O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral. O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Primeiro título De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição. Janela Eleitoral Terminou nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato. Desincompatibilização Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções. A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais. Agência Brasil
2ª Festa da Páscoa terá artistas locais e Loubet neste sábado
A 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, levará ao público uma programação musical diversificada, reunindo diferentes estilos e proporcionando momentos de celebração, lazer e cultura para toda a família. Durante os três dias de evento, artistas sobem ao palco para animar douradenses e visitantes da região, consolidando a festa como um dos principais eventos do calendário municipal. Neste sábado (04),a animação estará garantida e deve reunir milhares no ‘coração’ do grande Flórida. O DJ Junio Silveira retorna ao palco e, na sequência, o Grupo Segunda Sem Lei apresenta a Roda de Samba 360º. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet promete levantar o público com sucessos como “Made in Roça” e “Muié, Chapéu e Botina”. Já no domingo (05), último dia da festa, a programação musical segue eclética, com apresentações do Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, trazendo clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, com pagodes já consagrados. Embora a abertura oficial ocorra neste sábado, as atividades da Festa da Páscoa já começaram. A venda de pescado teve início na terça-feira (31) e segue até o último dia do evento, das 9h às 19h. A pesca no lago do parque foi liberada para idosos e pessoas com deficiência na quinta-feira (02) e, na sexta-feira (03), para o público em geral, com continuidade nos demais dias. Além das atrações musicais, o evento está contando com uma programação diversificada voltada para toda a família, inclui atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático especialmente preparado para o público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. O público também poderá aproveitar a presença de expositores de diversos segmentos e uma ampla praça de alimentação com food trucks, garantindo experiências gastronômicas variadas. Encerrando a programação, no domingo, haverá o sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a Festa da Páscoa reafirma seu papel como um evento que une tradição, cultura e entretenimento, fortalecendo o convívio comunitário e valorizando os espaços públicos de Dourados.
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem encenações até domingo
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém terá encenações até o próximo domingo (5). A peça, que conta os últimos momentos da história de Jesus Cristo, é encenada em uma cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. A Semana Santa, especialmente a Sexta-feira da Paixão, é marcada por manifestações de fé e tradição em todo o país. No caso do evento em Pernambuco, são 57 anos de história e tradição que já atraíram quase 3 milhões de pessoas. As apresentações estão ocorrendo desde o dia 28 de março e, neste ano, homenageiam o legado do idealizador, Plínio Pacheco. Nos palcos, a encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a ascensão de Jesus aos céus. Um elenco de 450 pessoas participa da produção, entre atores locais, figurantes e rostos conhecidos que interpretam os personagens principais. Neste ano, o ator Dudu Azevedo está no papel de Jesus; Beth Goulart é Maria; Marcelo Serrado interpreta Pilatos; e Carlo Porto vive Hedores. A apresentação impressiona pelos efeitos especiais e ganha novidades a cada temporada. Nesta edição, segundo o coordenador-geral do espetáculo, Robson Pacheco, o ponto alto é o momento em que Jesus sobe aos céus. “A cena da ascensão que está encantando a todos que já vieram e que estão vindo à Paixão de Cristo, o Jesus subindo aos céus e desaparecendo entre as nuvens, está dando assim muita emoção ao espetáculo e as pessoas estão extasiadas pela beleza cênica”, disse Pacheco, em entrevista à Empresa Pernambuco de Comunicação. Agência Brasil
Chikungunya: ministro classifica como crítica situação em Dourados
O novo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, classificou como crítico o cenário de Dourados (MS), município que está em situação de emergência devido aos casos de chikungunya. “Quando se trata de saúde, de vidas humanas, a responsabilidade é global. Não estamos aqui para dizer que a responsabilidade era do município, do governo estadual ou do governo federal. Estamos aqui para reconhecer esta situação crítica. Portanto, não temos uma posição negacionista e vamos enfrentá-la”, disse Terena, ao visitar o município nesta sexta-feira (3). Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, desde janeiro até o início de abril, o número de casos confirmados da doença no estado chegava a 1.764, incluindo 37 gestantes. Havia também 1.893 casos em análise. Com 759 registros, em números absolutos, Dourados concentra a maior quantidade de casos prováveis de chikungunya no estado. Embora a situação atinja toda a população, tem tido maior impacto sobre as comunidades indígenas. Dos sete óbitos registrados em todo estado, cinco ocorreram na Reserva Indígena de Dourados. Entre estas os mortos, dois tinham menos de quatro meses de vida. Os outros dois óbitos no estado foram registrados nas cidades de Bonito e Jardim. Combate ao vetor O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu em 30 de março a situação de emergência na cidade, que a prefeitura decretou dias antes, em 27 de março. O avanço da chikungunya em Dourados motivou o governo federal a anunciar, nesta semana, mais uma série de medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, interromper o ciclo de transmissão da doença e aperfeiçoar o atendimento aos pacientes. A situação é mais grave na reserva indígena local, onde cinco pessoas já morreram, incluindo dois bebês. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena do estado (DSEI-MS) emitiu um alerta epidemiológico apontando o aumento dos casos na cidade. Após isto, agentes da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) foram deslocados para se incorporarem à força-tarefa composta por servidores da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde. Além de mobilizar profissionais, na última quinta-feira (2), o governo federal destinou cerca de R$ 3,1 milhões em recursos públicos para Dourados. Do total, R$ 1,3 milhão serão destinados a ações de socorro e assistência humanitária, como apoio direto à população. Mais R$ 974,1 mil vão custear iniciativas como limpeza urbana, remoção de resíduos e destinação em aterro sanitário licenciado. Os R$ 855,3 mil restantes financiarão outras ações de vigilância, assistência e controle da chikungunya na cidade. Contratações Eloy Terena afirmou que os recursos liberados pelos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde “já estão nas contas dos governos estaduais e municipais”, responsáveis por utilizá-los para contratar, em caráter emergencial, os bens e serviços necessários. Representante do Ministério da Saúde na comitiva que acompanhou o ministro, Daniel Ramos destacou que, além das demais medidas, a pasta vai contratar, provisoriamente, e capacitar, 50 agentes de combate a endemias-20 dos quais começarão a trabalhar neste sábado (4). Junto com 40 militares disponibilizados pelo Ministério da Defesa, os agentes se somarão ao atendimento à população e ao combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. “A assistência é uma das partes importantes e a gente vai entrar com ações contundentes de controle vetorial para reduzir esta pressão nos serviços [de saúde]”, garantiu Ramos. Já a representante da Força Nacional do SUS, Juliana Lima, explicou que, embora as equipes de saúde estejam atuando diariamente nas aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena Dourados, é difícil dizer se houve uma melhora da situação nas últimas semanas. “O cenário está muito dinâmico. Ele vem se mostrando, dia após dia, com um perfil epidemiológico diferenciado. Então, a gente não está conseguindo ainda afirmar se há uma diminuição ou um aumento [do número de casos] nesta ou naquela aldeia. Mas fazemos o monitoramento, os registros, diariamente e, com isso, conseguimos sinalizar para a vigilância onde eles devem priorizar os atendimentos dos casos agudos.” Lixo Destacando a condição “sui generis” [diferenciada] da Reserva Indígena Dourados, “que foi englobada pelo município de Dourados”, estando, hoje, cercada pela crescente área urbana, Terena cobrou, da prefeitura, mais atenção à coleta do lixo nas aldeias indígenas, de forma a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Temos que aperfeiçoar a questão dos resíduos sólidos, do lixo. É preciso atender de igual forma não só o contexto urbano, como as comunidades indígenas”, disse o ministro, que pretende se reunir com representantes dos governos municipal e estadual e discutir projetos estruturais “para que possamos chegar a estas comunidades indígenas com projetos com vistas a melhorar a coleta de lixo” nas comunidades indígenas.
