O Governo de Mato Grosso do Sul intensificou, nesta sexta-feira (16), sua agenda municipalista com reuniões estratégicas ao lado dos gestores dos municípios de Anastácio e Cassilândia. Os encontros, promovidos por meio do programa MS Ativo, tiveram como foco o alinhamento de projetos nas áreas de infraestrutura urbana, mobilidade e saúde pública, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional equilibrado. Durante a reunião com a comitiva de Anastácio, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, reforçou a disposição do Governo do Estado em transformar demandas em ações concretas, priorizando a escuta ativa e o diálogo com os municípios. “Estamos aqui para ouvir as necessidades de Anastácio e trabalhar juntos para torná-las realidade. A parceria entre o Estado e os municípios é essencial para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Barbosinha. O prefeito Manoel Aparecido da Silva apresentou como principal demanda a pavimentação e drenagem do bairro Afonso Paim, que sofre com alagamentos recorrentes em períodos de chuva. Ele também solicitou apoio para a estruturação do hospital municipal em fase de construção e para a pavimentação da MS-170, criando uma nova ligação entre o município e a BR-262, com potencial de impulsionar o desenvolvimento regional. “Anastácio tem sua base na pecuária, mas buscamos atrair novos investimentos para promover o progresso e ampliar as oportunidades para nossa população. A urbanização do bairro Afonso Paim é uma urgência que precisa do olhar do Estado”, destacou o prefeito. O governador Eduardo Riedel também participou da reunião e reconheceu a organização administrativa do município. “Nosso foco é estar próximo dos municípios e ouvir suas prioridades. Anastácio demonstrou preparo, com projetos bem estruturados e objetivos claros”, disse. Em Cassilândia, o encontro foi conduzido pelo prefeito Rodrigo Freitas, que apresentou projetos voltados à modernização viária, incluindo obras de recapeamento asfáltico e a implantação de uma nova avenida, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e incentivar o crescimento econômico do município. O vice-governador Barbosinha ressaltou que obras de infraestrutura são fundamentais para garantir eficiência na gestão pública e qualidade de vida à população. “Investir em infraestrutura é investir no futuro das nossas cidades. O Governo do Estado segue comprometido em apoiar projetos que tragam crescimento sustentável e resultados reais para os cidadãos”, pontuou. O governador Eduardo Riedel reforçou o papel estratégico do MS Ativo para atender as demandas locais. “O MS Ativo permite que o Estado esteja mais presente nas regiões, compreendendo as realidades de cada município e construindo soluções em parceria com os gestores”. As agendas em Anastácio e Cassilândia reafirmam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão pública municipalista, técnica e participativa, fortalecendo parcerias com prefeitos e vereadores em todas as regiões. Com o MS Ativo, o Estado busca garantir investimentos direcionados às reais necessidades da população, ampliando os pilares de um MS próspero, inclusivo, verde e digital.
Onça-pintada capturada no Pantanal é transferida para área específica de fauna silvestre em SP
A onça-pintada capturada há 21 dias no Pantanal sul-mato-grossense foi transferida do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde ficou sob cuidados veterinários, para um mantenedor de fauna silvestre no município de Amparo (SP). O animal, um macho que foi capturado no dia 24 de abril pesando 94Kg, deixou o CRAS ontem (15) com 107kg – um ganho de 13kg num período de três semanas. “Nesse período que ele ficou conosco, de três semanas, diante dos exames que a gente fez quando ele chegou, demos um suporte principalmente nutricional e de hidratação, porque chegou desidratado, com baixo peso. Os primeiros exames deram algumas alterações que eram agudas, mas que ao longo do período foi se tornando estável. O animal ganhou bastante peso, de forma geral evoluiu bem, chegou aqui com 94 quilos e está saindo com 107, devido a uma rotina de alimentação. É um animal carnívoro, então a base da alimentação dele era a carne, e também a gente dava algumas suplementações de tratamento, medicamento, um hepatoprotetor por causa do fígado, mas não tinha nenhum problema de saúde grave”, explicou a veterinária Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do CRAS. O mantenedor de fauna para onde a onça-pintada foi levada fica no Instituto Ampara Animal, que já tem sob tutela oito onças (cinco pintadas e três pardas). O local abriga animais silvestres, especialmente aqueles que não podem ser soltos por terem sido vítimas de interferência humana ou por outras razões que os impeçam de voltar à natureza, em um ambiente controlado. O veterinário e responsável técnico da Ampara Silvestre, Jorge Salomão, explicou que o espaço não tem qualquer tipo de visitação, com foco no bem-estar e qualidade de vida dos animais. “Os nossos recintos são todos muito grandes, com grotões de mata nativa, cercados. São o mais próximo possível do que o animal iria encontrar em vida livre. A gente tem recintos a partir de de mil metros quadrados, até o maior de que quase seis mil metros quadrados. Recebemos animais que não podem voltar para a vida livre, por diversos motivos, cada um com o seu motivo específico”. A onça-pintada é um dos animais símbolo do Pantanal e de grande importância para o bioma. “A espécie é muito importante, sinônimo de ambiente saudável, emblemática, que representa muito o nosso país, que traz muitos benefícios”, disse Salomão. Durante o período que esteve no CRAS a onça-pintada, além de ganhar peso, também foi acompanhada diariamente pelos veterinários, que já são referência nacional no atendimento de animais silvestres da fauna pantaneira. “A onça-pintada é conhecida como a rainha do Pantanal, é um animal de grande porte, muito bonito e que demonstra a riqueza do nosso bioma, o Pantanal, e do nosso Estado. Então é uma honra a gente poder receber um animal desse e conseguir dar uma destinação correta para ele, assim como outros que já estiveram por aqui. Foi mais uma boa experiência que o CRAS teve, de poder atender adequadamente animal”, finalizou Aline. Captura A onça-pintada foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com o apoio do professor e pesquisador Gediendson Araújo, especialista em animais de grande porte – do Reprocon (Reprodução para Conservação), no dia 24 de abril, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal. A ação também teve o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), UFMS (Universidade Federal de MS) e ICMBio. Durante o período que esteve no CRAS, o animal – de aproximadamente 9 anos – passou por diversos por exames – de raio-x, ultrassom e hemograma – e acompanhamento veterinário. Na época da captura o animal estava debilitado e apresentou problemas de saúde, que posteriormente se confirmaram transitórios. Um dos principais problemas era o fato de estar abaixo do peso – deveria pesar em torno de 120kg e tinha apenas 94kg (mas deixou o CRAS com 107kg). Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Novo regramento ambiental e monitoramento via satélite ajudam a reduzir supressão vegetal no Pantanal
A supressão vegetal no bioma Pantanal teve a maior redução percentual entre todos os biomas brasileiros no ano passado, conforme dados do MapBiomas Alerta. Em 2023, o sistema havia detectado a supressão de 56.304 hectares no Pantanal; essa área caiu para 23.295 hectares no ano passado, uma redução de 58,6% no período, conforme o relatório apresentado quinta-feira (15) pelos técnicos do MapBiomas Alerta. O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, participou da reunião em Brasília (DF) em que os dados do desmatamento relativo a 2024 foram apresentados. Ele comemorou a redução drástica na área desmatada e atribuiu o resultado ao monitoramento via satélite realizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que detecta em tempo real qualquer alteração na cobertura vegetal, e ao novo regramento ambiental instituído pela Lei do Pantanal. “É importante ressaltar que esse resultado é formado por uma série de fatores. Não tem como atribuir a um ponto específico. Viemos de uma sequência de novas regulamentações, começando com a lei do Pantanal e depois toda a regulamentação que se seguiu. Isso, obviamente, tem um impacto bastante significativo nesse resultado. Somam-se as ações de fiscalização e monitoramento, o alerta do desmatamento que é gerido e conduzido pelo Imasul e que cobre 100% do território estadual, permitindo uma ação de fiscalização rápida e eficiente do poder público”, frisou o secretário adjunto. O sistema O MapBiomas Alerta consiste em um sistema de compilação de alertas provenientes de diferentes sistemas de detecção de desmatamento, todos baseados em sensoriamento remoto. O serviço consulta, organiza e consolida informações produzidas pelos vários sistemas oficiais e independentes que monitoram o desmatamento no Brasil e geram alertas de ocorrências com base em imagens de 10 metros, 30 metros ou até 60 metros de resolução espacial. Cabe ressaltar que o sistema não considera se a supressão foi ou não autorizada pelos órgãos ambientais. O proprietário rural tem respaldo legal para utilizar seu imóvel em atividades que demandem a supressão vegetal, desde que mantenha intactas as áreas de preservação permanente conforme disciplinam as normas ambientais. Legislação O titular da Semadesc, Jaime Verruck, lembrou que a nova Lei do Pantanal foi um instrumento fundamental na contenção da supressão vegetal no bioma. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2023 e passou a vigorar 60 dias após a sanção, ou seja, em fevereiro do ano passado. Pela nova legislação, o Pantanal foi considerado área prioritária para compensação ambiental e de reserva legal e determina, ainda, que as propriedades rurais devem preservar 50% da área com formações florestais e de Cerrado e 40% nas formações campestres. A autorização para supressão da vegetação nativa passou a ser condicionada à inscrição e aprovação do Cadastro Ambiental Rural, à inexistência de infrações ambientais nos últimos três anos e à aprovação de estudo e relatório de impacto ambiental para conversões acima de 500 hectares, entre outros critérios. Cultivos agrícolas exóticos como soja e cana-de-açúcar estão vedados, salvo para subsistência e sem fins comerciais. Os cultivos já existentes não poderão ser expandidos. Verruck destacou, também, a criação do Fundo do Clima Pantanal e a captação de recursos para subsidiar programas de pagamento por serviços ambientais prestados por moradores da região na preservação do bioma, como fatores auxiliares nesse esforço. “No momento em que o Governo do Estado lança esse edital, estabelece os programas de pagamento de serviços ambientais, sinaliza com recursos para o produtor rural que preserva, é óbvio que a gente também tem uma indução na mudança do comportamento desse produtor”, afirmou. Queda drástica As ações do Governo do Estado impuseram um freio no ritmo de desmatamento de todos os biomas, embora o resultado mais significativo tenha sido no Pantanal, que vinha numa crescente, conforme dados do MapBiomas Alertas. Em 2019 foram desmatados 21.962 hectares no Pantanal, segundo esse levantamento. Em 2020 a área desmatada no bioma subiu para 28.411 hectares; em 2021 continuou crescendo para 30.532 hectares; novo aumento em 2022 (32.436 ha) e um acréscimo preocupante no ano seguinte, quando a área desmatada chegou a 56.304 hectares, sempre conforme os dados desse sistema. Invertendo a tendência, em 2024 registra-se a redução de 58,6% na área de supressão vegetal. “É importante comemorar, mas também cabe lembrar que ainda temos muito a ser feito, especialmente no sentido de reconhecer aqueles que estão lá no território, que são da iniciativa privada, que são os detentores dessas áreas e que nos ajudam a fazer essa conservação no bioma”, completou Falcette. Em relação aos demais biomas brasileiros, esse foi o primeiro ano desde o início da série histórica que foi registrada redução na área desmatada em todo país. A única exceção é a Mata Atlântica, que se manteve estável, após uma redução significativa de 55% na área desmatada entre os anos de 2022 e 2023. O Pampa, com 42,1%, e o Cerrado, com 41,2% a menos de área desmatada são outros destaques. Nos biomas Amazônia (16,8%) e Caatinga (13,4%), a queda foi menor. João Prestes, Comunicação Semadesc
Governo de MS publica revisão anual dos salários dos servidores estaduais
