Mato Grosso do Sul recebeu ontem (16) 20 mil doses da vacina contra a chikungunya (IXCHIQ), enviadas pelo Ministério da Saúde. O imunizante passa agora pelos trâmites de armazenamento na Rede de Frio estadual antes de ser distribuído. A estratégia inicial de vacinação será realizada nos municípios de Dourados e Itaporã, para onde as doses estão sendo encaminhadas nesta sexta-feira (17), de forma simultânea. A distribuição será feita de maneira proporcional à população de cada município, considerando que Itaporã possui um contingente menor de habitantes. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, fará o encaminhamento das doses, enquanto a operacionalização da vacinação ficará sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, conforme as diretrizes estabelecidas. Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a definição da estratégia considera critérios técnicos e a necessidade de organização da rede local. “As doses chegam ao Estado e, após o recebimento na Rede de Frio, serão encaminhadas aos municípios de forma simultânea. Dourados e Itaporã iniciam juntos essa estratégia, com divisão proporcional das doses, e a execução da vacinação será feita pelos próprios municípios, conforme orientação do Ministério da Saúde”, explicou. A vacina contra a chikungunya possui esquema de dose única e é indicada para pessoas com idade entre 18 e 59 anos. Por se tratar de um imunizante de vírus vivo atenuado, há restrições: não deve ser aplicada em gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas ou com doenças crônicas descompensadas, além de indivíduos com histórico de reação alérgica grave a componentes da fórmula. A definição do público-alvo e a condução da estratégia seguem as orientações do Ministério da Saúde. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Irã anuncia abertura de Ormuz depois de cessar-fogo no Líbano
A República Islâmica do Irã anunciou, nesta sexta-feira (17), que o Estreito de Ormuz está aberto para navios comerciais em consequência do acordo de cessar-fogo no Líbano entre Israel e Hezbollah. O estreito por onde transitam cerca de 20% do petróleo do planeta, cujo fechamento vem causando turbulências em toda economia mundial, deve ficar aberto até o final do prazo da trégua na guerra entre Irã e Estados Unidos, marcado para a próxima terça-feira (21). A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi. “A passagem para todos os navios comerciais pelo Estreito de Ormuz é declarada completamente aberta pelo período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Marítima da República Islâmica do Irã.” A medida acordada entre Teerã e Washington previa também o fim das batalhas em todas as frentes da guerra no Oriente Médio. Porém, Israel mantinha ataques massivos contra o Líbano. O Irã vinha exigindo o fim das hostilidades para retomar as negociações com os EUA. O cessar-fogo no Líbano começou a valer na noite dessa quinta-feira, mesmo dia em que foi anunciado. Os libaneses comemoraram a notícia e tentam voltar para casa. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenha se deslocado no país durante os 45 dias de guerra. Já no Irã, o cessar-fogo começou no dia 8 de abril, porém, após o fracasso das negociações de paz no Paquistão no último fim de semana, os EUA anunciaram bloqueio naval contra os portos iranianos. A eficiência desse bloqueio às exportações e importações iranianas, entretanto, é contestada. Três petroleiros iranianos, transportando um total de 5 milhões de barris de petróleo bruto, deixaram o Golfo Pérsico pelo Estreito de Ormuz em meio ao bloqueio dos EUA, informou a empresa de rastreamento de navios Kpler à agencia francesa AFP.
Jogador de basquete Oscar Schmidt morre aos 68 anos em São Paulo
Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial faleceu nesta sexta-feira (17), em São Paulo. O atleta enfrentou um tumor cerebral por cerca de 15 anos. “Reconhecido por sua trajetória brilhante dentro das quadras e por sua personalidade marcante fora delas, Oscar deixa um legado que transcende o esporte e inspira gerações de atletas e admiradores no Brasil e no mundo”, disse a assessoria do jogador, em nota. Segundo a assessoria, a despedida se dará de forma reservada, restrita aos familiares, em respeito ao desejo da família por um momento íntimo de recolhimento. Trajetória Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Começou a se interessar por basquete aos 13 anos, após se mudar para Brasília, por influência de seu técnico Zezão, que o incentivou a procurar o Clube Vizinhança, que era treinado pelo técnico Laurindo Miura. Em 1974, aos 16 anos, Oscar mudou-se para São Paulo, para iniciar a carreira no infanto-juvenil do Palmeiras. Foi convocado para a seleção juvenil de basquete em 1977 e eleito melhor pivô do sul-americano juvenil. Na seleção principal de basquete do Brasil, foi campeão sul-americano e ganhou medalha de bronze. Em 1979, ganhou um dos títulos mais importantes de sua carreira: a Copa William Jones, o mundial interclubes de basquete. No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada, em Moscou. Disputou outras quatro olimpíadas: Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), sempre se destacando como cestinha da competição. Oscar jogou 11 temporadas na Itália, 8 pelo Juvecaserta e 3 pelo Pavia Em 1995, Oscar decidiu retornar para o Brasil, passando a jogar no Corinthians, onde ganhou, em 1996, o oitavo título brasileiro de sua carreira. No Brasil, Oscar ainda jogou pelo Banco Bandeirantes, entre 1997 e 1998, Mackenzie, entre 1998 e 1999 e Flamengo, entre 1999 e 2003. No rubro-negro, alcançou uma das marcas mais expressivas de sua carreira: maior cestinha da história do basquete, com 49,737 pontos. Até então, esse posto pertencia a Kareem Abdul-Jabbar, com 46.725 pontos. Em 1991, Oscar foi nomeado um dos 50 Maiores Jogadores de Basquete pela Fédération Internationale de Basketball (Fiba). Também integrou o Hall da Fama da NBA, Em 2003, Oscar se aposentou das quadras. Vivendo intensamente Em 2022, à época com 64 anos, Oscar recebeu a equipe do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em sua casa em São Paulo. Em meio a uma sala lotada de medalhas e troféus, ele relembrou a carreira e falou sobre a atuação como palestrante, atividade que assumiu após se aposentar das quadras. “Eu não acho que eu tenho 64 anos. Eu vivo minha vida intensamente, mas por outro lado, calmamente”, declarou. “Eu adoro fazer palestra que eu vejo os olhos das pessoas olhando assim para mim, batendo palma. E eu estou contando a minha história para eles. Isso repõe, em parte, tudo aquilo que eu perdi parando de jogar”.
Dourados divulga lista de famílias pré-selecionadas para o “Minha Casa, Minha Vida”
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), divulgou nesta quinta-feira (16) a relação das famílias pré-selecionadas e do cadastro reserva do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Cidades/Terrenos. A lista consta no edital nº 01/2026 do Diário Oficial nº 6.608, desta quinta-feira (16). A seleção foi realizada em sessão pública no dia 16 de abril, na sede da Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab/MS), em Campo Grande, com participação de representantes estaduais e municipais, garantindo transparência e cumprimento dos critérios definidos pela legislação vigente para as moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, estão contempladas 256 unidades habitacionais distribuídas em cinco empreendimentos. Na Faixa 1, destinada a famílias de menor renda, o Residencial Vival Castelo conta com 66 moradias e o Residencial Flor de Lis com 26 unidades. Já na Faixa 2, os empreendimentos Monte Sião I e II somam 120 unidades, enquanto o Parque Alvorada disponibiliza 44 moradias. Também foi formado um cadastro reserva com mais de 2 mil candidatos, que poderão ser convocados conforme a disponibilidade e andamento do processo. Os candidatos pré-selecionados devem ficar atentos às próximas etapas, que incluem a apresentação de documentação, análise cadastral e encaminhamento para aprovação do financiamento junto à instituição financeira. O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social, Eder Felipe Souza Lima, reforça que a pré-seleção não garante a contratação imediata, sendo necessário atender a todos os critérios exigidos pelo programa. Consta ainda no documento que a não apresentação da documentação exigida ou o não enquadramento nas exigências legais implicará na desclassificação do candidato, sendo convocado o próximo da lista de cadastro reserva. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados. A lista completa dos pré-selecionados e cadastro reserva está disponível no edital publicado no Diário Oficial do Município [clique aqui]
Secretaria de Educação envolve alunos da Reme em ações educativas contra a Chikungunya
