Em uma decisão polêmica, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a deportação de 238 supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua para El Salvador no fim de semana de 15 e 16 de março de 2025, ignorando uma ordem judicial emitida horas antes. A ação foi conduzida sob a Lei dos Inimigos Estrangeiros (Alien Enemies Act) de 1798, invocada por Trump na sexta-feira, 14 de março, para acelerar a remoção de indivíduos que ele classificou como ameaça à segurança nacional. A medida, que também incluiu 23 membros da gangue MS-13, foi confirmada pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele, que zombou da intervenção judicial americana ao postar nas redes sociais: “Oopsie… Tarde demais!”, acompanhado de um emoji de risos. Ver no Threads A ordem de deportação partiu de um decreto assinado por Trump que designou o Tren de Aragua como uma organização terrorista estrangeira, permitindo sua expulsão sumária sem os processos habituais de imigração ou direito a pedidos de asilo. Os deportados, todos homens venezuelanos com 14 anos ou mais, foram enviados ao Centro de Confinamento de Terrorismo (CECOT), uma mega-prisão em Tecoluca, El Salvador, projetada para abrigar até 40 mil detentos. O governo americano pagará cerca de 6 milhões de dólares a El Salvador para mantê-los presos por um ano, conforme memorando obtido pela Associated Press, em um acordo negociado entre Bukele e o Secretário de Estado Marco Rubio. A controvérsia escalou quando, no sábado, o juiz federal James Boasberg, do Tribunal Distrital de Washington, D.C., emitiu uma ordem de restrição temporária bloqueando o uso da Alien Enemies Act para deportações, após uma ação movida pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) e pela Democracy Forward. Boasberg determinou que qualquer avião no ar deveria retornar aos EUA, mas os voos, que partiram de Harlingen, Texas, já estavam fora do espaço aéreo americano quando a ordem escrita foi publicada às 19h26 (horário do leste). A Casa Branca, por meio da secretária de imprensa Karoline Leavitt, defendeu que a ação não violou a decisão judicial, pois os deportados já haviam deixado o território americano antes do horário oficial da ordem, e argumentou que tribunais federais não têm jurisdição sobre as prerrogativas presidenciais em assuntos de política externa.
Motorista com selo de ‘Bom Condutor’ já pode aproveitar descontos na renovação da CNH em MS
Motoristas de Mato Grosso do Sul com bom histórico na Carteira Digital de Trânsito (CDT) têm descontos de 10% no valor das taxas de serviços de renovação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foi o primeiro do Brasil a regulamentar o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e condutores que possuem o selo de Bom Condutor ativo já podem usufruir deste benefício. A iniciativa, de acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, é mais um incentivo para aqueles condutores que seguem as regras de trânsito e contribuem para que ele seja mais seguro para todos. “Essa é uma excelente iniciativa da Senatran para premiar os bons condutores, e tudo que é positivo, nós sempre buscamos implementar aqui. O desconto na CNH já está funcionando e muitos condutores já aproveitaram esse benefício. Estamos estudando a possibilidade de incluir novos benefícios para os bons condutores de Mato Grosso do Sul”, destaca. A Lei n° 6.164, que acrescenta dispositivos à Lei no 4.282, que trata dos valores das taxas da Tabela de Serviços do Detran-MS foi publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador, Eduardo Riedel, em dezembro de 2023, mas a integração sistêmica junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) só foi possível este ano, e os bons condutores já podem aproveitar as vantagens. Para ter acesso ao benefício é necessário que o condutor esteja cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O Cadastro Positivo de Condutores permite que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. De acordo com a Senatran, a boa conduta dos motoristas poderá ser premiada com benefícios como descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento e muitos outros. A adesão ao RNPC é voluntária. Para aderir, o cidadão pode se cadastrar através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou diretamente no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A Lei 6.164 foi publicada na edição n. 11.357 do Diário Oficial do Estado (DOE). Confira AQUI. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Com apoio do Governo do Estado, TecnoAgro 2025 reúne novidades do setor e conhecimento
Consolidada como um importante ponto de conexão entre produtores rurais, consultores, pesquisadores e investidores, a TecnoAgro 2025 apresenta a partir desta terça-feira (17), na sede da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, as inovações tecnológicas do setor, além de proporcionar um ambiente favorável para debate e negócios. A edição deste ano da TecnoAgro terá uma participação expressiva de estudantes, do ensino fundamental ao superior, promovendo integração de crianças e jovens com a principal atividade econômica da região, o agronegócio sustentável. O Governo do Estado, por meio da Fundect e da Fundems, aporta recursos na ordem de R$ 9 milhões para pesquisa e desenvolvimento na Fundação Chapadão, realizadora da TecnoAgro. Na solenidade de abertura, o governador Eduardo Riedel elogiou o trabalho da Fundação Chapadão e seus pesquisadores e lembrou do índices de desenvolvimenro econômico e social do Estado. “O Mato Grosso do Sul possui a quarta maior renda média salarial do Estado. Isso faz uma diferença gigante. O nível de investimento no setor privado de Mato Grosso do Sul está operando uma carteira, com mais de R$ 70 bilhões. O Governo investe 15,3% da sua receita liquida do Estado em diferentes políticas públicas. Não é custeio, é investimento a segunda maior taxa do Brasil.Tudo isso se reflete no oportunidade das pessoas, com uma em emprego, uma capacidade da gente construir uma sociedade mais justa, não adianta a gente crescer deixando bolsões de miséria para trás”, frisou. O prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, destacou a alta produtividade do campo, que em breve deve alcançar 90 sacas de soja por hectare. Em seu discurso, o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, reconheceu o esforço do Estado junto as reinvindicações dos produtores. “Os grandes aumentos de produção são resultados da competência e empreendedorismo do setor, com inovação, novas tecnologias, parcerias públicas e privadas e muita pesquisa. A 27ª edição da TecnoAgro, que acontece até o próximo dia 20, conta com a participação de 110 empresas e uma estimativa de público de cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de evento. A abertura do evento contou com a presença do secretário Jaime Verruck (Semadesc), do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Semadesc, Rogério Thomitão Beretta, o secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Semadesc, Ricardo Sena,além de prefeitos da região, os deputados estaduais Junior Mochi e Pedro Pedrossian Neto,representantes de entidades e presidentes de sindicatos rurais. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Governo de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025-2026
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), abriu nesta terça-feira (18) as inscrições para o processo seletivo do programa Bolsa Atleta 2025-2026. A iniciativa tem o objetivo de incentivar e apoiar o desenvolvimento de esportistas no estado. Mato Grosso do Sul mantém um dos maiores programas estaduais de incentivo ao esporte, oferecendo auxílio financeiro a atletas e técnicos que se destacam em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, são oferecidas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses. As inscrições para o Bolsa Atleta seguem abertas até às 23h59min do dia 17 de abril. Já para o Bolsa Técnico, o período de inscrições terá início no dia 22 de abril e será encerrado em 5 de maio. O edital completo pode ser acessado pelo site https://www.bolsa.fundesporte.ms.gov.br/. Os interessados devem acessar o site oficial do programa, criar uma conta e selecionar a categoria de bolsa correspondente ao seu perfil. No cadastro, é necessário preencher os dados pessoais e esportivos, indicando as competições disputadas no ano anterior, além de anexar a documentação exigida. Antes de finalizar a inscrição, todas as informações devem ser revisadas, garantindo que estejam corretas. A inscrição deve ser enviada dentro do prazo estabelecido e, após o encerramento, os candidatos devem aguardar a divulgação do resultado. O programa é destinado a atletas e técnicos com nacionalidade brasileira que representem Mato Grosso do Sul. As bolsas são concedidas com base no mérito esportivo, e os critérios de seleção, bem como os prazos de cada etapa, são definidos anualmente por meio de editais. Titular da Setesc, Marcelo Miranda destaca que o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025 traz avanços que foram construídos a partir das demandas da comunidade esportiva, levantadas em audiência pública realizada em agosto de 2024. “O processo avançou em vários aspectos, incluindo melhorias no atendimento à comunidade surda. Além disso, foi criada uma nova categoria pré-olímpica, paralímpica e surdolímpica, destinada a atletas com potencial para representar o Brasil nas próximas Olimpíadas, Paralimpíadas ou Surdolimpíadas. Outra importante evolução foi a inclusão do atendimento a guias, atletas assistentes e funções similares, uma demanda recorrente da comunidade do paradesporto”. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico são políticas públicas estratégicas para o fortalecimento do esporte em Mato Grosso do Sul. “Nosso compromisso é garantir que os atletas e técnicos tenham não apenas reconhecimento, mas também as condições necessárias para evoluir em suas modalidades. Esse programa representa um investimento direto no talento e na dedicação dos nossos esportistas, permitindo que eles se desenvolvam e levem o nome do estado cada vez mais longe”. O diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, ressalta que uma das principais mudanças para 2025 está no processo de inscrição dos técnicos. “No novo sistema, a inscrição dos técnicos ficou mais ágil e eficiente. Antes, eles precisavam inserir os dados dos atletas sem saber se estavam inscritos no programa Bolsa Atleta. Agora, os atletas se inscrevem primeiro e, somente após o encerramento desse período, começa a inscrição dos técnicos. Com isso, o sistema já identifica os atletas cadastrados, permitindo que os técnicos apenas complementem com as informações necessárias. Essa mudança torna o processo mais rápido e prático”. Durante o período de inscrição, serão disponibilizadas lives informativas e vídeos tutoriais para orientar os participantes. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (67) 3316-9198. Clique aqui para acessar o edital.
Produção agrícola de Mato Grosso do Sul deve chegar a 75,3 milhões de toneladas na safra 2024/25
Com uma produção agrícola total estimada em 75,3 milhões de toneladas neste ano, distribuída por 7,40 milhões de hectares, Mato Grosso do Sul deve superar o volume produzido na safra anterior. Comparado aos dados de 2024, isso representa um crescimento de 2,5% na produção e de 2,76% na área plantada. Os dados são da Carta de Conjuntura Agropecuária da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos últimos levantamentos do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, o crescimento da produção de soja reforça a vocação agrícola de Mato Grosso do Sul e demonstra a capacidade dos produtores do Estado de se adaptarem às novas condições do mercado. “O desempenho da safra de soja reflete o compromisso dos produtores sul-mato-grossenses com inovação, tecnologia e sustentabilidade. Mesmo diante dos desafios climáticos, conseguimos ampliar a área cultivada e aumentar a produtividade, consolidando nosso Estado como um dos principais polos agrícolas do Brasil”, afirmou Verruck. O levantamento aponta que os aumentos mais expressivos vão ocorrer nas culturas de amendoim (1ª safra), algodão e arroz irrigado. O amendoim se destaca pelo aumento da área plantada, enquanto o algodão herbáceo tem plantio previsto para iniciar entre novembro e dezembro. O arroz irrigado, por sua vez, apresenta bom desempenho devido às condições climáticas favoráveis e à adoção de boas práticas de manejo. Crescimento da soja e outras culturas em destaque Segundo o SIGA/MS, a área de soja em Mato Grosso do Sul deve crescer 6,8% na safra 2024/2025, atingindo 4,501 milhões de hectares, com produtividade estimada de 51,7 sacas por hectare e produção total de 13,977 milhões de toneladas. De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico-Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, “o sucesso da safra dependerá de estratégias para mitigar riscos climáticos, como escalonamento do plantio, considerando os impactos do fenômeno La Niña e outros fatores climáticos”. Para o amendoim (1ª safra), a produção esperada é de 159,7 mil toneladas, uma alta expressiva de 99,5% em relação à safra anterior em Mato Grosso do Sul. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o cultivo tem sido incentivado pelo aumento dos preços e pela construção de uma nova indústria processadora, que ampliará o mercado e agregará valor com derivados. Na distribuição da produção por estado, o Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com 29,8% do total, seguido pelo Paraná (13,6%), Goiás (11,5%), Rio Grande do Sul (11,4%), Mato Grosso do Sul (7,9%) e Minas Gerais (5,6%). Juntos, esses estados representam 79,8% da produção nacional. Pecuária No setor pecuário, Mato Grosso do Sul registrou um rebanho de 18 milhões de cabeças de bovinos (-1,57%), além de 1,83 milhão de suínos (+0,63%), 136 milhões de aves (+19,26%) e 599 mil toneladas de peixes (-35,34%). A maior variação positiva foi observada no grupo de ‘Outros’, com alta de 26,76% em relação ao mesmo período do ano passado. Alguns municípios se destacam no setor pecuário, entre eles Corumbá, Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo e Terenos, que apresentam os maiores quantitativos de rebanho no Estado. Valor da Produção Agropecuária O VBP (Valor Bruto da Produção) Agropecuária, estimado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em R$ 78,290 bilhões, apresentou um aumento de 17,17% em relação a 2024. No ranking nacional do VBP Agropecuário, Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição entre as 27 Unidades da Federação. A agricultura representa R$ 50,218 bilhões desse total, com uma expansão de 18,02% em relação ao ano passado, mantendo um forte potencial produtivo. As primeiras lavouras já iniciaram a colheita com bons resultados quantitativos e qualitativos. A pecuária tem estimativa de VBP em 2025 de R$ 28,071 bilhões, uma variação de +15,68% em comparação a 2024, representando 35,86% do VBP do setor estadual. Rosana Teixeira, Comunicação Semadesc
Com visitação em Dourados, leilão do Detran-MS tem mais de 100 veículos para circulação
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu nesta terça-feira (18) e segue até dia 1º de abril, leilão online de veículos nas modalidades circulação, sucata aproveitável e sucata inservível. A visitação presencial aos lotes será nos dias 27, 28 e 31 de março das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30, no pátio da AUTOTRAN, localizado na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, 51-B, Jardim Colibri. O certame sob responsabilidade da leiloeira credenciada, Aparecida Maria Fixer, oferta veículos recolhidos em 20 municípios do Estado. Na modalidade para circulação são 105 lotes de veículos, sendo 84 motocicletas e 21 carros. O automóvel FIAT/UNO WAY 1.0 2012/2013 na cor branca, é o lote n° 1 e também um dos destaques deste certame. O lance inicial dele é de R$ 7.623,00. Para quem tem preferência por veículos de duas rodas o lote n° 74 é uma das 84 opções disponíveis. A motocicleta HONDA/CG 160 FAN 2020/2020 de cor vermelha, está com lance inicial de R$ 3.385,00. Na modalidade sucata aproveitável, destinada a pessoas jurídicas devidamente credenciadas em qualquer DETRAN do Brasil, são ofertados 41 lotes de veículos, sendo 27 motocicletas e 36 automóveis. Já na modalidade de sucata inservível, o lote único é composto de 238 motocicletas e 03 automóveis, pesando aproximadamente 24.570,00 KG de material ferroso. Deste certame podem participar pessoas jurídicas que operem no ramo de siderurgia, de fundição ou de reciclagem credenciadas junto ao Detran-MS. O edital completo com a descrição de todos os lotes disponíveis está na edição n° 11.775 do Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser conferido aqui.
Capital tem queda nos índices de roubos e furtos nos dois primeiros meses de 2025
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revela queda nos índices de roubos e furtos em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, nos dois primeiros meses de 2025, quando comparados ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram registrados 299 casos de roubo na cidade, contra 425 ocorrências no mesmo período de 2024, representando uma redução de 29,6%. Em relação à tipificação dos roubos, destacam-se: roubos de veículos (-50%), roubos em vias urbanas (-36,8%) e de roubo ao comércio e a residências (-11,8%). Não houve registros de roubo seguido de morte no período analisado. Além disso, os furtos também apresentaram uma redução de 15,4%, com 2.332 ocorrências registradas entre janeiro e fevereiro de 2025, contra 2.757 no mesmo período do ano anterior. Dentro desse total, furtos de veículos teve queda de 28,3% e de furtos em residências, 18%. Enfrentamento à criminalidade Esses números refletem uma tendência positiva no enfrentamento à criminalidade em Campo Grande. O titular da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Fábio Brandalise, destaca o trabalho intenso e contínuo do policiamento repressivo realizado pela equipe da Derf e demais forças de segurança. “A experiência e comprometimento do corpo de policiais lotados na Derf possibilita a realização de combate especializado dos crimes de Furtos e Roubos, identificando e mapeando indivíduos reincidentes e grupos criminosos que praticam reiteradamente crimes patrimoniais”, destacou do delegado. Brandalise explica que a análise criminal é feita diariamente, o que permite a deflagração de diligencias imediatamente após a consumação dos delitos. Investimento e estratégia A redução dos índices criminais também é reflexo do reforço de recursos humanos e melhorias logísticas empenhados pelo Governo do Estado no final de 2024 quando foram investidos R$ 9,3 milhões em viaturas novas para o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), além de inserir novos soldados nas ruas da Capital. “Entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano, diversas operações foram realizadas com o objetivo de combater as chamadas manchas criminais, ou seja, áreas com maior incidência de delitos. Essa estratégia, alinhada aos indicadores da Sejusp, permitiu a redução da criminalidade e da violência na cidade”, analisou o comandante do CPM, coronel Emerson de Almeida Vicente. O comandante explica que mantém, junto com sua equipe, um acompanhamento constante dos indicadores, analisando os dados mensalmente e avaliando, semanalmente, as ocorrências registradas. “Essa análise detalhada do mapa criminal permite identificar os locais com maior incidência de crimes e direcionar o policiamento de forma mais eficiente e estratégica, garantindo uma resposta mais eficaz no combate à criminalidade”, concluiu. Transparência Os dados e estatísticas apresentados nesta matéria são fornecidos pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) e estão disponíveis ao público de forma transparente. Para mais informações, análises detalhadas ou consulta a outros indicadores, acesse o link: https://estatistica.sigo.ms.gov.br/. Comunicação Sejusp
Liandra da Saúde solicita emendas para reforma do Ceper do II Plano
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma indicação durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (17), solicitando aos deputados federais do Mato Grosso do Sul a destinação de emendas parlamentares para a reforma e revitalização do Ceper do BNH II Plano. O pedido tem como objetivo garantir a recuperação da infraestrutura do espaço, que é fundamental para a prática esportiva e o lazer da comunidade local. De acordo com a parlamentar, o Ceper do BNH II Plano necessita de melhorias urgentes, como reforma dos banheiros, pintura, revitalização da quadra, da pista de caminhada e reparos nas áreas de convivência. Além disso, Liandra ressalta a importância da instalação de lixeiras e a permanência de um vigilante patrimonial. “O Ceper do II Plano é um espaço muito frequentado pela população, especialmente jovens, idosos e praticantes de atividades físicas. Necessita de melhorias em toda sua estrutura física. Precisamos garantir que ele esteja em boas condições para atender a todos com segurança e qualidade”, destacou a vereadora. A solicitação de emendas parlamentares federais beneficia a comunidade com recursos, visando atender o bem-estar da população, na manutenção de espaços públicos e comunitários, garantindo assim um ambiente adequado para o lazer e o bem-estar dos douradenses.
Prefeitura recebe selecionados para o programa de residência em Saúde Mental
Os profissionais selecionados para o Programa de Residência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial realizado da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) foram recepcionados nesta segunda-feira (17) para o início das atividades. O Núcleo de Educação em Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial acompanham os psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais que participarão da qualificação e posteriormente atuarão nas unidades de saúde do município. Cíntia de Souza Neto, gerente da Rede de Atenção Psicossocial e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, destaca que a iniciativa visa oportunizar espaços formativos de ensino em serviço, qualificando profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva do cuidado em saúde mental. “Durante o período de residência, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a prática em diferentes contextos, promovendo uma abordagem integrada e humanizada no atendimento aos usuários do SUS”, pontua Cíntia. Ela destaca ainda que “a formação de profissionais qualificados é essencial para enfrentar os desafios da área”. A Residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com recebimento de bolsa. O residente receberá uma bolsa no valor de R$ 4.106,09, valor vigente da bolsa conforme Portaria Interministerial nº 9, de outubro de 2021.A Prefeitura de Dourados objetiva formar especialistas, agregar no atendimento ao público e também promover uma cultura de cuidado na rede. Os residentes iniciarão suas atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e expectativa é que a comunidade se beneficie de um atendimento mais qualificado e humanizado, o que tem sido um direcionamento constante do prefeito Marçal Filho na Saúde, refletindo o compromisso com a população douradense.








