A Prefeitura de Dourados está aproveitando os curtos intervalos sem chuvas para intensificar os trabalhos de tapa-buraco pela cidade. Com as precipitações recentes ampliando ainda mais os buracos nas ruas, quatro equipes da Secretaria Municipal de Obras estão distribuídas em diferentes regiões para acelerar os serviços de recuperação da malha viária. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente os trabalhos concentrados na Rua Álvaro Brandão, no Jardim Canaã I. Durante vistoria, ele ressaltou que o método adotado atualmente é diferente e de melhor qualidade do que o realizado em gestões anteriores. Segundo Marçal Filho, o serviço agora inclui a remoção completa da camada asfáltica danificada, recuperação da base e aplicação de uma nova massa asfáltica. “É um trabalho que antes não era realizado”, enfatizou o prefeito. A Rua Álvaro Brandão é uma das vias mais movimentadas do Jardim Canaã I, com forte presença de empresas. Comerciantes e moradores locais destacaram a qualidade dos reparos realizados, demonstrando satisfação com o serviço prestado pela prefeitura. “A gente estava precisando, pois tem ruas do bairro em condições muito ruins e estamos vendo que o serviço está sendo feito com qualidade”, disse o morador Ricardo Silveira, que aprovou a execução do tapa-buraco. Marçal Filho lembrou ainda que o trabalho de tapa-buraco precisa ser realizado em toda a cidade devido ao desgaste natural e à idade avançada da malha asfáltica douradense. Além do Jardim Canaã I, as frentes de serviço da prefeitura estão atuando simultaneamente no Parque Alvorada, Vila Vieira e Vila São Francisco, visando melhorar as condições de trânsito e segurança em diversas regiões do município.
Zé Teixeira confirma obra no Parque de Exposições em Maracaju
O deputado estadual Zé Teixeira, representante do agronegócio na Assembleia Legislativa, reafirmou o compromisso com a população de Maracaju durante visita ao Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, na última sexta-feira (11). Ao lado do prefeito Marcos Calderan, o deputado confirmou ao presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Marcondes, e às lideranças do Clube de Laço Acatama a construção de um novo pavilhão com mais estrutura para sediar os eventos no município. A obra foi garantida em recente reunião de Zé Teixeira com o governador Eduardo Riedel. “A liberação desse recurso é resultado de uma escuta atenta às necessidades locais e de um diálogo constante com o governador Riedel, que tem sido um parceiro fundamental ao garantir nossas emendas. Estamos felizes em contribuir com a melhoria da estrutura do Parque de Exposições, o que permitirá receber ainda melhor os grandes eventos da cidade e proporcionar mais conforto e dignidade à população”, destacou o deputado. Trabalho – A atuação de Zé Teixeira em Maracaju é antiga e bastante ampla. “Sempre tivemos uma conexão sólida com a cidade. O esforço incansável do vereador Catito e a credibilidade do prefeito Calderan fortalecem ainda mais essa aliança”, pontua. Além de obras de infraestrutura, o parlamentar também tem destacada atuação na área social, com apoio a instituições como asilo e APAE. “Conheço Maracaju há mais de 60 anos. Convivo com essa terra desde os meus 27 anos. No ano passado conseguimos uma emenda de R$ 300 mil para o asilo de Maracaju, com ajuda do prefeito. É um trabalho silencioso, mas fundamental. O cuidado com quem já trabalhou muito na vida deveria ser uma obrigação do poder público”, afirmou. Além de anunciar a obra do novo barracão, Zé Teixeira elogiou os eventos realizados na cidade, como a Festa da Linguiça e o Encontro de Laço Comprido, que reuniu mais de mil competidores. Durante a visita ao Parque de Exposições, o deputado foi oficialmente convidado para a abertura da 54° edição da ExpoMara, que acontece de 6 a 11 de junho, uma das maiores festas do calendário de eventos em Maracaju.
