Em 26 de abril de 2025, durante as cerimônias fúnebres do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um encontro bilateral que atraiu atenção pela ausência do presidente francês, Emmanuel Macron. Embora três cadeiras tenham sido inicialmente posicionadas para a discussão, apenas duas foram usadas, gerando especulações sobre uma exclusão deliberada de Macron. O episódio, relatado por fontes como Le Monde e amplificado em plataformas como o X, destacou as tensões diplomáticas em um momento crítico para as negociações sobre a guerra na Ucrânia. A reunião ocorreu à margem do funeral, um evento que reuniu líderes mundiais, incluindo Trump, Zelensky e Macron. Segundo o Politico, a França desempenhou um papel ativo em facilitar o diálogo, dado o histórico de atritos entre Trump e Zelensky, especialmente após uma troca pública de críticas em fevereiro de 2025. Imagens mostram Macron cumprimentando os dois líderes antes da conversa, com três cadeiras visíveis, sugerindo sua possível participação. No entanto, a terceira cadeira foi removida, e Trump e Zelensky prosseguiram sozinhos, conversando por cerca de 20 minutos em inglês, sem intérprete, conforme esclarecido por fontes do Palácio do Eliseu ao France 24. A ausência de Macron na conversa foi celebrada por alguns setores conservadores, que a interpretaram como uma rejeição ao intervencionismo europeu, conforme posts no X.
Dezenas de Milhares Marcham em Dublin Contra Políticas Migratórias do Governo
No sábado, 26 de abril de 2025, dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas do centro de Dublin, Irlanda, em uma das maiores manifestações da história recente do país, para protestar contra as políticas migratórias do governo. Organizada por grupos como o National Party e apoiada por figuras públicas, incluindo o ex-campeão do UFC Conor McGregor, a marcha expressou a frustração de comunidades locais que acusam o governo de ignorar suas preocupações sobre os impactos da imigração em massa. Segundo relatos de fontes como o Gript Media, os manifestantes criticaram a falta de diálogo com autoridades e a priorização de requerentes de asilo em detrimento de questões como a crise habitacional e o custo de vida. A manifestação, que reuniu entre 10 mil e 100 mil pessoas, conforme estimativas divergentes em posts no X, partiu de pontos centrais como a O’Connell Street e foi marcada por bandeiras irlandesas e cartazes com slogans como “Ireland is Full” (A Irlanda está cheia). Os organizadores, incluindo o National Party, que defende a “remigração”, argumentaram que a chegada de cerca de 100 mil refugiados ucranianos desde 2022 e outros requerentes de asilo, totalizando 160 mil entradas irregulares em 2024 segundo a Frontex, tem sobrecarregado serviços públicos e exacerbado a escassez de moradias. A crise imobiliária, com aluguéis em Dublin subindo 12% em 2024, conforme o Irish Times, é frequentemente citada como um fator que amplifica o descontentamento. A marcha de Dublin reflete um fenômeno mais amplo na Europa, onde o debate migratório tem impulsionado movimentos conservadores. Embora a Irlanda não tenha partidos de extrema-direita no parlamento, pequenos protestos anti-imigração cresceram desde 2023, segundo a Folha de S.Paulo. O governo enfrenta o desafio de equilibrar sua tradição de acolhimento com as pressões internas, enquanto a sociedade irlandesa debate como preservar sua identidade em meio a mudanças rápidas.
Trump Critica Imigração na Europa Durante Visita de Meloni à Casa Branca
Em 17 de abril de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um alerta à Europa sobre os efeitos da imigração durante uma reunião com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no Salão Oval. “A Europa enfrenta muitos problemas por causa da imigração. Não sou fã. Está prejudicando muito. A Europa é importante. Eles precisam ser mais inteligentes”, afirmou, segundo registros do Washington Post e amplificados em plataformas digitais. A declaração, feita ao lado de Meloni, uma defensora de políticas migratórias restritivas, reflete a visão de Trump de que a Europa deve adotar controles mais rigorosos para proteger sua coesão social e econômica. A reunião marcou o primeiro encontro de Trump com um líder europeu desde sua posse em janeiro de 2025, destacando a convergência entre os dois líderes em temas como imigração e soberania nacional. Trump elogiou Meloni, dizendo: “Ela fez um trabalho fantástico na Itália, controlando a imigração de maneira inteligente.” Ele se referia a medidas como o acordo italiano com a Albânia para processar pedidos de asilo em centros extraterritoriais, que reduziu as chegadas de migrantes pelo Mediterrâneo em cerca de 60% desde 2022, conforme dados do Ministério do Interior italiano. Meloni retribuiu, expressando apoio à cooperação bilateral e propondo mediar tensões comerciais entre os EUA e a UE. O alerta de Trump sobre a imigração europeia reforça uma crítica que ele repete desde sua primeira campanha, em 2016, quando alertou que a crise de refugiados de 2015 estava “destruindo” a Europa. Embora as chegadas de migrantes à UE tenham caído para 160 mil em 2024, segundo a Frontex, o tema permanece politicamente sensível. Líderes como Viktor Orbán, da Hungria, e partidos de direita na Alemanha e Áustria capitalizam o descontentamento público, enquanto países como a Itália implementam barreiras físicas e acordos com nações africanas para conter fluxos migratórios.
Dourados recebe mais de R$ 5 milhões em obras para fortalecer comunidade indígena e infraestrutura urbana
Com foco no fortalecimento da infraestrutura e na valorização das comunidades indígenas urbanas, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), anunciou ontem (30) no Diário Oficial o lançamento de três licitações que somam mais de R$ 5 milhões em investimentos no município de Dourados. As obras abrangem a reforma e ampliação de equipamentos públicos nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além da implantação de iluminação pública na Avenida José Roberto Teixeira, uma das principais vias de acesso da cidade. As melhorias previstas contemplam a reforma e ampliação do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) na Aldeia Jaguapiru, com valor estimado de R$ 1.966.307,15, e a reforma de escola e do NAM na Aldeia Bororó, orçada em R$ 2.643.172,99. Já na área urbana, a Avenida José Roberto Teixeira receberá implantação de nova iluminação pública, com investimento previsto de R$ 411.242,56, totalizando R$ 5.020.722,70 em obras voltadas para o bem-estar da população douradense. As três licitações ocorrerão nos dias 20 e 21 de maio de 2025, em sessões eletrônicas abertas no site oficial da Agesul. Todos os detalhes dos editais e anexos estão disponíveis nos portais www.agesul.ms.gov.br e www.gov.br/pncp. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, os investimentos reforçam o compromisso do Governo com o desenvolvimento inclusivo e regionalizado. “Essas obras representam muito mais do que infraestrutura. Elas traduzem a atenção e o respeito do Governo com as comunidades tradicionais, além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida em Dourados. Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e celeridade para que os investimentos cheguem onde mais fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou o secretário. As ações fazem parte dos projetos de regionalização dos investimentos e ampliam a presença do Estado em áreas essenciais para o crescimento equilibrado de Mato Grosso do Sul, promovendo dignidade e acessibilidade em regiões que mais precisam da presença do poder público. Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
