A vereadora Isa Marcondes (Republicanos) realizou uma série de visitas de fiscalização em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dourados, com o objetivo de acompanhar de perto a qualidade do atendimento prestado à população e identificar necessidades de melhorias nas estruturas dos postos. Durante a ação, a parlamentar passou pelas UBSs dos bairros Izidro Pedroso, Parque do Lago II, Vila São Pedro, Jardim Piratininga, Caiuás, Altos do Indaiá, Jardim Guaicurus, Cuiabazinho, além do posto de saúde do distrito de Indápolis. Isa conversou com pacientes, servidores e coordenadores das unidades, ouvindo reclamações, sugestões e relatos sobre as condições de trabalho e atendimento. Dentre os principais pontos observados, estiveram a escassez de medicamentos, a falta de profissionais em algumas áreas e problemas na infraestrutura de algumas unidades. “Essas visitas são fundamentais para entender, na prática, o que está funcionando e o que precisa de atenção. A população merece ser ouvida, e nosso dever como vereadora é buscar soluções junto ao poder público”, afirmou Isa. A vereadora irá encaminhar relatórios detalhados das visitas à Secretaria Municipal, caso identifique irregularidades graves. Isa também afirmou que pretende continuar o cronograma de fiscalizações, estendendo as visitas a outras unidades nos próximos meses.
Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul. Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua. A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Drive-thru da SES ultrapassa 7 mil doses aplicadas e segue com plantão até quinta-feira
O drive-thru da SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue como um dos principais pontos de vacinação contra a gripe em Campo Grande, especialmente para quem precisa se imunizar fora do horário comercial. A estrutura tem garantido acesso à vacina inclusive aos fins de semana e feriados, e desde o início de abril já aplicou mais de 7,4 mil doses. A campanha termina na próxima quinta-feira (17). Com atendimento em horários estendidos, o drive tem se mostrado essencial para trabalhadores que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante o dia. A movimentação mais intensa foi registrada nos fins de semana, com mais de 1.000 doses aplicadas em cada sábado e domingo de funcionamento. Durante os dias úteis, os maiores volumes de aplicação foram registrados na quinta-feira (04/04), com 380 doses, na sexta-feira (11/04), com 300 doses, e na segunda-feira (07/04), com 330 doses. Nos demais dias de semana, os atendimentos variaram entre 200 e 360 doses diárias. De acordo com Frederico Moraes, gerente de imunização da SES, a estrutura do drive-thru foi planejada para ampliar o acesso à vacinação, principalmente para aqueles com dificuldades de deslocamento ou com horários restritos. “O funcionamento noturno e aos finais de semana permite alcançar trabalhadores e pessoas que não podem ir às unidades durante a semana”, explica. Ele destaca que a estratégia reduz filas, evita aglomerações e garante o cumprimento dos protocolos de segurança, como o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e distanciamento adequado. A iniciativa visa atender grupos prioritários, como idosos e gestantes, e contribuir para o aumento da cobertura vacinal no estado. A vacina contra a Influenza é a principal forma de prevenção contra complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente em pessoas mais vulneráveis. A SES reforça o alerta: com a chegada do outono e o aumento da circulação de vírus respiratórios, é fundamental que os públicos prioritários aproveitem os últimos dias para se proteger. Podem se vacinar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros. A lista completa inclui trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). ServiçoLocal: Quartel do Corpo de Bombeiros – Rua 14 de Julho, nº 1.502, Centro, Campo GrandeFuncionamento até: quinta-feira, 17 de abril.Horários: Segunda a sexta-feira: das 18h às 22h / Sábados e domingos: das 7h às 11h e das 13h às 17h.Não é necessário agendamento. Danúbia Burema, Comunicação SES
Dourados fará parte de pesquisa nacional do Ministério do Desenvolvimento Social
O trabalho da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é destaque em pesquisa nacional sobre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O município foi o único selecionado para representar a região Centro-Oeste em um trabalho de campo que está sendo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) juntamente a outros quatro municípios do país – São Paulo-SP, Curitiba-PR, Manaus- AM e Gravatá-PE. A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon acompanha a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, Raquel Uchôa, que está em Dourados e visita órgãos ligados à Semas, nestes dias 15 e 16 de abril. As especificidades da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, que possui uma miscigenação cultural ampla, foram destacadas por Zarpelon, como fator que faz com que os serviços ganhem notoriedade e, ela destacou ainda a satisfação em fazer parte desta proposta, sempre com o foco em agregar em qualificação para a Semas. Shirley Zarpelon celebra o reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado. “Foi excepcional quando nós ficamos sabendo que Dourados foi selecionada entre cinco municípios do Brasil, então para nós, para o nosso SCFV que é o nosso carro-chefe nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que temos um amplo atendimento para imigrantes, também com a população indígena que possibilita para que as pessoas saiam da vulnerabilidade social é uma oportunidade grandiosíssima que vem para agregar ao nosso trabalho e levar o nome da nossa cidade para o Brasil a fora”, apontou. Entre as visitas realizadas pela Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Raquel Uchôa, o Cras do Parque do Lago II foi contemplado na manhã desta quarta-feira (16). Juntamente com equipe da Proteção Social Básica e da Semas, ela falou sobre o reconhecimento do MDS para o trabalho da região e deste como referência para o país. “Dourados representa a região Centro-Oeste do Brasil neste estudo e isso é um reconhecimento do trabalho, das especificidades que se encontram nesse território”, ressaltou Raquel Uchôa. “O município recebeu muitos imigrantes nos últimos anos, concentra ainda os povos indígenas, então uma série de questões que faz com que a abordagem dada aqui, se adote metodologias e que essas sejam apresentadas para outras cidades do Brasil”, completou. Conforme explica Uchôa, após as visitas, um relatório é elaborado e o trabalho para aperfeiçoamento dos serviços continua. Ela destaca ainda a “conexão” que a ação vai proporcionar ao município com outras cidades do país. “Quando a gente vai a campo, a gente estabelece um vínculo com a gestão e a partir daí, seguimos o diálogo que é quando a gente vai pensar nos parâmetros para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, ressaltou. “A ideia é que Dourados dialogue com São Paulo, com Curitiba, Manaus, com Gravatá e que esse intercâmbio ao final do processo fortaleça ainda mais os serviços oferecidos”, apontou. VÍNCULOS O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em Dourados, acontece em todos os Cras (Cachoeirinha, Vila Vargas, Canaã I, Parque do Lago II, Guaicurus, Indígena, Jóquei Clube), CCI Andre’s Chamorro e Maria Martiniano de Brito, além de quatro OSCs (Ação Familiar Cristã, Casa Criança Feliz, Instituto Fuzy e Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto – CEIA). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa fortalecer laços familiares e comunitários de acordo com a faixa etária dos usuários e tem como objetivo prevenir e proteger as pessoas que vivenciam vulnerabilidades e riscos relacionais e sociais, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e relacionais, por meio da convivência em grupo; propiciar oportunidades para escuta, valorização e reconhecimento do outro, produção coletiva, exercício de escolhas, tomada de decisões sobre a própria vida e do grupo; possibilitar diálogo para a resolução de conflitos e divergências, reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas, experiência de escolhas e situações vividas e admiração das diferenças.
Mochi entrega relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal
Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de irregularidades e sugestões de medidas urgentes para garantir justiça e segurança na principal rodovia de MS Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (15), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) oficializou a entrega do relatório final da Comissão Temporária para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS. O documento apresenta uma denúncia formal com pedido de providências e medida cautelar a ser encaminhada ao Ministério Público Federal. Instituída pelo Ato nº 73/2024, a Comissão percorreu os municípios de Naviraí, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Brilhante, Campo Grande e Mundo Novo, realizando audiências públicas que reuniram autoridades locais, representantes da sociedade civil e moradores diretamente impactados pela atual situação da rodovia. O relatório detalha falhas graves na execução do contrato de concessão e na proposta de repactuação em análise. A análise técnica abrange documentos da ANTT, Infra S.A., Tribunal de Contas da União e da própria concessionária, além de manifestações colhidas ao longo das diligências da Comissão. Entre as medidas propostas estão: a suspensão imediata do leilão da BR-163, marcado para 22 de maio; a realização de perícia contábil e técnica sobre os valores arrecadados e aplicados; o reinvestimento nas travessias urbanas dos trechos com maior índice de acidentes; a suspensão temporária ou aplicação da redução do valor do pedágio; e o cumprimento integral do contrato original, com a duplicação total da rodovia. “A entrega deste relatório é a conclusão de um trabalho sério, transparente e participativo. Não somos contra concessões. Somos contra o descumprimento de contratos que colocam vidas em risco e penalizam a população”, afirmou Junior Mochi, presidente da Comissão Temporária. O deputado também sugeriu a realização de um ato público de entrega do relatório ao Ministério Público Federal, com a participação de parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.
Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica
Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A recuperação de pastagens degradadas é uma política do governo de Mato Grosso do Sul para promover a produção sustentável, sem expansão sobre vegetação nativa, garantindo a proteção do meio ambiente enquanto promove o desenvolvimento econômico. No Estado, segundo a Semadesc, existem 12 milhões de hectares de pastagens degradadas, sendo 4,7 milhões que poderão ser trabalhados com algum tipo de atividade, seja agricultura, pecuária, sistemas agroflorestais, ou silvicultura. Porto Murtinho é o segundo maior município do Estado, com uma área de 1,7 milhão de hectares, ficando atrás apenas de Corumbá. Cerca de 60% de seu território está inserido no bioma Pantanal, área protegida por legislação ambiental. Os mais de 700 mil hectares restantes são passíveis de aproveitamento econômico mediante sistemas sustentáveis de produção. Ricardo Gava, engenheiro agrícola e coordenador do projeto, destaca que a área fora do bioma é maior que o município de Maracajú, ou ainda duas vezes maior que Chapadão do Sul, com pastagens degradadas que merecem atenção. “O uso eficiente dessas terras reduz a pressão por expansão sobre áreas sensíveis do Pantanal. Por meio de práticas sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), podemos não apenas melhorar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das famílias locais, como também contribuir para a preservação ambiental”, reforça o pesquisador. A unidade experimental está localizada a 40 quilômetros do centro urbano, em uma área de dois hectares na bacia hidrográfica do rio Apa. Os solos da região são naturalmente férteis, mas apresentam limitações, como adensamento superficial devido ao acúmulo de argila e formação de um horizonte endurecido em períodos secos. “Essas condições favorecem o surgimento de lençois d’água suspensos, aumentando a frequência de inundações e a salinização, o que torna essencial a adoção de manejos adaptados às características locais”, pontua Gava. Entre as espécies já avaliadas estão quatro variedades de braquiária (Ruziziensis, Decumbens; Xaraés-MG5 e Marandú), além de milheto, algodão e soja. Os testes foram conduzidos com e sem aplicação de fertilizantes químicos, permitindo avaliar a viabilidade de sistemas produtivos com menor impacto ambiental. Professor e pesquisador do campus da UFMS em Chapadão do Sul, onde desenvolve diversos projetos, Ricardo Gava realiza também o cruzamento de dados entre as duas regiões, o que permite comparações relevantes quanto à adaptação das culturas em distintos contextos climáticos. “Enquanto em Porto Murtinho as altitudes chegam a menos de 100 metros em relação ao nível do mar, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 50 °C, Chapadão do Sul está no divisor topográfico mais alto do Estado, próximo aos 900 metros de altitude, com clima mais ameno. O estudo comparativo pode ajudar a identificar cultivares mais resilientes às mudanças climáticas”. Além da pesquisa, a unidade também atua como centro de formação e intercâmbio científico, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e produtores rurais do Brasil e do Paraguai. “A troca de experiências tem fortalecido o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na Rota Bioceânica e as pesquisas têm mostrado o potencial de uma nova fronteira de produção agrícola”, conclui Ricardo Gava. Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu ontem (15) o leilão de veículos para circulação e de sucata inservível e aproveitável. Ao todo, são 155 lotes que serão retirados dos pátios. Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 74 veículos, com 61 motocicletas e 13 automóveis. Entre os carros, um Corolla, 2008/2009, preto, terá o lance inicial de 10.472,00 reais e uma moto Honda CG 160 START 2023, com lance inicial de 3.837,00. Na modalidade de leilão de sucata aproveitável são 80 lotes de veículos, sendo 47 motocicletas (7 lotes com 5 motocicletas, 2 lotes com 6 motocicletas) e 71 automóveis. Na modalidade de sucata inservível, apenas um lote único de 234 motocicletas e 49 automóveis, com aproximadamente 65.160 kg de material ferroso. O Leilão ficará aberto até dia 30 de abril, às 14h30 (horário de Brasília) no portal www.casadeleiloes.com.br. Para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da AUTOTRAN, em Dourados, que fica na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, 51-B, Jardim Colibri, das 08H às 11H e das 13h30 às 16h30. Os editais dos leilões estão disponíveis no Portal do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira (07), entre as páginas 178 e 199. Clique aqui para acessar. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Imasul realiza em 29 de maio audiência pública sobre nova fábrica de celulose em Bataguassu
