O prefeito de Dourados, Marçal Filho, assinou o Decreto número 610, de 31 de março de 2026, criando o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) para enfrentamento da Chikungunya. O decreto foi publicado no feriado da Sexta-Feira Santa em edição extraordinária do Diário Oficial do Município e foi editado levando em consideração a situação epidemiológica da Chikungunya em Dourados, caracterizada pelo aumento expressivo de casos prováveis, confirmados, com elevada taxa de positividade (74,9%) e ocorrência de 5 óbitos, todos pacientes da Reserva Indígena. Para editar o Decreto número 610, o prefeito considerou, também, a avaliação de risco realizada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) com classificação de Risco Alto para o município de Dourados. Informe Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, que concentra as ações de combate à epidemia e comando o COE, revelam a existência de 2.680 casos prováveis de Chikungunya, com 1387 casos confirmados, 528 descartados e outros 1.831 em investigação. O Informe revela ainda que outros 2 óbitos estão sob investigação, ambos eram moradores da Reserva Indígena. Ainda na sexta-feira, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Chikungunya) já realizou a primeira reunião com os órgãos que compõe a unidade. “As equipes vão se reunir todos os dias, às 7h30, para analisar os trabalhos realizados no dia anterior e definir as ações do dia e projetar atividades de curto prazo, podendo adotar medidas mais rígidas de contenção se forem necessárias”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde, e coordenador-geral do COE. Ele ressalta que o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública tem a finalidade de coordenar, planejar, monitorar e avaliar as ações de resposta à emergência em saúde pública decorrente da transmissão de Chikungunya. O COE adotará como modelo organizacional o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), estruturando-se de forma flexível e escalonável, conforme a evolução do evento. “Significa dizer, que poderemos adotar medidas dependendo do comportamento da epidemia em Dourados, sempre com base em números reais e boletins bem estruturados”, explica Márcio Figueiredo. O Art. 3º do Decreto número 610/2026 define que competirá ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública elaborar, implementar e atualizar o Plano de Ação do Incidente (PAI); monitorar continuamente a situação epidemiológica e assistencial; coordenar as ações de vigilância epidemiológica, laboratorial e ambiental; articular a rede de atenção à saúde para organização da assistência; integrar ações intersetoriais, incluindo saneamento, defesa civil e assistência social; produzir e divulgar boletins, informes e relatórios técnicos; apoiar a tomada de decisão baseada em evidências; identificar necessidades e subsidiar a mobilização de recursos; promover comunicação de risco e transparência das informações. O secretário Márcio Figueiredo ressalta que essa organização, com competências e participação dos mais diferentes órgãos, é fundamental para reduzir o volume de casos e controlar a Chikungunya em Dourados. “O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública tem um comando unificado que define operações, planejamento, comunicação e informação, tratando o problema com a máxima transparência”, explica o secretário de Saúde. O COE-Chikungunya foi composto por representantes da seguintes áreas e setores: Departamento de Vigilância em Saúde; Departamento de Atenção a Saúde; Departamento de Gestão Operacional; Departamento de Gestão Administrativa; Departamento do Complexo Regulador; Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud); Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Serviços Urbanos; Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados; Estabelecimentos Hospitalares de Dourados; Secretaria Especial de Saúde Indígena; Ministério da Saúde; Secretaria de Estado de Saúde; Conselho Municipal de Saúde. A coordenação Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública está sob responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Distrito Sanitário Indígena por meio de comando unificado, podendo designar coordenadores específicos por ato próprio. O COE funcionará em regime de ativação contínua enquanto perdurar a situação de emergência, podendo operar de forma presencial, híbrida ou remota. Os registros das atividades do COE serão realizados por meio de relatórios técnicos, informes epidemiológicos e sumários executivos, garantindo rastreabilidade das decisões e ações.
