Representantes de entidades de classe ligadas à segurança pública foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consesp) de Mato Grosso do Sul. A escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), durante reunião do colegiado. Foram eleitos como membros do Conselho, com mandato de dois anos, representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS). Pela ADEPOL, o delegado André Matsushita Gonçalves assume como membro titular, tendo como suplente o delegado Carlos Delano Gehring Leandro. “É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”, destacou titular pela ADEPOL. Já pela AOFMS, o coronel PM Juracy Pereira da Paz será o titular, com o coronel PM Marcelo Santos do Amaral como suplente. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse titular pela AOFMS. “A eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”, destacou o presidente do colegiado e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. Além dos representantes recém-eleitos, o Consesp é composto por membros de diversos órgãos e instituições, são eles: Comunicação Sejusp-MS
Torneios de Beach Tennis e de Futsal levam esporte e lazer para 1ª Festa da Páscoa
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também serão destaque no evento que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. Na quinta-feira (17), o Torneio de Futsal começa a partir das 15h e no sábado (19), o Torneio de Beach Tennis, acontece a partir das 16h. As competições serão voltadas para participantes que já estão inseridos em projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed). No Torneio de Futsal no dia 17, times masculinos e femininos compostos por crianças e adolescentes vão participar da competição, coordenada pelo professor Wellington Nogueira. A Funed destaca que das 15h às 17h, acontece o sub-13 e sub-15 no treino no campo sintético e das 16h às 17h, o Sub-06 e sub-08 na quadra. Das 17h30 às 18h30, o Sub-10 e Sub-11 e das 18h30 às 20h, haverá o Quadrangular feminino e posteriormente o quadrangular masculino. No dia 19, o Torneio de Beach Tennis contará com doze times formados por adolescentes atendidos no projeto do esporte desenvolvido no Parque Antenor Martins, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O sistema de disputa do torneio terá dois formatos (fase de grupos e fase final), na fase de grupos, joga-se um set até 4 games-“No Ad” (não haverá tie-break). Na fase final/eliminatórias do torneio joga-se um set até 6 games-“No Ad”, (6×6, joga-se um tiebreak até 7 pontos, considerando a diferença de dois pontos para finalizar). *A ordem do cruzamento na semifinal será o primeiro colocado da chave A contra primeiro colocado da chave B; primeiro colocado da chave C contra o melhor segundo colocado de todas as chaves. Os perdedores da semifinal disputarão o terceiro lugar, os vencedores da semifinal disputarão uma final para determinar o campeão e o segundo lugar. Em ambos os torneios, os melhores colocados serão contemplados com medalhas e o campeão será contemplado com o troféu. Para o diretor-presidente da Funed, Salim Raidan Neto, as ações incentivam a prática esportiva e consequentemente a qualidade de vida com a população. Ele destaca que os torneios estão sendo aguardados com muita expectativa entre os participantes, que já tem movimentado torcidas e um grande momento é esperado. “São ações que vão abrilhantar ainda mais essa grande festa e é muito bom ver a animação entre quem vai jogar, já convidando amigos e famílias e tudo isso vai ao encontro do direcionamento do prefeito Marçal Filho de incentivar esporte, saúde e lazer em Dourados”, aponta. A Festa da Páscoa é realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Uma enorme estrutura vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, Praça de Artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais e haverá sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Atrações culturais diversas vão acontecer durante os quatro dias de evento. A pesca será liberada ao público e é necessário observar as regras da atividade. A entrada será franca todos os dias.
