A Câmara Municipal de Dourados realiza na próxima sexta-feira (21), às 19h, a audiência pública “BR 163: Concessão, Inadimplência e seus Impactos”. A iniciativa é do vereador Cemar Arnal (PP) e do deputado estadual Junior Mochi (MDB), que destacam a importância de discutir o tema e buscar soluções urgentes. “Eu sou usuário da 163 e vejo a situação que ela se encontra. A empresa cumpriu apenas 18% da duplicação prevista, deixando de honrar os compromissos assumidos. Precisamos cobrar a execução das melhorias pactuadas e entender quais serão as contrapartidas da empresa na nova proposta de contrato”, explicou o vereador. A relevância do debate também se dá pelo impacto direto da rodovia na mobilidade urbana de Dourados. “A BR-163 passa na margem da cidade e corta alguns bairros, como o Campo Dourado e o 4ª Plano, que precisam de melhorias como um viaduto, sem contar as vias laterais que precisam ser construídas e acessos”, destaca. Para o deputado Junior Mochi, a população deve estar presente e ativa no debate. “A sociedade civil, lideranças comunitárias e usuários da BR-163 precisam comparecer para cobrar soluções. A rodovia é essencial para o desenvolvimento do Estado e não pode continuar sendo um cenário de acidentes e descaso”, pontuou. ConcessãoA BR-163/MS é administrada por concessão desde 2014, quando empresa responsável venceu a licitação e assinou um contrato por 30 anos. O compromisso inicial previa a duplicação total da rodovia em cinco anos. No entanto, até 2018, apenas 150,4 km foram duplicados, o que representa 18% da extensão total de 845,4 km. Desde então, nenhuma nova duplicação foi realizada. Os principais problemas apontados pelos usuários da rodovia incluem a falta de duplicação e melhoria da infraestrutura, pedágios com valores considerados elevados, alto índice de acidentes e mortes e deficiência na manutenção da pista e na sinalização. A concessão é alvo de questionamentos também pelos elevados investimentos realizados, sem a devida execução das obras. Desde 2014, a concessionária captou R$ 3,99 bilhões em financiamentos junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal, mas investiu apenas R$ 1,87 bilhão na rodovia. ImpactosA BR-163, também conhecida como “Rodovia da Morte”, apresenta índices alarmantes de acidentes. Em 2023, foram registradas 1.704 ocorrências, um aumento em relação a 2022 (1.557). Embora a quantidade de vítimas fatais tenha reduzido em relação a 2013, os índices voltaram a subir nos últimos anos.A falta de encostamentos e passarelas é outra preocupação. Regiões como a do bairro Bonanza, em Dourados foram palco de manifestações populares recentemente, exigindo melhores condições de trafegabilidade e segurança. ExpectativaDe acordo com Cemar Arnal, a audiência pública é uma oportunidade para que autoridades, lideranças comunitárias e a população em geral possam cobrar respostas da concessionária e das autoridades responsáveis. Dentre os principais pontos que deverão ser debatidos estão o prazo e cronograma para retomada das obras de duplicação, a possibilidade de redução no valor dos pedágios até a conclusão das obras, a melhoria da sinalização e manutenção da pista e a implantação de viadutos e passarelas em pontos críticos. Serviço:A audiência pública acontece na Câmara Municipal de Dourados. O endereço é: Avenida Marcelino Pires 3600 – Jardim Paulista, Sala 7 – Shopping Avenida Center.
Ana Paula fortalece apoio à Toca de Assis Irmãs, em Dourados
A vereadora Ana Paula (Republicanos) reafirmou seu compromisso em destinar recursos para a Toca de Assis Irmãs. A iniciativa visa ampliar o trabalho essencial que a instituição realiza na cidade. A Toca de Assis Irmãs atua em Dourados desde 2003, acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e promovendo a vivência da espiritualidade através da Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vereadora garantiu que destinará emenda parlamentar para ajudar no custeio das atividades do local. A Toca de Assis sobrevive através da Providência Divina, contando com doações e o apoio da sociedade. A vereadora, como representante do povo, enfatizou o compromisso de destinar emendas impositivas e buscar novas parcerias para fortalecer essa importante tarefa. A missão conta com uma capela aberta ao público para oração e adoração silenciosa. Além disso, a instituição oferece acolhimento a homens adultos em situação de rua, proporcionando assistência, atividades educativas e apoio psicossocial. “O trabalho na Toca de Assis em Dourados é um exemplo concreto de como o servir ao próximo pode transformar vidas”, destacou. Ana Paula também expressou seu comprometimento em continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da comunidade douradense. Com o apoio da vereadora, a Toca de Assis Irmãs poderá continuar a realizar seu trabalho em Dourados, oferecendo apoio e acolhida àqueles em situação de vulnerabilidade social e promovendo a vivência da espiritualidade . Este apoio representa um importante passo para a continuidade e expansão dos serviços oferecidos pela instituição na cidade. A Toca de Assis Irmãs, com sede na Rua Natal, nº 450, Jardim Cuiabá, atua em Dourados no atendimento de idosos e está regularmente cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
Alex Cadeirante realiza doação de cadeiras de rodas ao UPA
O vereador Alex Cadeirante (PSDB) segue priorizando a área da Saúde em seu primeiro mandato. Em visita recente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Alex constatou a falta de cadeira de roda infantil para atendimento de crianças na unidade de saúde. Para amenizar o problema e sensibilizado com a situação, ele fez a doação de duas cadeiras de rodas em alumínio, sendo uma delas infantil. A entrega foi feita à enfermeira Selma, profissional dedicada e exemplo de compromisso com a saúde da nossa comunidade. “Esperamos que essa doação contribua para um atendimento mais digno e humano. Continuarei trabalhando por melhorias que garantam mais qualidade de vida e respeito para todos”, disse o vereador. Em fevereiro, Alex Cadeirante cumpriu uma de suas promessas de campanha e adquiriu com recursos próprios uma ambulância que deve ser usada, prioritariamente, para o transporte de pacientes que receberem alta médica nas unidades de saúde, reforçando assim a Central de Ambulâncias do município.
Prefeitura reúne Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tem fortalecido cada vez mais as políticas públicas voltadas à inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) realizou na manhã desta terça-feira (18), a segunda reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, consolidando-se como um espaço estratégico para o diálogo entre poder público, setor produtivo e instituições acadêmicas. Composto por 13 instituições, o CMCTI tem como objetivo fomentar ações que integrem pesquisa, empreendedorismo inovador e soluções tecnológicas para os desafios da cidade. A realização das reuniões de forma itinerante – proposta do Conselho – reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados, de aproximar a gestão pública das instituições que compõem o ecossistema de inovação do município , promovendo maior participação e articulação entre os envolvidos. O presidente do CMCTI, que é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, destacou que essa estratégia fortalece a construção coletiva de políticas públicas eficientes. “A inovação precisa ser pensada de maneira integrada e essa aproximação entre os atores do ecossistema permite o desenvolvimento de soluções mais alinhadas às demandas locais”, considera ele. O secretário ressaltou ainda o papel da Prefeitura como protagonista nesse processo. “O compromisso da gestão municipal é transformar a inovação em uma ferramenta para o crescimento econômico e social da cidade. Por isso, estamos investindo na estruturação do Conselho e no fortalecimento de parcerias que ampliam o impacto das políticas públicas nesse setor”, destacou. Já o prefeito Marçal Filho tem reforçado a importância de uma gestão inovadora para o desenvolvimento sustentável de Dourados. “A Prefeitura tem trabalhado para que a inovação seja um dos pilares da nossa administração. O CMCTI é um grande aliado nesse caminho, pois permite que o poder público atue de forma mais estratégica, ouvindo diferentes setores e viabilizando projetos que transformam a cidade”, afirmou o chefe do executivo municipal. A reunião reafirmou o compromisso da Prefeitura de Dourados em consolidar um ambiente favorável à inovação, garantindo que a ciência e a tecnologia sejam impulsionadoras do desenvolvimento municipal.
VI Seminário Estadual da Água Discute Gestão de Recursos Hídricos
No dia 21 de março, o Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, será palco do VI Seminário Estadual da Água, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os desafios da gestão dos recursos hídricos diante das mudanças climáticas. O evento se consolidou como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e a construção de políticas que garantam a preservação da água, um dos recursos mais valiosos para o desenvolvimento do estado. A programação inicia às 7h30, com credenciamento. A abertura oficial acontece às 8h, seguida da Mesa 1, que discutirá o Panorama dos Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul. Entre os palestrantes confirmados estão o deputado Renato Câmara, que abordará as fragilidades e oportunidades da hidrovia do Rio Paraguai, além de Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc, que apresentará as políticas públicas voltadas ao uso sustentável da água. O debate contará ainda com Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul, que falará sobre o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas. A moderação será conduzida por Ana Luzia Abrão, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. Após um debate aberto e pausa para coffee break, a programação segue com a Mesa 2, que tratará das mudanças climáticas e reservação de águas no campo e na cidade. Entre os especialistas, o Dr. Arlindo Muniz, da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS, abordará os desafios da legislação para os municípios. A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, trará um panorama sobre segurança hídrica no campo e segurança alimentar para todos. A mediação será feita por Daniele Coelho Marques, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, e a relatoria ficará a cargo de Sueli Teixeira, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) terá uma participação estratégica no evento, contribuindo com sua expertise na gestão de recursos hídricos, qualidade da água, tratamento de esgoto e impactos climáticos. A presença da UEMS fortalece o compromisso com a produção de conhecimento, a formação de profissionais, o engajamento com a sociedade e o fortalecimento da rede de pesquisa sobre os recursos hídricos no estado. Para o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda, discutir o uso responsável da água é essencial para garantir o abastecimento e a qualidade desse recurso no futuro: “O Seminário Estadual da Água, em sua sexta edição, se consolida como um espaço de valorização de nossos recursos hídricos. Este ano, ao discutir um tema tão atual e importante no cenário dos múltiplos usos da água, o Seminário sinaliza que, mesmo em Mato Grosso do Sul, tão rico em águas, o uso desse recurso requer cuidados especiais, pensando nas presentes e futuras gerações”, destacou. Para participar do VI Seminário Estadual da Água, os interessados podem se inscrever de forma simples e rápida. Basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível nos materiais de divulgação do evento, que direcionará automaticamente para o link de inscrição. Outra opção é acessar o site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e clicar no banner do evento para preencher o formulário de participação.