Campanha do Agasalho abre nesta sexta com foco em famílias vulneráveis
A solidariedade volta a ganhar força em Dourados a partir desta sexta-feira, dia 10, com o início da Campanha do Agasalho “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O lançamento oficial acontece às 9h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), marcando o começo de mais uma mobilização para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno. A campanha tem como objetivo ampliar o alcance das doações e superar os resultados do ano passado. A ação conta com o envolvimento de empresas, instituições e da comunidade, fortalecendo a corrente de solidariedade no município. Madrinha da campanha, a primeira-dama Patrícia Leite participa ativamente desde a primeira edição, incentivando parcerias e a adesão da população. Segundo ela, a iniciativa segue a proposta da gestão do prefeito Marçal Filho de priorizar o cuidado com as pessoas. Durante o lançamento da Campanha, a primeira-dama Patrícia Leite vai informar os locais onde serão instalados pontos de coleta para receber agasalhos, cobertores, calçados e outros itens de inverno em bom estado. A distribuição seguirá o mesmo formato do ano passado, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com organização por senhas, garantindo acesso justo às doações e permitindo que cada pessoa escolha as peças conforme sua necessidade. Em 2025, a campanha arrecadou mais de 12 mil itens e beneficiou cerca de 1.500 famílias. Para este ano, a meta é ampliar ainda mais esses números e alcançar um público maior. A iniciativa já conta com o apoio de diversas instituições e empresas do município, consolidando uma ampla rede de colaboração. A Prefeitura reforça o convite para que a população participe, contribuindo com doações que podem ser novas ou usadas, desde que estejam limpas e em bom estado de conservação. Quem quiser antecipar a doação pode entrar em contato pelos telefones 2222-1802 ou (67) 99256-5208. A Campanha do Agasalho já conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Aced, Shopping Avenida Center, Supermercado Chama, Condomínio Maxwell, Unigran, Influx Escola de Inglês, Auto Escola Liderança, TV Rit, Senai, Supermercados Abevê, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Médica, Embrapa, Fórum, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Câmara Municipal de Dourados (CMD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Previd, Única Academia, Studio Corpo Fitness, Mamutus Crossfit, Batata e Cia, LSV Odontologia, Matra Tratores, Corpal, Farmácia Brasil Popular (Canaã III), Segunda Sem Lei (Amigos do Pagode), Residencial Euro Garden, Supermercado Amigão, Universidade Federal da Grande Dourados (Medicina), Hospital Universitário, Igreja Comunidade Evangélica Aprisco, Igreja Profética Atalaia, Comunidade Batista Ministério em Células, Conemang, Comercial Mariano, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato Rural de Dourados, além de órgãos da administração municipal.
Festa da Páscoa atrai multidão e encerra com entrega de 2,5 mil ovos de chocolate
A 2ª Festa da Páscoa de Dourados foi encerrada neste domingo (5) consolidando-se como um dos maiores eventos populares do município. Realizada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, a programação se estendeu por quatro dias e reuniu milhares de pessoas em um ambiente voltado à convivência familiar, lazer e integração social. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e pela Secretaria Municipal de Cultura, a 2ª Festa da Páscoa contou com apoio de diversas áreas da administração municipal. Durante o evento, o público teve acesso a uma ampla programação gratuita, que incluiu competições esportivas, como beach tennis e vôlei de praia 4×4 misto, além de torneios de futsal de base, apresentações culturais, praça de alimentação e atividades recreativas voltadas ao público infantil. Outro destaque foi a pescaria no lago do parque, que recebeu 3 toneladas de peixes, atraindo grande número de participantes ao longo dos dias e reforçando o caráter popular da festa. O encerramento foi marcado pela distribuição de 2.500 ovos de chocolate para as crianças, realizada pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado de servidores municipais. A entrega ocorreu sob a tenda principal, onde longas filas se formaram ainda no início da tarde. A organização foi coordenada pela primeira-dama Patrícia Leite, com controle por meio de pulseiras distribuídas na entrada do evento. Em cerca de 30 minutos, todos os ovos foram entregues. Mesmo após o término da distribuição, famílias permaneceram no local, com crianças se concentrando em frente ao palco para acompanhar as atrações finais e registrar fotos com o prefeito, que atendeu ao público durante toda a tarde. Secretários municipais também acompanharam o encerramento, mantendo contato direto com a população e ouvindo demandas. As vereadoras Isa Marcondes e Karla Gomes acompanharam a entrega dos ovos e circularam entre os participantes. Com grande adesão popular e programação diversificada, a Festa da Páscoa reforça a estratégia da gestão municipal de ampliar as opções de lazer e fortalecer eventos que promovam a integração entre as famílias. A iniciativa também evidencia o papel das políticas públicas voltadas à cultura e à agricultura familiar na dinamização de espaços públicos e no estímulo à participação comunitária em Mato Grosso do Sul. Em mensagem à população o prefeito Marçal Filho expressou gratidão a todos que prestigiaram a segunda edição da Festa da Páscoa. Fez agradecimento especial à organização e aos servidores, que dedicaram seu tempo e esforço voluntariamente e citou os secretários, especialmente à secretária de Cultura, Gisela Melo, e o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, que assumiram toda a organização da festa. “Acima de tudo, agradeço a Deus, que proporcionou um feriado e um final de semana sem chuva, permitindo que todos aproveitassem ao máximo”, enfatizou. A 2ª Festa da Páscoa teve início na quinta-feira, com a liberação da pesca para pessoas com deficiência e idosos e, na sexta, sábado e domingo, a pesca foi aberta ao público em geral, proporcionando a muitos a oportunidade de desfrutar dessa atividade e obter peixes. Na sexta-feira, em celebração à Sexta-Feira Santa, aconteceu shows de música gospel, momentos de louvor e adoração e, no sábado de Aleluia, show do sertanejo Loubet, que atraiu grande público ao Parque do Lago. O prefeito Marçal Filho comemorou o sucesso da Festa, coroada com a distribuição de ovos de páscoa às crianças. “Neste domingo de Páscoa, distribuímos ovos de chocolate a aproximadamente duas mil e quinhentas crianças, proporcionando-lhes alegria. Além disso, disponibilizamos brinquedos para que as crianças pudessem se divertir, tudo de forma gratuita”, disse, destacando também a realização dos eventos esportivos, incluindo a Corrida da Páscoa. “Foi, sem dúvida, um final de semana memorável”, celebrou. Marçal observou ainda que o evento foi realizado com recursos financeiros limitados da prefeitura de Dourados. “Tenho o costume de enfatizar isso, pois priorizamos a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Embora seja fundamental promover eventos para o bem-estar da população, buscamos parcerias estratégicas”, falou, citando apoio da Secretaria de Cultura do Estado, além de patrocinadores privados e empresas que contribuíram significativamente O prefeito de Dourados garantiu a realização de novos eventos, como forma de oportunizar à população, momentos de entretenimento e lazer. “Continuaremos a promover eventos, buscando sempre a otimização dos recursos públicos. Os investimentos serão direcionados, principalmente, à área da saúde, que considero prioritária”, afirmou. Por fim, Marçal Filho comemorou a oportunidade de integrar a Reserva Indígena nas celebrações. “Gostaria de expressar minha satisfação em ter proporcionado, pela primeira vez, a oportunidade de pesca à Reserva Indígena de Dourados”, falou. “Destinamos diversas toneladas de peixes ao Parque Antenor Martins, e também aos lagos das aldeias Bororó e Jaguapiru, com uma tonelada de peixes, para que os indígenas também pudessem desfrutar deste momento, especialmente em meio à epidemia de chikungunya, que nos mobiliza a todos”, destacou, ressaltando que a Secretaria de Saúde da prefeitura está empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti e reiterou o pedido de colaboração da população na questão do descarte de lixo.
