Praticamente 1 mil quilômetros de estradas renovadas, com pavimento nas melhores condições de trafegabilidade com um custo que pode ser até 38% menor que o usual no atual sistema de gestão logístico rodoviário. Esse é o Rodar MS, projeto que Mato Grosso do Sul começa a colocar em prática ao concretizar a contratação de crédito junto ao BIRD (Banco Mundial). A economia de recursos também chega ao setor privado e população, já que a expectativa é que haja queda em até quatro vezes no valor dos custos operaracionais dos veículos de carga. Os índices citados acima são baseados em estudos do próprio BIRD, balizador do projeto que além do ponto de vista financeiro também considera a segurança e o conforto que será adicionado aos usuários dos trechos inclusos no Rodar MS, que adota um modelo inovador, o Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias). “A maior vantagem que Mato Grosso do Sul terá ao adotar o Crema é que a empresa contratada é quem irá executar o projeto executivo. Ela fecha o contrato através de um projeto básico e propõe o projeto executivo, que segue para aprovação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Daí é que ela [a empresa] executa os primeiros dos anos de restauração da rodovia”, frisa o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara. O chefe da pasta sul-mato-grossense de obras continua a explicação, revelando o grande trunfo desse modelo inovador. “Quanto melhor for a restauração, menos custo terá para a manutenção. Daí a vantagem da empresa fazer um ótimo projeto e uma excelente execução”, conclui o titular da secretaria que tem em seu escopo a Agesul. Ao todo, o Rodar MS estima um investimento de U$S 250 milhões – na cotação atual a conversão chega a aproximadamente R$ 1,25 bilhão. Desse total, US$ 200 milhões são oriundos do Banco Mundial, enquanto os US$ 50 milhões restantes devem sair dos cofres estaduais, como contrapartida do projeto. Já o total de municípios impactados de forma direta e indireta pelo Rodar MS chega a 22, sendo 18 deles na região leste de Mato Grosso do Sul – onde fica o Vale do Ivinhema – e outras quatro no Bolsão, território do Vale da Celulose. Conheça mais sobre o projeto Dentro do modelo Crema adotado por Mato Grosso do Sul existem duas vertentes, a DBM (Design, Build, Maintain) e a via PPP (Parceria Público-Privada). Na primeira situação, o Rodar MS inclui 730,3 km, sendo 686,4 km de eixo principal e 43,8 km de travessia urbana. Os detalhes podem ser conferidos ao lado, na imagem com a tabela da Seilog. No DBM, a duração do contrato será de 10 anos, com contratação integrada de projeto, obra, manutenção e pagamento pelo Estado sendo feito com base no cumprimento de indicadores de desempenho previamente estabecidos em contrato – ou seja, os repasses não estão vinculados apenas à execução de serviços, mas também à qualidade das obras. Já no Bolsão, Água Clara, Inocência, Paranaíba e Três Lagoas estão entre os municípios impactados pelo Rodar MS. Lá, porém, o modelo a ser implantado será o de PPP, que terá a mesma dinâmica do BDM, mas com duração maior: 30 anos. Nesse período, a empresa que ficar responsável pelo serviço terá que manter em boas condições de tráfego e segurança as rodovias MS-377 (entre Água Clara e Inocência) e MS-240 (entre Inocência e Paranaíba). São 208,7 km, todos rodoviárias, sendo 128,14 km na MS-377 (entre a BR-158 e a MS-112) e outros 80,56 km na MS-240 (entre a BR-262 e a MS-112). Acessibilidade em 24 escolas públicas Construído conjuntamente por Seilog e EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), o Rodar MS ainda apresenta ações para dar mais segurança no entorno de escolas públicas. As intervenções nas estradas, próximas a essas unidades de educação, têm foco na redução de riscos na travessia para alunos, comunidade escolar e toda comunidade do entorno. As ações relacionadas à segurança viária e à acessibilidade serão realizadas em 24 escolas públicas municipais e estaduais, contribuindo para a redução de riscos de sinistros de trânsito e para a proteção de estudantes, profissionais da educação e da comunidade escolar. As intervenções, segundo o projeto, permitirão a melhoria das condições de deslocamento, com maior segurança para pedestres e ciclistas, além de promover inclusão e acessibilidade. Adicionalmente, será realizado diagnóstico técnico que possibilitará uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências, otimizando a alocação de recursos públicos e priorizando as áreas de maior criticidade. Como resultado espera-se a criação de ambientes escolares mais seguros, inclusivos e adequados ao desenvolvimento social e educacional. Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Dourados tem 6.411 notificações e 2.204 casos confirmados de Chikungunya
