A Prefeitura de Dourados participou na manhã desta segunda-feira (05), de um encontro que debateu a Rota Bioceânica, no Sindicato Rural de Dourados. A obra que liga Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com mais de 60% das obras concluídas, segundo balanço recente do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) e a projeção é que impacte positivamente em Mato Grosso do Sul na importação e exportação de produtos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, participou do debate, representando o prefeito Marçal Filho, que estava em outra agenda e por esse motivo solicitou que acompanhasse. Para ele, é de suma importância o município estar incluso neste tipo de ação, visando a ascensão da região . “Dourados estava ausente dos debates da Rota Oceânica e, nesta gestão estamos acompanhando ações voltadas para esta temática, conhecendo como será um diferencial para nossa região que é um polo produtor de grãos”, destacou. Dentro dos debates, a palestra do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que acontece na programação da Feira Internacional de Dourados (Expoagroo), no dia 12 de maio, no Sindicato Rural, foi um dos assuntos pautados. “Tratamos dessa pauta que certamente será de suma importância para conhecermos o impacto em Mato Grosso do Sul desta mega estrutura que está sendo trabalhada”, explicou Freire. O encontro envolveu ainda entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Câmara de Dirigentes Logistas de Dourados (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Celeiro do Mato Grosso do Sul. Freire ressaltou ainda que a prefeitura é parceira da Feira Internacional de Dourados, que inicia no próximo dia 09 e vai até o dia 18 de maio e promete movimentar a economia regional e fortalecer o setor agropecuário. “É um grande momento para os negócios, aprimoramento do conhecimento, networking, lazer e a prefeitura apoia esse evento singular em MS”, citou.
Mais obras e infraestrutura: governo do Estado investe R$ 5 milhões em Dourados
Seguindo o compromisso de desenvolvimento inclusivo e regionalizado, o governo do Estado irá investir mais de R$ 5 milhões em obras de infraestrutura urbana e fortalecimento das comunidades indígenas de Dourados. As três licitações foram publicadas em Diário Oficial no dia 30 de abril, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul receberá obras que abrangem a ampliação de equipamentos públicos nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além da implantação de iluminação pública na Avenida José Roberto Teixeira, uma das principais vias de acesso da cidade. Na reserva indígena de Dourados, os recursos serão empregados na reforma e ampliação do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) na Aldeia Jaguapiru, com valor estimado de R$ 1.966.307,15. Já a aldeia Bororó receberá investimentos para reforma da escola e do NAM, orçada em R$ 2.643.172,99. Na infraestrutura urbana, a Avenida José Roberto Teixeira receberá implantação de nova iluminação pública, com investimento previsto de R$ 411.242,56, totalizando R$ 5.020.722,70 em obras voltadas para o bem-estar da população douradense. As três licitações já estão marcadas para os dias 20 e 21 de maio de 2025, em sessões eletrônicas abertas no site oficial da Agesul. Todos os detalhes dos editais e anexos estão disponíveis nos portais www.agesul.ms.gov.br e www.gov.br/pncp. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, comemorou a chegada de mais investimentos para a região do Sul do Estado, contemplando a área urbana e também as comunidades indígenas. “Estas obras reforçam o compromisso do Governo do Estado com uma gestão inclusiva e municipalista, que está atenta às demandas de todo o Mato Grosso do Sul. Dourados é uma cidade forte, pujante, em pleno desenvolvimento, e merece o olhar atento da gestão estadual”, afirmou o vice-governador. As ações fazem parte dos projetos de regionalização dos investimentos e ampliam a presença do Estado em áreas essenciais para o crescimento equilibrado de Mato Grosso do Sul, promovendo dignidade e acessibilidade em regiões que mais precisam da presença do poder público. Para o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, as obras representam muito mais do que infraestrutura: traduzem atenção e respeito do Governo do Estado com as comunidades tradicionais, além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida em Dourados. “Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e celeridade para que os investimentos cheguem onde mais fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Yuri propõe convênios com hospitais particulares e reconstrução do Hospital da Vida
O vereador Rogério Yuri (PSDB) sugeriu ao secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, uma série de ações para melhorar o atendimento hospitalar no município. Entre as propostas, ele destacou a necessidade urgente de ampliação dos serviços de saúde por meio da contratação de hospitais particulares e a reconstrução do Hospital da Vida, que enfrenta sérios problemas estruturais e de capacidade. Segundo o vereador, a situação do Hospital da Vida é crítica, com falta de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e atendimentos considerados precários. “O volume de pessoas que nos procura nos fins de semana ou à noite, desesperadas por uma vaga, é imenso. Vi a fala de alguns parlamentares propondo o fechamento do Hospital da Vida para reforma, porém se fechar hoje, não temos para onde mandar esses pacientes”, alertou. Para Yuri, o caminho para desafogar o Hospital da Vida e possibilitar obras de reconstrução seria a retomada de parcerias com hospitais privados, como o Hospital Mackenzie (antigo Hospital Evangélico), onde, segundo ele, a demanda é menor e o atendimento mais ágil. “Estamos vendo que o hospital está subaproveitado em Dourados. Hoje, quem precisa de atendimento vai até o Evangélico e é atendido rapidamente, sem filas”, destacou. Ele ainda reforçou a expectativa da população quanto à inauguração do Hospital Regional, obra do Governo do Estado, e pediu agilidade para sua abertura, com o objetivo de desafogar o atendimento nos hospitais municipais. Em resposta, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, reconheceu a contribuição do vereador e explicou que o governo possui convênio com o Mackenzie para serviços previamente contratados. No entanto, ponderou sobre as dificuldades de ampliação de parcerias, principalmente devido a questões orçamentárias mas ficou de estudar a proposta. “Tentamos desde o ano passado firmar parceria com o Hospital Santa Rita para atendimento neonatal e pediátrico. Porém, os valores apresentados inviabilizaram a contratação. Temos que ter responsabilidade fiscal, e não podemos pagar preços que seriam compatíveis com hospitais de referência nacional”, explicou Simões. O secretário ainda reforçou que a responsabilidade pela gestão plena da saúde em Dourados é do município e que o Estado atua como parceiro e cofinanciador. “Precisamos trabalhar com dados, indicadores e métricas para garantir que os investimentos sejam assertivos. Se seguirmos apenas achismos, o recurso, que já é escasso, será desperdiçado”, concluiu.A reunião serviu para estreitar o diálogo entre o Legislativo municipal e a Secretaria de Saúde do Estado, visando construir soluções conjuntas para um dos setores mais sensíveis da cidade.
Liandra da Saúde participa de repasse simbólico a entidades e destaca suporte à AAGD
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) participou, na última quarta-feira (30), do ato simbólico de repasse do valor de R$ 361 mil a 11 entidades assistenciais do município. A cerimônia foi realizada pela Prefeitura Municipal de Dourados por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social). Os recursos são provenientes das emendas impositivas destinadas pelos vereadores na votação de lei orçamentária anual, que serão devidamente vinculadas ao orçamento de 2025. Liandra destinou o valor de R$ 10 mil à Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AAGD), destacando o importante trabalho desenvolvido pela entidade no atendimento clínico, terapêutico, social e pedagógico de crianças, jovens e adultos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). “É com imensa alegria que pude colaborar com uma entidade que representa tanto para as famílias da nossa cidade. A AAGD faz um trabalho brilhante e essencial para o desenvolvimento e inclusão das pessoas com TEA”, afirmou a vereadora. Além da AAGD, também foram beneficiadas outras dez instituições. Nesta lista estão o Lar de Crianças Santa Rita, Toca de Assis Irmãs, Asilo da Velhice Desamparada de Dourados, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pestalozzi de Dourados, Centro de Integração dos Adolescentes “Dom Alberto” (Ceia), Ação Familiar Cristã, Casa Crianças Feliz, Instituto Fuziy e a Associação Douradense de Assistência Social, Lar Ebenezer Hilda Maria Corrêa. Durante a entrega, Liandra fez questão de parabenizar a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e as entidades beneficiadas pela seriedade e dedicação com que transformam os valores em cuidado e dignidade. “Esses recursos são um gesto concreto de compromisso com as pessoas. As emendas contribuem muito com o desenvolvimento dessas instituições e da população douradense que necessitam de atendimento especial. São investimentos em vidas, e em histórias”, finalizou a vereadora.
Preço dos combustíveis recua em abril em Campo Grande; GNV é exceção
O preço médio dos combustíveis apresentou recuo em Campo Grande no mês de abril, de acordo com levantamento do Procon Mato Grosso do Sul. Na análise comparativa com os dados do mês anterior sete dos oito tipos de combustíveis pesquisados registraram queda, com exceção do GNV (Gás Natural Veicular) que teve leve aumento de 1,07%. A maior redução foi observada no Diesel S10 comum, cujo preço médio no pagamento em dinheiro caiu de R$ 6,40 para R$ 6,22, uma variação negativa de 2,81%. O diesel S500 comum também ficou mais barato, sendo comercializado por R$ 6,27, representando queda de 1,57% na mesma modalidade. A gasolina comum, combustível mais utilizado pelos consumidores, também apresentou baixa. No pagamento à vista, o valor médio passou de R$ 5,97 em março para R$ 5,91 em abril, uma redução de 1,01%. A gasolina aditivada seguiu a mesma tendência, com queda de 1,14%, passando de R$ 6,16 para R$ 6,09. No caso do etanol comum, o recuo foi de 1%, com o litro saindo de R$ 3,99 para R$ 3,95. Já o etanol aditivado teve queda mais tímida, de apenas 0,24%, permanecendo estável em torno de R$ 4,08. O único combustível que contrariou a tendência de baixa foi o GNV (Gás Natural Veicular). O preço médio subiu de R$ 4,66 para R$ 4,71, em todas as formas de pagamento, com variação de 1,07%. A pesquisa foi realizada pela UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa) entre os dias 24 e 28 de abril, contemplando 14 postos da Capital. O levantamento considera os preços cobrados nas modalidades de pagamento em dinheiro, débito e crédito. Dicas O Procon Mato Grosso do Sul esclarece que pesquisar preços antes de abastecer é uma atitude de educação financeira e cidadania. Assim, aproveite as promoções que estejam no seu trajeto habitual, para não anular a economia. Sempre desconfie de preços muito baixos e verifique se o posto possui o selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Não rode com o tanque na reserva, pois isso pode prejudicar o sistema de alimentação do veículo. E, sempre que possível, opte por abastecer no início da manhã ou à noite, quando a temperatura é mais baixa e há menor evaporação do combustível. Importante ainda evitar completar o tanque até a boca, porque isso pode danificar o cânister, peça responsável por filtrar vapores. A pesquisa completa e o comparativo entre os meses estão disponíveis no site do Procon. Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Ensino Médio da rede estadual conquista o melhor resultado de proficiência da história de MS
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou um importante resultado em 2024: o melhor índice da história da REE/MS na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio. Os dados são do último levantamento do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul). Entregues para a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação) no final deste mês de abril, os números foram apresentados para a equipe técnica da pasta ao lado de dirigentes municipais de Educação e destacou a evolução dos indicadores apresentados pelo CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora). Na edição de 2024, mais de 35 mil estudantes da Rede Pública foram avaliados, com a participação de estudantes matriculados em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Os resultados apresentaram avanços nos dois componentes avaliados, observando a proficiência de acordo com cada etapa. Na REE/MS, em comparação com o ano anterior (2023), foram observados crescimentos de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática. “Esses números reforçam o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe e, em especial, pelas nossas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Hoje estamos entregando resultados e olhando para frente, com foco na aprendizagem. Seguimos com importantes investimentos em infraestrutura, formação continuada e valorização dos nossos profissionais, além da modernização dos espaços e aquisição de novos equipamentos para nossas escolas. Temos muito trabalho pela frente e esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Ensino Médio REE Os resultados do Ensino Médio foram obtidos com base em comparativos de 2023 e 2024, observando a proficiência dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, considerando escala de proficiência adequada ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Em Língua Portuguesa, o desempenho do 1º ano foi de 244 pontos, 11 pontos a mais com relação ao ano anterior. Já o 2º ano foi de 249 pontos, aumento de 14 pontos na proficiência.No componente de Matemática, o resultado do 1º ano passou de 232 pontos, em 2023, para 244 pontos em 2024. Já o 2º ano passou de 237 para 248 pontos, considerando o mesmo período. Avanço de um ano para o outro Ainda de acordo com o levantamento do SAEMS, também foi possível observar a progressão das médias nas turmas de 2º para o 3º ano do EM, considerando os resultados obtidos em 2023 e 2024. Em 2023, no componente de Língua Portuguesa, a média das turmas de 2º ano do EM foi de 235 pontos. Já em 2024, a média observada nas turmas de 3º ano passou para 253, um aumento de 18 pontos em relação à avaliação anterior. No componente de Matemática o aumento também ocorreu. Em 2023, as turmas de 2º ano tiveram média de 237 pontos. Em 2024, o resultado passou para 251 pontos, na avaliação realizada com os estudantes de 3º ano. SAEMS O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, conhecido pela sigla SAEMS, foi criado com a finalidade de avaliar e de melhorar continuamente a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica de MS, a ser operacionalizado pela Secretaria de Estado de Educação. Ele consiste em um sistema de avaliação externa em larga escala, por meio da produção e da disponibilização de dados e de informações sobre os processos de ensino e de aprendizagem.O SAEMS visa gerar dados e informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na Rede Pública de Ensino de MS, para subsidiar os gestores no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Adersino Junior e Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Seleta desafogou UPA no Feriado do Dia do Trabalho com 93 consultas
A estratégia da Prefeitura de Dourados de adotar horário estendido das 7h às 22h na Unidade Básica de Saúde Seleta no feriado do Dia de Trabalho de mostrou acertada e os atendimentos prestados na UBS ajudaram a desafogar a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas. Durante o plantão, a Seleta atendeu 93 pessoas com consultas médicas de urgência, enquanto a UPA atendeu 360 pacientes durante as 24 horas do feriado. O horário estendido na UBS Seleta será adotado também nesta sexta-feira de ponto facultativo, já que as demais UBSs estão fechadas, bem como no sábado e no domingo. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, orienta que as pessoas procurem atendimento médico na UBS Seleta apenas para casos de emergências. “As consultas eletivas, que não demandem urgência, podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros a partir de segunda-feira”, explica o secretário. “Contudo, pessoas com sintomas gripais devem procurar tanto a Seleta, das 7h às 22h, quanto a UPA, já que o diagnóstico precoce da doença e o início imediato do tratamento evitam o agravamento do quadro clínico do paciente”, ressalta. O alerta do secretário Márcio Figueiredo tem motivo. Os 20 leitos de UTI do Hospital da Vida estão lotados e mais de 10 pacientes esperam por uma vaga em leito na Unidade de Terapia Intensiva. A Unidade Básica de Saúde Seleta e o Pronto Atendimento Médico (PAM) vão aplicar vacina contra a gripe Influenza nesta sexta-feira (2), sábado e domingo. Na Seleta a vacinação acontece das 7h às 22h e no PAM das 7h às 17h. No feriado do Dia do Trabalho as equipes de imunização vacinaram 190 pessoas na Seleta e 183 no PAM. Além disso, a equipe do PAM se deslocou até o Centro de Conveniência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, onde acontecia o evento Café Bilíngue e aplicou outras 60 doses no público alvo da campanha de vacinação. “Essa iniciativa foi de extrema importância porque identificamos 60 pessoas que já poderiam ter tomado a vacina e não tomaram”, ressaltou Márcio Figueiredo. “Vamos repetir ações como essa, já que as pessoas não estão indo aos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde irá até elas para aplicar a vacina”, completou. O secretário alerta que a melhor prevenção contra a gripe e outras doenças respiratórias graves é a vacinação, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são pessoas de maior risco para à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Prefeitura de Dourados tem como objetivo garantir que um maior número de pessoas pertencentes ao grupo prioritário tenha acesso à imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana. A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais. Com a queda nas temperaturas e com a promessa de um inverno rigoroso, o aumento de casos de doenças respiratórias tem superlotado os hospitais em todo o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes. A vacinação no fim de semana busca facilitar o acesso e garantir maior adesão à campanha e a recomendação, é que a população procure o serviço o mais rápido possível para garantir a proteção contra a gripe.
Prefeitura reúne direção do Hospital da Vida para discutir superlotação
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a direção, médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital da Vida de Dourados, na manhã desta sexta-feira (2) para discutir medidas emergenciais diante da superlotação da unidade em razão da disparada de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotados e os leitos de internação também, de forma que precisamos encontrar medidas para amenizar a pressão no hospital diante da queda da temperatura, típica do inverno, e do aumento acentuado dos casos de doenças respiratórias”, destacou Márcio Figueiredo. Ficou definido que o Hospital da Vida vai reservar 10 leitos de UTI exclusivamente para pacientes com doenças respiratórias e também vai reservar leitos para internação para essas doenças. “Não temos como abrir novos leitos de UTI, mas podemos ir reservando os leitos que forem desocupados para atender exclusivamente aqueles que apresentaram quadros avançados de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica o secretário de Saúde. A população deve ficar atenta para as medidas que todos devem adotar para conter o avanço das doenças respiratórias. “A melhor prevenção é a vacinação do grupo prioritário, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são os pacientes mais sensíveis às doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo. “O poder público está mobilizando todos os esforços para garantir atendimento digno aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas é indispensável que as pessoas atentem para as medidas preventivas, porque não temos como internar todos os doentes”, alerta. A Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição em que uma infecção respiratória gera grande dificuldade de respirar e lesões nos alvéolos (sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas). Geralmente a SRAG é acompanhada de pneumonia. “Diante de sintomas como dificuldade para respirar, sensação de peso no peito e lábios arroxeados, é preciso procurar atendimento médico com urgência”, ressalta. “Outros sintomas como febre e perda de apetite, baixa saturação, tosse e coriza também indicam necessidade de cuidados médicos”, completa Márcio Figueiredo. O secretário orienta que já nos primeiros sintomas de síndrome gripal a pessoa deve procurar atendimento médico. “Nesse final de semana estaremos com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Seleta com atendimento estendido até às 22h e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atende 24 horas, de forma que a pessoa não precisa deixar o quadro se agravar para buscar atendimento médico e receber o remédio para o tratamento imediato da síndrome respiratória”, ressalta o secretário de Saúde. CAUSAS E PREVENÇÃO A Síndrome Respiratória Aguda Grave geralmente é resultado de uma infecção viral, como gripe ou covid-19. O problema também pode ser consequência de doenças bacterianas ou fúngicas que afetam a respiração. O diagnóstico de SRAG leva em conta os sintomas e exames de imagem dos pulmões, baixa saturação de oxigênio no sangue, tosse, dor de garganta, calafrios, dor de cabeça ou nariz escorrendo (coriza). O principal método de prevenção da SRAG é a vacinação contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a covid-19. Também deve ser evitado o contato próximo com pessoas com infecções respiratórias. O uso de máscara em unidades de atendimento à saúde também diminui o risco de contrair vírus respiratórios. Em todos os ambientes, é preciso respeitar a etiqueta respiratória, ou seja, adotar medidas como cobrir a boca e o nariz ao espirrar; higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, especialmente antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após passar a mão em corrimões, maçanetas etc.; manter distanciamento físico; limpar e desinfectar superfícies. Além disso, pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, bem como ambientes coletivos e aglomerações. Outra recomendação é que quem faz parte do grupo de risco busque atendimento médico tão logo os sintomas gripais surjam. Assim, é possível seguir com o tratamento adequado.
Na 34ª Expoglória, vice-governador diz que MS se movimenta pela força do agro
Em Glória de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a pujança e a força do agro, considerada por ele como a grande locomotiva de Mato Grosso do Sul. Barbosinha esteve na cidade neste sábado 03) para acompanhar a programação da 34ª Expoglória, evento que comemora os 62 anos de emancipação político-administrativa do município. “A feira vai muito além dos negócios que são gerados durante o evento: movimenta a economia, o comércio, rede hoteleira e restaurantes, atraindo muita gente para a cidade. É uma grande alegria estar aqui, comemorando com aqueles que trabalham no campo e mostrando a pujança do agro sul-mato-grossense”, afirmou. Nesta manhã, o vice-governador acompanhou a cavalgada com queima do alho, evento que havia sido interrompido e foi retomado nesta edição da Expoglória. “É muito importante que meninos e meninas, que são urbanos, tenham a compreensão do que sai do campo. Celebrações como esta são fundamentais para encurtar a distância entre o campo e a cidade, ainda mais em uma região tão produtiva”, complementou, ao reforçar a parceria do governo do Estado em ações que elevem e valorizem a produção agrícola de Mato Grosso do Sul. Realizada pela Prefeitura Municipal de Glória de Dourados, a Expoglória conta com apoio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo um dos principais eventos do calendário regional. Investimentos em MS Durante participação no evento, o vice-governador falou também sobre a relevância do Estado no cenário nacional. Segundo Barbosinha, projeções do Banco do Brasil indicam que Mato Grosso do Sul deverá ser o Estado com maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025. “Somos fortes em dois aspectos debatidos pelo mundo todo: a produção de alimentos e geração de energia limpa. Além disso, somos o segundo maior polo de produção de celulose do mundo. Mato Grosso do Sul é a ‘bola da vez’ do investimento nacional”, comemorou. A 34ª edição da ExpoGlória começou na quinta-feira (1º). A programação inclui atrações culturais, esportivas e do agronegócio. O evento acontece até domingo, 4 de maio, no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, com entrada franca todos os dias.








