No dia 1º de abril de 2022 teve início a UOPDOS (Unidade Operacional de Dourados). Com a primeira turma de agentes formada em setembro de 2021 e contando com 14 agentes, a primeira operação Lei Seca aconteceu juntamente com a Unidade Operacional de Campo Grande, o que pegou muita gente de surpresa. E a história continuou e com a integração com forças de segurança federal e municipal cada dia mais, fortalece a segurança viária e, por meio de atividades educativas, campanhas de conscientização, apoio a eventos, controle do tráfego e, principalmente, fiscalização, faz com que a organização, a fluidez e segurança viária sejam cada vez mais prioridade no trabalho do dia a dia. O coordenador da Unidade Operacional Torraca, destaca a importância dos agentes de segurança viária nas ruas de Dourados e da região, inibindo a combinação de álcool e direção e prevenindo crimes. “Quando a unidade foi criada, o índice de alcoolemia era muito alto, cerca de 30% a 40% das pessoas ou eram flagradas ou se recusavam a fazer o teste, o que pode indicar ingestão de bebida alcoólica. Hoje em dia esse número caiu bastante: de 8% a 10% das abordagens geram flagrante de alcoolemia. É um trabalho importante de fiscalização e da rotina de patrulhamento viário efetivo.” Com atuação em mais de 20 municípios do sul do Estado, hoje a unidade conta com 06 agentes e 2 viaturas e já atendeu mais de 9.200 pessoas diretamente como jovens, adultos e crianças com palestras, atividades educativas e abordagens orientativas. Já na área de fiscalização, os números mostram a efetividade e a relevância do trabalho dos agentes: foram mais de 19 mil pessoas abordadas, sendo mais de 680 alcoolizadas, retiradas de circulação das rodovias e ruas, prevenindo acidentes e preservando vidas. Além disso, 19 veículos foram recuperados e devolvidos a seus proprietários e várias CNHs falsificadas foram identificadas. Criação da UOPDOS A ideia da criação da UOPDOS surgiu a partir da análise das demandas existentes no interior. Como havia somente a unidade de Campo Grande, era necessário deslocamento para diversos locais para realizar atendimentos, inclusive em Dourados. Diante disso, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento com a equipe de Dourados, que na época se voluntariou para realizar os trabalhos, e dali nasceu a ideia de criar a unidade operacional na cidade. Na época, o então deputado estadual Barbosinha e o gerente regional Aparecido Dias Duarte se engajaram no processo juntamente com o diretor-presidente Rudel para conseguir investimentos, formação e capacitação para que os servidores pudessem atuar nos municípios pertencentes à regional de Dourados. Inicialmente, a atuação era regional, e hoje abrange toda a região sul do Estado. Durante esse período, a unidade teve atuação nas vias públicas e nas rodovias da regional, passando por diversas capacitações ao longo do tempo, além da integração com outras forças de segurança pública para troca de experiências e aprimoramento do trabalho de segurança viária, garantindo mais segurança para a população sul-mato-grossense. Para o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, a unidade hoje é fundamental para a cidade e para a região no quesito segurança viária. “Hoje a Unidade Operacional de Dourados é essencial, tendo em vista que sua presença garante a segurança viária, a preservação de vidas, a prevenção de acidentes, o controle de fluxo das vias urbanas e rurais, além do apoio a eventos esportivos que acontecem na cidade e também às atividades de educação de trânsito.” Ruben Ajala também destacou o que espera da Unidade Operacional nos próximos anos:“Eu acredito que a unidade terá mais investimentos em sua infraestrutura e também no aumento do efetivo, para que possamos fortalecer ainda mais a sensação de segurança viária na região.” Além das Unidades Operacionais de Campo Grande e Dourados, o Detran-MS possui Unidades Operacionais em Aquidauana e Naviraí. Em breve será inaugurada a Unidade Operacional de Nova Andradina e uma Base Operacional na cidade de Três Lagoas. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Funed encerra Jogos da Páscoa com corrida e destaque para jovens atletas em Dourados