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, confirmou nesta quarta-feira, através do Informe Epidemiológico número 30, que o município atingiu a marca de 6.411 notificações para a doença, com 2.204 casos confirmados, 4.959 casos prováveis, 1.462 casos descartados e 2.755 casos em investigação. As autoridades de saúde pública alertam para a gravidade do problema, com colapso da estrutura hospitalar. “A situação segue extremamente preocupante, com superlotação da rede pública de saúde e avanço da doença em diversos bairros de Dourados”, alerta Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Precisamos do apoio de todos no combate aos focos do Aedes aegypti e somente com união de esforços vamos vencer essa guerra contra o mosquito”, completou. O volume de internações por complicações da Chikungunya continua elevado, com 41 pacientes ocupando leitos nas unidades hospitalares de Dourados. O Hospital Indígena Porta da Esperança (Missão Caiuá) está nesta quarta-feira com 2 pacientes internados, enquanto o Hospital Universitário HU-UFGD contabiliza 22 leitos ocupados com pacientes com agravamento da doença. O Hospital Cassems tem 5 pacientes internados, enquanto o Hospital Regional do Governo do Estado, inaugurado recentemente, tem 7 leitos ocupados. No Hospital da Vida são 2 pacientes internados em razão de complicações da doença e no Hospital Evangélico Mackenzie são outros 3. A situação ainda é mais grave Reserva Indígena de Dourados. De acordo com números do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, são 2.337 casos prováveis de Chikungunya nas aldeias Bororó e Jaguapiru, com 1.461 casos confirmados, 639 casos descartados, 876 casos em investigação, num total de 2.976 notificações. Dos 8 pacientes que tiveram o óbito confirmado em razão de complicações pela Chikungunya, 7 eram moradores da Reserva Indígena. VACINAÇÃO PREPARADA A Secretaria Municipal de Saúde inicia no dia 27 abril a campanha de vacinação contra o vírus da Chikungunya. A campanha faz parte das estratégias definidas dentro do Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya. “Nem todas as pessoas poderão tomar a dose em razão das contraindicações estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, explica Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE. A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os profissionais de enfermagem e vacinadores, preparando-os para esclarecer as pessoas sobre as restrições e identificar eventuais comorbidades antes de aplicação da vacina. “Esse esquema vacinal será mais lento, já que antes de receber a dose o público alvo precisa passar por avaliação do profissional de saúde”, alerta Márcio Figueiredo. Nesta sexta-feira (24) ocorrerá a distribuição das doses para todas as salas de vacinação do município, incluindo as unidades da saúde indígena. Na segunda-feira (27), a prefeitura inicia a vacinação em todas as unidades de saúde. De acordo com as regras definidas pelo Ministério da Saúde, apenas pessoas com mais de 18 anos e menos de 60 anos poderão receber a vacina contra Chikungunya. A exceção são gestantes ou lactantes; pessoas que façam uso de medicamentos imunossupressores, como corticoides em altas doses; pessoas com imunodeficiência congênita; pessoas que estão em tratamento de câncer com uso de quimioterapia e radioterapia; transplantados de órgão sólido; transplantados de medula óssea há menos de 2 anos; pessoas com HIV/Aids; pessoas com doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide; pessoas com duas dessas condições médicas crônicas: diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, doença pulmonar crônica, doença renal crônica, obesidade (maior que IMC 30), doença hepática crônica, câncer (tratamento ou remissão). A vacina também não pode ser aplicada em casos de pessoas que tenham tido Chikungunya nos últimos 30 dias; que estejam em estado febril grave; que tenha recebido outra vacina de vírus atenuado nos últimos 28 dias; que tenha recebido vacina de vírus inativado nos últimos 14 dias.