Zé Teixeira trabalha pela união de esforços em MS
A união de esforços da Bancada Federal, em Brasília, formada por deputados e senadores, com o Governo do Estado pode ser o melhor caminho para a solução de problemas enfrentados nos municípios de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Zé Teixeira tem fortalecido o trabalho conjunto entre as diversas esferas do Poder Público, com ênfase na colaboração com as Câmaras Municipais e Prefeituras para garantir mais qualidade de vida e desenvolvimento. Na Assembleia Legislativa, Zé Teixeira trabalha para ampliar a parceria entre Estado e União. Nesta terça-feira (18), o deputado pediu ao Governo de Mato Grosso do Sul e à Bancada Federal uma gestão conjunta que garanta melhores condições aos alunos matriculados no CEIM Kátia Marques Barbosa, no município de Dourados. Zé Teixeira também pediu para o maior município do interior do Mato Grosso do Sul a reestruturação da rede elétrica da Escola Municipal Etalívio Penzo. Conforme a diretora Creuza Ribeiro Nascimento, as salas de aula possuem aparelhos de ar condicionado que, por conta da rede ser muito antiga, não podem ser ligados ao mesmo tempo. Na Casa de Leis, o deputado solicitou melhorias no atendimento da linha de ônibus que realiza o trajeto entre Itaporã e Dourados. A reivindicação de aumento da frota, ampliação de horários e fiscalização da lotação veio do vereador Reinaldo Pecini, da Câmara Municipal de Itaporã. Já para os moradores de Caarapó, Zé Teixeira pediu a união de esforços para a reforma completa do Ginásio de Esportes Municipal de Caarapó. O pedido partiu do vereador Leo Mecânico. As ações do deputado Zé Teixeira chegam aos mais diversos municípios de Mato Grosso do Sul. O deputado apresentou indicação pedindo a compra de um veículo para a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Nova Alvorada do Sul utilizar nas atividades de fiscalização de obras e posturas daquele município. A demanda foi apresentada pelo secretário Aldorindo Medeiros Terra. Para Ivinhema, o deputado pediu união de esforços para a compra de um aparelho de eletrocardiograma e de um aparelho de Raio X digital para atender o Hospital Municipal. A reivindicação é do vereador Professor Erlon. Para Campo Grande, Zé Teixeira solicitou a instalação de sinalização, de semáforo e faixa elevada para a travessia de pedestres na Avenida Ministro João Arinos.
Dill do Povo solicita cronograma de fumacê para combate do mosquito da dengue em Dourados.
Na última sessão da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (17), o vereador Dill do Povo (União Brasil) encaminhou requerimento cobrando informações do cronograma para aplicação do fumacê nos bairros e distritos do município. Dill mostra preocupação com o aumento dos casos de dengue em Dourados. O vereador destacou que as recentes chuvas, o descarte irregular de lixo em terrenos baldios e o crescimento da vegetação têm contribuído para a proliferação do Aedes Aegyptis, gerando preocupação da população e profissionais da saúde. O mosquito é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, sendo de suma importância o combate a sua proliferação para que se barre o avanço dessas doenças. “Quantos carros de fumacê estão em funcionamento? Se o município tem estoque de inseticidas? Se Dourados recebeu as novas bombas costais para a aplicação de inseticidas dentro de quintais? E quais ações estão sendo tomadas para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti?”, foram questionamentos do vereador na Tribuna. “O fumacê precisa estar a serviço da comunidade, de forma constante e estratégica. Não podemos esperar que a população sofra com o aumento de casos de dengue e outras doenças. A Prefeitura e o CCZ precisam intensificar as ações e agir rapidamente para proteger a saúde da população”, afirmou o vereador. Dill do Povo também ressaltou a importância de a administração municipal manter a população informada sobre as ações de combate aos mosquitos. “É fundamental garantir que a cidade esteja preparada para enfrentar os riscos das doenças, especialmente com o aumento da proliferação dos mosquitos, alguns funcionários da área da saúde têm nos relatado o aumento dos casos de suspeita de dengue, mesmo com sintomas mais leves devido às vacinas”, completou.
Projeto de Isa Marcondes é aprovado e garante atendimento humanizado na saúde
A vereadora Isa Marcondes (Republicanos) apresentou e a Câmara aprovou, em primeira votação, durante a sessão ordinária de segunda-feira (17), o projeto de lei que estabelece diretrizes para um atendimento humanizado nos serviços públicos de saúde do município de Dourados. O objetivo é garantir que todos os cidadãos que necessitam de atendimento de saúde sejam tratados com empatia, atenção, solidariedade e respeito. A proposta para a nova legislação determina que todos os serviços realizados total ou parcialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sigam princípios de acolhimento, inclusão e humanização, e sejam realizados por profissionais qualificados, em um ambiente limpo, confortável e acessível. “A humanização no atendimento de saúde é essencial para garantir que os cidadãos sejam acolhidos de forma digna. O objetivo dessa lei é transformar a experiência do paciente no sistema público, tornando-a mais respeitosa e eficiente. O povo douradense está cansado de mau atendimento”, afirmou Isa. O projeto também reforça a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para aprimorar a qualidade do atendimento e promover um ambiente que priorize o respeito e a dignidade do paciente. Além disso, a proposição estabelece que os agentes públicos envolvidos no atendimento sejam responsáveis pelo acolhimento humanizado, em todas as etapas do serviço, desde a recepção até os procedimentos médicos. Caso os deveres estabelecidos em lei não sejam cumpridos, os profissionais poderão ser responsabilizados conforme a Lei Complementar Municipal nº 107/2006, que rege o regime jurídico dos servidores públicos municipais. A legislação prevê penalidades para aqueles que não cumprirem com as diretrizes do atendimento humanizado, sem prejuízo de outras responsabilidades cíveis ou penais. Com a sanção da lei, a expectativa é de uma mudança significativa na forma como os serviços públicos de saúde acolhem e atendem a população. A iniciativa reflete um avanço importante na busca por um sistema de saúde mais humanizado e acessível para todos os cidadãos de Dourados.
MS fortalece o protagonismo feminino com posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres com o grupo dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). O órgão, tem papel fundamental na formulação e no monitoramento das Políticas Públicas à igualdade de gênero, garante que as vozes femininas sejam ouvidas e que as demandas de todas as mulheres sul-mato-grossenses sejam atendidas de forma efetiva. A solenidade, que aconteceu nesta terça-feira (18), contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, e da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, dentre outras representantes de instituições ligadas ao tema. Durante o evento, as autoridades reforçaram a importância do conselho na ampliação dos debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e na busca por soluções concretas para fortalecer a equidade e a inclusão. Para o vice-governador Barbosinha, o conselho representa um espaço essencial para dar voz a todas as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam maiores barreiras sociais e econômicas. “O papel deste conselho é amplificar a voz daquelas que, historicamente, tiveram menos oportunidades de serem ouvidas. Mulheres indígenas, quilombolas, negras, e tantas outras que ainda enfrentam desafios estruturais e barreiras invisíveis para alcançar seus direitos”, destacou. Já a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou que a atuação do conselho será decisiva para fortalecer as ações voltadas à proteção e ao empoderamento feminino. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é uma instância de participação ativa e democrática, que nos ajuda a construir políticas públicas mais eficientes e direcionadas às reais necessidades das mulheres. Cada membro empossado hoje assume o compromisso de trabalhar incansavelmente para promover avanços e garantir que Mato Grosso do Sul continue sendo referência na defesa dos direitos femininos”, afirmou Viviane. Manuela Nicodemos Bailosa, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, destacou que o papel estratégico do conselho na escuta ativa e na criação de políticas é se tornar cada vez mais inclusivas. “Este é um momento de grande relevância para a luta pelos direitos das mulheres em Mato Grosso do Sul. A diversidade representada aqui nos fortalece como rede e nos permite construir políticas que abracem todas as realidades, respeitando a pluralidade das vivências femininas e proporcionando avanços concretos para a equidade de gênero”, pontuou Manuela. O grupo de novos membros do CEDM marca o início de um ciclo de debates, ações e articulações institucionais para garantir que cada mulher sul-mato-grossense tenha acesso a oportunidades, segurança e dignidade. O compromisso do Estado é seguir fortalecendo essa pauta, investindo em políticas públicas que promovam a autonomia feminina e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.