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta sexta-feira (16) a lei que prevê a revisão geral anual dos salários dos servidores estaduais efetivos e comissionados, com índice de 5,06% sobre o vencimento-base ou subsídio. Neste contexto entram os funcionários da Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual. Segundo a publicação o índice se estende aos servidores públicos estaduais inativos integrantes da Administração Direta, fundações, autarquias e Poder Executivo Estadual, que seguem a regra constitucional de paridade e seus respectivos pensionistas, a título de revisão geral anual. Assim como aos servidores públicos estaduais, efetivos e comissionados, ativos e inativos com direito à paridade e seus respectivos pensionistas que fazem parte da Defensoria-Pública, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Também estão incluídos os militares estaduais inativos e seus pensionistas que fazem parte desta paridade. De acordo com o Governo do Estado, o índice definido para revisão anual segue a recomposição da perda inflacionária. O Governo do Estado enviou projeto para Assembleia Legislativa no final de abril. A proposta foi avaliada e aprovada pelos deputados estaduais. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel e entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Estado, com efeitos a partir de 1º de maio de 2025. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Conselho aprova mais 89 projetos que totalizam R$ 120 milhões em financiamentos do FCO para o Estado
O Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (CEIF-FCO) realizou a segunda reunião extraordinária do ano, em formato híbrido (presencial e virtual), tendo sido presidida pelo secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta. Foram analisadas e aprovadas 89 cartas-consultas, sendo 21 cartas da linha FCO Empresarial, no valor de R$ 30.538.779,10 e 68 cartas da linha FCO Rural, no valor de R$ 90.334.802,30, totalizando R$ 120.873.581,40 de recursos aprovados. Com relação ao FCO Empresarial, destacam-se projetos nos setores de Comércio e Serviços, com 15 propostas aprovadas no valor total de R$ 18.187.760,64. Outras cinco cartas-consultas foram de projetos do setor industrial e uma do setor de Turismo Regional. Na linha FCO Rural, destacam-se projetos nos setores de aquisição de maquinário agrícola (36), aquisição de bovinos (11) e correção de solo (9). No ano, o CEIF/FCO já aprovou R$ 270.080.171,96 para a linha do FCO Empresarial e R$ 823.048.607,96 para o FCO Rural. No total, o volume de recursos do FCO aprovado pelos conselheiros, só nesse ano, ultrapassa R$ 1,093 bilhão. Mato Grosso do Sul dispõe de R$ 2,7 bilhões para financiar projetos pelo FCO em 2025. São recursos com juros acessíveis, facilidades na contratação e liberação, que visam apoiar o desenvolvimento do Estado. O CEIF/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos. João Prestes, Comunicação Semadesc
Policiais apreendem 350 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (15), em Iguatemi, 350 quilos de maconha e skunk, que eram transportados em um veículo VW Voyage. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam patrulhamento no Assentamento Rancho Loma, próximo à MS-180, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros em acompanhamento, o motorista arremessou o automóvel para fora da pista e fugiu a pé em direção a uma mata. Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado. No interior do Voyage foram encontrados diversos volumes de skunk que após a pesagem totalizaram 190 quilos do entorpecente, além de 160 quilos de maconha. Os materiais apreendidos e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Iguatemi.
Orgulho douradense, Mirella Aguirre representará o Brasil no Mundial de Karatê no Japão
Nesta sexta-feira (16), o prefeito Marçal Filho recebeu no gabinete a atleta douradense Mirella Aguirre, de 18 anos, que vai participar do Campeonato Mundial de Karatê Shinkyokushin, em Tóquio, no Japão. Por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) a Prefeitura apoia a jovem, que tem se destacado no esporte nacionalmente e internacionalmente. Após vencer o Campeonato Sul-Americano de Karatê Contact 2024, Mirella é a única sul-mato-grossense que participará da competição. Mas essa história começa bem antes disso, quando, em 2015, aos nove anos, a atleta iniciou no esporte e já nutria o sonho de ser campeã. “Sempre foi meu objetivo desde pequenininha chegar em um campeonato de nível mundial e ver que todo o meu esforço desde novinha está valendo a pena é muito gratificante”. O prefeito Marçal Filho recebeu a jovem atleta, que estava acompanhada da mãe, Daniela Aguirre e conheceu mais sobre a história dela no esporte. Ele falou do orgulho de ver a jovem levando o nome da cidade para o exterior. “É emocionante ver uma atleta tão jovem com uma história que já está sendo destaque e levando o nome de Dourados a uma competição desta magnitude”, disse o prefeito, ao complementar apontando que a prefeitura prestou apoio à atleta, por acreditar nos talentos locais e recordar que várias ações de incentivo ao esporte para os crianças e jovens acontecem no município. Mirella se disse emocionada em poder representar a cidade que nasceu, a academia que treinou e destacou a oportunidade de evoluir no esporte. “É uma honra imensa representar minha cidade, minha academia e nossa nação. Vai ser uma experiência incrível competir ao lado de atletas tão experientes do mundo inteiro. Será essencial para minha evolução”, destacou.Mirella também fez questão de agradecer ao apoio da prefeitura, da Funed e do governo estadual. “Sem esse apoio, com certeza não chegaríamos até aqui. Fomos muito bem recebidas por todos, isso faz toda a diferença”, disse. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral também participou do encontro e destacou que os douradenses estarão na torcida pela atleta e reforçou sobre o direcionamento da gestão de apoiar o esporte local. “É lindo de ver isso; estaremos na torcida por Mirella”. disse. “Sabemos o quanto é necessário incentivar o esporte no nosso município, para a saúde, o desenvolvimento pessoal e social e neste intuito, o prefeito Marçal Filho tem nos solicitado conduzir projetos com este fim para várias faixas etárias”, citou.
Festival Surdolímpico é neste sábado, no Ceper do BNH I Plano
Será na tarde deste sábado (17), das 13h às 17h, no Ceper do BNH I Plano, a terceira edição do Festival Surdolímpico de MS, uma parceria da Prefeitura e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O evento é gratuito e aberto ao público. Esta é a primeira vez que o festival acontece em Dourados e contará com a participação de representantes das cidades de Naviraí, Rio Brilhante e Laguna Carapã. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de vivenciar oficinas de futsal e vôlei de praia, conduzidas por profissionais surdos ou ouvintes bilíngues, com fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Equipes da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) vão desenvolver atividades recreativas, como forma de ampliar o alcance do esporte voltado à comunidade surda do município e região. Diretora da Funed, Giselly Amaral Assumpção diz que esta é uma oportunidade que Dourados recebe de dar a esse público uma tarde de vivências esportivas acessíveis e inclusivas. “Convidamos a população douradense a prestigiar o festival, levar suas cadeiras de praia e passar uma tarde agradável, incentivando os atletas e compartilhando o tereré com amigos e familiares”, sugere a diretora da Funed.
Sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal é eficaz na elucidação de crimes
O sistema de videomonitoramento utilizado pela Guarda Municipal de Dourados constitui-se em importante ferramenta de policiamento preventivo e, também, de apuração de delitos. Instalado em pontos estratégicos, de grande circulação de pessoas, o serviço tem se revelado eficaz na elucidação de crimes contra a população. Na noite desta quinta-feira (15), por exemplo, o equipamento instalado no Terminal Rodoviário “Renato Lemes Soares” foi imprescindível no auxílio à equipe da Guarda Municipal na elucidação rápida de crime de furto de um aparelho celular. De acordo com a ocorrência, o aparelho estava sendo carregado em uma das áreas de espera no terminal, quando foi levado por um indivíduo que se aproveitou da distração do proprietário. Comunicados sobre o furto, os guardas municipais que atuam no terminal deram início imediatamente à verificação das imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas no local. Com base nas imagens, foi possível identificar o autor do furto e traçar sua rota de fuga. Após diligências nas imediações do terminal, os guardas localizaram o suspeito e conseguiram recuperar o celular furtado. O homem foi encaminhado para a delegacia de polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência e serão tomadas as medidas legais cabíveis. A Guarda Municipal reforça a importância da vigilância constante em locais públicos e orienta os cidadãos a ficarem atentos aos seus pertences. “As câmeras de vigilância têm sido importantes aliadas das forças de segurança no combate à criminalidade. No entanto, é importante que a população colabore, não descuidando de seus pertences em locais públicos de grande movimentação”, comenta o comandante da Guarda Municipal, Jamil Matos.