Políciais recapturam foragido condenado por roubo em Dourados
Equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados realizou na tarde de segunda-feira (20), a recaptura de um indivíduo que se encontrava evadido do sistema prisional. A prisão ocorreu por volta das 14h37, após diligências realizadas por policiais civis, que lograram êxito em localizar e capturar F.M.M., de 41 anos, o qual possuía mandado de recaptura expedido pelo Poder Judiciário em razão de condenação pelo crime de roubo. O indivíduo havia evadido do Estabelecimento Penal Masculino de Dourados no dia 20 de janeiro de 2026, permanecendo foragido até a presente data. Após a recaptura, o preso foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Dourados para as providências legais cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Favoritos vencem na estreia da quinta fase da Copa do Brasil
Grêmio, Vasco, Corinthians, São Paulo e Botafogo venceram na estreia da quinta fase da Copa do Brasil, que começou nessa terça-feira (21). Com exceção do Botafogo, todos os outros enfrentaram times que não estão na principal divisão nacional. Já o Alvinegro carioca jogou com uma equipe também da Série A do Brasileirão, a Chapecoense. Venceu por 1 a 0, no Nilton Santos, gol de Alex Telles, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo. O Botafogo entrou como favorito principalmente por causa da campanha de ambos no Brasileirão. Enquanto o time carioca está em 9º lugar, a equipe de Chapecó ocupa a última posição. Na Arena do Grêmio, o Tricolor gaúcho derrotou o Confiança por 2 a 0, gols de Carlos Vinícius e Amuzu, e abriu boa vantagem para o jogo de volta. O Vasco fez o mesmo placar na partida contra o Paysandu, no Mangueirão, com dois gols de Spinelli, e deixou bem encaminhada sua classificação para a sexta fase – o próximo confronto será em São Januário. Também fora de casa, o Corinthians ganhou do Barra-SC por 1 a 0, na Ressacada, gol de Lingard, enquanto o São Paulo, no Morumbis, venceu o Juventude por 1 a 0, gol de Luciano. Nesta quarta, a Copa do Brasil prossegue com os seguintes jogos: Goiás x Cruzeiro, às 19 horas, no Serra Dourada; Bahia x Remo, às 19 horas, na Fonte Nova; Santos x Coritiba, às 19h30, na Vila Belmiro; Athletic-MG x Internacional, às 20h30, no Orlando Scarpelli (SC); Fortaleza x CRB, às 20h30, no Castelão; Red Bull Bragantino x Mirassol, às 21h30, no Cícero de Souza Marques; e Flamengo x Vitória, às 21h30, no Maracanã. Na quinta (23), a tabela estabelece mais quatro partidas: Atlético-MG x Ceará, às 19 horas, na Arena MRV; Palmeiras x Jacuipense, às 19h30, no Allianz Parque; Operário-PR x Fluminense, às 21h30, no Germano Krüger; e Athletico-PR x Atlético-GO, às 21h30, na Arena da Baixada.