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil, iniciou nesta semana um cronograma de gincanas e campanhas de conscientização sobre Chikungunya nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). A medida é uma resposta ao avanço da doença na cidade e integra o programa Defesa Civil nas Escolas, que está sendo desenvolvimento por determinação do prefeito Marçal Filho como forma de envolver a comunidade escolar no combate aos pontos de água parada, locais onde se desenvolvem as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zica Vírus. As ações têm como prioridade as unidades localizadas em regiões consideradas críticas pelo setor de vigilância sanitária, ou seja, onde os agentes de combate às endemias estão identificando aumento nos focos do mosquito. O plano foi definido em reunião entre o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o secretário-adjunto de Educação, José Tardivo, e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana. O envolvimento dos estudantes no combate e prevenção à Chikungunya é uma estratégia importante por conscientizar esse público ainda jovem sobre essa grave doença e sobre os cuidados simples que podem salvar vidas. “O objetivo é transformar os alunos em multiplicadores do combate ao mosquito Aedes aegypti, levando a conscientização para dentro das casas”, afirma o secretário Nilson Francisco. Segundo ele, as atividades lúdicas ajudam na fixação das medidas preventivas em bairros com maior incidência de casos. As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação incluem atividades de conscientização, gincanas e palestras voltadas à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A estratégia foca nas escolas para que os alunos identifiquem riscos em casa e na escola e sejam multiplicadores de conhecimento e cuidado. Segundo o planejamento da Semed, as mobilizações ocorrerão durante o horário letivo e envolverão a distribuição de materiais informativos específicos sobre os sintomas e a prevenção da Chikungunya. A Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil se uniram em torno da campanha educativa em razão do avanço da doença em Dourados. Informe Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17) aponta que o município já tem 4.919 casos prováveis de Chikungunya, com 1.858 casos confirmados, 1.003 casos descartados e 3.061 casos em investigação, num total de 5.922 notificações e taxa de positividade de 64,9%. Também participaram da organização das atividades que serão levadas à Rede Municipal de Ensino, a diretora do Departamento de Ensino, Karina Teixeira, e Lucas Rodrigues Venâncio, da Defesa Civil.
Prefeitura mantém serviços essenciais e plantões na saúde durante feriado prolongado
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo na segunda-feira (20), em razão do feriado nacional de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, terça-feira. Com isso, parte dos órgãos municipais param as atividades nesta sexta-feira, a partir das 13h30 e retomam os trabalhos na manhã de quarta-feira (22). A medida está estabelecida no Decreto nº 624, publicado no Diário Oficial nº 6.608, desta quinta-feira (16). Durante o período, os serviços essenciais serão mantidos, garantindo o atendimento à população. Na área da saúde, o funcionamento seguirá em regime de plantão, com unidades estratégicas abertas para atender a demanda. A decisão de manter os serviços de saúde em funcionamento durante o feriado prolongado foi motivada por dois fatores importantes: 1 – o avanço da epidemia de Chikungunya, que começa a se espalhar por diversos bairros de Dourados e tem provocado uma alta demanda por consultas médicas nas Unidades Básicas e UPA. 2 – o aumento de casos de síndromes respiratórias, sobretudo em virtude da Influenza, que também tem elevado a procura por atendimento médico. O Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continuarão com atendimento ininterrupto. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Seleta e do Santo André funcionarão em regime especial no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21), das 12h às 22h. Na segunda-feira (20), todas as UBS do município atenderão normalmente, bem como o Posto Atendimento Médico (PAM), sendo que na Seleta e no Santo André, o atendimento será estendido das 18h às 22h. As farmácias municipais também terão funcionamento diferenciado. Nos dias 18, 19 e 21, as unidades localizadas nas UBS do Santo André e da Seleta atenderão das 12h às 22h, enquanto a farmácia do Pronto Atendimento Médico funcionará das 7h às 17h. Já na segunda-feira (20), todas as farmácias operam em horário habitual. A coleta de lixo será mantida normalmente durante todo o período, assegurando a continuidade dos serviços de limpeza urbana. Os ecopontos municipais terão interrupção apenas no dia 21, retomando o atendimento nos demais dias conforme cronograma habitual. A Secretaria de Assistência Social mantém a Casa da Acolhida sem interrupção nos serviços prestados à população vulnerável durante o feriado prolongado, bem como o plantão funeral prestado pela Pasta. Os demais órgãos e autarquias municipais não terão atendimento ao público na segunda-feira (20) e no feriado de terça-feira (21), com retorno das atividades na quarta-feira (22).
Secretaria de Agricultura promove capacitação para feirantes e empreendedores de food trucks
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), realiza no próximo dia 27 de abril a capacitação “Foco na regulamentação e boas práticas”, voltada a feirantes e empreendedores de food trucks que atuam no município. O treinamento será realizado no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal, sede da Prefeitura, e abordará temas como regulamentação, diretrizes legais e sanitárias, além de orientações sobre boas práticas nas feiras livres e nos espaços públicos destinados à comercialização de alimentos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a participação é obrigatória e está prevista na Lei Municipal nº 4.380, de 6 de dezembro de 2019, que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Dourados. “Quem atua no setor de alimentação precisa estar atualizado com as regras sanitárias e de saúde pública”, observa Bruno Pontim. “Nossa obrigação, além de fiscalizar, é proporcionar condições para que esses profissionais fiquem em sintonia com a legislação”, completa o secretário. A legislação estabelece normas detalhadas para a organização, funcionamento e fiscalização das feiras. Entre os pontos previstos, está a definição das feiras livres como centros de exposição, produção e comercialização a varejo de uma ampla variedade de produtos, incluindo gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiros, produtos de origem animal inspecionados, itens de apicultura, piscicultura, artesanato, comidas típicas, bebidas, além de artigos de uso doméstico e pessoal. A lei também determina a setorização obrigatória das feiras, organizando os espaços conforme o tipo de produto comercializado, como hortifrutigranjeiros, praça de alimentação, secos e molhados e armarinhos. Essa divisão busca garantir melhor organização, segurança alimentar e conforto ao público. Outro ponto importante é a regulamentação sobre localização e funcionamento. As feiras devem respeitar critérios como distância mínima entre si e restrições quanto à proximidade de unidades de saúde e segurança pública, além de operar em dias e horários previamente definidos pelo poder público. A norma ainda prevê exigências estruturais, como o uso obrigatório de coberturas adequadas nas barracas, padronização dos espaços e organização por segmentos comerciais, além da proibição de circulação de veículos não autorizados durante o funcionamento das feiras. O secretário recorda que para atuar regularmente, os feirantes precisam estar cadastrados junto ao município, obter o alvará de funcionamento e participar de capacitações obrigatórias, incluindo treinamentos em empreendedorismo oferecidos pela Semaf em parceria com outros órgãos municipais. A fiscalização é realizada por equipes da Prefeitura, com atuação integrada de fiscais de postura, Vigilância Sanitária e órgãos de defesa do consumidor, garantindo o cumprimento das normas e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Segundo ainda o titular da Semaf, a capacitação tem como objetivo orientar os trabalhadores quanto às exigências legais e sanitárias, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a segurança alimentar e a organização das feiras livres no município. A legislação estabelece normas para organização, localização e concessão de permissões para atuação nesses espaços, definindo as feiras livres como centros de exposição, produção e comercialização a varejo. Entre os produtos contemplados estão gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiros, itens de olericultura, apicultura, piscicultura, além de artesanato, entre outros. A iniciativa, reforça a Semaf, busca orientar os trabalhadores quanto ao cumprimento das exigências legais e sanitárias, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e para a segurança alimentar nos espaços públicos. SERVIÇO Capacitação: “Foco na regulamentação e boas práticas” Data: 27 de abril Local: Anfiteatro da Prefeitura de Dourados Público-alvo: Feirantes e empreendedores de food trucks Participação: Obrigatória
Investimento: Zé Teixeira solicita rampa náutica para fortalecer a pesca em MS
A consolidação de Mato Grosso do Sul como referência na pesca amadora e esportiva ganha um novo impulso com a articulação para a melhoria da infraestrutura fluvial na região da Grande Dourados. O deputado estadual Zé Teixeira (PL), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou nesta semana uma solicitação formal à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para a construção de uma rampa náutica na área da ponte sobre o Rio Brilhante. A estrutura, planejada para ser erguida na MS-156, no limite entre os municípios de Itaporã e Rio Brilhante, pretende solucionar uma dificuldade histórica de acesso ao leito do rio. Localizado a cerca de seis quilômetros do Distrito de Piraporã, o novo “descedor” de barcos permitirá que pescadores e turistas realizem o deslocamento de embarcações com segurança, eliminando os riscos enfrentados atualmente devido às condições precárias das margens. Para Zé Teixeira, o investimento em infraestrutura náutica é uma ferramenta de desenvolvimento econômico que atinge diretamente o pequeno comerciante e o setor de serviços. O parlamentar defende que a facilitação do acesso público aos rios estimula uma cadeia produtiva que envolve desde a venda de insumos e iscas até o fortalecimento do turismo regional, gerando renda para as famílias. Esta nova frente de trabalho segue o modelo adotado com sucesso no Rio Dourados, na BR-163, onde a intervenção do deputado resultou na entrega de um descedor público concretado e revitalizado no início deste ano. Antes daquela iniciativa, as condições de acesso eram consideradas críticas pela comunidade local. Com o apoio técnico da Agesul, a obra garantiu estabilidade para a descida de barcos tanto em períodos de cheia quanto de seca severa. O cronograma de ações para o fortalecimento do setor inclui ainda pedidos de melhorias em outras localidades estratégicas. Zé Teixeira monitora a necessidade de intervenções em rampas náuticas no Rio Dourados, especificamente na 9ª Linha, no Distrito de Culturama (Fátima do Sul), e em Porto Cambira, na MS-156, reforçando o cinturão de apoio à pesca esportiva no sul do Estado.
Lei define guarda compartilhada de pets
Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou a união chega ao fim é um momento de angústia. Esse desgaste pode ser abrandado a partir desta sexta-feira (17), com a publicação da lei que institui a guarda compartilhada de pets. A norma estabelece regras, inclusive, caso não haja acordo. Situações em que o juiz determinará o compartilhamento da custódia e das despesas do animal de forma equilibrada entre as partes. Para isso, o animal deve ser “de propriedade comum”, ou seja, ter passado a maior parte de sua vida de forma conjunta, com o casal. Manutenção Os gastos com alimentação e higiene serão de responsabilidade de quem tiver o animal em sua companhia. As demais despesas, como consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes. Indenização A parte que renunciar ao compartilhamento da custódia perderá a posse e a propriedade do animal de estimação em favor da outra, sem direito a indenização. Não cabe reparação econômica também em casos de perda definitiva da custódia causada por descumprimento imotivado do acordo. Em caso de decisão judicial, não será deferida a custódia compartilhada do animal se o juiz identificar: Nessas situações, o agressor perderá a posse e a propriedade do animal para a outra parte, sem direito a indenização.








