Em pouco mais de dois meses e meio de atuação contínua, a operação Visa-Protege já resultou na apreensão de quase uma tonelada de ampolas e canetas emagrecedoras irregulares no Centro de Distribuição e Triagem dos Correios, na Capital. A ação teve início em fevereiro e ocorre todos os dias da semana, com fiscalização permanente realizada pela Vigilância Sanitária Estadual em parceria com a Anvisa. A carga apreendida é avaliada em mais de R$ 10 milhões, considerando os preços praticados ao consumidor final. A maior parte das remessas tinha como destino estados da região Nordeste, o que evidencia a utilização da malha logística para distribuição em larga escala de produtos sem regularização sanitária. Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Matheus Moreira Pirolo, o diferencial da operação está na continuidade das ações. “A fiscalização permanente permite não apenas retirar esses produtos de circulação, mas também identificar padrões de envio e avançar na responsabilização dos envolvidos. É uma atuação baseada em rotina, inteligência e integração entre as instituições”, afirma. Produtos eram ocultados em encomendas e até em alimentos para burlar fiscalização A atuação da força-tarefa também revelou estratégias utilizadas para tentar driblar o controle sanitário. Parte das ampolas e canetas emagrecedoras era enviada escondida em meio a outros produtos, inclusive alimentos, além de acondicionadas de forma inadequada, sem controle de temperatura e sem qualquer garantia de procedência. As irregularidades incluem ausência de registro na Anvisa, rotulagem inconsistente e indícios de substâncias sem comprovação de segurança, o que amplia os riscos à saúde de quem consome esses itens. Todo o material apreendido está sob custódia da SES (Secretaria de Estado de Saúde), armazenado em local seguro, e será incinerado nas próximas semanas em ambiente adequado, conforme os protocolos sanitários. Paralelamente, as informações sobre remetentes e destinatários estão sendo encaminhadas às autoridades policiais para subsidiar o aprofundamento de investigações. As apurações envolvem possíveis crimes contra a saúde pública, relações de consumo, o erário e o exercício irregular de profissões, diante de indícios de atuação contínua de grupos organizados na distribuição desses produtos. A operação Visa-Protege integra um conjunto de medidas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da vigilância sanitária, com foco na ampliação da capacidade de monitoramento, interceptação e resposta a irregularidades que colocam em risco a saúde da população. O trabalho conta com a atuação integrada da Vigilância Sanitária Estadual, da Anvisa, da CVPAF-MS (Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras de Mato Grosso do Sul), do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) e dos Correios. Danúbia Burema, Comunicação SES
MS integra articulação nacional para o avanço da tecnologia no setor público do país
Mato Grosso do Sul marca presença em mais uma agenda estratégica para o avanço da tecnologia pública no país. Nos dias 23 e 24 de abril, o Estado participa da 177ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizada em Alexânia (GO). O encontro reúne dirigentes das empresas públicas estaduais de tecnologia da informação, especialistas e parceiros do setor para discutir caminhos e soluções voltadas à transformação digital no âmbito dos governos estaduais. Nesta edição, a programação conta com uma agenda técnica focada em inovação, segurança da informação e governança digital. Ao longo dos dois dias, os debates abordam temas centrais para a modernização do setor público, como infraestrutura tecnológica, proteção de dados, cibersegurança e soberania digital. Também entram em pauta soluções baseadas em inteligência artificial, modelos de segurança como serviço e estratégias para fortalecimento da resiliência digital dos estados. A programação inclui ainda apresentações institucionais e painéis conduzidos por especialistas e empresas parceiras, além de discussões sobre o cenário atual de ameaças cibernéticas e os desafios relacionados à proteção de dados em ambientes de nuvem, pontos cada vez mais estratégicos para a administração pública. No segundo dia, os trabalhos se voltam ao alinhamento institucional da ABEP-TIC, com destaque para a atualização de indicadores nacionais, como o Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), além de debates sobre iniciativas e parcerias voltadas ao avanço da transformação digital nos estados. Para o secretário-executivo de