Assembleia Legislativa realiza sessão solene para entrega da Comenda Lídia Baís nesta quarta-feira
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza, nesta quarta-feira (22), sessão solene para a entrega da Comenda Lídia Baís, em reconhecimento a mulheres artistas que contribuem para o fortalecimento da cultura sul-mato-grossense. A solenidade acontece às 19h, no plenário Deputado Júlio Maia, por proposição da deputada Gleice Jane (PT). A homenagem ocorre na mesma data do nascimento de Lídia Baís, em 1900, em Campo Grande. Reconhecida como uma das pioneiras das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, a artista construiu uma trajetória marcada pela ousadia, experimentação e quebra de paradigmas impostos às mulheres de sua época. A comenda integra a proposta de valorização do Dia da Mulher Artista Sul-Mato-Grossense e tem como objetivo dar visibilidade à produção feminina nas artes, historicamente marcada por processos de invisibilização. Ao reconhecer trajetórias contemporâneas, a iniciativa também reafirma o legado de Lídia Baís como símbolo de resistência, liberdade criativa e afirmação de identidade. “Mais do que uma homenagem, esta comenda é um gesto político e cultural de reparação histórica. As mulheres artistas sempre existiram, produziram e resistiram, mas muitas vezes foram silenciadas. Reconhecê-las é afirmar que suas vozes e suas obras são fundamentais para a construção da nossa identidade cultural”, destaca a deputada Gleice Jane. A parlamentar também ressalta o caráter inspirador da artista que dá nome à honraria. “Lídia Baís desafiou normas, enfrentou preconceitos e construiu uma trajetória singular. Celebrar sua memória no dia do seu nascimento reforça a importância de manter vivo esse legado de coragem e criação”, afirma. Entre as autoridades convidadas para a solenidade estão as deputadas estaduais Lia Nogueira (PSDB) e Mara Caseiro (PL), além do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS), João Henrique dos Santos; a coordenadora do Escritório Regional do Ministério da Cultura, Caroline Garcia; e a coordenadora administrativa do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gleycielli de Souza Nonato. Sobre Lídia Baís Artista multifacetada, Lídia Baís foi pintora, desenhista, escritora e compositora. Teve formação artística no Brasil e na Europa e viveu experiências que influenciaram profundamente sua produção. Em um período em que às mulheres eram reservados papéis sociais restritos, escolheu trilhar um caminho próprio, marcado pela independência e pela intensa dedicação à arte e à espiritualidade. Sua obra dialoga com temas existenciais, religiosos e simbólicos, refletindo também as tensões vividas por mulheres que desafiaram as normas sociais no início do século XX. Ao longo da vida, enfrentou incompreensões, interdições familiares e períodos de isolamento, mas deixou um legado artístico e humano que segue inspirando gerações.
PRF divulga balanço da fiscalização nas rodovias federais durante o feriado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta quarta-feira (22), o balanço do monitoramento feito nas rodovias federais durante o feriado de Tiradentes. Desde sexta-feira (17), as equipes da PRF reforçaram a fiscalização em trechos críticos, com maior risco de sinistros de trânsito, e de condutas que provocam riscos a quem passa pelas rodovias. Nos cinco dias de reforço no policiamento, a PRF registrou 1.022 sinistros de trânsito, 84 mortes e 1.167 feridos nas rodovias federais de todo o país. Dois sinistros de trânsito graves foram registrados na terça-feira (21) e deixaram 14 mortos. Em Formosa (GO), a colisão frontal entre uma van, uma caminhonete e um caminhão, na BR-020, deixou oito mortos e feridos, que foram encaminhados para hospitais da região. Na BR-251, em Salinas (MG), seis pessoas morreram em um sinistro entre um carro e um caminhão. A gravidade de outros sinistros, entre eles no Paraná, exigiu a presença do resgate aéreo. Os policiais também identificaram condutas consideradas infrações de trânsito. Entre as principais estão as ultrapassagens irregulares, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e a falta ou mau uso do cinto de segurança e do dispositivo de retenção para crianças, as cadeirinhas.
