O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de posse da nova diretoria da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul). Durante a solenidade ele reafirmou aos vereadores a parceria e o compromisso de levar investimentos em diferentes setores aos 79 municípios. “Ao longo do tempo construímos um Estado extremamente sólido no seu desenvolvimento e seguimos com uma gestão que olha para os municípios, ouvindo os prefeitos e vereadores de cada cidade, que são as pessoas que conhecem as prioridades do município. Assim construímos um modelo que leva benefícios diretos à população”, afirmou o governador. Riedel citou que neste ano vai ouvir as novas demandas dos 79 municípios, por meio do programa MS Ativo. “Já ouvimos mais de 15 municípios e vamos continuar até o fim de junho. E nestas reuniões definimos várias pavimentações de bairros das cidades. Quando tem saneamento e rua pavimentada existe uma transformação na vida das pessoas”. A cerimônia de posse da nova diretoria ocorreu nesta sexta-feira (23), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O vereador de Dourados, Daniel Júnior, assumiu a presidência, tendo como vice-presidentes Coringa (Campo Grande), Leandro Guimarães Caramalac da Costa (Terenos). “Vamos trazer nestes quatro anos a importância que os vereadores têm. São aqueles que conhecem a realidade lá no chão, que recebem os pedidos diretamente da população. A UCVMS deve ser grande para superar seus desafios e vamos precisar da ajuda de todos”, afirmou o novo presidente. Representando os municípios, o prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, ressaltou que é importante a parceria e união entre os parlamentares. “Os vereadores conhecem a realidade do município, e se tiver a reunião serão mais fortes. Nós (prefeitos) nos colocamos à disposição para ajudar”. A solenidade (posse) ocorreu durante o Congresso Estadual da União das Câmaras de Vereadores do MS. O evento começou na quarta-feira (21) e termina nesta sexta-feira. Durante a programação houveram palestras e troca de experiência entre os vereadores dos 79 municípios. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Governo de MS impulsiona modernização e segurança digital com R$ 1,7 milhão em equipamentos de informática
O Governo de Mato Grosso do Sul avança na modernização e valorização tecnológica com novos investimentos em sua comunicação e rede digital. Em um modelo de investimento colaborativo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) disponibilizou para a Setdig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) R$ 1,7 milhões em equipamentos de comunicação e rede para dar mais agilidade e proporcionar mais segurança digital. A iniciativa visa fortalecer as defesas contra invasões de hackers e ataques cibernéticos, protegendo dados e assegurando a continuidade dos serviços. Os equipamentos de última geração, que incluem switches e firewalls avançados, aumentarão as camadas de proteção do ambiente digital do Governo. A entrega dos aparelhos foi realizada terça-feira (20) na sede da Setdig com a presença dos secretários e técnicos de ambas as pastas. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, avalia que a estratégia faz parte de um processo contínuo de investimento e aprimoramento da infraestrutura tecnológica que serve tanto à Secretaria de Saúde, quanto a todo o Estado de Mato Grosso do Sul. “Essa parceria entre as secretarias é fundamental e agora entrega equipamentos essenciais à Setdig para otimizar a agilidade e, principalmente, garantir a segurança da informação. Para um Estado que busca a transformação digital, esse investimento é de extrema relevância e de valor inestimável para construirmos as soluções digitais em saúde que o Mato Grosso do Sul precisa”, afirma o secretário. Para o secretário-executivo da Setdig, Robson Alencar, este investimento é estratégico para a modernização da gestão pública no Estado, fortalecendo a capacidade de resposta e garantindo que as informações do cidadão e do Governo estejam cada vez mais protegidas em um cenário digital desafiador. “Essa parceria que a SETDIG estabeleceu com a SES representa um modelo padrão que será implementado com todas as demais secretarias. Esses equipamentos são de extrema importância porque subsidiam todas as aplicações do nosso data center. Não se trata só da aplicação e segurança da informação da Secretaria de Saúde, e sim da segurança digital do Estado como um todo. Essa é a abordagem cooperativa para impulsionar a jornada de transformação digital de Mato Grosso do Sul”, destaca o titula da Setdig. A medida reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a valorização tecnológica em construir um futuro mais conectado e protegido para todos os cidadãos de Mato Grosso do Sul. Helton Davis, Comunicação SES
Prefeitura leva serviço de podas preventivas de árvores para a região da Vila Hilda
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), realiza podas preventivas em vários pontos da cidade, e na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marçal Filho acompanhou a ação na região do Posto de Saúde Vila Hilda, em Dourados. Os serviços acontecem na parte interna e externa da unidade e ainda no campinho e na praça do bairro. Equipes concentradas no local com diversos maquinários realizavam poda e limpeza completa. O prefeito Marçal Filho destacou que os serviços, além de levarem melhorias nas condições em geral dos pontos, também evitam transtornos diversos em caso de chuva e ventos fortes. “Já vemos aqui como modifica o ambiente, uma poda bem feita, todo esse cuidado da nossa administração e temos que destacar que a poda preventiva ajuda para remover os galhos que estão em demasia ou já em condições críticas para que não venham a cair quando o município registra vendaval”, destacou. A Semsur tem atuado com poda, roçada e limpeza dos espaços públicos, ações importantes para preservar a manutenção dos locais e ainda evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Destaque ainda para o intuito preventivo, eliminando as condições de risco em caso de intempéries. A dona de casa Maria Gislaine Souza, 64, disse que as modificações no bairro já são notáveis. Ela que ela e a família usam os serviços da UBS com frequência e destaca o cuidado demonstrado pela administração pública no local. “Em mais de 50 anos que moro aqui é a primeira vez que vejo um prefeito vindo acompanhar o que está sendo feito e trazendo melhorias assim”, comentou. “Já recapearam a rua Independência e agora estão cuidando do posto, do campinho, estão fazendo a diferença”, citou.
Com mais de meio milhão de pessoas imunizadas, Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de vacinação contra Influenza
O Governo do Estado segue com ações intensivas para imunizar a população com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir os casos de gripe e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A mobilização conjunta entre estado e municípios já contabiliza aproximadamente 600 mil pessoas imunizadas, colocando Mato Grosso do Sul na liderança do ranking nacional de vacinação contra a Influenza. De acordo com a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) do Ministério da Saúde, até o dia 21 de maio foram 596.575 doses aplicadas no Estado. Considerando as gestantes, crianças e idosos, que integram o grupo prioritário, Mato Grosso do Sul lidera a cobertura vacinal com 38,93%. Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.221.420 doses da vacina contra a Influenza em 2025, que já foram 100% destinadas aos 79 municípios. Além das vacinas, a SES distribuiu mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para viabilizar a imunização em todo o Estado. Outra medida do Governo do Estado foi a Resolução que institui o MS Vacina Mais – Plano Emergencial de Vacinação Influenza 2025. A iniciativa destinou R$ 825 mil em recursos estaduais para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a Influenza. Também por meio de Resolução foram destinados R$ 140 mil para composição de equipes de vacinação em Campo Grande. O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que a mobilização fortalece a rede de imunização do Estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo. “A vacinação contra a Influenza é a principal medida preventiva contra complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A estratégia da SES busca imunizar toda a população nos 79 municípios, em especial, idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e demais públicos prioritários, garantindo acesso facilitado à imunização”, ressalta o gerente de Imunização da SES. A vacinação no Estado está aberta para toda a população com idade a partir de 6 meses, porém é recomendado que os grupos prioritários se vacinem preferencialmente. São eles: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). O engajamento da população evidencia a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva contra a influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, internações e óbitos, especialmente neste período de maior circulação do vírus. Helton Davis, Comunicação SES
Em menos de 5 meses aeroporto realizou 2.693 operações de pousos e decolagens
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janeiro até 23 de maio de 2025, confirmando que está pronto para operar aeronaves de todos os portes, inclusive os grandes jatos como o que trouxe à Dourados o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Em janeiro foram 210 operações de pouso e 211 de decolagens, enquanto fevereiro registrou 279 pousos e 278 decolagens. Em março foram 309 pousos e 300 decolagens, enquanto em abril foram registrados 275 pousos e 283 decolagens. Até esta sexta-feira (23), o mês de maio registrou 282 operações de pouso e 311 de decolagens. O prefeito Marçal Filho destaca a importância desses números. “Ao receber quase 2.693 operações de pousos e decolagens em menos de 5 meses, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial, tanto que deveremos receber os técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil nas próximas semanas para avaliar e homologar o aeroporto”, ressalta. “Além disso, a Infraero já está licitando a empresa que vai operar a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens”, explica o prefeito. Outro fator importante é que a companhia aérea Latam iniciou no dia 14 de maio a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após quase quatro anos sem voos. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da companhia, com preços a partir de R$ 654,73 (ida e volta) na tarifa Light, a mais básica. A venda de passagens foi liberada depois que técnicos da empresa fizeram uma vistoria no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. A operação da Latam em Dourados terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35. NOVO TERMINAL Outro ponto importante é que a licitação para construção do novo terminal está avançando com a habilitação das propostas da Construtora Maksoud Rahe Ltda. e a Engetal Engenharia e Construções Ltda. A vencedora deverá ser anunciada pelo Governo do Estado nos próximos dias para iniciar a obra de cerca de R$ 40 milhões que dotará o Aeroporto Regional de dourados de um novo terminal com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, com espaços modernos incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA). O terminal atual, que foi todo revitalizado e modernizado pela Prefeitura de Dourados, seguirá em uso para embarques e desembarques até a conclusão do projeto. “É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá a operação do Aeroporto Regional, que seguirá utilizando o terminal atual, que, inclusive, ganhou portas automáticas, passou por revisão em toda parte elétrica e hidráulica, além de pintura, iluminação e sistema de climatização, para garantir conforto, segurança e comodidade aos passageiros”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Além do novo terminal de embarque e desembarque que terá com 2.655,37 metros quadrados, também serão construídas edificações como uma Central de Utilidades (caixa d’ água, casa de força, etc.), com 183,47 metros quadrados; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 metros quadrados; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 metros quadrados; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 metros quadrados.
Karla Gomes homenageia Lilian Iguma com Diploma de Honra ao Mérito
A vereadora Karla Gomes (Podemos) homenageou, durante a Sessão Solene realizada durante a 59ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, a médica veterinária, especializada em Biotecnologia, Lilian Tamy Iguma. Ela recebeu Diploma de Honra ao Mérito como um expoente do agro regional. Lílian é proprietária do Laboratório de genética Origens BRA e defensora da causa animal. A profissionalGraduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), turma de 1996, Lílilian Iguma especializou-se também em Biotecnologia em Embriões Animais, pela Universidade de Hokaid, no Japão, em 1999. Lá ela trabalhou com transferência nuclear e Fertilização In Vitro (FIV). Defendendo a tese “Clonagem Bovina por transferência nuclear de células somáticas”, em 2005, ela fez doutorado em Biologia Molecular na Universidade de Brasília (UnB) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.Autora de dois livros, Lilian possui também 18 trabalhos científicos publicados por revistas especializadas, tendo ainda ministrado dezenas de palestras sobre a clonagem animal.Seus trabalhos de mestrado e doutorado resultaram na obtenção do primeiro produto latino americano de transferência nuclear (que deu origem à bezerra Vitória, na Embrapa); produção de uma bezerra clone a partir de células somáticas de vaca morta (Lenda, da Embrapa); do primeiro clone do clone da América Latina (Vitoriosa, da Embrapa) e ainda de duas bezerras clones de raça Junqueira, em vias de extinção (Porã e Potira).
Boletim Epidemiológico: MS registra 4.796 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 12.250 casos prováveis de Dengue, sendo 4.796 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 20ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (23). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 9 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Caarapó, Laguna Carapã, Maracaju, Japorã, Anastácio, Paranhos, Nioaque, Deodápolis, Iguatemi, Coronel Sapucaia, Sidrolândia, Cassilândia, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Amambai, Dourados, Nova Andradina e Naviraí registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 10.194 casos prováveis, sendo 2.701 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 28 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 6 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 20- 2025 (1) Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 20 – 2025 (1) Kamilla Ratier, Comunicação SES
Audiência Pública do “Maio Laranja” propõe encaminhamentos efetivos para proteger a infância
Com plenário lotado, a Câmara Municipal de Dourados realizou na última quarta-feira (21) a Audiência Pública ‘Infâncias Feridas: Prevenção e Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes’, em cumprimento à Lei Municipal nº 4.671/2021 – a Lei Raíssa da Silva Cabreira, também conhecida como Lei do Maio Laranja, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), proponente da audiência. O evento reuniu cerca de 400 pessoas e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições públicas, conselhos de direitos, profissionais da rede de proteção, estudantes, comunidade civil e lideranças sociais. A audiência foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Câmara, e segue disponível pelo link: www.youtube.com/watch?v=NomSVKj6r0g. A palestrante da noite, psicanalista Viviane Vaz, uma das idealizadoras da Campanha Maio Laranja, abordou o tema ‘Os efeitos do abuso no cérebro da criança e como a rede pode atuar na prevenção e atenção’. A especialista apresentou dados preocupantes, como o crescimento de 79% nas denúncias de imagens de abuso sexual na internet nos últimos dez meses, e explicou como o abuso impacta diretamente o desenvolvimento cerebral, emocional e social da criança. “O trauma vivido na infância afeta o cérebro em formação, especialmente áreas como o hipocampo, amígdala e córtex pré-frontal, responsáveis pela memória, empatia, tomada de decisões e regulação emocional. Precisamos romper o silêncio e acolher de forma precoce para salvar vidas”, destacou. Durante a audiência, o vereador Sergio Nogueira acolheu das falas as propostas de encaminhamentos que foram aprovadas pelos participantes presentes: Criação de CEINs em tempo integral para atendimento contínuo às crianças; Promoção de campanhas de prevenção à violência sexual e capacitação continuada dos educadores; Implementação de projetos sociais esportivos com apoio da FUNED e da Fundesporte; Atenção especializada às crianças vítimas de abuso, com escuta qualificada e tratamento adequado; Retomada urgente da construção da Casa da Mulher Brasileira; Criação da “’Escola de Pais’ para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade; Implantação de comunidades terapêuticas para tratamento de crianças e adolescentes em situação de dependência química. “É preciso agir com urgência e responsabilidade. Não podemos mais permitir que crianças vivam situações tão dolorosas sem uma resposta firme do poder público e da sociedade. A audiência mostrou que, quando unimos forças, conseguimos provocar mudanças reais”, afirmou Sergio Nogueira. A noite ainda foi marcada por apresentações culturais com alunos do CEIA Dom Alberto, do Hotelzinho Infantil Ágape e da SALVARE, reforçando a importância de promover uma infância segura, digna e feliz. O vereador Sergio Nogueira agradeceu o apoio da presidência da Câmara, da secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, dos conselhos CMDCA, COMCEX e Tutelares, e de todos que participaram e contribuíram com o evento. “Seguiremos firmes, defendendo nossas crianças e adolescentes, para que nenhuma infância seja marcada pela dor e pela violência”, finalizou.
Hortas Agroecológicas ganham espaço nas escolas municipais de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) está desenvolvendo o projeto Hortas Agroecológicas em espaços públicos da cidade, como forma de levar conhecimento e qualidade de vida à população. Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marçal Filho acompanhou o andamento deste trabalho na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen, no Parque do Lago II. No local, as atividades contam com parceria do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Na área situada próxima a quadra de esportes da escola já estão em pleno desenvolvimento hortaliças como alface, salsinha e couve. O prefeito Marçal Filho destacou que ações como esta são importantes para abordar junto às crianças, educação ambiental, sustentabilidade, qualidade de vida e ainda incentiva o trabalho em equipe. “Esse é um trabalho diferente que a prefeitura faz”, observou. “Temos hortas espalhadas em Ceims, postos de saúde e, aqui na escola, vemos esse lindo trabalho em desenvolvimento”, prosseguiu Marçal Filho. O aspecto educacional e de formação da cidadania foi destacado pelo prefeito. “Certamente marca muito essas crianças, pois algumas não têm essa noção, não tem esse contato com a terra e só veem a hortaliça lá no supermercado”, ressaltou. “Então, aqui é aprendizado e mostra sobre aproveitamento de espaço, ensina sobre plantio e colheita e incentiva a mão de obra em equipe”, apontou o prefeito. O secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontin destacou o trabalho em conjunto no local e citou que em pouco tempo, as hortaliças já poderão ser consumidas. “Juntamente com a Semed e com a Unigran, desenvolvemos essa ação”, explicou. “Entramos com maquinário pesado, preparamos todo o local, a equipe da Agronomia entrou com mudas de hortaliças e daqui a cerca de um mês já poderemos ter mais saúde na mesa com essa produção”, citou. A diretora da Escola Iria Lucia, Geise Marcondes destacou satisfação com novidade implementada na escola e citou que realiza alguns reparos na horta para, em breve, envolver os alunos nas atividades. Ela destacou ainda que posteriormente pretende envolver os pais e, também, a comunidade. E os professores vão montar projetos para cuidarem da horta. “Estamos ainda no início da implantação, mas esse é um compromisso que o projeto vá além de cultivar o alimento, que seja de inclusão e interação entre comunidade, alunos, professores”, enfatizou. Ainda de acordo com a diretora, a ideia é, além de contribuir na merenda escolar, também, disponibilizar a produção. “Como atendemos muitas comunidades carentes, que muitas vezes não têm acesso a frutas e legumes, a nossa ideia é que se produza muito para estarmos fornecendo para nossos alunos e para comunidade vizinha”, conta Geise Marcondes. Ela fez questão de agradecer à administração municipal pelo apoio à iniciativa da horta. “Só temos que agradecer à prefeitura, à Semaf, que disponibilizou o maquinário pesado e está dando o suporte”, ressaltou. “Nós tínhamos esse espaço e era abandonado e agora podemos produzir em grande escala e, segundo a equipe de apoio, em um mês teremos alface e outras verduras e legumes para enriquecer a merenda dos nossos alunos”, concluiu. Atualmente, além da Escola Iria Konzem, o projeto de Hortas Agroecológicas é desenvolvido nas escolas Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi, e Aurora Pedroso de Camargo, ambas da rede municipal de ensino. Também recebem o projetos as escolas estaduais Prof. Alício Araújo, Profª Floriana Lopes, Rita Angélica Barbosa Silveira, Antonia da Silveira Capilé e Vereador Moacir Djalma Barros, além da Associação DouraDown e a UBS Parque do Lago II.








