A entrada em operação de duas usinas térmicas de biomassa – da Inpasa em Sidrolândia e da Suzano em Ribas do Rio Pardo – alçaram Mato Grosso do Sul ao posto de segundo estado do Brasil na geração centralizada de energia elétrica por meio de resíduos oriundos da biomassa. Os dados foram divulgados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no início de abril e apontam que Mato Grosso do Sul tem 2.439 MW (megawatts) de capacidade instalada, ultrapassando Minas Gerais com 2.186 MW, e ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou geração de 6.995 MW. De acordo com a coordenadora de Energias Renováveis da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Mamiule de Siqueira, o crescimento foi motivado pela entrada em operação das duas usinas, em Sidrolândia e em Ribas do Rio Pardo. No caso de Sidrolândia, a Inpasa vai produzir 53,1 MW de energia a partir de resíduos florestais, enquanto em Ribas a Suzano terá a geração de energia feita a partir do licor negro (também conhecido como lixívia negra, é um resíduo líquido resultante dp cozimento da madeira), com potência de 384 MW. Segundo Mamiule, a transição energética no Estado está acontecendo de forma acelerada, devido as políticas de incentivo do Governo de Mato Grosso do Sul junto com as oportunidades de investimentos de instalação de grandes empresas no setor de bioenergia, como sucroenergéticas e celulose. O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc, destaca que Mato Grosso do Sul tem desempenhado um papel fundamental na promoção da transição energética, uma agenda global e essencial para o desenvolvimento sustentável ao qual o Estado está inserido. “Com abundância de matéria-prima, com biomassa de cana-de-açúcar, madeira e outros, Mato Grosso do Sul se posiciona como um polo de geração de energia limpa e renovável. Para fomentar investimentos em energia renovável, o governo estadual tem implementado políticas como a isenção do ICMS para microgeração e a isenção do pagamento de compensação ambiental para projetos de energia limpa. Essas medidas visam reduzir os custos para os investidores e tornar o Estado cada vez mais competitivo no setor de energia renovável”, salientou. Dados da transição No ano passado, Mato Grosso do Sul alcançou uma capacidade instalada de geração de energia de 9.843 megawatts (MW), representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Dessa capacidade, 94,1% provêm de fontes renováveis. De acordo com Verruck, a Coordenadoria de Transição Energética da Semadesc tem sido fundamental na compilação e análise desses dados, fortalecendo a formulação de políticas públicas e estratégias que visam ampliar a participação das energias renováveis na matriz elétrica do Estado. “Mato Grosso do Sul se consolida como um exemplo na transição para um futuro energético mais limpo e resiliente com uma matriz cada vez mais diversificada e sustentável”, conclui Verruck. Confra aqui a publicação da Aneel. Rosana Squeira, Comunicação Semadesc
Imasul divulga dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), por meio da Sala de Situação, divulgou segunda-feira (28) o boletim diário com dados atualizados sobre o volume de chuvas e o nível dos principais rios monitorados no Estado. As informações são coletadas a partir de uma rede composta por 14 estações telemétricas instaladas estrategicamente nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados. Os dados são extraídos do Sistema HIDRO, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e estão disponíveis para consulta pública no endereço eletrônico http://www.snirh.gov.br/hidrotelemetria/serieHistorica.aspx. O boletim apresenta a média diária dos níveis dos rios, além dos valores de cota máxima e mínima registrados entre 7h do dia anterior e 7h da data de publicação. As cotas de referência e as médias históricas foram estabelecidas a partir de estudos técnicos baseados nas séries históricas disponíveis. De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o monitoramento contínuo é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul. “Essas informações são fundamentais não apenas para acompanhar o comportamento dos rios, mas também para antecipar situações de risco, como inundações ou estiagens. O boletim diário permite que órgãos públicos, produtores rurais e a população em geral se preparem melhor para eventuais cenários críticos”, destacou Leonardo. O analista ambiental Leandro Bortoluzzi, reforçou a importância do trabalho. “Manter o acompanhamento diário é estratégico para a segurança hídrica do Estado, além de subsidiar políticas públicas de gestão ambiental e planejamento urbano e rural”, afirmou. Monitoramento dos rios O monitoramento dos níveis dos rios é essencial para a gestão dos recursos hídricos e a prevenção de desastres naturais. Em Mato Grosso do Sul, esse trabalho é realizado por meio de uma rede de estações telemétricas operadas pelo Imasul e integradas ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), da ANA. As estações telemétricas utilizam sensores de pressão ou ultrassônicos para medir a altura da lâmina d’água e transmitem essas informações em tempo real via satélite ou rede de dados para os centros de monitoramento. Além disso, réguas linimétricas — escalas graduadas fixadas nas margens dos rios — permitem a leitura visual do nível da água, servindo como instrumento de verificação e calibração dos sensores automáticos. O acompanhamento contínuo dos dados é essencial para entender o comportamento dos rios, antecipar riscos de cheias ou estiagens e orientar ações de manejo, especialmente em áreas sensíveis como o Pantanal. Devido às chuvas elevadas nas duas últimas semanas, principalmente do feriado de Páscoa até hoje, o rio Paraguai tem apresentado elevação do seu nível em todos os pontos monitorados. Não são apenas as chuvas em MS que tem contribuído para a elevação do nível, mas também chuvas em Mato Grosso, Bolívia e Paraguai. Nos últimos 15 dias o nível o cenário das estações no rio Paraguai em MS são: São Francisco aumentou de 547 cm para 587 cm (aumento de 40 cm), Ladário aumentou de 201 cm para 233 cm (aumento de 32 cm), Porto Esperança aumentou de 130 cm para 182 cm (aumento de 52 cm), Porto Murtinho aumento de 311 cm para 513 cm (aumento de 2 metros e 2 centímetros). Para acessar boletins anteriores, os interessados podem consultar o portal da Sala de Situação do Imasul: https://www.imasul.ms.gov.br/sala-de-situacao. Das bacias hidrográficas com pontos de monitoramento do Imasul, a bacia hidrográfica do rio Miranda é a que tem apresentado maior alta dos níveis de água. Nessa bacia estão as estações Palmeiras e Aquidauana (rio Aquidauana), bem como Estrada MT-738 e Miranda. As chuvas na bacia hidrográfica do Miranda têm mantido a cota dentro do nível de alerta ou próximo dela na última semana. Inclusive, na estação Estrada MT-738 (localidade em Águas do Miranda, município de Bonito) o rio atingiu e se manteve em cota de transbordamento de terça-feira até hoje, com exceção de sexta-feira onde esteve o dia todo abaixo da cota de transbordamento. Como, dentro de MS, tem chovido mais nos afluentes do trecho sul do rio Paraguai, a elevação de Porto Murtinho tem sido mais significativa do que nas demais estações do rio Paraguai. Atualmente, nenhum ponto monitorado se encontra em nível de estiagem. O que contribui, pelo menos temporariamente, para redução da intensidade da seca. (https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=3&ano=2025) Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Prefeitura acompanha início do recapeamento do Jardim Santo André
Teve início na manhã desta terça-feira (29) o aguardado recapeamento asfáltico do Jardim Santo André, um dos bairros mais populosos de Dourados e que está com a pavimentação asfáltica bastante comprometida. A obra, que já transforma a paisagem urbana da região, faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com investimentos de R$ 17,5 milhões. O prefeito Marçal Filho e o secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o “Beto”, estiveram no cruzamento das ruas Cuiabá com Ediberto Celestino de Oliveira para acompanhar de perto o início dos trabalhos. Esta etapa vai contemplar mais de 91 mil metros quadrados de vias, abrangendo o quadrilátero entre as ruas Cuiabá até Itamarati e da Cafelândia até a Ediberto Celestino. A execução está a cargo da empresa Concremat Engenharia, vencedora do processo licitatório. “A Ediberto Celestino é uma via de intenso movimento, com grande concentração de comércios e residências. Há anos os moradores esperavam por essa melhoria”, celebrou Rogério Freitas, morador da região, enquanto acompanhava o início das obras. No começo do mês, o prefeito Marçal Filho lançou o início das obras de recapeamento no Jardim Água Boa, que começou pela rua Bela Vista, segue em andamento e abrange uma área de 90.453,5 metros quadrados. No entanto, as chuvas intensas das últimas semanas e um rompimento de rede de água causaram atrasos. A Sanesul já atua nos reparos da tubulação danificada para que os trabalhos sejam retomados no trecho afetado. Segundo o secretário Beto, caso ocorram novos imprevistos, como da rede de água, as equipes serão remanejadas para outras ruas do bairro, evitando paralisações. O cronograma prevê que as duas etapas sejam concluídas em até oito meses. “Temos diversas frentes de trabalho ativas pela cidade, incluindo o serviço de tapa-buraco, que agora é feito com mais qualidade, recuperando o pavimento de forma adequada, diferente do que era feito anteriormente”, destacou o prefeito Marçal durante conversa com os moradores. A movimentação de máquinas, operários e moradores otimistas marcou o começo de mais um importante capítulo na revitalização urbana de Dourados, sinal de que o maior bairro da cidade começa a ganhar o asfalto digno que a população tanto aguardava. Em breve, tanto os moradores do Jardim Água Boa quanto os do Jardim Santo André poderão transitar por suas totalmente recuperadas nesta parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Dourados.
