A Defesa Civil destaca que Dourados está sob alerta de queda de temperatura nos próximos dias e, diante disso a população precisa adotar alguns cuidados para preservar a saúde. O órgão, direcionado pela prefeitura, ressalta ainda a possibilidade de pancadas de chuva na região. A Diretora Técnica da Defesa Civil de Dourados, Rosane Johann Braun, cita que conforme avaliado pela equipe, a partir de 23h, desta terça-feira (27), pancadas de chuva com volume estimado de 20mm a 40mm podem acontecer e, já a partir da quarta-feira (28), está prevista uma queda brusca de temperatura de 5°C a 10°C. Diante das condições climáticas, a determinação do prefeito Marçal Filho é um trabalho preventivo e de atendimento a “campo” quando necessário. “Diante das temperaturas próximas dos 30°C nesta terça-feira e da previsão de uma mudança climática brusca, a população deve redobrar os cuidados. A orientação do prefeito Marçal Filho é para que nossa equipe intensifique a divulgação de informações e esteja permanentemente disponível para atender à comunidade”, destacou Rosane Braun. Na previsão detalhada, Dourados pode registrar chuva nesta quarta-feira (28) e temperatura entre 11°C e 23°C. Para a quinta-feira (29), a previsão é de sol e temperatura entre 7°C e 14 °C . Na sexta-feira (30) não deve chover e a temperatura mínima prevista é de 6 °C e a máxima de 16°C . Confira algumas orientações importantes para enfrentar o frio com segurança: Agasalhe-se bem – Use roupas quentes, de preferência em camadas. Proteger extremidades como mãos, pés e cabeça é essencial. Mantenha-se em ambientes aquecidos – Evite a exposição prolongada ao frio. Mantenha janelas fechadas à noite e, se possível, use cobertores ou aquecedores com segurança. Cuide de pessoas vulneráveis – Crianças, idosos e pessoas em situação de rua são mais sensíveis às baixas temperaturas. Ofereça ajuda ou acione os serviços de assistência social, caso necessário. A prefeitura tem realizado a distribuição de cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Vale destacar ainda que a Assistência Social oferece serviço de pernoite na Casa da Acolhida e fica a critério do cidadão em situação de rua aceitar ou não o acolhimento. Vacine-se – A vacina contra a influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM), sendo a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações. Proteja seus animais de estimação – Leve-os para locais abrigados e forneça cobertas, se possível. Cuidado com o uso de aquecedores e fogareiros – Evite equipamentos improvisados que podem causar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono. Ventile os ambientes adequadamente. SERVIÇO – Em caso de emergência, acione a Defesa Civil. Ligue 199.
Câmara aprova projeto de acessibilidade com prazo de 2028 para microempresas se adaptarem
A Câmara de Vereadores de Dourados aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 64/2025, de autoria do Executivo, que estabelece regras de acessibilidade para imóveis e renovação de alvarás. Além disso, os vereadores apresentaram emenda, que foi incluída na proposta e que amplia para 2028 o prazo para as microempresas se adequarem às normas exigidas e realizem as adequações necessárias nos imóveis para obter ou renovar o alvará de funcionamento. No projeto original o prazo seria até 2026. A emenda, apresentada pelos vereadores, tem a finalidade de garantir responsabilidade social, principalmente com os pequenos empreendedores, que muitas vezes enfrentam limitações financeiras e estruturais para atender todas as exigências técnicas no curto prazo. A proposta reconhece a importância das normas de acessibilidade, mas também entende que é preciso respeitar a realidade econômica de quem gera emprego e movimenta a economia local. Ao estender o prazo, a Câmara garante que microempresas não sejam penalizadas injustamente e tenham tempo para planejar as mudanças de forma consciente e sustentável. A presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), destacou que a mudança foi construída com diálogo e bom senso. “Não se trata de adiar a acessibilidade, mas de oferecer condições reais para que todos consigam cumprir a lei. A acessibilidade é um direito, mas a permanência dos pequenos negócios também é. Nosso papel é equilibrar isso”, afirmou. O ajuste no prazo foi incluído no projeto de lei de autoria da prefeitura, que também foi aprovado em primeira discussão e votação. A proposta traz um conjunto de normas que organizam e tornam mais justas as regras para emissão e renovação de alvarás em Dourados, levando em conta as exigências da Lei Federal nº 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Segundo o projeto, todo empreendimento deverá comprovar que imóvel está adequado às normas de acessibilidade para continuar funcionando regularmente. A proposta também cria um novo sistema de classificação por complexidade, que diferencia os estabelecimentos conforme o porte, o tipo de atividade e a estrutura física do imóvel. Para empreendimentos de menor porte, como pequenos comércios, será possível apresentar uma autodeclaração de acessibilidade, sem a necessidade de laudos técnicos complexos. Já estabelecimentos maiores ou com grande circulação de pessoas precisarão apresentar laudos assinados por profissionais habilitados (com ART ou RRT), e alguns casos ainda exigirão vistoria da prefeitura. Além disso, o projeto institui a Certidão de Acessibilidade, documento que será obrigatório para obter ou renovar o alvará de funcionamento. A validade dessa certidão será de cinco anos, e haverá um procedimento simplificado para renovação, caso não haja alterações na estrutura do imóvel. A proposta também prevê casos específicos em que será possível apresentar um laudo técnico apontando a impossibilidade de adaptação, especialmente para imóveis muito antigos, respeitando assim as limitações técnicas de cada local.De acordo com a Prefeitura, o objetivo central do projeto é garantir a acessibilidade de forma responsável e gradual, respeitando as diferentes realidades dos estabelecimentos e promovendo inclusão sem gerar obstáculos intransponíveis para quem empreende. A lei busca tornar Dourados uma cidade mais justa, acessível e acolhedora, sem deixar de lado o apoio ao desenvolvimento econômico. De acordo com a presidente Liandra, a expectativa é que, com essa legislação, o município avance tanto na garantia de direitos das pessoas com deficiência, quanto no apoio concreto a quem gera renda e empregos. O projeto agora segue para segunda votação e, se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito.
Agetran mantém revitalização de pontos de ônibus
A Prefeitura de Dourados mantém a revitalização de pontos de ônibus no município. Os trabalhos, conduzidos por equipes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), estão concentrados na principal avenida da cidade, a Marcelino Pires, e serão estendidos para outras vias centrais e, também, para os bairros. A preocupação não é apenas com a estética, mas sim com a comodidade, bem-estar e autoestima dos passageiros que poderão contar com aparelhos públicos bem cuidados, limpos e sinalizados. Na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Marçal Filho acompanhou a execução do serviço em três pontos na região da Cabeceira Alegre. As estruturas metálicas passaram por reparos e receberam nova pintura, inclusive no piso. “Estamos cuidando da cidade nos detalhes, porque é isso que faz a diferença na vida das pessoas”, enfatizou. “Esses pontos precisam ser revitalizados, e é isso que estamos fazendo para proporcionar mais qualidade de vida para os usuários do transporte coletivo”, destacou o prefeito. De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, as equipes estão vistoriando todos os pontos de ônibus da cidade. Aqueles em boas condições passam por pintura, enquanto os que apresentam falhas estruturais são encaminhados para reparo por serralheiros. “Pontos que oferecem risco de ferimento aos passageiros ou estão com ferrugem e até mesmo quebradas, são recuperadas, toda estrutura passa por vistoria e, somente depois, recebe uma tinta nova”, explica Juscelino Cabral. Atualmente, Dourados possui modelos variados de pontos de ônibus, de concreto, metálico e até estruturas mais simples de madeira, sem cobertura. A meta da prefeitura é, além de revitalizar os existentes, ampliar a quantidade de pontos com cobertura em toda a cidade. “As pessoas não podem ficar expostas ao sol ou chuva enquanto esperam pela chegada do ônibus, de forma que vamos trabalhar muito para que até o final do nosso mandato todos os pontos tenham o mesmo padrão”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. Paralelamente ao trabalho de revitalização, a Agetran segue com a manutenção da sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal. Nesta semana, os serviços estão concentrados na região do Jardim Cristhais. “O cuidado com a sinalização é outra determinação do prefeito Marçal Filho, que exige reforço principalmente nos cruzamentos mais perigosos e nas regiões com maiores incidências de acidente de trânsito”, ressalta Juscelino Cabral.
Inspetor Cabral cobra apuração sobre perda de quase R$ 500 mil em medicamentos vencidos
Durante a 17ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (26), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou requerimento solicitando esclarecimentos formais sobre a perda de aproximadamente R$ 500 mil em medicamentos e insumos da rede pública de saúde do município, em razão do vencimento do prazo de validade dos produtos. Segundo o parlamentar, trata-se de um fato grave, que teria ocorrido na gestão anterior, com impacto direto nos cofres públicos e na vida da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). No documento, o vereador questiona quais medidas foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde e/ou pela Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud) após a constatação da perda dos medicamentos, em fevereiro deste ano. Ele também solicita informações sobre o descarte dos insumos vencidos, como local, data, forma de descarte e documentos que comprovem o cumprimento das normas sanitárias e ambientais. Além disso, o requerimento busca saber se foi instaurada sindicância ou procedimento administrativo para apuração das responsabilidades, se houve investigação ou punição de servidores envolvidos, quem era o responsável direto pelo controle e fiscalização dos prazos de validade e quais providências estão sendo tomadas atualmente para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. “O desperdício de meio milhão de reais em medicamentos e insumos representa um prejuízo enorme para o município e para a população que depende do SUS. Precisamos saber se houve responsabilização dos envolvidos, se houve omissão, e principalmente, se hoje existem mecanismos eficientes para evitar que isso volte a acontecer. A transparência é fundamental”, afirmou o vereador. O requerimento foi encaminhado ao Executivo Municipal.
Prefeitura distribui cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Com a previsão climática apontando frio intenso ainda nesta semana na região Sul de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Dourados se antecipou à “virada de tempo” e entregou, na noite desta segunda-feira (26), em vários pontos da cidade, cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao mesmo tempo em que distribui cobertores, a Prefeitura de Dourados também realiza nesta quarta-feira (28), no CRAS Vila Vargas, o brechó solidário com roupas doadas na campanha do agasalho que está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A distribuição de cobertores, também coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em ação conjunta com a Guarda Municipal, contou com participação do prefeito Marçal Filho, que destacou a iniciativa e o objetivo de aquecer as pessoas expostas às baixas temperaturas. “Juntamente a minha equipe nos antecipamos à chegada do frio e viemos trazer mais alento para quem precisa”, disse o prefeito. O primeiro grupo de pessoas beneficiadas com a entrega dos cobertores estava concentrado na Praça Paraguaia, no Jardim Itália, onde cerca de 10 vulneráveis receberam o agasalho. Na sequência, a equipe e o prefeito foram na região do Residencial Guassu, onde localizaram uma família residindo em um barraco de plástico preto e totalmente exposta ao frio. Eles também receberam cobertores. “Na sequência, as viaturas atenderam pessoas em situação de rua na Praça do Cinquentenário e nas imediações do Terminal Rodoviário de Dourados”, explica Jamil da Costa Matos, comandante da Guarda Municipal de Dourados. A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, disse que a distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua seguirá nos próximos dias, afim de proteger essa população vulnerável nos dias mais gelados do inverno que se aproxima. A Guarda Municipal participará da entrega dos cobertores no município, sobretudo identificando os locais onde estão as pessoas em situação de rua e dando suporte às equipes da assistência social. A ação ocorrerá conforme a demanda e, no primeiro momento, os agentes da Prefeitura de Dourados oferecerão transporte até a Casa da Acolhida. “Aqueles que não quiserem ir para o abrigo, vão receber os cobertores para se protegerem do frio”, explica a secretária. Shirley Zarpelon anunciou ainda que a Assistência Social oferece serviço de pernoite na Casa da Acolhida e fica a critério do cidadão em situação de rua aceitar ou não o acolhimento. O inverno começa oficialmente no dia 20 de junho, no entanto, a previsão aponta que as temperaturas em Dourados devem despencar da média dos 30 graus para 7 graus já nesta quinta-feira (29). “Determinei tanto à Guarda Municipal quanto à Secretaria Municipal de Assistência Social que mantenham a vigilância constante para identificar e assistir as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. CAMPANHA DO AGASALHO Ao mesmo tempo em que atende as pessoas vulneráveis, a Prefeitura de Dourados continua com a Campanha do Agasalho 2025, que neste ano tem o tema “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”. A campanha foi lançada no CRAS do Parque do Lago II, onde serão atendidas famílias/indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social referenciados no território daquela unidade. Os demais CRAS também estão arrecadando itens de inverno para doações e organizando as destinações. A entrega dos agasalhos será feita por meio de “Brechós Solidários”, com toda organização das doações por tamanho infantil e adulto, masculino/feminino, sendo publicizado através da Prefeitura e mídias, mostrando para comunidade douradense a importância da solidariedade e o bem humanitário para a população carente. Caixas para coletas de doações estão disponibilizadas em vários pontos da cidade. Em cada unidade parceira das Secretarias e da Prefeitura e locais privados que aceitaram a parceria, foi instalada uma caixa personalizada para a coleta dos artigos de inverno, como agasalhos, sapatos, toucas, cobertores, meias, mantas, entre outros. Os itens podem ser novos ou usados, desde que em bom estado. A secretária Shirley Flores Zarpelon explica que a iniciativa da campanha atende recomendação do prefeito Marçal Filho e busca contemplar o maior número de famílias e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social no período de inverno que se aproxima. “Doar agasalho é um ato de amor”, enfatiza. “Esperamos contar com a solidariedade da população douradense e das empresas para que nenhuma pessoa passe frio em Dourados”, finaliza.
Prefeitura atende iniciativa do vereador Souza e implementa sistema digital para aprovação de projetos
A Prefeitura de Dourados anunciou a implantação de um sistema digital inédito para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos. A medida tomada no início desta semana promete dar mais agilidade, transparência e eficiência ao processo de emissão de alvarás, exatamente como defendido pelo vereador Edson Souza (União Brasil) em iniciativa realizada no início deste ano. Em fevereiro, Souza promoveu reunião na Câmara Municipal de Dourados reunindo arquitetos, engenheiros e o secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, com o objetivo de discutir os entraves enfrentados na aprovação de projetos e emissão de alvarás. Durante o encontro, o vereador propôs a modernização do processo por meio da digitalização, com foco na agilidade e na possibilidade de acompanhamento em tempo real dos trâmites pelos profissionais da área. “Essa era uma demanda legítima da categoria, que nos procurou com essas preocupações, e nós buscamos o diálogo direto com o Executivo para encontrar uma solução viável. Ver agora a Prefeitura colocando esse sistema em funcionamento é uma grande vitória para todos”, destacou. Com o novo sistema, arquitetos e engenheiros poderão enviar seus projetos de forma totalmente digital, sem necessidade de entrega física de documentos, acompanhando cada etapa de forma transparente e célere. A expectativa é que isso reduza significativamente os prazos e incentive o crescimento ordenado da cidade. Para Souza, trata-se de um exemplo claro de como o trabalho legislativo, feito com responsabilidade e articulação, pode trazer resultados concretos. “Essa conquista foi construída coletivamente. Ouvimos os profissionais, intermediamos o diálogo e agora estamos vendo a concretização de algo que pode transformar positivamente o setor da construção civil em Dourados”, concluiu.
Polícia Civil esclarece falsa comunicação de roubo à mão armada registrada em Dourados
Durante investigações sobre uma tentativa de roubo à mão armada ocorrida na madrugada da última sexta-feira, 23, nas proximidades do trevo do DOF, em Dourados, policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia perceberam que a versão da suposta vítima era incongruente com os fatos apresentados durante registro de boletim de ocorrência. Dessa forma, durante diligências, foi possível constatar que uma série de divergências foram surgindo, como a rota realizada pela vítima, os locais por onde passou, pontos da cidade onde teria estado, o que fez com que o comunicante confessasse que estava embriagado na ocasião e poderia ter se ‘’enganado’’ sobre o ocorrido. O homem de 26 anos foi novamente ouvido formalmente e relatou que uma combinação de medicamentos e álcool pode ter feito com que ele tivesse pensado que dois indivíduos que estavam no acostamento da pista tentariam assalta-lo com armas de fogo. A natureza do boletim de ocorrência foi modificada para “Comunicação falsa de crime ou de contravenção’’, que prevê pena de detenção de até 6 meses para quem comunica ocorrência criminal que sabe não ter acontecido.
Prestação de Contas referentes ao Primeiro Quadrimestre de 2025 será nesta quinta-feira
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quinta-feira (29) a audiência pública para Prestação de Contas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por proposição do deputado Lucas de Lima (Sem Partido), presidente da Comissão Permanente de Saúde. O evento tem início previsto às 14h e acontecerá no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. Durante a audiência, serão apresentados os Relatórios Detalhados referentes ao Primeiro Quadrimestre do ano de 2025. A obrigatoriedade de apresentação do relatório consta na Lei Complementar 141/2012, que trata sobre valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, estados e municípios em ações e serviços públicos de Saúde. De acordo com a lei, o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá apresentar, em audiência pública na Casa Legislativa, o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior. Nesse documento, devem ser informadas a aplicação de recursos, auditorias, oferta e produção de serviços e indicadores da área da Saúde.
Homem é preso com carga de drogas na BR-463 entre Ponta Porã e Dourados
Nesta segunda-feira (26), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu Igor Henrique Amorozinho Roque, de 25 anos, acusado de tráfico de drogas, na BR-463 entre Ponta Porã e Dourados. Segundo o boletim de ocorrência, Igor, residente em Jaboticabal (SP), conduzia um veículo Jeep Renegade, acompanhado da esposa e dos três filhos, sendo um bebê de apenas seis meses, outro de um ano e quatro meses e o terceiro de três anos. Durante a abordagem, o motorista disse aos policiais que estava em Ponta Porã a passeio e que possuía um lava-jato, mas já estava retornando para a cidade onde mora. Desconfiados, a equipe resolveu vistoriar o carro e acabou encontrando compartimento oculto no assoalho, que escondia 15 quilos de cocaína, 13 quilos de skunk e 2,5 quilos de haxixe. Ao ser descoberto o entorpecente, Igor ficou em silêncio e recebeu voz de prisão, sendo todos encaminhados à PC (Polícia Civil) em Ponta Porã, para as providências cabíveis.