Transformação Digital de Mato Grosso do Sul, Robson Duarte Alencar, a participação em fóruns como a ROCA é determinante para acelerar a inovação no setor público e ampliar o impacto das políticas digitais. “Esses espaços são fundamentais para que os estados avancem de forma coordenada, compartilhando soluções e aprendizados. A transformação digital exige integração, visão estratégica e continuidade. Mato Grosso do Sul tem trabalhado com planejamento e foco em resultados, sempre com o objetivo de melhorar a vida do cidadão por meio da tecnologia”, destacou. MS se destaca no cenário nacional de digitalização dos serviços públicos A participação de Mato Grosso do Sul na 177ª ROCA ocorre em um contexto de consolidação do Estado entre os principais destaques nacionais em governo digital. Atualmente, MS ocupa a 9ª posição no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação que mede o nível de digitalização dos serviços públicos em todo o país. O avanço é consistente: em 2020, o Estado figurava na 21ª colocação, acumulando uma evolução de 11 posições ao longo dos últimos anos. Esse desempenho é resultado de uma política estruturada de transformação digital, com entregas concretas que já impactam o cotidiano da população. Entre os destaques está o case de sucesso da assistente virtual Glória, que amplia o acesso e agiliza o atendimento ao cidadão. Outro eixo estratégico é o Portal Único de Serviços (www.ms.gov.br), que centraliza mais de 1.150 serviços públicos e já se consolida como principal porta de entrada digital do governo estadual. O Estado também vem avançando na aplicação de inteligência artificial em políticas públicas. A assistente virtual Vitória, voltada à proteção da mulher, e o Observatório da Cidadania, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, são exemplos de iniciativas que integram dados de diferentes áreas, como assistência social, educação e saúde, permitindo decisões mais assertivas e baseadas em evidências. Elaine Paes, Comunicação Segov
Operação Illuminati desarticulou esquema de extorsão digital com uso de criptoativos
Foi deflagrada nesta quinta-feira (23) a Operação Illuminati, voltada à apuração do crime de extorsão praticado em ambiente digital (art. 158 do Código Penal). No curso da operação, foram cumpridos quatro mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo das Garantias de Campo Grande, em desfavor dos investigados, nos Estados de Rondônia e no Distrito Federal. Na diligência, foram apreendidos telefones celulares e demais dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à extração forense para aprofundamento das investigações. Entenda o caso A investigação teve origem em representação formalizada por uma vítima do Estado de Mato Grosso do Sul que, desde maio de 2023, passou a ser alvo de sucessivas exigências financeiras formuladas por indivíduos que se apresentavam como integrantes de suposta organização internacional denominada “Illuminati”, supostamente sediada no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América. Os investigados, valendo-se de engenharia social e de aparente sofisticação transnacional — com utilização de números telefônicos estrangeiros, sítios eletrônicos próprios e linguagem de suposta “fraternidade” —, induziram a vítima a realizar o pagamento de taxas de “iniciação”, “manutenção” e “cancelamento” de filiação, sob a promessa de obtenção de benefícios financeiros e profissionais. Após perceber a fraude e manifestar intenção de se desligar do grupo, a vítima passou a sofrer ameaças de morte contra si e seus familiares, bem como ameaças de divulgação pública de vídeo gravado durante a suposta cerimônia de “iniciação”, o que caracterizou, de forma inequívoca, o crime de extorsão mediante grave ameaça. Modus operandi Os valores exigidos eram transferidos para contas bancárias de titularidade dos investigados, mantidas em instituições financeiras tradicionais, e, posteriormente, convertidos em criptoativos por meio de exchange internacional. A Unidade de Combate aos Crimes Cibernéticos logrou identificar os investigados por meio da análise integrada de chaves Pix, dados cadastrais bancários, registros telefônicos, biometria facial e pesquisas em fontes abertas, consolidando o nexo entre os agentes e a estrutura criminosa. A Operação Illuminati contou com a colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gaeco/MPDFT) e da Polícia Civil do Estado de Rondônia, responsáveis pelo apoio logístico e operacional no cumprimento dos mandados fora do território sul-mato-grossense.
Caso Xispita: homem é condenado por maus-tratos a gata em Dourados
Após recurso do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Dourados, um homem foi condenado pela morte da gata Xispita. A decisão reformou sentença de primeira instância que havia absolvido o réu do crime de maus-tratos a animais. O caso aconteceu em fevereiro de 2022, no bairro Jardim Europa, no município de Dourados. Na época, conforme a denúncia do MPMS, a felina sofreu agressões que resultaram em sua morte. O fato foi registrado por câmeras de segurança, e laudo veterinário confirmou que as lesões foram a causa do óbito do animal. Em primeira instância, o Juízo absolveu o réu sob o entendimento de que não havia prova suficiente de autoria. O MPMS interpôs recurso de apelação criminal, assinado pelo Promotor de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, sustentando que a sentença absolutória: A 11ª Promotoria de Justiça de Dourados destacou que a autoria estava comprovada por laudo pericial das imagens de câmeras de segurança, laudo veterinário oficial e depoimentos testemunhais firmes e coerentes, incluindo pessoas que conheciam o acusado, além do reconhecimento do réu por mais de uma testemunha. Por decisão unânime, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu provimento à apelação do MPMS e reformou a sentença de primeira instância, condenando o réu pelo crime de maus-tratos a animal doméstico que resultou em morte. A pena foi fixada em 2 anos, 8 meses e 2 dias, a ser cumprida em regime inicial aberto, além do pagamento de multa e da proibição de manter animais pelo mesmo período da pena.
Promotoria recomenda reforma urgente na alimentação da Penitenciária Estadual de Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, expediu recomendação administrativa com o objetivo de assegurar a regularidade sanitária, a segurança alimentar e o respeito à dignidade das pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual de Dourados. A medida decorre da apuração de graves irregularidades constatadas na prestação do serviço de alimentação fornecido por empresa contratada. A recomendação foi dirigida à empresa responsável pelo preparo e fornecimento das refeições e ao diretor da unidade prisional, que também atua como fiscal do contrato administrativo. A atuação ministerial foi motivada por diversas denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que apontavam que parte dos alimentos servidos estaria imprópria para consumo, com relatos de refeições azedas e condições inadequadas de preparo, armazenamento e transporte. Durante inspeção realizada em 7 de abril de 2026, o Promotor de Justiça Daniel Pivaro Stadniky, acompanhado por técnicos da Vigilância Sanitária Municipal de Dourados, constatou uma série de falhas estruturais, operacionais e sanitárias no setor de produção de alimentos da penitenciária. O relatório de inspeção sanitária apontou irregularidades como ausência de controle adequado de tempo e temperatura dos alimentos, falta de higienização correta de utensílios e equipamentos, presença de ferrugem e sujidades, inexistência de lavatórios exclusivos para higienização das mãos, falhas no armazenamento e fracionamento dos alimentos, além da presença de insetos e problemas estruturais no ambiente da cozinha. Outro ponto de preocupação destacado pelo Ministério Público diz respeito ao acondicionamento das refeições. Foi verificado que os alimentos estavam sendo servidos em recipientes plásticos reutilizáveis, sem comprovação de adequação sanitária, resistência térmica ou segurança para múltiplos usos. A prática contraria o Termo de Referência do contrato, que prevê o porcionamento das refeições em recipientes individuais recicláveis e adequados às normas sanitárias, o que pode representar risco adicional à saúde dos internos e dos servidores. Diante da gravidade e do caráter reiterado das irregularidades, o MPMS recomendou à empresa a adoção imediata de providências para eliminar riscos sanitários diretos, como o controle rigoroso de temperatura dos alimentos, a utilização de recipientes adequados e higienizados, a correta limpeza de utensílios e superfícies, a eliminação de pragas, a regularização dos fluxos de preparo e transporte das refeições e o fornecimento adequado de insumos de higiene nos sanitários e áreas de manipulação. Também foi determinada a observância integral das exigências contratuais quanto ao acondicionamento individual das refeições, vedando o uso de bombonas ou recipientes coletivos inadequados. Além das medidas urgentes, a recomendação estabelece prazos para a regularização completa das atividades, incluindo a adequação às normas da RDC Anvisa nº 216/2004, a implementação de capacitação periódica dos manipuladores de alimentos, a substituição de equipamentos danificados, a organização das áreas de manipulação e depósito, a regularização do transporte de alimentos e a obtenção de certificações sanitárias. Para as falhas estruturais mais complexas, como ventilação, exaustão e regularização do projeto da cozinha junto à Vigilância Sanitária, foi fixado prazo específico. Ao diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, na condição de fiscal do contrato, o Ministério Público recomendou o reforço imediato da fiscalização, com registros formais das inspeções, adoção de medidas corretivas e comunicação às autoridades competentes para eventual aplicação de sanções administrativas, que podem incluir advertência, multa, suspensão ou até rescisão contratual, conforme a gravidade das irregularidades. O MPMS também requisitou que a empresa apresente, em prazo definido, um plano de ação detalhado, com cronograma de execução das medidas corretivas, identificação dos responsáveis técnicos e documentação comprobatória das providências já adotadas. O cumprimento espontâneo da recomendação será considerado na análise de eventuais responsabilidades futuras. O Promotor de Justiça ressaltou que a alimentação adequada e segura integra o rol de direitos fundamentais assegurados às pessoas privadas de liberdade, sendo dever do Estado e das empresas contratadas garantir condições higiênico-sanitárias compatíveis com a legislação e com os princípios da dignidade da pessoa humana e do direito à saúde. O não atendimento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas judiciais, inclusive o ajuizamento de ação civil pública e a interdição sanitária das atividades, caso persista risco à saúde coletiva.
Operação Oncojuris: MPMS integra ofensiva jurídica e investigativa contra esquema de fraude envolvendo medicamentos para tratar câncer
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) é uma das instituições participantes da Operação Oncojuris, deflagrada nesta quinta-feira (23/04). A força-tarefa, da qual fazem parte a Receita Federal, a Polícia Civil e a Defensoria Pública, visa à desarticulação de sofisticado esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que fraudava o fornecimento de medicamentos para tratamento de câncer. Na fase de campo, agentes públicos cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A ofensiva busca sufocar a engrenagem financeira de uma organização criminosa que, segundo estimativas iniciais, movimentou quase R$ 80 milhões. O esquema foi identificado após o monitoramento de padrões atípicos em ações judiciais, onde indivíduos demandam o fornecimento de medicamentos não obtidos diretamente no sistema público de saúde. Assim, após a tutela judicial procedente, empresas fraudadoras revendiam medicamentos clandestinos, sem qualquer registro ou controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde), como se fossem regulares, destinando-os diretamente a pacientes oncológicos. Esses produtos, sem origem ou controle sanitário algum, eram entregues diretamente às pessoas em tratamento, colocando suas vidas em risco. Para ocultar o esquema, os criminosos falsificavam documentos, principalmente notas fiscais de venda, a fim de dar aparência de regularidade. Os produtos clandestinos eram adquiridos por valores irrisórios perto dos custos dos medicamentos regulares pagos pelo Estado, gerando desvios milionários em favor do elo empresarial, que por sua vez corrompia servidores públicos para facilidade de acesso aos processos, estes servidores foram afastados e foi cumprida ordem judicial de prisão. O MPMS, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), atua diretamente em apoio na fase investigativa, e principalmente na fase judicial da persecução penal, com a formulação das ações cabíveis. O foco da instituição é converter a investigação em punições severas, inibindo a continuidade dos crimes, e garantir o ressarcimento integral do erário. Medidas judiciais Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos e imóveis dos investigados. Essas medidas visam interromper o ciclo de lavagem de dinheiro e assegurar que os ativos desviados da saúde pública retornem aos cofres do Estado. Conforme indicou a apuração, o grupo criminoso utilizava “laranjas” e empresas de consultoria para ocultar a origem ilícita dos valores recebidos por meio das liminares judiciais. Compromisso com a saúde pública O nome da operação, que une oncologia e jurisdição, simboliza o esforço conjunto para impedir que o Poder Judiciário seja instrumentalizado pelo crime. Para o MPMS, a prioridade absoluta é garantir que o orçamento da saúde seja destinado exclusivamente ao tratamento digno dos cidadãos, sendo inaceitável que a urgência de pacientes com câncer seja manipulada para o enriquecimento ilícito. A ofensiva contra a corrupção na saúde pública parte da Operação Renocrim-Recupera, iniciativa nacional voltada ao enfrentamento das organizações criminosas em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência.
