O ex-campeão do UFC Conor McGregor intensificou sua incursão na política ao dar um prazo de 11 dias ao governo irlandês para apresentar um plano de deportação em massa, ameaçando “consequências” com respaldo da Casa Branca caso suas exigências não sejam atendidas. O ultimato foi publicado por McGregor em suas redes sociais em 23 de março de 2025, poucos dias após sua visita ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, durante as celebrações do Dia de São Patrício, em 17 de março. McGregor, de 36 anos, usou sua plataforma para exigir ações específicas do governo da Irlanda, liderado pelo Taoiseach Micheál Martin. Em uma série de postagens, ele cobrou: “Vocês têm 11 dias para apresentar um plano claro de ação sobre: 1. Desmantelar a rede de tráfico humano na Irlanda. 2. Deportação em massa de importados perigosos, criminosos e radicalizados, assim como todos que entraram ilegalmente e aqueles que sobrecarregam nosso sistema de bem-estar social sem esforço para buscar emprego ou se assimilar à cultura irlandesa. 3. Ajustes rigorosos na proteção das fronteiras para evitar que isso volte a acontecer.” Ele alertou que, sem resposta, “enviarei publicamente minhas ordens para vocês implementarem, e elas serão cumpridas, estejam certos disso”, sugerindo influência direta dos EUA. A visita de McGregor à Casa Branca, onde foi recebido por Trump e apareceu ao lado da secretária de imprensa Karoline Leavitt, marcou o início dessa ofensiva. Vestido com um terno verde em homenagem ao feriado irlandês, ele criticou o governo de seu país natal no pódio da sala de imprensa, afirmando que “o governo irlandês abandonou as vozes do povo” e que “a racket de imigração ilegal está devastando o país”. Trump, que já elogiou McGregor como seu “irlandês favorito”, posou com ele no Salão Oval, enquanto Leavitt destacou que não poderiam “pensar em um convidado melhor” para o evento. Enquanto McGregor aposta em sua influência internacional e em seus 10 milhões de seguidores online, o governo irlandês mantém silêncio oficial sobre o ultimato até o momento.
Trump Sugere Enviar Vândalos da Tesla a Prisões em El Salvador com Penas de 20 Anos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou sua retórica contra indivíduos que vandalizam propriedades da Tesla, empresa liderada por seu aliado Elon Musk, propondo penas severas e até o envio dos acusados para prisões em El Salvador. Em declarações feitas em 20 de março de 2025, Trump sugeriu que aqueles condenados por ataques contra veículos e instalações da Tesla poderiam enfrentar até 20 anos de prisão, servindo suas sentenças no Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), uma mega-prisão salvadorenha conhecida por suas condições rígidas. A proposta veio após o Departamento de Justiça dos EUA acusar três pessoas por atos classificados como “terrorismo doméstico” contra a empresa. Os incidentes envolvem ataques com coquetéis molotov e vandalismo em concessionárias e estações de carregamento da Tesla em cidades como Salem, Oregon; Loveland, Colorado; e North Charleston, Carolina do Sul. Adam Lansky, de 32 anos, foi acusado em Oregon por posse ilegal de um dispositivo destrutivo após arremessar explosivos em uma revendedora. Lucy Grace Nelson, de 42 anos, enfrentou acusações em Colorado por tentativa de destruição maliciosa de propriedade com materiais incendiários. Já Daniel Clarke-Pounder, de 24 anos, foi detido na Carolina do Sul por incendiar estações de carregamento após pintar mensagens como “Fora Trump” e “Viva a Ucrânia”. Cada um pode pegar entre 5 e 20 anos de prisão, segundo o Departamento de Justiça. Trump expressou apoio à repressão em postagens nas redes sociais, afirmando estar “ansioso para ver esses terroristas doentes receberem sentenças de 20 anos pelo que estão fazendo a Elon Musk e à Tesla”. Ele também mencionou a possibilidade de transferi-los para El Salvador, onde o presidente Nayib Bukele tem adotado políticas duras contra criminosos, incluindo a construção do CECOT, que abriga dezenas de milhares de detentos em condições amplamente criticadas por organizações de direitos humanos. A sugestão reflete uma relação recente entre os dois países, após os EUA deportarem mais de 200 supostos membros de gangues venezuelanas para o CECOT em março de 2025, pagando 6 milhões de dólares ao governo salvadorenho. A procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, reforçou a postura do governo, descrevendo os ataques como “nada menos que terrorismo doméstico” e prometendo aplicar todo o rigor da lei. Os incidentes parecem estar ligados a protestos contra o papel de Musk no governo Trump, especialmente como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que promove cortes drásticos em gastos federais.
