A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil, iniciou nesta semana um cronograma de gincanas e campanhas de conscientização sobre Chikungunya nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). A medida é uma resposta ao avanço da doença na cidade e integra o programa Defesa Civil nas Escolas, que está sendo desenvolvimento por determinação do prefeito Marçal Filho como forma de envolver a comunidade escolar no combate aos pontos de água parada, locais onde se desenvolvem as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zica Vírus. As ações têm como prioridade as unidades localizadas em regiões consideradas críticas pelo setor de vigilância sanitária, ou seja, onde os agentes de combate às endemias estão identificando aumento nos focos do mosquito. O plano foi definido em reunião entre o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o secretário-adjunto de Educação, José Tardivo, e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana. O envolvimento dos estudantes no combate e prevenção à Chikungunya é uma estratégia importante por conscientizar esse público ainda jovem sobre essa grave doença e sobre os cuidados simples que podem salvar vidas. “O objetivo é transformar os alunos em multiplicadores do combate ao mosquito Aedes aegypti, levando a conscientização para dentro das casas”, afirma o secretário Nilson Francisco. Segundo ele, as atividades lúdicas ajudam na fixação das medidas preventivas em bairros com maior incidência de casos. As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação incluem atividades de conscientização, gincanas e palestras voltadas à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A estratégia foca nas escolas para que os alunos identifiquem riscos em casa e na escola e sejam multiplicadores de conhecimento e cuidado. Segundo o planejamento da Semed, as mobilizações ocorrerão durante o horário letivo e envolverão a distribuição de materiais informativos específicos sobre os sintomas e a prevenção da Chikungunya. A Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil se uniram em torno da campanha educativa em razão do avanço da doença em Dourados. Informe Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17) aponta que o município já tem 4.919 casos prováveis de Chikungunya, com 1.858 casos confirmados, 1.003 casos descartados e 3.061 casos em investigação, num total de 5.922 notificações e taxa de positividade de 64,9%. Também participaram da organização das atividades que serão levadas à Rede Municipal de Ensino, a diretora do Departamento de Ensino, Karina Teixeira, e Lucas Rodrigues Venâncio, da Defesa Civil.
Prefeitura mantém serviços essenciais e plantões na saúde durante feriado prolongado
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo na segunda-feira (20), em razão do feriado nacional de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, terça-feira. Com isso, parte dos órgãos municipais param as atividades nesta sexta-feira, a partir das 13h30 e retomam os trabalhos na manhã de quarta-feira (22). A medida está estabelecida no Decreto nº 624, publicado no Diário Oficial nº 6.608, desta quinta-feira (16). Durante o período, os serviços essenciais serão mantidos, garantindo o atendimento à população. Na área da saúde, o funcionamento seguirá em regime de plantão, com unidades estratégicas abertas para atender a demanda. A decisão de manter os serviços de saúde em funcionamento durante o feriado prolongado foi motivada por dois fatores importantes: 1 – o avanço da epidemia de Chikungunya, que começa a se espalhar por diversos bairros de Dourados e tem provocado uma alta demanda por consultas médicas nas Unidades Básicas e UPA. 2 – o aumento de casos de síndromes respiratórias, sobretudo em virtude da Influenza, que também tem elevado a procura por atendimento médico. O Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continuarão com atendimento ininterrupto. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Seleta e do Santo André funcionarão em regime especial no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21), das 12h às 22h. Na segunda-feira (20), todas as UBS do município atenderão normalmente, bem como o Posto Atendimento Médico (PAM), sendo que na Seleta e no Santo André, o atendimento será estendido das 18h às 22h. As farmácias municipais também terão funcionamento diferenciado. Nos dias 18, 19 e 21, as unidades localizadas nas UBS do Santo André e da Seleta atenderão das 12h às 22h, enquanto a farmácia do Pronto Atendimento Médico funcionará das 7h às 17h. Já na segunda-feira (20), todas as farmácias operam em horário habitual. A coleta de lixo será mantida normalmente durante todo o período, assegurando a continuidade dos serviços de limpeza urbana. Os ecopontos municipais terão interrupção apenas no dia 21, retomando o atendimento nos demais dias conforme cronograma habitual. A Secretaria de Assistência Social mantém a Casa da Acolhida sem interrupção nos serviços prestados à população vulnerável durante o feriado prolongado, bem como o plantão funeral prestado pela Pasta. Os demais órgãos e autarquias municipais não terão atendimento ao público na segunda-feira (20) e no feriado de terça-feira (21), com retorno das atividades na quarta-feira (22).
Secretaria de Agricultura promove capacitação para feirantes e empreendedores de food trucks
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), realiza no próximo dia 27 de abril a capacitação “Foco na regulamentação e boas práticas”, voltada a feirantes e empreendedores de food trucks que atuam no município. O treinamento será realizado no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal, sede da Prefeitura, e abordará temas como regulamentação, diretrizes legais e sanitárias, além de orientações sobre boas práticas nas feiras livres e nos espaços públicos destinados à comercialização de alimentos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a participação é obrigatória e está prevista na Lei Municipal nº 4.380, de 6 de dezembro de 2019, que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Dourados. “Quem atua no setor de alimentação precisa estar atualizado com as regras sanitárias e de saúde pública”, observa Bruno Pontim. “Nossa obrigação, além de fiscalizar, é proporcionar condições para que esses profissionais fiquem em sintonia com a legislação”, completa o secretário. A legislação estabelece normas detalhadas para a organização, funcionamento e fiscalização das feiras. Entre os pontos previstos, está a definição das feiras livres como centros de exposição, produção e comercialização a varejo de uma ampla variedade de produtos, incluindo gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiros, produtos de origem animal inspecionados, itens de apicultura, piscicultura, artesanato, comidas típicas, bebidas, além de artigos de uso doméstico e pessoal. A lei também determina a setorização obrigatória das feiras, organizando os espaços conforme o tipo de produto comercializado, como hortifrutigranjeiros, praça de alimentação, secos e molhados e armarinhos. Essa divisão busca garantir melhor organização, segurança alimentar e conforto ao público. Outro ponto importante é a regulamentação sobre localização e funcionamento. As feiras devem respeitar critérios como distância mínima entre si e restrições quanto à proximidade de unidades de saúde e segurança pública, além de operar em dias e horários previamente definidos pelo poder público. A norma ainda prevê exigências estruturais, como o uso obrigatório de coberturas adequadas nas barracas, padronização dos espaços e organização por segmentos comerciais, além da proibição de circulação de veículos não autorizados durante o funcionamento das feiras. O secretário recorda que para atuar regularmente, os feirantes precisam estar cadastrados junto ao município, obter o alvará de funcionamento e participar de capacitações obrigatórias, incluindo treinamentos em empreendedorismo oferecidos pela Semaf em parceria com outros órgãos municipais. A fiscalização é realizada por equipes da Prefeitura, com atuação integrada de fiscais de postura, Vigilância Sanitária e órgãos de defesa do consumidor, garantindo o cumprimento das normas e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Segundo ainda o titular da Semaf, a capacitação tem como objetivo orientar os trabalhadores quanto às exigências legais e sanitárias, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a segurança alimentar e a organização das feiras livres no município. A legislação estabelece normas para organização, localização e concessão de permissões para atuação nesses espaços, definindo as feiras livres como centros de exposição, produção e comercialização a varejo. Entre os produtos contemplados estão gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiros, itens de olericultura, apicultura, piscicultura, além de artesanato, entre outros. A iniciativa, reforça a Semaf, busca orientar os trabalhadores quanto ao cumprimento das exigências legais e sanitárias, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e para a segurança alimentar nos espaços públicos. SERVIÇO Capacitação: “Foco na regulamentação e boas práticas” Data: 27 de abril Local: Anfiteatro da Prefeitura de Dourados Público-alvo: Feirantes e empreendedores de food trucks Participação: Obrigatória
Investimento: Zé Teixeira solicita rampa náutica para fortalecer a pesca em MS
A consolidação de Mato Grosso do Sul como referência na pesca amadora e esportiva ganha um novo impulso com a articulação para a melhoria da infraestrutura fluvial na região da Grande Dourados. O deputado estadual Zé Teixeira (PL), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou nesta semana uma solicitação formal à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para a construção de uma rampa náutica na área da ponte sobre o Rio Brilhante. A estrutura, planejada para ser erguida na MS-156, no limite entre os municípios de Itaporã e Rio Brilhante, pretende solucionar uma dificuldade histórica de acesso ao leito do rio. Localizado a cerca de seis quilômetros do Distrito de Piraporã, o novo “descedor” de barcos permitirá que pescadores e turistas realizem o deslocamento de embarcações com segurança, eliminando os riscos enfrentados atualmente devido às condições precárias das margens. Para Zé Teixeira, o investimento em infraestrutura náutica é uma ferramenta de desenvolvimento econômico que atinge diretamente o pequeno comerciante e o setor de serviços. O parlamentar defende que a facilitação do acesso público aos rios estimula uma cadeia produtiva que envolve desde a venda de insumos e iscas até o fortalecimento do turismo regional, gerando renda para as famílias. Esta nova frente de trabalho segue o modelo adotado com sucesso no Rio Dourados, na BR-163, onde a intervenção do deputado resultou na entrega de um descedor público concretado e revitalizado no início deste ano. Antes daquela iniciativa, as condições de acesso eram consideradas críticas pela comunidade local. Com o apoio técnico da Agesul, a obra garantiu estabilidade para a descida de barcos tanto em períodos de cheia quanto de seca severa. O cronograma de ações para o fortalecimento do setor inclui ainda pedidos de melhorias em outras localidades estratégicas. Zé Teixeira monitora a necessidade de intervenções em rampas náuticas no Rio Dourados, especificamente na 9ª Linha, no Distrito de Culturama (Fátima do Sul), e em Porto Cambira, na MS-156, reforçando o cinturão de apoio à pesca esportiva no sul do Estado.
Lei define guarda compartilhada de pets
Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou a união chega ao fim é um momento de angústia. Esse desgaste pode ser abrandado a partir desta sexta-feira (17), com a publicação da lei que institui a guarda compartilhada de pets. A norma estabelece regras, inclusive, caso não haja acordo. Situações em que o juiz determinará o compartilhamento da custódia e das despesas do animal de forma equilibrada entre as partes. Para isso, o animal deve ser “de propriedade comum”, ou seja, ter passado a maior parte de sua vida de forma conjunta, com o casal. Manutenção Os gastos com alimentação e higiene serão de responsabilidade de quem tiver o animal em sua companhia. As demais despesas, como consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes. Indenização A parte que renunciar ao compartilhamento da custódia perderá a posse e a propriedade do animal de estimação em favor da outra, sem direito a indenização. Não cabe reparação econômica também em casos de perda definitiva da custódia causada por descumprimento imotivado do acordo. Em caso de decisão judicial, não será deferida a custódia compartilhada do animal se o juiz identificar: Nessas situações, o agressor perderá a posse e a propriedade do animal para a outra parte, sem direito a indenização.
Flamengo goleia Independiente Medellín por 4 a 1 na Copa Libertadores
Com uma atuação segura no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo goleou o Deportivo Independiente Medellín (Colômbia) pelo placar de 4 a 1, na noite desta quinta-feira (16), pela Copa Libertadores da América. Após somar três pontos em seu primeiro compromisso como mandante na atual edição da competição continental, o Rubro-Negro da Gávea chegou ao total de seis, mantendo 100% de aproveitamento e liderando o Grupo A da competição. A equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim fez uma partida muito correta, na qual não deu muitos espaços ao ataque adversário e buscou as transições em velocidade para agredir um adversário claramente inferior tecnicamente. E o Flamengo precisou de apenas 14 minutos de bola rolando para abrir o marcador. O volante Lucas Paquetá recebeu passe de Ayrton Lucas antes de bater com categoria para superar o goleiro Chaux. Aos 39 o Independiente Medellín chegou a ensaiar uma reação, quando falha de Carrascal deu início a contra-ataque dos colombianos. Serna partiu em velocidade e tocou para Yony González, que bateu na saída do goleiro Rossi. Mas o Rubro-Negro voltou a ficar em vantagem cinco minutos depois com Bruno Henrique, que marcou de cabeça após receber cruzamento milimétrico do uruguaio Arrascaeta. Logo após o intervalo Bruno Henrique e Arrascaeta inverteram os papéis e o Flamengo ampliou sua vantagem. O camisa 10 do time da Gávea lançou para o atacante, que devolveu dentro da área para o uruguaio, que chegou de primeira para colocar a bola no fundo do gol dos colombianos. Com uma vantagem tão confortável Leonardo Jardim passou a trocar as peças de sua equipe, e uma das que que saiu do banco, o atacante Pedro, deu números finais ao marcador aos 50 minutos. Em rápido contra-ataque Luiz Araújo lançou o centroavante, que, de biquinho, bateu para fechar o marcador. Verdão vence O outro brasileiro em ação nesta quinta pela Libertadores também venceu. Atuando em sua casa, o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 1. No primeiro tempo o zagueiro Murilo abriu o placar para o Verdão, mas Juan González empatou para os peruanos minutos depois. E apenas aos 34 minutos da etapa final a equipe do técnico Abel Ferreira garantiu a vitória, graças a gol em cobrança de pênalti do argentino Flaco López.
Com trinca de Alex Choco, Operário goleia Primavera e segue na briga por classificação na Copa Verde
O Operário FC segue na luta para chegar na semifinal da Copa Centro-Oeste, a fase regional da Copa Verde. Nesta quinta-feira (16), em Campo Grande, fechando a quarta rodada, o Galo recebeu o Primavera-MT e, em noite de Alex Choco, com três gols, goleou por 4 a 1. Einstein completou a vitória alvinegra, a primeira no comando de Diego Sousa, com Giovanni descontando para os mato-grossenses. Com a vitória, o Operário iguala a pontuação dos líderes Araguaína-TO e Rio Branco-ES, todos com sete pontos, mas fica na terceira posição por causa do saldo de gols negativo e precisa combinar resultados na última rodada, dia 29 de abril, para se classificar. O Galo enfrenta o Capital-DF, em Brasília, e, além de vencer, torce para que o Araguaína não vença o Vila Nova ou que o Rio Branco tropece no Primavera fora de casa. Gols No Estádio Jacques da Luz, o Operário abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo. Pela direita, Einsten rolou para Danilinho que, da linha de fundo, cruzou por baixo para Alex Choco, livre na área, desviar e marcar seu primeiro gol na partida. A resposta do time mato-grossense veio cinco minutos depois com Sampson fazendo a jogada pela direita e rolando para Giovanni, desmarcado, bater firme para igualar o placar em 1 a 1. Nos acréscimos, Choco teve mais uma chance de marcar, tirou do goleiro mas acertou a bola no travessão. No segundo tempo, aos oito minutos, o Galo voltou a ficar na frente. Roger Modesto abriu espaço com três marcadores em cima e deu passe na medida para Einstein pela direita. O lateral chegou antes do goleiro e, com uma cavadinha, marcou um belo gol. Aos 17 minutos, outra assistência de Roger Modesto pelo meio, agora para Alex Choco que invadiu a área e bateu por baixo de Medina, que ainda tocou na bola, mas não evitou o terceiro gol alvinegro. Nos acréscimos, apareceram mais uma vez o garçom e o artilheiro da partida. Roger Modesto fez a jogada saindo do meio para a esquerda e bateu por baixo, cruzado. Alex Choco, de carrinho, alcançou a bola e mandou para a rede, decretando a goleada operariana por 4 a 1.
Lei assegura recusa, informação e protagonismo do paciente no atendimento em saúde
Abril, mês dedicado a segurança do paciente, ganha um reforço importante em 2026 com a entrada em vigor da Lei nº 15.378, publicada em 6 de abril 2026 pela Presidência da República, que amplia direitos e fortalece a participação do cidadão no cuidado em saúde. A nova legislação consolida garantias que vão desde o acesso à informação até a autonomia para decidir sobre tratamentos, além de reforçar o papel do acompanhante como aliado na segurança do atendimento. Na prática, a lei coloca o paciente no centro das decisões e estabelece que nenhum procedimento deve ser realizado sem que haja compreensão clara sobre o que está sendo feito, por que está sendo indicado e quais são os riscos envolvidos. “A nova lei consolida um avanço importante ao colocar o paciente no centro do cuidado, com mais autonomia e acesso à informação. Em Mato Grosso do Sul, esse movimento já vem sendo fortalecido com a atuação do Negesp e a expansão dos núcleos municipais de segurança do paciente”, avalia a coordenadora do Negesp (Núcleo Estadual de Segurança do Paciente), Eduarda Tebet. O trabalho busca chamar atenção para a importância de práticas seguras em todos os níveis da atenção à saúde. Com a nova legislação, um dos principais avanços é o reforço ao direito à informação. O paciente deve receber explicações compreensíveis sobre diagnóstico, exames e tratamentos, incluindo riscos, benefícios e alternativas. Essa medida está diretamente ligada à segurança do paciente, já que a comunicação falha é uma das principais causas de eventos adversos nos serviços de saúde. Ao garantir informação adequada, a lei fortalece a prevenção de erros e melhora a qualidade da assistência. Paciente pode recusar tratamento A legislação também assegura, de forma mais clara, o direito à recusa terapêutica. Isso significa que o paciente pode não aceitar procedimentos, exames ou tratamentos, desde que esteja devidamente informado. A decisão passa a ser reconhecida como parte do cuidado, respeitando a autonomia individual e os princípios éticos da prática em saúde. O consentimento deixa de ser apenas formal e passa a ser um processo efetivo de decisão compartilhada. Acompanhante como direito garantido Outro ponto de destaque é o fortalecimento do direito a acompanhante, que já vinha sendo ampliado em leis anteriores. Desde 2023, por exemplo, toda mulher pode ser acompanhada por pessoa de sua escolha em consultas, exames e procedimentos, em serviços públicos e privados, sem necessidade de aviso prévio. Agora, a nova lei avança ao reconhecer o acompanhante como parte ativa no cuidado, não apenas como presença emocional e dispõe que o referido acompanhante “tem o direito de fazer perguntas e de certificar-se de que os procedimentos de segurança do paciente estão sendo adotados”. MS fortalece segurança do paciente A legislação também dialoga com uma mudança mais ampla no modelo de atenção à saúde: a construção de uma cultura de segurança. Isso inclui a adoção de protocolos assistenciais, melhoria da comunicação entre equipes e incentivo à participação do paciente e de seus familiares no cuidado. O objetivo é reduzir riscos, evitar falhas e tornar o atendimento mais seguro e humanizado. Uma das vertentes trabalhadas no Estado é justamente a construção e implementação de protocolos assistenciais para qualificar o atendimento e ampliar a segurança do paciente — como o já implantado para infarto agudo do miocárdio, que organiza o fluxo e agiliza o cuidado, além de outros em desenvolvimento, como o de apendicite. A máxima dessa implantação, assim como da estruturação dos núcleos de segurança do paciente, é que quanto mais estruturados são os protocolos, menores os riscos. “A adoção de protocolos clínicos, como os já implantados em unidades de referência do Estado, é fundamental para padronizar condutas, reduzir riscos e garantir mais segurança ao paciente em todas as etapas do atendimento”, destacou o assessor técnico médico da SES, João Ricardo Tognini. Em Mato Grosso do Sul, essa política já está em andamento e segue em expansão. O Estado conta com o Negesp 21 núcleos municipais implantados, fortalecendo a implementação de práticas seguras em toda a rede de saúde. Mitigando os riscos No Brasil, o fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente é estratégico para garantir que práticas seguras sejam aplicadas no dia a dia dos hospitais. Em Mato Grosso do Sul, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente atua como referência para estimular boas práticas, acompanhar indicadores e capacitar equipes. Segundo a coordenadora do Negesp/MS, Eduarda Tebet, a cultura de segurança precisa ser permanente e envolver todos os atores do sistema de saúde. “Protocolos bem aplicados salvam vidas, e quando todos — gestores, profissionais e pacientes — participam ativamente, conseguimos reduzir falhas e oferecer um cuidado mais qualificado”, enfatizou. Ela destaca que a adoção de ferramentas como o checklist de cirurgia segura da OMS (Organização Mundial da Saúde) exemplifica esse avanço. Pesquisas internacionais apontam que o uso do checklist pode reduzir a mortalidade cirúrgica em 25% a 43%. Em estudo realizado na Escócia, houve queda relativa de 36,6% nas mortes perioperatórias após a implementação da medida. “Outro exemplo é o SCC (Safe Childbirth Checklist), da OMS, que contribui para diminuir a mortalidade perinatal. Meta-análises recentes demonstraram que o risco relativo de natimortalidade caiu cerca de 11% em locais onde o protocolo foi aplicado”, completa. Abril Amarelo reforça mudança de cultura Com a nova lei, o Abril Amarelo ganha ainda mais relevância ao destacar que segurança do paciente não depende apenas de protocolos técnicos, mas também de informação, diálogo e respeito às decisões individuais. Ao garantir o direito de entender, decidir e participar, o Brasil avança para um modelo de saúde mais seguro, transparente e centrado nas pessoas — onde o paciente deixa de ser espectador e passa a ser protagonista do próprio cuidado. A íntegra da lei pode ser conferida em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2026/lei/l15378.htm Danúbia Burema, Comunicação SES
Boletim Epidemiológico: MS registra 2.639 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul já registrou 5.352 casos prováveis de chikungunya, sendo 2.639 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (16). Conforme o documento, 12 óbitos pela doença foram confirmados nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim e Fátima do Sul. Entre as vítimas, sete possuíam algum tipo de comorbidade. O boletim também aponta 46 casos confirmados de chikungunya em gestantes. Dois óbitos estão em investigação. Dengue Já em relação à dengue, o Estado contabiliza 3.266 casos prováveis, sendo 469 confirmados. Não há nenhum óbito registrado nem em fase de investigação. Nos últimos 14 dias, Santa Rita do Pardo, Paraíso das Águas, Corumbá, Caarapó, Miranda, Jardim e Aquidauana registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue. Vacinação Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos. A SES reforça que a população deve evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 14 – 2026Boletim Epidemiológico Dengue SE14 – 2026 Kamilla Ratier, Comunicação SES