Servidor valorizado: reajustes do Governo de MS superam a inflação dos últimos quatro anos e somam 18,77%
Com a sanção da lei que garantiu novo reajuste ao funcionalismo público estadual o Governo de Mato Grosso do Sul consolidou uma política de valorização contínua do funcionalismo público ao garantir reajustes lineares que, somados entre os anos de 2023 e 2026, alcançam 18,77%. A medida, publicada na segunda-feira (30), reforça o compromisso com a recomposição do poder de compra dos servidores e com o reconhecimento do papel estratégico que desempenham na prestação de serviços à população, e os percentuais concedidos – 5% em 2023, 3,73% em 2024, 5,06% em 2025 e 3,81% agora em 2026 – evidenciam uma política consistente, planejada e responsável do ponto de vista fiscal. Mais do que assegurar reposições pontuais, o Estado adotou uma trajetória de recomposição gradual, alinhada à sustentabilidade das contas públicas e à previsibilidade administrativa. No acumulado dos últimos 48 meses, o índice total de reajustes supera a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 14,92% no mesmo período. Assim, houve um ganho real nos salários, o que além de preservar o poder aquisitivo dos servidores demonstra os avanços na remuneração promovidos pelo Governo do Estado. A iniciativa reafirma o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e valorização do capital humano, pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública. Ao priorizar os servidores, o Governo do Estado fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e consolida um ambiente institucional pautado pelo respeito, reconhecimento e compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Comunicação Governo de MS
Detran-MS: unidade operacional de Dourados completa 4 anos de atuação e preservação de vidas
No dia 1º de abril de 2022 teve início a UOPDOS (Unidade Operacional de Dourados). Com a primeira turma de agentes formada em setembro de 2021 e contando com 14 agentes, a primeira operação Lei Seca aconteceu juntamente com a Unidade Operacional de Campo Grande, o que pegou muita gente de surpresa. E a história continuou e com a integração com forças de segurança federal e municipal cada dia mais, fortalece a segurança viária e, por meio de atividades educativas, campanhas de conscientização, apoio a eventos, controle do tráfego e, principalmente, fiscalização, faz com que a organização, a fluidez e segurança viária sejam cada vez mais prioridade no trabalho do dia a dia. O coordenador da Unidade Operacional Torraca, destaca a importância dos agentes de segurança viária nas ruas de Dourados e da região, inibindo a combinação de álcool e direção e prevenindo crimes. “Quando a unidade foi criada, o índice de alcoolemia era muito alto, cerca de 30% a 40% das pessoas ou eram flagradas ou se recusavam a fazer o teste, o que pode indicar ingestão de bebida alcoólica. Hoje em dia esse número caiu bastante: de 8% a 10% das abordagens geram flagrante de alcoolemia. É um trabalho importante de fiscalização e da rotina de patrulhamento viário efetivo.” Com atuação em mais de 20 municípios do sul do Estado, hoje a unidade conta com 06 agentes e 2 viaturas e já atendeu mais de 9.200 pessoas diretamente como jovens, adultos e crianças com palestras, atividades educativas e abordagens orientativas. Já na área de fiscalização, os números mostram a efetividade e a relevância do trabalho dos agentes: foram mais de 19 mil pessoas abordadas, sendo mais de 680 alcoolizadas, retiradas de circulação das rodovias e ruas, prevenindo acidentes e preservando vidas. Além disso, 19 veículos foram recuperados e devolvidos a seus proprietários e várias CNHs falsificadas foram identificadas. Criação da UOPDOS A ideia da criação da UOPDOS surgiu a partir da análise das demandas existentes no interior. Como havia somente a unidade de Campo Grande, era necessário deslocamento para diversos locais para realizar atendimentos, inclusive em Dourados. Diante disso, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento com a equipe de Dourados, que na época se voluntariou para realizar os trabalhos, e dali nasceu a ideia de criar a unidade operacional na cidade. Na época, o então deputado estadual Barbosinha e o gerente regional Aparecido Dias Duarte se engajaram no processo juntamente com o diretor-presidente Rudel para conseguir investimentos, formação e capacitação para que os servidores pudessem atuar nos municípios pertencentes à regional de Dourados. Inicialmente, a atuação era regional, e hoje abrange toda a região sul do Estado. Durante esse período, a unidade teve atuação nas vias públicas e nas rodovias da regional, passando por diversas capacitações ao longo do tempo, além da integração com outras forças de segurança pública para troca de experiências e aprimoramento do trabalho de segurança viária, garantindo mais segurança para a população sul-mato-grossense. Para o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, a unidade hoje é fundamental para a cidade e para a região no quesito segurança viária. “Hoje a Unidade Operacional de Dourados é essencial, tendo em vista que sua presença garante a segurança viária, a preservação de vidas, a prevenção de acidentes, o controle de fluxo das vias urbanas e rurais, além do apoio a eventos esportivos que acontecem na cidade e também às atividades de educação de trânsito.” Ruben Ajala também destacou o que espera da Unidade Operacional nos próximos anos:“Eu acredito que a unidade terá mais investimentos em sua infraestrutura e também no aumento do efetivo, para que possamos fortalecer ainda mais a sensação de segurança viária na região.” Além das Unidades Operacionais de Campo Grande e Dourados, o Detran-MS possui Unidades Operacionais em Aquidauana e Naviraí. Em breve será inaugurada a Unidade Operacional de Nova Andradina e uma Base Operacional na cidade de Três Lagoas. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Funed encerra Jogos da Páscoa com corrida e destaque para jovens atletas em Dourados
A segunda edição dos Jogos da Páscoa, promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) chegou ao fim neste domingo, deixando como marca o equilíbrio entre as disputas, a organização das atividades e a forte presença do público. O encerramento ficou por conta da corrida pedestre, realizada no Parque Antenor Martins, reunindo mais de 200 participantes logo nas primeiras horas da manhã. A competição mesclou esporte, integração e lazer gratuito para a população. A largada aconteceu às 7h, abrindo espaço também para um dos momentos mais aguardados do dia: a corrida kids. Com grande adesão das famílias, a prova infantil trouxe um clima leve e participativo, reforçando o caráter inclusivo da programação. Ao longo dos quatro dias de evento, modalidades como futsal (de 6 a 15 anos), beach tennis e vôlei de praia 4×4 misto dividiram atenções com outras atividades, todas conduzidas por uma força-tarefa que chamou atenção pela organização. A diretora da Funed, Sandra Giselly Amaral, destacou o trabalho coletivo das equipes envolvidas, enfatizando a pontualidade e o cuidado em cada detalhe — de árbitros e mesários ao pessoal de apoio. Nos bastidores, nomes como Luiz Olmedo (atletismo), Wellington Nogueira (futsal) e a professora Rafaela Vilella, na coordenação de projetos, simbolizaram o espírito de cooperação que marcou o evento. “Foi um grande evento e diante do direcionamento do prefeito Marçal Filho proporcionamos diversas modalidades esportivas, abrangendo vários públicos, sempre com foco em incentivar saúde, qualidade de vida e um clima de interação, festividade e oportunidades”, destacou. O prefeito Marçal Filho também enalteceu o desempenho da equipe organizadora, enquanto a primeira-dama Patrícia Leite ressaltou o ambiente familiar presente não só nas competições, mas em toda a estrutura montada pela prefeitura, envolvendo secretarias como Cultura, Agricultura Familiar, além da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Guarda Municipal. Com um público massivo, a programação ainda contou com pescaria, shows e diversas atrações, consolidando o evento como uma das principais iniciativas esportivas e de lazer do município — e deixando no ar a expectativa para as próximas edições. Resultados da Corrida da Páscoa No geral masculino, Kaio Pompeu conquistou o primeiro lugar, seguido por Everton Reis, Cleiton Arguelho Alegre, Josué Barrios e Sergio de Andrade Santos Germano. Já no feminino, o destaque foi Clebiana Maria, que ficou com o título. Marina Ferreira da Silva terminou em segundo, Rayne Souza em terceiro, Daiane Camacho Santana em quarto e Mycaele Martins Machado em quinto. Destaque para a base e inclusão Nas categorias infantis, o evento reforçou a importância do incentivo ao esporte desde cedo, com diversas provas divididas por faixa etária. Além disso, a atleta PCD Joane Lorena foi reconhecida pelo desempenho no cenário paralímpico nacional, representando Dourados. Os participantes receberam troféus, medalhas e brindes, além de estrutura de apoio com água e frutas para hidratação — um cuidado que reforça a preocupação com o bem-estar dos atletas. Futsal movimentou o sábado No futsal, o sábado foi de decisões. Pela categoria sub-13, o Jorjão garantiu o título ao vencer o Projeto Bate Bola por 3 a 0. Já no sub-15, o campeão foi o Futsal Jorjão A, seguido novamente pelo Projeto Bate Bola A. Outro momento de destaque foi a apresentação da equipe feminina EIA/Dourados, comandada pelo professor Daniel Tomiati, mostrando a força do futsal feminino na cidade. Com organização elogiada e participação expressiva da comunidade, os Jogos da Páscoa se consolidam como um evento que vai além das competições — fortalecendo vínculos, revelando talentos e ampliando o acesso ao esporte em Dourados.
