Com uma atuação segura no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo goleou o Deportivo Independiente Medellín (Colômbia) pelo placar de 4 a 1, na noite desta quinta-feira (16), pela Copa Libertadores da América. Após somar três pontos em seu primeiro compromisso como mandante na atual edição da competição continental, o Rubro-Negro da Gávea chegou ao total de seis, mantendo 100% de aproveitamento e liderando o Grupo A da competição. A equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim fez uma partida muito correta, na qual não deu muitos espaços ao ataque adversário e buscou as transições em velocidade para agredir um adversário claramente inferior tecnicamente. E o Flamengo precisou de apenas 14 minutos de bola rolando para abrir o marcador. O volante Lucas Paquetá recebeu passe de Ayrton Lucas antes de bater com categoria para superar o goleiro Chaux. Aos 39 o Independiente Medellín chegou a ensaiar uma reação, quando falha de Carrascal deu início a contra-ataque dos colombianos. Serna partiu em velocidade e tocou para Yony González, que bateu na saída do goleiro Rossi. Mas o Rubro-Negro voltou a ficar em vantagem cinco minutos depois com Bruno Henrique, que marcou de cabeça após receber cruzamento milimétrico do uruguaio Arrascaeta. Logo após o intervalo Bruno Henrique e Arrascaeta inverteram os papéis e o Flamengo ampliou sua vantagem. O camisa 10 do time da Gávea lançou para o atacante, que devolveu dentro da área para o uruguaio, que chegou de primeira para colocar a bola no fundo do gol dos colombianos. Com uma vantagem tão confortável Leonardo Jardim passou a trocar as peças de sua equipe, e uma das que que saiu do banco, o atacante Pedro, deu números finais ao marcador aos 50 minutos. Em rápido contra-ataque Luiz Araújo lançou o centroavante, que, de biquinho, bateu para fechar o marcador. Verdão vence O outro brasileiro em ação nesta quinta pela Libertadores também venceu. Atuando em sua casa, o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 1. No primeiro tempo o zagueiro Murilo abriu o placar para o Verdão, mas Juan González empatou para os peruanos minutos depois. E apenas aos 34 minutos da etapa final a equipe do técnico Abel Ferreira garantiu a vitória, graças a gol em cobrança de pênalti do argentino Flaco López.
Com trinca de Alex Choco, Operário goleia Primavera e segue na briga por classificação na Copa Verde
O Operário FC segue na luta para chegar na semifinal da Copa Centro-Oeste, a fase regional da Copa Verde. Nesta quinta-feira (16), em Campo Grande, fechando a quarta rodada, o Galo recebeu o Primavera-MT e, em noite de Alex Choco, com três gols, goleou por 4 a 1. Einstein completou a vitória alvinegra, a primeira no comando de Diego Sousa, com Giovanni descontando para os mato-grossenses. Com a vitória, o Operário iguala a pontuação dos líderes Araguaína-TO e Rio Branco-ES, todos com sete pontos, mas fica na terceira posição por causa do saldo de gols negativo e precisa combinar resultados na última rodada, dia 29 de abril, para se classificar. O Galo enfrenta o Capital-DF, em Brasília, e, além de vencer, torce para que o Araguaína não vença o Vila Nova ou que o Rio Branco tropece no Primavera fora de casa. Gols No Estádio Jacques da Luz, o Operário abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo. Pela direita, Einsten rolou para Danilinho que, da linha de fundo, cruzou por baixo para Alex Choco, livre na área, desviar e marcar seu primeiro gol na partida. A resposta do time mato-grossense veio cinco minutos depois com Sampson fazendo a jogada pela direita e rolando para Giovanni, desmarcado, bater firme para igualar o placar em 1 a 1. Nos acréscimos, Choco teve mais uma chance de marcar, tirou do goleiro mas acertou a bola no travessão. No segundo tempo, aos oito minutos, o Galo voltou a ficar na frente. Roger Modesto abriu espaço com três marcadores em cima e deu passe na medida para Einstein pela direita. O lateral chegou antes do goleiro e, com uma cavadinha, marcou um belo gol. Aos 17 minutos, outra assistência de Roger Modesto pelo meio, agora para Alex Choco que invadiu a área e bateu por baixo de Medina, que ainda tocou na bola, mas não evitou o terceiro gol alvinegro. Nos acréscimos, apareceram mais uma vez o garçom e o artilheiro da partida. Roger Modesto fez a jogada saindo do meio para a esquerda e bateu por baixo, cruzado. Alex Choco, de carrinho, alcançou a bola e mandou para a rede, decretando a goleada operariana por 4 a 1.
Lei assegura recusa, informação e protagonismo do paciente no atendimento em saúde
Abril, mês dedicado a segurança do paciente, ganha um reforço importante em 2026 com a entrada em vigor da Lei nº 15.378, publicada em 6 de abril 2026 pela Presidência da República, que amplia direitos e fortalece a participação do cidadão no cuidado em saúde. A nova legislação consolida garantias que vão desde o acesso à informação até a autonomia para decidir sobre tratamentos, além de reforçar o papel do acompanhante como aliado na segurança do atendimento. Na prática, a lei coloca o paciente no centro das decisões e estabelece que nenhum procedimento deve ser realizado sem que haja compreensão clara sobre o que está sendo feito, por que está sendo indicado e quais são os riscos envolvidos. “A nova lei consolida um avanço importante ao colocar o paciente no centro do cuidado, com mais autonomia e acesso à informação. Em Mato Grosso do Sul, esse movimento já vem sendo fortalecido com a atuação do Negesp e a expansão dos núcleos municipais de segurança do paciente”, avalia a coordenadora do Negesp (Núcleo Estadual de Segurança do Paciente), Eduarda Tebet. O trabalho busca chamar atenção para a importância de práticas seguras em todos os níveis da atenção à saúde. Com a nova legislação, um dos principais avanços é o reforço ao direito à informação. O paciente deve receber explicações compreensíveis sobre diagnóstico, exames e tratamentos, incluindo riscos, benefícios e alternativas. Essa medida está diretamente ligada à segurança do paciente, já que a comunicação falha é uma das principais causas de eventos adversos nos serviços de saúde. Ao garantir informação adequada, a lei fortalece a prevenção de erros e melhora a qualidade da assistência. Paciente pode recusar tratamento A legislação também assegura, de forma mais clara, o direito à recusa terapêutica. Isso significa que o paciente pode não aceitar procedimentos, exames ou tratamentos, desde que esteja devidamente informado. A decisão passa a ser reconhecida como parte do cuidado, respeitando a autonomia individual e os princípios éticos da prática em saúde. O consentimento deixa de ser apenas formal e passa a ser um processo efetivo de decisão compartilhada. Acompanhante como direito garantido Outro ponto de destaque é o fortalecimento do direito a acompanhante, que já vinha sendo ampliado em leis anteriores. Desde 2023, por exemplo, toda mulher pode ser acompanhada por pessoa de sua escolha em consultas, exames e procedimentos, em serviços públicos e privados, sem necessidade de aviso prévio. Agora, a nova lei avança ao reconhecer o acompanhante como parte ativa no cuidado, não apenas como presença emocional e dispõe que o referido acompanhante “tem o direito de fazer perguntas e de certificar-se de que os procedimentos de segurança do paciente estão sendo adotados”. MS fortalece segurança do paciente A legislação também dialoga com uma mudança mais ampla no modelo de atenção à saúde: a construção de uma cultura de segurança. Isso inclui a adoção de protocolos assistenciais, melhoria da comunicação entre equipes e incentivo à participação do paciente e de seus familiares no cuidado. O objetivo é reduzir riscos, evitar falhas e tornar o atendimento mais seguro e humanizado. Uma das vertentes trabalhadas no Estado é justamente a construção e implementação de protocolos assistenciais para qualificar o atendimento e ampliar a segurança do paciente — como o já implantado para infarto agudo do miocárdio, que organiza o fluxo e agiliza o cuidado, além de outros em desenvolvimento, como o de apendicite. A máxima dessa implantação, assim como da estruturação dos núcleos de segurança do paciente, é que quanto mais estruturados são os protocolos, menores os riscos. “A adoção de protocolos clínicos, como os já implantados em unidades de referência do Estado, é fundamental para padronizar condutas, reduzir riscos e garantir mais segurança ao paciente em todas as etapas do atendimento”, destacou o assessor técnico médico da SES, João Ricardo Tognini. Em Mato Grosso do Sul, essa política já está em andamento e segue em expansão. O Estado conta com o Negesp 21 núcleos municipais implantados, fortalecendo a implementação de práticas seguras em toda a rede de saúde. Mitigando os riscos No Brasil, o fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente é estratégico para garantir que práticas seguras sejam aplicadas no dia a dia dos hospitais. Em Mato Grosso do Sul, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente atua como referência para estimular boas práticas, acompanhar indicadores e capacitar equipes. Segundo a coordenadora do Negesp/MS, Eduarda Tebet, a cultura de segurança precisa ser permanente e envolver todos os atores do sistema de saúde. “Protocolos bem aplicados salvam vidas, e quando todos — gestores, profissionais e pacientes — participam ativamente, conseguimos reduzir falhas e oferecer um cuidado mais qualificado”, enfatizou. Ela destaca que a adoção de ferramentas como o checklist de cirurgia segura da OMS (Organização Mundial da Saúde) exemplifica esse avanço. Pesquisas internacionais apontam que o uso do checklist pode reduzir a mortalidade cirúrgica em 25% a 43%. Em estudo realizado na Escócia, houve queda relativa de 36,6% nas mortes perioperatórias após a implementação da medida. “Outro exemplo é o SCC (Safe Childbirth Checklist), da OMS, que contribui para diminuir a mortalidade perinatal. Meta-análises recentes demonstraram que o risco relativo de natimortalidade caiu cerca de 11% em locais onde o protocolo foi aplicado”, completa. Abril Amarelo reforça mudança de cultura Com a nova lei, o Abril Amarelo ganha ainda mais relevância ao destacar que segurança do paciente não depende apenas de protocolos técnicos, mas também de informação, diálogo e respeito às decisões individuais. Ao garantir o direito de entender, decidir e participar, o Brasil avança para um modelo de saúde mais seguro, transparente e centrado nas pessoas — onde o paciente deixa de ser espectador e passa a ser protagonista do próprio cuidado. A íntegra da lei pode ser conferida em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2026/lei/l15378.htm Danúbia Burema, Comunicação SES
Boletim Epidemiológico: MS registra 2.639 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul já registrou 5.352 casos prováveis de chikungunya, sendo 2.639 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (16). Conforme o documento, 12 óbitos pela doença foram confirmados nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim e Fátima do Sul. Entre as vítimas, sete possuíam algum tipo de comorbidade. O boletim também aponta 46 casos confirmados de chikungunya em gestantes. Dois óbitos estão em investigação. Dengue Já em relação à dengue, o Estado contabiliza 3.266 casos prováveis, sendo 469 confirmados. Não há nenhum óbito registrado nem em fase de investigação. Nos últimos 14 dias, Santa Rita do Pardo, Paraíso das Águas, Corumbá, Caarapó, Miranda, Jardim e Aquidauana registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue. Vacinação Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos. A SES reforça que a população deve evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 14 – 2026Boletim Epidemiológico Dengue SE14 – 2026 Kamilla Ratier, Comunicação SES
Confira como será o atendimento do Detran-MS no ponto facultativo e feriado de Tiradentes
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa que não haverá atendimento presencial nas agências da Capital e do interior na segunda-feira (20), devido ao ponto facultativo, e na terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. A suspensão segue o disposto no Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que divulga os feriados e estabelece os pontos facultativos no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Quem precisar de atendimento nesse período pode utilizar os serviços digitais do órgão. Estão disponíveis o portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), o aplicativo Meu Detran MS e a assistente virtual Glória, pelo WhatsApp (67) 3368-0500. É importante lembrar que o atendimento humanizado da Glória para emissão de guias funciona apenas em horário comercial, das 8h às 18h, seguindo o calendário estadual de feriados e pontos facultativos. Para quem for resolver pendências online, vale atenção na hora do pagamento: boletos pagos por código de barras dependem do horário bancário para compensação. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento na segunda-feira (20), acompanha ponto facultativo local, e não haverá atendimento presencial na terça-feira (21), feriado de Tiradentes. Por isso, a recomendação é dar preferência ao pagamento via PIX, que é mais rápido. Pelos canais digitais, é possível acessar os principais serviços do Detran-MS, como consultas, emissão de documentos, agendamentos, início da renovação da CNH e acompanhamento de processos. O atendimento presencial será retomado normalmente na quarta-feira (22). Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Pesquisa do Procon de MS revela variação de até 11,83% nos combustíveis em Campo Grande
