Mato Grosso do Sul já registrou 8.659 casos prováveis de Dengue, sendo 3.285 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (16). Segundo o documento, 9 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Paraíso das Águas e Itaquiraí registraram incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 6.719 casos prováveis, sendo 1.409 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 12 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 2 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Vicentina. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 15- 2025 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 15 – 2025 Helton Davis, Comunicação SES
Gaeco deflagra operação e cumpre mandados em Dourados e Três Lagoas
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em apoio à 7ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, deflagrou na manhã hoje, dia 16/04, a “Operação Backstage”, cumprindo 10 (dez) mandados de busca e apreensão, sendo 8 (oito) em Três Lagoas/MS e 2 (dois) em Dourados/MS. O Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) também deu apoio às ações. O cumprimento dos mandados decorre de decisão judicial, no bojo da investigação que apura possíveis crimes de associação criminosa, fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, bem como crimes correlatos. Segundo apurado até o momento, uma empresa de Três Lagoas teria vencido sistematicamente diversas licitações do Município para fornecimento de estruturas e equipamentos para realização de eventos e shows na cidade, desde 2022, em procedimentos com fortes indícios de irregularidades. Algumas irregularidades, inclusive, já foram objeto de apontamento pelo Tribunal de Contas do Estado, que verificou vícios em um dos procedimentos de contratação do Município de Três Lagoas. O nome “Operação Backstage“ faz alusão ao que acontece nos bastidores dos eventos, que nem sempre é de conhecimento público. GAECO/MPMS
MPMS apura possíveis irregularidades sanitárias e de segurança em bares e restaurantes de Dourados
A 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, no Mato Grosso do Sul, instaurou procedimento preparatório, com o objetivo de apurar supostas irregularidades sanitárias e de segurança dos consumidores em bares, restaurantes e estabelecimentos similares no município. A investigação visa apurar condições inadequadas que possam representar riscos à saúde e à segurança dos consumidores. A ação ocorre em meio ao aumento da atenção sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária e segurança em espaços públicos, especialmente aqueles que recebem grande fluxo de pessoas e manipulam alimentos e bebidas. De acordo com a Promotoria de Dourados, o foco da investigação é verificar se os estabelecimentos cumprem as exigências legais quanto às condições de higiene, armazenamento de alimentos, funcionamento de sistemas de prevenção contra incêndios, acessibilidade e outras medidas que garantam a segurança dos frequentadores. O Ministério Público Estadual tem atuado ativamente na fiscalização de estabelecimentos comerciais em Dourados e, segundo o MPMS, caso sejam confirmadas as irregularidades, os estabelecimentos poderão ser alvo de medidas administrativas, civis e até mesmo judiciais. As ações poderão incluir desde recomendações para correção imediata das falhas até a proposição de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) ou, em casos mais graves, o ajuizamento de ações civis públicas. A promotoria reforça que a participação da população é essencial para o controle social das atividades econômicas. Denúncias e informações podem ser encaminhadas diretamente ao Ministério Público, pelo site institucional ou pelos canais oficiais da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. Alessandra Frazão
Zé Teixeira pede apoio do Detran para evitar acidentes em Dourados
O risco de acidentes no trânsito de Dourados, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, levou o deputado estadual Zé Teixeira a solicitar nesta quarta-feira (16) a implantação de faixas elevadas de travessia em vinte pontos estratégicos da malha urbana, bem como a destinação de equipamento para a demarcação viária horizontal. O pedido de estudos técnicos e elaboração de projeto de sinalização viária foi encaminhado ao Governo do Estado e ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), Rudel Trindade Júnior. Em virtude dos acidentes registrados no local e das dificuldades enfrentadas pelos pedestres, especialmente crianças e pessoas com mobilidade reduzida, a implantação da faixa elevada é uma prioridade nos arredores da Paróquia São Carlos e da clínica especializada no atendimento infantil a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre as ruas Olinda Pires de Almeida e Hayel Bon Faker. Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, as demais faixas devem ser instaladas em frente a dezoito escolas. O deputado Zé Teixeira também solicitou a manutenção e o cascalhamento de trecho de dois quilômetros de extensão da estrada vicinal que parte Rodovia MS-156, na saída para o Porto Cambira, entre o Distrito Industrial e o perímetro urbano de Dourados. “A estrada é importante via de acesso a diversos bairros e propriedades rurais, recebe tráfego de grande movimento, incluindo o trânsito de veículos pesados que realizam o escoamento da produção agrícola e o transporte de insumos, como também o trânsito de estudantes”, destaca. Zé Teixeira apresentou ainda um pedido de recursos da União para atender a instituição filantrópica Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, sediada em Campo Grande. “A Seleta realiza atividades em prol de pessoas em risco social, como famílias, crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência e atualmente encontra-se com uma demanda aumentada e necessitando de apoio para conseguir dar continuidade às suas atividades”, explica o deputado. A indicação foi encaminhada à Bancada Federal de Mato Grosso do Sul.
Regras para pesca na Festa da Páscoa serão fiscalizadas para democratizar a pescaria
A fiscalização das regras para a pescaria na 1ª Festa da Páscoa será rígida e quem infringir as normas será proibido de seguir pescando. A atividade estará liberada entre os dias 17 e 20 de abril no Parque Ambiental Antenor Martins. A ação está sendo estruturada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e o lago do parque recebeu no começo da semana 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. Para que a pesca ocorra com tranquilidade e dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação, a Semaf destaca normas que precisarão ser seguidas por toda a população, entre as quais estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho e limitação de três exemplares por pescador. Também estará proibida a circulação de veículos no interior do parque, exceto os oficiais. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, ressalta que todas as ações estão sendo traçadas com o intuito de proporcionar uma grande festa, com ambiente familiar e atrações diversas, conforme recomendações do prefeito Marçal Filho. “As atividades estão sendo planejadas de acordo com o pedido do prefeito, sempre pensando em qualidade, segurança e formas de serem atrativas para todas as idades”, aponta. No dia 17 de abril (amanhã), das 7h às 17h, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Essa regra será rigidamente fiscalizada pelos servidores que estão trabalhando no apoio à Festa da Páscoa. REGRAS DA PESCARIA Será permitido o uso de somente uma linha de pesca na água, por pescador, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa. Durante a pesca será proibida a utilização de qualquer apetrecho que esteja em desacordo com a legislação vigente, tais como redes, tarrafas, “joão bobo”, espinhel, etc.; Fica proibida a alimentação dos peixes no lago pela população, com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros, durante o evento. A participação de crianças até 12 anos será permita somente se acompanhadas dos pais ou responsável. Fica expressamente proibida a entrada de bebidas alcoólicas, em cooler ou outros meios de alocação. Fica expressamente vedada a entrada e o consumo de qualquer bebida que estejam acondicionadas em recipiente de vidro. Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos e alimentos para consumo no local. Fica vedada a comercialização de alimentos, bebidas ou qualquer insumo nas imediações do Parque Antenor Martins, sem expressa autorização da SEMAF; Fica estabelecido que a entrada e saída dos participantes da pesca serão realizadas exclusivamente pela portaria principal do evento, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, em local identificado. Fica estabelecido que o peixe capturado mediante pesca poderá ser levado para casa pelo participante, sem qualquer custo. Estabelece-se o limite de apenas três exemplares de peixe por pescador. Fica terminantemente proibida a entrada de qualquer veículo dentro no parque durante o período de pesca, salvo veículos oficiais e da organização do evento. Fica estabelecido que o usuário/participante que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local e não poderá participar da pesca, nos outros dias do evento; Fica estabelecido que os participantes deverão recolher todos os resíduos sólidos – lixo, gerados por eles e pelos que estiverem sob sua responsabilidade durante e no local do evento, devendo acondicioná-los em sacos próprios e depositá-los nos locais indicados. Fica terminantemente proibida a entrada e execução de qualquer tipo de aparelhagem sonora dentro das imediações do Parque Antenor Martins durante o evento. A FESTA A 1ª Festa do Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Haverá uma super estrutura para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.
Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Maior hospital público de Mato Grosso do Sul, o HRMS ficou em primeiro lugar entre os hospitais sul-mato-grossenses e tem “alta conformidade” às práticas de segurança dos pacientes em leitos de UTI. A avaliação foi realizada entre hospitais com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulto no último ano. Em todo o país, foram mais de 1,5 mil hospitais avaliados e, em Mato Grosso do Sul, 29. O HRMS, hoje, conta com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos na UCO (Unidade Coronariana), que também é uma unidade de terapia intensiva, mas dedicada apenas ao tratamento de pacientes com doenças cardíacas graves. Em hospitais como o HRMS, que contam com UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico, são avaliados 21 indicadores, que analisam desde a existência do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos implantados de prevenção de lesão por pressão e de identificação do paciente, por exemplo. No Hospital Regional de MS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013 e é responsável por promover ações voltadas à segurança e à qualidade do atendimento aos pacientes. Ele atua em várias frentes para reduzir o risco de danos e eventos adversos durante o processo de cuidado, além de implementar boas práticas de segurança no ambiente hospitalar. Entre as principais funções do Núcleo, estão a identificação de riscos à segurança dos pacientes dentro do hospital, implementação de protocolos e boas práticas, capacitação e treinamento de profissionais, monitoramento e avaliação dos indicadores de segurança, além da promoção da cultura de segurança entre os profissionais de saúde. “A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas têm sido adotadas. Por meio delas, conseguimos fortalecer a prevenção de infecções e garantir as boas práticas assistenciais”, afirma a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HRMS, enfermeira Simone Carvalho. De acordo com a Anvisa, a avaliação objetiva “promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde do país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços”. Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha, o reconhecimento da Anvisa reforça o comprometimento de cada profissional que atua no Hospital Regional. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. Além disso, nos motiva a continuar aprimorando nossos processos, sempre com foco na qualidade do atendimento e no cuidado com a vida”, assegura. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Festa da Páscoa terá programação esportiva diversificada no Parque Antenor Martins
A 1ª Festa da Páscoa de Dourados, promovida pela Prefeitura entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, contará com uma intensa programação esportiva organizada pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed), com atividades para todas as idades e modalidades variadas. A programação esportiva tem início já na quinta-feira (17) com o Torneio de Futsal, a partir das 15h, reunindo equipes masculinas e femininas compostas por crianças e adolescentes. A competição será coordenada pelo professor Wellington Nogueira. No sábado (19), duas modalidades de areia entram em destaque. A partir das 13h30, será realizado o 1º Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa. O torneio seguirá o formato 4×4 com equipes mistas, compostas por dois homens e duas mulheres, com idade mínima de 16 anos e as inscrições já foram preenchidas. As partidas seguirão as regras da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e serão disputadas em set único de 21 pontos. Também no dia 19, o Torneio de Beach Tennis será realizado com 12 duplas formadas por adolescentes atendidos pelo projeto esportivo no parque, em parceria com a UFGD, a partir das 16h. Ainda na sábado (19), às 17h, a população poderá participar do aulão de dança fitness, realizado na quadra do parque. A atividade será conduzida pelos educadores físicos Roni Maycon e Janaina de Souza, sendo totalmente gratuita e aberta ao público. Para fechar a programação esportiva com “chave de ouro”, no domingo (20), acontece a Corrida de Rua da Páscoa, com largada marcada para as 7h, no Parque Antenor Martins. O percurso será de 5 km, com participação de 500 atletas — todas as vagas já foram preenchidas-. ESTRUTURA COMPLETA Além das atividades esportivas, a Festa da Páscoa contará com praça de alimentação, feira de artesanato, brinquedos infláveis, shows com artistas locais e nacionais, sorteio de ovos de Páscoa para crianças e a tradicional pescaria liberada no lago, que recebeu 2,5 toneladas de peixes como pacu, tambacu e patinga. A iniciativa é organizada pelas secretarias municipais de Administração (Semad) e Agricultura Familiar (Semaf), promovendo lazer, cultura, esporte e integração para toda a comunidade douradense.