Flamengo é atropelado pelo Bragantino fora de casa
O RB Bragantino venceu o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (2), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O Massa Bruta dominou o Rubro-Negro e encerrou uma sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O gols da partida foram marcados por Pitta, Gabriel e Lucas Barbosa. O primeiro tempo foi dominado pelo Bragantino, que marcou dois belos gols e impôs ritmo ao jogo. Logo aos 16 minutos, Capixaba lançou a bola nas costas da defesa do Flamengo. Isidro Pitta apareceu com inteligência, dominou e tocou com categoria por cima de Rossi, abrindo o placar. Aos 38, em cobrança curta de escanteio, a bola chegou a Gabriel na intermediária. O volante ajeitou o corpo e soltou uma pancada de perna direita de fora da área, acertando o cantinho do gol. Rossi apenas pulou para aparecer na foto. Com desfalques importantes como Varela, Arrascaeta e Léo Pereira, o Flamengo quase não ofereceu perigo a Tiago Volpi, enquanto o Massa Bruta mostrou eficiência e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem ainda maior. Logo no início da segunda etapa, as chances do Flamengo de buscar a virada diminuíram drasticamente. Após revisão do VAR, Pulgar foi expulso por agredir Herrera com um golpe no rosto, deixando o Rubro-Negro em desvantagem numérica. Na sequência, em cobrança de escanteio, o atacante Lucas Barbosa subiu sozinho na área, cabeceou com força para o chão e marcou o terceiro gol do Bragantino. O Braga ainda chegou a balançar a rede novamente com Henry Mosquera, mas o lance foi anulado devido a uma irregularidade na origem da jogada. Lance
Em noite de Marlon Freitas, Palmeiras derrota Grêmio
Em noite do volante Marlon Freitas, o Palmeiras derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 1, na noite desta quinta-feira (2) na Arena Barueri, e chegou aos 22 pontos, mantendo a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Jogando na condição de mandante, o Verdão foi superior na etapa inicial e abriu o marcador aos 43 minutos do primeiro tempo, com Marlon Freitas de cabeça após a bola ser levantada na área por Andreas Pereira. Aos oito minutos da etapa final, o Grêmio (que fechou a 10ª rodada da competição com 11 pontos) chegou a ensaiar uma virada graças a um belo gol do artilheiro Carlos Vinícius. Porém, a noite era mesmo de Marlon Freitas, que, aos 26, aproveitou bola que sobrou da entrada da área para acertar chute colocado para definir o marcador. Outros jogos: Santos 2 x 0 RemoChapecoense 0 x 4 Atlético-MGBragantino 3 x 0 Flamengo
Polícia Civil apreende, na Capital, remessas de maconha e derivados via correios para diversos destinos no Brasil
A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), em ação conjunta com a Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios, realizou, nesta quarta-feira (01), fiscalização de rotina em agência dos Correios desta capital. Durante a inspeção, foram identificadas embalagens suspeitas que indicavam a possível presença de substâncias ilícitas. Após a verificação física dos objetos, os policiais localizaram, no interior das encomendas, diversas porções de maconha e derivados. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 13 quilos do entorpecente, distribuídos em 59 porções e tabletes, acondicionados em seis encomendas distintas, com remetentes localizados em cidades do Mato Grosso do Sul, como Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã e Campo Grande, e destinatários em diferentes estados da federação, incluindo Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. A ação integra estratégias de combate ao tráfico interestadual de drogas, especialmente por meio do uso do sistema postal como rota para distribuição de entorpecentes. O material apreendido foi encaminhado para análise pericial, e as investigações prosseguem com o objetivo de responsabilizar os envolvidos na prática criminosa.
FFMS e Governo do Estado firmam acordo para revitalização e uso do Morenão por oito anos
O Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, assinou na manhã desta quarta-feira, 1 de abril, junto ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), o Termo de Autorização que dá início imediato às obras de recuperação do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. Conforme o documento assinado por Estevão e pelo secretário da SETESC, Marcelo Ferreira Miranda, as frentes de trabalho foram divididas para garantir a celeridade do processo, sendo assim, a FFMS assume a responsabilidade técnica e financeira pela substituição integral do gramado, sua manutenção permanente e conservação e a manutenção da pista de corridas, localizada no entorno do campo e o Governo do Estado fica responsável pela reforma estrutural, revitalização e adequações gerais do estádio. Estevão falou sobre a assinatura do Termo de Autorização e destacou o apoio do Presidente da CBF, Samir Xaud, para a viabilização dos recursos para o início das obras. Desde o começo do processo, contactei o Presidente Xamir, que prontamente se colocou à disposição para ajudar. Para a Federação é uma honra participar deste processo de reforma do Estádio Morenão”, falou. Marcelo Miranda parabenizou Estevão Petrallás pela transformação do futebol sul-mato-grossense, e que a partir desta parceria, em que a FFMS poderá realizar as ações no Estádio Morenão, vai proporcionar melhores condições para os clubes, para os atletas e para os torcedores. Uso Garantido até 2034 Um dos pontos centrais do acordo é a garantia de utilização do estádio pela Federação. Como contrapartida pelos investimentos realizados na infraestrutura esportiva, a FFMS terá o direito de realizar competições oficiais, tanto estaduais quanto nacionais, organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pelo prazo de oito anos.
Operário volta a vencer Bataguassu e é tricampeão sul-mato-grossense
O Campeonato Sul-Mato-Grossense termina alvinegro pela terceira vez seguida. Nesta quinta-feira (2), pela rodada de volta da fase final, o Operário FC venceu mais uma vez AA Bataguassu, agora por 2 a 1, de virada, e conquistou o tricampeonato estadual. Pato abriu o placar para o time do interior, mas Robinho, cobrado pênalti, e Léo Fenga, em uma cobrança de falta, definiram a vitória e o título do Galo. Na ida, o placar havia sido 3 a 1. Os dois finalistas vão representar o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027. O time campo-grandense, por ser o campeão, joga também a Copa Verde. Gols Os 3.170 torcedores que compareceram ao Estádio Jacques da Luz viram um bom primeiro tempo, porém, sem gols. A obrigação de vitória fez o Bataguassu tomar as ações, enquanto o Operário estava armado para o contra-ataque. O goleiro Lucas Covolan foi mais acionado que Mandela e fez boas defesas, evitando que o Tucunaré fosse para o intervalo em vantagem. Na etapa final, a pressão do Bata em busca do gol seguiu e, desta vez, com resultado. Aos nove minutos, Breno Chaves cruzou da esquerda e a zaga cortou parcialmente. A bola sobrou para Alex Choco, ainda na grande área que tentou o chute e a bola bateu no zagueiro e sobrou para Pato, pero da meia-lua. O camisa 10 teve espaço para ajeitar o chute e acertar o canto direito alto de Lucas Covolan, sem chances de defesa. No prejuízo, a resposta do Operário foi quase imediata. Aos 11 minutos, Luizinho dá o toque para Danilinho na área e o atacante foi mais rápido que o goleiro Mandela, que tentou o corte, e foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro Marcos Mateus Pereira que Robinho assumiu a responsabilidade da cobrança. Mandela buscou a bola no seu canto direito, mas no rebote, o próprio camisa 10 do Galo aproveitou para igualar o placar. A bola parada funcionou também no gol da virada alvinegra. Aos 31 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Arthur Manoel recebeu na meia-lua e, ao fazer o giro, foi derrubado por Juan. Falta que Léo Fenga cobrou com precisão no canto esquerdo de Mandela que, desta vez, não teve reação para alcançar a bola e evitar o gol da virada e vitória operariana por 2 a 1.