Liandra da Saúde reivindica melhorias em bairros e distritos
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) tem reforçado seu compromisso com a população de Dourados ao apresentar indicações à Prefeitura de Dourados visando melhorias em diferentes pontos do município. As solicitações abrangem desde infraestrutura urbana até segurança e bem-estar da comunidade. Um dos pedidos da parlamentar diz respeito à Rua Esthon Marques no Parque Nova Dourados, onde moradores têm sofrido com o acúmulo de água por falta de escoamento adequado. Segundo Liandra, a situação tem gerado transtornos à população, especialmente durante períodos chuvosos, quando devido ao acúmulo da água, gera a aumento de proliferação de doenças. “Essa é uma demanda antiga dos moradores. A limpeza e o escoamento eficiente das águas pluviais são fundamentais para garantir qualidade de vida à comunidade”, ressaltou a vereadora. Outro ponto crítico destacado por Liandra é a Avenida Guaicurus, em frente ao 28º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro. O local tem enfrentado problemas com a iluminação pública, devido à queima de lâmpadas, o que compromete a segurança de motoristas e pedestres que transitam pela região, especialmente no período noturno. “Estamos pedindo à Prefeitura a troca imediata das lâmpadas. É uma avenida de grande movimentação e precisa de iluminação adequada para prevenir acidentes e proporcionar mais segurança a todos”, afirmou. Além dessas solicitações, a vereadora também direcionou sua atenção ao distrito de Indápolis, onde os bueiros localizados em frente à Escola Estadual Joaquim Vaz de Oliveira encontram-se obstruídos, dificultando o escoamento da água da chuva e prejudicando o entorno da unidade escolar. “A situação coloca em risco a estrutura da escola e o acesso de alunos, pais e professores, especialmente em dias de chuva. A desobstrução dos bueiros é uma ação simples, mas de grande impacto para a comunidade do distrito”, destacou Liandra. A vereadora reforça que continuará acompanhando de perto a celeridade nas ações. “Nosso papel é ouvir a população e levar suas demandas ao poder público. São reivindicações essenciais para o bem-estar da comunidade”, finalizou.
Governo de MS viabiliza repasse da primeira parcela de R$ 25 milhões em emendas para a Santa Casa
O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou o pagamento da primeira parcela, no valor de R$ 8.333.333, destinada à reestruturação da Santa Casa de Campo Grande. O montante foi depositado segunda-feira (14) diretamente no Fundo Municipal de Saúde, responsável pela contratualização com o hospital, que é referência no atendimento de média e alta complexidade no Estado. O repasse faz parte de um total de R$ 25 milhões viabilizados por meio de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos, melhorar a gestão hospitalar e avançar na modernização da estrutura da Santa Casa, que atende pacientes de todo o Estado e de regiões vizinhas. A destinação contou com o esforço coletivo de parlamentares da bancada federal. O maior repasse foi feito pelo senador Nelsinho Trad, que destinou R$ 12.571.000, seguido pela senadora Tereza Cristina, que contribuiu com R$ 6.609.000. O deputado federal Geraldo Resende, com R$ 2.820.000, a senadora Soraya Thronicke, com R$ 1.800.000, e o deputado federal Luiz Ovando, com R$ 1.200.000, completam a lista. “A destinação desse montante é uma resposta às necessidades emergenciais da Santa Casa. Com os recursos das emendas parlamentares, viabilizamos R$ 25 milhões em três parcelas, permitindo que o hospital reforce seus estoques de medicamentos e materiais, essenciais para manter a assistência hospitalar”, frisa o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Simões completa afirmando que, somando esse montante aos R$ 15 milhões que Governo de Mato Grosso do Sul autorizou em outubro do ano passado, a partir de convênio com pagamento em três parcelas, e aos R$ 9 milhões destinados ao pagamento do 13º salário dos profissionais, o apoio ofertado à Santa Casa já chega a quase R$ 50 milhões. “Essa mobilização reflete o compromisso do governador Eduardo Riedel com a saúde pública, priorizando ações que garantam atendimento digno e contínuo à população”, conclui. As próximas parcelas — também de R$ 8,3 milhões — devem ser liberadas conforme cronograma e metas pactuadas entre os entes. Pelo prazo contratual, a primeira parcela, paga ontem (14), poderia ter sido paga até dia 20. A Santa Casa é o maior hospital filantrópico de Mato Grosso do Sul, com mais de 800 leitos e cerca de 70% dos atendimentos voltados ao SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa do Governo do Estado é que ela avance para um novo modelo de gestão, mais eficiente e transparente, garantindo previsibilidade no financiamento e melhoria no fluxo de atendimentos. Comunicação SES
Com perspectiva de aumentar produção, volume das exportações de ovos de MS aos EUA dobra a cada ano
As granjas instaladas em Mato Grosso do Sul produziram 1.117.104.000 unidades de ovos durante o ano de 2023, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os municípios de Terenos (34,62%), Ivinhema (29,13%) e Dourados (6.39%) concentraram mais de metade dessa produção. Outros importantes produtores naquele ano foram: Sidrolândia, com 69 mil unidades; Jateí (43 mil), Cassilândia (41 mil), São Gabriel do Oeste (29 mil), Água Clara (26 mil) e Douradina (25 mil). A maior parte do que se produz no Estado acaba sendo consumido pelos próprios habitantes, porém um volume importante tem sido destinado à exportação. Os Estados Unidos dobraram as importações nos últimos anos. Em 2023, o país comprou 1.142.050 quilos de ovos de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte esse volume saltou para 2.096.000 quilos e nos três primeiros meses desse ano as exportações para os EUA já somam 840 mil quilos de ovos. Outros importantes compradores de ovos produzidos em Mato Grosso do Sul em 2024 foram o Chile (236 mil quilos), Colômbia (72 mil quilos) e Filipinas (24,3 mil quilos). Os Estados Unidos se ressentem da falta da proteína e alta nos preços devido à gripe aviária, que obrigou os produtores a eliminar 123 milhões de galinhas, perus e outras aves desde o início dos surtos, em 2022. Com isso, têm aumentado a compra do produto de vários países. O Brasil se tornou o maior fornecedor do produto para os EUA no primeiro trimestre desse ano, com aumento de 346% nas vendas, conforme dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Foram enviados àquele país, pelo Brasil, 2.705 toneladas de ovos nos três primeiros meses do ano. A avicultura de postura tem relevância para a economia do Estado por várias razões, conforme explica o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta. “O Governo entende que a produção de ovos é uma excelente alternativa para Mato Grosso do Sul, dada a grande produção de grãos e os altos níveis de sanidade e biossegurança. Além disso, nossa logística de atendimento aos estados da região Sudeste e Sul, além dos países vizinhos é muito favorável”. Nesse contexto, há motivos e espaço para o setor crescer. As duas principais empresas produtoras de ovos no Estado – a cooperativa Camva e o Grupo Yabuta – preveem aumento na produção a curto prazo. Os cooperados da Camva produzem cerca de 1 milhão de ovos por dia, conforme o diretor administrativo da cooperativa, Issao Kurokawa. E há projetos de expansão de aviários que, dependendo da demanda, estimulam os produtores a responder ao mercado aumentando ou reduzindo a produção, explicou. Já o Grupo Yabuta, segundo informou o presidente Fábio Yabuta, tem produção diária de 2,4 milhões de ovos ao dia. No entanto, essa produção deverá ter um salto significativo nos próximos anos com a concretização de um megaempreendimento em implantação no Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina. O complexo abrange cinco aviários e também uma fábrica de ração para suprir a criação de milhões de galinhas poedeiras. Com entrada em atividade a partir de 2027, esse empreendimento vai elevar a produção diária da Yabuta no Estado para 3,8 milhões de ovos. O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, executaram obras de infraestrutura no acesso à granja. Na época, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, justificou a medida. “É um investimento importante, gera muitos empregos e traz desenvolvimento para o Estado, portanto estamos cumprindo a determinação do governador Eduardo Riedel de dar total apoio aos municípios em pautas como essa”, afirmou. João Prestes, Comunicação Semadesc
Inspetor Cabral cobra explicações sobre convênio entre Secretaria de Saúde e Unifron
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados desta segunda-feira (14), requerimento solicitando esclarecimentos da administração municipal sobre o convênio de cooperação técnica, científica e educacional firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unifron – Faculdade da Fronteira Oeste. O documento chama atenção para uma possível inconsistência: o convênio foi assinado em 16 de setembro de 2022, porém, a criação, autorização e credenciamento oficial da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC) só ocorreram no dia 31 de maio de 2023, ou seja, mais de oito meses após a formalização do acordo com o município. “Isso significa que o município firmou um acordo com uma instituição que, à época, ainda não estava devidamente credenciada pelo MEC”, destacou o parlamentar. Diante desse cenário, o vereador questiona de que forma se deu o processo de formalização do convênio antes da instituição estar devidamente credenciada, quais critérios foram utilizados para a celebração do acordo e quais compromissos, obrigações e eventuais benefícios foram assumidos tanto pelo município quanto pela instituição de ensino. Além disso, Cabral também busca saber qual é a situação atual do convênio, se ele permanece em vigor e sendo executado. Segundo o parlamentar, a atuação firme na fiscalização é fundamental para garantir que princípios como a transparência, a legalidade e a responsabilidade no uso dos recursos públicos sejam respeitados. “É com esse compromisso que seguimos cobrando respostas. A população tem o direito de saber como está sendo conduzida a gestão desse convênio fruto da administração anterior e nós, enquanto vereadores, temos o dever de garantir esse acompanhamento”, afirmou Inspetor Cabral.
Festa da Páscoa terá diversidade de ritmos com Dj, duplas e grupos em todas as noites
A animação está garantida na 1 ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados e que contará com diversidade de ritmos musicais nas apresentações para o público nas quatro noites do evento, entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. As atrações culturais no palco começam a partir das 18h, na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) e, a partir das 17h30 no sábado e no domingo, a partir das 17h. O evento está sendo estruturado para levar diversão a todas as faixas etárias e, com isso, a Secretaria Municipal de Cultura selecionou atrações que vão ‘cair no gosto’ de toda a família. Além disso, uma diversidade de estilos vão compor a ‘playlist’, entre os quais estão o sertanejo, o eletrônico, o chamamé e o gospel. Para abrir o evento em grande estilo, na quinta-feira (17), a partir das 18h, o palco será abrilhantado por Catedral Erudita, a dupla Kleber e Kleberson, o grupo Roda de Chamamé e o Dj Vini Araújo. Na sexta-feira (18), a Festa será embalada pelo Grupo Nosso Coral vinculado a Igreja Adventista, cantor Felipe Barros, Grupo Ministério Doce Presença vinculado a igreja Batista Boas Novas e Emerson Rios. Para o sábado, a animação está garantida com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e Jads & Jadson. No domingo será a vez das crianças fazerem a festa, com o Show Pipoca Tum, Show Batucando Histórias, Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. A entrada será gratuita em todos os dias. A realização da festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. A expectativa é que a celebração se torne um marco cultural e de entretenimento para a cidade, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o cenário artístico local. FESTA DA PÁSCOA O Parque Antenor Martins contará com uma estrutura ampla, com praça de alimentação, exposição de produtos diversos, comércio de pescado. O lago estará liberado para a pescaria e os interessados precisam observar as regras já divulgadas anteriormente no site da prefeitura. O evento contará ainda com a Corrida da Páscoa, Torneio de Vôlei de Praia, entre outras atividades voltadas para esporte, cultura e lazer. REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Telha.