China Realiza Execução de Quatro Canadenses por Crimes Relacionados a Drogas em 2025
Em um caso que intensificou as tensões diplomáticas entre China e Canadá, o governo chinês executou quatro cidadãos canadenses em 2025, acusados de crimes relacionados a drogas. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá em 19 de março de 2025, com a ministra Mélanie Joly expressando forte condenação ao ato. Os indivíduos, todos com dupla cidadania sino-canadense, foram mortos em datas recentes, mas não especificadas, após processos judiciais que Pequim afirma terem sido conduzidos em conformidade com suas leis. Os quatro canadenses enfrentavam acusações de envolvimento com tráfico de drogas, um delito que a China pune com extrema severidade. O país mantém uma política de “tolerância zero” para crimes dessa natureza, aplicando a pena de morte com frequência. Um comunicado da embaixada chinesa em Ottawa defendeu as execuções, afirmando que as provas contra os acusados eram “sólidas e suficientes” e que seus direitos foram “plenamente garantidos” durante o processo. A China, que não reconhece dupla cidadania, considera os indivíduos como cidadãos chineses, o que limita a assistência consular oferecida pelo Canadá. A execução dos quatro cidadãos reacendeu preocupações sobre a segurança de canadenses na China, onde cerca de 100 estão detidos, muitos por acusações relacionadas a drogas. Enquanto o Canadá busca proteger seus cidadãos e promover valores como a abolição da pena capital, a postura rígida da China evidencia um contraste profundo entre os dois sistemas, sugerindo que gestos de reconciliação ainda estão distantes.
Polônia Lança Programa de Bolsas para Jovens que Possuam Ascendência Polonesa
A Polônia deu início a um ambicioso programa voltado para jovens entre 18 e 35 anos, residentes na União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, que possuam ascendência polonesa. A iniciativa, batizada de “Poland. Business Adventure”, oferece bolsas de estudo e suporte logístico para estágios de três meses em algumas das maiores empresas do país. Com uma diáspora estimada em cerca de 20 milhões de pessoas ao redor do mundo, o governo polonês aposta na atração de talentos que possam, eventualmente, retornar e contribuir para a economia local. A estratégia reflete uma preocupação crescente do governo com a retenção de talentos e o fortalecimento da economia nacional. Desde sua entrada na União Europeia em 2004, a Polônia viu milhões de cidadãos emigrarem, especialmente para países como o Reino Unido, em busca de melhores oportunidades. Agora, com uma economia em expansão e um mercado de trabalho aquecido, as autoridades enxergam na diáspora uma fonte valiosa de capital humano. Dados recentes apontam que o país já é um dos mais dinâmicos da Europa Central, com crescimento constante e investimentos significativos em infraestrutura e inovação. A iniciativa também carrega um apelo sutil às gerações mais jovens, que cresceram distantes da terra natal de seus antepassados. Embora o foco seja profissional, há um esforço implícito em reacender o senso de identidade nacional, algo que ressoa com valores tradicionais preservados na cultura polonesa. Especialistas acreditam que, ao oferecer uma experiência estruturada e vantajosa, o programa pode incentivar não apenas estadias temporárias, mas também decisões de longo prazo, como a mudança definitiva para o país. Empresas participantes incluem gigantes dos setores de tecnologia, manufatura e serviços, que buscam mão de obra qualificada em um momento em que a Polônia compete com vizinhos como a Alemanha por profissionais. A diáspora polonesa, uma das maiores do mundo, está espalhada principalmente pelas Américas e Europa, com comunidades expressivas em cidades como Chicago, Londres e Toronto. O governo espera que, ao abrir portas para esses jovens, o programa sirva como um primeiro passo para reverter, ainda que parcialmente, o fluxo migratório histórico.