Com início Anel Viário, Governo de MS entrega pacote de obras em Bonito
O governador Eduardo Riedel entregou e lançou um pacote de obras em Bonito, nesta sexta-feira (24). Entre elas está o tão esperado Anel Viário da cidade, com investimento de R$ 51,2 milhões. O objetivo da obra é impulsionar o desenvolvimento e favorecer o turismo na região. Foi assinado ainda a ordem de serviço para início do projeto, que começa pelo Ramo Sul. A obra vai melhorar o fluxo de trânsito na cidade turística, facilitando o acesso entre as rodovias MS-382 e MS-178, que ligam Bonito a Bodoquena e ao aeroporto municipal. “Dos mais de R$ 50 milhões de investimento no Anel Viário, quase seis [milhões] foram em mecânismos de proteção a fauna, o que mostra a responsabilidade que temos principalmente em Bonito, com um projeto ambiental sólido. Por isso vamos fazer bem feito, com o que tem de melhor para sociedade”, afirmou o governador. Riedel lembrou que esta obra tão esperada era um compromisso do Estado. “Um projeto que será feito com todo carinho possível. Ele é transformador para o município, que é cartão postal do Brasil”, completou. O projeto contempla 7,6 km de pavimentação, garantindo mais segurança para moradores, turistas e transportadores que trafegam pela região. A iniciativa visa desafogar o trânsito urbano, reduzindo o fluxo de veículos pesados dentro da cidade e proporcionando mais agilidade no deslocamento entre os destinos turísticos. “Sonho que começou em 2016 quando começamos o projeto. Corremos atrás e em 2021 fomos atrás do Estado para viabilizar este sonho, que agora será realizado. Vai desafogar os veículos pesados da nossa cidade. O sentimento é de gratidão”, ponderou o prefeito Josmail Rodrigues. Estrada Viva Durante o evento também foi iniciada a construção da sede do projeto Estrada Viva, que visa reduzir e prevenir os acidentes envolvendo animais silvestres nas rodovias estaduais. O prédio será construído na região central da cidade, na esquina das ruas das Flores e Dr. Conrado, em área que pertence à Agraer. O objetivo é ser um local funcional, com identidade regional. A edificação terá área coberta de 265,58 m² e contará com recepção, dois banheiros, seis escritórios, copa, refeitório, alojamentos masculino e feminino com banheiros, garagem e área externa. A estrutura funcionará também como base operacional do projeto. Lançado em 2021, o programa realiza monitoramento permanente e desenvolve ações para reduzir o atropelamento de animais silvestres. Asfalto e recapeamento Para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, o governador entregou a pavimentação, drenagem e serviços de contenção de assoreamento no bairro Atlântico, no valor de R$ 7,8 milhões. Foram contempladas as ruas Santana do Paraíso, Romário Gonçalves da Cruz, Travessa A, Voluntários da Pátria, Senador Finto Muller e 15 de Novembro. Também foi assinada a licitação para o recapeamento de diversas ruas da cidade. Entre elas dos bairros BNH e Jardim Andréia. A obra está inserida no programa MS Ativo. Vão receber melhorias a avenida Brasil e a MS-178 (Saída p/ Jardim), além das ruas Cel. Pilad Rebuá, Pérsio Schamman, 29 de Maio, Gal. Osório, Rua das Flores, Nestor Fernandes, Nova Jerusalém, Bongiovani, Nossa Sra. Aparecida, 24 de Fevereiro, Luís da Costa Leite, Monte Castelo, Olívio Flores, Olívio Jacques, Geraldo Leite, Dois de Outubro e Ari da Silva Machado. “Investimentos importantes que se conectam. Havia necessidade de infraestrutura de qualidade para potencializar o que Bonito tem de melhor. Economia e melhorias que transformam a vida da população. Prosperidade e inclusão. O que faz a diferença na vida das pessoas”, explicou o governador. Educação e esporte A educação e esporte de Bonito também fazem parte do pacote. Foi entregue durante a agenda a reforma da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que ainda contou com a ampliação de um bloco com cinco salas de aula. São investimentos de R$ 3,3 milhões, incluindo a entrega de equipamentos. São R$ 983,9 mil de investimento. A unidade é responsável pelo atendimento de 836 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com a oferta de turmas parciais e no sistema integral. Para