O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta a toda população do estado para um golpe que oferece inscrições para o CNH Social em troca de pagamento. Os golpistas oferecem inscrições para o programa CNH Social mediante pagamento de valores baixos que variam de 50 a 60 reais. O golpe é aplicado pelas Redes Sociais ou por e-mail. O programa CNH MS Social, do Governo de Mato Grosso do Sul, oferecido pelo Detran-MS, não cobra nenhum valor por inscrição. As inscrições são abertas através de edital específico que é publicado no Diário Oficial do Estado. O órgão ainda informa que no momento, não há nenhum edital de inscrição para o CNH MS Social aberto, mas estuda a possibilidade de abertura de um novo edital. “Estamos trabalhando em um novo edital, mas ainda não temos informações sobre quantidade de vagas, nem as datas”, explica a coordenadora do Programa CNH MS Social, Priscila Miyahira. O Detran orienta que as pessoas consultem os canais oficiais do Governo do Estado, principalmente a assistente virtual Glória, que através do Whatsapp 3368-0500 permite acessar todas as informações. As pessoas que já realizaram o pagamento de inscrições acreditando estar se inscrevendo para o CNH MS Social do Detran-MS, devem procurar a Polícia para um Boletim de Ocorrência. Assistente Virtual Com um visual moderno e acolhedor, a assistente virtual do Detran-MS, Glória, foi projetada para refletir a simpatia típica dos moradores de Mato Grosso do Sul. Desenvolvida para se comunicar de forma clara, descomplicada e acessível, ela é capaz de realizar consultas de pontuação da CNH, verificar débitos de veículos registrados no Estado, emitir guias, consultar informações sobre golpes, fake news e até encaminhar o usuário para um atendimento humano, sempre que solicitado, tudo isso sem sair da conversa no WhatsApp. A atendente virtual funciona 24 horas por dia para consultas de CNH e veículos. Já a emissão das guias, que no momento é realizada com suporte de atendentes humanos, está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, também pelo número (67) 3368-0500. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Ponta Porã avança em infraestrutura, saúde, educação, sustentabilidade e inclusão
Com foco no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida da população fronteiriça, foi lançado na noite de sexta-feira (23) o programa ‘Ponta Porã Avança!’. O evento marca um novo ciclo de entregas e investimentos do Estado, que somam R$ 167,8 milhões, além de recursos oriundos do município, do Governo Federal e de emendas parlamentares das bancadas estadual e do Congresso Nacional. O governador Eduardo Riedel, presente no evento, destacou o esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. “As emendas federais, sejam coletivas, sejam individuais, têm uma responsabilidade de aplicação por parte da nossa bancada, que é referência no Brasil. E dou dois exemplos. No Brasil, o maior percentual direcionado para projetos estruturantes é de Mato Grosso do Sul. O segundo dado importante tem relação com as emendas Pix. O Estado fez o levantamento desde 2020 e não tivemos um problema sequer com às emendas Pix. Todas rastreadas e entregue no destino. Isso é sinal de responsabilidade da nossa bancada”, lembrou. Riedel também anunciou a implantação da MS-380, no trecho que liga o entroncamento da MS-164 (em Ponta Porã) até a BR-463. A obra, atualmente em fase de licitação, prevê 36,4 km de pavimentação asfáltica, com investimento total de R$ 141 milhões. O trecho é considerado uma rota estratégica que conecta importantes regiões de produção agropecuária a um dos principais corredores logísticos da região. A obra será fundamental para melhorar a infraestrutura logística e a integração regional. O governador ainda destacou o montante destinado à educação. O Governo do Estado entregará importantes obras para o município como a construção da nova escola estadual no bairro Kamel Saad, com entrega prevista para julho de 2025, e a ampliação da Escola Estadual Prof. José Edson Domingos dos Santos, no assentamento Itamarati, com conclusão para agosto deste ano,. Outras obras estruturantes da educação lembradas foram a reforma da Escola Estadual Dep. Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha, com entrega prevista para o próximo mês de julho, e a entrega do novo bloco da UEMS, dentro da Escola Estadual João Brembatti Calvoso. O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, agradeceu o esforço do Governo de Mato Grosso do Sul, das bancadas estadual e federal e dos vereadores da Câmara Municipal. “A gente hoje entrega para a população de Ponta Porã muito trabalho junto com parceiros de primeira hora: Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, a nossa bancada federal, a UFMS, a UEMS, Fundect. Todo seu trabalho, todo seu emprego, toda força, aquilo que permite com que a gente possa chegar numa noite como essa e apresentar esse volume expressivo de obras e serviços que a nossa cidade vem recebendo”, disse o prefeito. O programa e os convênios firmados hoje estão divididos em eixos temáticos: Inovação, Formação e Desenvolvimento Econômico; Sustentabilidade, Saneamento e Serviços Públicos; Saúde, Cidadania e Inclusão Social; Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana. Juntos e com a participação de todos os parceiros os recursos ultrapassam R$ 300 milhões. No eixo “Inovação, Formação e Desenvolvimento Econômico” foram assinadas ordens de serviço para a construção de escola de tempo integral, a implantação do sistema educação 4.0 nas instituições da rede de ensino municipal, a parceria entre a prefeitura de Ponta Porã e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que dá continuidade do projeto do Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati – Rede de Soluções Sustentáveis, a Carta de Intenção com UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para a criação de comissão para Pós-Graduação em Turismo e Logística e cursos tecnológicos em Gastronomia e Mídias Sociais, a reforma e ampliação de prédio público para sede do Centro de Cultura deEmpreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré, e o lançamento dos programas do Ceimpp: InovaFronteira, Jovem Pro+, ComuniLab,Oficina de Ideias, Acolhe Bem Restaurante Social e ProEduca. No eixo “Sustentabilidade, Saneamento e Serviços Públicos” foram pactuados a revitalização da iluminação pública no município e a implantação da Central de Tratamento de Resíduos. Já no eixo “Saúde, Cidadania e Inclusão Social” foram assinados convênios, que também cotam com recursos de emendas parlamentares, para a construção da Unidade Básica de Saúde – Jardim das Rosas, a ampliação do CRAS Salgado Filho, a construção da Oficina Ortopédica, na rua Guia Lopes, e a aquisição de equipamentos para a Oficina Ortopédica do CER. Por último, no eixo “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” foram pactuados a restauração funcional de pavimento em diversas ruas e bairros, a pavimentação de estradas vicinais no Distrito Itamarati e na via Dorcelina Folador, a construção de 200 unidades habitacionais para servidores públicos, além da pavimentação e drenagem nos Bairro Júlia Cardinal, Jardim Planalto e termos de compromisso para para pavimentação no bairro Jardim Independência e na rua General Osório, a requalificação urbana do Trevo da Cuia e acesso ao Marambaia, a urbanização do fundo de vale do córrego Ponta Porã. A agenda, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomes, contou ainda com a presença do secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), do senador Nelson Trad Filho, dos deputados federais Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Gerado Resende, do presidente da Alems, Gerson Claro, dos deputados Mara Caseiro e Jamilson Name, e vereadores de Ponta Porã, e demais autoridades civis e militares. Também durante a solenidade foi realizado o lançamento da campanha municipal do Agasalho 2025, que contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel. “Quando a gente estende a mão, quando observamos ao nosso redor e fazemos mais pelas pessoas mais necessitadas, fazemos bem pra eles e pra nós. Acabamos de encerrar a campanha do Estado ‘Seu Abraço Aquece’ em Campo Grande. Ela foi um sucesso, conseguimos arrecadar as doações e vamos atender 333 instituições inscritas e conseguimos ampliar para 32 municípios”. Atração de novos negócios e empreendimentos Antes da solenidade, o governador Riedel participou de uma reunião no paço municipal de Ponta Porã, onde foram apresentaados projetos estratégicos, principalmente, na área de inovação e tecnologia. De acordo com a primeira-dama e secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, que fez a apresentação dos projetos, a iniciativa traz soluções criativas e integradas para problemas urbanos e
Agems integra agenda nacional de debates sobre exploração de petróleo, biometano e competitividade do gás natural
Ampliando conexões nas grandes discussões nacionais nas áreas de petróleo e gás, a Agência Estadual de Regulação (Agems) participa nesta semana de uma agenda nacional de debates sobre exploração de petróleo, biometano e competitividade do gás natural. Assessora jurídica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração da agência, a advogada Fabiola Porcaro é uma das painelistas do ‘Seminário Desafios e Soluções para Integração Gasífera Regional’, promovida pelo Ministério de Minas e Energia, em Brasília, nesta quinta-feira (22). O evento reuniu autoridades do setor energético de Brasil, Argentina, Paraguai e representantes da Organização Latino-Americana de Energia. Junto a especialistas de agências de diversos estados e da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a profissional leva as contribuições de Mato Grosso do Sul para o tema que enfoca os desafios tarifários como um passo para o aumento da competitividade do gás natural. “É um momento de importantes definições no setor energético para o Brasil e o Mato Grosso do Sul, em que o compartilhamento de conhecimento vai produzir os melhores resultados para o aproveitamento das fontes de energia nos diferentes projetos de desenvolvimento”, avalia o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. Regulação conectada O Seminário fecha uma agenda técnica de debates estratégicos que aconteceu esta semana no segmento energético. Na terça-feira (21), o compromisso foi no o Workshop “Margens Conjugadas do Atlântico Sul: Novas Descobertas & Sistemas Petrolíferos” e na Audiência Pública sobre regulamentação do Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. O Workshop promovido pela Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), reuniu especialistas, representantes governamentais do setor energético, Marinha do Brasil, da indústria e da academia em discussão sobre os desafios e oportunidades gerados com as descobertas recentes envolvendo possibilidades de exploração de petróleo e gás natural em regiões do litoral brasileiro. Já a Audiência Pública, foi uma oportunidade aberta pelo Ministério das Minas e Energia para receber contribuições à minuta do decreto que regulamenta o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano, criado pela Lei nº 14.993/2024. “Nossa participação demonstra o alinhamento da agência com os temas estratégicos do setor, acompanhando de perto os debates que envolvem segurança jurídica, regulação e expansão da matriz energética brasileira. Levamos contribuições, compartilhamos e trazemos conhecimento que são fundamentais para a regulação desse setor essencial no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, avalia Fabíola Porcaro. Comunicação Agems
Detran-MS marca presença em missão técnica internacional pela transformação digital e mobilidade urbana
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) marcou presença na Missão Técnica Internacional promovida pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que percorreu a Estônia, Finlândia e Suécia em busca de inovações em mobilidade e transformação digital no setor público. O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, integrou a comitiva composta por mais de 16 representantes de Detrans de todo o Brasil, além de integrantes da Senatran e parceiros da AND. O objetivo da missão foi aproximar os órgãos brasileiros das melhores práticas globais em mobilidade inteligente e serviços públicos digitais. Na Estônia, país referência mundial em governo digital, a delegação conheceu soluções avançadas como o e-Estonia Briefing Centre e empresas que utilizam inteligência artificial, sensores e energia renovável para melhorar a mobilidade urbana. A experiência foi especialmente relevante para Mato Grosso do Sul, que já mantém parceria com o Estônia Hub e lançou recentemente o novo portal Meu Detran alinhado ao conceito de governo digital. “Participar dessa missão foi uma oportunidade valiosa para perceber que Mato Grosso do Sul já caminha lado a lado com países líderes em inovação digital. As soluções que vimos validam a direção que o Detran-MS já vem tomando, especialmente na digitalização de serviços e foco na experiência do cidadão”, destacou Rudel Trindade. Uma das conferencistas na missão internacional foi Petra Holm, consultora em Transformação Digital da e-Estônia, que em novembro de 2024 conduziu palestra para o Detran-MS diretamente da Estônia. Na oportunidade, foi firmado Acordo de Cooperação Técnica para mapeamento de maturidade digital do órgão. A missão seguiu para a Finlândia, onde o grupo conheceu iniciativas da Finnish Transport and Communications Agency (TRAFICOM) e do Future Mobility Finland, que reforçam a centralidade do cidadão, sustentabilidade e automação nos sistemas de transporte. Já na Suécia, a comitiva participou de encontros com autoridades como a Trafikverket e o Trafikkontoret, além de visitar a startup Luvly AB, especializada em mobilidade urbana sustentável. A etapa também contou com reuniões diplomáticas na Embaixada do Brasil em Estocolmo, ampliando as perspectivas de parcerias internacionais. A missão foi encerrada com uma sessão de integração entre os participantes, fortalecendo o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o aprimoramento da gestão pública nos Detrans brasileiros. Para Mato Grosso do Sul, a experiência consolida o papel do Detran-MS como referência nacional em transformação digital no setor de trânsito. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS (Com informações AND)
Trump Confronta Ramaphosa com Alegações de Genocídio Branco em Tensa Reunião no Salão Oval
Em 21 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, protagonizou um encontro conturbado com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington. Durante a reunião, inicialmente planejada para discutir relações comerciais e fortalecer laços bilaterais, Trump apresentou vídeos e artigos impressos que, segundo ele, comprovariam um suposto “genocídio” contra fazendeiros brancos na África do Sul. Apontando para imagens de cruzes brancas em um vídeo, Trump afirmou que elas marcavam “túmulos de mais de mil fazendeiros brancos assassinados”. As alegações, amplamente refutadas por autoridades sul-africanas e verificações independentes, geraram um debate acalorado, com Ramaphosa rejeitando as acusações e destacando que a criminalidade no país afeta todas as raças, com a maioria das vítimas sendo negras. O episódio, amplamente coberto por veículos internacionais, reforça a necessidade de um diálogo baseado em fatos para abordar questões sensíveis como crime e reconciliação racial, valores essenciais para uma sociedade que busca justiça e estabilidade. O confronto começou após uma pergunta de um jornalista sobre o que seria necessário para convencer Trump de que não há genocídio branco na África do Sul. Antes que o presidente americano respondesse, Ramaphosa interveio, afirmando que “escutar as vozes dos sul-africanos” seria suficiente, destacando a presença de figuras brancas proeminentes em sua delegação, como os golfistas Ernie Els e Retief Goosen e o ministro da Agricultura, John Steenhuisen. Trump, no entanto, ordenou que as luzes fossem diminuídas e exibiu um vídeo que incluía imagens de cruzes brancas ao longo de uma estrada, que ele descreveu como “locais de sepultamento” de fazendeiros brancos, além de clipes de políticos oposicionistas, como Julius Malema, cantando a música antiapartheid “Kill the Boer” (Matar o Bôer). Ramaphosa, visivelmente surpreso, perguntou onde o vídeo foi filmado, afirmando nunca tê-lo visto antes, e destacou que as declarações exibidas não representam a política oficial do governo sul-africano.
Trump Anuncia Golden Dome: Sistema Antimísseis de US$ 175 Bilhões para Proteger os EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, revelou em 20 de maio de 2025, a partir do Salão Oval, um ambicioso plano para desenvolver o Golden Dome, um sistema de defesa antimísseis que promete revolucionar a segurança nacional. Com um custo estimado de US$ 175 bilhões, dos quais US$ 25 bilhões já foram propostos em um projeto de lei orçamentária, o programa visa criar uma rede de satélites e sensores espaciais capaz de detectar e interceptar mísseis, incluindo os lançados de qualquer parte do mundo ou até mesmo do espaço. Trump, acompanhado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que o sistema estará “totalmente operacional” antes do fim de seu mandato, em janeiro de 2029, e nomeou o general da Força Espacial Michael Guetlein para liderar o projeto. A iniciativa, que conta com o interesse do Canadá, reflete a prioridade de proteger a soberania americana contra ameaças crescentes, reforçando a importância de uma defesa robusta em um mundo de tensões geopolíticas. O Golden Dome, inspirado no sistema Iron Dome de Israel, mas em escala muito maior, é projetado para enfrentar mísseis balísticos, hipersônicos, de cruzeiro e até drones, sejam convencionais ou nucleares. Segundo a Casa Branca, o sistema integrará tecnologias de ponta, incluindo interceptores baseados no espaço – uma novidade para os EUA – e sensores terrestres e marítimos, como os já em desenvolvimento pela L3Harris em Fort Wayne, Indiana. O projeto responde a alertas do Pentágono sobre a sofisticação de mísseis desenvolvidos por adversários como China e Rússia, que, segundo a Defense Intelligence Agency, exploram lacunas nas defesas americanas. A proposta também incorporará sistemas existentes, como as baterias Patriot fornecidas à Ucrânia, e exigirá redes avançadas de comando e controle para integrar sensores e interceptores em uma defesa coesa. A participação do Canadá, confirmada por Trump e pelo primeiro-ministro Mark Carney, adiciona uma dimensão estratégica ao projeto. Em comunicado, o governo canadense destacou que as discussões com os EUA incluem o fortalecimento do NORAD e iniciativas como o Golden Dome, embora detalhes sobre a contribuição de Ottawa, incluindo custos e responsabilidades, permaneçam incertos. A colaboração reflete a interdependência de segurança na América do Norte, com o Canadá planejando instalar radares no Ártico, essenciais para monitorar ameaças vindas do Polo Norte. No entanto, a parceria enfrenta desafios, já que o orçamento canadense só será definido no outono de 2025, e há debates internos sobre o papel do país em abater mísseis balísticos, um tema controverso. O financiamento do Golden Dome, no entanto, é alvo de controvérsias. Embora Trump tenha destacado a alocação inicial de US$ 25 bilhões em sua proposta legislativa, apelidada de “One Big Beautiful Bill”, o Congressional Budget Office estima que os componentes espaciais do sistema podem custar entre US$ 161 e US$ 542 bilhões ao longo de duas décadas. Críticos, como o senador democrata Jack Reed, questionam a viabilidade do projeto, chamando-o de “fundo ilimitado” sem metas claras, enquanto apoiadores, como o senador republicano Roger Wicker, defendem o investimento como essencial para a segurança nacional. A proposta também gerou reações internacionais, com China e Rússia criticando o sistema como “desestabilizador”, alertando para uma possível corrida armamentista no espaço. O Golden Dome representa um marco na estratégia de defesa dos EUA, ecoando a Iniciativa de Defesa Estratégica de Ronald Reagan, mas com tecnologias mais avançadas, como as constelações de satélites inspiradas na rede Starlink da SpaceX, que já opera cerca de 7.000 satélites. Empresas como SpaceX, Palantir e Anduril estão entre as favoritas para contratos, enquanto a L3Harris já investiu US$ 150 milhões em sensores espaciais que podem ser adaptados ao projeto. Para muitos americanos, o Golden Dome simboliza um compromisso com a proteção do território nacional, reforçando valores de segurança e soberania em um cenário global cada vez mais complexo.
Douradense morre em acidente entre Palio e Hilux do prefeito de Laguna Carapã
Acidente de trânsito registrado na tarde desta sexta-feira (23/5), resultou na morte de Delibio Pavão Júnior, de 39 anos, morador de Dourados. Ele conduzia Fiat Pálio em direção à área rural de Laguna Carapã, quando colidiu com o veículo do prefeito do município, uma caminhonete Toyota Hilux. De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu no momento em que o prefeito tentava acessar uma empresa localizada às margens da via. A vítima estava transportando perfumes e cigarros, possivelmente produtos de contrabando. Com o impacto, Delibio sofreu ferimentos graves e foi socorrido por uma equipe do município, mas chegou ao hospital já sem vida. O prefeito permaneceu no local do acidente, prestou assistência e acionou os serviços de emergência. A ocorrência segue sob investigação das autoridades competentes. Luiz Guilherme e Sidnei Bronka
Polícia Civil localiza compartimento oculto com droga em caminhonete apreendida em Dourados
A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) localizou na manhã de segunda-feira (19), entorpecente oculto em uma caminhonete que havia sido apreendida anteriormente pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), durante a Operação Protetor. A nova apreensão foi possível após inspeção minuciosa realizada por policiais da Delegacia em uma oficina mecânica da cidade de Dourados, diante de indícios de que o veículo poderia estar com outros compartimentos preparados para o transporte de drogas. O veículo já havia sido apreendido no mês anterior, quando foram encontrados 120 tabletes de pasta base de cocaína e um tablete de cloridrato de cocaína escondidos em um fundo falso na carroceria. Na ocasião, o condutor do veículo, H.S.V., de 27 anos, foi preso em flagrante. Com a nova localização de entorpecente — 21 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 23 quilos — o prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).
Produtores rurais têm até 2 de junho para declarar rebanho em MS; prazo não será prorrogado
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) reforça o alerta especial aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul: termina no dia 2 de junho o prazo para que seja entregue a Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025. Realizar o procedimento é obrigatório e não haverá prorrogação de prazo de entrega. Até agora, pouco mais de 50% dos produtores cumpriram a exigência. Quem não realizar o procedimento de declaração dentro do prazo ficará sujeito a multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, o que pode impactar diretamente a comercialização e o transporte de animais. Independentemente do tamanho do rebanho, a obrigatoriedade vale para todos os criadores e abrange as espécies: bovinos e bubalinos; aves de subsistência (galinhas, patos, perus, codornas, aves ornamentais, entre outras); suínos de subsistência; caprinos e ovinos; equídeos (cavalos, asininos e muares); abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos. Como fazer a declaração? O processo pode ser feito de duas formas: Além de evitar sanções, o controle atualizado do rebanho é fundamental para garantir a vigilância sanitária no Estado, prevenir a disseminação de doenças e fortalecer o mercado agropecuário sul-mato-grossense, mantendo o Estado como referência em sanidade animal. Com alto volume de acessos próximo ao fim do prazo, existe a possibilidade do sistema onde é feita a declaração apresentar lentidão. Sendo assim, a Iagro orienta que os produtores não deixem para fazer o procedimento na última hora. Comunicação Governo de MS*com informações da Iagro