Firmado convênio de R$ 270 mil para apoiar a Guarda Mirim de Dourados
A Prefeitura de Dourados firmou um convênio de R$ 270 mil para apoiar as atividades da Guarda Mirim em 2025. A documentação foi oficializada na manhã desta sexta-feira (21) pelo prefeito Marçal Filho, que esteve acompanhado por representantes da instituição, inclusive o presidente João Frazão, pelo vice-governador José Carlos Barbosa, pela presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla, os vereadores Edson Souza, Márcio Pudim, Pedro Pepa e representantes da Guarda Municipal de Dourados. A importância da instituição que leva atividades diversas para adolescentes foi destacada pelo prefeito Marçal Filho. Ele disse se sentir satisfeito com o encaminhamento da verba em razão da contribuição da Guarda Mirim com as famílias douradenses, com incentivo a atividades físicas, interação, valores sociais e formação da cidadania. Atualmente a Guarda Mirim atende cerca de 120 adolescentes no contraturno escolar e está situada no Jardim João Paulo II. “Essa entidade atua fortemente com nossas crianças e adolescentes e junto com a minhas equipe eu já vinha trabalhando para poder anunciar esse apoio financeiro via prefeitura”, afirmou o prefeito. “Hoje fico muito feliz com esse momento, sabendo que o trabalho incentiva o esporte, ensina sobre cidadania, hierarquia e com certeza impacta positivamente no desenvolvimento destes jovens”, destacou. O vice-governador José Carlos Barbosa destacou a formalização do convênio como um grande apoio para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e deixou sugestões para agregar ao trabalho desenvolvido. “Este é um momento muito especial, principalmente para nossos meninos e meninas que participam da Mirim e ali estão em ações que incentivam a formação de caráter saudável e penso que esse projeto pode ser aprimorado com cursos de informática, línguas, entre outros”, apontou. O presidente da Guarda Mirim, João Frazão, se disse emocionado com o momento, enalteceu a iniciativa do prefeito Marçal Filho. Ele destacou que sem o suporte do município não seria possível dar continuidade às atividades e trabalhar com a comunidade. “Eu fico emocionado e não é só por mim, é por saber que poderemos seguir com o trabalho com esses adolescentes, pois sem esse convênio não conseguiríamos”, afirmou. “O prefeito Marçal Filho conhece o nosso trabalho e tem essa percepção enquanto gestor, mas também enquanto douradense e enquanto pai, enfim, só temos a agradecer e continuar atuando pela nossa comunidade”, enfatizou.
Liandra pede melhorias para a Sitioca Ouro Fino e Travessão do Castelo
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou um pedido de indicação solicitando o patrolamento e cascalhamento das ruas da Sitioca Ouro Fino e do Travessão do Castelo. As solicitações têm como objetivo melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança para os moradores e usuários dessas localidades. Segundo a vereadora, as vias dessas regiões encontram-se em más condições devido às chuvas e ao desgaste natural, dificultando o acesso de veículos e causando transtornos aos moradores e transeuntes. “A Sitioca Ouro Fino enfrenta sérios problemas de trafegabilidade devido às más condições das vias, que se agravam especialmente em períodos chuvosos. A falta de manutenção adequada tem causado transtornos aos moradores, dificultando o acesso de veículos, enfrentado dificuldades diárias para se deslocarem”, diz Liandra. Travessão do CasteloO Travessão do Castelo é uma via utilizada pela população, que dá acesso direto ao anel viário de Dourados e ainda não possui pavimentação asfáltica. É um dos principais acessos de empresas e moradores dos bairros próximos. “Sabemos da importância dessa estrada para a economia local e para o dia a dia dos moradores. Por isso, solicitamos essa intervenção urgente por parte do poder executivo”, reforçou a vereadora.O patrolamento e o cascalhamento são medidas fundamentais para a conservação de estradas não pavimentadas, ajudando a evitar atoleiros e acidentes, além de preservar os veículos que trafegam por essas vias.
Aberta inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre na terça-feira (25) as inscrições para a seleção de artistas locais que desejam se apresentar na 1ª Festa da Páscoa. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. As inscrições estarão abertas até o dia 1º de abril e podem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível no link – clique aqui. A iniciativa busca valorizar os talentos locais e promover entidades culturais que atuam na cidade, conforme determinação do prefeito Marçal Filho. A programação da Festa da Páscoa contará com diversas atrações culturais e shows musicais, iniciando na quinta-feira (17). O ponto alto do evento será no sábado (19), com a apresentação da dupla sertaneja Jads & Jadson. No domingo (20), as atividades serão voltadas para o público infantil, incluindo apresentações especiais e o sorteio de ovos de páscoa para as crianças. Além das atrações artísticas, o evento também oferecerá momentos de lazer para a população, incluindo a tradicional pesca no lago do Parque. A Festa da Páscoa passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Dourados, com a proposta de ser aprimorada a cada edição. A realização da festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. A expectativa é que a celebração se torne um marco cultural e de entretenimento para a cidade, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o cenário artístico local.