fomentar o esporte e lazer, foi inaugurada a reforma do Ginásio Municipal de Esportes Juscelino Kubitschek, por meio da Fundesporte, no valor de R$ 1,7 milhão. A estrutura foi entregue a população, que esperava por este equipamento. Saneamento Uma das prioridades do Governo do Estado, o saneamento também está em ascensão em Bonito. Foi autorizado a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Com investimento previsto de R$ 1,7 milhão, via Sanesul, os serviços incluem implantação 4.200 metros de rede coletora, 300 novas ligações domiciliares, assim como a construção de uma estação elevatória de esgoto na Rua Nossa Senhora Aparecida, para atender os moradores do Condomínio Solar dos Lagos. Também foi aberto a concorrência por meio da Sanesul, para ampliar o sistema de abastecimento de água de Bonito, na região do bairro Rincão Bonito e Loteamento Misae. Vistorias O governador aproveitou a agenda para vistoriar várias obras de infraestrutura urbana na região, que estão em andamento. Ele passou nas obras de pavimentação e drenagem dos bairros Jardim América, Vila Jaraguá e bairro Portal do Rio Formoso, e também na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no Bairro Vila América. Riedel também passou na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no bairro Jardim das Flores. “Estamos aqui fiscalizando as obras de infraestrutura e aqui em Bonito sempre com aquele cuidado ambiental. O município segue rumo ao 100% de asfalto”, descreveu Riedel. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Governo de MS mobiliza estrutura e amplia ações para conter avanço da chikungunya no Estado
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou as ações de enfrentamento à chikungunya em todo o Estado, com foco nas regiões de maior incidência, especialmente em Dourados, município que concentra o maior número de casos e óbitos relacionados à doença no país. De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, o cenário é de atenção, com aumento expressivo de casos e maior pressão sobre a rede de saúde na região da Grande Dourados. Diante disso, o Estado estruturou uma resposta integrada, que envolve assistência, vigilância, diagnóstico, controle vetorial e articulação entre diferentes órgãos. Na área assistencial, o Governo do Estado ampliou a capacidade de atendimento em Dourados com a abertura de 15 leitos exclusivos para pacientes com chikungunya no HRD (Hospital Regional de Dourados). Também foi implantado um fluxo emergencial de regulação para casos graves, reduzindo o tempo de resposta e permitindo o uso de mecanismos excepcionais para garantir acesso rápido aos serviços de saúde. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ressaltou que a estratégia busca assegurar uma resposta completa à população. “Estamos atuando com monitoramento diário, apoio direto aos municípios e ampliação da capacidade de atendimento. Nosso objetivo é reduzir a transmissão e garantir o cuidado adequado aos pacientes, especialmente nas regiões mais afetadas”, afirmou. A vigilância epidemiológica foi reforçada com monitoramento contínuo por meio da Sala de Situação e da atuação do COE (Centro de Operações de Emergência) estadual, que coordena as ações e possibilita respostas rápidas diante da evolução dos casos. O Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública) também atua no suporte diagnóstico, garantindo a confirmação oportuna dos casos. Em Dourados, as ações contaram com o apoio da Força Nacional do SUS, em atuação conjunta com o Estado e o município. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância dessa integração. “Esse trabalho conjunto tem sido fundamental para ampliar a assistência e reorganizar a rede de atendimento, especialmente nas áreas mais vulneráveis, garantindo mais eficiência no enfrentamento da doença”, afirmou. No combate ao mosquito, o Estado ampliou as ações de controle vetorial em todo o território. Em Dourados, as equipes atuam tanto na área urbana quanto nos territórios indígenas, com visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e orientação à população. As ações foram reforçadas com a capacitação de agentes de endemias, incluindo profissionais indígenas, e também com o apoio de militares do Exército, que passaram por treinamento específico para atuar no controle vetorial, ampliando a capacidade de resposta no município. A atuação integrada conta ainda com o suporte da Defesa Civil estadual, que reforça a logística e a organização das ações em campo. A instituição atua na coordenação das frentes de trabalho, no apoio direto aos municípios e na agilização da execução das medidas, contribuindo para ampliar o alcance das atividades e garantir uma resposta mais eficiente à população. Como parte das medidas de prevenção, Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto de vacinação contra a chikungunya do Ministério da Saúde, com envio inicial de doses para os municípios de Dourados e Itaporã. Paralelamente, a SES tem investido na qualificação dos profissionais de saúde, com capacitações voltadas ao diagnóstico e manejo clínico da doença, contribuindo para a redução de complicações e óbitos. Além das ações do poder público, a SES reforça que a participação da população é fundamental para conter o avanço da chikungunya. A orientação é manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água, verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, manter as caixas d’água bem tampadas e adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e nas articulações, a recomendação é não se automedicar e procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e orientação adequada. O Governo do Estado segue monitorando diariamente o cenário epidemiológico e ampliando as estratégias de enfrentamento, com foco na redução da transmissão e na garantia de atendimento adequado à população sul-mato-grossense. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Reconhecimento facial: Dourados adota estratégia de Campo Grande para garantir segurança na Expoagro
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) e o Sindicato Rural de Dourados iniciaram, nesta sexta-feira (24), tratativas para reforçar as ações de segurança durante a 60ª Expoagro, que será realizada entre os dias 8 e 17 de maio de 2026, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados. A proposta é replicar a estratégia adotada em Campo Grande durante a Expogrande, que resultou na prisão de dois foragidos da Justiça, localizados por meio de reconhecimento facial. A ferramenta, baseada em inteligência artificial e disponibilizada pela organização do evento, permite a identificação, em tempo real, de pessoas com mandados de prisão em aberto, por meio do cruzamento de dados com bases oficiais. “É de fundamental importância, para o sucesso do evento e a tranquilidade da sociedade, uma parceria como essa. Em Campo Grande, o resultado foi positivo. Em conversa com o presidente da Acrissul, ele nos recomendou essa iniciativa. Então, entramos em contato com a Sejusp e estamos alinhando tudo. Tenho certeza de que essa parceria é essencial para o nosso sucesso aqui”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. O evento movimenta cerca de 70 mil pessoas por ano em Dourados e é considerado uma das maiores feiras agropecuárias do país, reunindo exposições e shows musicais, o que demanda reforço na segurança e estratégias eficazes. “Em Campo Grande, a estratégia adotada demonstrou resultados bastante eficazes ao inibir a atuação de criminosos e resultar na prisão de duas pessoas, o que evidencia o caráter preventivo e organizado da operação. Isso garantiu um evento seguro e pacífico para toda a população, tanto dentro quanto no entorno do parque de exposições. É exatamente esse padrão de segurança e tranquilidade que buscamos replicar aqui em Dourados”, destacou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, Tiago Macedo dos Santos. Ainda na sexta-feira, a Sejusp reuniu representantes das forças de segurança pública estadual que atuam na região de Dourados, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, em reunião realizada no Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Além de Dourados, há tratativas em andamento para a 38ª Festa das Nações, em Mundo Novo. A Sejusp estuda outros parcerias com a organização de outros grandes eventos na região. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp








