Em Laguna Carapã, onde acompanha mais uma edição da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, disse que o evento é uma celebração da fertilidade e prosperidade das lavouras de Mato Grosso do Sul. O evento marca as comemorações do aniversário do pequeno município no sul do Estado, que nesta semana celebrou 33 anos de emancipação político-administrativa. “Tenho participado da festa nos últimos anos e vivenciado a tradição e competência dos produtores de soja em busca de mais fertilidade e produtividade”, afirmou. A festa integra o calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, proposto por meio da lei 5.244/2018, de autoria de Barbosinha quando era deputado estadual. Essa condição permite que o evento tenha acesso a subsídios e apoio governamental em sua realização. “O Pé de Soja Solteiro é de fundamental importância para o município, por ser a exaltação da principal riqueza local, a agricultura, atraindo produtores de toda a região e também os turistas, o que gera emprego e renda para a população”, complementa o vice-governador. Na cidade, Barbosinha foi recebido pelo prefeito Itamar Bilibio, que apresentou a estrutura da festa e agradeceu pela visita. “O governo do Estado tem sido um grande parceiro da gestão municipal e contribuído com ações importantes para garantir desenvolvimento à nossa cidade”, afirmou o prefeito. A Festa do Pé de Soja Solteiro começou nesta sexta-feira (25) e segue até domingo (27), com shows musicais, exposição de serviços e implementos agrícolas, praça de alimentação e parque infantil. No domingo, acontece o tradicional concurso do Pé de Soja Solteiro, que premia o produtor que increver o pé de soja com o maior número de vagens com sementes. Neste ano, a premiação ao produtor será uma moto 0km, além do sorteio de outra moto 0km entre os trabalhadores que atuam nas propriedades rurais da região. O concurso é feito há 25 anos para valorizar e incentivar a produção agrícola de Laguna Carapã, que figura entre os 10 maiores produtores de soja de Mato Grosso do Sul. No ano passado, o pé de soja vencedor registrou 4.477 vagens com sementes. O recorde foi registrado em 2011, quando um único pé de soja produziu 17.799 vagens.
Neste domingo tem apresentação dos cantores Panda, Renan Diego e Dom Ramon Sanfoneiro do Pantanal, na 25ª Festa do Pé de Soja Solteiro em Laguna Carapã
O Parque de Exposições Colorindo Pezzarico foi palco de duas noites alegres na sexta-feira e no sábado, de muita música e descontração. O grande destaque da primeira noite foi a apresentação das duplas Edy Britto & Samuel e também os paranaenses Pedro Paulo & Alex, o fenômeno PPA! No sábado, a apresentação foi da dupla Henrique & Diego e da cantora Naiara Azevedo. No domingo, é a apresentação dos cantores Panda, Renan Diego e Dom Ramon Sanfoneiro do Pantanal. A Festa do Pé de Soja Solteiro começou na sexta-feira (25) e segue até domingo (27), com shows musicais, exposição de serviços e implementos agrícolas, praça de alimentação e parque infantil. No domingo, acontece o tradicional concurso do Pé de Soja Solteiro, que premia o produtor que increver o pé de soja com o maior número de vagens com sementes. Neste ano, a premiação ao produtor será uma moto 0km, além do sorteio de outra moto 0km entre os trabalhadores que atuam nas propriedades rurais da região. O concurso é feito há 25 anos para valorizar e incentivar a produção agrícola de Laguna Carapã, que figura entre os 10 maiores produtores de soja de Mato Grosso do Sul. Além das apresentações musicais, o evento também conta com área expositora de serviços e implementos agrícolas, praça de alimentação e parque infantil. Uma excelente opção de lazer e diversão para toda a família!! Lembrando que a entrada é de graça!!!!
Jordânia proíbe atividades da Irmandade Muçulmana e confisca bens após operação de segurança
O governo da Jordânia anunciou em 23 de abril de 2025 a proibição completa das atividades da Irmandade Muçulmana no país, acompanhada do fechamento de seus escritórios e do confisco de seus bens. A decisão foi confirmada pelo Ministério do Interior e divulgada por agências internacionais de notícias, que relataram a medida como uma resposta a ameaças de segurança identificadas pelas autoridades. Segundo informações oficiais, 16 integrantes da Irmandade foram presos na semana anterior sob a acusação de envolvimento em um plano de sabotagem que incluiria o uso de foguetes e drones contra alvos jordanianos. O governo afirmou que as investigações indicam conexões com redes de contrabando de armas e financiamento provenientes do exterior. As autoridades também associaram o grupo a ações anteriores consideradas riscos à segurança nacional. A decisão representa uma das medidas mais rigorosas já adotadas pelo Reino Hachemita contra o movimento islâmico, que por décadas manteve presença política e social no país. A Irmandade Muçulmana, que já havia sido legalmente registrada na Jordânia, vinha enfrentando restrições progressivas desde 2016, quando o governo questionou sua legitimidade jurídica. A nova decisão encerra oficialmente suas atividades e determina o controle estatal sobre seus bens. O Ministério do Interior informou que a medida busca preservar a estabilidade e prevenir ameaças à ordem pública. A Frente de Ação Islâmica, braço político do grupo, ainda não foi formalmente proibida, mas passou a ser monitorada de perto pelas autoridades de segurança. Especialistas em política jordaniana afirmam que a decisão reflete o aumento das tensões regionais e o esforço do governo em conter o avanço de movimentos considerados radicais.
Trump Intensifica Críticas à China por Poluição no Oceano Pacífico
Em 20 de abril de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua plataforma Truth Social para denunciar a China como uma das principais responsáveis pela poluição no Oceano Pacífico, chamando os detritos flutuantes de “um presente da China”. Acompanhada de fotos que mostram ilhas de lixo plástico, incluindo garrafas e outros resíduos, a declaração reforça a postura crítica de Trump em relação às práticas ambientais de Pequim. A mensagem, publicada pouco antes da Páscoa, gerou debates sobre a responsabilidade global pela crise de poluição marinha e reacendeu tensões entre as duas maiores economias do mundo. As imagens compartilhadas por Trump ilustram o grave problema do lixo plástico no Pacífico, com destaque para o chamado “Great Pacific Garbage Patch”, uma vasta área de resíduos concentrada por correntes oceânicas entre a Califórnia e o Havaí. Estudos, como um de 2022 citado pelo Daily Wire, apontam que a China contribui significativamente para esse acúmulo, respondendo por cerca de 32% do plástico na região, atrás apenas do Japão, com 34%. Dados da GreenMatch, uma organização britânica, classificam a China como o quarto maior poluidor de plásticos oceânicos em 2025, com 71 mil toneladas de resíduos despejadas anualmente, atrás de Filipinas (360 mil toneladas), Índia (130 mil toneladas) e Malásia (73 mil toneladas).
Governo entrega nova sede do Detran em Angélica e reforça compromisso com modernização e desenvolvimento regional
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul entregou, nesta sexta-feira (25), a revitalização da Agência do Detran-MS em Angélica, completamente reformada após danos estruturais causados pelas chuvas de julho de 2024.A obra integra o plano de modernização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que tem como objetivo fortalecer a qualidade dos serviços públicos, valorizar os servidores e garantir estruturas modernas e acessíveis em todas as regiões do Estado. A unidade, que pertence à regional de Nova Andradina, passou por uma reforma completa, com investimento de R$ 198.572,51. O prédio de 140 m², localizado em um terreno de 1.560 m², teve as obras iniciadas em novembro de 2024 e concluídas em março deste ano, em prazo recorde de quatro meses. O prédio ganhou infraestrutura moderna e acessível. A reforma contemplou a substituição de toda a parte elétrica, impermeabilização do telhado, troca da caixa d’água, pintura, revestimento dos banheiros, instalação de novos pisos, climatização dos ambientes e adequações para acessibilidade. Na área de vistoria veicular, foram instalados blocos intertravados de concreto, uma solução mais durável, de fácil manutenção e ambientalmente responsável, pois permite o escoamento da água da chuva. O espaço também recebeu novo mobiliário, proporcionando melhores condições de trabalho para os servidores e mais conforto à população.O compromisso da gestão com os municípios, foi reforçado pelo Vice-Governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que destacou a entrega como reflexo do modelo de gestão municipalista adotado pela atual administração estadual. “O Detran hoje é referência nacional em digitalização. É referência no Brasil porque tem todos os municípios integrados. Há uma transformação no Estado, e o governo municipalista é exatamente isso: é fazer com que o desenvolvimento chegue aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. E talvez o mais importante seja a inclusão, não há como falar que vivemos num Estado próspero se deixarmos pessoas para trás. O grande desafio é incluir todos no processo de crescimento”, afirmou o vice-governador. O Diretor-Executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, destacou que essa é a 44ª agência reformada sob a atual gestão e que a meta é alcançar 100% das unidades. “Essa é mais uma entrega fruto de um pedido do Governador, Eduardo Riedel, para que o Detran não seja apenas um exemplo nacional na parte tecnológica, mas também que sirva de exemplo nas condições para os nossos servidores e também para receber a nossa querida população do Estado. Essa entrega mostra o nosso compromisso com a qualidade do serviço público”, destacou. Durante a entrega o gerente da Agência de Angélica, Diego Nantes, ressaltou o impacto da reforma para os servidores e a população. “O prédio estava muito danificado, com infiltrações e problemas elétricos que afetavam diretamente o ambiente de trabalho. Era necessário. Com o apoio do Governo, das regionais, do Diretor-Executivo João Cesar Mattogrosso, do sindicato e dos próprios servidores, a demanda foi atendida. E o resultado é mais que uma reforma: é praticamente um novo prédio. Um ambiente agradável, funcional, digno dos cidadãos e dos trabalhadores do Detran”, destacou. O Vice-Prefeito de Angélica, Paulo Conconi, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e destacou a importância da obra para o município. “Essa reforma representa mais do que um prédio novo. Ela simboliza a atenção e o cuidado com a população de Angélica. O que está acontecendo aqui é de grande importância para o nosso desenvolvimento local”, disse. Avanço com inclusãoCom 10.729 habitantes e uma frota de 8,2 mil veículos, Angélica conta com 5.372 condutores habilitados, a maioria nas categorias AB, AD e B. A nova estrutura da agência atende à demanda crescente por um atendimento ágil, eficiente e humanizado. A entrega reforça o compromisso do Governo do Estado com um Mato Grosso do Sul mais moderno, inclusivo e desenvolvido onde cada município é peça fundamental na construção de um futuro próspero para todos.Participaram do evento, servidores, diretores do Detran-MS, vereadores de Angélica, ex-prefeitos, entre outras lideranças locais. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Governo reforça segurança pública com investimento de R$ 4,4 milhões em equipamentos e veículos para a PM
Para garantir mais eficiência nas ações de combate à criminalidade e no atendimento à população, o Governo do Estado entregou, na tarde desta quinta-feira (24), 42 motocicletas de alta cilindrada e 89 fuzis para a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Os veículos e equipamentos serão destinadas às unidades militares de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados. As motocicletas e o armamento têm como objetivo aumentar a capacidade de policiamento ostensivo, promover maior mobilidade operacional e reforçar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. Os investimentos somam mais de R$ 4,4 milhões. A solenidade de entrega aconteceu com a presença do governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e parlamentares e prefeitos, além de autoridades das forças de segurança e das forças armadas. Riedel destacou que a segurança pública é assunto prioritário, inclusive, na integração sul-americana, com a Rota Bioceânica, debatida ontem (23) em Brasília, e que contou com a participação de empresários e presidente do Chile. “Isso é uma demonstração clara da importância da segurança pública para o desenvolvimento dos países”, afirmou. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu o esforço do Governo e de parlamentares que contribuíram com emendas para atuação da Polícia sul-mato-grossense, considerada uma referência nacional. O recebimento dos equipamentos faz parte das comemorações dos 190 anos da PMMS e da outorga da Medalha Tiradentes – comenda concedida às personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Corporação, e aos policiais militares que se destacaram pelo o seu valor pessoal, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual. Este ano, 127 personalidades foram homenageadas com a comenda, sendo 45 civis e militares de outras forças e 82 policiais militares da PMMS. Em seu discurso direcionado à tropa e convidados, o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, afirmou que os equipamentos fortalecem a capacidade operacional da PMMS. “A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso com os princípios da boa governança pública, com transparência e eficiência administrativa. Os avanços fortalecem diretamente a manutenção da ordem pública e a promoção da paz social”. Honraria Tiradentes, cujo nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, foi um militar brasileiro que se destacou por seu papel na Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil de Portugal. Atuou como propagandista da causa, conquistando apoiadores. Como único conspirador a assumir a culpa, foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Sua história tornou-se símbolo de heroísmo, luta por igualdade e justiça, sendo homenageado com um feriado nacional nessa data. Instituída no Mato Grosso do Sul em 1982, a Medalha de Tiradentes é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil. Sem temer represálias, Joaquim José da Silva Xavier abdicou dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história do policial militar, que diariamente arrisca a vida para defender o cidadão. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Etapa de judô agita os Jogos Escolares de Outono e destaca talentos em Dourados
A comunidade escolar de Dourados foi movimentada nesta quinta-feira (24) com mais uma etapa dos Jogos Escolares de Outono, que reuniu 80 jovens atletas na disputa de judô, na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento aconteceu no complexo esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, e contou também com a presença de pais e responsáveis que acompanharam de perto a performance dos competidores. As lutas aconteceram nas categorias masculina e feminina, divididas por peso, proporcionando disputas equilibradas e empolgantes. O prefeito Marçal Filho esteve presente acompanhando os combates e reforçou a importância do esporte na formação dos estudantes. “O esporte ensina disciplina, respeito e superação. Incentivar essas atividades é investir no futuro da nossa juventude”, destacou. Marçal esteve acompanhado da judoca douradense Mariana Piveta Giachini, de 16 anos, que semana passada conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania Cadetes Individuais 2025, disputado em Lima, no Peru. A presença da atleta campeã serviu de inspiração para os jovens participantes. Os Jogos Escolares de Outono tiveram início em fevereiro e contam com várias modalidades esportivas, incluindo handebol, futsal, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis de mesa, judô, xadrez, karatê, ginástica artística e vôlei de praia. Parte das competições já foi concluída, mas algumas modalidades seguem com etapas em andamento. Ao todo, mais de 500 alunos, de 22 unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de Dourados, participam das competições. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), e serve como seletiva para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, ampliando as oportunidades para que os jovens atletas representem o município em competições estaduais. Resultado da etapa judô – 12 a 14 anos o +64kg: 1º Sophia Pereira (Indaia); 2º Emilly Raissa (Acj)3º o +64kg
Governo de MS Lança Caravana da Castração com Meta de 20 Mil Cirurgias em Cães e Gatos
Com um investimento inicial de R$ 5 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul, através do Programa MS Vida Animal (Suprova/Setesc), iniciou a Caravana da Castração, uma ação pioneira no Estado que visa promover o bem-estar animal e o controle de zoonoses. O projeto tem como meta castrar, medicar e microchipar 20 mil cães e gatos em 43 municípios. A Caravana começará por 10 municípios-piloto da região do Pantanal, que incluem Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. Esta primeira etapa, com início previsto para junho, prioriza áreas com maior risco de transmissão de endemias e zoonoses, como a leishmaniose canina. Com o lema “Castrar é um ato de amor”, o projeto planeja realizar entre 150 a 200 cirurgias por dia, reforçando a política pública estadual de proteção animal. Os serviços oferecidos incluem castração, microchipagem, medicações pós-operatórias e ações educativas sobre guarda responsável e controle populacional ético. Para gerenciar o programa, foi desenvolvida a ferramenta digital SigPet, que será usada para o cadastro e monitoramento completo das vagas e dos animais antes, durante e após a cirurgia. O superintendente Carlos Eduardo Rodrigues destacou que o SigPet visa facilitar o acesso da população ao serviço, permitindo o cadastro de casa, embora os municípios também realizem um “Dia D” de atendimento presencial para auxiliar quem tem dificuldades com a internet. Nesta quinta-feira (24), gestores dos 10 municípios-piloto participaram de uma capacitação no MIS (Museu da Imagem e do Som), onde foram orientados sobre os procedimentos técnicos e operacionais e o uso do SigPet. O coordenador técnico de controle de endemias de Bodoquena, Douglas de Souza, ressaltou que o projeto é um avanço significativo na prevenção de doenças como a leishmaniose canina.
Prefeitura se antecipa e convida sindicatos para debater reajuste de servidores
A Prefeitura de Dourados se antecipou e convidou os sindicatos das mais diferentes categorias de servidores municipais para iniciar as negociações sobre reajuste salarial dos trabalhadores. “A postura inédita no município simboliza o respeito e valorização da nossa gestão com os servidores municipais, criando um ambiente saudável onde a prefeitura estará dialogando com as principais entidades representativas da categoria”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. O município ouviu as ponderações dos presidentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados (Sinsemd), Leonardo Ladeira, do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (SINGMD), Jonatan Calebe Diniz Costa, e do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Sinted), Thiago Coelho Silva, bem como dos demais diretores dessas entidades sindicais. “Foi um terceiro encontro, onde buscamos entender as necessidades da categoria, falar sobre a situação financeira do município e formatar uma proposta de reajuste salarial anual que seja boa para todos”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação, que participou da reunião. Foi a terceira rodada das negociações iniciadas logo no segundo mês da atual gestão e a reunião desta sexta-feira (25), a exemplo das anteriores, foi marcada pelo ambiente de cortesia e respeito entre o poder público municipal e os representantes dos servidores da Prefeitura de Dourados. “Esse terceiro encontro é importante para que possamos construir uma proposta que atenda os anseios da categoria e que, ao mesmo tempo, se enquadre à realidade financeira do município, que está longe de ser confortável”, salienta José Luiz Azevedo, secretário-adjunto municipal de Fazenda, que também participou da reunião com os presidentes e diretores dos 3 sindicatos. A orientação do prefeito é para ouvir as entidades representativas e buscar a melhor solução para os trabalhadores e para o município. “Com essa iniciativa, além de demonstrar nosso respeito com os representantes dos servidores e de forma direta com os próprios trabalhadores da Prefeitura de Dourados, vamos construir uma proposta que será levada à categoria”, explica José Luiz Azevedo. “O importante é dialogar com os sindicatos, ouvindo as reivindicações, ponderando o que é possível atender e, sobretudo, sendo transparente nas negociações”, conclui. O prefeito Marçal Filho, que determinou a antecipação das negociações, explica que o compromisso de valorizar o servidor foi firmando ainda durante a campanha eleitoral. “Estamos inaugurando uma nova fase, onde o poder público procura os sindicatos da categoria para o diálogo sobre reajuste salarial e construção de uma relação de respeito e valorização, tanto dos que estão a frente das entidades representativas, quanto dos servidores municipais”, ressalta. “Já estamos fazendo um esforço contínuo para pagar os salários dentro do mês de referência, como aconteceu nos três primeiros meses da nossa gestão, e seguiremos assim porque servidor valorizado é garantia de serviços de qualidade para o contribuinte”, finaliza o prefeito.








