Mato Grosso do Sul registra a quinta semana consecutiva de crescimento nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Desde o início do ano, são contabilizados 1.755 casos e 119 mortes pela condição clínica SRAG Hospitalizada. Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Somente na SE (Semana Epidemiológica) 14 de 2025 foram notificados 246 casos, com aumento progressivo que reforça o comportamento sazonal da doença, comum nos meses de outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios. Mas acende o alerta, pois já se mostra maior que o mesmo período do ano anterior, quando a semana havia registrado 160 casos. A escalada teve início na semana 10, na primeira quinzena do mês de março, com 142 registros, e vem subindo progressivamente: 163 (SE 11), 166 (SE 12), 198 (SE 13) e 246 (SE 14). Os dados apontam aceleração na transmissão de vírus como rinovírus (35,5% dos casos com agente etiológico identificado) e o vírus sincicial respiratório (19%). Campo Grande concentra a maior parte das notificações recentes — cerca de 70% dos casos registrados na última semana — e lidera em números absolutos no ano, com 633 casos acumulados até a semana 14. De acordo com a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Lívia de Mello Maziero, a situação exige atenção especial aos públicos mais vulneráveis. “Estamos vivendo dias difíceis. A maior parte das hospitalizações por SRAG tem ocorrido entre crianças de zero a nove anos, enquanto os óbitos se concentram nas pessoas acima dos 70 anos. Essas faixas etárias exigem atenção redobrada e monitoramento constante”, destaca. A Semana Epidemiológica 17 teve início neste domingo (20), mas os dados ainda estão sendo consolidados em razão do represamento provocado pelo feriado prolongado. A semana 14 mencionada no texto contém dados do período de 1º de janeiro de 2025 até 05 de abril. O total de 1.755 casos e 119 mortes pela condição clínica SRAG Hospitalizada abrange também a semana 15 que deve ser divulgada na próxima quinta-feira (24). A SES reforça a importância da vigilância ativa nas unidades de saúde e atenção imediata aos primeiros sintomas respiratórios, especialmente em grupos de maior risco: crianças e idosos. Importância da vacinação Com Campo Grande liderando o número de casos, a SES montou estrutura especial para vacinação contra Influenza, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A ação do Drive-Thru da Vacinação durou 16 dias, encerrando na última quinta-feira (17). Com horários de funcionamento estendidos, incluindo à noite e aos finais de semana, foram aplicadas 8.390 doses. A movimentação mais intensa ocorreu aos fins de semana, com mais de mil doses aplicadas por dia – 5/4 (1.470 doses), 6/4 (1.160 doses) e 12/4 (1.360 doses). Além do drive, em ações extramuros, foram aplicadas 879 doses, em locais Hemosul, Laboratório Central e para trabalhadores do transporte coletivo, sempre seguindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, o funcionamento estendido e a estrutura do drive-thru foram fundamentais para alcançar públicos com horários restritos e ampliar o acesso à vacinação. “A estratégia facilitou para quem não conseguia se deslocar durante o horário comercial, reduzindo filas e garantindo segurança no atendimento aos grupos prioritários, cuja adesão foi bastante positiva”, pontua. Danúbia Burema, Comunicação SES
TJMS cria Núcleo de Acolhimento para atender vítimas de assédio ou discriminação no trabalho
Foi publicada no Diário da Justiça do dia 11 de abril a Portaria nº 3.056/2025, que estabelece a criação do Núcleo de Acolhimento do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa da Presidência do TJMS que avança na implementação da Política de Prevenção ao Assédio e à Discriminação no âmbito do Poder Judiciário, prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a criação do Núcleo de Acolhimento, o TJMS torna-se a primeira corte estadual do país a destinar uma estrutura física e funcional para fins de prestar atendimento humanizado e especializado às vítimas que tenham vivenciado situações de assédio ou discriminação no ambiente de trabalho, priorizando a escuta ativa, o acolhimento e o apoio psicológico e emocional. Entre outras atribuições dispostas na Portaria, o Núcleo de Acolhimento será responsável, junto à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Comissão de Prevenção ao Assédio e à Discriminação (CPEAD-TJMS), por planejar e desenvolver ações preventivas e interventivas pontuais e realizar pesquisas institucionais e parcerias com outras instituições para um ambiente de trabalho seguro e digno. Mais uma ferramenta para efetivar a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação, o Núcleo de Acolhimento estará disponível para prestar atendimento humanizado e especializado a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores. Agora, o TJMS está concentrando esforços para adequar as instalações do Núcleo de Acolhimento para que os atendimentos nesse novo local se iniciem em breve. “Como instituição e como cidadãos não podemos aceitar comportamentos que caracterizem assédio. O Tribunal de Justiça precisa dar o exemplo para a sociedade e acolher eventuais vítimas dessa prática. O novo Núcleo é a forma de realizarmos isso. Com respeito e educação pretendemos mudar as condutas não apenas dentro do Poder Judiciário, mas também na sociedade em geral”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan. Saiba mais – De acordo com a Portaria nº 3.056/2025, a equipe do Núcleo de Acolhimento será composta por, no mínimo, dois servidores, sendo um assessor técnico especializado e um servidor do quadro permanente do Poder Judiciário de MS.
UPA recebe mais de 2 mil pacientes e Seleta atende mais de 1000 pessoas no feriadão
Durante o feriadão prolongado da Páscoa e Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados registrou 2.172 atendimentos. Para ajudar a desafogar a unidade, a prefeitura colocou em operação, pela primeira vez, o posto de saúde da Seleta, no Jardim Flórida, que funcionou das 7h às 22h e realizou 1.119 atendimentos. A estratégia será repetida no próximo feriado, no Dia do Trabalho (1º de Maio). Conforme o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a UPA concentrou grande parte dos atendimentos ao longo dos cinco dias. No dia 17, foram 133 atendimentos pediátricos e 314 adultos; no dia 18, 105 pediátricos e 234 adultos; no dia 19, 135 pediátricos e 292 adultos; no dia 20, 130 pediátricos e 295 adultos; e, no feriado de Tiradentes (21), 157 atendimentos pediátricos e 377 adultos. Já a Seleta, localizada na região oeste da cidade, atendeu casos de menor complexidade que poderiam sobrecarregar a UPA. A unidade, que também atendeu crianças e adultos, teve maior fluxo de pacientes nos períodos da tarde e da noite. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a iniciativa foi positiva e será mantida em próximos feriados. Ele destacou que muitos dos casos pediátricos atendidos estavam relacionados a síndromes respiratórias e bronquiolite. A preocupação com doenças respiratórias aumenta com a chegada do outono e a proximidade do inverno. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há crescimento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças pequenas em todo o país, principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite. Nesse contexto, o secretário Márcio reforçou a importância da vacinação contra a influenza, que segue em andamento nas unidades básicas de saúde do município. A campanha prioriza crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos e outros grupos considerados vulneráveis, que em Dourados é de cerca de 100 mil pessoas. Até o momento, 11.090 pessoas desses grupos prioritários foram imunizadas no município. Apesar do avanço da campanha, a cobertura vacinal ainda está abaixo do ideal. “É fundamental que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem as unidades para se imunizar e ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde”, destacou o secretário.
Doenças respiratórias sobrecarregam Hospital da Vida e UPA, alerta Prefeitura
O período sazonal das síndromes gripais, entre abril e julho, com temperaturas mais amenas, gera aumento de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, em Dourados, entre 07 e 22 de abril, 85 pessoas foram atendidas com este diagnóstico ou outras patologias respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) alerta quanto a sobrecarga na rede assistencial e reforça o pedido para que as pessoas inclusas nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde da vacinação contra a gripe Influenza busquem a imunização. O secretário de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, destaca que o crescente número destes atendimentos impacta diretamente na ocupação dos leitos hospitalares, tanto de enfermaria quanto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É um período delicado, sazonal das síndromes gripais e estamos com todos os leitos de UTI do Hospital da Vida lotados”, afirma. “Vale lembrar que essa unidade atende toda a região”, enfatiza. “Também tivemos um aumento considerável de atendimentos diários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e estamos em situação de alerta também no Hospital Universitário (HU)”, ressalta o secretário. Do total de atendimentos (85), 29 foram crianças, o que reforça a necessidade de atenção aos cuidados com essa faixa etária, neste período de maior circulação de vírus respiratórios. Diante deste cenário, a Secretaria reforça a importância da vacinação, principal medida de prevenção a SRAG e outras patologias respiratórias, na intenção de conter o número de casos e também evitar casos graves. “As vacinas estão disponíveis e são fundamentais para frear a circulação viral, evitar um possível surto, reduzir a gravidade dos quadros clínicos e evitar internações”, destaca o secretário de Saúde, Márcio Grei. Desde o o início da campanha de imunização da gripe influenza, em abril, a prefeitura, por meio do Núcleo de Imunização, vacinou 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários, sendo que a meta populacional é atingir 100 mil pessoas. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). A Sems tem ampliado o horário de atendimento em diversas unidades e ofertado atendimento à população inclusive em dias de feriados, no intuito de ampliar a cobertura vacinal. Vale destacar que estão inclusos nos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais. Além da vacinação, a Sems destaca que a população, principalmente as pessoas incluídas nos grupos prioritários, deve manter as medidas preventivas, como: – Higienização frequente das mãos; – Uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração; – Evitar contato com pessoas sintomáticas; – Procurar atendimento médico logo que apareçam os primeiros sintomas. “A colaboração de todos é essencial para proteger os grupos mais vulneráveis e preservar o funcionamento adequado da rede de saúde” frisa Márcio Grei.
Prefeitura já vacinou mais de 11 mil pessoas contra a gripe Influenza
Mesmo durante o feriadão prolongado, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza seguiu firme em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manteve abertas as unidades do PAM (Pronto Atendimento Médico) e a Unidade Básica de Saúde (Seleta) para garantir o acesso da população à imunização. No total, 567 doses foram aplicadas durante o recesso, sendo 226 no PAM e 341 na Seleta. Desde o início da campanha, nos primeiros 22 dias, já foram vacinadas 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e continua aberta ao público dos grupos definidos. Segundo a gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, a vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacina pode ser administrada juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e é de grande importância na prevenção da gripe, já que reduz o risco de complicações, internações e óbitos, além de proteger a população durante o período de maior circulação do vírus”, explicou. Entre os grupos prioritários estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais. AUMENTO DE MORTES Apesar dos esforços de vacinação, a gripe continua fazendo vítimas no Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, três novas mortes por Influenza foram registradas durante o feriado. As vítimas são homens com comorbidades, dois deles residentes em Campo Grande e um em Chapadão do Sul. Todos foram infectados pelo vírus H1N1. Com essas ocorrências, o número de mortes por Influenza em 2025 no Estado sobe para 13. Atualmente, há 182 pessoas internadas por complicações da doença, sendo 173 casos confirmados de Influenza A e nove de Influenza B – três delas em Dourados.
Funeral do papa Francisco será no sábado às 5h de Brasília
O Vaticano anunciou nesta terça-feira que o funeral do papa acontecerá no sábado (26/04), ás 10h do horário de Roma — 5h no horário de Brasília. O corpo do papa Francisco — que neste momento está em um caixão na capela da residência Santa Marta, onde ele viveu durante seus 12 anos de papado — será levado à Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira às 9h do horário local (5h no horário de Brasília), anunciou o Vaticano. O caixão do papa permanecerá na Basílica até o sepultamento para que o público possa prestar suas homenagens. O funeral do papa Francisco acontecerá ao ar livre, em frente à Basílica de São Pedro. O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduzirá a cerimônia. Ao final do funeral, Re fará a última homenagem — uma oração em que o papa será formalmente entregue a Deus — e o corpo será levado para Basílica de Santa Maria Maior (ou Santa Maria Maggiore, em italiano), em Roma, para o sepultamento.
Audiência pública debaterá novo Plano Nacional de Educação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) irá realizar na próxima quarta-feira (23), às 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia, uma audiência pública para discutir o novo Plano Nacional de Educação, com metas e diretrizes para os próximos dez anos. Os proponentes do evento são Pedro Kemp e Gleice Jane, parlamentares do PT. Os debates devem incluir os temas: metas de acesso, permanência e qualidade do ensino, valorização profissional, inclusão, equidade e combate às desigualdades regionais, financiamento e gestão democrática da educação. O Plano Nacional institui metas até 2034, entre elas, a erradicação do analfabetismo, a universalização do ensino fundamental de 9 anos, a ampliação do acesso ao ensino médio e a melhoria da qualidade da educação superior. “A proposta contém 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias que União, Estados e Municípios devem cumprir na educação básica, na educação profissional e tecnológica e no ensino superior. A audiência pública tem por finalidade promover o debate na instância estadual, uma vez que as entidades participantes e representações da sociedade civil estão enviando propostas para os parlamentares federais”, destacou Pedro Kemp.
MPMS abre procedimento para investigar funcionamento das controladorias em três municípios da fronteira
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, instaurou um Procedimento Administrativo, com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a regularidade do funcionamento das controladorias municipais de Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã. A medida, que foi oficializada por portaria assinada pela Promotora de Justiça Substituta responsável pela comarca, integra o projeto institucional do MPMS, vinculado ao Planejamento Estratégico da instituição e à Resolução 305/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). De acordo com o documento, a atuação visa garantir a efetiva implementação e operação dos sistemas de controle interno nos municípios, considerados essenciais à prevenção de irregularidades administrativas, à promoção da transparência e à integridade da gestão pública. A promotora fundamenta sua decisão em dispositivos constitucionais e legais que determinam a obrigatoriedade de funcionamento dos sistemas de controle interno, entre eles os artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal. Também são citadas legislações como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), a Lei Anticorrupção (12.846/2013), a nova Lei de Licitações (14.133/2021) e o Decreto nº 10.540/2020, que instituiu o SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle). Segundo a promotora, a apuração visa não apenas verificar se as controladorias estão formalmente instituídas, mas também se funcionam de forma eficaz, com estrutura técnica adequada, pessoal qualificado e atribuições compatíveis com as exigências legais. “A ideia é verificar o atual funcionamento do controle interno de cada um dos Municípios e, de forma resolutiva, aprimorá-lo, de modo a assegurar que essas unidades cumpram com suas funções de prevenção de atos ilícitos, boa gestão de recursos públicos, fiscalização e apoio à gestão pública transparente, visando a uma atuação mais responsável, eficiente e eficaz da Administração Pública”, destacou. A portaria determina que sejam expedidos ofícios aos controladores internos, caso existam, ou diretamente aos prefeitos dos três municípios, concedendo prazo de 15 dias para envio de informações e documentos sobre o funcionamento das controladorias. Também será verificada a existência de Inquéritos Civis ou Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) já instaurados sobre o tema, com a possibilidade de repactuação de compromissos, conforme as diretrizes do projeto institucional. Um servidor do MPMS foi designado para secretariar o procedimento e providenciar, entre outras medidas, o registro da portaria no sistema eletrônico da instituição (SAJ-MP) e a sua publicação no Diário Oficial do Ministério Público (DOMP), garantindo ampla publicidade e o acompanhamento social das ações. A iniciativa reforça a atuação preventiva do MPMS e reafirma o compromisso da instituição com a boa governança e o fortalecimento dos mecanismos de controle da administração pública, especialmente em municípios localizados em regiões estratégicas, como a faixa de fronteira sul-mato-grossense. Projeto Apoio às Controladorias – O projeto que foi lançado em março de 2025, tem como finalidade apoiar as Controladorias Internas Municipais, fortalecendo seu funcionamento e prevenindo irregularidades na gestão pública. Sua atuação é preventiva, por meio da análise de Procedimentos Administrativos, e o funcionamento efetivo das controladorias garante o recebimento de diversas reclamações, denúncias e questionamentos por parte da população, que podem ser solucionados no âmbito da estrutura pública municipal, o que, consequentemente, leva à diminuição do acionamento do MPMS pelos cidadãos. MPMS – Alessandra Frazão
Prazo para Declaração Anual do MEI vai até 31 de maio
Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento do ano de 2024. O envio da declaração é obrigatório, mesmo para quem não teve movimentação durante o ano. Atendendo ao pedido do prefeito Marçal Filho, a Sala do Empreendedor de Dourados está à disposição para auxiliar gratuitamente todos os MEIs na realização da declaração. A ação faz parte do compromisso da gestão em apoiar os pequenos negócios e garantir que os empreendedores estejam em dia com suas obrigações. Para fazer a declaração, o MEI deve levar o CNPJ da microempresa, valor do faturamento anual (se houver movimentação), comprovante de rendimento (se houver) e o informe de rendimentos (se houver contratação de funcionários). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Sala do Empreendedor fica na Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 98163-0732 e falar com Elainne. “É importante que os empreendedores não deixem para a última hora. Assim, podem evitar multas e manter suas empresas regularizadas. Estamos aqui para atender a todos, gratuitamente, e apoiar para que estejam em dia com suas obrigações”, comentou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Elainne Peres.