PRF apreende mais de 3,6 kg de drogas e realiza prisões em Mato Grosso do Sul.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.170 quilos de maconha, neste sábado (18), em Itaquiraí (MS). Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um caminhão e realizaram vistoria no veículo. Ao verificarem o compartimento de carga, a equipe encontrou vários fardos de maconha em meio a carga de milho. O motorista confessou ter recebido o ilícito no Paraguai e o entregaria em Maringá (PR). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Naviraí (MS). Nesta sexta-feira (17), em Sidrolândia (MS), a PRF apreendeu 970 quilos de maconha. Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando deram ordem de parada a um Fiat/Pulse. O motorista não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista em fuga perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo. O condutor abandonou o veículo e não foi encontrado. No carro foram encontrados os tabletes de maconha. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Sidrolândia (MS). Na sexta-feira (17), em Corumbá (MS), a PRF apreendeu 484 quilos de skunk e cocaína. Os policiais fiscalizavam na Unidade Operacional da PRF quando o condutor de um Fiat/Doblô passou em alta velocidade no local. A equipe realizou o acompanhamento tático e deu ordem de parada ao motorista, que desobedeceu e continuou em fuga. Durante o trajeto, um passageiro saltou do carro em movimento e não foi encontrado. Os policiais seguiram o acompanhamento ao veículo e conseguiram realizar a abordagem. O motorista e um passageiro foram presos. No automóvel foram encontrados 303 quilos de skunk e 180 quilos de cocaína. Os presos não deram informações sobre a origem ou destino dos ilícitos. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Corumbá (MS).
FICCOs apreendem mais de 2,6 toneladas de drogas e realizam 96 prisões pelo país, em Dourados foi apreendido 1.064 kg de maconha
No período entre 14 e 21/4, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país. O balanço aponta a apreensão de mais de 2,6 toneladas de drogas, a realização de 96 prisões, o cumprimento de 77 mandados de busca e apreensão, além do sequestro patrimonial de, aproximadamente, R$ 61 milhões. Confira o resumo das principais ações no período. Combate ao tráfico de drogas No Amazonas, a FICCO/Tabatinga apreendeu cerca de 260 kg de skunk e 40 kg de cocaína, no âmbito de ações coordenadas de enfrentamento ao crime organizado transnacional. A ação ocorreu no âmbito da Operação Curare 2026. Em 13/4, a FICCO/SP realizou, no âmbito da Operação Impacto, a apreensão de mais de 314 kg de maconha. A droga estava no carro de um condutor que informou ter recebido a carga no Paraguai com destino ao município de Ribeirão Preto/SP. No dia 14/4, a FICCO/MG deflagrou a Operação Alcaloide, com o objetivo de apurar tentativa de importação de insumos destinados ao preparo de drogas e mirando a estrutura central de produção e de refino de substâncias entorpecentes. No dia seguinte, 15/4, a FICCO/MG deflagrou nova operação, a Luxury, que cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária, 39 mandados de busca e apreensão, além de ter realizado o sequestro patrimonial de cerca de R$ 61 milhões. Em 17/4, a FICCO/RR deflagrou a Operação Virago, que cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, de Mucajaí, de Caracaraí e de Rorainópolis, em Roraima, além de Criciúma/SC, em ação coordenada e simultânea. Os alvos atuavam na organização, na coordenação e no financiamento de atividades ilícitas, especialmente relacionadas ao tráfico de drogas. Também em 17/4, a FICCO/RO deflagrou a Operação Alquimia no combate à comercialização de entorpecentes em Porto Velho. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Já no dia 19/4, a FICCO/GO atuou no município goiano de Goianésia e apreendeu, aproximadamente, 36 kg de cloridrato de cocaína. Foi constatado que o condutor havia recebido a droga no estado de Mato Grosso e tinha como destino a cidade de Brasília/DF. A FICCO/PR, por sua vez, prendeu dois suspeitos e apreendeu mais de uma tonelada de entorpecentes em Dourados/MS. Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à unidade policial. Em 21/4, a FICCO/GO deflagrou ação integrada que resultou na apreensão de, aproximadamente, uma tonelada de drogas e na prisão de três suspeitos. A ação contou com apoio de forças policiais do Maranhão. Captura de foragidos e cumprimento de mandados No dia 12/4, a FICCO/Ilhéus prendeu, em Itabuna/BA, um indivíduo com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. O suspeito foi conduzido ao Complexo Policial de Itabuna para tomada de medidas cabíveis. Já entre 13 e 15/4, a FICCO/MG cumpriu oito mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa, responsável pela prática de crimes violentos nos municípios mineiros de Itanhomi, de Tumiritinga e região. Entre as prisões contabilizadas está a de um foragido que possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Itanhomi, decorrente de condenação pelos crimes de homicídio e de corrupção de menores. Em 15/4, a FICCO/AC deflagrou a Operação Ruptura, para reprimir a atuação de organizações criminosas envolvidas em crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas. Foram cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco/AC e de Joinville/SC, expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Acre. No dia 16/4, a FICCO/PR cumpriu 15 mandados de busca e apreensão domiciliar e 11 de prisão preventiva, expedidos no âmbito da Operação Bobinas, com ações simultâneas nos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, de Cascavel, de Palmas e de Umuarama. A ação tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas do Paraguai para o Brasil. Já em 17/4, a FICCO/RO deflagrou a Operação Tabuleiro para desarticular organização criminosa atuante no estado. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de prisão temporária e 5 de busca e apreensão contra lideranças de grupo criminoso atuante no sistema prisional de Rondônia. Descaminho No dia 16/4, a FICCO/GO apreendeu produtos de origem estrangeira que entraram de foram irregular no país, durante fiscalização realizada no Aeroporto de Goiânia/GO. Os itens apreendidos foram encaminhados à Receita Federal, e os responsáveis poderão responder pelo crime de descaminho. Parceria prorrogada No dia 14/4, foi realizada, na Superintendência Regional em São Paulo, a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a prorrogação e a ampliação da FICCO/SP. A iniciativa tem se destacado pelos resultados expressivos no enfrentamento ao crime organizado.
GM e PC prendem autor de dois roubos com emprego de faca contra motoristas de aplicativo em Dourados
A Polícia Civil, por intermédio da DEPAC e 1º Delegacia de Dourados, em ação integrada com a Guarda Municipal, prendeu em flagrante J.C.C.A. (33), suspeito de praticar dois roubos mediante grave ameaça com arma branca contra motoristas de aplicativo, ocorridos na manhã desta segunda-feira (20), no município de Dourados/MS. As investigações tiveram início logo após o registro das ocorrências. O autor dos crimes foi identificado por meio de cruzamento de dados, reconhecimento fotográfico e análise dos elementos colhidos nos boletins de ocorrência. Após a identificação do suspeito e levantamento de sua localização, as informações foram repassadas à equipe da Guarda Municipal, que foi ao local e localizou o indivíduo, efetuando sua condução até a delegacia para adoção das providências legais cabíveis. Segundo apurado, o autor utilizava o pretexto de solicitar corridas por aplicativos de transporte para abordar as vítimas e, de posse de faca de grande porte, anunciava o roubo, exigindo dinheiro, transferências via PIX e subtraindo aparelhos celulares e outros pertences pessoais. Em um dos casos, a vítima foi obrigada a realizar transferência para conta vinculada ao próprio autor, além de entregar dinheiro em espécie e seu telefone celular. Em outro fato, o indivíduo teria anunciado o assalto com uma faca encostada no pescoço da vítima, subtraindo dinheiro, documentos pessoais e aparelho celular. A atuação integrada entre Polícia Civil e Guarda Municipal foi fundamental para a rápida identificação e captura do suspeito, evitando a continuidade da prática criminosa e garantindo resposta célere às vítimas. A Autoridade Policial responsável pelo caso representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, considerando a gravidade concreta dos fatos, o uso de arma branca para intimidação das vítimas e a prática de dois crimes em curto espaço de tempo, circunstâncias que demonstram elevado risco de reiteração delitiva.