No primeiro trimestre de 2025, Mato Grosso do Sul gerou 12.584 empregos formais, ampliando para 682.901 o estoque de trabalhadores com carteira assinada. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego e foram compilados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O Estado vem numa sequência de três meses com dados positivos na geração de empregos formais. Em janeiro o saldo entre demissões e admissões resultou na geração de 3.255 empregos formais, em fevereiro foram mais 8.215 e no mês de março, 1.114 novos trabalhadores contratados com carteira assinada em Mato Grosso do Sul, conforme o Caged. O setor de Serviços liderou a contratação de novos trabalhadores em março com 1.613 novas vagas, enquanto a Indústria gerou 550 empregos e a Construção, outras 453. Dois setores apresentaram retração: Comércio (-466) e Agropecuária (-1.036). As mulheres ocuparam a quase totalidade (1.078) das vagas, enquanto os homens ficaram com as outras 36. Dentro do setor de Serviços, o subsetor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas apresentou melhor desempenho, com 688 novas vagas. Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais vem em segundo, com 661 empregos formais. Já o subsetor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, dentro do setor Agropecuária, registrou saldo negativo de 1.114 demissões, exatamente igual ao saldo final do mês. Outro subsetor com retração significativa foi o de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-466), dentro do setor de Construção. Na distribuição regional das vagas, pela primeira vez uma cidade do interior superou a Capital na geração de empregos formais. Inocência, que recebe a nova planta de celulose do Grupo Arauco, teve saldo de 585 empregos formais em março. Em seguida veio Campo Grande com 569 novas contratações, seguido de Dourados (219), Bataguassu (140), Três Lagoas (125), Naviraí (93), Fátima do Sul (70), Rio Verde e Anastácio (64) e fechando o ranking dos 10 municípios que mais contrataram em março, Nova Andradina com 54 novos empregos gerados. João Prestes, Comunicação Semadesc
Sanesul anuncia parceria com o paratleta olímpico Yeltsin Jacques, medalhista em Paris e Tóquio
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) celebrou o Dia do Trabalhador com um evento pra lá de especial. Além de homenagear os empregados que fazem a empresa crescer todos os dias, o diretor-presidente Renato Marcílio aproveitou a ocasião para anunciar a mais nova parceria institucional: o patrocínio ao multicampeão paralímpico Yeltsin Jacques, um verdadeiro símbolo sul-mato-grossense de superação. Durante o evento, ocorrido quarta-feira (30), em clima de festa, Yeltsin emocionou os presentes com uma palestra motivacional. Com carisma e humildade, o atleta contou sobre os desafios que enfrentou até chegar ao topo do paradesporto mundial. Campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio, medalhista no Mundial de Atletismo de Paris e dono de diversos títulos internacionais, Yeltsin exibiu vídeos marcantes de suas conquistas nas pistas e levou para o local algumas de suas medalhas — que brilharam tanto quanto sua história de vida e superação. Ele agradeceu o apoio, incentivou a prática do esporte e lembrou com emoção da medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11, conquistada nas Paralimpíadas de Paris em 2024, quando quebrou o recorde mundial da prova com o tempo de 3 minutos, 55 segundos e 82 centésimos. Ao assinar o contrato, Yeltsin Jacques disse que em suas viagens por vários países do mundo tem empunhado a bandeira do Brasil e de Mato Grosso do Sul e, a partir de agora, terá o orgulho de carregar a marca da Sanesul. Entregas à população Renato Marcílio destacou que o exemplo de disciplina, dedicação e superação de Yeltsin reflete o que a Sanesul busca em sua equipe e nas entregas à população dos 68 municípios atendidos pela empresa nos sistemas de fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário. “É com muito orgulho que firmamos essa parceria com um atleta que orgulha o Brasil e, principalmente, Mato Grosso do Sul. Assim como a água precisa de cuidado para chegar limpa às pessoas, os talentos também precisam de apoio para continuar vencendo”, declarou. Com o apoio da Sanesul, Yeltsin ganha um novo impulso rumo a mais vitórias, enquanto a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento humano, a valorização dos talentos locais e a inspiração que move sonhos e transforma vidas. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também participou do evento e se emocionou ao comentar a importância da parceria. Ele destacou o papel do Estado no incentivo ao paradesporto e lembrou que Mato Grosso do Sul é o único estado do país que garante bolsa tanto para o atleta paralímpico quanto para o guia e o treinador. “Isso mostra o quanto valorizamos o esporte como ferramenta de inclusão e transformação. Ver um atleta como o Yeltsin sendo reconhecido por uma empresa como a Sanesul é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o secretário. Estiveram presentes também os diretores Leopoldo Godoy (Engenharia e Meio Ambiente), André Soukef (Administração e Finanças) e Madson Valente (Comercial e de Operações). Comunicação Sanesul
Parceria entre Estado, União e municípios garante 479 novas casas com investimento superior a R$ 74 milhões
O Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a inclusão social ao anunciar, nesta quarta-feira (30), a construção de 479 novas unidades habitacionais, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade nas áreas urbana e em comunidades indígenas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Governo Federal e prefeituras municipais, com investimento total superior a R$ 74 milhões. As moradias serão distribuídas em nove municípios: Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Juti, Laguna Carapã, Paranaíba, Sonora e Miranda. Destas, 429 unidades serão construídas em áreas urbanas por meio da modalidade Entidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. As outras 50 casas atenderão as aldeias indígenas, em Miranda, através da modalidade Rural. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a relevância social do projeto. “Ao lado do trabalho, a casa é aquilo que mais empresta dignidade às pessoas, às famílias. O Governo de Mato Grosso do Sul, nesta preocupação social de que ninguém fique para trás, entrega mais um investimento extremamente importante para consolidar o olhar social do Estado para a sua gente.” A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, presente na solenidade de assinatura dos contratos, ressaltou o compromisso do Governo Federal. “Existem prioridades e duas coisas sagradas para o ser humano: a primeira é o trabalho, a segunda é um teto para morar. A mensagem principal que quero deixar aqui é que não vai faltar dinheiro do Governo Federal para os projetos do Minha Casa, Minha Vida, não só em Mato Grosso do Sul como em todo o Brasil”, disse. O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da habitação no desenvolvimento do Estado. “Criamos o MS Moradia para fazer frente a uma demanda que envolve diferentes faixas de renda, um programa que se encaixa para cada uma dessas realidades. Para realizarmos o sonho da casa própria, fomos buscar parceiros. Hoje assinamos, junto com o Governo Federal, 479 novas habitações para aquelas pessoas que não têm condição de acessar uma moradia”, afirma Riedel. A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani, destacou o alcance do programa. “A importância que esse ato de hoje tem no social é de uma relevância muito grande. Temos entre os beneficiados os povos indígenas, que representam uma grande população. O governador tem priorizado a área de habitação, tanto que são os maiores investimentos feitos pelo Estado que já tivemos no setor.” Além de reafirmar o compromisso com a inclusão social, o Governo de Mato Grosso do Sul avança na construção de moradias voltadas às comunidades indígenas. Nesta etapa, as 50 unidades habitacionais do programa Oga Porã serão destinadas às aldeias Moreira e Passarinho, no município de Miranda, com 25 casas para cada localidade. O investimento reforça a presença do Estado em territórios tradicionais, promovendo não apenas moradia digna, mas também respeito às especificidades culturais dessas populações. Já na modalidade “Entidades”, que contempla áreas urbanas, o programa vai beneficiar oito municípios: Costa Rica (81), Coxim (59), Fátima do Sul (39), Figueirão (40), Juti (50), Laguna Carapã (40), Paranaíba (60) e Sonora (60), totalizando 429 novas residências. Somando os investimentos nas duas modalidades, o montante aplicado chega a R$ 74 milhões, sendo R$ 3,7 milhões do Governo Federal e R$ 1 milhão do Estado para as áreas rurais, e R$ 58,1 milhões da União e R$ 11,2 milhões do governo estadual para as áreas urbanas. Ao todo, Mato Grosso do Sul foi selecionado para receber 2.336 unidades habitacionais, sendo 1.687 na modalidade Rural (abrangendo 49 aldeias e sete assentamentos) e 649 pela modalidade Entidades, consolidando um dos maiores programas habitacionais em execução no país.
Alunos que integram projeto histórico visitam Setor de Arquivo da Câmara de Dourados
Alunos da EE Floriano Viegas Machado conheceram, nesta terça-feira (29), as dependências da Câmara Municipal de Dourados e, particularmente, o Setor de Arquivo Permanente. Atualmente, o acervo é composto por mais de 1 milhão e 900 mil documentos impressos e digitalizados, datados desde 1942. Os estudantes, do 1º ano do ensino médio, fazem parte do projeto “Dourados em Patrimônio”, financiado pelo Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e coordenado pela Profª Drª Márcia Bortoli Uliana. Merlyn Nicole Burger Vivas, Clara Niz Queiroz, Alice Niz Queiroz e Natan Guevara Filla fazem parte da quarta edição do projeto, que visa realizar um levantamento sobre os tombamentos e registros realizados pelo poder público municipal douradense, a partir da década de 1980. O trabalho desenvolvido no projeto está registrado no site douradosempatrimonio.com.br. “Esse projeto trabalha com história cultural, com história pública e está inserido diante de um cenário mais amplo chamado Cidades Inteligentes. Nosso objetivo nesta visita é tentar identificar o que se tem armazenado sobre o Conselho Municipal de Política Cultural, onde também está incluído o Patrimônio. Então, esse é um trabalho inicial para a gente procurar o que se tem de legislação já produzida sobre essa temática no município de Dourados”, explica Márcia Uliana. Arquivista da Câmara Municipal de Dourados, Alisangela Aparecida da Silva Santos explica que o Setor de Arquivos contêm documentos físicos desde a década de 40. “É importante estabelecer parceria das escolas com os documentos históricos presentes nos arquivos públicos. Temos registros com data de 1942, elaborados de forma manuscrita, época em que não existia tecnologia”, explica. Segundo ela, que trabalha junto com a assessora técnica Dirce Oliveira, toda essa documentação já se encontra digitalizada. “Esse processo começou em 2022, na gestão do então presidente Laudir Munaretto, que resolveu digitalizar essa documentação para ficar disponível e facilitar a busca. A digitalização favorece a preservação dos documentos e das informações e contribui para o desenvolvimento da memória social de Dourados. Nós temos demanda de pesquisadores que buscam projetos que tratam de determinado assunto e por meio da digitalização a gente consegue atender com mais agilidade”, completa Alisangela. Apesar da digitalização, a visita para ver os documentos físicos é importante para o projeto. “Essa é uma necessidade também dos alunos, entender que o digital é importante, que nos ajuda, mas que não pode estar desconectado do arquivo físico, que é fundamental no caso de algum pane no sistema. Por isso é importante para o historiador trabalhar com documentação física e é um pouco essa experiência que a gente queria trazer para esses alunos”, conclui Márcia. A visita ao Setor de Arquivo da Câmara Municipal é aberta ao público, como alunos de escolas públicas e privadas, acadêmicos e pesquisadores em geral e podem ser agendadas pelo email arquivo@camaradourados.ms.gov.br.
Prefeito Marçal Filho libera pesca no lago do Parque Antenor Martins neste 1º de Maio
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anunciou na tarde desta quarta-feira (30), por meio de uma live em suas redes sociais, que a pesca estará liberada no lago do Parque Antenor Martins, no Grande Flórida, durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º de maio). A atividade será permitida das 7h às 17h. “Atenção Guarda Municipal e Defesa Civil, nesta quinta das 7h às 17h liberada a pesca”, declarou o prefeito, destacando que a liberação é uma exceção em comemoração à data. Normalmente, a pesca no lago é autorizada apenas no primeiro e no último domingo de cada mês. Marçal ressaltou que o lago ainda está bem abastecido, lembrando que, na Semana da Páscoa, a prefeitura realizou a soltura de 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. “Ainda tem muito peixe”, disse o prefeito, incentivando a população a aproveitar o dia de folga com lazer e responsabilidade. Ele também fez um apelo aos pescadores para que cuidem do parque. “Quem for pescar, por favor, jogue o lixo no lixo e deixe o espaço limpo”, reforçou. Na mesma transmissão, Marçal fez um breve balanço das ações da semana, que, segundo ele, foi curta, mas produtiva. Destacou o pagamento antecipado dos salários dos servidores municipais antes do fim do mês, o início da segunda etapa do recapeamento no Jardim Santo André, que é uma continuidade das obras no Grande Água Boa, e a implantação de iluminação com lâmpadas de LED no Jardim Flórida I e II.