Yuri pede melhorias urgentes em infraestrutura e limpeza em bairros de Dourados
O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou uma série de indicações ao Executivo Municipal com foco em melhorias na infraestrutura urbana e na manutenção de espaços públicos. Entre os principais pedidos, o vereador destacou a situação crítica das vias da comunidade Vitória, localizada na Sitioca Campo Belo, que se encontram intransitáveis. Rogério Yuri solicitou serviços de patrolamento e cascalhamento das ruas, além de esforços para viabilização de recursos financeiros para futura pavimentação asfáltica. “A situação da comunidade Vitória é alarmante. A população sofre tanto no período de chuvas, com lama e buracos, quanto na estiagem, com poeira. É uma questão de saúde e dignidade para os moradores, que hoje já regularizaram suas moradias e merecem esse olhar do poder público”, justificou. Outra demanda apresentada pelo parlamentar envolve a Rua José Josino Salgueiro, no bairro Canaã IV. Rogério pediu a reforma do passeio público, limpeza e roçada da vegetação e ainda serviços de tapa-buracos, especialmente no cruzamento com a Rua Seis. Segundo ele, o acúmulo de água causado por tubulações entupidas tem comprometido tanto o asfalto quanto a calçada, aumentando os riscos para pedestres e motoristas. No bairro Vista Alegre, o vereador voltou a alertar para o abandono na área da Rua Rouxinol, nos fundos da Casa da Acolhida. Ele reivindicou a limpeza e roçada do matagal, que, conforme denúncias de moradores, está se tornando um ponto de proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue. “É uma questão urgente de saúde pública. O mato alto virou esconderijo de escorpiões, cobras, ratos e um foco evidente de mosquitos. É inadmissível manter esse descaso em uma área tão sensível e próxima de um serviço social tão importante como a Casa da Acolhida”, frisou Yuri. Por fim, o vereador também solicitou atenção ao campo de futebol do Parque das Nações II, na Rua José Valério dos Santos, pedindo limpeza e roçada da vegetação. O mato alto, segundo ele, tem impedido o uso do espaço por moradores e jovens da comunidade, prejudicando o acesso ao lazer e ao esporte. Todas as indicações foram protocoladas e agora aguardam providências por parte da Prefeitura de Dourados. Rogério Yuri reforçou que as demandas são resultado de visitas in loco e pedidos diretos da população. “Nosso papel é ser a voz da comunidade. Espero que o Executivo atenda essas indicações com a urgência que elas merecem”, concluiu o vereador.
Governo de Mato Grosso do Sul inicia monitoramento estratégico dos Contratos de Gestão
Entre hoje (15) e o dia 28 de abril, será realizado o 1º Ciclo de Monitoramento dos Contratos de Gestão 2025 das Secretarias de Estado do Governo de Mato Grosso do Sul. Este processo, coordenado pela Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), ocorrerá por meio das Reuniões Estratégicas Setoriais, envolvendo as secretarias e seus órgãos vinculados. O principal objetivo é verificar o nível de execução das entregas estratégicas, abordar os possíveis riscos nos projetos prioritários e realizar uma análise detalhada dos compromissos pactuados para 2025 pelas 38 Unidades Gestoras, que representam as 14 secretarias do Poder Executivo Estadual. As reuniões contarão com a presença de secretários de Estado, diretores de órgãos vinculados, lideranças das áreas finalísticas e gerentes de projetos, que apresentarão o percentual de execução dos projetos, proporcionando uma base para análise e avaliação de progresso. Ao final do monitoramento, a Segem consolidará as informações obtidas em um relatório gerencial, que será apresentado na reunião geral conduzida pelo governador. Esse encontro estratégico reunirá secretários e lideranças, com o objetivo de tomar decisões alinhadas aos projetos e indicadores dos contratos de gestão. Em 2024, foram elaborados 285 projetos, resultando em 784 entregas. Para 2025, está previsto um crescimento de 5% na elaboração de projetos, totalizando 299, e um aumento de 9% nas entregas, alcançando 854 até o fim do ano. Todas as iniciativas – incluindo projetos, programas e ações – estão integradas ao plano estratégico de governo, ao PPA (Plano Plurianual) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Esses pilares reforçam o objetivo central dos contratos de gestão: focar em entregas de valor que gerem impactos sociais significativos para a população, com resultados efetivos nas políticas públicas aplicadas. Contrato de Gestão Neste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul celebra 10 anos de implementação do Contrato de Gestão. Iniciado em 2015, sob a liderança do então Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel – atual Governador do Estado, o contrato foi criado com o objetivo de estabelecer metas claras e compromissos anuais para cada secretaria, fundação e autarquia do governo estadual, visando melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Ao longo desses anos, o programa tem sido reconhecido nacionalmente por sua eficácia e inovação. Em 2023, o programa foi finalista do Prêmio de Excelência de Competitividade promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O governador Eduardo Riedel sempre destaca que o contrato de gestão é uma ferramenta para transformar a cultura pública e trazer resultados concretos para a sociedade. Renata Brum, Comunicação Segem