A segunda edição dos Jogos da Páscoa, promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) chegou ao fim neste domingo, deixando como marca o equilíbrio entre as disputas, a organização das atividades e a forte presença do público. O encerramento ficou por conta da corrida pedestre, realizada no Parque Antenor Martins, reunindo mais de 200 participantes logo nas primeiras horas da manhã. A competição mesclou esporte, integração e lazer gratuito para a população. A largada aconteceu às 7h, abrindo espaço também para um dos momentos mais aguardados do dia: a corrida kids. Com grande adesão das famílias, a prova infantil trouxe um clima leve e participativo, reforçando o caráter inclusivo da programação. Ao longo dos quatro dias de evento, modalidades como futsal (de 6 a 15 anos), beach tennis e vôlei de praia 4×4 misto dividiram atenções com outras atividades, todas conduzidas por uma força-tarefa que chamou atenção pela organização. A diretora da Funed, Sandra Giselly Amaral, destacou o trabalho coletivo das equipes envolvidas, enfatizando a pontualidade e o cuidado em cada detalhe — de árbitros e mesários ao pessoal de apoio. Nos bastidores, nomes como Luiz Olmedo (atletismo), Wellington Nogueira (futsal) e a professora Rafaela Vilella, na coordenação de projetos, simbolizaram o espírito de cooperação que marcou o evento. “Foi um grande evento e diante do direcionamento do prefeito Marçal Filho proporcionamos diversas modalidades esportivas, abrangendo vários públicos, sempre com foco em incentivar saúde, qualidade de vida e um clima de interação, festividade e oportunidades”, destacou. O prefeito Marçal Filho também enalteceu o desempenho da equipe organizadora, enquanto a primeira-dama Patrícia Leite ressaltou o ambiente familiar presente não só nas competições, mas em toda a estrutura montada pela prefeitura, envolvendo secretarias como Cultura, Agricultura Familiar, além da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Guarda Municipal. Com um público massivo, a programação ainda contou com pescaria, shows e diversas atrações, consolidando o evento como uma das principais iniciativas esportivas e de lazer do município — e deixando no ar a expectativa para as próximas edições. Resultados da Corrida da Páscoa No geral masculino, Kaio Pompeu conquistou o primeiro lugar, seguido por Everton Reis, Cleiton Arguelho Alegre, Josué Barrios e Sergio de Andrade Santos Germano. Já no feminino, o destaque foi Clebiana Maria, que ficou com o título. Marina Ferreira da Silva terminou em segundo, Rayne Souza em terceiro, Daiane Camacho Santana em quarto e Mycaele Martins Machado em quinto. Destaque para a base e inclusão Nas categorias infantis, o evento reforçou a importância do incentivo ao esporte desde cedo, com diversas provas divididas por faixa etária. Além disso, a atleta PCD Joane Lorena foi reconhecida pelo desempenho no cenário paralímpico nacional, representando Dourados. Os participantes receberam troféus, medalhas e brindes, além de estrutura de apoio com água e frutas para hidratação — um cuidado que reforça a preocupação com o bem-estar dos atletas. Futsal movimentou o sábado No futsal, o sábado foi de decisões. Pela categoria sub-13, o Jorjão garantiu o título ao vencer o Projeto Bate Bola por 3 a 0. Já no sub-15, o campeão foi o Futsal Jorjão A, seguido novamente pelo Projeto Bate Bola A. Outro momento de destaque foi a apresentação da equipe feminina EIA/Dourados, comandada pelo professor Daniel Tomiati, mostrando a força do futsal feminino na cidade. Com organização elogiada e participação expressiva da comunidade, os Jogos da Páscoa se consolidam como um evento que vai além das competições — fortalecendo vínculos, revelando talentos e ampliando o acesso ao esporte em Dourados.
Equipes de hospitais são capacitadas para nova política estadual e reforça gestão e financiamento no SUS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na semana passada uma oficina de capacitação sobre a PEHOSP (Política Estadual de Atenção Hospitalar), reunindo gestores e equipes técnicas de hospitais de todo o estado. O encontro foi dividido em dois dias, com foco específico para unidades de gestão estadual e, posteriormente, para aquelas de gestão municipal. A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destacou que o principal objetivo da oficina foi detalhar a política e padronizar sua aplicação. “Estamos apresentando item por item da política, desde as regras de financiamento até o que será avaliado pela auditoria e pela vigilância sanitária”. Segundo ela, o momento é decisivo para consolidar a implementação. A política já começou a ser executada, com faturamento em andamento e início do monitoramento. Agora é o momento de alinhar tudo e tirar as últimas dúvidas”. A oficina foi estruturada para atender as diferentes realidades dos municípios. No primeiro dia, participaram hospitais de gestão estadual, em sua maioria de menor porte. Já o segundo dia foi voltado aos municípios com gestão plena. O auditor e coordenador de controle de serviços de saúde da SES, Vinícius Carvalho, explicou a estratégia. “No primeiro trabalhamos com unidades sob gestão estadual, onde o controle é direto da Secretaria. No segundo dia, o foco são os municípios, que possuem autonomia na auditoria”. Ele reforçou o objetivo do treinamento. “Queremos garantir que a política seja implementada de forma completa, sem dúvidas, para que traga os resultados esperados”. Nova política exige adequações nos hospitais Durante a oficina, também foram abordadas as mudanças operacionais exigidas pela política, especialmente para unidades que aderiram ao novo modelo. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso destacou que a capacitação abordou diferentes áreas da assistência hospitalar. “Trabalhamos a aplicação da política em várias frentes, incluindo hospitais com atendimentos cirúrgicos, que precisarão se adequar às novas regras”. Um dos pontos centrais da política é a implantação do NIR (Núcleos Internos de Regulação), responsáveis por organizar o funcionamento dos hospitais. “O NIR gerencia leitos, taxa de ocupação, cancelamentos e cumprimento de metas, garantindo que o hospital atenda aos critérios contratados com a Secretaria”, explicou Maria Angélica. A oficina faz parte de uma série de ações iniciadas ainda no começo do ano. Em janeiro, a SES realizou uma capacitação online após a assinatura dos contratos, seguida por encontros técnicos ao longo dos meses. Agora, com a política em execução, o foco está na aplicação prática e no monitoramento dos resultados. André Lima, Comunicação SES
SES realiza força-tarefa com Defesa Civil para conter avanço da chikungunya em Dourados
Além da vacinação prevendo 43.530 doses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou na semana passada uma força-tarefa com a Defesa Civil para conter o avanço da chikungunya em Dourados, município que concentra um dos maiores números de casos no Estado. A estratégia envolve ações intensivas de vigilância, assistência e mobilização comunitária, com foco nas áreas mais afetadas. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de atuação imediata e coordenada. “Estamos direcionando equipes e esforços para Dourados, com foco nas áreas de maior incidência. A resposta precisa ser rápida, organizada e integrada entre Estado, município e parceiros”. A estratégia inclui a implantação de salas de situação, planejamento conjunto e envio de equipes técnicas para apoiar as ações no município. A Defesa Civil Estadual atuará diretamente em campo com um mutirão ampliado, incluindo visitas domiciliares e mapeamento das áreas mais críticas. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan Leite, explicou a operação. “Vamos realizar um mutirão mais amplo e contínuo, com equipes percorrendo as comunidades, visitando residências e orientando a população. A ideia é mapear os riscos e atuar de forma organizada em todo o território prioritário”. A ação também contará com planejamento detalhado das áreas e articulação com lideranças locais para facilitar o acesso às comunidades. O trabalho contará ainda com o apoio da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), que irá reforçar a atuação da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), ampliando a capacidade de resposta e somando recursos às ações já desenvolvidas no Estado. Água tratada é prioridade no combate ao mosquito Entre as principais medidas está o controle da água armazenada, um dos principais focos de proliferação do mosquito. A superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, reforçou. “O cuidado com a água é fundamental. É preciso manter caixas e reservatórios bem vedados, além de orientar a população sobre o uso correto desses recipientes para evitar criadouros”. As equipes também avaliam a viabilidade de distribuição de água tratada, além do tratamento direto de reservatórios já existentes. A força-tarefa prevê uma atuação ampliada, com: A mobilização das equipes já está em andamento, com início das ações previsto para os próximos dias. Dourados concentra atualmente um volume expressivo de casos, o que exige intensificação das ações de controle e prevenção. A orientação é que a população colabore, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas simples no dia a dia, fundamentais para conter o avanço da doença. André Lima, Comunicação SES
Onde a prova encontra o acolhimento: a estratégia de MS para humanizar os exames em casos de violência contra a mulher
Nem sempre a violência deixa marcas visíveis. Em muitos casos, é a perícia que revela o que não aparece no primeiro relato. Parte da história está nos detalhes. Marcas no corpo, vestígios no ambiente, sinais que precisam ser identificados e interpretados. É a partir deles que a ocorrência começa a se transformar em prova. Do sangue que alguém tentou apagar às mensagens deletadas no celular, passando por imagens de câmeras e inconsistências entre a posição do corpo e os relatos. Em alguns casos, um perfil de DNA ou uma impressão digital são o que permitem estabelecer a ligação entre o suspeito e o crime. É a partir desses vestígios que a perícia criminal esclarece dinâmicas que nem sempre aparecem nas versões apresentadas. Isso inclui situações inicialmente relatadas como suicídio ou como mortes a esclarecer, cuja dinâmica só se define a partir da análise pericial. Em Mato Grosso do Sul, esse trabalho é realizado pela Polícia Científica, do atendimento no local do crime aos exames médico-legais e às análises laboratoriais. A atuação alcança os 79 municípios do Estado. Na Capital, quatro institutos especializados respondem por áreas distintas da produção da prova técnico-científica. No interior, 14 unidades regionais garantem o atendimento e ampliam o acesso da população aos exames periciais. Em casos de feminicídio, agressões e violência sexual, a atuação se inicia na cena da ocorrência, com a coleta de elementos que ajudam a compreender os fatos. O material segue para análise e pode subsidiar a identificação de vestígios biológicos e outros elementos relevantes para a investigação. Nos exames de corpo de delito, as lesões são documentadas e os vestígios coletados. Muitas vezes, é esse registro que sustenta o que não ficou visível no primeiro momento. Nos casos de morte violenta, os exames necroscópicos contribuem para esclarecer causas e circunstâncias do óbito. Mas não é só sobre prova. Parte do atendimento ocorre de forma integrada à rede de proteção à mulher. Isso muda o percurso da vítima dentro do sistema. Em Campo Grande, a seção do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) instalada na Casa da Mulher Brasileira completa três anos de funcionamento no dia 31 de março. No local, o exame pode ser realizado no mesmo espaço onde a mulher recebe acolhimento e orientação. Sem deslocamento. Sem etapas fragmentadas. A seção registrou crescimento no número de atendimentos ao longo dos últimos anos. Foram 618 em 2023, 810 em 2024 e 1.524 em 2025. Em 2026, já são 385 registros. O aumento no número de exames acompanha a consolidação do atendimento no local, que concentra acolhimento e realização dos procedimentos no mesmo espaço, reduzindo barreiras de acesso e diminuindo o intervalo entre o fato e o atendimento. Em Dourados, o atendimento integrado também ocorre por meio do Projeto Acalento, desenvolvido em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No espaço, vítimas de violência têm acesso a atendimento de saúde e procedimentos médico-legais no mesmo fluxo, incluindo exames periciais quando necessário. Na prática, isso evita que a mulher percorra diferentes instituições para atendimento e realização de exames. Também contribui para a continuidade do cuidado e para a preservação de vestígios. Entre as iniciativas, está a implantação de sala lilás em unidade da Polícia Científica, voltada ao atendimento reservado de mulheres vítimas de violência, em consonância com diretrizes nacionais de atendimento humanizado, que preveem ambientes adequados e privacidade. Em Amambai, no interior do Estado, a estrutura já está em funcionamento e foi implementada com foco no aperfeiçoamento do atendimento pericial, oferecendo um ambiente acolhedor como etapa prévia ao exame. O espaço contribui para reduzir o impacto do atendimento e favorecer a realização dos procedimentos. Outra unidade, em Bataguassu, passa por adequação para implantação do espaço. A ação inclui a capacitação de servidores do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Capital e no interior, com foco no atendimento especializado, humanizado e na condução técnica de casos de violência. “Nosso trabalho não se limita ao laudo. Ele envolve o atendimento, exige preparo técnico, sensibilidade e integração com a rede de proteção. Isso é o que garante qualidade na prova e contribui para reduzir a revitimização”, afirma o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Nelson Fermino Junior. No fim, é esse conjunto de ações que contribui para a apuração dos fatos e o atendimento de qualidade às vítimas. Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS
Festa da Páscoa chega no último dia com sorteio de ovos de chocolate, brincadeiras para crianças e shows musicais
A 2ª edição da Festa da Páscoa em Dourados chega ao fim neste domingo (5) com uma programação especial voltada para toda a família. O quarto e último dia do evento, realizado no Parque Antenor Martins, consolida o sucesso da iniciativa ao reunir a população em atividades que integram lazer, cultura, esporte e entretenimento. Ao longo do dia, a pesca liberada no lago segue como uma das atrações mais procuradas pelo público. A ação tem atraído apaixonados pela atividade, que já garantiram exemplares de espécies como pacu, tambaqui e curimba. Para reforçar a experiência, a prefeitura realizou a soltura de três toneladas de peixes no local. A programação da tarde ganha destaque a partir das 16h, com a entrega de ovos de Páscoa para as crianças, marcada pela presença dos tradicionais coelhos, criando um ambiente lúdico e especial para o público infantil. No mesmo horário, diversas atrações passam a funcionar, incluindo recreação, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho, espaço temático voltado às crianças. Outro ponto forte é a presença da Van da Cultura, que oferece atividades interativas, experiências com realidade virtual e intervenções circenses. O evento também conta com praça de alimentação e expositores de diferentes segmentos, ampliando as opções para os visitantes. A partir do fim da tarde, a música toma conta do palco principal. Às 17h30, a banda Sotaque Campeiro abre a programação musical com chamamé e ritmos regionais. Na sequência, às 19h, Marcos Marin e Banda NHS apresentam sucessos do pop rock internacional. O encerramento fica por conta do Grupo SomStyllo, que sobe ao palco às 20h30 com um repertório animado de pagode. Com grande adesão popular, a Festa da Páscoa se consolida como um dos principais eventos do calendário cultural de Dourados, reunindo milhares de pessoas e oferecendo momentos de lazer e integração para toda a comunidade.
Com público recorde, Marçal abre 2ª Festa da Páscoa e destaca parcerias por Dourados
Mais de 15 mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Municipal, prestigiaram a noite de abertura oficial da 2ª Festa da Páscoa de Dourados, que aconteceu neste sábado, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida e teve como principal atração o show do sertanejo Loubet. O evento, que foi criada na atual gestão para ser a festa da família douradense, fez jus ao nome diante do grande número de pais e mães que passaram pelo Parque Antenor Martins, aproveitando todas as atrações gratuitas que estão sendo oferecidas pela Prefeitura de Dourados. Ao falar para o público, na solenidade de abertura, o prefeito fez questão de chamar ao palco o deputado federal Rodolfo Nogueira, a quem classificou como o deputado de Dourados e agradeceu pelo volume de emendas que o parlamentar encaminhou para o município desde o início da atual gestão. “O Rodolfo é o deputado federal que mais trabalha pela nossa cidade e tem sido um grande parceiro da Administração nesse processo de reconstrução de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. O deputado aproveitou o gancho e foi enfático ao discursar: “Sou o único deputado federal que mora em Dourados, que nasceu em Dourados e que está trabalhando muito para ajudar o prefeito Marçal Filho a reconstruir nossa cidade”, afirmou. “Dourados não tinha prefeito, estava totalmente abandonada, mas agora a cidade tem um grande prefeito, que trabalha muito para resgatar a auto estima da nossa gente e para recolocar o município no lugar de protagonista em todo Mato Grosso do Sul”, completou o deputado. Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Sargento Prates foi no mesmo caminho e destacou o trabalho que o Executivo Municipal está realizando. “O prefeito Marçal Filho está tirando do papel projetos e obras que estavam engavetados há anos e não eram realizados, prejudicando toda população que ficava privada de obras importantes em setores estratégicos com a saúde e a educação”, observou. “A Câmara de Vereadores tem sido parceira da atual gestão nessa missão de reconstruir nossa Dourados e, como diz o prefeito, não fazer dela apenas a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, mas a melhor cidade para se viver em todo o Estado”, completou Sargento Prates. O prefeito Marçal Filho destacou a importância da relação institucional, respeitosa e republicana entre os Poderes Executivo e Legislativo de Dourados, afirmando que a Câmara de Vereadores tem um papel fundamental nas transformações que estão sendo feitas no município. “Ninguém faz nada sozinho e na gestão pública menos ainda, de forma que é preciso destacar essa parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Dourados para que possamos construir uma cidade cada vez melhor para todos”, ressaltou o prefeito. Ao chamar para o palco os vereadores Dill do Povo, Iza Marcondes, Daniel Júnior e Sargento Prates, bem como o deputado Rodolfo Nogueira e a vice-prefeita Gianni Nogueira, o prefeito Marçal Filho fez questão de chamar também a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo Dourado e o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, responsáveis pela organização da 2ª Festa da Páscoa. “Eles (Gisella e Bruno) trabalharam muito para que tudo o parque ficasse lindo como está e em nome deles homenageio todo meu secretariado, que estão ao meu lado nessa missão de governar nossa cidade”, completou Marçal Filho. Antes de encerrar o discurso de abertura, o prefeito também falou sobre os demais agentes envolvidos na realização da Festa da Páscoa. “Quero agradecer a todos os servidores que trabalharam de forma voluntária na organização dessa festa linda desta para nossa cidade e quero agradecer, em especial, a Deus por ter proporcionado um tempo sem chuvas para que as famílias pudessem desfrutar desses dias de lazer e festa”, afirmou. O prefeito também falou do momento delicado que a Dourados está vivendo na saúde pública. “Por fim, quero fazer um alerta importante: vamos cuidar da nossa cidade. Estamos vivendo uma epidemia de Chikungunya e precisamos que todas as forças estejam unidas no combate ao mosquito Aedes aegipty, recolhendo lixo dos quintais, acabando com os pontos de água parada no interior das suas casas e procurando os postos de saúde em caso de sintomas dessa grave doença”, orientou. “Juntos, seguiremos cuidando com amor e construindo com trabalho”, finalizou Marçal Filho.
Recreação infantil impulsiona público e reforça caráter familiar da Festa da Páscoa em Dourados
A programação de recreação infantil é um dos destaques da 2ª Festa da Páscoa em Dourados, realizada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. Nem mesmo a garoa registrada no fim da tarde de Sexta-Feira Santa (03) afastou o público, que compareceu em grande número e manteve o clima de alegria e integração familiar. Estruturado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o evento tem atraído milhares de pessoas desde a abertura, consolidando-se como uma das principais atrações no feriado da Semana Santa no município. O evento oferece uma ampla variedade de atividades, como pintura facial, moldes com massinha, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho — espaço temático, lúdico e decorado, que tem encantado crianças e adultos. Outro ponto bastante procurado é a Van da Cultura, que leva ao público experiências interativas, com realidade virtual e, ainda, intervenções circenses, ampliando o acesso à cultura e ao entretenimento. A novidade deste ano, o passeio de mini-trem, também tem sido um dos atrativos mais disputados pelas famílias, contribuindo para tornar o ambiente ainda mais acolhedor. A estrutura do evento inclui ainda praça de alimentação e expositores de diversos segmentos, fortalecendo o comércio local e oferecendo mais comodidade aos visitantes. Para quem participa, a experiência tem sido positiva. A agente de apoio educacional Valéria Caires, de 34 anos, que visitou a festa pela primeira vez acompanhada dos filhos, destacou a organização e a diversidade de atrações. “Superou todas as minhas expectativas. O parque ficou lindo, com muitas opções para as crianças de todas as idades e, o mais importante, um espaço seguro e familiar”, afirmou. A venezuelana Luzia Venegas, de 28 anos, também esteve no local com as filhas e ressaltou a proposta do evento. “Vale muito a pena participar todos os dias. Durante o dia aproveitamos as atividades com as crianças e à noite voltamos para curtir os shows. Está tudo muito bonito e bem organizado”, disse. O depoimento reforça o caráter inclusivo e acessível da festa, que tem conseguido reunir diferentes públicos em um mesmo espaço. Além da recreação infantil, a Festa da Páscoa segue com outras atrações ao longo do fim de semana. A pesca no lago do parque continua liberada ao público geral neste domingo (05), das 7h30 às 17h, sendo um dos momentos mais aguardados por moradores e visitantes. No domingo de Páscoa, a programação contará com o sorteio de ovos de chocolate, uma das ações mais esperadas pelas crianças. A entrega de pulseiras para participação começa a partir das 14h. Com entrada gratuita e estrutura preparada para receber a população, a 2ª Festa da Páscoa segue até domingo, promovendo lazer, cultura, esporte e integração social. A expectativa da organização é de que o público continue expressivo nos próximos dias, reforçando o sucesso do evento e seu papel como espaço de convivência e valorização da comunidade local.
Definidos os campeões do Beach Tennis e do Vôlei de Praia da 2ª Festa da Páscoa
O Beach Tennis e o Vôlei de Praia 4×4 misto movimentaram neste sábado (4) a 2ª Festa da Páscoa que acontece Parque Antenor Martins, com disputas acirradas decididas ponto a ponto. Superação, suor, emoção, choro pela derrota e êxtase nas vitórias marcaram o dia, elementos que fazem parte do esporte, mas que também reforçam o espírito de confraternização por meio da prática esportiva. O prefeito Marçal Filho participou da solenidade de entrega de premiação aos vencedores, acompanhado da equipe da Funed, sob liderança da diretora-presidente Sandra Giselly Amaral, além da coordenadora de Esportes Rafaela Vilella, do diretor de Esportes Luiz Olmedo e demais integrantes da fundação.No Beach Tennis, a 4ª colocação ficou com Kadu e Ariane. Em 3º lugar, Luciano e Rebeca; na 2ª posição, a dupla Riovan e Shirlei; e o título ficou com Gleidson Martins e Yasmim Casadias. Já no Vôlei de Praia 4×4 misto, o 4º lugar foi para a equipe Aldeia Kauas B. Em 3º, ficou a ADMT. O vice-campeonato foi conquistado pela equipe Billi, formada por Ronald, Isabelli, Gustavo e Bruna. O título ficou com o time Originals, composto por Vitória, Henrique, Thiago e Marjori. As premiações foram entregues pelas professoras Rafaela, Juliana e Vandineia, diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, e o prefeito Marçal Filho. Além dos troféus, as equipes receberam brindes e frutas. Profissionais da Funed também realizaram a entrega de kits para os atletas que participarão da 2ª Corrida da Páscoa, que será realizada neste domingo, com categorias Kids e Adulto. Encerrando a programação deste sábado, das 18h30 às 21h, aconteceu o torneio de futsal nas categorias de base, envolvendo equipes do sub-12 ao sub-15, ampliando ainda mais a participação de jovens atletas na 2ª Festa da Páscoa.








