O papa Leão XIV pregou amor e união da Igreja para o mundo e condenou um sistema que marginaliza os pobres durante sua missa de entronização, que celebrou na manhã deste domingo (18) para inaugurar seu pontificado. A celebração, na Basílica e na Praça de São Pedro, marca oficialmente o início de seu período à frente da Igreja Católica e durou cerca de duas horas. O Papa Leão XIV chegou à Praça de São Pedro para a celebração em um papamóvel enquanto dezenas de milhares de fiéis, incluindo dezenas de líderes mundiais, lotavam a praça e as ruas ao redor do Vaticano esperando para o celebrar como o novo líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo. Na homilia, o papa pediu união e amor à humanidade, e condenou o sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres —fala que remeteu à doutrina de seu antecessor, Francisco. Leão XIV também pediu por uma Igreja Católica unida que seja um “fermento” de esperança e unidade para um mundo reconciliado. “Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. (…) Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, afirmou o pontífice. Durante a celebração, o pontífice recebeu dois itens simbólicos, o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, individual de cada papa e item importante para selar documentos. Os itens foram dados ao papa em frente ao altar, uma pequena alteração no procedimento para atender a uma requisição do novo pontífice. Leão XIV também renunciou ao tradicional trono, que era geralmente colocado atrás do altar. Leão XIV se emocionou ao mencionar os dias de tristeza, como ele chamou, após a morte do papa Francisco, quando a Igreja ficou sem seu pastor máximo. A homilia dada por ele na celebração deu mais indícios de continuidade do pontificado de seu antecessor, de tom pastoral e pela união, o cuidado com a Terra, os mais pobres e os marginalizados. Leão XIV pregou ainda união da Igreja com povos e países que o catolicismo não seja o predominante, um apelo significativo diante da polarização existente nos Estados Unidos, país natal de Leão XIV, e em outras partes do mundo. Ao chegar à Basílica de São Pedro, Leão XIV foi até a tumba de Pedro, considerado o primeiro papa da História, em um gesto litúrgico e fez orações junto a suas relíquias. Depois, o pontífice seguiu para a Praça de São Pedro. No início da missa na praça, Leão XIV jogou incenso e aspergiu água benta no palco da celebração, em gesto simbólico para abençoar toda a Igreja Católica neste novo pontificado. G1
Por unanimidade, STF condena deputada Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pela invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada na sessão virtual do Plenário encerrada à meia-noite desta sexta-feira (16). Os dois foram condenados na Ação Penal (AP) 2428 pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A pena fixada para Zambelli foi de 10 anos de prisão em regime inicial fechado e multa no valor de dois mil salários-mínimos. Já Delgatti teve a pena estabelecida em oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado, e multa de 480 salários-mínimos. Eles terão ainda que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos materiais e morais coletivos. Conforme a legislação, ambos estão inelegíveis desde o momento da condenação até o fim de um período de oito anos após o cumprimento da pena. Zambelli ainda teve decretada a perda do seu mandato parlamentar, já que a pena a ser cumprida em regime fechado ultrapassa 120 dias – limite estabelecido pela Constituição Federal para ausência em sessões legislativas. A perda do mandato deverá ser declarada pela Câmara. Ameaça às instituições O voto do relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado na íntegra pelos demais integrantes da Turma: a ministra Cármen Lúcia e os ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cristiano Zanin. Para o relator, os crimes praticados contra os sistemas do Poder Judiciário vão além da mera tipificação penal e se inserem em um contexto de ameaças às instituições democráticas e ao Estado de Direito. “Os fatos apurados nesta ação penal representam justamente esse tipo de ameaça: a tentativa de desmoralização do Poder Judiciário por meio da exposição de supostas fragilidades em seus sistemas, seguida de atos concretos de violência contra as instituições”, disse o ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Delgatti teria violado mecanismos de segurança e invadido dispositivos informáticos do CNJ sob o comando de Zambelli. De agosto de 2022 a janeiro de 2023, ele teria adulterado dados de documentos como certidões, mandados de prisão, alvarás de soltura e quebras de sigilo bancários, com o objetivo de prejudicar a administração do Judiciário e a credibilidade das instituições e gerar vantagens políticas para a parlamentar. Um dos documentos falsos inseridos foi um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Conforme o relator, as instituições afetadas pelas invasões sofreram um impacto econômico significativo, porque os sistemas ficaram inoperantes por algum tempo. “Por se tratar de sistemas utilizados, compulsoriamente, por todo o Poder Judiciário brasileiro, sua indisponibilidade gera consequências financeiras e jurídicas para todos os jurisdicionados”, afirmou. STF
STF determina suspensão parcial de ação penal contra deputado Alexandre Ramagem
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), oficializou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da Ação Penal (AP) 2668 contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), denunciado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado. A medida se aplica apenas aos crimes que teriam ocorrido após sua diplomação e vale até o fim do mandato do parlamentar. De acordo com o despacho, fica suspensa a tramitação da AP 2668 em relação aos crimes de dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com prejuízo considerável à vítima, além de deterioração de bem tombado. Essa parte será desmembrada, para análise dos crimes ao término do mandato. O despacho do relator suspendeu, também, a prescrição em relação a esses crimes. Já as acusações por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e organização criminosa continuam tramitando normalmente no STF. Ramagem faz parte do chamado Núcleo 1 nas investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros ex-integrantes e aliados de seu governo. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse grupo foi o principal responsável pela tentativa de golpe. A denúncia contra o Núcleo 1 foi aceita pelo STF em março, e, com isso, foi aberta a ação penal. Segundo a Constituição, quando um parlamentar é denunciado por crime cometido após a diplomação, o processo pode ser suspenso se houver apoio da maioria da Casa para a qual ele foi eleito. No caso de Ramagem, a Câmara informou que a maioria dos deputados votou pela suspensão total da ação, mas a Primeira Turma do STF, na última terça, decidiu que a medida só se aplicaria aos crimes cometidos durante o mandato. A decisão foi publicada na quarta-feira (14). As audiências para ouvir as testemunhas de defesa e acusação dos integrantes do Núcleo 1 começam na próxima segunda (19). As testemunhas de defesa de Ramagem estão previstas para depor na sexta (23). STF
Samir Xaud registra chapa para presidência e vice-presidência da CBF
A Comissão Eleitoral e Apartada da CBF registrou nesta domingo, 18 de maio, a inscrição da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, encabeçada pelo candidato à Presidência Samir Xaud, acompanhado por oito Vice-Presidentes: O registro da chapa foi subscrito por 25 Federações e 10 Clubes das Séries A e B: Federações: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, TO Clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. O prazo para registro de chapas encerra-se no dia 20 de maio.
Comissão Eleitoral Apartada e Independente anuncia Regulamento de Assembleia Geral da CBF
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL CONSIDERANDO QUE foi instituída a Comissão Eleitoral Apartada e Independente por Portaria da Presidência publicada em 16 de maio de 2025, A Comissão Eleitoral Apartada e Independente edita e aprova o presente Regulamento para disciplinar o processo eleitoral para a escolha do Presidente, de 8 (oito) Vice-Presidentes, de 3 (três) membros efetivos e de 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Futebol, para o mandato do quadriênio 2025/2029, regendo-se pelas seguintes disposições: Art. 1º – A Assembleia Geral Eleitoral será realizada no dia 25 de maio de 2025 na sede da Confederação Brasileira de Futebol, situada na Av. Luís Carlos Prestes, 130 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22.775-055, para eleger os cargos de Presidente, de 8 (oito) Vice-Presidentes, de 3 (três) membros efetivos e de 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Futebol, para o mandato do quadriênio 2025/2029, que se inicia em 25 de maio de 2025 e se encerra em 24 de maio de 2029. §1º – Será garantida a votação não presencial para os membros do Colégio Eleitoral, em dia com suas obrigações estatutárias, que manifestarem, expressamente e por escrito, a opção por essa modalidade de votação até 24 (vinte e quatro) horas depois da data de publicação do Edital de Convocação nos jornais de grande circulação, conforme previsão do artigo 42 do Estatuto da CBF. §2º – Para aqueles membros do Colégio Eleitoral que manifestarem tempestivamente a opção prevista no parágrafo anterior, a Comissão Eleitoral Apartada e Independente enviará, para endereço eletrônico informado na respectiva comunicação, em até 48 (quarenta e oito) horas do seu recebimento, as instruções para garantir o voto secreto em participação remota na Assembleia Geral Eleitoral. §3º – Nos termos do artigo 51 do Estatuto da CBF, a Assembleia Geral Eleitoral será realizada sem a presença de pessoas estranhas, sendo facultado, porém, o acesso de autoridades desportivas, membros integrantes dos Poderes e órgãos da CBF, órgãos da imprensa, desde que convidados. §4º – Será assegurado acesso ao local da Assembleia Geral Eleitoral aos membros do Colégio Eleitoral da CBF (art. 40 do Estatuto da CBF), integrantes das chapas regularmente inscritas, candidatos ao Conselho Fiscal e a representantes de órgãos de imprensa que atenderem às instruções da Assessoria de Imprensa da CBF. Art. 2º – A Assembleia Geral Eleitoral terá início às 10h30 (dez horas e trinta minutos) em primeira convocação, com a presença da metade mais um dos membros do Colégio Eleitoral, e às 11h30 (onze horas e trinta minutos), com qualquer quórum, conforme disposto no artigo 52 do Estatuto da CBF, com início da votação imediatamente após a instalação da Assembleia Geral Eleitoral. Art. 3º – Nos termos do artigo 41, § 1º do Estatuto da CBF, as chapas com candidaturas deverão ser registradas até 5 (cinco) dias antes da data da eleição, devendo os candidatos observarem o disposto no artigo 31 do Estatuto da CBF e artigo 65 da Lei nº 14.597/2023 – Lei Geral do Esporte. Art. 4º – Os pedidos de registro de chapas deverão ser formais e subscritos simultaneamente por, no mínimo, 13 (treze) integrantes do Colégio Eleitoral, em pleno gozo dos seus direitos estatutários, contendo, obrigatoriamente e no mínimo, a subscrição de 8 (oito) Federações filiadas e 5 (cinco) Clubes membros do Colégio Eleitoral, em dia com suas obrigações estatutárias. § 1º – Para fins de registro de chapa para o processo eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol, o protocolo oficial descrito no artigo 41, caput do Estatuto da CBF será a sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, 3º andar, sala 314, na sede da Entidade. § 2º – Nenhuma entidade filiada ou entidade de prática desportiva que faça parte do Colégio Eleitoral e apta a participar da Assembleia Geral Eleitoral poderá subscrever ou firmar o pedido de registro de mais de uma chapa concorrente à eleição na CBF, nos termos do artigo 41, §3º do Estatuto da CBF. § 3º – Na hipótese de uma mesma entidade filiada ou de prática desportiva subscrever mais de uma chapa, só será considerada válida a subscrita constante da chapa que tiver sido primeiramente registrada na sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, consideradas nulas as subscrições em duplicidade apostas em outras chapas, conforme previsão do artigo 41, §4º do Estatuto da CBF. Art. 5º – Os pedidos de registro de chapas para os cargos de Presidente e Vice-Presidentes deverão ser protocolados no horário administrativo da entidade, de 10 horas às 12 horas no período matutino, e das 14 horas às 18 horas no período vespertino, até o dia 20 de maio de 2025, de forma física na sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, mediante pedido escrito dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, acompanhado dos seguintes documentos, cujos modelos ficarão disponíveis na sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente para consulta: Art. 6º – Os pedidos de registro de candidaturas avulsas a membro do Conselho Fiscal deverão ser protocolados no horário administrativo da entidade, de 10 horas às 12 horas no período matutino, e das 14 horas às 18 horas no período vespertino, até o dia 20 de maio de 2025, de forma física na sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, mediante pedido escrito dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral, acompanhado dos seguintes documentos, cujos modelos ficarão disponíveis na sala da Comissão Eleitoral Apartada e Independente para consulta: Art. 7º – Cada chapa poderá indicar um representante para acompanhar todo processo eleitoral junto à Comissão Eleitoral Apartada e Independente, enquanto a representação dos candidatos ao Conselho Fiscal será em nome próprio, valendo a representação para todo o processo, inclusive a apuração. Parágrafo único – Caso alguma chapa inscrita deixe de designar representante, será considerado o candidato ao cargo de Presidente como o representante desta. Art. 8º – Após encerrado o prazo de registro de candidaturas, e divulgada a relação de chapas registradas para os cargos de Presidente e Vice-Presidentes e de candidaturas ao Conselho Fiscal pela Comissão Eleitoral Apartada e Independente por
Caminhonete bate em árvore, mata pai e filho e criança de 5 anos é levada para HV em estado grave em Dourados
Uma colisão de uma caminhonete contra uma árvore na noite de sábado matou pai e filho e deixou uma criança de cinco anos em estado grave. O acidente aconteceu na rodovia MS-276, que liga Vila São Pedro ao distrito de Indápolis em Dourados. Segundo informações da polícia, por volta das 23h30, Edvaldo Santana da Silva, conhecido como ‘calango’, conduzia uma camionete Toyota Hilux, cor prata no sentido Vila São Pedro, ao distrito de Indápolis, quando perdeu o controle do veículo saiu da pista e bateu em várias árvores na beira da rodovia. Edvaldo Santana da Silva e o filho Gustavo Alves da Silva, moradores no distrito de Indápolis morreram na hora. Otávio Alves da Silva, 5 anos, filho de Edvaldo e irmão de Gustavo, foi socorrido em estado grave ao Hospital da Vida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu com fratura na perna e traumatismo craniano. A criança de 5 anos está internada em estado grave respirando com auxílio de aparelhos. As Polícias Civil, Militar Rodoviária e Perícia Técnica estiveram no local para investigar as circunstâncias do acidente. Sidnei Lemos
Fortalecer práticas e qualificação da gestão são foco de oficina técnica da assistência farmacêutica promovida pela SES
Fortalecer as práticas da assistência farmacêutica no SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na qualificação da gestão e troca de experiências foram debatidos durante a IV Oficina e Reunião Técnica da Assistência Farmacêutica promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), sexta-feira (16) em Campo Grande. Direcionada aos profissionais que atuam na assistência farmacêutica nos municípios de Mato Grosso do Sul e parceiros, a oficina tem como finalidade orientar os participantes sobre os diferentes componentes da assistência farmacêutica, alinhar diretrizes técnicas e apresentar detalhes do programa Remédio em Casa. “Este encontro é uma oportunidade valiosa para os profissionais aprofundarem seus conhecimentos em compras públicas, do programa ‘Remédio em Casa’ e o sobre projeto ‘Farmácia Viva’, ambos aqui do nosso Estado. Além disso, a programação inclui atualizações relevantes em patologias, palestras que detalharam os componentes da assistência farmacêutica e atividades dinâmicas para estimular a interação, a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais”, destaca a coordenadora de Assistência Farmacêutica da SES, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski. Responsável pelo apoio técnico científico da assistência farmacêutica da SES, a farmacêutica Juliana Conegero, ressalta a importância do apoio da assistência aos municípios.“Nosso evento tem como foco as informações relacionadas à assistência farmacêutica nos municípios. Nós temos os componentes da assistência farmacêutica, os medicamentos que são fornecidos pelo SUS e apoiamos os farmacêuticos de Mato Grosso do Sul”, explica Juliana. Coordenadora Municipal de Assistência Farmacêutica no município de Bonito, Adriana Andrade avalia que a troca de experiências e o aprendizado proporcionados pelo encontro são fundamentais para aprimorar e padronizar os serviços, tanto na atenção básica quanto na especializada. Ela destaca como a iniciativa estadual do ‘Remédio em Casa’ para o componente especializado inspirou a criação do programa municipal ‘Remédio na Porta’ em Bonito, focado na atenção básica. “Atualmente, Bonito atende 90 pacientes com o programa Remédio na Porta, implementado há apenas três meses, complementando os 250 pacientes já atendidos pelo Estado com o Remédio em Casa. Essa adaptação de uma prática bem-sucedida da SES demonstra como a parceria e o aprendizado mútuo impulsionam a evolução da saúde local. A iniciativa da SES reforça o compromisso com a melhoria contínua da assistência farmacêutica, reconhecendo a atuação dos profissionais e a importância da gestão qualificada para garantir à população sul-mato-grossense o acesso a medicamentos. Helton Davis, Comunicação SES
Em noite de homenagens na Expoagro, vice-governador destaca a força e a pujança do agronegócio
Um dos homenageados durante sessão solene de entrega de honrarias a personalidades de destaque do agronegócio, na noite desta sexta-feira (16), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a força do homem do campo e disse que, graças ao agronegócio, o mundo tem um olhar diferenciado para o Mato Grosso do Sul. “O governador Eduardo Riedel volta dos Estados Unidos trazendo mais uma boa notícia: a construção de mais uma unidade de fábrica de celulose em nosso Estado. Caminhamos para ser o maior polo de celulose do mundo!”, comemorou o vice-governador, que também é produtor rural, assim como todos os 21 homenageados da noite. Em seu discurso, falando em nome de todas as personalidades homenageadas, Barbosinha lembrou que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado em crescimento da indústria de transformação, o primeiro em investimento público e está projetado para ter em 2025 o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre os Estados brasileiros. “Somos excelentes em dois aspectos debatidos no mundo todo: a produção de alimentos e geração de energia. Por isso, os indicadores do Mato Grosso do Sul caminham cada vez melhor”, afirmou, ao enaltecer a simplicidade e a força de quem produz. “O campo é um lembrete constante de que a felicidade está nas coisas simples. A Bíblia diz que há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: tempo de plantar, tempo de colher e tempo de amar. E não há quem semeia a boa semente, prepara a terra e colhe seus frutos se não tiver amor. O agro é a expressão máxima do amor”, comentou. A presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla, comentou sobre a importância da sessão solene de homenagens. “Essa é uma noite especial em que celebramos aqueles que fazem do agronegócio mais do que um setor produtivo: fazem dele um modo de vida, um legado de gerações e uma força que move a economia, sustenta famílias e alimenta o nosso Brasil”, afirmou. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, falou sobre a alegria de sediar a sessão solene de homenagens como parte da programação da 59ª Expoagro. “Para realizar um evento desse porte é preciso contar com a parceria da Câmara Municipal e do Governo do Estado, que nunca nos deixa na mão. Por isso, agradeço pelo apoio e pela parceria para mais uma vez fortalecer e destacar o agronegócio em Mato Grosso do Sul”, discursou. Noite de homenagens A sessão solene de entrega de honrarias às personalidades de destaque do agronegócio é uma iniciativa da Câmara Municipal de Dourados e acontece todos os anos durante a Expoagro. O evento homenageia nomes importantes para o agronegócio e entidades que contribuem para o fortalecimento do setor. A iniciativa das homenagens é de todos os vereadores, que indicaram 20 personalidades e uma instituição para receberem as honrarias. Foram homenageados os seguintes produtores: Alberto Alves dos Santos, André Luiz Pietro, César Roberto Dierings, Cláudio Vieira Ramos, Fábio Mascarenhas Dutra, Franciéle Aparecida Corneli, Genengs Balta Teixeira, Gianni Nogueira, Gino José Ferreira, Harley Nonato de Oliveira, Hélio Guisso, José Benedito Zanata, José Carlos Barbosa, João Eduardo Barbosa Rocha, Lilian Tamy Iguma, Luiz Felipe Cassemiro, Osmar Rodrigues Caires, Rodolfo Nogueira, Valter Toniazzo e Walter Carneiro. A 59ª Expoagro também foi homenageada durante o evento.
MS Ativo 2025: nova rodada de reuniões com prefeitos reforça parceria municipalista do governo de Estado
Com foco na escuta ativa, no planejamento estratégico e na consolidação de uma gestão pública municipalista, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do programa MS Ativo, seguiu com uma nova rodada de reuniões com prefeitos e vereadores para alinhar prioridades e viabilizar novos investimentos para os municípios. Nesta quinta-feira (15), os encontros contaram com as participações dos gestores de Corguinho e Rochedo, que apresentaram propostas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e rural. O programa MS Ativo, lançado em 2024 e ampliado em 2025, consolida-se como uma ferramenta essencial de desenvolvimento regional. A iniciativa tem como objetivo garantir que os municípios recebam investimentos de acordo com suas demandas prioritárias, promovendo qualidade de vida, inclusão e crescimento sustentável em todas as regiões do Estado. “O MS Ativo não é apenas um programa de obras, é uma política pública de diálogo, respeito e parceria. O governador Eduardo Riedel tem nos dado a missão de estarmos próximos dos municípios, ouvindo os gestores, entendendo as realidades locais e atuando com responsabilidade para levar desenvolvimento de verdade”, afirmou o vice-governador Barbosinha. O governador Eduardo Riedel também reforçou a importância de se manter o planejamento como eixo central da política de investimento. “Fazer gestão pública com metas e resultados é o que define o nosso governo. E o MS Ativo é a tradução dessa proposta: apoiar os municípios com base em dados, prioridades e capacidade de execução”, destacou. Corguinho: obras que melhoram a vida das pessoas Com apoio do Governo do Estado, estão em execução em Corguinho cerca de R$ 6,9 milhões em obras de pavimentação e drenagem, além da construção de uma praça no Distrito de Taboco. Durante a reunião do MS Ativo, também foi definido que o Estado irá colaborar com o município na realização de novas obras de asfalto no bairro Nova Olaria, com previsão de ampliação futura para a região de Taboco, fortalecendo a infraestrutura urbana e promovendo mais qualidade de vida para os moradores. O prefeito Barrinha destacou o potencial turístico de Rochedo e reforçou que a parceria com o Governo do Estado tem sido decisiva para o desenvolvimento local. “O asfalto traz diversos benefícios, mas queremos ir além. Por isso, reforço o pedido de atenção especial ao turismo, que pode impulsionar ainda mais a nossa região”, afirmou. Rochedo: infraestrutura urbana e conectividade rural Já o prefeito de Rochedo, Arino Jorge Fernandes, apresentou uma série de demandas estratégicas para a cidade. A principal solicitação é o complemento da emenda para a construção da ponte sobre o Rio Jatobá, essencial para a ligação entre comunidades da área rural, que pleiteia apoio do Estado. Também foram solicitadas obras de pavimentação e drenagem no bairro Maria Ramos e novos investimentos em infraestrutura urbana. O município será contemplado com cerca de R$ 7 milhões em recursos do MS Ativo, destinados a melhorias em bairros que carecem de infraestrutura adequada. Segundo o prefeito Arino, a parceria com o Estado é fundamental para atender a população e manter a cidade avançando. “Essa proximidade com o Governo de MS tem feito toda a diferença. Somos ouvidos, temos nossas prioridades respeitadas e vemos os investimentos acontecerem na prática. Isso é gestão pública com responsabilidade”, afirmou Arino. Com a nova rodada de reuniões, o Governo do Estado reafirma que segue comprometido com a escuta ativa, o planejamento conjunto e a execução de obras que impactam positivamente a vida das pessoas. O MS Ativo 2025 avança como modelo de gestão que aproxima o Estado dos municípios, valorizando a autonomia local e ampliando os pilares de um Mato Grosso do Sul próspero, verde, digital e inclusivo.