Liandra da Saúde pede recursos para instalação da Clínica dos Idosos em Dourados
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), encaminhou um pedido aos deputados federais, solicitando a destinação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para a instalação de uma clínica especializada no atendimento à pessoa idosa em Dourados. A iniciativa da vereadora visa atender à crescente demanda por serviços de saúde voltados à população idosa do município, proporcionando um espaço adequado para cuidados médicos, terapias e acompanhamento multidisciplinar. “É fundamental que nossa cidade esteja preparada para oferecer um atendimento digno e especializado aos nossos idosos. A instalação de um espaço voltado aos idosos é essencial na promoção da saúde e bem-estar da terceira idade em Dourados”, afirmou a vereadora. Para a vereadora, a união de esforços entre os poderes legislativo municipal e federal, faz com que Dourados avance nas prioridades, principalmente na área da saúde, atendendo as necessidades da comunidade idosa douradense. “A parceria entre os agentes públicos só traz benefícios à população douradense, e nossos idosos estão carentes de um atendimento especializado e humanitário”, afirma Liandra. A proposta deverá contar com estrutura para atendimentos médicos, fisioterapia, psicologia, nutrição e outras especialidades, além de atividades voltadas à promoção da qualidade de vida dos idosos.
Feriado do Dia do Trabalhador terá ponto facultativo na sexta-feira em Dourados
A Prefeitura de Dourados informa que, em razão do feriado nacional de 1º de maio – Dia do Trabalhador, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais também na sexta-feira, dia 2. A decisão foi oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Marçal Filho e segue o calendário de feriados e datas comemorativas do município. Durante os dois dias, os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública e coleta de lixo, continuarão funcionando normalmente, com equipes de plantão para garantir o atendimento à população, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil. As unidades de saúde de urgência e emergência, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – que funciona 24 horas e a Unidade Básica de Saúde – Seleta, localizada no Jardim Flórida e que atenderá das 7h às 22h, terão foco no atendimento de casos de menor complexidade e suporte à rede. O PAM (Pronto Atendimento Médico) também permanecerá aberto para retirada de medicamentos e aplicação da vacina contra a Influenza e Covid-19 para os grupos prioritários, das 7h às 17h. Já a coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente no feriado, sem interrupção. Comércio, bancos e serviços privados O comércio de rua estará fechado apenas na quinta-feira (01), funcionando normalmente na sexta-feira (02). Os grandes supermercados não têm obrigatoriedade de fechamento no feriado e podem operar conforme decisão própria. Já o shopping center da cidade funcionará na quinta-feira em horário especial: praça de alimentação das 11h às 22h e lojas das 13h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento será normalizado. As agências bancárias não abrirão na quinta-feira (01) para atendimento presencial. Compensações como TEDs também não serão efetivadas. O PIX, no entanto, continuará operando normalmente. O atendimento bancário será retomado na sexta-feira. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também decretou ponto facultativo para a sexta-feira (02), mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento.
Prefeitura entrega nesta quarta recursos de emendas impositivas para 11 entidades
O serviço social ganha com trabalho conjunto em Dourados. O prefeito Marçal Filho nesta quarta-feira a entrega simbólica do pagamento de R$ 361 mil à 11 entidades assistenciais do município. A solenidade acontece às 8h30, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal e o valor repassado é proveniente do orçamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), referente às emendas impositivas indicadas pela Câmara Municipal, durante votação da lei orçamentária. Os recursos foram aprovados pelos vereadores na legislatura anterior, no entanto, estão vinculados ao orçamento da prefeitura, de 2025. A solenidade contará com a participação de representantes das instituições sociais, classe política e convidados. Emendas impositivas municipais são um instrumento legal que permite aos vereadores destinar uma parte do orçamento municipal para projetos específicos, garantindo que demandas da população sejam atendidas. São apresentadas na forma de emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). O prefeito Marçal Filho destaca que tais ações são fundamentais para atender o interesse da sociedade e são articuladas por representantes da população, que conhecem as demandas existentes em diversas áreas. “Na minha trajetória política, sei que como vereador acompanhamos com proximidade os problemas enfrentados pela população e poder agregar direcionando os recursos para serviços que atendem uma demanda tão sensível é gratificante”, aponta. AS EMENDAS O Lar de Crianças Santa Rita será contemplada com recursos no valor de R$ 20.500,00, propostos pelos vereadores Mauricio Lemes (R$ 8.000,00), Diogo Castilho (R$ 5.000,00), Juscelino Cabral (R$ 2.500,00) e Fabio Luis (R$ 5.000,00). A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AAGD) receberá R$ 41 mil, indicados pelos vereadores Liandra Brambilla (R$ 10.000,00), Rogerio Yuri (R$ 2.000,00), Diogo Castilho (R$ 4.000,00), Juscelino Cabral (R$ 5.000,00), Tania Cristina (R$ 10.000,00), Laudir Munaretto (R$ 5.000,00) e Fabio Luis (R$ 5.000,00). Já a Toca de Assis Irmãs terá recursos da ordem de R$ 76 mil, emendas dos vereadores Márcio Pudim (R$ 4.000,00), Rogério Yuri (R$ 3.000,00), Mauricio Lemes (R$ 5.000,00), Diogo Castilho (R$ 10.000,00), Juscelino Cabral (R$ 27.500,00), Tania Cristina (R$ 5.000,00), Marcão da Sepriva (R$ 5.000,00), Laudir Munaretto (R$ 5.000,00), Elias Ishy de Mattos (R$ 4.500,00) e Fabio Luis (R$ 7.000,00). O Asilo da Velhice Desampara de Dourados vai receber um total de R$ 47.500,00, sendo do vereador Mauricio Lemes (R$ 5.000,00), Diogo Castilho (R$ 5.000,00), Juscelino Cabral (R$ 2.500,00), Marcão Sepriva (R$ 5.000,00), Tania Cristina (R$ 5.000,00) e Fabio Luis (R$ 25.000,00). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi contemplada com R$ 23 mil, colocados por Mauricio Lemes (R$ 7.000,00), Juscelino Cabral (R$ 5.000,00), Fabio Luis (R$ 5.000,00) e Diogo Castilho (R$ 6.000,00). Para a Associação Pestalozzi de Dourados foram indicados R$ 24 mil, pelos vereadores Sergio Nogueira (R$ 10.000,00), Juscelino Cabral (R$ 5.000,00), Fabio Luis (R$ 3.000,00) e Diogo Castilho (R$ 6.000,00). O Centro de Integração dos Adolescente “Dom Alberto” (Ceia) vai ficar com R$ 39.500,00, indicados pelos vereadores Elias Ishy (R$ 4.500,00), Daniela Hall (R$ 20.000,00), Cemar Arnal (R$ 10.000,00) e Juscelino Cabral (R$ 5.000,00). Por sua vez, a Ação Familiar Cristã será contemplada com recursos da ordem de R$ 27.500,00, de iniciativa do vereador Juscelino Cabral. A Casa Crianças Feliz ficará com R$ 24 mil, indicados por Diogo Castilho (R$ 4.000,00) e Daniela Weiler Hall (R$ 20.000,00). O valor de R$ 20 mil será destinado ao Instituto Fuziy, indicação do vereador Marcelo Mourão, enquanto que a Associação Douradense de Assistência Social – Lar Ebenezer Hilda Maria Corrêa receberá R$ 18 mil, colocados por Marcão da Sepriva (R$ 5.000,00), Laudir Munaretto (R$ 3.000,00) e Diogo Castilho (R$ 10.000,00).
