com desfalques importantes como Varela, Arrascaeta e Léo Pereira, o Flamengo quase não ofereceu perigo a Tiago Volpi, enquanto o Massa Bruta mostrou eficiência e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem ainda maior. Logo no início da segunda etapa, as chances do Flamengo de buscar a virada diminuíram drasticamente. Após revisão do VAR, Pulgar foi expulso por agredir Herrera com um golpe no rosto, deixando o Rubro-Negro em desvantagem numérica. Na sequência, em cobrança de escanteio, o atacante Lucas Barbosa subiu sozinho na área, cabeceou com força para o chão e marcou o terceiro gol do Bragantino. O Braga ainda chegou a balançar a rede novamente com Henry Mosquera, mas o lance foi anulado devido a uma irregularidade na origem da jogada. Lance








