O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa que não haverá atendimento presencial nas agências da Capital e do interior na segunda-feira (20), devido ao ponto facultativo, e na terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. A suspensão segue o disposto no Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que divulga os feriados e estabelece os pontos facultativos no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Quem precisar de atendimento nesse período pode utilizar os serviços digitais do órgão. Estão disponíveis o portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), o aplicativo Meu Detran MS e a assistente virtual Glória, pelo WhatsApp (67) 3368-0500. É importante lembrar que o atendimento humanizado da Glória para emissão de guias funciona apenas em horário comercial, das 8h às 18h, seguindo o calendário estadual de feriados e pontos facultativos. Para quem for resolver pendências online, vale atenção na hora do pagamento: boletos pagos por código de barras dependem do horário bancário para compensação. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento na segunda-feira (20), acompanha ponto facultativo local, e não haverá atendimento presencial na terça-feira (21), feriado de Tiradentes. Por isso, a recomendação é dar preferência ao pagamento via PIX, que é mais rápido. Pelos canais digitais, é possível acessar os principais serviços do Detran-MS, como consultas, emissão de documentos, agendamentos, início da renovação da CNH e acompanhamento de processos. O atendimento presencial será retomado normalmente na quarta-feira (22). Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Pesquisa do Procon de MS revela variação de até 11,83% nos combustíveis em Campo Grande
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), aponta, em abril, variação de até 11,83% no preço dos combustíveis em Campo Grande. Ao todo, 35 postos de abastecimento são monitorados. Os dados foram coletados entre os dias 8 e 10 de abril, em cinco estabelecimentos localizados em cada uma das sete regiões administrativas da Capital. As variações mais expressivas concentram-se na modalidade de pagamento no crédito. No caso do etanol, houve diferença de 10,74% nas bombas da região do Lagoa, 9,55% no Anhanduizinho, 7,32% no Segredo e 6,99% no Bandeira. A gasolina variou 11,83% entre os postos da região do Imbirussu e 7,95% no Prosa. Já o diesel S10 oscilou 9,53% no Centro. A menor variação registrada ocorreu na região do Segredo, no pagamento em débito ou dinheiro do litro da gasolina (0,31%), cujo preço médio chegou a R$ 6,49. Considerando o menor valor praticado para um abastecimento de 50 litros, a região do Imbirussu apresenta uma economia de até R$ 37,50 na aquisição de gasolina no crédito. Comparativo Mensal No comparativo entre março e abril, considerando os menores preços praticados, houve aumento de 21,37% no litro do Diesel S500 na região do Bandeira. As maiores oscilações na gasolina (crédito) concentraram-se nas áreas do Lagoa (6,70%) e do Segredo (6,24%). No Prosa, o etanol teve diferença de 4,80%, enquanto o metro cúbico do GNV (Gás Natural Veicular) variou 4,77% na região central. A pesquisa analisa os valores de cinco tipos de combustíveis não aditivados: gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV, considerando pagamentos à vista e no cartão de crédito. Todos os produtos estão sujeitos a variações e disponibilidade, conforme a demanda. Serviço Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Abril: https://tinyurl.com/32h2xt44 Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Comparativo Março – Abril: https://tinyurl.com/4kdm6rb4 Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
O Papa: redescobrir o caminho da vida e tornar-se construtor de paz e fraternidade
Na homilia da missa celebrada no aeroporto de Bamenda, Camarões, Leão XIV chamou a atenção para os problemas que afetam o país, como “as numerosas formas de pobreza, que continuam a afetar inúmeras pessoas, a corrupção moral, social e política, ligada sobretudo à gestão da riqueza”. E também para “o mal causado pelo exterior, por aqueles que, em nome do lucro, continuam a pôr as mãos no Continente Africano para o explorar e saquear”. O Papa Leão XIV presidiu a missa pela paz e justiça, nesta quinta-feira (16/04), no aeroporto de Bamenda, Camarões, segunda etapa de sua viagem apostólica ao Continente Africano. “Venho até vós como peregrino da paz e da unidade”, disse o Pontífice no início de sua homilia, manifestado sua alegria de estar ali visitando esta terra, partilhando o caminho, os esforços e esperanças desse povo. Exploração do Continente Africano “Irmãos e irmãs, são muitos os