Inspetor Cabral defende servidores da saúde e exige apuração de declarações contra o Hospital da Vida
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (28), o vereador Inspetor Cabral (PSD) utilizou a tribuna para se posicionar diante de declarações feitas pela vereadora Isa Marcondes (Republicanos) a respeito do Hospital da Vida. No discurso, Cabral classificou as afirmações como graves e desrespeitosas com os profissionais da saúde e com a população atendida pela unidade. “Ocupo esta tribuna hoje para tratar de um tema gravíssimo que afeta diretamente a credibilidade da saúde pública do nosso município e o respeito aos profissionais que nela atuam”, iniciou o parlamentar. A manifestação de Cabral se refere a um vídeo divulgado nas redes sociais, em que Isa Marcondes aparece em frente ao Hospital Regional e critica duramente o Hospital da Vida, chamando-o de “lixo”, “matadouro”, e afirmando que “quem entra com o pé quebrado corre o risco de sair em um caixão”. A vereadora também declarou que a unidade deveria estar “interditada” e que, com a chegada do inverno, “muitas pessoas vão morrer de frio”, denunciando ainda a ausência de cobertas e a falta de estrutura. Segundo ela, o ambiente é “desumano” e “nem os médicos têm ânimo para trabalhar”. Em resposta, Cabral destacou que denúncias devem ser feitas com base técnica e responsabilidade, especialmente quando partem de agentes públicos. “É evidente que qualquer denúncia séria deve ser apurada. Entretanto, não se pode aceitar acusações gravíssimas sem respaldo técnico, sem provas documentais e sem a responsabilidade que o cargo público exige”, afirmou. Segundo o vereador, termos como os utilizados por Isa Marcondes não apenas depreciam a estrutura hospitalar, como atacam a dignidade de quem atua diariamente na unidade. “Palavras como ‘lixo’ e ‘matadouro’, conforme o próprio dicionário nos ensina, remetem a sujeira, inutilidade, abate de animais — termos que, aplicados à saúde pública, rebaixam não apenas a estrutura física, mas também atacam diretamente a dignidade dos profissionais que ali atuam e desumanizam os pacientes atendidos”. Diante da gravidade das declarações, Cabral protocolou requerimento junto à Câmara Municipal solicitando esclarecimentos e documentos oficiais que embasem as denúncias feitas pela vereadora. O documento foi direcionado à Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, à Secretaria de Governo e ao governador Eduardo Riedel (PSDB). Também foi solicitada a apresentação do alvará sanitário atualizado do Hospital da Vida, além de relatórios de fiscalização recentes e eventuais planos de ação para correções necessárias. “O Hospital da Vida, apesar de suas limitações, salva centenas de vidas todos os meses, e seus servidores merecem respeito e reconhecimento”, declarou Cabral, reforçando a importância da denúncia responsável. “Se há problemas — e todos sabemos que há —, a denúncia deve ser feita, mas com responsabilidade, com documentação, com base sólida e por meios institucionais, e não pela exposição pública leviana que gera pânico na população”.
Prefeitura antecipa salários de 9.318 servidores com folha de R$ 58 milhões
O salário dos 9.318 servidores da Prefeitura de Dourados já está na conta. O pagamento da folha de R$ 58.181.328,50 acontece 10 dias antes do 5º dia útil de maio, que cai no dia 9 de maio, já que quinta-feira (1) é feriado e sexta-feira será ponto facultativo. Com a medida, prefeito Marçal Filho proporciona que os servidores possam celebrar o Dia do Trabalho e desfrutar do feriado prolongado com dinheiro na conta mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. “A exemplo dos meses anteriores, nosso governo não mediu esforços para depositar os salários dentro do mês de referência”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Desde que tomou posse, o pagamento do salário dos servidores dentro do mês de referência é prioridade para a atual gestão. “Pagar o salário de quem trabalha não é favor e sim obrigação, mas ressalto sempre que recebemos uma prefeitura com graves problemas financeiros e, ainda assim, estamos fazendo um grande esforço para honrar o compromisso com os servidores, mesmo porque com o salário na conta, sendo valorizados e tratados com respeito, os servidores prestarão um serviço ainda melhor à população”, enfatiza Marçal Filho. O prefeito renova o compromisso de seguir economizando nos gastos públicos para otimizar os serviços que são prestados pela Prefeitura de Dourados. “Estamos tratando a coisa pública com muito zelo, transparência e rigor nos gastos porque sabemos que o cidadão precisa ser melhor atendido e seguiremos trabalhando muito para levar serviços públicos cada vez melhor à nossa população”, finaliza Marçal Filho. Dos R$ 58.181.328,50 depositados hoje, exatos R$ 8.965.053,76 foram para os salários dos servidores vinculados diretamente à Prefeitura de Dourados. O total da folha foi completado com R$ 571.377,46 para os salários da Agência Municipal de Trânsito (Agetran); R$ 130.259,50 para os salários da Agência Municipal de Habitação (Agehab); R$ 8.566.524,25 para os salários da Secretaria Municipal de Educação, além de R$ 21.557.916,76 para pagar os trabalhadores vinculados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e R$ R$ 153.971,56 para os salários da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Também foram depositados R$ 340.390,65 para o pagamento dos salários dos servidores do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam); R$ 930.333,73 para os salários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de R$ 350.559,58 para a rubrica 15932 da Secretaria de Assistência Social e outros R$ 169.484,67 para a rubrica 22292 da Secretaria de Assistência Social, e, por fim, R$ 16.445.456,58 para o pagamento dos salários dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Somados os encargos patronais de R$ 5.203.712,95, sobre a folha de pagamento, a Prefeitura de Dourados teve uma despesa total bruta de R$ 63.385.041,45 com salários dos servidores municipais. “Nossa equipe provisiona cada dia um pouco para quando chegar no final do mês os recursos estarem garantidos para o pagamento dos servidores”, ressalta a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio.
Daniel Junior pede estudo para a instalação de temporizadores digitais nos semáforos
O vereador Daniel Junior (PP) apresentou uma indicação à Prefeitura de Dourados, especialmente a Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), solicitando que seja realizado um estudo de viabilidade para a instalação de temporizadores digitais em todos os semáforos onde tem sensor para a ultrapassagem de sinal vermelho. O parlamentar afirma que a forma como as multas estão sendo aplicadas geram dúvidas nos condutores, e por isso, a instalação dos temporizadores seriam uma forma de orientar os motoristas. Daniel também enviou um requerimento para o Executivo Municipal com uma série de questionamentos sobre o trânsito em Dourados, e como são aplicadas as multas. O vereador questiona quais são os semáforos que estão com o sensor para a aplicação de multas quando há o avanço do sinal vermelho; se existe algum tipo de tolerância ou margem de erro; a relação de todos os locais, os quais, estão com o sensor do sinal vermelho e se tem sinalização em todos eles; o fornecimento de dados estatísticos sobre a quantidade de multas aplicadas desde a implementação dos sensores; qual foi o impacto nas infrações no trânsito?; foram realizados estudos de impacto sobre a segurança no trânsito e o comportamento dos motoristas após a instalação dos sensores e quais foram os resultados; é justo aplicar multas automaticamente por sensores nos casos em que o condutor avança o cruzamento no exato momento da transição do sinal amarelo para o vermelho, considerando que o tempo de reação e as condições da via podem não permitir uma parada segura; de que forma a população foi orientada sobre o funcionamento e a finalidade dos sensores de avanço de sinal vermelho? e qual foi o impacto dessa orientação na redução de infrações?; como os motoristas podem apresentar recursos contra as multas? existe um canal específico para isso?; que tipo de treinamento ou informações foram oferecidos aos agentes de trânsito sobre a operação dos sensores e a aplicação das multas?; como a Agetran garante transparência na aplicação das multas? há um sistema acessível à população para acompanhar essas informações?; existem planos para revisar as normas ou critérios utilizados para a aplicação das multas, considerando o feedback da população? “Os questionamentos que enviamos para a Prefeitura se fundamentam na crescente preocupação de motoristas e cidadãos, quanto à forma como vêm sendo aplicadas multas por avanço de sinal vermelho, por meio de sensores eletrônicos. Peço em especial, a necessidade de avaliação criteriosa dos casos em que a infração é registrada, no exato momento da transição do sinal amarelo para o vermelho, situação que frequentemente envolve dúvidas quanto à possibilidade real de parada segura por parte do condutor”, afirma Daniel. O requerimento e a indicação foram encaminhados para a Prefeitura de Dourados e o vereador aguarda o retorno e espera que seu pedido seja atendido.