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizará no dia 29 de maio, às 19h, uma audiência pública para discutir os impactos ambientais, sociais e econômicos da nova planta industrial da Bracell, que deverá ser instalada no município de Bataguassu. O encontro acontecerá no Ginásio de Esportes do CEJA, localizado na Avenida Frei Luís, 533, no Residencial Modelo I. A audiência integra etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. De acordo com o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente), já protocolado no Imasul e disponível no site do Instituto, a nova unidade prevê investimentos de R$ 16 bilhões e será instalada estrategicamente a cerca de 9 km da área urbana e 3,9 km do Rio Paraná. A captação de água será feita diretamente no rio, sem necessidade de construção de barragens. Segundo a empresa, 90% da água utilizada será tratada e devolvida ao curso d’água. A fábrica terá capacidade para produzir 2,92 milhões de toneladas de celulose kraft por ano (em anos sem parada geral) ou operar em modelo combinado, com 1,46 milhão de toneladas de celulose kraft e 1,14 milhão de toneladas de celulose solúvel, totalizando cerca de 2,6 milhões de toneladas anuais. A estimativa de consumo de madeira é de 12 milhões de metros cúbicos de eucalipto por ano. Além do eucalipto, o processo produtivo utilizará insumos como oxigênio, hidróxido de sódio, peróxido de hidrogênio, ácido sulfúrico, bissulfito de sódio, dióxido de cloro, entre outros. A empresa afirma que a planta adotará as Melhores Tecnologias Disponíveis (BAT) e as Melhores Práticas de Gestão Ambiental (BPEM). O projeto prevê a geração de aproximadamente 12 mil empregos durante o pico das obras e 2 mil postos permanentes na fase de operação. Para acolher os trabalhadores, inicialmente serão construídos dois alojamentos, com capacidade para 5 mil pessoas cada, organizados em módulos independentes. O prazo estimado para a implantação do projeto é de 38 meses. “A realização da audiência pública é uma etapa fundamental do processo de licenciamento. É a oportunidade que a sociedade civil tem de debater o relatório de impacto ambiental e as questões sociais e econômicas relacionadas ao empreendimento. Após a realização da audiência, o Imasul dá sequência ao processo e encaminha a solicitação para que o CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) aprecie o pedido”, informou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, que preside o CECA. A previsão, de acordo com o calendário de reuniões do CECA, é de que o pedido de licenciamento da Bracell seja analisado a partir de junho e possa receber Licença Prévia até dezembro de 2025. “Depois disso, a empresa poderá solicitar a licença de instalação ao Imasul”, acrescentou secretário. O titular da Semadesc destacou ainda o protagonismo de Mato Grosso do Sul no setor. “O Estado recebeu na semana passada sua quinta fábrica, da Arauco, em Inocência. Mato Grosso do Sul foi reconhecido pelo excelente ambiente de negócios e segurança jurídica. Detemos 24% da produção brasileira, temos a segunda maior área de eucalipto cultivado e lideramos a produção de madeira para a indústria de papel e celulose. Tudo isso torna o Estado um terreno fértil para investimentos globais”, concluiu. Serviço Para participar da audiência pública, os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/aDy4PkrMYx2P7tf17. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Com mais de R$ 19,8 milhões em investimentos, Governo de MS entrega reformas de escolas em Corumbá
Com ações voltadas à educação em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado concluiu a reforma de duas escolas estaduais em Corumbá, que receberam mais de R$ 19,8 milhões em investimentos. A entrega das obras foi realizada hoje (15), pelo governador em exercício José Carlos Barbosa (Barbosinha), no município que tem onze escolas estaduais, somando mais de 6,1 mil alunos. Desde 2023, Corumbá já recebeu mais de R$ 34,6 milhões em reformas e melhorias nas unidades da SED (Secretaria de Estado de Educação). “Entregamos duas escolas, foram reformas tão esperadas e sonhadas. E também assinei a ordem de serviço de pavimentação asfáltica, drenagem e recapeamento do Nova Corumbá, investimento que ultrapassa os R$ 22 milhões. E as obras já foram iniciadas, como parte dessa gestão municipalista”, disse Barbosinha. Na Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos foram realizados serviços de reforma geral e ampliação da unidade escolar com acessibilidade, e adequações necessárias. A obra durou 18 meses, finalizada em setembro de 2024, e recebeu investimentos de mais de R$ 8,8 milhões. Com aproximadamente 750 alunos do ensino fundamental e médio – inclusive com ensino integral -, a reforma é uma conquista para a comunidade do bairro Nova Corumbá. “É uma grande alegria, uma satisfação poder entregar esta reforma. Para a nossa comunidade é um marco, um evento histórico. Porque a Nova Corumbá se construiu em torno da escola. É um foco central, onde os pais já estudaram, e eles se emocionam de ver a escola onde os filhos estão estudando, totalmente reformada, climatizada, com tecnologia”, afirmou a diretora da escola, Gisele Rodrigues da Silva, que já foi aluna da escola. Já na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que atende 350 alunos, também foi reformada e ampliada, o investimento foi superior a R$ 11 milhões. “É uma grande conquista para toda a comunidade escolar, um ambiente educacional adequado para nossos alunos”, disse a diretora da escola, Érica Gonçalves. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher também falou sobre a importância das entregas em Corumbá. “É obrigação do Estado investir na educação e e dever de todos cuidar para que esses prédios sejam mantidos da melhor forma”. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS








