O deputado estadual Zé Teixeira (PL) apresentou, nesta quarta-feira (15), uma moção de congratulação em reconhecimento ao trabalho do 3º sargento Paulo Henrique Lelis da Silva na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A homenagem destaca os 21 anos de serviços prestados pelo militar, que atualmente chefia a Unidade de Gerência da Folha de Pagamento da corporação, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A trajetória do sargento Lelis na instituição começou em 2004, com passagens operacionais pela 2ª Companhia Independente de Maracaju e pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, em Campo Grande, onde integrou o grupo de Força Tática. Para Zé Teixeira, o reconhecimento oficial valoriza a dedicação de profissionais que garantem a proteção da sociedade e o fortalecimento das instituições estaduais. O parlamentar ressalta que o histórico do militar é definido pelo equilíbrio e pelo compromisso técnico, tanto em ações de campo quanto em funções administrativas estratégicas. Ao encaminhar a moção à Mesa Diretora, Teixeira reforça a importância de enaltecer servidores que desempenham funções essenciais para a manutenção da ordem pública e o bom funcionamento da gestão da segurança no Estado.
Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit
O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (15) da abertura do Cana Summit 2026, em Ribeirão Preto (SP), encontro que, nesta edição, marcou os 50 anos da Organização das Associações de Produtores de Canade-Açúcar do Brasil (ORPLANA). Durante o evento, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Riedel destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul na cadeia sucroenergética e o ambiente construído para atrair investimentos ao setor. “Aqui é o berço de todo o projeto de açúcar, etanol de segunda geração e, agora, biometano. Criamos em Mato Grosso do Sul um ambiente competitivo para atrair essas empresas, gerar emprego, renda e oportunidades. Hoje, temos um dos maiores parques de produção de açúcar, etanol e biometano do país”, afirmou. O governador também ressaltou o reconhecimento recebido durante o encontro e atribuiu o avanço do setor ao esforço coletivo ao longo dos anos.“É uma alegria ser reconhecido. É resultado do trabalho de muita gente, que reforça a importância desse setor para o nosso Estado.” Em outro momento, Riedel enfatizou a relevância do evento como espaço de diálogo com produtores e lideranças do setor. “É um evento em sintonia com a realidade do produtor rural de cana em todo o Brasil. A ORPLANA fortalece a base produtiva e promove discussões sobre os temas do momento. Em Mato Grosso do Sul, é um setor que cresceu, se modernizou e segue gerando emprego, renda e bem-estar. Estamos sempre abertos a novos empreendimentos que contribuam para esse desenvolvimento.” Atualmente, Mato Grosso do Sul responde por 13,5% da produção brasileira de etanol de cana e ocupa posições de destaque no ranking nacional, sendo o quarto maior produtor de cana-de-açúcar e etanol de cana, além de segundo maior produtor de etanol de milho. Consolidado como um dos principais fóruns nacionais do setor, o Cana Summit reúne produtores, especialistas, lideranças institucionais e formuladores de políticas públicas para discutir temas como mercado, regulação e transição energética. A expectativa é de participação de cerca de 1,2 mil produtores. Realizado em Ribeirão Preto, um dos principais polos do agronegócio brasileiro, o evento reforça o peso estratégico da região na cadeia canavieira e amplia o diálogo entre os diferentes atores do segmento. A ORPLANA, maior representante de canavicultores do Brasil e do mundo, reúne mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, distribuídos em 35 associações. Com esse alcance, o Cana Summit 2026 se consolidou como referência para produtores e demais players do setor. Ao celebrar meio século de atuação, a entidade transformou a terceira edição do encontro em um momento simbólico para reforçar sua relevância e contribuição ao desenvolvimento da canavicultura brasileira. Durante o pronunciamento, ao cumprimentar o colega sul-mato-grossense, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a parceria entre os estados e elogiou a condução da gestão. “É um prazer recebê-lo aqui. Você tem feito um grande trabalho em Mato Grosso do Sul e se tornou, para mim, uma grande referência como gestor público. Sua trajetória, que passa pela iniciativa privada e pela produção de cana, se reflete em uma gestão admirável. O Estado vem crescendo, atraindo investimentos e se consolidando como exemplo. Você se tornou um grande nome e uma referência.” Em Mato Grosso do Sul, o setor de bioenergia conta com 22 unidades em operação e uma área plantada de aproximadamente 800 mil hectares de cana-de-açúcar, com expansão baseada em áreas já consolidadas, sem necessidade de desmatamento. Para a safra 2025/2026, a projeção é de 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 7,7% em relação ao ciclo anterior, além da produção estimada de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar, consolidando o Estado como um dos protagonistas da bioenergia no país. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fundação de Cultura seleciona OSC para ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13) o Chamamento Público destinado à seleção de Entidades de Direito Privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil – OSCs, interessadas na celebração de Termo de Colaboração. O objeto da parceria é a execução do projeto “Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul”, celebrado entre a FCMS e o Ministério da Cultura/Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. A iniciativa visa implementar a Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Programa Arte e Cultura na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação – SED/MS, por meio da realização de oficinas, vivências e residências artísticas nas linguagens de música, dança, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, em escolas estaduais de ensino médio em tempo integral. O projeto prioriza escolas localizadas em territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural, conforme os indicadores do ITCC (Índice Territorial dos Comitês de Cultura) e do INSE/Inep, garantindo o acesso equitativo às artes, a valorização das identidades afro-brasileiras, indígenas e populares e o fortalecimento da relação entre educação, cultura e comunidade. Os representantes legais das entidades candidatas, devidamente identificados por meio de seus documentos pessoais, deverão protocolar os projetos, exclusivamente em formato eletrônico, por intermédio da plataforma Prosas, acessível no seguinte endereço: https://editaisms.prosas.com.br/. Somente participarão da fase de habilitação os participantes mais bem classificados na fase de seleção de projetos, considerados aqueles que obtiverem até a 4ª (quarta) colocação, em ordem crescente das notas obtidas, desde que atinjam, no mínimo, 70% da pontuação total prevista nos critérios de julgamento. Para a execução do objeto do Termo de Colaboração, a candidata poderá apresentar projeto com valor de até R$ 1.044.112,09 (um milhão, quarenta e quatro mil, cento e doze reais e nove centavos), incluindo todos os itens de despesas necessários à realização do projeto apresentado. A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que este chamamento público representa um marco para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal por meio de seu Ministério da Cultura. “Pela primeira vez levamos de forma estruturada e sistemática a arte e a cultura para dentro das escolas estaduais de tempo integral, alcançando mais de 6 mil jovens em 43 municípios do nosso estado. São recursos federais de mais de um milhão de reais investidos diretamente na formação cultural das nossas crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e zonas rurais de difícil acesso. Este projeto transformará trajetórias e fortalecerá a identidade cultural de Mato Grosso do Sul por meio do poder da arte”. Confira o cronograma do Edital O edital na íntegra você confere clicando AQUI. Karina Lima, Comunicação Setesc
Picape FORD F250 está em leilão aberto pelo Detran-MS nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (15), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu leilão com 112 lotes de veículos que podem retornar à circulação nas vias públicas, além de 53 lotes de sucatas. O certame é totalmente online e oferece uma excelente oportunidade para o público adquirir automóveis e motocicletas com lances iniciais abaixo dos valores de mercado. Uma oportunidade é a picape FORD/F250 XL L, ano 1999/1999, em bom estado de conservação que está no leilão com lance inicial de 31.492,00. Este veículo tem é cotado com valores superiores a cem mil reais, pela Tabela FIP. Entre as duas rodas, as ofertas também são vantajosas. Uma Honda/CG 160 Fan (2020), que tem valor de mercado próximo a R$ 14 mil na Tabela Fipe, está disponível com lance inicial de apenas R$ 3.576,00. Além dos veículos para circulação, o leilão também inclui 52 lotes de sucatas aproveitáveis: sendo 49 motocicletas e 43 automóveis, destinados à retirada de peças. E sucata inservível, destinada exclusivamente ao setor siderúrgico e à reciclagem, que tem pesagem estimada em 15.660 kg de material ferroso. Os interessados têm até o dia 31 de abril para registrar seus lances no portal oficial do evento: www.desouzaleiloes.com.br. Para quem deseja inspecionar os veículos presencialmente, os veículos estão disponíveis em Campo Grande e Dourados. A visitação será nos dias 27, 28, 29 de abril, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Pátio em Dourados: AUTOTRAN, Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira,51-B, Bairro Jardim Colibri. Pátio em Campo Grande: AUTOTRAN, Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, no Bairro Rita Vieira. Os editais completos, que contêm todas as regras e informações detalhadas sobre os lotes, podem ser consultados no site do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), entre as páginas 171 e 192. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Obras da UBS Jardim dos Estados será entregue em 2026