Prefeitura inicia cascalhamento em vias nunca atendidas na Reserva Indígena
A Prefeitura de Dourados deu início ao patrolamento e cascalhamento de vias nunca antes reparadas na Reserva Indígena. Os trabalhos começaram pela Aldeia Jaguapiru e vão se estender para a Bororó, beneficiando moradores de regiões mais afastadas que, em períodos de chuva, enfrentam dificuldades de locomoção e de recebimento de serviços públicos. Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Marçal Filho esteve na Aldeia Jaguapiru para acompanhar as ações de recuperação das estradas. Ele foi acompanhado pela coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, que destacou a importância do serviço. “É a primeira vez que a administração municipal leva cascalhamento para vias que não são consideradas principais dentro da Reserva”, afirmou. “Esse é um momento histórico”, enfatizou. Segundo Sandra, as obras costumavam se concentrar apenas nas ruas utilizadas pelo transporte escolar. Agora, com a ampliação do serviço, mais famílias terão acesso facilitado a serviços públicos essenciais. “Para nós ficou bom, porque está chegando a famílias que moram em regiões mais distantes e isso facilita que os serviços públicos cheguem com mais facilidade até elas”, ressaltou. A primeira etapa do trabalho envolve a abertura e alargamento das vias, preparando-a para receber o cascalhamento. O professor indígena Jerry Skee acompanhou o prefeito e destacou a relevância da iniciativa para as comunidades Guarani, Caiuá e Terena. “O cascalhamento em vias secundárias facilitará, inclusive, a chegada de caminhões-pipa para levar água potável a essas famílias. Isso traz mais dignidade para todos nós”, afirmou. O prefeito Marçal Filho reforçou o compromisso da administração municipal com a população indígena. “Os indígenas são cidadãos douradenses e a prefeitura tem que levar serviços para todos, seja na área central, nos bairros ou na Reserva Indígena”, argumentou. “Nosso trabalho de patrolamento e cascalhamento busca melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dessas famílias”, declarou. Os trabalhos estão em fase inicial e continuarão avançando para outras vias principais e secundárias da Reserva Indígena de Dourados, garantindo melhores condições de tráfego e acesso aos moradores.
Zé Teixeira exalta projeto de atenção na saúde primária em MS em parceria com a Fiocruz
O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destacou os avanços na saúde pública de Dourados. “Uso essa tribuna hoje para falar de um projeto fantástico que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está implantando na saúde primária no Estado de Mato Grosso do Sul. Em Dourados já conta com quatro postos de saúde. Agradeço ao deputado federal Vander Loubet [PT], que viabilizou recursos à Fiocruz para repassar para a implantação desse projeto”, explicou. “É necessária a produtividade, atenção e formação de profissional para a atenção básica de saúde, inclusive com estágio de médico no primeiro e segundo ano, e odontólogos. O projeto é um investimento do Governo Federal por meio da Educação e da Saúde, sem custo para a gestão estadual. Lá em Dourados, são 136 pessoas envolvidas no trabalho em quatro postos de saúde. E uma grande amiga minha comanda esse projeto, Dinanci Ranzi”, detalhou. Zé Teixeira frisou que é necessário melhorar os atendimentos nas unidades de saúde. “Todo município que quiser engajar nesse projeto, além de constituir uma economia, contará com atendimento diferenciado. Eu analiso no setor público a diferença no tratamento entre as pessoas concursadas e as contratadas. O contratado tem um tratamento diferenciado, porque sabe que se não exercer a função corretamente, não for dedicado, prestativo, não tiver uma qualificação, será dispensado. Já o concursado, sem críticas, porque em todos os setores tem pessoas decentes e honestas, algumas não se enquadram naquilo que pede o edital do concurso público”, considerou o parlamentar. “Os governantes devem ter mais eficiência na gestão pública. Se houver uma pessoa para fazer um exame de sangue nos postos de saúde, já é coletado ali, e não marcar o exame para trinta dias depois, se for um câncer, pode ser que não haja mais o que fazer. Aproveito para agradecer aos deputados que destinaram recursos de emendas para a aquisição de um aparelho diagnóstico de câncer para o hospital de Dourados. Eu tenho uma atuação muito forte na saúde. O Sistema Único de Saúde [SUS] é um direito nosso, e dever do Estado”, concluiu o deputado Zé Teixeira. Christiane Mesquita