Inspetor Cabral critica ameaças a agentes de segurança após áudio de liderança indígena
Durante a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (14), o vereador Inspetor Cabral (PSD) se pronunciou em defesa da segurança pública e da necessidade de construir pontes institucionais entre as forças de segurança e as comunidades indígenas. O parlamentar iniciou seu discurso repercutindo um áudio que circula nas redes sociais, atribuído a uma liderança indígena. O conteúdo, segundo ele, é motivo de séria preocupação: “Rapaz, se eu pego eles aqui dentro, aí eu que vou prender a moto deles. Aí quero ver quem vai vir tirar a moto deles. Aqui é assim, nós temos que se unir. União nessa hora, porque lá fora nós perde pra eles, aqui dentro não. Aqui é outros quinhentos, aqui é o Brasil, meu irmão”, diz a mensagem Para o vereador, o áudio evidencia um clima de tensão crescente que deve ser enfrentado com responsabilidade, sem abrir mão da legalidade. “A segurança pública não pode ser refém de ameaças ou intimidações”, declarou Cabral, que é integrante de carreira da Guarda Municipal de Dourados (GMD). O parlamentar destacou que as forças de segurança atuam com base em protocolos e decisões judiciais, e lembrou que não há exigência legal de aviso prévio a lideranças comunitárias em casos de mandado de prisão – sobretudo quando envolvem crimes graves, como o da operação mencionada, que tratava de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva. Durante sua fala, Cabral questionou, “como que a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil ou qualquer força policial vai avisar a liderança, a comunidade, que vai lá fazer uma prisão?”. E seguiu com outro questionamento, “pra gente atender as mulheres vítimas de violência doméstica nós vamos ter que pedir autorização para os líderes da Reserva Indígena?”. Apesar das críticas ao teor do áudio, o vereador reafirmou seu respeito aos direitos das populações indígenas, mas defendeu que o cumprimento da lei é inegociável. “O Estado não pode se omitir diante de crimes. As forças de segurança precisam ter liberdade para atuar com respeito, com preparo, mas também com respaldo.” Cabral ainda refletiu sobre a importância de estabelecer relações mais sólidas entre as instituições e as comunidades indígenas, “reafirmo meu compromisso com a paz, com a ordem e com o respeito mútuo. Que este episódio sirva de alerta para que avancemos em soluções conjuntas, e não em discursos que incitam divisões”.
Equipe do CCZ vistoria Parque Antenor Martins antes da 1ª Festa da Páscoa
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, coordenada por Priscila da Silva, realizou nesta quarta-feira (16) uma vistoria completa nas dependências do Parque Antenor Martins, local da 1ª Festa da Páscoa. O evento, que promete agitar o feriadão prolongado, começa nesta quinta e segue até domingo com ampla programação cultural, esportiva e atividades recreativas. Durante a inspeção, o CCZ confirmou que não há materiais acumulando água parada no parque, reduzindo assim o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue. No entanto, Priscila ressaltou a importância da colaboração dos visitantes para manter o local limpo. “Pedimos essa conscientização e colaboração da população. O lixo deve ser descartado nas lixeiras, pois estamos em um parque ambiental e precisamos preservá-lo limpo”, afirmou. O prefeito Marçal Filho também esteve presente para acompanhar os preparativos finais do evento. Ele destacou que a Festa da Páscoa é organizada pensando nas famílias douradenses, com atrações variadas para todas as idades, incluindo brinquedos infláveis para as crianças. PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA O Parque Antenor Martins recebeu uma estrutura especial, com praça de alimentação, exposição e venda de produtos diversos, além de comércio de pescados. A tradicional pescaria no lago do parque será liberada já na quinta-feira para crianças, idosos e pessoas com deficiência física. De sexta-feira a domingo, a atividade estará aberta à população em geral, sempre das 7h às 17h. Entre as atividades esportivas previstas estão a Corrida de Rua e o Torneio de Vôlei de Praia. Na programação cultural, as atrações são variadas e começam nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, com apresentações de Catedral Erudita, da dupla Kleber e Kleberson, Roda de Chamamé e Dj Vini Araújo. Na sexta-feira (18), sobem ao palco o Grupo Nosso Coral (Igreja Adventista), o cantor Felipe Barros, Ministério Doce Presença (Igreja Batista Boas Novas) e Emerson Rios. O sábado promete ser o dia mais animado, com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e a dupla sertaneja Jads & Jadson. Para encerrar com chave de ouro, o domingo será dedicado às crianças, com os shows infantis “Pipoca Tum” e “Batucando Histórias”, além de apresentações de Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. Todas as atrações têm entrada gratuita. REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Telha.