Equipes de hospitais são capacitadas para nova política estadual e reforça gestão e financiamento no SUS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na semana passada uma oficina de capacitação sobre a PEHOSP (Política Estadual de Atenção Hospitalar), reunindo gestores e equipes técnicas de hospitais de todo o estado. O encontro foi dividido em dois dias, com foco específico para unidades de gestão estadual e, posteriormente, para aquelas de gestão municipal. A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destacou que o principal objetivo da oficina foi detalhar a política e padronizar sua aplicação. “Estamos apresentando item por item da política, desde as regras de financiamento até o que será avaliado pela auditoria e pela vigilância sanitária”. Segundo ela, o momento é decisivo para consolidar a implementação. A política já começou a ser executada, com faturamento em andamento e início do monitoramento. Agora é o momento de alinhar tudo e tirar as últimas dúvidas”. A oficina foi estruturada para atender as diferentes realidades dos municípios. No primeiro dia, participaram hospitais de gestão estadual, em sua maioria de menor porte. Já o segundo dia foi voltado aos municípios com gestão plena. O auditor e coordenador de controle de serviços de saúde da SES, Vinícius Carvalho, explicou a estratégia. “No primeiro trabalhamos com unidades sob gestão estadual, onde o controle é direto da Secretaria. No segundo dia, o foco são os municípios, que possuem autonomia na auditoria”. Ele reforçou o objetivo do treinamento. “Queremos garantir que a política seja implementada de forma completa, sem dúvidas, para que traga os resultados esperados”. Nova política exige adequações nos hospitais Durante a oficina, também foram abordadas as mudanças operacionais exigidas pela política, especialmente para unidades que aderiram ao novo modelo. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso destacou que a capacitação abordou diferentes áreas da assistência hospitalar. “Trabalhamos a aplicação da política em várias frentes, incluindo hospitais com atendimentos cirúrgicos, que precisarão se adequar às novas regras”. Um dos pontos centrais da política é a implantação do NIR (Núcleos Internos de Regulação), responsáveis por organizar o funcionamento dos hospitais. “O NIR gerencia leitos, taxa de ocupação, cancelamentos e cumprimento de metas, garantindo que o hospital atenda aos critérios contratados com a Secretaria”, explicou Maria Angélica. A oficina faz parte de uma série de ações iniciadas ainda no começo do ano. Em janeiro, a SES realizou uma capacitação online após a assinatura dos contratos, seguida por encontros técnicos ao longo dos meses. Agora, com a política em execução, o foco está na aplicação prática e no monitoramento dos resultados. André Lima, Comunicação SES
SES realiza força-tarefa com Defesa Civil para conter avanço da chikungunya em Dourados
Além da vacinação prevendo 43.530 doses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou na semana passada uma força-tarefa com a Defesa Civil para conter o avanço da chikungunya em Dourados, município que concentra um dos maiores números de casos no Estado. A estratégia envolve ações intensivas de vigilância, assistência e mobilização comunitária, com foco nas áreas mais afetadas. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de atuação imediata e coordenada. “Estamos direcionando equipes e esforços para Dourados, com foco nas áreas de maior incidência. A resposta precisa ser rápida, organizada e integrada entre Estado, município e parceiros”. A estratégia inclui a implantação de salas de situação, planejamento conjunto e envio de equipes técnicas para apoiar as ações no município. A Defesa Civil Estadual atuará diretamente em campo com um mutirão ampliado, incluindo visitas domiciliares e mapeamento das áreas mais críticas. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan Leite, explicou a operação. “Vamos realizar um mutirão mais amplo e contínuo, com equipes percorrendo as comunidades, visitando residências e orientando a população. A ideia é mapear os riscos e atuar de forma organizada em todo o território prioritário”. A ação também contará com planejamento detalhado das áreas e articulação com lideranças locais para facilitar o acesso às comunidades. O trabalho contará ainda com o apoio da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), que irá reforçar a atuação da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), ampliando a capacidade de resposta e somando recursos às ações já desenvolvidas no Estado. Água tratada é prioridade no combate ao mosquito Entre as principais medidas está o controle da água armazenada, um dos principais focos de proliferação do mosquito. A superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, reforçou. “O cuidado com a água é fundamental. É preciso manter caixas e reservatórios bem vedados, além de orientar a população sobre o uso correto desses recipientes para evitar criadouros”. As equipes também avaliam a viabilidade de distribuição de água tratada, além do tratamento direto de reservatórios já existentes. A força-tarefa prevê uma atuação ampliada, com: A mobilização das equipes já está em andamento, com início das ações previsto para os próximos dias. Dourados concentra atualmente um volume expressivo de casos, o que exige intensificação das ações de controle e prevenção. A orientação é que a população colabore, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas simples no dia a dia, fundamentais para conter o avanço da doença. André Lima, Comunicação SES
Onde a prova encontra o acolhimento: a estratégia de MS para humanizar os exames em casos de violência contra a mulher
Nem sempre a violência deixa marcas visíveis. Em muitos casos, é a perícia que revela o que não aparece no primeiro relato. Parte da história está nos detalhes. Marcas no corpo, vestígios no ambiente, sinais que precisam ser identificados e interpretados. É a partir deles que a ocorrência começa a se transformar em prova. Do sangue que alguém tentou apagar às mensagens deletadas no celular, passando por imagens de câmeras e inconsistências entre a posição do corpo e os relatos. Em alguns casos, um perfil de DNA ou uma impressão digital são o que permitem estabelecer a ligação entre o suspeito e o crime. É a partir desses vestígios que a perícia criminal esclarece dinâmicas que nem sempre aparecem nas versões apresentadas. Isso inclui situações inicialmente relatadas como suicídio ou como mortes a esclarecer, cuja dinâmica só se define a partir da análise pericial. Em Mato Grosso do Sul, esse trabalho é realizado pela Polícia Científica, do atendimento no local do crime aos exames médico-legais e às análises laboratoriais. A atuação alcança os 79 municípios do Estado. Na Capital, quatro institutos especializados respondem por áreas distintas da produção da prova técnico-científica. No interior, 14 unidades regionais garantem o atendimento e ampliam o acesso da população aos exames periciais. Em casos de feminicídio, agressões e violência sexual, a atuação se inicia na cena da ocorrência, com a coleta de elementos que ajudam a compreender os fatos. O material segue para análise e pode subsidiar a identificação de vestígios biológicos e outros elementos relevantes para a investigação. Nos exames de corpo de delito, as lesões são documentadas e os vestígios coletados. Muitas vezes, é esse registro que sustenta o que não ficou visível no primeiro momento. Nos casos de morte violenta, os exames necroscópicos contribuem para esclarecer causas e circunstâncias do óbito. Mas não é só sobre prova. Parte do atendimento ocorre de forma integrada à rede de proteção à mulher. Isso muda o percurso da vítima dentro do sistema. Em Campo Grande, a seção do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) instalada na Casa da Mulher Brasileira completa três anos de funcionamento no dia 31 de março. No local, o exame pode ser realizado no mesmo espaço onde a mulher recebe acolhimento e orientação. Sem deslocamento. Sem etapas fragmentadas. A seção registrou crescimento no número de atendimentos ao longo dos últimos anos. Foram 618 em 2023, 810 em 2024 e 1.524 em 2025. Em 2026, já são 385 registros. O aumento no número de exames acompanha a consolidação do atendimento no local, que concentra acolhimento e realização dos procedimentos no mesmo espaço, reduzindo barreiras de acesso e diminuindo o intervalo entre o fato e o atendimento. Em Dourados, o atendimento integrado também ocorre por meio do Projeto Acalento, desenvolvido em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No espaço, vítimas de violência têm acesso a atendimento de saúde e procedimentos médico-legais no mesmo fluxo, incluindo exames periciais quando necessário. Na prática, isso evita que a mulher percorra diferentes instituições para atendimento e realização de exames. Também contribui para a continuidade do cuidado e para a preservação de vestígios. Entre as iniciativas, está a implantação de sala lilás em unidade da Polícia Científica, voltada ao atendimento reservado de mulheres vítimas de violência, em consonância com diretrizes nacionais de atendimento humanizado, que preveem ambientes adequados e privacidade. Em Amambai, no interior do Estado, a estrutura já está em funcionamento e foi implementada com foco no aperfeiçoamento do atendimento pericial, oferecendo um ambiente acolhedor como etapa prévia ao exame. O espaço contribui para reduzir o impacto do atendimento e favorecer a realização dos procedimentos. Outra unidade, em Bataguassu, passa por adequação para implantação do espaço. A ação inclui a capacitação de servidores do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Capital e no interior, com foco no atendimento especializado, humanizado e na condução técnica de casos de violência. “Nosso trabalho não se limita ao laudo. Ele envolve o atendimento, exige preparo técnico, sensibilidade e integração com a rede de proteção. Isso é o que garante qualidade na prova e contribui para reduzir a revitimização”, afirma o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Nelson Fermino Junior. No fim, é esse conjunto de ações que contribui para a apuração dos fatos e o atendimento de qualidade às vítimas. Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS