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), aponta, em abril, variação de até 11,83% no preço dos combustíveis em Campo Grande. Ao todo, 35 postos de abastecimento são monitorados. Os dados foram coletados entre os dias 8 e 10 de abril, em cinco estabelecimentos localizados em cada uma das sete regiões administrativas da Capital. As variações mais expressivas concentram-se na modalidade de pagamento no crédito. No caso do etanol, houve diferença de 10,74% nas bombas da região do Lagoa, 9,55% no Anhanduizinho, 7,32% no Segredo e 6,99% no Bandeira. A gasolina variou 11,83% entre os postos da região do Imbirussu e 7,95% no Prosa. Já o diesel S10 oscilou 9,53% no Centro. A menor variação registrada ocorreu na região do Segredo, no pagamento em débito ou dinheiro do litro da gasolina (0,31%), cujo preço médio chegou a R$ 6,49. Considerando o menor valor praticado para um abastecimento de 50 litros, a região do Imbirussu apresenta uma economia de até R$ 37,50 na aquisição de gasolina no crédito. Comparativo Mensal No comparativo entre março e abril, considerando os menores preços praticados, houve aumento de 21,37% no litro do Diesel S500 na região do Bandeira. As maiores oscilações na gasolina (crédito) concentraram-se nas áreas do Lagoa (6,70%) e do Segredo (6,24%). No Prosa, o etanol teve diferença de 4,80%, enquanto o metro cúbico do GNV (Gás Natural Veicular) variou 4,77% na região central. A pesquisa analisa os valores de cinco tipos de combustíveis não aditivados: gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV, considerando pagamentos à vista e no cartão de crédito. Todos os produtos estão sujeitos a variações e disponibilidade, conforme a demanda. Serviço Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Abril: https://tinyurl.com/32h2xt44 Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Comparativo Março – Abril: https://tinyurl.com/4kdm6rb4 Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
O Papa: redescobrir o caminho da vida e tornar-se construtor de paz e fraternidade
Na homilia da missa celebrada no aeroporto de Bamenda, Camarões, Leão XIV chamou a atenção para os problemas que afetam o país, como “as numerosas formas de pobreza, que continuam a afetar inúmeras pessoas, a corrupção moral, social e política, ligada sobretudo à gestão da riqueza”. E também para “o mal causado pelo exterior, por aqueles que, em nome do lucro, continuam a pôr as mãos no Continente Africano para o explorar e saquear”. O Papa Leão XIV presidiu a missa pela paz e justiça, nesta quinta-feira (16/04), no aeroporto de Bamenda, Camarões, segunda etapa de sua viagem apostólica ao Continente Africano. “Venho até vós como peregrino da paz e da unidade”, disse o Pontífice no início de sua homilia, manifestado sua alegria de estar ali visitando esta terra, partilhando o caminho, os esforços e esperanças desse povo. Exploração do Continente Africano “Irmãos e irmãs, são muitos os motivos e as situações que nos partem o coração e nos lançam na aflição”, disse Leão XIV, recordando que “as esperanças num futuro de paz e reconciliação, em que cada um seja respeitado na sua dignidade e a cada um sejam garantidos os direitos necessários, são continuamente desvanecidas pelos muitos problemas que marcam esta belíssima terra”. São eles: “As numerosas formas de pobreza, que continuam a afetar inúmeras pessoas com uma crise alimentar em curso; a corrupção moral, social e política, ligada sobretudo à gestão da riqueza, que impede o desenvolvimento das instituições e das estruturas; os graves e consequentes problemas que atingem o sistema educativo e o sanitário, bem como a grande migração para o exterior, em particular dos jovens. E às problemáticas internas, frequentemente alimentadas pelo ódio e pela violência, junta-se ainda o mal causado pelo exterior, por aqueles que, em nome do lucro, continuam a pôr as mãos no Continente Africano para o explorar e saquear.” “Tudo isto corre o risco de nos fazer sentir impotentes e de enfraquecer a nossa confiança. No entanto, este é o momento para mudar, transformar a história deste país”, sublinhou o Papa. “Hoje, não amanhã; agora, não no futuro! Chegou o momento de reconstruir, de recompor o mosaico da unidade, combinando as diversidades e as riquezas do país e do continente, de edificar uma sociedade onde reinem a paz e a reconciliação”, ressaltou. Desafiar o mal, contruindo o bem De acordo com Leão XIV, “quando uma situação se consolida há muito tempo, o risco é o da resignação e da impotência, porque não esperamos nenhuma novidade”. “No entanto, a Palavra do Senhor abre espaços novos e gera transformação e cura, porque é capaz de colocar o coração em movimento, de pôr em crise o curso normal das coisas a que facilmente corremos o risco de nos habituar, e de nos tornar protagonistas ativos da mudança. Lembremo-nos disto: Deus é novidade, Deus cria coisas novas, Deus torna-nos pessoas corajosas que, desafiando o mal, constroem o bem.” “Vemos isso no testemunho dos Apóstolos”, disse ainda o Papa, ressaltando que “a coragem dos Apóstolos se torna consciência crítica, profecia, denúncia do mal, e este é o primeiro passo para mudar as coisas”. Tornar-se construtor de paz e fraternidade O Pontífice sublinhou que “obedecer a Deus não é um ato de submissão que nos oprime ou anula a nossa liberdade; pelo contrário, a obediência a Deus torna-nos livres, porque significa confiar-lhe a nossa vida e deixar que seja a sua Palavra a inspirar a nossa maneira de pensar e de agir”. “Quem obedece a Deus antes do que aos homens e ao modo humano e terreno de pensar, reencontra a própria liberdade interior, consegue descobrir o valor do bem e não se resignar ao mal, redescobre o caminho da vida e torna-se construtor de paz e fraternidade.” “Irmãos e irmãs, o consolo para os corações despedaçados e a esperança na transformação da sociedade são possíveis se nos confiarmos a Deus e à sua Palavra. Devemos, porém, guardar sempre no coração e recordar o apelo do apóstolo Pedro: obedecer a Deus, mais que aos homens. Obedecer-lhe, porque só Ele é Deus”, disse ainda o Papa. Deus nos torna pessoas novas De acordo com o Santo Padre, “isto nos convida a promover a inculturação do Evangelho e a vigiar com atenção, também sobre a nossa religiosidade, para não cairmos no engano de seguir aqueles caminhos que misturam a fé católica com outras crenças e tradições de caráter esotérico ou gnóstico, que, na realidade, têm frequentemente objetivos políticos e econômicos”. “Só Deus liberta, só a sua Palavra abre caminhos de liberdade, só o seu Espírito nos torna pessoas novas, que podem mudar este país”, sublinhou. Leão XIV concluiu, dizendo que acompanha o povo camaronês com sua “incessante oração”, em particular, a Igreja ali presente, composta por “muitos sacerdotes, missionários, religiosos e leigos que trabalham para ser fonte de consolação e esperança”. O Pontífice os encorajou a prosseguir neste caminho e os confiou “à intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja”. Vatican News
Câmara de Dourados cria Comissão dos Direitos da Mulher em meio à alta de feminicídios em MS
A Câmara Municipal de Dourados criou a Comissão Permanente dos Direitos da Mulher. A iniciativa foi aprovada durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira (13), em um contexto alarmante: o estado de Mato Grosso do Sul já registra 11 feminicídios apenas nos primeiros meses de 2026. A nova comissão é composta pelas vereadoras Karla Gomes (presidente), Isa Marcondes (vice-presidente) e Ana Paula (membro), e passa a integrar oficialmente o Regimento Interno da Casa. A criação representa uma resposta institucional ao cenário de violência, desigualdade e vulnerabilidade enfrentado por mulheres no município. A presidente da Comissão, Karla Gomes, ressaltou a importância da iniciativa: “A criação dessa comissão é mais um passo importante para garantir que os direitos das mulheres saiam do papel e se transformem em ações concretas. Queremos um espaço permanente de diálogo e escuta, que resulte em políticas públicas efetivas, com impacto real na vida das pessoas. Nosso compromisso é fortalecer a rede de proteção, ampliar a participação feminina e assegurar mais segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres de Dourados.” Segundo ela, mais do que simbólica, a comissão nasce com atribuições amplas e estratégicas. Entre as principais funções estão a análise de projetos de lei relacionados aos direitos das mulheres, o acompanhamento de políticas públicas e a fiscalização da aplicação de recursos destinados a essa área.O colegiado também terá papel ativo no recebimento de denúncias de violência e discriminação, na promoção da participação feminina na política e na articulação com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Outro ponto central é o monitoramento de áreas essenciais como saúde, assistência social, educação, mercado de trabalho e programas voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade — incluindo chefes de família, mulheres do campo e vítimas de violência. A atuação da comissão abrange ainda temas sensíveis e estruturais, como a saúde materno-infantil, o combate ao câncer (de mama, colo do útero e ovário), a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o enfrentamento da exploração sexual de meninas e adolescentes. Além disso, haverá atenção específica à igualdade racial, com recebimento e investigação de denúncias de discriminação contra mulheres negras e indígenas — uma realidade presente em Dourados, que possui uma das maiores populações indígenas urbanas do país.A comissão também deverá incentivar estudos e pesquisas sobre a realidade das mulheres douradenses, subsidiando políticas públicas mais eficientes. Dados que preocupamA criação da comissão ocorre diante de números preocupantes. Em Dourados, foram registrados dois feminicídios em 2025. Já os casos de violência doméstica somam 496 ocorrências recentes, com maior incidência nos bairros Jardim Água Boa, Cachoeirinha, Novo Horizonte, região central e na aldeia Jaguapiru.Os dados sobre violência sexual também chamam atenção: em 10 anos, o município contabilizou 1.875 casos de estupro. Apenas em 2026, já são 36 registros. As áreas com maior incidência incluem as aldeias Bororó e Jaguapiru, além dos bairros Jardim Novo Horizonte, Água Boa e Cachoeirinha. Estrutura já existente ganha reforçoA nova comissão fortalece iniciativas já em andamento na Câmara, como a Procuradoria da Mulher, criada em 2023, e a chamada “Sala Rosa” — espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência e discriminação. Coordenada pela vereadora Karla Gomes, a Sala Rosa já realizou centenas de atendimentos, incluindo encaminhamentos para assistência social, psicológica e acesso a direitos básicos, como educação e alimentação. O espaço também promove campanhas educativas, palestras e ações de conscientização.A Procuradoria da Mulher atua no recebimento e encaminhamento de denúncias, além de fiscalizar políticas públicas e promover debates sobre igualdade de gênero. Casa da Mulher BrasileiraOutro ponto de expectativa para reforço no enfrentamento a violência doméstica é a implantação da Casa da Mulher Brasileira, considerada fundamental para fortalecer a rede de proteção. Nesse contexto a Comissão dos Direitos da mulher também pretende ajudar e fazer o acompanhamento da implantação da estrutura em Dourados.A estrutura será construída na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Planalto, em um terreno estadual. O projeto sofreu mudanças após a área inicialmente prevista apresentar irregularidades. Papel do Legislativo se ampliaDe acordo com a presidente Liandra Brambilla, a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher reforça o papel da Câmara não apenas como órgão legislador, mas também como agente fiscalizador e articulador de políticas públicas.A medida não implica aumento significativo de despesas, mas reorganiza a estrutura interna para dar mais eficiência às ações voltadas à proteção das mulheres.“Em um cenário de crescimento da violência e desigualdades persistentes, a iniciativa sinaliza um compromisso institucional com a construção de uma sociedade mais segura, justa e igualitária — onde políticas públicas saiam do papel e cheguem, de fato, a quem precisa”, destaca a vereadora.
PF e Gaeco/MS realizam prisão contra tráfico de drogas
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (16/4), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no âmbito da Operação Audácia 2. Ação ocorreu nos municípios sul-mato-grossenses de Dourados, de Campo Grande, de Caarapó e de Fátima do Sul As investigações tiveram início após apreensão de dinheiro transportado em espécie entre as cidades de Ponta Porã e de Dourados, em 29/11/2023. Após a deflagração da primeira fase da Operação Audácia, em julho de 2025, novas informações revelaram existência de tráfico de drogas, supostamente com envolvimento de servidores públicos. As medidas cautelares cumpridas envolvem o bloqueio de bens no valor aproximado de até R$18 milhões e a busca de elementos de prova que possam corroborar ou refutar as hipóteses criminais.







