A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está com inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A ação conta com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e visa cadastrar e capacitar famílias do município interessadas em acolher temporariamente crianças e adolescentes que, por determinação judicial, precisam ser afastados do convívio com seus responsáveis, devido à violação de direitos. O objetivo central do programa é o atendimento à criança e ao adolescente, na modalidade de acolhimento familiar, em forma de guarda subsidiada, na faixa etária de 0 (zero) a 17 anos, que necessitem ser afastadas da família de origem, por meio de medida de proteção, em caráter provisório e excepcional. O serviço propicia o acolhimento a menores que sofreram abandono, maus-tratos, abuso sexual, negligência grave ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As famílias, após se inscreverem no Serviço, serão cadastradas, capacitadas, selecionadas e habilitadas. Será necessário o parecer social favorável da equipe técnica para fazer parte do quadro de trabalho social do Serviço Família Acolhedora de Dourados. Entre os requisitos destacados no edital do Serviço, estão: ser maior de 21 anos, garantir condições mínimas de habitação à criança ou ao adolescente, possuir disponibilidade de tempo e interesse. Não existe restrição de sexo ou estado civil aos interessados. A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destaca que o acolhimento é excepcional e provisório. O serviço, implantado em 2018 no município, já acolheu mais de 50 crianças e os voluntários contam com suporte da equipe do Programa e um recurso financeiro. De acordo com a secretária, é um trabalho maravilhoso e que faz com que famílias da sociedade douradense possam acolher esses adolescentes. “As famílias cadastradas ficam com os menores em suas residências e a equipe técnica do serviço dá todo o apoio”, ressalta. “Existe ainda o aporte financeiro e tudo é voltado para que em tempo recorde ocorra uma destinação judicial melhor para o acolhido, conforme entendido pela justiça, a partir daí retornam para a família de origem ou vão para adoção”, destaca Shirley Flores Zarpelon. Atualmente há quatro crianças em acolhimento em Dourados. Todos os processos são acompanhados pela Vara Especializada da Infância e da Juventude. A secretária Shirley Zarpelon cita a importância desse ato de amor, cidadania e solidariedade. “É um trabalho grandiosíssimo, pois sabemos que nos primeiros anos de vida é que a pessoa está em desenvolvimento pessoal e essa convivência familiar e comunitária auxilia que esse desenvolvimento ocorra de forma segura, sendo de grande valia para a sociedade em um todo”, avalia. As inscrições tiveram início no dia 12 de maio e seguem até 14 de julho de 2025, e podem ser feitas presencialmente na sede do serviço, na Rua Hiran Pereira de Matos, 1520 – Vila Mary, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h (exceto feriados), ou pela internet, via formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeL3SQb96lnfNykXe1dTr3NbQrr3FoqFF5I17pHWFDMF5R-0g/viewform?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaevcWB__9C9ZcqLGgzuzKFKL1F13yWlLpJlZV9fQeOHD62cCqDyiDUiIjhqIg_aem_YJFCiSf63GGXHsJ0OPeQCw . Mais informações estão disponíveis pelo telefone (67) 99600-8026 ou pelo e-mail familiaacolhedora@dourados.ms.gov.br . CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO As famílias aprovadas passarão por um curso de capacitação, além de receber apoio contínuo da equipe técnica da Semas, com encontros, formações e visitas domiciliares. O serviço conta com o acompanhamento do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA).
Inspetor Cabral visita projeto social que oferece reforço escolar no bairro Santa Felicidade
Na última semana, o vereador Inspetor Cabral (PSD) visitou um projeto de reforço escolar que tem feito a diferença na vida de crianças que residem no bairro Santa Felicidade. A iniciativa é conduzida por dona Maria, moradora da região, que adaptou parte de sua residência para oferecer apoio pedagógico às crianças da comunidade. O projeto nasceu a partir de uma necessidade pessoal: dona Maria buscava maneiras de estimular o desenvolvimento e a socialização do filho autista. Com o tempo, a ação ganhou força e passou a atender também outras crianças da vizinhança, muitas delas em situação de vulnerabilidade social. Localizado em uma das regiões com menor acesso a equipamentos públicos voltados à educação complementar, o Santa Felicidade enfrenta desafios estruturais que afetam diretamente o desenvolvimento escolar de seus moradores. Por isso, iniciativas comunitárias como essa ganham relevância ainda maior. “É emocionante ver como uma iniciativa tão genuína pode ter um impacto tão profundo na comunidade. Dona Maria teve uma atitude corajosa ao transformar sua casa em um espaço de acolhimento e aprendizado. Projetos assim precisam ser valorizados, pois mostram como a união entre esforço individual e apoio comunitário pode gerar grandes resultados”, destacou Cabral. O projeto receberá em breve um importante reforço, pois um grupo de empresários e amigos, sensibilizados pela causa, está construindo um espaço próprio para as aulas e atividades. A nova estrutura também poderá ser utilizada para outras ações voltadas à comunidade. Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato pelo número (67) 99315-5151.
Trump Anuncia Tarifa de 50% sobre Importações da União Europeia a Partir de Junho
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em 23 de maio de 2025 a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as importações provenientes da União Europeia (UE), com início previsto para 1º de junho. A medida, divulgada por meio de sua plataforma Truth Social, é justificada pela alegação de que as negociações comerciais com o bloco europeu “não estão a dar frutos”. Segundo Trump, a UE tem sido “muito difícil de lidar” e mantém barreiras comerciais, impostos, penalidades corporativas e práticas que resultam em um déficit comercial anual de mais de US$ 250 bilhões com os EUA, um valor que ele considera “inaceitável”. A decisão, confirmada por fontes confiáveis como CNBC e The New York Times, intensifica as tensões transatlânticas e reacende temores de uma guerra comercial, enquanto reflete a ênfase do governo em proteger a economia americana e os valores de soberania nacional. A política de tarifas de Trump reflete uma estratégia de longo prazo para fortalecer a manufatura doméstica e reduzir déficits comerciais, mas críticos, como o economista Holger Schmieding, do Berenberg, alertam que uma tarifa de 50% pode levar a uma recessão na Europa e prejudicar a economia global. A abordagem também inclui ameaças a empresas como a Apple, com uma tarifa de 25% sobre iPhones fabricados fora dos EUA, sinalizando uma pressão mais ampla sobre cadeias de suprimento globais. Enquanto as negociações continuam, a possibilidade de um conflito comercial prolongado ameaça a estabilidade econômica, desafiando os princípios de cooperação transatlântica e reforçando a necessidade de políticas que equilibrem interesses econômicos com a preservação da ordem e da estabilidade global.
STF prorroga em 24 meses prazo para novas adesões de poupadores em acordo dos planos econômicos
O Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade dos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II, analisada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 165. O caso foi julgado na sessão virtual desta sexta-feira (23). Por unanimidade, o Tribunal prorrogou, por mais 24 meses, a possibilidade de adesão ao acordo coletivo firmado entre associações de instituições financeiras e de poupadores para o recebimento de diferenças de correção monetária em depósitos de poupança, os chamados expurgos inflacionários. A decisão também estabelece que os responsáveis pelo acordo coletivo devem fazer o possível para que mais poupadores optem pela adesão dentro do prazo estabelecido. Hiperinflação Os planos econômicos foram editados em um cenário de hiperinflação no Brasil. Em março de 1990, por exemplo, às vésperas da edição do Plano Collor, a inflação mensal chegou a 82,18%, equivalente a uma inflação anualizada de mais de 133.000%. A ação havia sido suspensa em razão de diversos acordos firmados, desde 2018, entre instituições bancárias e poupadores e homologados pelo STF com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) e da Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo). Em dezembro de 2022, o Tribunal prorrogou por mais 30 meses o aditivo do acordo coletivo, e, em agosto de 2023, o ministro Cristiano Zanin passou a relatar a ação, em razão da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Os acordos tiveram mais de 326 mil adesões e resultaram em pagamentos superiores a R$ 5 bilhões. Segurança jurídica O ministro Cristiano Zanin (relator) observou que o acordo coletivo, firmado em 2017, permitiu que milhares de poupadores tivessem acesso a uma solução antes mesmo do julgamento definitivo da ação. Contudo, mesmo com o êxito dessa iniciativa, Zanin considerou necessário o julgamento definitivo da ADPF, para assegurar a segurança jurídica e encerrar o processo. A seu ver, os planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II foram medidas legítimas de política econômica destinadas a preservar a ordem monetária. Ainda de acordo com o ministro, a homologação do acordo coletivo entre instituições financeiras e entidades representativas de poupadores é eficaz para solucionar demandas individuais e coletivas relativas aos expurgos inflacionários, sem necessidade de manifestação individual de todos os interessados. O ministro também ressaltou que a Constituição Federal considera legítima e eficaz a autocomposição como método de resolução de conflitos complexos e estruturais, inclusive em ações que discutem a validade de leis. Não votaram os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, que declararam suspeição. Edilene Cordeiro e Pedro Rocha/CR//CF
Trump Lança Programa de Autodeportação com Incentivos para Imigrantes Ilegais nos EUA
Em um movimento inédito, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou em maio de 2025 uma ordem executiva que institui o primeiro programa de autodeportação da história do país, batizado de “Project Homecoming”. A iniciativa, anunciada como parte de esforços para reforçar as políticas de imigração, oferece voos gratuitos e um incentivo financeiro de US$ 1.000 para imigrantes em situação irregular que optarem por deixar os Estados Unidos voluntariamente. A medida, confirmada por fontes como The New York Times e Fox News, reflete a prioridade do governo em intensificar a aplicação das leis migratórias, enquanto busca reduzir custos associados a deportações forçadas. O programa, que já realizou seu primeiro voo com 64 participantes, reacende o debate sobre segurança nas fronteiras e a preservação da soberania nacional, valores centrais para uma sociedade ordenada. O “Project Homecoming” teve início com um voo charter partindo do Texas em 19 de maio de 2025, levando 64 imigrantes para Honduras e Colômbia, conforme relatado pela Yahoo News. Os participantes, que escolheram a autodeportação, utilizaram o aplicativo CBP One, anteriormente empregado na gestão de entrada de migrantes, para agendar seus voos. O Departamento de Segurança Interna (DHS) destacou que a iniciativa visa facilitar a saída de imigrantes ilegais, evitando os elevados custos de processos de deportação, que, segundo o presidente Trump, podem economizar “bilhões de dólares” aos contribuintes. Em um pronunciamento, Trump afirmou: “Estamos tornando o mais fácil possível para que imigrantes ilegais deixem os EUA. Eles podem reservar um voo gratuito para qualquer país, desde que não seja aqui.” A oferta de US$ 1.000 por pessoa é apresentada como um incentivo para agilizar o processo e reduzir a pressão sobre o sistema de imigração. A ordem executiva, assinada em 9 de maio de 2025, também estabelece penalidades severas para aqueles que optarem por permanecer ilegalmente. Segundo a porta-voz de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, cerca de 7.000 imigrantes que não cumpriram ordens de deportação ou promessas de saída voluntária já enfrentaram multas que totalizam US$ 2 bilhões. A estratégia combina incentivos com medidas rigorosas, como a mobilização de milhares de tropas para a fronteira sudoeste e a ampliação de poderes para deportar supostos membros de gangues, conforme noticiado pela Bloomberg. Essas ações refletem o compromisso do governo com a segurança pública e a proteção dos recursos nacionais, em um contexto em que a imigração irregular é vista como um desafio à estabilidade social.
Facções Criminosas Influenciam Eleições Municipais de 2024 em 42 Cidades Brasileiras, Revela Relatório da PF
Um relatório sigiloso da Polícia Federal (PF), divulgado em maio de 2025, expôs a preocupante atuação de facções criminosas nas eleições municipais de 2024, com interferências confirmadas em pelo menos 42 cidades brasileiras. No estado de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC) teria investido cerca de R$ 8 bilhões no financiamento de candidaturas, segundo informações obtidas pelo programa Fantástico, da TV Globo. O documento, elaborado em conjunto com promotores de todo o país, aponta que o crime organizado buscou controlar resultados eleitorais, especialmente em pequenos municípios, para garantir acesso a recursos públicos e facilitar atividades ilícitas. A gravidade dessas revelações reforça a necessidade de medidas robustas para proteger a integridade do processo democrático e preservar os princípios de ordem e transparência que sustentam a sociedade brasileira. O caso mais emblemático ocorreu em João Dias, no Rio Grande do Norte, uma cidade de pouco mais de 2 mil habitantes. O prefeito Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo, e seu pai foram assassinados em agosto de 2024, durante a campanha pela reeleição. As investigações apontam que o crime foi orquestrado por traficantes ligados ao PCC, em retaliação a uma disputa de poder iniciada em 2020. Segundo a Polícia Civil, Marcelo havia renunciado à prefeitura em 2021, após receber R$ 500 mil de Francisco Deusamor Jácome, um traficante condenado por tráfico internacional e ligado ao líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola. O acordo previa que Damária Jácome, irmã de Deusamor, assumisse o cargo. Após a renúncia, Damária governou até 2022, quando a Justiça anulou a decisão e reconduziu Marcelo, que passou a colaborar com investigações contra a família Jácome. O assassinato, executado em uma barbearia, envolveu nove suspeitos presos e quatro foragidos, incluindo Damária e sua irmã Leidiane, vereadora da cidade. O relatório da PF destaca que a estratégia das facções não se limita a João Dias. Em São Paulo, o investimento de R$ 8 bilhões pelo PCC visava eleger candidatos a prefeito e vereador em diversas cidades, com o objetivo de controlar secretarias estratégicas e acessar verbas federais. De acordo com o delegado Carlos Michel Teixeira Fonseca, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, as prefeituras atraem o crime organizado por gerirem grandes quantias, como os R$ 23 milhões de receita de João Dias em 2023, segundo o IBGE. Essa influência facilita a lavagem de dinheiro e o desvio de recursos, comprometendo serviços essenciais para a população. Em outros estados, como Ceará, Amazonas e Minas Gerais, operações da PF, como a “Tupinambarana Liberta” em Parintins (AM) e a “Integridade Eleitoral” em São Borja (RS), desarticularam esquemas de coação de eleitores e financiamento ilícito, evidenciando a extensão do problema. A atuação do crime organizado nas eleições também incluiu táticas como extorsão de candidatos, ameaças a eleitores e proibição de campanhas em áreas dominadas por facções. No Ceará, por exemplo, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) relatou que candidatos em Santa Quitéria foram obrigados a pagar taxas para realizar campanhas em territórios controlados por grupos como o Comando Vermelho. Em Minas Gerais, cerca de mil candidaturas foram investigadas por suspeitas de financiamento por facções em 17 cidades. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a presidência da ministra Cármen Lúcia, respondeu com medidas como a criação de um núcleo de especialistas para monitorar candidaturas e a presença de juízes em todos os municípios no dia da votação, além do envio de tropas federais para cidades como Cabedelo e Fagundes, na Paraíba. A interferência de facções nas eleições de 2024 revela uma ameaça crescente à democracia brasileira. A ocupação de cargos públicos por aliados do crime organizado compromete a governança e a confiança nas instituições, enquanto a violência política, que resultou em 76 mortes no ano, segundo o Grupo de Investigação Eleitoral da Unirio, agrava o clima de insegurança. A resposta das autoridades, que inclui operações da PF e a apreensão de R$ 46 milhões em bens ligados a crimes eleitorais, demonstra um esforço para conter o problema. Contudo, a escala dos investimentos criminosos, como os R$ 8 bilhões em São Paulo, sublinha a urgência de fortalecer a fiscalização e proteger os valores de integridade e soberania popular que são fundamentais para o futuro do país.
PF e Receita Federal combatem o tráfico de drogas no MS
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (23/5), a Operação Grande Família, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Corumbá/MS. A ação contou com o apoio da Receita Federal. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante e a apreensão de cerca de 50 kg de cocaína, em 2023. Apurou-se que o grupo, formado por integrantes de uma mesma família, realizava o transporte de cocaína da Bolívia para diversas cidades do Brasil. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Corumbá/MS. O cumprimento das ordens judiciais resultou na apreensão de mídias com conteúdo digital, que serão submetidas a análises periciais e integrarão o inquérito, com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede criminosa de aquisição, transporte e venda de entorpecentes.
Detran de Mato Grosso do Sul alerta que inscrição para CNH gratuita em redes sociais é golpe
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta a toda população do estado para um golpe que oferece inscrições para o CNH Social em troca de pagamento. Os golpistas oferecem inscrições para o programa CNH Social mediante pagamento de valores baixos que variam de 50 a 60 reais. O golpe é aplicado pelas Redes Sociais ou por e-mail. O programa CNH MS Social, do Governo de Mato Grosso do Sul, oferecido pelo Detran-MS, não cobra nenhum valor por inscrição. As inscrições são abertas através de edital específico que é publicado no Diário Oficial do Estado. O órgão ainda informa que no momento, não há nenhum edital de inscrição para o CNH MS Social aberto, mas estuda a possibilidade de abertura de um novo edital. “Estamos trabalhando em um novo edital, mas ainda não temos informações sobre quantidade de vagas, nem as datas”, explica a coordenadora do Programa CNH MS Social, Priscila Miyahira. O Detran orienta que as pessoas consultem os canais oficiais do Governo do Estado, principalmente a assistente virtual Glória, que através do Whatsapp 3368-0500 permite acessar todas as informações. As pessoas que já realizaram o pagamento de inscrições acreditando estar se inscrevendo para o CNH MS Social do Detran-MS, devem procurar a Polícia para um Boletim de Ocorrência. Assistente Virtual Com um visual moderno e acolhedor, a assistente virtual do Detran-MS, Glória, foi projetada para refletir a simpatia típica dos moradores de Mato Grosso do Sul. Desenvolvida para se comunicar de forma clara, descomplicada e acessível, ela é capaz de realizar consultas de pontuação da CNH, verificar débitos de veículos registrados no Estado, emitir guias, consultar informações sobre golpes, fake news e até encaminhar o usuário para um atendimento humano, sempre que solicitado, tudo isso sem sair da conversa no WhatsApp. A atendente virtual funciona 24 horas por dia para consultas de CNH e veículos. Já a emissão das guias, que no momento é realizada com suporte de atendentes humanos, está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, também pelo número (67) 3368-0500. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Ponta Porã avança em infraestrutura, saúde, educação, sustentabilidade e inclusão
Com foco no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida da população fronteiriça, foi lançado na noite de sexta-feira (23) o programa ‘Ponta Porã Avança!’. O evento marca um novo ciclo de entregas e investimentos do Estado, que somam R$ 167,8 milhões, além de recursos oriundos do município, do Governo Federal e de emendas parlamentares das bancadas estadual e do Congresso Nacional. O governador Eduardo Riedel, presente no evento, destacou o esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. “As emendas federais, sejam coletivas, sejam individuais, têm uma responsabilidade de aplicação por parte da nossa bancada, que é referência no Brasil. E dou dois exemplos. No Brasil, o maior percentual direcionado para projetos estruturantes é de Mato Grosso do Sul. O segundo dado importante tem relação com as emendas Pix. O Estado fez o levantamento desde 2020 e não tivemos um problema sequer com às emendas Pix. Todas rastreadas e entregue no destino. Isso é sinal de responsabilidade da nossa bancada”, lembrou. Riedel também anunciou a implantação da MS-380, no trecho que liga o entroncamento da MS-164 (em Ponta Porã) até a BR-463. A obra, atualmente em fase de licitação, prevê 36,4 km de pavimentação asfáltica, com investimento total de R$ 141 milhões. O trecho é considerado uma rota estratégica que conecta importantes regiões de produção agropecuária a um dos principais corredores logísticos da região. A obra será fundamental para melhorar a infraestrutura logística e a integração regional. O governador ainda destacou o montante destinado à educação. O Governo do Estado entregará importantes obras para o município como a construção da nova escola estadual no bairro Kamel Saad, com entrega prevista para julho de 2025, e a ampliação da Escola Estadual Prof. José Edson Domingos dos Santos, no assentamento Itamarati, com conclusão para agosto deste ano,. Outras obras estruturantes da educação lembradas foram a reforma da Escola Estadual Dep. Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha, com entrega prevista para o próximo mês de julho, e a entrega do novo bloco da UEMS, dentro da Escola Estadual João Brembatti Calvoso. O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, agradeceu o esforço do Governo de Mato Grosso do Sul, das bancadas estadual e federal e dos vereadores da Câmara Municipal. “A gente hoje entrega para a população de Ponta Porã muito trabalho junto com parceiros de primeira hora: Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, a nossa bancada federal, a UFMS, a UEMS, Fundect. Todo seu trabalho, todo seu emprego, toda força, aquilo que permite com que a gente possa chegar numa noite como essa e apresentar esse volume expressivo de obras e serviços que a nossa cidade vem recebendo”, disse o prefeito. O programa e os convênios firmados hoje estão divididos em eixos temáticos: Inovação, Formação e Desenvolvimento Econômico; Sustentabilidade, Saneamento e Serviços Públicos; Saúde, Cidadania e Inclusão Social; Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana. Juntos e com a participação de todos os parceiros os recursos ultrapassam R$ 300 milhões. No eixo “Inovação, Formação e Desenvolvimento Econômico” foram assinadas ordens de serviço para a construção de escola de tempo integral, a implantação do sistema educação 4.0 nas instituições da rede de ensino municipal, a parceria entre a prefeitura de Ponta Porã e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que dá continuidade do projeto do Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati – Rede de Soluções Sustentáveis, a Carta de Intenção com UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para a criação de comissão para Pós-Graduação em Turismo e Logística e cursos tecnológicos em Gastronomia e Mídias Sociais, a reforma e ampliação de prédio público para sede do Centro de Cultura deEmpreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré, e o lançamento dos programas do Ceimpp: InovaFronteira, Jovem Pro+, ComuniLab,Oficina de Ideias, Acolhe Bem Restaurante Social e ProEduca. No eixo “Sustentabilidade, Saneamento e Serviços Públicos” foram pactuados a revitalização da iluminação pública no município e a implantação da Central de Tratamento de Resíduos. Já no eixo “Saúde, Cidadania e Inclusão Social” foram assinados convênios, que também cotam com recursos de emendas parlamentares, para a construção da Unidade Básica de Saúde – Jardim das Rosas, a ampliação do CRAS Salgado Filho, a construção da Oficina Ortopédica, na rua Guia Lopes, e a aquisição de equipamentos para a Oficina Ortopédica do CER. Por último, no eixo “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” foram pactuados a restauração funcional de pavimento em diversas ruas e bairros, a pavimentação de estradas vicinais no Distrito Itamarati e na via Dorcelina Folador, a construção de 200 unidades habitacionais para servidores públicos, além da pavimentação e drenagem nos Bairro Júlia Cardinal, Jardim Planalto e termos de compromisso para para pavimentação no bairro Jardim Independência e na rua General Osório, a requalificação urbana do Trevo da Cuia e acesso ao Marambaia, a urbanização do fundo de vale do córrego Ponta Porã. A agenda, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomes, contou ainda com a presença do secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), do senador Nelson Trad Filho, dos deputados federais Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Gerado Resende, do presidente da Alems, Gerson Claro, dos deputados Mara Caseiro e Jamilson Name, e vereadores de Ponta Porã, e demais autoridades civis e militares. Também durante a solenidade foi realizado o lançamento da campanha municipal do Agasalho 2025, que contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel. “Quando a gente estende a mão, quando observamos ao nosso redor e fazemos mais pelas pessoas mais necessitadas, fazemos bem pra eles e pra nós. Acabamos de encerrar a campanha do Estado ‘Seu Abraço Aquece’ em Campo Grande. Ela foi um sucesso, conseguimos arrecadar as doações e vamos atender 333 instituições inscritas e conseguimos ampliar para 32 municípios”. Atração de novos negócios e empreendimentos Antes da solenidade, o governador Riedel participou de uma reunião no paço municipal de Ponta Porã, onde foram apresentaados projetos estratégicos, principalmente, na área de inovação e tecnologia. De acordo com a primeira-dama e secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, que fez a apresentação dos projetos, a iniciativa traz soluções criativas e integradas para problemas urbanos e








