O Hospital da Vida recebeu um reforço importante para o atendimento de pacientes em estado crítico. Foram adquiridas 25 bombas de infusão com recursos próprios da Prefeitura de Dourados. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (25) pelo prefeito Marçal Filho e pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, durante vistoria à unidade hospitalar que recebe pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados. As bombas de infusão, da marca Mindray, serão utilizadas na ala vermelha, setor de atendimento a pacientes em estado grave, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que concentra os casos mais delicados de um hospital. Segundo a diretora-técnica da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), Fernanda Eneas da Silva, a chegada dos equipamentos ocorre em um momento oportuno. A Fundação é responsável pela administração do Hospital da Vida e da UPA. “Esses equipamentos vêm para dar suporte aos que já possuímos e são fundamentais para garantir a precisão na administração de medicamentos, soros e outros fluidos essenciais aos pacientes”, explicou. Ela destacou que alguns pacientes da UTI necessitam de até cinco bombas de infusão simultâneas, o que evidencia a importância do reforço. As bombas de infusão permitem maior controle na dosagem de medicamentos, reduzem riscos de erros humanos e otimizam o trabalho das equipes de saúde. “É um investimento que traz segurança ao paciente e eficiência ao atendimento”, afirmou a diretora. Durante a entrega, o prefeito Marçal Filho reconheceu os desafios enfrentados pelo município, mas reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde. “Mesmo diante das dificuldades, estamos empenhados em garantir estrutura e condições para que a população seja atendida com qualidade”, declarou. “Sabemos que temos muito a fazer, mas não mediremos esforços para garantir que as pessoas sejam bem atendidas na rede pública de saúde”, completou o prefeito. O Hospital da Vida é referência para 34 municípios da região e enfrenta constantes episódios de superlotação. Com a proximidade do inverno, a demanda tende a aumentar, especialmente por conta de casos de síndrome respiratória. O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou o apelo à população para que se vacine contra a gripe, especialmente crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).
Polícia Civil fecha entreposto de drogas e apreende arma de fogo em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, desarticulou um entreposto de drogas na tarde desta quinta-feira (24), no bairro Jardim Esplanada. A ação resultou na apreensão de mais de 70 quilos de entorpecentes, uma arma de fogo e na prisão de dois homens em flagrante. As investigações tiveram início após denúncia anônima indicando movimentação suspeita em uma residência na Rua Asa Branca, além de relatos sobre forte odor de maconha vindo do local. Durante o monitoramento, os policiais visualizaram indivíduos no interior do imóvel e fardos com características de entorpecentes. Diante da situação de flagrante, os investigadores entraram na casa, onde encontraram 70,9 quilos de maconha, cerca de 300 gramas de skunk, porções fracionadas da droga e uma pistola calibre 9mm carregada. Os dois autores permaneceram em silêncio durante a abordagem. Um terceiro indivíduo, que se apresentou como motoboy e alegou ser apenas usuário, foi ouvido e liberado após prestar esclarecimentos. Os presos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. As investigações continuam para identificar outros envolvidos. A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas para o combate ao crime e destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações policiais. PCMS
Carro carregado com cigarros e pneus ilegais é apreendido pelo DOF em Ponta Porã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quinta-feira (24), em Ponta Porã, um veículo Ford Focus carregado com cigarros contrabandeados e pneus. Na ação, um homem de 45 anos foi preso em flagrante. Os militares realizavam bloqueio na MS-164, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel. Em entrevista ao motorista, ele informou que estava transportando cigarros e pneus. Durante busca veicular, foram encontrados 700 pacotes de cigarros contrabandeados além de 18 pneus. Questionado, ele alegou que pegou as mercadorias em Pedro Juan Cavalheiro, no Paraguai, e levaria até a cidade de Campo Grande, onde receberia R$ 500 pelo transporte. Os materiais apreendidos e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 60 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã.
Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada nesta sexta-feira (25) em Maceió. A medida atende determinação do ministro do Supremo Tribunal, Alexandre de Moraes. O ex-presidente Collor foi detido às 4 horas da manhã desta sexta-feira, 25. Ele deverá cumprir pena de oito anos e 10 meses de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na noite dessa quinta-feira (24), Moraes rejeitou o segundo recurso da defesa de Collor. Ele foi condenado em 2023 em um dos processos da operação Lava-Jato. Com o trânsito em julgado, a pena passa a ser cumprida de forma imediata em regime fechado. O ex-presidente terá que pagar noventa dias-multa. Decisão cita contratos irregulares Segundo Moraes, ficou provado na ação penal que Collor, com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de distribuição de combustíveis. A vantagem foi dada em troca de apoio político para indicação e manutenção de diretores da estatal. Defesa de Collor se manifesta Em nota, a defesa do ex-presidente confirma a prisão, às 4h da manhã, quando Collor estaria “quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes”. Leia a nota na íntegra: Nota da defesa do ex-Presidente Fernando Collor de Mello A defesa da ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão hoje, 25 de abril, em Maceió, às 4 horas da manhã, quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento.
Visão Regional 2040: MS encabeça estratégia de desenvolvimento conjunto com RS, PR e SC
Desenvolvimento sustentável e totalmente planejado para quatro estados brasileiros que, juntos, somam 34,2 milhões de pessoas – o equivalente a 16% da população nacional. Essa é a missão do Visão Regional 2040, planejamento estratégico encabeçado por Mato Grosso do Sul para guiar as ações de longo prazo dos estados membros do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de MS. A versão final desse planejamento foi entregue pela Comissão de Planejamento do Codesul, aos governadores Eduardo Riedel (que preside o bloco), Eduardo Leite (RS) e Jorginho Melo (SC), além do vice-governador paranaense Darci Piana, durante encontro do bloco na quarta-feira (23), em Brasília (DF). Coordenada pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) sul-mato-grossense, a comissão contou com equipes dos quatro estados. “Este é um passo crucial, um início promissor. Agora temos que trabalhar para estabelecer uma governança que permita a concretização da visão de futuro que construímos. Estamos prontos para dar este passo com coragem, visão e união”, comentou o governador Eduardo Riedel. Secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov-MS, Thaner Castro Nogueira apresentou o escopo do trabalho, as prioridades estratégicas organizadas em nove eixos temáticos, divididos em três grandes grupos: Desenvolvimento Econômico e Competitividade; Infraestrutura e Sustentabilidade; e Inclusão Social e Bem-Estar. Eixo Desenvolvimento Econômico e Competitividade – Desenvolvimento de competências tecnológicas, de inovação e diversificação produtiva – Modernização e integração das cadeias produtivas do agronegócio – Ampliação e qualificação da inserção internacional Eixo Infraestrutura e Sustentabilidade – Adequação da infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social – Construção de resiliências frente às mudanças climáticas – Promoção do desenvolvimento e uso de Energias Renováveis Eixo Inclusão Social e Bem-Estar – Fortalecimento de comunidades e espaços urbano e rural para a inclusão social e combate à pobreza – Qualificação da prestação de serviços públicos – Promoção da educação voltada às atividades portadoras de futuro Os eixos foram levantados a partir de diretrizes que pautam o Visão Regional 2040, como buscar atividades portadoras de futuro, estrutura produtiva e ganhos de produtividade, e inclusão social e bem-estar, além da resiliência e adaptação às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade. O objetivo é, assim, consolidar o Codesul como referência nacional. Desenvolvido com apoio técnico da Universidade Unisinos e com colaboração do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o documento envolveu sete entregas estratégicas, incluindo diagnósticos socioeconômicos, definição de indicadores, desenvolvimento de estratégias e proposições de projetos estruturantes. “O trabalho foi amplamente apoiado pelos governadores e é resultado da intensa colaboração entre as secretarias de planejamento dos estados, a secretaria-executiva do Codesul e o BRDE. O resultado é um instrumento robusto que aponta para um futuro próspero, sustentável e inclusivo na região”, afirmou Thaner em sua explicação. Já o secretário sul-mato-grossense de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, reforçou a importância da liderança dos governadores na realização desse trabalho histórico. “Este plano só é possível graças à visão de futuro e ao compromisso de cada um dos governadores. Estamos pensando nos resultados do presente, mas com foco em garantir um amanhã ainda melhor para nossa sociedade e futuras gerações”, destacou Perez, também presente em Brasília. O plano Visão Regional 2040 enfatiza o papel estratégico dos estados do Codesul, que representam uma das regiões mais produtivas, inovadoras e resilientes do Brasil. A visão compartilhada reflete a oportunidade de construir uma agenda comum que projete a região como protagonista do desenvolvimento sustentável no país. O planejamento de longo prazo busca integrar ações, alinhar investimentos e promover resultados duradouros, tendo como legado uma região mais preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades dos próximos 15 anos. Renata Brum, Comunicação Segem/Segov-MS
Prefeitura capacita diretores e coordenadores de unidades educacionais
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza na próxima quarta-feira (30), a partir das 08h, no auditório da Escola Presidente Vargas, formação com o tema Gestão Democrática. A ação é voltada para diretores e coordenadores de unidades educacionais do município. O encontro marcará a abertura da formação continuada aos gestores educacionais da Rede Municipal de Ensino (Reme), tanto de escolas como de centros infantis (Ceims). A carga horária total prevista para a atividade é de 120 horas. Os palestrantes Dr. Fábio Perboni e Dra. Andréia Militão abordarão assuntos como gerenciamento, prestação de contas, gestão de pessoas no ambiente escolar, entre outros temas. A capacitação continuada dos educadores é mais uma determinação do prefeito Marçal Filho para melhorar a qualidade do ensino oferecido pela rede pública em Dourados e elevar o desempenho do municípios nos índices do Ministério da Educação. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destaca que as capacitações promovidas pela Semed abordam temáticas extremamente necessárias para o dia a dia dos profissionais e são estruturadas com foco em agregar para a área da educação em um todo. O titular da Semed avalia que a formação continuada promove o desenvolvimento de liderança, aprimora a capacidade de gerir recursos e fortalece a habilidade de tomar decisões estratégicas, “pontos essenciais para um gestor atualmente e, consequentemente geram melhorias em benefício da comunidade escolar”. OS PALESTRANTES Fábio Perboni é doutor em Educação e mestre em História. Ele possui ampla experiência na Educação básica e já atuou como Coordenador do Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação FAED da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Andréia Militão é Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação).
Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o compromisso de fortalecer a base do SUS (Sistema Único de Saúde) e garantir um atendimento mais qualificado à população, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), está investindo R$ 36 milhões na reestruturação da APS (Atenção Primária à Saúde) em todos os municípios do estado. A iniciativa integra o Programa Estadual Reestrutura APS, instituído pela Resolução nº 169/SES/MS, publicada no Diário Oficial do Estado nº 11.399, de 26 de janeiro de 2024. O programa tem como principal objetivo o fortalecimento da infraestrutura das USF (Unidades de Saúde da Família), promovendo maior resolutividade e qualidade nos serviços prestados à população. Cada USF recebeu o valor de R$ 30 mil em parcela única, destinado à aquisição de equipamentos essenciais para o cotidiano das equipes, tais como ar-condicionado, mesa ginecológica, balança portátil, detector fetal e biombo. A adesão ao programa foi feita pelos secretários municipais de Saúde, com base na demanda e na estrutura de cada unidade. Do montante total, mais de R$ 19 milhões foram destinados às equipes da Estratégia Saúde da Família, enquanto R$ 16 milhões estão sendo investidos na aquisição de equipamentos odontológicos modernos, ampliando a qualificação da assistência em saúde bucal oferecida à população sul-mato-grossense. Até o momento, 11 municípios já receberam os novos equipamentos, entre eles Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Cassilândia, Iguatemi e Mundo Novo. Os demais municípios estão em fase de conclusão dos processos licitatórios, respeitando os trâmites legais para aquisição dos itens. Para garantir execução plena do programa, o Governo do Estado também prorrogou por mais um ano o prazo para que os municípios finalizem suas aquisições, assegurando que nenhuma unidade fique de fora desse processo de modernização. “Esse investimento é fundamental para garantir melhores condições de trabalho às equipes e, principalmente, para oferecer um atendimento mais qualificado à população. A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, e fortalecer essa base é fortalecer todo o sistema de saúde”, destaca Bruno Reis, gerente de Gestão da Atenção Primária à Saúde da SES. Com essa ação, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com o fortalecimento da saúde pública, com foco na valorização das equipes, na modernização das estruturas e, sobretudo, na dignidade do cuidado ofertado aos cidadãos. Danúbia Burema, Comunicação SES
Prefeitura de Dourados terá programação educativa no Maio Amarelo
A Prefeitura de Dourados está estruturando uma extensa programação voltada para o Maio Amarelo, movimento criado criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As ações serão coordenadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) “Prefeito José Elias Moreira”, órgão ligado à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) de Dourados. A programação prevê atividades durante todo o mês de maio e vai ao encontro do objetivo do movimento, que propõe promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, como campanhas de conscientização dos condutores, orientando-os a seguir as leis de trânsito e incentivando a direção defensiva para evitar que acidentes aconteçam. A abertura da Semana Maio Amarelo 2025 será segunda-feira, 5 de maio, às 8h, com apresentação de alunos da Escola Municipal Joaquim Murtinho, Sucata Cultural e pronunciamentos de autoridades com foco ao tema da campanha. A solenidade acontece na própria Escola Pública de Trânsito (EPT), com a presença do prefeito Marçal Filho e autoridades convidadas. Na quarta-feria, 7 de maio, acontecerá a palestra “Segurança Viária”, direcionada a motoristas do transporte escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme), no auditório da Prefeitura, numa parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e empresa GWA Transportes. No mesmo dia haverá apresentação de alunos do Projeto “Trânsito é Assunto de Criança”, da Escola Municipal Avani Fehlauer. Para a manhã de sexta, dia 9, está prevista blitz educativa em homenagem ao Dia da Mães, na avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João. Na terça, dia 13, as ações consistirão em “simulação de sinistro”, na Praça Antônio João. Em parceria com o Detran e Corpo de Bombeiros, a ação educativa abordará capotagem e simulador de impacto. Entre as ações também estão previstas palestras em escolas, incluindo o distrito de Vila Vargas, com apresentações culturais; blitzes educativas sobre segurança viária, umas delas nas proximidades da travessia do Jardim Guaicurus, onde serão abordados motoristas e pedestres, com orientações sobre cuidados com a segurança devido aos sinistros ocorridos no local e sensação de insegurança que a população relata. Durante todo o mês de maio, haverá falas sobre a educação, conscientização e humanização no trânsito em Igrejas católicas e evangélicas. A campanha Maio Amarelo encerrará com ampla campanha de doação de sangue, dia 31, no Hemocentro de Dourados.
Pedro Paulo & Alex abrem Pé de Soja Solteiro hoje em Laguna Carapã
A dupla sertaneja Pedro Paulo & Alex, conhecida como PPA, é a grande atração desta sexta-feira (25), abrindo a programação da 25ª Festa do Pé de Soja Solteiro, em Laguna Carapã. Também se apresenta hoje a dupla Edy Britto & Samuel. O evento que celebra o aniversário de emancipação do município segue até domingo, com shows musicais, área expositora, parque infantil, praça de alimentação e o grande concurso que irá premiar o pé de soja com o maior número de vagens com sementes. Toda a programação é de graça e deve atrair milhares de pessoas ao município ao longo do fim de semana. A abertura oficial está prevista para as 21h de hoje, seguida dos shows musicais. A programação continua no sábado (26), com baile da Melhor Idade a partir das 14h. À noite, a partir das 21h30, se apresentam a dupla Henrique & Diego e a cantora Naiara Azevedo. No domingo, a programação se estende ao longo de todo o dia com a realização do tradicional concurso do Pé de Soja Solteiro. As inscrições abrem às 8h, quando os produtores devem apresentar os pés de soja cultivados especialmente para o concurso. A contagem começa a partir das 13h, e será feita por acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola da Unigran, de Dourados. O prefeito Itamar Bilibio comenta que o concurso é um momento muito esperado pelos produtores, que se prepararam ao longo de muitos meses. “É um trabalho que exige dedicação e muita pesquisa em busca da melhor produtividade. Não é somente pelo prêmio, mas também pelo reconhecimento de uma atividade tão importante para o nosso município e nossa economia”, afirma o chefe do Executivo. Neste ano, o vencedor será premiado com uma moto 0km. O concurso é realizado no município desde 1998. O recorde foi registrado em 2011, quando um único pé de soja produziu 17.799 vagens com sementes. No ano passado, a melhor produção foi de 4.477 vagens. Também no domingo, a programação prevê sorteio de prêmios, bingo e o sorteio de uma moto 0km entre os trabalhadores de propriedades rurais do município. No fim do dia, o evento encerra com show de Renan Diego e do cantor Panda. Toda a programação é de graça e será realizada no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico. A festa deve reunir milhares de pessoas não somente de Laguna Carapã, mas também toda a região e até mesmo de países vizinhos, como Paraguai e Argentina.