motivos e as situações que nos partem o coração e nos lançam na aflição”, disse Leão XIV, recordando que “as esperanças num futuro de paz e reconciliação, em que cada um seja respeitado na sua dignidade e a cada um sejam garantidos os direitos necessários, são continuamente desvanecidas pelos muitos problemas que marcam esta belíssima terra”. São eles: “As numerosas formas de pobreza, que continuam a afetar inúmeras pessoas com uma crise alimentar em curso; a corrupção moral, social e política, ligada sobretudo à gestão da riqueza, que impede o desenvolvimento das instituições e das estruturas; os graves e consequentes problemas que atingem o sistema educativo e o sanitário, bem como a grande migração para o exterior, em particular dos jovens. E às problemáticas internas, frequentemente alimentadas pelo ódio e pela violência, junta-se ainda o mal causado pelo exterior, por aqueles que, em nome do lucro, continuam a pôr as mãos no Continente Africano para o explorar e saquear.” “Tudo isto corre o risco de nos fazer sentir impotentes e de enfraquecer a nossa confiança. No entanto, este é o momento para mudar, transformar a história deste país”, sublinhou o Papa. “Hoje, não amanhã; agora, não no futuro! Chegou o momento de reconstruir, de recompor o mosaico da unidade, combinando as diversidades e as riquezas do país e do continente, de edificar uma sociedade onde reinem a paz e a reconciliação”, ressaltou. Desafiar o mal, contruindo o bem De acordo com Leão XIV, “quando uma situação se consolida há muito tempo, o risco é o da resignação e da impotência, porque não esperamos nenhuma novidade”. “No entanto, a Palavra do Senhor abre espaços novos e gera transformação e cura, porque é capaz de colocar o coração em movimento, de pôr em crise o curso normal das coisas a que facilmente corremos o risco de nos habituar, e de nos tornar protagonistas ativos da mudança. Lembremo-nos disto: Deus é novidade, Deus cria coisas novas, Deus torna-nos pessoas corajosas que, desafiando o mal, constroem o bem.” “Vemos isso no testemunho dos Apóstolos”, disse ainda o Papa, ressaltando que “a coragem dos Apóstolos se torna consciência crítica, profecia, denúncia do mal, e este é o primeiro passo para mudar as coisas”. Tornar-se construtor de paz e fraternidade O Pontífice sublinhou que “obedecer a Deus não é um ato de submissão que nos oprime ou anula a nossa liberdade; pelo contrário, a obediência a Deus torna-nos livres, porque significa confiar-lhe a nossa vida e deixar que seja a sua Palavra a inspirar a nossa maneira de pensar e de agir”. “Quem obedece a Deus antes do que aos homens e ao modo humano e terreno de pensar, reencontra a própria liberdade interior, consegue descobrir o valor do bem e não se resignar ao mal, redescobre o caminho da vida e torna-se construtor de paz e fraternidade.” “Irmãos e irmãs, o consolo para os corações despedaçados e a esperança na transformação da sociedade são possíveis se nos confiarmos a Deus e à sua Palavra. Devemos, porém, guardar sempre no coração e recordar o apelo do apóstolo Pedro: obedecer a Deus, mais que aos homens. Obedecer-lhe, porque só Ele é Deus”, disse ainda o Papa. Deus nos torna pessoas novas De acordo com o Santo Padre, “isto nos convida a promover a inculturação do Evangelho e a vigiar com atenção, também sobre a nossa religiosidade, para não cairmos no engano de seguir aqueles caminhos que misturam a fé católica com outras crenças e tradições de caráter esotérico ou gnóstico, que, na realidade, têm frequentemente objetivos políticos e econômicos”. “Só Deus liberta, só a sua Palavra abre caminhos de liberdade, só o seu Espírito nos torna pessoas novas, que podem mudar este país”, sublinhou. Leão XIV concluiu, dizendo que acompanha o povo camaronês com sua “incessante oração”, em particular, a Igreja ali presente, composta por “muitos sacerdotes, missionários, religiosos e leigos que trabalham para ser fonte de consolação e esperança”. O Pontífice os encorajou a prosseguir neste caminho e os confiou “à intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja”. Vatican News
Câmara de Dourados cria Comissão dos Direitos da Mulher em meio à alta de feminicídios em MS
A Câmara Municipal de Dourados criou a Comissão Permanente dos Direitos da Mulher. A iniciativa foi aprovada durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira (13), em um contexto alarmante: o estado de Mato Grosso do Sul já registra 11 feminicídios apenas nos primeiros meses de 2026. A nova comissão é composta pelas vereadoras Karla Gomes (presidente), Isa Marcondes (vice-presidente) e Ana Paula (membro), e passa a integrar oficialmente o Regimento Interno da Casa. A criação representa uma resposta institucional ao cenário de violência, desigualdade e vulnerabilidade enfrentado por mulheres no município. A presidente da Comissão, Karla Gomes, ressaltou a importância da iniciativa: “A criação dessa comissão é mais um passo importante para garantir que os direitos das mulheres saiam do papel e se transformem em ações concretas. Queremos um espaço permanente de diálogo e escuta, que resulte em políticas públicas efetivas, com impacto real na vida das pessoas. Nosso compromisso é fortalecer a rede de proteção, ampliar a participação feminina e assegurar mais segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres de Dourados.” Segundo ela, mais do que simbólica, a comissão nasce com atribuições amplas e estratégicas. Entre as principais funções estão a análise de projetos de lei relacionados aos direitos das mulheres, o acompanhamento de políticas públicas e a fiscalização da aplicação de recursos destinados a essa área.O colegiado também terá papel ativo no recebimento de denúncias de violência e discriminação, na promoção da participação feminina na política e na articulação com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Outro ponto central é o monitoramento de áreas essenciais como saúde, assistência social, educação, mercado de trabalho e programas voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade — incluindo chefes de família, mulheres do campo e vítimas de violência. A atuação da comissão abrange ainda temas sensíveis e estruturais, como a saúde materno-infantil, o combate ao câncer (de mama, colo do útero e ovário), a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o enfrentamento da exploração sexual de meninas e adolescentes. Além disso, haverá atenção específica à igualdade racial, com recebimento e investigação de denúncias de discriminação contra mulheres negras e indígenas — uma realidade presente em Dourados, que possui uma das maiores populações indígenas urbanas do país.A comissão também deverá incentivar estudos e pesquisas sobre a realidade das mulheres douradenses, subsidiando políticas públicas mais eficientes. Dados que preocupamA criação da comissão ocorre diante de números preocupantes. Em Dourados, foram registrados dois feminicídios em 2025. Já os casos de violência doméstica somam 496 ocorrências recentes, com maior incidência nos bairros Jardim Água Boa, Cachoeirinha, Novo Horizonte, região central e na aldeia Jaguapiru.Os dados sobre violência sexual também chamam atenção: em 10 anos, o município contabilizou 1.875 casos de estupro. Apenas em 2026, já são 36 registros. As áreas com maior incidência incluem as aldeias Bororó e Jaguapiru, além dos bairros Jardim Novo Horizonte, Água Boa e Cachoeirinha. Estrutura já existente ganha reforçoA nova comissão fortalece iniciativas já em andamento na Câmara, como a Procuradoria da Mulher, criada em 2023, e a chamada “Sala Rosa” — espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência e discriminação. Coordenada pela vereadora Karla Gomes, a Sala Rosa já realizou centenas de atendimentos, incluindo encaminhamentos para assistência social, psicológica e acesso a direitos básicos, como educação e alimentação. O espaço também promove campanhas educativas, palestras e ações de conscientização.A Procuradoria da Mulher atua no recebimento e encaminhamento de denúncias, além de fiscalizar políticas públicas e promover debates sobre igualdade de gênero. Casa da Mulher BrasileiraOutro ponto de expectativa para reforço no enfrentamento a violência doméstica é a implantação da Casa da Mulher Brasileira, considerada fundamental para fortalecer a rede de proteção. Nesse contexto a Comissão dos Direitos da mulher também pretende ajudar e fazer o acompanhamento da implantação da estrutura em Dourados.A estrutura será construída na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Planalto, em um terreno estadual. O projeto sofreu mudanças após a área inicialmente prevista apresentar irregularidades. Papel do Legislativo se ampliaDe acordo com a presidente Liandra Brambilla, a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher reforça o papel da Câmara não apenas como órgão legislador, mas também como agente fiscalizador e articulador de políticas públicas.A medida não implica aumento significativo de despesas, mas reorganiza a estrutura interna para dar mais eficiência às ações voltadas à proteção das mulheres.“Em um cenário de crescimento da violência e desigualdades persistentes, a iniciativa sinaliza um compromisso institucional com a construção de uma sociedade mais segura, justa e igualitária — onde políticas públicas saiam do papel e cheguem, de fato, a quem precisa”, destaca a vereadora.
PF e Gaeco/MS realizam prisão contra tráfico de drogas
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (16/4), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no âmbito da Operação Audácia 2. Ação ocorreu nos municípios sul-mato-grossenses de Dourados, de Campo Grande, de Caarapó e de Fátima do Sul As investigações tiveram início após apreensão de dinheiro transportado em espécie entre as cidades de Ponta Porã e de Dourados, em 29/11/2023. Após a deflagração da primeira fase da Operação Audácia, em julho de 2025, novas informações revelaram existência de tráfico de drogas, supostamente com envolvimento de servidores públicos. As medidas cautelares cumpridas envolvem o bloqueio de bens no valor aproximado de até R$18 milhões e a busca de elementos de prova que possam corroborar ou refutar as hipóteses criminais.
Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Líbano por dez dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (16), que costurou um acordo de cessar-fogo entre Líbano e Israel de dez dias a partir da noite de hoje. A trégua era uma das exigências do Irã para continuidade das negociações com os EUA. O parlamentar do Hezbollah, Ibrahim al-Musawi, disse à agência francesa AFP que o grupo respeitará o acordo se os ataques israelenses cessarem. O governo em Tel Aviv não se manifestou. “Acabei de ter excelentes conversas com o altamente respeitado presidente Joseph Aoun, do Líbano, e com o primeiro-ministro Bibi [Benjamin] Netanyahu, de Israel. Esses dois líderes concordaram que, para alcançar a paz entre seus países, iniciarão formalmente um cessar-fogo de 10 dias às 17h [horário de Brasília]”, disse Trump em uma rede social. Ainda segundo o chefe da Casa Branca, “ambos os lados querem ver a paz, e acredito que isso acontecerá, em breve!”. Apesar do anúncio envolver o governo libanês, ele não tem poder sobre o grupo Hezbollah, que funciona como espécie de partido-milícia ligado ao Eixo da Resistência, formados por grupos que se opõem às políticas dos EUA e de Israel no Oriente Médio, entre eles, o Irã. O presidente do Líbano, Joseph Aoun, informou, em comunicado, que agradeceu Trump pelos esforços para se chegar a um cessar fogo no Líbano e garantir a paz permanente “para alcançar o processo de paz na região e desejou que ele continuasse esses esforços para um cessar-fogo o mais rápido possível”. Nas redes sociais, o primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam, saudou o anúncio de Trump. “Acolho com satisfação o anúncio do cessar-fogo proclamado pelo presidente Trump, que constitui uma reivindicação libanesa central pela qual nos empenhamos desde o primeiro dia da guerra e que foi o nosso objetivo primordial no encontro de Washington na terça-feira”, disse. Representantes de Tel-Aviv e do Líbano se reuniram em Washington nesta semana pela primeira vez desde 1983, ano em que Israel invadiu o Líbano pela primeira vez. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não se manifestou sobre o suposto acordo. Segundo o jornal israelense The Times of Israel, os ministros do gabinete do governo receberam “com surpresa” a notícia. Netanyahu teria informado que concordou com o cessar-fogo à pedido do Trump. A oposição à Netanyahu criticou o cessar-fogo “imposto” à Israel. Outro portal de notícias de Israel, o Ynet, informou que um oficial militar do país disse que as tropas continuariam no território libanês, apesar do cessar-fogo. Entenda A atual fase da guerra que envolve Israel e Líbano teve início em outubro de 2023, quando o Hezbollah inicia ataques contra o norte de Israel em solidariedade ao povo palestino, diante dos massacres na Faixa de Gaza. Em novembro de 2024, foi costurado um acordo de cessar-fogo entre o grupo político militar xiita e Tel Aviv. Porém, tal acordo nunca foi respeitado por Israel, que continuava realizando ataques no Líbano. Com o início da agressão contra o Irã, em 28 de fevereiro, o Hezbollah voltou a atacar Israel em resposta às violações sistemáticas do cessar-fogo nos últimos meses e também em retaliação ao assassinado do líder Supremo do Irã, Ali Khamenei. No dia 8 de abril, é anunciado o cessar-fogo da guerra no Irã, mas Israel continua com ataques no Líbano, desrespeitando novamente o acordo, dessa vez, costurado pelo Paquistão. O Irã vinha exigindo que o Líbano entrasse no cessar-fogo para continuar as negociações com os EUA, com a segunda rodada de conversas prevista para os próximos dias. História O conflito entre Israel e o Hezbollah remonta à década de 1980, quando a milícia xiita foi criada em reação à invasão e ocupação de Israel no Líbano para perseguição dos grupos palestinos que buscavam refúgio no país vizinho. Em 2000, o Hezbollah conseguiu expulsar os israelenses do país. Ao longo dos anos, o grupo se torna um partido político com assentos no Parlamento e participação nos governos. O Líbano ainda foi atacado pelo governo de Israel em 2006, 2009 e 2011. Agência Brasil
Gabinete itinerante: Governo de MS reúne setor produtivo para ouvir demandas e apresentar resultados
Com foco no desenvolvimento das cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado atua em ações que resultam no crescimento econômico aliado a geração de emprego e renda para a população. Diante disso, o governador Eduardo Riedel fez reuniões e atendimentos a representantes de diversas áreas do agronegócio nesta quinta-feira (16) durante 86ª Expogrande, realizada em Campo Grande. Logo às 7h30, Riedel se reuniu com produtores no estande da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 13 entidades do agro estadual estavam representadas no encontro, onde foi formalizada a assinatura de protocolos de intenções envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e de Educação (SED), além da Famasul e Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural). O primeiro ato foi a entrega, por parte do setor produtivo, de documento consolidando as principais demandas do agronegócio sul-mato-grossense, reforçando o diálogo institucional entre Poder Público e cadeias produtivas. “São situações muito importantes entre o Governo do Estado e a Famasul. Primeiro é receber do setor organizado propostas e sugestões para um plano de governo, para manter o nosso setor cada vez mais competitivo. As propostas são muito alinhadas com aquilo que a gente pensa”, disse Riedel. Além disso, duas iniciativas foram tratadas na reunião. Uma delas objetiva a criação de um centro de ensino no Pantanal para ofertar educação gratuita com foco no ensino regular gratuito para a população da região. A ideia é em mútua colaboração aperfeiçoar estudos e métodos de trabalho para estabelecer bases preliminares de futura cooperação técnica e financeira para estruturar o funcionamento de tal centro, que será edificado pela Funar. “É um convênio para uma escola no Pantanal. A Famasul vai investir num equipamento em uma modelagem nova, no coração do Pantanal, e oferecer acesso à educação de qualidade e, principalmente, o significado de permanência de famílias, crianças por meio da educação. É um convênio transformador, que a gente consegue levar a infraestrutura e também é um sinal de manutenção da nossa cultura pantaneira”, afirma Riedel. Já a outra iniciativa tratada visa o desenvolvimento de ferramenta tecnológica voltada à regularização fundiária em áreas de fronteira. A ferramenta terá foco em leitura, interpretação e estruturação automática de documentos, incluindo reconhecimento de texto OCR e análise de assinaturas. “O convênio é para a ratificação dos títulos de faixa de fronteira. São 10 mil títulos. A gente pode usar inteligência artificial para agilizar o processo, que demoraria mais de dois anos e meio, mas vamos fazer em quatro, cinco meses. Também outra tecnologia sendo aplicada de uma maneira mais intensiva dentro do governo. A boa parceria público e privada, ela sempre dá bons resultados”, explica o governador. Na sequência dessas agendas, representantes da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) apresentaram dados atualizados da safra de soja. Segundo a entidade, até o dia 10 de abril, Mato Grosso do Sul já havia colhido cerca de 4,5 milhões de toneladas do grão. A região sul do Estado lidera os trabalhos, com 99,3% da área colhida, seguida pelas regiões centro (91,7%) e norte (82,7%). O preço médio da saca foi registrado em R$ 110,23. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MSEdição: Nyelder Rodrigues/Secom-MS
Na guerra contra a Chikungunya, Agentes de combate às endemias vistoriam 1.354 imóveis em apenas um dia
A Prefeitura de Dourados vistoriou nesta quarta-feira (15) um total de 1.354 moradias em busca de focos do mosquito Aedes aegypti e encontrou 204 imóveis fechados, o que tem acendido o alerta das autoridades sanitárias do município. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já começaram a notificar os proprietários para que providenciem a limpeza desses imóveis e facilitem o acesso dos agentes de combate às endemias. Após a notificação, o passo seguinte é a aplicação de multa contra o proprietário e, em casos mais severos, as equipes podem pedir apoio da Defesa Civil para entrada forçada nesses ambientes. Todas as ações estão sendo definidas em reuniões diárias do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pelo prefeito Marçal Filho para estruturar o enfrentamento à Chikungunya. Durante os trabalhos desta quarta-feira, os 70 agentes identificaram 24 focos do mosquito transmissor da doença e emitiram 56 notificações. Além disso, as equipes realizaram tratamento químico em 64 depósitos que tinham potencial para abrigar focos do Aedes aegypti. As ações foram concentradas nos bairros Santa Maria, Santa Herminia, Jardim Maracanã, Monte Sião, Jardim Canaã 1, Monte Líbano, Piratininga, Pelicano e imediações. Em outra frente, o Centro de Controle de Zoonoses pulverizou larvicida com veículo Leco em 126 quarteirões dos bairros Monte Sião, Jardim Carisma, Parque dos Coqueiros, Canaã III, Novo Horizonte, Cidade Jardim 1 e imediações. Também foram abertas 24 ordens de serviço e atendidas outras 39 ordens. Com as ações desta quarta-feira serão gerados 533 notificações e 80 autos de infração, além de 82 multas. Até esta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde havia recebido 305 Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), também chamadas de “armadilhas” e os agentes de combate às endemias já tinham instalado 240 unidades nos bairros Assentamento Santa Fé, Assentamento Santa Felicidade, Jóquei Clube, Vila Mariana, Parque das Nações I e II, Terra Dourada, Comunidade Vitória, Parque do Lago I e II e imediações. AÇÕES DE SAÚDE Enquanto as equipes do Centro de Controle de Zoonoses atuam nos bairros, as equipes de saúde comandadas pela Força Nacional do SUS tem atuado no atendimento aos moradores da Reserva Indígena de Dourados. Somente nesta quarta-feira o Hospital Porta da Esperança (Missão Caiuá) atendeu 38 pacientes da Aldeia Bororó e outros 38 da Aldeia Jaguapiru, além de quatro pacientes do Assentamento Boqueirão e um do Assentamento Nhuvera. Na Aldeia Bororó, a Equipe 1 realizou nesta quarta-feira, 26 atendimentos, sendo 18 em pacientes com sintomas de Chikungunya. Foram realizadas 10 coletas para exame PCR. Já a Equipe 2 atendeu 42 pessoas, sendo 27 com sintomas para Chikungunya. Também foram realizadas três remoções para o Hospital Universitário da UFGD e 20 coletas para exame PCR. Na Aldeia Jaguapiru, a Equipe 1 realizou 24 atendimentos e encontrou dois pacientes com Chikungunya crônica. A Equipe 2 realizou 18 atendimentos, sendo seis em pacientes sintomáticos para Chikungunya. Foi feita, também, uma remoção para o Hospital Porta da Esperança. O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) confirmou hoje a oitava morte em decorrência de complicações por Chikungunya em Dourados. Trata-se de um paciente de 63 anos, que era morador do Parque das Nações II e estava internado no Hospital Unimed. É o primeiro óbito de paciente que morava fora da Reserva Indígena de Dourados. Números do Informe Epidemiológico desta quinta-feira (16) revelam que a situação segue crítica nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Até o momento são 1.993 casos prováveis, 1.461 casos confirmados, 639 casos descartados, 532 casos em investigação, num total de 2.632 casos e 454 atendimentos hospitalares.
Para fortalecer cadeia produtiva da laranja, Riedel participa de remoção simbólica de murtas na Expogrande
Como parte das ações para fortalecer o agronegócio e em especial a cadeia produtiva da laranja em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado – apoiador da 86° edição da Expogrande – cumpre uma extensa agenda de trabalho na feira durante esta quinta-feira (16), com o ‘gabinete itinerante’. Entre as ações que contam com a presença do governador Eduardo Riedel, está a atividade simbólica de remoção de murtas no parque da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). “Este ato de extração da murtafoi realizado para fortalecer a cadeia produtiva da citricultura da laranja. A murta é hospedeira de um vetor da maior doença da laranja que tem afetado os laranjais em São Paulo e outras regiões. A gente está fazendo um gesto retirando as murtas. Este ato garante sanidade para os nossos pomares de laranja”, explicou Riedel. A murta é uma planta ornamental, comum nas áreas urbana e rural. “Buscamos eliminar a murta de regiões onde a laranja está sendo plantada. Assim damos garantia para quem está investindo aqui, no aspecto sanitário. Mato Grosso do Sul tem feito a sua parte”, afirmou Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS







