O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o Governo do Estado nesta terça-feira (29) na cerimônia de posse do novo prefeito de Paranhos, Hélio Acosta, e do vice-prefeito Alfredo Soares dos Santos, escolhidos na eleição suplementar realizada no dia 6 de abril. O evento foi organizado pela Câmara Municipal, com a presença de autoridades locais, regionais e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. A eleição suplementar foi convocada após a cassação do registro do prefeito eleito em 2024. Em 2025, Hélio Acosta, que presidia a Câmara dos Vereadores e já exercia o cargo de forma interina desde 1º de janeiro, e foi eleito com 69,41% dos votos válidos, representando a chapa “Unidos por Paranhos”. Durante a solenidade, Barbosinha reforçou a parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul e o município, destacando os investimentos especialmente na área de infraestrutura e o apoio institucional que a atual gestão estadual tem oferecido aos municípios de fronteira, como Paranhos. “Essa cidade tem a marca da resistência, da identidade cultural e da força do seu povo. E o Governo do Estado tem sido parceiro em todas as frentes – infraestrutura, habitação, inclusão social, saúde e cidadania. Estamos aqui para reafirmar que seguimos juntos, como um governo municipalista, que valoriza cada comunidade, cada liderança e cada família sul-mato-grossense”, afirmou Barbosinha. O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, também acompanhou a cerimônia e enfatizou o respeito à vontade popular e o apoio do Estado para garantir governabilidade e continuidade administrativa. “Estamos aqui para fortalecer a estabilidade política e institucional. O governador Eduardo Riedel segue firme com seu compromisso de apoiar os municípios, e hoje reafirmamos esse pacto com Paranhos”, afirmou. Com presença firme em Paranhos e em todas as regiões do Estado, o Governo de MS segue executando políticas públicas voltadas à prosperidade econômica, inclusão social e desenvolvimento sustentável, reafirmando o modelo de gestão municipalista adotado pela atual administração.
PRF inicia Operação Dia do Trabalho no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta quarta-feira (30), a Operação Dia do Trabalho 2025, nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, seguindo até o domingo (4). Em todo o estado, será mantido o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, velocidade e ultrapassagem, sendo realizadas ações com a utilização de câmeras de videomonitoramento, com o apoio da CCR. Restrição de tráfego No Mato Grosso do Sul, haverá restrição de trânsito em trechos de pista simples para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes. Orientações para quem vai pegar a estrada:
Hospital de Cirurgias da Grande Dourados investe em qualificação e melhor atendimento
Após receber o selo Acreditado Pleno da ONA (Organização Nacional de Acreditação), o HRCGD (Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados) iniciou a implantação de um programa de desenvolvimento profissional com foco na gestão por competências, voltado à qualificação da equipe e à melhoria do atendimento à população. Pelo reconhecimento nacional, obtido no último mês, ficou atestado que a unidade cumpre rigorosos padrões de segurança, qualidade assistencial e gestão integrada. Agora, paralelamente à certificação, o hospital implantou o programa “Mais Competências”, voltado para o desenvolvimento técnico e comportamental de sua equipe. A iniciativa é baseada no modelo de gestão por competências, que considera o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de cada função. “A qualidade dos serviços de saúde que oferecemos para a população está diretamente ligada à capacidade dos profissionais que atuam no hospital”, resumiu o diretor-geral Alex Marques Cruz. “Ou seja, quanto mais capacitado for o nosso time de colaboradores, melhor também será o serviço que o paciente receberá”, acrescentou. Treinamento de excelência Neste mês, os colaboradores participaram do primeiro ciclo de avaliação de desempenho, com foco no crescimento individual e institucional. “Nosso objetivo é preparar os líderes para realizarem essa avaliação com clareza, coerência e foco no desenvolvimento dos profissionais”, explicou Maiza Mendes, analista do Departamento Pessoal do hospital. Criado pelo Instituto Social Mais Saúde — responsável pela gestão da unidade — o programa tem parceria com a empresa Fator RH, que desenvolveu a plataforma de avaliação por competências utilizada no projeto. Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados integra a rede estadual de saúde e é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 34 municípios da região. Atualmente, a unidade oferece consultas, exames e cirurgias em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e cirurgia vascular, além de exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. Com a conquista da certificação e a aposta na qualificação permanente de seus profissionais, o HRCGD consolida seu compromisso com a humanização do cuidado e a melhoria contínua dos serviços prestados à população sul-mato-grossense. Danúbia Burema, Comunicação SESCom informações do HRCGD
Defron apreende carga milionária de aparelhos celulares durante abordagem em Dourados
Policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreenderam carga milionária de aparelhos celulares, na manhã desta terça-feira (29), durante abordagem em Dourados. A estimativa inicial é de que os celulares ultrapassem o valor de R$ 10 milhões, configurando uma das maiores apreensões do tipo já registradas no país. De acordo com o delegado Rafael de Souza Carvalho, responsável pela operação, a carga foi encontrada em um caminhão com câmara fria que também transportava produtos alimentícios de origem animal, na BR-163. O veículo estava em uma empresa do ramo alimentício quando foi abordado pelos policiais. “Não é uma ocorrência muito comum, é uma ocorrência milionária essa apreensão de aparelhos celulares e assim, talvez uma das maiores que já ocorreram no Brasil”, afirmou o delegado. Segundo Carvalho, a Defron já vinha monitorando uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, que utiliza caminhões com câmaras frias para despistar as autoridades. A informação inicial recebida pelos investigadores era de que haveria transporte de produtos ilícitos. Entretanto, durante vistoria no caminhão, os policiais encontraram 175 volumes contendo celulares de diversas marcas e modelos. Os aparelhos estavam escondidos entre as cargas de alimentos. De acordo com informações policiais, o motorista, já identificado e qualificado, conseguiu fugir no momento da abordagem, aproveitando-se da movimentação de outros funcionários na empresa. A carga seguiria para o estado de Goiás, conforme nota fiscal dos produtos alimentícios, mas as autoridades não descartam a hipótese de que parte dos celulares pudesse ser descarregada ao longo do percurso. O crime é caracterizado como descaminho, e a Defron investiga sua ligação com o crime organizado. A carga apreendida será encaminhada à Receita Federal. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos na organização criminosa.
Prefeito cobra de presidente da Sanesul solução para buracos abertos pela empresa
O prefeito Marçal Filho recebeu o diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Renato Marcírio, e diretores da estatal de água e esgoto, na manhã desta terça-feira (29). Marçal cobrou medidas urgentes a respeito de buracos que são abertos nas vias de Dourados durante as obras de esgoto e que, posteriormente, não são reparados pela empresa ou são reparados de forma parcial, prejudicando a malha asfáltica. A preocupação é relacionada à infraestrutura urbana e possíveis situações que impactem para a população. A cobrança do prefeito foi firme. “Pedimos que observem essa questão dos cortes no asfalto, pois em alguns pontos fica uma espécie de valeta deixada pela obra, infiltra água, prejudica o asfalto e representa um perigo para quem trafega por ali”, citou o prefeito, mencionando ainda que em muitos pontos do município a malha asfáltica é antiga, o que dificulta ainda mais a situação. Marçal Filho enfatizou que a problemática dos reparos irregulares pela Sanesul em Dourados é antiga e que ele sempre cobrou que a empresa realizasse serviços de qualidade. “Não se trata de problema novo, mas uma situação muito antiga”, alertou. “A Sanesul presta um grande serviço à nossa cidade com investimentos que faz em saneamento básico, mas a população reclama muito dos reparos após o corte no asfalto”, continuou. Para uma intervenção mais rápida de soluções, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) está notificando esses tipos de casos à Sanesul. O diretor-presidente da estatal, Renato Marcírio, destaca que existe um alinhamento com a gestão para agregar ao serviço prestado para a população. Ele cita sobressalentes investimentos que estão sendo aplicados em Dourados. “Vamos mudar os parâmetros para corrigir essas questões onde houver necessidade, mas não temos um percentual alto deste tipo de problema, no entanto vamos trabalhar em conjunto para diminuir isso”, afirmou. “Além de importantes direcionamentos, anunciamos hoje um plano de investimento para o município, com cerca de R$ 90 milhões em obras que já estão em andamento e outras que ainda serão licitadas, tudo para melhorias dos serviços para a população”, completou Renato Marcírio. Outra situação debatida na audiência foi o uso indevido da rede de esgoto. Segundo o diretor da Sanesul, a população tem descartado itens como fraldas e absorventes pelo vaso sanitário, o que gera sobrecarga do sistema. Renato Marcírio destacou que a empresa logo iniciará uma campanha educativa sobre a temática solicitando a contribuição de todos. “Vamos trabalhar esse assunto e pedir a colaboração da população”, informou. O prefeito Marçal Filho recordou que tem feito campanhas de conscientização constantemente para que a população contribua com a limpeza da cidade e não descarte lixo nas ruas ou nas bocas de lobo, o que tem impactado negativamente para o meio ambiente e gerado inundações.
Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
O prazo para atualização e declaração semestral dos rebanhos em Mato Grosso do Sul inicia nesta quinta-feira (1) e segue até 2 de junho. O procedimento deve ser realizado de forma preferencial pela internet, no Sistema de Atenção Animal da Iagro (e-SANIAGRO), que é disponibilizado no site da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) . Já de forma presencial poderá ser efetuada em uma unidade local da Iagro. O produtor rural ou seu representante legal que explore atividades agropecuárias, em imóvel próprio ou alheio, deverá atualizar os dados cadastrais, com informações sobre endereço, telefone, e-mail, coordenadas geográficas, tipo de propriedade, assim como as características da exploração da pecuária. A declaração semestral do rebanho será realizada semestralmente e abrangerá as espécies bovina e bubalina, galinha, galinha- d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos. A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre). Estará disponível, caso haja interesse, o registro da vacinação contra a brucelose dos animais existentes e envolvidos na etapa vigente. Nos casos em que a atualização cadastral e a declaração semestral de rebanhos não ocorrer dentro dos prazos estabelecidos, as explorações pecuárias automaticamente ficarão bloqueadas, sendo liberadas mediante a realização do procedimento, mas com aplicação das penalidades previstas na legislação. A omissão ou prestações de informações inverídicas poderá trazer sanções aos produtores rurais. As regras previstas na atualização e declarações foram publicadas em portaria da Iagro, nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
MS registra 3.987 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 10.178 casos prováveis de Dengue, sendo 3.987 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 17ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (29). Segundo o documento, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Taquarussu registrou incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos e Itaquiraí. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 8.118 casos prováveis, sendo 1.874 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 17 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 5 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 17- 2025 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 17 – 2025 Helton Davis, Comunicação SES
No Sindicato Rural de Dourados, vice-governador reforça parceria do Estado na realização da 59ª Expoagro
Em visita ao Sindicato Rural de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a contribuição da Expoagro, que neste ano chega à 59ª edição, para a movimentação econômica e o fortalecimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul. Ao presidente Gino Ferreira, ele reforçou a parceria do Governo do Estado para a realização do evento, considerado a maior feira agropecuária da região. Este ano, a exposição irá ocorrer de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. “A Expoagro é uma vitrine do agronegócio, que é a grande locomotiva do Estado do Mato Grosso do Sul. A feira promove uma grande movimentação financeira e econômica para Dourados, não somente pelos negócios que são gerados durante o evento, mas também pelo movimento no comércio incluindo setores como hotelaria, alimentação, vestuário e beleza”, afirmou o vice-governador. Durante o encontro, a dupla também comentou sobre a importância de incluir novamente a pecuária e a criação de gado na programação da Expoagro, para que a juventude urbana possa conhecer essa atividade econômica que também contribui para a pujança do Estado. Barbosinha aproveitou a oportunidade para reforçar a participação e a parceria do Governo do Estado em mais uma edição da feira. “Ao longo dos últimos anos, temos uma participação expressiva na realização da feira, e enquanto vice-governador tenho atuado fortemente para auxiliar no diálogo dentro do Sindicato Rural, no sentido de criar uma ponte de fortalecimento do apoio do Governo do Estado para a realização da exposição”, acrescentou. O presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira, agradeceu pela visita e destacou a importância da união entre poder público, produtores e sociedade para a realização de uma Expoagro grandiosa e acessível. “Vamos fazer a maior feira do interior de MS, garantindo que toda a população tenha acesso e participe desse grande evento”, comentou. 59ª ExpoagroA Expoagro é um dos maiores eventos do agronegócio no interior de Mato Grosso do Sul, reunindo produtores, empresários e público em geral para celebrar a força do campo e a cultura local. Além das atrações culturais e de entretenimento, a Expoagro 2025 contará com rodeios, exposições agropecuárias, leilões, palestras técnicas, provas equestres, como laço comprido, laço curto, três tambores e hipismo, além de palestras técnicas com especialistas renomados. Os shows confirmados incluem apresentações de Henrique & Juliano, Israel & Rodolffo, Cat Dealers e Jiraya Uai. A Expoagro 2025 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Zé Teixeira requisita obras de saneamento básico e drenagem em Dourados e Campo Grande
O saneamento básico é um dos indicativos para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Para garantir este direito à saúde e à dignidade, o deputado estadual Zé Teixeira apresentou nesta terça-feira (29) indicações solicitando obras em Dourados e em Campo Grande. O parlamentar pediu o apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e do Governo do Estado para a implantação de rede de esgoto no Bairro Jardim Mônaco, em Dourados. Conforme a indicação, o saneamento básico é um direito social fundamental, garantido pela Constituição Federal e crucial para a saúde pública. “A ausência de infraestrutura adequada para o escoamento e o tratamento dos efluentes tem gerado sérios transtornos à população do Jardim Mônaco. A falta de um sistema de esgotamento sanitário adequado pode ocasionar a contaminação do solo e dos cursos d’água, além de favorecer a proliferação de doenças. É fundamental que sejam adotadas providências para garantir condições sanitárias mais seguras e dignas para os moradores”, destaca Zé Teixeira. Já para Campo Grande, Zé Teixeira pediu uma solução para a inundação do Condomínio Jardim Barcelona. O problema é que as águas da chuva que escoam pelas ruas Guenka Kosuke e Fausto Pereira não encontram sistema de drenagem suficiente para a captação na Avenida dos Eucaliptos. Conforme os moradores, para solucionar paliativamente a grande enxurrada que se formava com as águas pluviais, causando sérias dificuldades no trânsito e riscos de acidentes, foram instalados ladrões com saídas para dentro do Jardim Barcelona, apenas transferindo o problema.