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados, em Dourados, já alcançou 20% de execução e tem previsão de entrega até o final de 2026. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Marçal Filho esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos e conversar com a equipe responsável pela obra. Durante a vistoria, o prefeito destacou que o fim do período de chuvas deve acelerar o ritmo da construção. “Nossa meta é entregar essa unidade para a população ainda este ano”, enfatizou. “Com a melhora do clima, precisamos dar mais celeridade aos serviços”, cobrou o prefeito da empresa responsável pela obra. A nova UBS está sendo construída nos fundos da Escola Municipal Frei Eucário, próxima ao Campo do Zé Tabela, em uma área considerada estratégica. A obra é executada pela empresa JP Engenharia Ltda, com investimento de R$ 4.035.800,00, viabilizado por recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, com contrapartida da Prefeitura de Dourados. A etapa mais complexa da construção, a fundação, já foi concluída, principalmente devido ao desnível do terreno. Atualmente, as paredes estão praticamente erguidas e o próximo passo será a execução da laje. O prédio terá mais de 400 metros quadrados e será o maior posto de saúde em estrutura física do município, projetado para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Jorge de Lúcia, o projeto arquitetônico foi desenvolvido para ser moderno e servir de referência no Estado quando o assunto é atenção básica em saúde. “Seguimos a determinação do prefeito Marçal Filho de desenvolver um projeto capaz de proporcionar conforto e comodidade tanto para as pessoas que usam os serviços de saúde da Prefeitura de Dourados quanto para os nossos servidores”, argumentou Jorge de Lúcia. O prefeito Marçal Filho reforçou que a obra representa um avanço no padrão de qualidade da saúde pública local. “Não é apenas uma construção, é um novo conceito. Queremos que a população tenha orgulho do local onde será atendida, com estrutura adequada e atendimento humanizado”, pontuou. A unidade será classificada como Porte IV e terá capacidade para abrigar quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família. O espaço contará com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de brinquedoteca e sala de acolhimento para as famílias. Atualmente, moradores da região são atendidos nas unidades dos bairros Jardim Piratininga e Caiuás, que funcionam em imóveis alugados e com limitações estruturais. Com a nova UBS, a expectativa é melhorar significativamente o atendimento para cerca de 16 mil pessoas.
Câmara analisa contas da Prefeitura entre os anos de 2017 a 2021
A Câmara Municipal iniciou o processo de análise de contas da Prefeitura de Dourados relativas aos exercícios financeiros de 2017, 2018, 2019 e 2020, sob a gestão da então prefeita Délia Razuk, bem como as contas do exercício de 2021, já sob a gestão do então prefeito Alan Guedes. Na última segunda-feira (13) a Comissão de Finanças deliberou, por unanimidade, pelo parecer favorável, com ressalvas, à tramitação das referidas contas, acompanhando integralmente os pareceres prévios apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Daniel Junior, o vice-presidente, vereador Rogério Yuri, e o membro, vereador Márcio Pudim. Dentre as ressalvas destacam-se inconsistências em registros contábeis, falhas relacionadas ao controle interno exercido por servidor comissionado e intempestividade no envio de dados ao sistema do TCE. No entanto o entendimento da Comissão foi o de que tais irregularidades não comprometeram a análise global das contas, sendo passíveis de ressalva, com expedição de recomendações ao gestor. Conforme o parecer, o Município cumpriu os limites constitucionais e legais, inclusive aqueles previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Como encaminhamento, serão elaborados os respectivos decretos legislativos, que seguirão para parecer da Procuradoria, Comissão de Justiça Legislação e Redação e posteriormente vai para votação no plenário, prevista para a Sessão Ordinária do próximo dia 27, conforme os trâmites regimentais.
Deputado Zé Teixeira defende segurança viária e apoio a entidade social
Os trabalhos legislativos nesta quarta-feira (15) foram marcados por ações importantes do deputado estadual Zé Teixeira (PL) na Casa de Leis, com foco direto na segurança da população de Dourados e no reconhecimento de instituições sociais. O parlamentar apresentou uma indicação formal ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à concessionária Motiva Pantanal, solicitando intervenções urgentes na BR-163. O pedido concentra-se no trecho próximo à Embrapa e à estação de tratamento da Sanesul, área que registra tráfego intenso e alta incidência de acidentes graves, incluindo ocorrências recentes com vítimas fatais. A iniciativa responde a uma demanda de moradores e trabalhadores da região, que relatam a insegurança constante devido ao excesso de velocidade dos veículos que transitam pela rodovia. Zé Teixeira propõe a instalação de redutores de velocidade e o reforço imediato da sinalização horizontal e vertical. Para viabilizar a medida, o deputado acionou a articulação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério dos Transportes, reforçando que a preservação de vidas deve ser a prioridade na gestão das rodovias sob concessão no Estado. Ação Social – Simultaneamente ao trabalho voltado à infraestrutura, Zé Teixeira obteve uma vitória importante na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Os membros da comissão aprovaram por unanimidade o parecer ao Projeto de Lei 302/25, que declara a Associação de Proteção Animal do Município de Jardim (APAJ) como de Utilidade Pública Estadual. A proposta reconhece o impacto social da entidade, que desde 2022 atua no resgate e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade. O parlamentar destaca que o fortalecimento institucional da associação reflete diretamente na saúde pública e no bem-estar da comunidade local, permitindo a ampliação de parcerias e a captação de recursos para o trabalho filantrópico.
Trump volta a criticar a Otan e ‘cutuca’ papa Leão XIV em rede social
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a “cutucar” o papa Leão XIV em seu perfil na rede social Truth Social. Em tom de provocação, Trump publicou: “Alguém, por favor, diga ao papa Leão que o Irã matou pelo menos 42.000 manifestantes inocentes e completamente desarmados nos últimos dois meses”. O republicano também escreveu que é “absolutamente inaceitável” para o Irã ter uma bomba nuclear. “A Otan não esteve lá por nós, e não estará lá por nós no futuro”, escreveu o presidente na sequência. Nesta terça-feira (14), o presidente fez duras críticas à primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, sobre sua suposta falta de vontade de ajudar na guerra contra o Irã em entrevista ao jornal italiano “Corriere della Sera”. Trump, que sempre apontou Meloni como aliada, disse que ficou “chocado” com a falta de ação dela e a acusou de não querer “ajudar a se livrar da arma nuclear” e “não quer colaborar com a Otan”. “Giorgia Meloni não quer nos ajudar na guerra, estou chocado. Achei que ela tinha coragem, mas me enganei”, disse ele. Em declarações nesta segunda-feira (13), Meloni também criticou Trump. Afirmou que as falas do presidente norte-americano sobre o Papa Leão XIV eram inaceitáveis. Ele chamou o pontífice de “fraco” por seus apelos pela paz. Sobre o papa, na entrevista ao jornal italiano, Trump reiterou suas críticas. Declarou que ele “não entende que o Irã constitui uma ameaça nuclear” e que “não deveria falar de guerra sem saber o que está acontecendo”. G1
Número de eleitores com mais de 60 anos cresceu 74%, aponta pesquisa
Um levantamento realizado pela Nexus-Pesquisa e Inteligência de Dados a partir do Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que a chamada Geração Prateada, de pessoas 60+ aptas a votar, cresceu cinco vezes mais do que o eleitorado geral nos últimos 16 anos. Enquanto o número de eleitores de todas as faixas etárias cresceu 15% entre 2010 e 2026, o eleitorado 60+ aumentou 74% no período, o que revela expansão de 20,8 milhões em 2010 para 36,2 milhões em março deste ano. Segundo a Nexus, os números podem aumentar ainda mais até o dia 6 de maio, que é o prazo final para o cadastro de eleitores no TSE. Até a data da coleta, 156,2 milhões de pessoas estavam aptas a participar do processo eleitoral no próximo mês de outubro, contra 135,8 milhões, em 2010. O levantamento sugere que em um cenário de polarização aguda, como ocorreu na eleição de 2022, obter o voto da população 60+ é estratégico. De acordo com o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, a Geração Prateada pode definir o resultado das eleições deste ano. “É bastante plausível afirmar que a chamada Geração Prateada (60+) pode ser decisiva nas eleições, embora não se possa dizer que ela, sozinha, definirá o resultado”. Peso relevante Tokarski lembrou que na última eleição presidencial, em 2022, a diferença entre candidatos foi pequena, inferior a 2 milhões de votos, o que torna esse contingente altamente estratégico. Numericamente, a geração 60+ passa a ter um peso relevante, constituindo um em cada quatro eleitores do país e, portanto, capaz de influenciar sistemas equilibrados. “Assim, embora não determine o resultado de forma isolada, pode atuar como fiel da balança, especialmente em cenários polarizados”, afirmou o CEO da Nexus. Ele admitiu que a tendência é de que a proporção dos seniores nas eleições acompanhe o aumento da longevidade. “A tendência é claramente de que a proporção de eleitores seniores acompanhe e até reflita diretamente o aumento da longevidade e do envelhecimento populacional”. O levantamento mostra que a população com 60 anos ou mais saltou de 7% para 16% em três décadas e, em paralelo, o eleitorado 60+ cresceu rapidamente, já representando 23,2% dos votantes. Abstenção A abstenção dos maiores de 60 anos apresentou queda nas últimas três eleições: somava 37,1% em 2014 e passaram para 36,4% em 2018 e a 34,5% em 2022. Em contrapartida, as abstenções do eleitorado brasileiro em geral aumentaram de 19,4% em 2014 para 20,3% em 2018 e 20,9% no último pleito nacional. Os maiores de 70 anos, embora tenham uma taxa de abstenção maior do que a média da Geração 60+, também têm comparecido mais às urnas. Sem obrigatoriedade de voto, esse público registrou 63,6% de abstenção em 2014, 62,7% em 2018 e 58,9% em 2022. Na avaliação de Marcelo Tokarski, os brasileiros com mais de 70 anos que participam das eleições o fazem por convicção ou identificação política e, ao lado dos eleitores mais jovens, entre 16 e 18 anos, constituem as faixas de brasileiros a serem ‘conquistadas’ pelos candidatos. Ele acredita que, em um cenário político acirrado, essas pessoas têm a possibilidade de mudar os rumos de uma eleição. Cenário político Também o número de candidatos maiores de 60 anos tem aumentado anualmente no Brasil, tanto nas eleições gerais quanto nas municipais. Segundo dados do TSE, nas últimas eleições, em 2024, mais de 70 mil brasileiros com 60+ se candidataram aos cargos em disputa, o que equivale a 15% de todas as candidaturas. O montante é o maior desde o início da série histórica, em 1998. O pleito anterior, em 2022, também registrou recorde para eleições gerais. Foram 4.873 candidatos com 60 anos ou mais, o que equivale a 17% das candidaturas. Agência Brasil