Prefeitura destaca avanço da obra da Via Parque do Córrego Água Boa
Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Marçal Filho vistoriu a obra da Via Parque do Córrego Água Boa e destacou a evolução dos serviços. A pavimentação já avança no local e um dos objetivos centrais aguardados com a intervenção é maior fluidez no trânsito da região. O projeto, com valor total estimado em R$ 42.109.911,94, é financiado pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com contrapartida da Prefeitura de Dourados, e seu percurso sairá da região do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, e percorrerá o trajeto até a BR-463. Marçal Filho comentou que as modificações no local já são significativas e destacou que as equipes seguem atuando de forma intensa e conduzindo um serviço de qualidade. “As máquinas estão a todo vapor e vale recordar que era uma área alagada, era tudo mato, ali tem um lago, foi feita a tubulação e agora já avança essa obra de infraestrutura e assim vamos trabalhando por Dourados, nessa ação que será muito importante para nossa cidade”, mencionou. Outro ponto observado pelo prefeito é o avanço que a ação vai representar no trânsito do município. Ele afirmou que após a conclusão da ação no trecho será possível o deslocamento do aeroporto, por exemplo, até a BR-463 somente por vias duplicadas. “Será uma via bem larga, estamos realizando por Dourados esse trabalho gigantesco, com um investimento alto, e sabemos que após concluído vai dar muita fluidez no trânsito”, disse. Neste aspecto, Marçal ressaltou ainda outra obra que está sendo realizada pela Prefeitura, a duplicação de trecho da Rua Aziz Rasselém, ao lado do Parque Antenor Martins. A obra inicia no Jardim Tropical e é continuação da Avenida Guaicurus, de acesso ao aeroporto e Cidade Universitária, prosseguindo a pista dupla até o entroncamento com a Rua Joaquim Teixeira Alves, ao lado do Parque do Lago. A partir dali, até a Rua Antônio Emílio de Figueiredo torna-se pista simples, um trecho de mais de 300 metros. “São obras que vão transformar nossa cidade, agregando em modalidade urbana”, citou. DUPLICAÇÃO DA AZIZA construção da segunda pista nesse trecho tem sido conduzida pela Secretaria de Obras, como uma prioridade do prefeito Marçal Filho. A segunda pista visa garantir mobilidade para vários bairros, inclusive aqueles que se encontram na região Sul. Quando pronto o serviço, ficará facilitado o acesso para quem irá seguir para bairros como o Jardim Novo Horizonte, Cidade Jardim e adjacências, para o Estrela Porã, Vila Toscana, Roma, assim como o acesso à região da Vila Cachoeirinha e BNH 4º Plano e adjacências, na parte Sul da cidade. Como a obra está sendo construída ao lado do córrego Água Boa e nas proximidades do lago do Parque Antenor Martins, as técnicas utilizadas contam com colchão drenante, solução que terá como principal função a captação e condução de águas do lençol freático e pluviais para local apropriado, no caso o próprio córrego. Concluída a fase da pavimentação asfáltica, será conduzida a construção de uma rotatória no entroncamento com a Rua Antônio Emílio de Figueiredo. A obra terá investimento total de R$ 7.550.980,60 e os recursos são da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com contrapartida da Prefeitura de Dourados, de R$ 2 milhões.
Campanha #TodosPorElas Inicia Nova Etapa de Mobilização Contra a Violência à Mulher
A campanha interinstitucional #TodosPorElas, que une o Governo de Mato Grosso do Sul, o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa e diversas instituições parceiras, iniciou uma nova etapa. O objetivo é intensificar o combate à violência contra a mulher, buscando soluções que englobem tanto a questão da violência de gênero quanto a garantia de condições dignas para que as vítimas possam seguir em frente. Entre as ações de mobilização desta nova fase está a segunda edição da caminhada pelo fim do feminicídio, marcada para o dia 31 de maio. O principal desafio agora é ampliar a divulgação e implementar medidas práticas para fortalecer a rede de proteção no Estado, com foco em melhorar o atendimento às mulheres em situação de violência. A campanha #TodosPorElas foi lançada originalmente em agosto de 2024. O Governo do Estado já desenvolve uma série de ações concretas: O trabalho conjunto entre os poderes e a mobilização social são vistos como ferramentas essenciais para construir uma nova realidade de mais respeito e segurança para as mulheres em Mato Grosso do Sul.
Dourados abre Semana dos Povos Indígenas com protagonismo das escolas das aldeias
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta segunda-feira (14), a Semana dos Povos Indígenas, celebração que destaca a rica diversidade cultural das comunidades originárias da região. As atividades remetem ao Dia do Índio, celebrado no sábado, 19 de abril, data instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. Organizado pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena da Semed em conjunto com as escolas que compõem a educação escolar indígena em Dourados, o evento é marcado pelo protagonismo das escolas indígenas locais, que desempenham um papel fundamental na preservação e promoção das tradições e saberes ancestrais. As atividades da semana contam com a participação ativa de diversas instituições de ensino, incluindo as escolas municipais indígenas Tengatui Marangatu, Agustinho, Pai Chiquito, Francisco Meireles, Araporã, Ramão Martins, Guateka Marçal de Souza e Lacui Roc Isnarde, localizadas nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. Todas essas unidades escolares são reconhecidas por iniciativas que integram práticas pedagógicas com a valorização da cultura indígena. Eventos culturais e esportivos são exemplos do compromisso dessas escolas com a educação intercultural. A programação da Semana dos Povos Indígenas inclui apresentações culturais, competições esportivas, exposições de artesanato, desfiles de beleza e atividades educativas, todas abertas à participação da comunidade. A iniciativa reforça o papel da educação como instrumento de valorização e preservação das culturas indígenas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes. A Semana dos Povos Indígenas em Dourados é uma oportunidade para fortalecer os laços entre as comunidades indígenas e a sociedade em geral, promovendo o respeito à diversidade e o reconhecimento da importância dos povos originários na construção da identidade cultural do município.
Prefeitura anuncia construção de novo Posto de Saúde no Jardim dos Estados
O prefeito Marçal Filho anunciou, na manhã da última sexta-feira (11), a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá os moradores das regiões do Jardim Piratininga e Chácara dos Caiuás, em Dourados. O anúncio ocorreu durante um mutirão de limpeza realizado na UBS do Jardim Piratininga, que funciona há muitos anos em uma casa alugada pela prefeitura. A nova unidade será construída ao lado da Escola Municipal Frei Eucário, no Jardim dos Estados. O prédio, classificado como de porte IV, poderá abrigar até quatro equipes de saúde, atendendo aproximadamente 16 mil pessoas. O projeto já está em fase de licitação e será executado com recursos do governo federal, acrescidos de contrapartida financeira da Prefeitura de Dourados. Durante o mutirão, o prefeito destacou que a nova UBS proporcionará conforto e dignidade aos usuários, substituindo as atuais instalações adaptadas em residências alugadas, consideradas inadequadas para o atendimento à população. “Esses prédios atuais não estão preparados para acolher a população como deveriam”, enfatizou o prefeito. A nova unidade oferecerá um espaço mais amplo e adequado, com condições ideais para o atendimento humanizado”, destacou Marçal Filho. O mutirão de limpeza no posto do Jardim Piratininga teve ainda a participação ativa da primeira-dama Patrícia Leite, que voluntariamente realiza serviços de limpeza em prédios públicos do município com uma roçadeira adquirida por ela mesma. O prefeito Marçal Filho também auxiliou nos trabalhos. Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos também esteve no local para podar árvores e auxiliar na limpeza em geral. Com a chuvarada nas últimas semanas, o mato tem crescido de forma demasiada e as equipes da prefeitura tem se desdobrado para dar conta da limpeza pública em todo o município.
Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa segue com inscrições abertas ao público
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), promove o 1º Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa, no dia 19 de abril, com início às 13h30 e as inscrições para a população estão abertas. A ação acontece no âmbito da 1ª Festa da Páscoa de Dourados, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O Torneio seguirá o formato 4×4 e é destinado a adultos, sendo a idade mínima de participação de 16 anos. A competição seguirá as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e será disputada por equipes mistas, compostas por dois atletas do sexo masculino e dois do sexo feminino. As partidas serão disputadas em set único de 21 pontos, com necessidade de diferença mínima de dois pontos para encerrar o jogo. Não haverá ponto limite. O sistema de pontuação será: Vitória: 2 pontos, derrota: 1 ponto e ausência: 0 ponto. Em caso de empate na fase classificatória, serão aplicados os critérios de desempate, conforme o número de equipes envolvidas, incluindo confronto direto, saldo de pontos, e até sorteio, se necessário. O formulário para inscrição deve ser solicitado no WhatsApp da Funed, no número (67) 98163-0586. Somente as 9 primeiras equipes serão inscritas e deverão aguardar comunicado da Fundação de Esportes. A ação é promovida pela Funed, diante direcionamento da Prefeitura de Dourados, de promover eventos que estimulem hábitos saudáveis, práticas esportivas e integração na sociedade. Vale destacar que ainda no âmbito da 1ª Festa da Páscoa de Dourados acontece a 1ª Corrida da Páscoa, no dia 20 de abril. A largada será às 7h, com percurso de 5 km, partindo e retornando ao Parque Antenor Martins. Para esta ação, todas as inscrições já foram preenchidas. FESTA DA PÁSCOA A 1ª Festa da Páscoa contará terá uma ampla estrutura montada no Parque Antenor Martins, com praças de alimentação, feira de artesanato, restaurantes, brinquedos infláveis, shows com artistas locais e nacionais, além do tradicional sorteio de ovos de Páscoa para as crianças. Outro destaque será a liberação da pescaria no lago do parque, que será repovoado com espécies como pacu, tambacu e patinga, adquiridas por meio de licitação. A ação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Administração (Semad) e Agricultura Familiar (Semaf), promovendo integração e lazer à população.
Investidores reconhecem Mato Grosso do Sul como grande destino global de empreendimentos
“Mato Grosso do Sul mostrou seriedade e profissionalismo que contrasta com a burocracia de outros lugares do mundo onde nós atuamos. Aqui encontramos um ambiente profissional sem burocracia e que criou o cenário favorável de negócios que prometeu. Quando nós juntamos competência e excelência com certeza nesse Estado pode ser desenvolvido qualquer negócio global”. A afirmação acima é do CEO global da Arauco, Cristián Infante, no lançamento da pedra fundamental da quinta fábrica de celulose em solo sul-mato-grossense, no município de Inocência. O evento aconteceu nesta semana e foi onde ele fez esse reconhecimento ao protagonismo do Estado como um destino global de grandes investimentos. A capacidade de aliar segurança jurídica, oferta de matéria-prima e políticas públicas confiáveis reforça a imagem do Mato Grosso do Sul como polo de investimentos. Celulose, cana-de-açúcar, avicultura, suinocultura, amendoim e a citricultura são apenas algumas das atividades que mudaram o perfil do Estado, antes inserido no binômio soja e boi. Esta explosão de investimentos mais precisamente no setor de celulose foi abordada pelo secretário de Estado, Jaime Verruck, durante a palestra do Fórum Agro Lide, na Expogrande, na quinta-feira (10). Ele citou a fala do CEO da Arauco para ilustrar o momento favorável que o Estado vem passando. “Muitos de vocês já viram, a gente se autodesignou Vale da Celulose, no Mato Grosso do Sul. Isso já pegou no mundo. As pessoas perguntam: por que Vale da Celulose? E a gente explica: temos o Estado da arte da tecnologia em celulose, da clonagem de eucalipto, da produtividade e da sanidade florestal. Estamos avançando agora na logística, com investimentos em ferrovias para ampliar a competitividade. Quando se fala em celulose no mundo, se fala em Mato Grosso do Sul”, comentou Verruck. Já o governador Eduardo Riedel, que participou da abertura do Fórum, destaca o processo de desenvolvimento do Estado a partir da premissa de que o Estado possui potenciais que devem ser explorados, sendo eles o fator de competitividade local no mercado. “Uma fortaleza gigante e global que temos aqui é a transição energética, a produção de alimentos e a sustentabilidade. Essas são nossas fortalezas. o Governo do Estado apostou alto na atração, diversificação e na completude da cadeia produtiva de todas essas áreas”, frisa. Riedel continua ainda afirmando que a Arauco já está com 3,8 mil funcionários ativos trabalhando na construção de sua fábrica em Inocência, um impacto que que gera oportunidades para os produtores da região, e para a população como um todo, com emprego e qualificação. “Isso faz girar a nossa economia, e por tudo isso que vem acontecendo é que a gente tem expectativa de ser o estado que mais vai crescer”, destaca, lembrando ainda do trabalho de captação de empresas para o Estado, em áreas diversas como piscicultura, suinocultura, entre outros. “O capital privado vem sendo bem alocado no Estado. Para isso a gente tem que ter esse bom ambiente de negócios que criamos, infraestrutura, atratividade tributária, e segurança jurídica. Não aceitamos desordem, invasão, confusão, estrago. Não tem como um ambiente produtivo ser fértil, onde a gente fica negociando algumas coisas que não cabem mais nos dias de hoje. Tem uma ou outra demanda que a gente pode tratar de outra forma, mas não dessas que citei”, conclui o governador. Para reforçar esta vocação para a celulose, Verruck apresentou durante sua palestra dados sobre o setor. O secretário salientou que Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor nacional de madeira em tora para papel e celulose, responsável por 24% da produção brasileira do setor, com mais de 1,6 milhão de hectares de florestas plantadas e 30 indústrias de base florestal instaladas. “Temos o maior parque industrial do Brasil nesse segmento e mais de 26 mil empregos gerados direta e indiretamente pela cadeia florestal”, reforçou. Durante sua fala, o titular da Semadesc também ressaltou que Mato Grosso do Sul já realizou sua transição energética e hoje possui a matriz mais limpa do Brasil, destacando-se como um estado agroambiental que alia desenvolvimento econômico com responsabilidade climática. “Nós escolhemos três setores: o florestal, a proteína animal — bovinos, aves, suínos e peixes — e, por fim, o setor da biodiversidade. Confirmamos a estratégia de posicionar o Estado como referência em sustentabilidade. Somos um Estado que contribui para a segurança ambiental do mundo”, afirmou. A apresentação trouxe ainda dados que colocam Mato Grosso do Sul entre os líderes nacionais em crescimento do PIB (com projeção de 4,2% para 2025), investimentos públicos (15,3% do orçamento) e geração de empregos com alta qualificação técnica, além da terceira menor taxa de pobreza extrema do país. Suinocultura de eficiência Outro setor que destaca Mato Grosso do Sul como polo de empreendimentos é a suinocultura. Isso foi destacado durante o evento 3° Encontro de Lideranças da Suinocultura da ASUMAS, realizado na Expogrande. Para 2025 a projeção é de um crescimento de 49% no plantel de matrizes, alcançando 152 mil fêmeas e fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva. Esse avanço se dá graças a programas de incentivos como o Leitão Vida, além da eficiência e a biosseguridade da atividade no Estado, que atraiu inúmeros investimentos na indústria de suínos de grandes empresas como a Seara, em Dourados, e a Aurora, em São Gabriel do Oeste. De acordo com o gerente regional de agropecuária da Seara em Dourados, Márcio Polazzo, que participou de mesa redonda no evento junto com secretário Jaime Verruck, o compromisso do Estado em fomentar o setor acabou por atrair o interesse da empresa. “A posição de mercado, a nossa estratégia de mercado da JBS, é uma estratégia pensando sempre no longo prazo. A consciência que a gente tem de qualquer crescimento econômico é pensando nos momentos de mercado que tem agora e nas projeções que a gente pode ter no futuro. Em Mato Grosso do Sul nós ‘startamos’ tendo um projeto ambicioso de ampliar a nossa unidade de Dourados. Elevando a uma produção que estava em cerca de 4 mil suinos dia para 10 mil suinos por dia”, explicou o gerente, completando. “Nós traçamos
Governo de Mato Grosso do Sul antecipa pagamento do Mais Social para mais de 37 mil beneficiários
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a antecipação do pagamento do programa Mais Social, que estará disponível nos cartões dos beneficiários na próxima quinta-feira (17). A medida beneficia diretamente 37.875 famílias em situação de vulnerabilidade social, que receberão o valor de R$ 450 por meio do cartão do programa. A antecipação do pagamento também colabora com o comércio local, movimentando a economia nos municípios sul-mato-grossenses. Com a antecipação, o investimento total do Estado será de R$ 17.043.750. O valor, geralmente pago após o dia 20 de todo mês, é destinado à manutenção da dignidade e à promoção da inclusão social, permitindo que milhares de famílias sul-mato-grossenses tenham acesso a alimentos e produtos de primeira necessidade. O Mais Social é um dos principais programas de transferência de renda do Estado, coordenado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), que tem como foco o enfrentamento à insegurança alimentar. Além do pagamento regular aos beneficiários ativos, o Governo do Estado também autorizou o repasse adicional de R$ 289.198,57. Esse montante será destinado a 553 beneficiários que ainda possuem saldo na via anterior do cartão do programa. A transferência para a nova via garante a continuidade do acesso ao benefício sem perdas financeiras para essas famílias. O cartão do Mais Social não permite saque em espécie, sendo exclusivamente utilizado para compras de gêneros alimentícios, gás de cozinha e produtos de higiene. O objetivo é assegurar que o recurso cumpra sua função essencial de fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas. A antecipação visa garantir mais segurança alimentar às famílias. Para mais informações, os beneficiários podem acessar o site da Sead (www.sead.ms.gov.br) ou pelo telefone (67) 3368-9000. A antecipação do Mais Social reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a justiça social e o apoio às populações mais vulneráveis. Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead








